Está en la página 1de 25

TTULO VI Da Tributao e do Oramento CAPTULO I DO SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL Seo I DOS PRINCPIOS GERAIS

Conceito de Sistema Constitucional Tributrio: Conjunto de princpios constitucionais que


informa o quadro orgnico de normas fundamentais e gerais de Direito Tributrio vigentes em determinado pas

(Geraldo Ataliba)

Sistema Constitucional Tributrio Nacional: a) Relao Estado/Fisco com o particular/contribuinte; b) Definio de espcies de tributos; c) Limitaes ao Poder de Tributar; d) Competncia Tributria; e) Repartio de Receitas Tributrias.

Caractersticas do Sistema Constitucional Tributrio: rigidez e complexidade. Ex: limitao do Congresso Nacional em estabelecer a competncia tributria (rigidez); detalhamento da repartio de receitas (complexidade).

1 - COMPETNCIA TRIBUTRIA:
Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos:

Corolrio da forma federativa de Estado: autonomia tributria, legislativa e administrativa.

Conceito: Competncia tributria a aptido para criar, in abstracto, tributos (Roque Carrazza). o Competncia concorrente: Unio normas gerais (Ex: CTN), Estados e municpios competncia suplementar.

Titularidade: Unio, Estados e Municpios (Pessoas Polticas). o Entes federados podem transferir capacidade tributria ativa (sujeito ativo da obrigao tributria), mas no a competncia tributria.

Fonte: apenas a Constituio fixa a competncia tributria.


o

Constituio no cria tributos, confere apenas competncia s pessoas polticas institurem tributos por meio de lei (art. 150, I). Constituio fixou a
norma-padro de incidncia.

Via de regra lei ordinria. . o Competncia tributria sofre limites pela prpria constituio: clusulas ptreas e princpios. Emendas Constituio devem observar princpios fundamentais (clusulas ptreas).

Caractersticas: competncia pode criar tributos. CTN art. 7o. No se pode transferir o poder de instituir/criar tributo. possvel, apenas, transferir a capacidade tributria ativa (arrecadar, fiscalizar e executar leis tributrias);

a) Privatividade/ Indelegabilidade: Apenas o ente da federao ao qual a CF atribui

c) incaducidade, d) inalterabilidade: competncia tributria no pode ser suprimida; e) irrenuciabilidade: ente no pode renunciar ao poder de tributar; f) facultatividade do exerccio: exercitado de acordo com a oportunidade e convenincia de cada ente tributante. o Controvrsia: art. 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal obriga o exerccio, sob pena de no transferncias voluntrias. A LRF inconstitucional? o Classificao da Competncia Tributria: a) Competncia tributria privativa: Constituio estabelece quais os tributos podem ser institudos privativamente por cada ente. Se d em relao aos impostos (tributos no-vinculados). Ex: Estados podem instituir apenas o ICMS, o ITBI e o IPVA.; b) Competncia tributria comum: nos tributos vinculados (taxa, contribuio de melhoria), o ente que exerce a atividade tem competncia para instituir o tributo. c) Competncia tributria residual: diferentemente dos Estados em Municpios, a Unio pode criar outros impostos no previstos na Constituio (CF art. 154, I); d) Competncia tributria extraordinria: deferida apenas a Unio para criar impostos extraordinrios em caso de guerra ou na sua eminncia (CF art. 154, II);
e)

Competncia tributria cumulativa: CF art. 147. Competem Unio, em territrio Federal , os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais

2 CLASSIFICAO JURDICA DOS TRIBUTOS (ESPCIES).


Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I - impostos; II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

CF adota diviso tripartite. STF fixou diviso pentapartida (RE 139.284, RE 146.733 e ADC-1/DF): impostos, taxa, contribuies de melhoria, contribuies do art. 149 e emprstimos compulsrios (art. 148). o EC 39/2002 criou uma nova espcie: Contribuio de Iluminao Pblica (CIP) do art. 149-A. Controvrsia: h dvidas se espcie autnoma ou do gnero contribuies. o Jurisprudncia:
As diversas espcies tributrias, determinadas pela hiptese de incidncia ou pelo fato gerador da respectiva obrigao (CTN, art. 4) so as seguintes: a) os impostos (CF arts. 145, I, 153, 154, 155 e156); b) as taxas (CF, art. 145, II); c) as contribuies, que podem ser assim classificadas: c.1. de melhoria (CF, art. 145, III); c.2. parafiscais (CF, art. 149), que so: c.2.1. sociais, c.2.1.1. de seguridade social (CF art. 195, I, II, III), C.2.1.2. outras de seguridade social (CF, art. 195, 4), c.2.1.3. sociais gerais (o FGTS, o salrio-educao, CF, art. 212, 5, contribuies para o SESI, SENAI, SENAC, CF art. 240); c.3. especiais; c.3.1. de interveno no domnio econmico (CF, art. 149) e c.3.2. corporativas (CF, art.149). Constituem, ainda, espcie tributria: d) os emprstimos compulsrios (CF, art. 148). (RE 138.284, voto do Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 1-7-92, DJ de 28-8-92)

2.1 Impostos: o So de competncia privativa de cada pessoa poltica e, em regra, numerus clausus. o Unio tem competncia residual (art. 154, I) e extraordinria em caso de guerra (art. 154, II). o So no-vinculados: suas hipteses de incidncia no correspondem a nenhuma contra-prestao estatal especfica. o Receitas no podem ser vinculadas a despesas, rgo ou fundo (art. 167, IV). Excees de vinculaes: Repartio da arrecadao (arts. 158 e 159); Destinao de recursos para aes e servios de sade (art. 198, 2); Destinao de recursos para manuteno e desenvolvimento do ensino (art. 212);

Destinao de recursos para atividades de administrao tributria (art. 37, XXII); Garantia s operaes de crditos por antecipao de receita (art. 165, 8); Destinao de recursos dos Estados e Municpios para prestao de garantia ou contragarantia Unio para pagamento de dbitos (art. 167, 4); Autorizao aos Estados e DF para vincularesm 0,5% de suas receitas (inclusive de impostos) a programa de apoio incluso e promoo social (art. 204, p. nico). Autorizao aos Estados e DF para vincularem 0,5% de suas receitas (inclusive de impostos) a fundo estadual de fomento cultura (art. 216, 6). Totalidade da arrecadao do imposto sobre grandes fortunas (se vier a ser criado) e de adicional do IPI sobre suprfluos ao Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza, com vigncia at 2010 (ADCT art. 80). Adicional do ICMS ao Fundo de Combate Pobreza dos Estados e DF (art. 82 ADCT) Adicional do ISS sobre servios suprfluos ao Fundo de Combate Pobreza dos Municpios (art. 82 ADCT) o Jurisprudncia: RE 183.906/SP: Declarou inconstitucional vinculao daz majorao de 17% para 18% do ICMS para o banco Caixa Econmica do Estado de SP; ADI 1.750/DF: Declarou inconstitucional vinculao indireta feita atravs de benefcios fiscais concedidos para quem incentivasse o desporto. 2.2 Taxa. de competncia comum de todas as pessoas polticas. Tributo vinculado: depende de contra prestao estatal especfica (fato gerador), qual seja, 1. Exerccio Regular de Poder de Polcia (Taxa de Polcia). 2. Utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos efetivos ou postos a disposio (Taxa de Servios). Taxa de Polcia. Conceituao Poder de Polcia: Art. 78. Considerase poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade

pblica ou ao respeito individuais ou coletivos.

propriedade

aos

direitos

Para taxa de polcia no necessrio que contribuinte tenha efetivamente sofrido limitaes do seu direito, interesse ou liberdade, basta existncia permanente do rgo de fiscalizao. o Jurisprudncia: O Supremo Tribunal Federal tem admitido a
constitucionalidade da taxa de renovao anula de licena para localizao, instalao e funcionamento de estabelecimentos comerciais e similares, desde que haja rgo administrativo que exercite o poder de polcia do municpio, e que a base de clculo no seja vedada (RE 198.904. Min. Ilmar Galvo).

Taxa de Servio Pblico: utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio. o Caracterizao do fato gerador servio pblico: art. 77 do CTN
Art. 79. Os servios pblicos a que se refere o artigo 77 consideram-se: I - utilizados pelo contribuinte: a) efetivamente, quando por ele usufrudos a qualquer ttulo; b) potencialmente, quando, sendo de utilizao compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento; II - especficos, quando possam ser destacados em unidades autnomas de interveno, de unidade, ou de necessidades pblicas; III - divisveis, quando suscetveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios.

Jurisprudncia: AgRg-AI 231.132-0.

Jurisprudncia: Smula 670/STF: O servio de iluminao pblica no pode ser remunerado mediante taxa. STF entendeu que faltava divisibilidade. o Por esta razo criou-se a Contribuio de Iluminao Pblica.

Taxa vs. Preo Pblico: preo pblico facultativo, no tem o carter impositivo do tributo. O regime jurdico da taxa pblico e do preo pblico contratual o STF entende que pedgio (selo pedgio) taxa por prestao de servio (RE 181.475/RS), parte da doutrina entende que seria preo pblico, se houve opo. Base de Clculo das Taxas: As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos (2 art. 145). o Vedada coincidncia de base de clculo de taxa com imposto. STF j entendeu que pode contribuio e imposto terem a mesma base de clculo (RE 228.321/RS).. o Base de clculo da taxa deve ter relao com o custo da atividade estatal que ensejou sua instituio (sofre algumas atenuaes do STF) Smula 667/STF: Viola a garantia constitucional de acesso
jurisdio a taxa judiciria calculada sem limite sobre o valor da causa.

STF entende que patrimnio de empresa pode servir de parmetro para cobrana de taxa, sem que haja violao ao 2 do art. 45 (RE 177.835/PE)

STF j decidiu ser possvel taxa com base em faturamento, o que desvincula o valor da exao com o servio prestado (ADIn 1.948-RS) e assemelha a base de clculo da taxa a do imposto. o Jurisprudncia do STF declarando inconstitucionalidade de taxas que tinham base de clculo de impostos: a) RE 120.811: taxa de servios urbanos com mesma base de clculo do IPTU; b) RE 185.050: taxa de preveno de incndio com mesma base do IPTU; c) Dispositivo faz vinculao do fato gerador e base de clculo o Apesar de CF no estabelecer vinculao entre receita obtida e o servio prestado, STF vem entendendo que a desvinculao desvirtuaria a natureza da taxa (ADIMC 1.378/ES, ADIMC 1.707/MT). STF confunde tributo vinculado (fato gerador) com receita vinculada. o STF veda destinao da receita a entidade privada, como, por exemplo, Caixa de Advogados (ADIn 1.145-6). Mas j permitiu destinao para entidade pblica (ADI 3.643/RJ).

2.3 Contribuio de Melhoria.


Art. 145. III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

de competncia comum de todas as pessoas polticas. Tributo vinculado: depende de contra prestao estatal especfica, qual seja, obra pblica que valoriza imvel.

Tem como principio a vedao ao enriquecimento sem causa. Requisitos: a) existncia de melhoria em imvel determinado e b) nexo causal entre a melhoria havida e a realizao de obra pblica. o Requisitos entendidos pelo STF (RE 116.147): a) Tem que haver execuo de melhoramento de servio pblico; Tem carter Ressarcitrio, deve haver execuo

para posterior cobrana.

STF j entendeu que mero recapeamento no obra

pblica, mas servio de manuteno (RE 116.148). b) c) Quando servio deve ser cobrada taxa e no CM

(RE 89.749). Melhoramento deve afetar uma rea limitada e determinvel; Valor da contribuio no pode exceder o benfico fruto do melhoramento (Se valor total da obra for menor que a soma dos acrscimos individuais, deve prevalecer o menor); d) e) Deve-se dar ao proprietrio oportunidade de se manifestar sobre a imposio; Contribuio no pode exceder o custo da obra.

2.4 PRINCPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA.


Art. 145. 1 - Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte.

Regra de justia fiscal: deve pagar mais, quem pode mais. corolrio do princpio da isonomia. Aplica-se apenas espcie imposto. Ex: progressividade das alquotas do IR, seletividade do IPI, imunidade do ITR para pequenas glebas. o Controvrsia: se aplica as demais espcies tributrias? STF j se referiu ao princpio ao julgar taxas (O critrio adotado pelo legislador para a cobrana
dessa taxa de polcia busca realizar o princpio constitucional da capacidade contributiva, tambm aplicvel a essa modalidade de tributo, notadamente quando a taxa tem, como fato gerador, o exerccio do Poder de Polcia. RE 216.259).

o EC 47/2005 fixou progressividade de alquotas e base de clculo para as contribuies sociais. Legislador deve dar preferncia aos impostos pessoais (em detrimentos dos reais), seja atravs de dedues na base de clculo, seja pela fixao de alquotas progressivas. o STF entendia que impostos reais no podiam sofrer progressividade de alquota com base neste princpio (a base de clculo j aumentava pelo valor

do imvel). EC 29/2000 passou a permitir a progressividade das alquotas para o IPTU, ou se, capacidade contributiva para impostos reais. Sigilo Bancrio: parte final do 1 do art. 145. LC 105/01: permitiu acesso das autoridades fiscais a dados bancrios, sem autorizao da justia. o No h posicionamento do STF sobre LC 105/01; o STF entende que sigilo espcie do direito privacidade. Direito no absoluto, que pode ceder mediante interesse pblico, desde que observado procedimento fixado em lei (RE 219.780. Min. Ilmar Galvo). o Em regra STF entende que apenas Poder Judicirio pode determinar o acesso a dados bancrios (RE 215.301. Min. Carlos Vellos). Mas h precedente permitindo o MP requerer direito ao banco, quando se tratar de desvio de receita pblica (MS 21.729-4/DF). o STF tambm entende que CPIs podem determinar a quebra do sigilo (MS 23.452. Min. Celso de Melo); o

3 FUNES DA LEI COMPLEMENTAR:

LC explicitadora da Constituio. Trplice funo: I) eliminar conflitos de competncia; II) regular limitaes constitucionais ao poder de tributar; III) estabelecer normas gerais; Cdigo Tributrio Nacional: tem status de LC.

3.1 Eliminao de Conflitos de Competncia.


Art. 146. Cabe lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios;

CF deixou pouco espao para conflito de competncia, pois delimitou rigidamente a competncia de cada ente. o Conflitos em taxa e CM: difcil ocorrncia, porque servio/polcia do entre prestador; o Contribuies do art. 149 e emprstimo compulsrio: competncia privativa da Unio; o CIP: competncia privativa do Municpios e DF; o Imposto: o mais comum. Ex. ISS e ICMS.

Trplice funo: I) eliminar conflitos de competncia; II) regular limitaes constitucionais ao poder de tributar; III) estabelecer normas gerais;

3.2 Regular Limitaes Constitucionais ao Poder de Tributar.


Art. 146. (..) II - regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar;

A lei complementar nao cria limitaes que j no existiam na Constituio, no restringe nem dilata o campo limitado. Completa e esclarece as disposies relativas limitao, facilitando sua execuo de acordo com os fins que inspiraram o legislador constituinte (Aliomar Baleiro)

Ex de limitaes: definies ou condies de gozo de imunidade (ADIMC 1.802. Min. Seplveda Pertence.

3.3 Normas Gerais em Matria Tributria


Art. 146. (...) III - estabelecer normas gerais tributria, especialmente sobre: em matria de legislao

Funo exercida pelo CTN. Hipteses de extino do crdito tributrio (CTN art. 156) somente via LC (ADIN 1.917/DF. Min. Lewandowsiki);

a) definio de tributos e de suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes;

STF decidiu que exigncia de LC para fatos geradores, bases de clculo e contribuintes apenas de impostos. As contribuies do art. 149 podem ter fg, bc e contribuintes via lei ordinria RE 138.284 e ADC 1-1DF). o Contribuies de seguridade social do art. 195 precisam de LC por exigncia do 4 do art. 195.

b) obrigao, tributrios;

lanamento,

crdito,

prescrio

decadncia

Diferentemente da alnea a, matrias da alnea b exige LC para todos os tributos. Smula Vinculante n 08: So inconstitucionais o pargrafo nico do artigo 5 do
Decreto-Lei n. 1.569/1977 e os artigos 45 e 46 da Lei n. 8.212/1991, que tratam de prescrio e decadncia de crdito tributrio.

Jurisprudncia do STF:
Ao salientar, inicialmente, que o Cdigo Tributrio Nacional-CTN (Lei n. 5.172/66), promulgado como lei ordinria, foi recebido, como lei complementar, tanto pela CF/67 quanto pela CF/88, as quais exigiram o uso de lei complementar para as normas gerais de Direito Tributrio, afastou-se a alegao de que somente caberia lei complementar a funo de traar diretrizes gerais quanto prescrio e decadncia tributrias e que a fixao dos prazos prescricionais e decadenciais dependeriam de lei da prpria entidade tributante, j que seriam assuntos de peculiar interesse das pessoas polticas. Asseverou-se, no ponto, que a Constituio no definiu normas gerais de Direito Tributrio, mas adotou expresso utilizada no prprio CTN, sendo razovel presumir que o constituinte acolheu a disciplina do CTN, inclusive referindo-se expressamente prescrio e decadncia. (RE 560.626, RE 556.664 e RE 559.882, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 11 e 12-6-08, Informativo 510)

c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas.

Adequado tratamento no tratamento privilegiado: no h imunidade para as cooperativas STF decidiu que enquanto no promulgada tal LC Estados-membros podem dar o tratamento que julgarem adequado o Jurisprudncia:
A falta de Lei Complementar da Unio que regulamente o adequado tratamento tributrio do ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas, (CF, art. 146, III, c), o regramento da matria pelo legislador constituinte estadual no excede os lindes da competncia tributria concorrente que lhe atribuda pela Lei Maior (CF, art. 24, 3). (ADI 429-MC, Rel. Min. Clio Borja, julgamento em 4-4-91, DJ de 19-2-93)

Do Super Simples:
d) definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso imposto previsto no art. 155, II, das contribuies previstas no art. 195, I e 12 e 13, e contribuio a que se refere o art. 239. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, 19.12.2003) as do da de

Derrogou implicitamente o art. 179 da CF.

LC 123/06 instituiu o Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Simples Nacional (SuperSimples) o um regime nacional de tributao favorecida o Sistema de abrangncia nacional. Sistemas anteriores cessaram vigncia com a entrada do simples nacional em julho/2007 (ADCT art. 94) o Controvrsia: O SuperSimples ofende o princpio federativo?

Pargrafo nico. A lei complementar de que trata o inciso III, d, tambm poder instituir um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observado que: (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

LC 123/06 tambm criou um regime unificado de arrecadao. Demais tributos continuam a ser continuam a ser arrecadados normalmente. Sistema unificado de arrecadao dever ter as seguintes caractersticas:

I - ser opcional para o contribuinte; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

opcional para o contribuinte, no para os entes federados. o Controvrsia: fere o princpio federativo?

II - podero ser estabelecidas condies de enquadramento diferenciadas por Estado; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Ex: determinados contribuintes podem ser excludos. Valor para enquadramento de EPP e ME podem variar por Estados. Ex. PE R$ 1,8 milhes.

III - o recolhimento ser unificado e centralizado e a distribuio da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados ser imediata, vedada qualquer reteno ou condicionamento; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Ex: se contribuinte possui mais de um estabelecimento em vrias unidades da federao, dever a matriz centralizar o recolhimento, que ser unificado. No pode haver reteno dos repasses aos entes, mesmo que o ente seja devedor.

IV - a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico de contribuintes. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Se arrecadao, fiscalizao e cobrana forem centralizados, ser necessria a adoo dum Cadastro Nacional nico de Contribuintes. Art. 37, XXII da CF refora a idia de compatilhamento das administraes fiscais..

3.3.1 Proteo Livre Concorrncia


Art. 146-A. Lei complementar poder estabelecer critrios especiais de tributao, com o objetivo de prevenir desequilbrios da concorrncia, sem prejuzo da competncia de a Unio, por lei, estabelecer normas de igual objetivo. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

LC para definir critrios especiais para prevenir desequilbrio da concorrncia. o Livre concorrncia princpio geral da Ordem Econmica (art. 170, IV); o LC deve estabelecer critrios gerais. No deve alterar elementos essenciais (BC, fato gerador, etc) dos tributos j delineados pela CF. o Unio ainda pode, por lei ordinria, estabelecer normas no tributria para este objetivo. o Meios de se atingir: desonerao ou onerao de determinados setores ou atividades. o Dispositivo fala apenas em prevenir. Deve-se entender tambm corrigir ou coibir. Controvrsia: este dispositivo autoriza utilizao de tributo como instrumento sancionatrio?

4 Competncia Cumulativa:
Art. 147. Competem e, se o Unio, em Territrio no for Federal, em os impostos

estaduais

Territrio

dividido

Municpios,

cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

Competncia cumulativa ou mltipla. desdobramento do princpio da isonomia. No havendo, moradores do DF, por. Ex, pagariam menos tributos.

5 Dos Emprstimos Compulsrios:


Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: I - para atender a despesas extraordinrias, decorrentes calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; de

II - no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b". Pargrafo nico. A aplicao dos recursos provenientes de emprstimo compulsrio ser vinculada despesa que fundamentou sua instituio.

Tm natureza tributria (ADC-1/DF; RE 138.284-8). So tributos vinculados a despesa que gerou sua instituio. CF no criou norma-geral de incidncia para ECs, apenas fixou as oportunidades em que eles podem ser criados. So de competncia exclusiva da Unio. Tm que ser institudos via Lei Complementar. Caractersticas: o temporariedade; o restituibilidade: Sempre em moeda corrente (RE 121.336). Espcies: o EC Excepcional/Emergencial (art. 148, I): pode ser institudo em caso de guerra externa ou de calamidade pblica e no se sujeitam aos princpios da anterioridade (art. 150, III, b) e da noventena (art. 150, III, c). o EC Especial (art. 148, II): para a investimento pblico de carter urgente e relevante interesse nacional. Sujeitam-se aos princpios da anterioridade (art. 150, III, b) e da noventena (art. 150, III, c). Jurisprudncia:

"Emprstimo compulsrio. (DL 2.288/86, art. 10): incidncia na aquisio de automveis de passeio, com resgate em quotas do Fundo Nacional de Desenvolvimento: inconstitucionalidade. 'Emprstimo compulsrio, ainda que compulsrio, continua emprstimo' (Victor Nunes Leal): utilizando-se, para definir o instituto de Direito Publico, do termo emprstimo, posto que compulsrio obrigao ex lege e no contratual , a Constituio vinculou o legislador essencialidade da restituio na mesma espcie, seja por fora do princpio explcito do art. 110 Cdigo Tributrio Nacional, seja porque a identidade do objeto das prestaes recprocas e indissocivel da significao jurdica e vulgar do vocbulo empregado. Portanto, no emprstimo compulsrio, mas tributo, a imposio de prestao pecuniria para receber, no futuro, quotas do Fundo Nacional de Desenvolvimento: concluso unnime a respeito." (RE 121.336, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 11-10-90, DJ de 26-6-92)

6 Das Contribuies:
Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. 1 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio. 2 As contribuies sociais e de interveno no domnio econmico de que trata o caput deste artigo: I - no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao; II - incidiro tambm sobre a importao de produtos estrangeiros ou servios; III - podero ter alquotas: a) ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operao e, no caso de importao, o valor aduaneiro; b) especfica, tendo por base a unidade de medida adotada. 3 A pessoa natural destinatria das operaes de importao poder ser equiparada a pessoa jurdica, na forma da lei. 4 A lei definir as hipteses em que as contribuies incidiro uma nica vez.

o Natureza Jurdica: espcie do gnero tributo (vide RE 138.284-8 e AC-1/DF) o Receita vinculada: o que define a natureza de contribuio. O produto da arrecadao sempre vinculado a fundo, rgo, despesa ou finalidade vinculada. o Competncia Exclusiva da Unio, ressalvada contribuies para o regime previdencirio prprio dos estados e municpios ( 1). o CIP: competncia exclusiva dos Municpios e Distrito Federal. o As alquotas das contribuies previdencirias de E e M no podem ser inferior aos da Unio (art 40). o Hoje quando E e M criam regime prprio de previdncia, a contribuio dos servidores obrigatria o Criao por meio de lei ordinria. Salvo criao de Contribuio para seguridade social com fonte nova. o Jurisprudncia:
As contribuies do art. 149, CF contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse de categorias profissionais ou econmicas posto estarem sujeitas lei complementar do art. 146, III, CF, isto no quer dizer que devero ser institudas por lei complementar(RE 396.266, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 26-11-03, DJ de 27-2-04)

6. Contribuio gnero, com as seguintes espcies (art. 149): 6.1 - Contribuies sociais, que podem ser:

6.1.1 -Contribuies de seguridade social. -Outras contribuies sociais (no relacionadas seguridade social).

6.1.2

6.2 -Contribuies de Interveno no Domnio Econmico (CIDE);

6.3 -Contribuies de interesse de categorias profissionais ou econmicas (contribuies corporativas).

6.4 Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica (CIP). 6.1.1 Das Contribuies de Seguridade Social. So destinadas Seguridade Social. assistncia social e sade (vide art. 194). Seguridade Social = previdncia social,

Regra matriz das contribuies de seguridade social (FONTES):


Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 1998)

b) a receita ou o faturamento; (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) c) o lucro; (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 20, de 1998) III - sobre a receita de concursos de prognsticos. IV - do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Hipteses dos incisos do art. 195 podem ser criadas mediante Lei Ordinria. o Competncia residual para instituio das contribuies de seguridade social ( 4, art . 195 c/c art. 154, I). Afora os aspectos materiais acima, Unio pode criar outras contribuies, desde que observe normas de sua competncia residual, quais sejam: a) Lei Complementar; b) ser nocumulativa, c) base de clculo e fatos geradores diferentes das demais contribuies do art. 195, I a IV. o Jurisprudncia: Constitucionalidade da Alterao de contribuio social por lei ordinria.
"Contribuio social (CF, art. 195, I): legitimidade da revogao pela Lei 9.430/96 da iseno concedida s sociedades civis de profisso regulamentada pela Lei Complementar 70/91, dado que essa lei, formalmente complementar, , com relao aos dispositivos concernentes contribuio social por ela instituda, materialmente ordinria; ausncia de violao ao princpio da hierarquia das leis, cujo respeito exige seja observado o mbito material reservado s espcies normativas previstas na Constituio Federal. Precedente: ADC 1, Moreira Alves, RTJ 156/721" (RE 457.884-AgR, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 21-2-06, DJ de 17-3-06). No mesmo sentido: AI 653.841-AgR , Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 18-9-07, DJ de 8-2-8. RE 419.629, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 23-5-06, DJ de 30-6-06, AI 637.299AgR, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 18-9-07, DJ de 5-10-07.

o Jurisprudncia: Inconstitucionalidade do alargamento da base de clculo da cofins, por lei ordinria, antes da EC 20/98.
"Pis/Cofins: base de clculo. Lei 9.718/98, art. 3, 1: inconstitucionalidade. Ao julgar os RREE 346.084, Ilmar; 357.950, 358.273 e 390.840, Marco Aurlio, Pleno, 9-11-2005 (Inf./STF 408), o Supremo Tribunal declarou a inconstitucionalidade do art. 3, 1, da Lei 9.718/98, por entender que a ampliao da base de clculo da Cofins por lei ordinria violou a redao original do art. 195, I, da Constituio Federal, ainda vigente ao ser editada a

mencionada norma legal. Pis/Cofins: aumento de alquota por lei ordinria (Lei 9.718/98, art. 8). Ausncia de violao ao princpio da hierarquia das leis, cujo respeito exige seja observado o mbito material reservado s espcies normativas previstas na Constituio Federal. Precedente. ADC 1, Moreira Alves, RTJ 156/721. Pis/Cofins: regime de compensao diferenciado. As alteraes introduzidas pelo art. 8 da Lei 9.718/98 disciplinaram situaes distintas, razo pela qual legtima a diferenciao no regime de compensao. Precedente: RE 336.134, Ilmar, RTJ 185/352." (RE 410.691-ED, Rel. Min. Seplveda Pertence, julgamento em 23-5-06, DJ de 23-6-06)

Contribuies para Seguridade Social fora do art. 195: o PIS/PASEP: previso expressa no art. 239, mas por incidir sobre receita e folha de salrios e terem destinao seguridade social, entende-se que sujeitam-se ao art. 195. o Jurisprudncia:
"Sendo a contribuio expressamente autorizada pelo art. 239 da Constituio, a ela no se opem as restries constantes dos artigos 154, I e 195, 4, da mesma Carta." (ADI 1.417, Rel. Min. Octavio Gallotti, julgamento em 2-8-99, DJ de 23-3-01).

o CPMF. Era contribuio para seguridade social (definida pela destinao: sade) No foi criada pelo art. 195, nem pela competncia residual ( 4 art 195 c/c art 154, I). Criada com base em competncia ordinria provisria, com a incluso no art. 74 do ADCT (EC 12/96), que exigia subordinao anterioridade nonagesimal (4 do art. 74 do ADCT mencionava expressamente 6o do art. 195).

6.1.2 - Outras Contribuies Sociais. o No so destinadas seguridade social, mas a outros servios do Captulo Da Ordem Social da CF (educao, cultura ou desporto); Conseqentemente no se sujeitam ao regime jurdico do art. 195, mas sim ao regime tributrio geral (vide Das limitaes ao poder de tributar) . o Ex: salrio-educao (art. 212, 5o): financia educao bsica pblica.
Art. 212 (...) 5 A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrioeducao, recolhida pelas empresas na forma da lei.

(Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) (Vide Decreto n 6.003, de 2006)

o Jurisprudncia:
Smula 712/STF: " constitucional a cobrana da contribuio do salrioeducao, seja sob a Carta de 1969, seja sob a Constituio Federal de 1988, e no regime da Lei 9.424/1996." Salrio-educao. Constitucionalidade. Recepo. O salrio-educao, na vigncia da EC n. 01/69 (art. 178), foi considerado constitucional. A CF/88 recepcionou o referido encargo como contribuio social destinada ao financiamento do ensino fundamental (art. 212, 5), dando-lhe carter tributrio. Essa recepo manteve toda a disciplina jurdica do novo tributo, legitimamente editada de acordo com a ordem pretrita. (RE 272.872, Rel. Min. Ilmar Galvo, julgamento em 4-4-01, DJ de 10-10-03). No mesmo sentido: RE 290.079, Rel. Min. Ilmar Galvo, julgamento em 17-10-01, DJ de 4-4-03.

o Ex: Contribuies ao Sistema S (art. 240)


Art. 240. Ficam ressalvadas do disposto no art. 195 as atuais contribuies compulsrias dos empregadores sobre a folha de salrios, destinadas s entidades privadas de servio social e de formao profissional vinculadas ao sistema sindical.

o H quem entenda que as contribuies do sistema S seriam contribuies corporativas.

6.2 -Contribuies de Interveno no Domnio Econmico (CIDE); o Finalidade: receita para se atingir objetivos da ordem econmica (CF arts. 170 a 181); Tributo de destinao vinculada. o Estado no partcipe da ordem econmica, mas apenas regulador ou indutor e para tanto precisa de receita; o Sujeito passivo: pessoas jurdicas de direito privado que atuam em setor econmico sujeito a regulao e/ou induo;
o

Regra-Matriz das CIDE: constituio fixa apenas hiptese sobre


importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel (Cide-combustveo, art. 177, 4) e importao de produtos estrangeiros ou servios (art. 149, 2)

Unio pode definir outras hipteses de incidncia, desde que no mbito de sua competncia para as demais espcies de tributos. Ex: pode criar um adicional de IR mas no de ICMS. o Jurisprudncia: Contribuio ao Sebrae de interveno no domnio econmico.
"Esta colenda Corte, no julgamento do RE 396.266, Rel. Min. Carlos Velloso, consignou o entendimento de que a contribuio para o Sebrae configura contribuio de interveno no domnio econmico. Logo, so insubsistentes as alegaes da agravante no sentido de que empresa fora do mbito de atuao do Sebrae, por estar vinculada a outro servio social (SEST/SENAT) ou mesmo por no estar enquadrada como pequena ou microempresa, no pode ser sujeito passivo da referida contribuio." (RE 401.823-AgR, Rel. Min. Carlos Britto, julgamento em 28-9-04, DJ de 11-2-05) A contribuio do SEBRAE Lei 8.029/90, art. 8, 3, redao das Leis 8.154/90 e 10.668/2003 contribuio de interveno no domnio econmico, no obstante a lei a ela se referir como adicional s alquotas das contribuies sociais gerais relativas s entidades de que trata o art. 1 do DL 2.318/86, SESI, SENAI, SESC, SENAC. No se inclui, portanto, a contribuio do SEBRAE, no rol do art. 240, CF Constitucionalidade da contribuio do SEBRAE. (RE 396.266, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 26-11-03, DJ de 27-2-04)

6.2.1

- CIDE-COMBUSTVEL: art. 177, 4:

4 A lei que instituir contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool combustvel dever atender aos seguintes requisitos: (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) I - a alquota da contribuio poder ser: (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) a) diferenciada por produto ou uso; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) b)reduzida e restabelecida por ato do Poder Executivo, no se lhe aplicando o disposto no art. 150,III, b; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) o

Exceo aos princpios da anterioridade e legalidade, para reduo ou restabelecimento .

II - os recursos arrecadados sero destinados: (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) a) ao pagamento de subsdios a preos ou transporte de lcool combustvel, gs natural e seus derivados e derivados de petrleo; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) b) ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indstria do petrleo e do gs; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) c) ao financiamento de programas de infra-estrutura de transportes. (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001)

o Tributo com destinao vinculada. o Jurisprudncia: No pode haver destinao diversa da fixada na CF:
"Mostra-se adequado o controle concentrado de constitucionalidade, quando a lei oramentria revela contornos abstratos e autnomos, em abandono ao campo da eficcia concreta. Lei Oramentria - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico - Importao e comercializao de petrleo e derivados, gs natural e derivados e lcool combustvel - Cide - Destinao Artigo 177, 4, da Constituio Federal. inconstitucional interpretao da Lei Oramentria n. 10.640, de 14 de janeiro de 2003, que implique abertura de crdito suplementar em rubrica estranha destinao do que arrecadado a partir do disposto no 4 do artigo 177 da Constituio Federal, ante a natureza exaustiva das alneas "a", "b" e "c" do inciso II do citado pargrafo." (ADI 2.925, Rel. p/ o ac. Min. Marco Aurlio, julgamento em 19-12-03, DJ de 14-3-05)

6.3 -Contribuies de interesse de categorias profissionais ou econmicas (contribuies corporativas); o Finalidade: angariar receita para fiscalizar determinadas atividades profissionais e econmicas. o Ex: Contribuies a OAB e CREA, contribuio sindical. o H controvrsia sobre as contribuies do Sistema S. H quem entenda que elas so contribuies corporativas e quem entenda que so outras contribuies sociaiscomo o salrio educao.

o H precedente recente do STJ entendo que a anuidade da OAB no tem natureza tributria (ERESP 463.258/SC) o Contribuio Sindical (espcie de contribuio corporativa) vs. Contribuio federativa (no tributo): CF art. 8, IV.

CONTRIBUIO CONFEDERATIVA Instituda via assemblia geral No possui natureza tributria No compulsria Exigido apenas dos trabalhadores filiados

CONTRIBUIO SINDICAL Instituda por lei Possui natureza tributria Compulsria Exigida de todos os trabalhadores, filiados ou no.

Jurisprudncia: Smula 666/STF: a contribuio confederativa de que trata o


art. 8 , IV, da Constituio, s exigvel dos filiados ao sindicato respectivo.
o

6.4 Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica (CIP).


Art. 149-A Os Municpios e o Distrito Federal podero instituir contribuio, na forma das respectivas leis, para o custeio do servio de iluminao pblica, observado o disposto no art. 150, I e III. (Includo pela Emenda Constitucional n 39, de 2002) Pargrafo nico. facultada a cobrana da contribuio a que se refere o caput, na fatura de consumo de energia eltrica.(Includo pela Emenda Constitucional n 39, de 2002)

o Competncia: exclusiva dos municpios e Distrito Federal.


o

Ratio: contornar entendimento da smula 670/STF: O servio de iluminao


pblica no pode ser remunerado mediante taxa.

Caractersticas: a) tributo vinculado: fato gerador servio de iluminao pblica; b) Dificuldade de se estabelecer a base de clculo: no possvel delimitar quanto cada contribuinte utiliza do servio de iluminao;

c) Dificuldade de se delimitar os contribuintes: ser for quem consome energia eltrica, haver dificuldade em se proporcionalizar a cobrana; d) Receita vinculada: destina-se a custear a iluminao pblica. e) Instituio via lei ordinria: vide art. 146, III, a. f) Sujeita-se aos princpios da legalidade, anterioridade e irretroatividade.

También podría gustarte