Está en la página 1de 6

Higiene Mental

| Incontestvel a importncia dos cuidados com o corpo, obedecendo ao imperativo da higiene a fim de manter-se a sade. Da mesma forma, cuidar da mente imprescindvel para a conquista da paz interior. Assim como em uma dieta deve-se selecionar o que ser ingerido, de acordo com as conseqncias que a ingesto de cada alimento ocasionar ao organismo, devemos saber filtrar idias, assuntos e imagens. Temos o controle sobre nossa mente: no podemos evitar que determinados pensamentos nasam, mas perfeitamente possvel que impeamos seu desenvolvimento. Se surgem em nossa mente pensamentos tendentes a desnimo, abatimento, vingana, agonia, angstia ou ansiedade, hora de por em prtica o poder que temos de cort-los imediatamente. Caso permitamos que eles tomem conta de ns, deixando que se fortaleam, talvez dem incio a um processo negativo que tem se mostrado quase irreversvel em muitos casos. Basta observar quantos ao nosso redor no caram nessa armadilha preparada, em grande parte, por eles mesmos. A higiene mental deve ser realizada com um propsito preventivo, em primeiro lugar; saber escolher o que ler o que ver o que ouvir. Sempre haver a opo de um livro edificante em vez de um ftil, ou de um filme que alimente a alma em lugar de angstias e medos e msicas que tragam alegria, ao invs de instigarem tristeza e depresso. Sempre ser possvel escolher quais lugares freqentar, que assuntos conversar, que atitude mental tomar face s mais diversas situaes da vida.

Busque trazer sua mente o que h de mais positivo e eliminar as lembranas desagradveis, as inseguranas limitadoras, os sentimentos contrrios fraternidade, as mgoas guardadas h tempos. Promover tal higiene faz com que se descarte todo o lixo mental, tornando a pessoa mais leve e feliz, com a maravilhosa sensao de finalmente ter tomado as rdeas de seus pensamentos.

Saneamento bsico

Introduo: Desde que as cidades foram aumentando de tamanho e se distanciando dos mananciais que as abastecem, o homem vem criado formas de canalizar e transportar a gua at sua moradia. Tambm com o crescimento das cidades adveio a poluio dos cursos dgua por resduos industriais e residenciais e a necessidade, em nome da melhoria da sade pblica, de se desenvolverem mecanismos que impedissem a veiculao de doenas atravs da gua dos pontos de captao, sob pena de se dizimar boa parte da populao. Isso porque so atravs de veiculao hdrica que se propagam doenas tais como a gastroenterite, clera, a leishmaniose, a malria e a esquistossomose, as molstias diarricas, e ainda, sob certas circunstncias, hepatite, salmonelose, e outras, responsveis pela morbidade e mortalidade de um grande nmero de pessoas, principalmente

crianas. Isso d especial relevncia e torna prioritrias as polticas no somente de tratamento, mas de preveno de doenas, o que passa pelo planejamento territorial, que tem de incluir um sistema de tratamento e distribuio da gua, tornando mais baratos e efetivos os programas de combate a certas doenas e mortalidade infantil.

Conceitos:
o controle de todos os fatores do meio fsico do homem que podem prejudicar a sua sade. OMS: o controle de todos os fatores do meio fsico do homem que exercem efeito deletrio sobre seu bem estar fsico, mental ou social. Sade: o estado de completo bem estar fsico, mental e social e no simplesmente a ausncia de enfermidades. Sade Pblica: Cincia de promover, recuperar e proteger a sade da populao.

IMPORTNCIA DO SANEAMENTO BSICO:


Indispensvel para a manuteno da sade humana. A implantao dos sistemas pblicos de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio e destino adequado do lixo traz uma rpida e sensvel melhoria na sade e condies de vida de uma populao. Como exemplo, podemos citar: Controle e preveno de doenas Promoo de hbitos higinicos Desenvolvimento de esportes Melhoria da limpeza pblica Manuteno de praas e jardins Combate a incndios Combate aos vetores

GUA Recurso natural, indispensvel vida. (cerca de 70% do corpo humano constitudo de gua). No globo terrestre apenas 1% da gua est disponvel para consumo humano, os 99% restantes esto sob forma de geleiras (2%), oceanos e mares (97%) A gua importante sob o ponto de vista de: Quantidade Qualidade Impurezas da gua: Origem fsica: relacionadas com a cor, turbidez, sabor, odor e temperatura. POLUIO DA GUA gua de poos e nascentes: Cuidados com relao proximidade de poos e nascentes com fossas e cursos de gua contaminados Desequilbrios ecolgicos: Consumo bioqumico de oxignio Contaminao por produtos qumicos Aspecto da gua: Turvo Lmpido Autodepurao: o processo de transformao dos esgotos e resduos orgnicos que so lanados nos cursos de gua resultando na formao de pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos na gua. Podemos dizer que um processo natural de depurao que depende do volume da carga poluidora, do espao de tempo e da extenso do rio, fazendo com que as guas voltem s suas caractersticas naturais. ESGOTO a gua que contm dejetos produzidos pelo homem. Tambm chamado de gua servida. O esgoto vem das pias e banheiros das residncias, restaurantes, escritrios e fbricas. A maior parte dos esgotos contm produtos

qumicos nocivos e bactrias causadoras de doenas. O LIXO DOMSTICO So resduos slidos de origem: Domstica Industrial Hospitalar Aterro sanitrio Usina de reciclagem e compostagem Classificao dos aterros: Lixes - cu aberto, no existindo qualquer tipo de cobertura, expondo a populao a srios riscos de sade, com a disseminao de doenas e poluio do meio ambiente. Aterros comuns - menor risco porque periodicamente se faz cobertura com material inerte. Aterros sanitrios - unidade de tratamento de lixo mais eficiente. Para sua implantao so considerados vrios parmetros ambientais: caractersticas do solo, profundidade do lenol fretico, distncia dos centros urbanos. Coleta: Introduo de processos de reduo da quantidade de resduos coletados: Projetos educacionais Coleta seletiva Reciclagem e reaproveitamento dos resduos - a reciclagem deve ser feita na prpria fonte geradora (plsticos, vidros, metais, papel, etc.) A HIGIENE O MELHOR REMDIO Usar gua fervida para beber, preparar alimentos, escovar os dentes e lavar a boca. A gua para beber deve ser conservada em recipiente limpo e com tampa. Evitar o consumo de alimentos duvidosos quanto higiene em seu preparo. Lavar as mos com gua e sabo antes de preparar os alimentos, antes de comer, depois de usar o banheiro.

Lavar bem todos os alimentos antes do preparo e principalmente se forem consumidos crus. Guardar os alimentos em refrigeradores, armrios ou outros locais de proteo para que no fiquem expostos a insetos e poeiras. Somente defecar em instalaes sanitrias. Na impossibilidade, enterrar as fezes. As roupas de doentes devem ser lavadas separadamente e desinfetadas. Comer somente carne bem passada e sabidamente inspecionada. Manter limpa a casa e o terreno ao redor, evitando a presena de moscas e outros insetos, roedores, e animais perigosos. Conservar as mos sempre limpas, as unhas aparadas e evitar colocar a mo na boca. No deixar as crianas brincarem em terrenos baldios, com lixo ou em gua poluda. Andar sempre com os ps calados. Procurar periodicamente um mdico ou posto de sade. HISTRICO No antigo Egito h aproximadamente 3.500 anos j era utilizada uma espcie de creme dental, na verdade uma mistura feita com pedra triturada e vinagre. O sabo conhecido h mais de 2600 anos. Habitantes da Fencia, regio que corresponde hoje a uma parte do Oriente Mdio Tomavam banho com uma pasta feita com banha de cabra fervida com cinza de madeira. Menos da metade da populao do Brasil usa sabonete. A mdia de 24 sabonetes por ano. Em alguns pases europeus, a mdia apenas 4 sabonetes anualmente.

También podría gustarte