Está en la página 1de 3

Experimento com vela

Alunas: Daniela Nunes, Fernanda Medeiros. Turma: B - Grupo: G8 EMB5006 Qumica Tecnolgica 2011/2 CEM/UFSC - Centro de Engenharia da Mobilidade Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville

RESUMO Ser apresentado o experimento da vela, e retirados os dados sobre o tempo, sobre as medidas dos recipientes tais como: largura, altura, volume entre outros. Analisaremos a influncia do volume de oxignio na velocidade de combusto da vela. Palavras-chave: experimento da vela, volume de oxignio, velocidade, combusto.

INTRODUO Para ocorrer uma combusto necessria a reao qumica entre um combustvel e um comburente sendo impulsionada por uma energia e, liberando calor, sendo para este experimento, a vela o combustvel e, como comburente o oxignio. Lembrando que combustvel a substncia que entra em combusto, e que o comburente a substncia que alimenta esta combusto. Assim quando o comburente torna-se ausente encerra-se a combusto. A frmula 1/3..r. h consiste em achar o volume de um cone, neste caso dos recipientes utilizados, assim saberamos a diferena da quantia de oxignio entre eles. H fatores que influenciam na velocidade da combusto, so eles: a natureza do combustvel, a relao superfcie/massa do combustvel, a concentrao de calor e a presena de substncia catalisadora. A energia que o processo de combusto libera fundamental para a produo industrial, pois grande parte das mquinas funciona a partir de energia combustvel.

OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi verificar a combusto de uma vela na ausncia de oxignio e analisar a influncia dos volumes dos recipientes na velocidade da queima.

MATERIAL E MTODOS Material Utilizado: Copos com volumes diferentes, vela, prato, parafina, cronmetro, fita mtrica ou rgua.

PROCEDIMENTO Procedimento utilizado: experimento da vela. Calculamos o volume dos dois copos, anotando os valores encontrados na tabela da parte 3. Realizamos o procedimento abaixo para cada copo anotando os tempos obtidos (3 vezes) na tabela da parte 3. Colamos a vela no prato com um pouco de cera derretida. Colocamos um pouco de gua no prato. Acendemos a vela e deixamos queimar durante 05 segundos. Cobrimos a vela com o copo, apoiando o copo para o mesmo no ficar solto. Cronometramos o tempo em que a vela ficar acesa, antando o tempo gasto na tabela abaixo.

RESULTADOS Neste trabalho obtivemos o volume de dois recipientes de vidro e, com base neles calculamos o tempo em que a vela esteve em combusto. Volume Tempo 01 (cm) (s) 89,75166667 7,3 131,88 10,7 Tempo 02 (s) 7,0 9,2 Tempo 03 (s) 6,0 9,8 Mdia do tempo (s) 6,766 9,9

Copo Plstico 01 Copo Plstico 02 01. Clculos:

Copo 01: V=1/3.r.h V=1/3 x 3,14 x (3,5) x 7 V=89,75166 Copo 02: V=1/3.r.h V=1/3 x 3,14 x (3) 14 V= 131,88

DISCUSSO Considerado o pai da Qumica, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxignio, em contato com uma substncia inflamvel, produz a combusto. Deduziu, tambm, baseado em reaes qumicas, a clebre lei da conservao da matria: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Unicamp) Com a prtica, verificou-se que o oxignio presente reagiu com o carbono produzindo assim o monxido de carbono, confirmando a teoria de Antoine Lavoisier.

CONCLUSO

Com isto foi concludo que o oxignio em contato com uma substncia inflamvel gera a combusto, e que o volume dos recipientes influencia no tempo de combusto da vela porque o volume do oxignio altera. E tambm que, quando todo o oxignio transformado em monxido de carbono, o liquido impelido para dentro do recipiente e assim ocupa o lugar do oxignio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/combustao/ http://www.cieb.cbmerj.rj.gov.br/documentos/Material_downloads/Cap_1.pdf

También podría gustarte