Está en la página 1de 20

Formado na Universidade Tcnica de Berlim, em Engenharia de Minas- Geosciencias Aplicadas, actualmente doutorando na mesma Instituio Alem, sendo a sua

a rea de investigao, anlise do potencial de gs natural em reservatrios das guas profundas da Bacia do Baixo Congo. ainda docente universitrio na Jean Piaget de Luanda e desempenha a funo de Director do Departamento de Cincias e Tecnologias.

O gs natural como o nome indica, uma substncia em estado gasoso nas condies ambiente de temperatura e presso. um combustvel fssil formado quando as camadas de plantas e os restos dos animais enterrados, so expostos ao intenso calor e presso ao longo de milhares de anos. O gs natural mais leve do que o ar (densidade 0,6). No tem cheiro e a sua combusto (queima) fornece de 8.000 a 10.000 kcal/m3. Ocorre na natureza associado ou no ao petrleo, compressvel e altamente inflamvel. A energia que as plantas e animais originalmente obtem a partir do sol armazenada sob a forma de carbono do gs natural. O gs natural utilizado para gerao de energia eltrica, atravs da combusto em turbina a gs em usinas termo-eltricas e em sistemas de co-gerao. Pelas suas caractersticas e pelo tratamento sofrido (desulfurizao), a queima do gs natural menos poluente do que a do petrleo, embora ocorra, por exemplo, a emisso de CO2. O gs natural um recurso no-renovvel, porque no pode ser reabastecido em num perodo de tempo humano.

Gs Natural No-Associado O Gs Natural no-associado aquele que, em reservatrios, se encontra livre de leo ou apresenta pequena quantidade deste componente. Este tipo de gs de mais fcil comercializao, j que no necessrio um processo para separao de componentes.

A composio do gs natural pode variar muito, dependendo de factores relativos ao reservatrio, processo de produo, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gs natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composio, densidade menor que 1 e poder calorfico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrognio e gs carbnico). Em algumas regies do mundo, o gs natural comercializado deve apresentar as sequintes especificaes:
Poder Calorifico Superior 35.000 a 43.000 kJ/m ndice de Wobbe 46.500 a 53.500 kJ/m Nmero de metano, mnimo 65 Metano, mnimo 85,0 % mol. Etano, mximo 12,0 % mol. Propano, mximo 6,0 % mol. C4+, mximo 3,0 % mol. Oxignio, mximo 0,5 % mol. Inertes (N2 + CO2), mximo 6,0 % mol. CO2, mximo 3,0 % mol. Enxofre Total, mximo 70 mg/m H2S, mximo 10 mg/m Ponto de orvalho de gua, mximo -45 C @ 1 atm Ponto de orvalho de hidrocarbonetos, mximo 0 C @ 1 atm

A gerao de energia elctrica, o uso residencial, comercial e industrial cada um deles conta com cerca de um tero do consumo de gs natural dos EUA. Em 2009, a gerao de energia elctrica, que foi o nico sector a aumentar o seu uso de gs acima dos nveis de 2008, liderou o sector de consumo, em 6.900 bcf de gs natural, ou seja 3% a mais. A Rssia e Iro, ambos como segundo e terceiro maiores consumidores de gs natural, subsidiaram o uso de gs natural, aumentando assim o seu consumo. A China, o quinto maior consumidor no ano anterior, com uma quota global de pouco mais de 3%, visto como um mercado crescente para gs natural, que atualmente compreende menos de 4% de uso de energia primria da China.

De acordo com a revista Oil and Gas Journal (OGJ), Angola tinha 10,9 ps cbicos (Tcf) de reservas de gs natural a partir de 01 de Janeiro de 2011 - um aumento significativo a partir de 2007 reservas estavam estimadas em 2 Tcf. Em 2009, a produo de gs natural de Angola foi de aproximadamente 357 bilhes ps cbicos (Bcf). Deste, 244 Bcf (67 por cento) foi a atmosfera ou queimadas, 81 Bcf (23 por cento) foi reinjetado para auxlio na recuperao de petrleo e apenas 24 Bcf (7 por cento) foi comercializado para consumo domstico. Com o aumento considervel das reservas provadas de gs natural e as polticas do governo para acabar com queima de gs natural, esto em curso planos para converter a maior parte do gs natural em GNL para exportao com alguns a ser usado para produo de electricidade domstica. Assim sendo urge a necessidade de promover a explorao e

desenvolvimento de gs natural no pas.

Quase todo o gs natural que comercializado internacionalmente est sob contratos de longo prazo, normalmente 20 anos, seja por gasoduto ou como por LNG. Iste princpio porque o transporte de gs natural caro e os contratos de longo prazo so necessrios para financiar a construo do transporte instalaes. s vezes, os consumidores de GNL no exigem toda a quantidade de gs natural nos seus contratos, e os produtores de GNL podem ento vender esse gs natural a outros consumidores uma vez ou num curto prazo (por exemplo, vend-lo no "spot"). A Rssia o maior exportador mundial de gs natural, fundamentalmente atravs da sua rede macia de gasodutos para a Europa. A Rssia abriu o seu primeiro terminal de exportao de GNL em 2009, destinado, sobretudo, para o mercado da sia, dando maior flexibilidade em suas exportaes. O Qatar o maior exportador de GNL, sendo responsvel por 20% do comrcio mundial de GNL, com exportaes que vo para 15 pases. A Europa a maior regio importador de gs natural, recebendo a maioria de suas importaes atravs de oleodutos da Rssia, Noruega e Arglia. A sia, a regio mais dependente da importao, depende principalmente de GNL, embora a China esteja activamente engajada em projectos de gasodutos com os vizinhos abrindo a sua primeira importao de pipeline Turkmenistan via Uzbequisto e Cazaquisto no final de 2008

10

Gs Natural Liquefeito (GNL) A Chevron e a Sonangol, juntamente com outros accionistas, incluindo a Total, BP e Eni esto em construo da planta de GNL, o primeiro no pas no municpio do Soyo. A Planta dever estar operacional no incio de 2012. O gs natural vir a partir de vrios campos offshore, incluindo os blocos 17 da Total, bloco 18 da BP, ExxonMobil Bloco 15 e blocos 0 e 14 da Chevron e os blocos 2 e 3 da Sonagas. De acordo com os parceiros, o projecto ir processar 1,1 bilhes ps cbicos de gs associado por dia e, eventualmente, produzir 5,2 milhes de toneladas por ano de GNL mais cerca de at 125 milhes de ps cbicos/dia de gs para o mercado interno. Inicialmente, o GNL era para ser direccionado para a planta de regaseificao de GNL no Golfo Pascaguola, Mississippi, onde a Sonangol detm uma quota de 20 por cento. No entanto, dadas as actuais condies do mercado de gs natural nos Estados Unidos (excedente de produo e preos mais baixos), as exportaes de Angola LNG iro provavelmente ser destinados para os mercados asiticos e europeus, onde os preos so mais elevados.

11

O gs natural empregue directamente como combustvel, tanto em indstrias, casas e automveis. considerado uma fonte de energia mais limpa que os derivados do petrleo e o carvo. Alguns dos gases de sua composio so eliminados porque no possuem capacidade energtica (nitrognio ou CO2) ou porque podem deixar resduos nos condutores devido ao seu alto peso molecular em comparao ao metano (butano e mais pesados). Combustvel: A sua combusto mais limpa e d uma vida mais longa aos equipamentos que utilizam o gs e menor custo de manuteno. Automotivo: Utilizado para motores de autocarros, automveis e caminhes substituindo a gasolina e o gasleo, pode ser at 70% mais barato que outros combustveis e menos poluente. Industrial: Utilizada em indstrias para a produo de metanol, amnia e uria.

12

Liquefao do Gs A liquefao consiste em processos termodinmicos que promovem a mudana de estado dos gases para o estado lquido. Devido s caractersticas de alguns gases, o metano entre eles, a mudana para o estado lquido pode no ocorrer com a elevao da presso, sendo necessrio a adopo de resfriamento. Para tais gases, chamados criognicos, a temperatura acima da qual no existe uma mudana distinta das fases lquido e vapor, a temperatura crtica, se encontra abaixo da temperatura ambiente. A liquefao do gs natural permite armazena-lo e transporta-lo sob forma condensada em condies tcnico-econmicas viveis. Como pesa menos de 500 kg/m, no necessita de uma estrutura mais forte do que se fosse para gua. Se o gs fosse comprimido, a estrutura necessitaria de mais ao. Caractersticas relevantes do GNL - Incolor - Temperatura do lquido presso atmosfrica entre (-165) C e (-155) C, dependendo da composio - Presso operacional da planta entre poucos mbar at 75 bar - Densidade relativa entre 0,43 a 0,48, conforme a composio - Calor de vaporizao lactente de 120 Kcal/kg - Elevada taxa de expanso. A vaporizao de 1 m de GNL produz entre 560 e 600 m de gs.

13

14

Gas-to-Liquids-GTL um processo que converte o gs natural em leo sinttico, e que posteriormente pode ser transformado em combustveis e outros produtos base de hidrocarbonetos. De forma mais simples, o processo GTL agrega molculas de gs natural e remonta-as em cadeia mais longa, como aquelas que compem o petrleo bruto. A tecnologia usada baseada na sntese de Fischer-Tropsch, que iniciou desde os anos trinta. No processo FT, a matria-prima pode ser slido (carvo) ou lquida (refinaria) ou o gs e o hidrognio. O hidrognio pode ser a matria-prima em si (metano) ou gua oportunamente introduzidas durante o processo. No entanto, actualmente a GTL em geral se refere a converso de gs, que resulta um leo sinttico cru puro, livre de contaminantes como o enxofre, aromticos e metais. Este sinttico bruto pode ser refinado em produtos como leo diesel, nafta, cera de petrleo e outros lquidos ou produtos especiais.

15

Origem do GPL Refinao do Petrleo: 40% Atravs dos processos de destilao, o petrleo bruto extrado dos reservatrios passa sequencialmente por processos de refinao nos quais os diferentes hidrocarbonetos so separados, originando vrios produtos petrolferos, como o gasleo, a gasolina, o GPL, e outros. 60% Processamento do gs natural No processo de extraco de gs natural, extrado tambm GPL (gs butano ou propano) que se encontra em forma gasosa nos reservatrios de gs natural.

16

O armazenamento subterrneo um elemento fundamental da generalidade dos sistemas energticos modernos. A principal funo do armazenamento de gs natural relaciona-se com a necessidade de manter um equilbrio entre a procura e a oferta de gs, suprimindo os picos de procura dirios, ou at horrios, amenizando assim as flutuaes dos volumes consumidos, cenrio muito comum em pases com invernos rigorosos, que representam um aumento significativo na procura por este combustvel. Outros factores que imponham este armazenamento:

Equilibrar o fluxo de gs nos gasodutos, para assegurar que a presso nos gasodutos se mantm, dentro dos parmetros de segurana; Cumprir com os contractos efectuados, mantendo o volume de entrega e salvaguardando qualquer imprevisto que possa levar aplicao de multas por incumprimento contratual; Para nivelar a produo em perodos de flutuao do consumo, armazenando o gs no comercializado de imediato, geralmente no Vero quando a procura baixa, e entreg-lo no inverno com o aumento da procura; Como ferramenta de especulao de mercado, quando os produtores antevem uma subida significativa do preo do gs, compram o gs a preos baixos para depois quando o preo subir at ao desejado, o venderem; Como seguro contra acidentes imprevistos, incluindo acidentes naturais como furaces ou problemas de mau funcionamento da produo, etc.; Para reduzir a volatilidade do preo. Segurana de abastecimento energtico

17

Apesar das centrais elctricas serem regulamentadas atravs de leis dos distintos paises a fim de proteger a sade humana e o ambiente, existe uma grande gama de impactos ambientais associados com as tecnologias de gerao de energia. Emisses Atmosfricas Na fbrica, a queima de gs natural produz xidos de nitrognio e dixido de carbono, mas em quantidades inferiores comparado com a queima de carvo ou petrleo. O Metano, um componente principal do gs natural e gs de efeito estufa, tambm pode ser emitido para a atmosfera quando o gs natural no queimado completamente. Da mesma forma, o metano pode ser emitido como resultado de vazamentos e perdas durante o transporte. Emisses de dixido de enxofre e compostos de mercrio na queima de gs natural so desprezveis. Uso de Recursos Hdricos A queima de gs natural em turbinas de combusto requer muito pouca gua. No entanto, a os aquecedores a fogo, de gs natural sistemas de ciclo combinado de caldeira requerem gua para fins de resfriamento.

18

As descargas de gua As Turbinas de combusto no produzem quaisquer descargas de gua. No entanto, so poluentes e a acumulao de calor na gua utilizada em caldeiras a gs natural e sistemas de ciclo combinado. Quando estes poluentes e calor atingirem certos nveis, a gua frequentemente lanadas em lagos ou rios. Este corrimento geralmente requerem uma licena e monitorado. Para mais informaes sobre estes regulamentos, visite Escritrio EPA de site gua. Gerao de resduos slidos O uso de gs natural para gerar electricidade no produz quantidades significativas de resduos slidos. Uso de recursos terrestres A extraco de gs natural e a construo de usinas de gs natural pode destruir habitat natural de animais e plantas. Os possveis impactos de recursos terrestres incluem a eroso, perda de produtividade do solo e deslizamentos de terra.

19

También podría gustarte