Está en la página 1de 11

1.

INTRODUO (Tema, Problema)

2. FUNDAMENTAO TERICA

2.1CONJECTURA ECONMICA E MERCADO (Contedo da disciplina abordado no decorrer do curso)

2.2EMPREENDEDORISMO (Contedo da disciplina abordado no decorrer do curso)


Empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econmico e social de um pas. Identifica oportunidades, agarr-las e busca os recursos para transform-las em negcio lucrativo. Esse o papel do empreendedor. Empreendedor o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivduo que detm uma forma especial, inovadora, de se dedicar s atividades de organizao, administrao e execuo.

O perfil do empreendedor
Os estudos na rea do empreendedorismo mostram que as caractersticas do empreendedor ou do esprito empreendedor, da indstria ou da instituio, no um trao de personalidade. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo medida que presencia a evoluo. Valoriza suas experincias, valoriza seu valor, tomando decises e decises acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, definem objetivos e d o primeiro passo. Aps a revoluo industrial que teve incio no sculo XVII, caracterizado pela mudana dos processos produtivos que eram feitos manualmente e passaram a ser feitos por mquinas, foi perceptvel a modificao ou transformao dos meios de produo, as relaes econmicas, as relaes sociais e as relaes culturais que conseqentemente levou a diviso do trabalho, a produo em srie e a urbanizao. Sendo assim o homem passou a ser visto como uma mquina produtiva e no como gente. Contudo, surgiram os grandes pensadores aliados aos interesses dos empresrios que por sua vez procuravam cada vez mais a eficcia nas novas estratgias. O empreendedor precisa formular estratgias visando atingir seus objetivos, analisando os fatores contribuintes para formao do cenrio proposto.

Algumas caractersticas do empreendedor:


iniciativa; viso; coragem; firmeza; deciso; atitude de respeito humano; capacidade de organizao e direo; positividade criatividade inovao foco

Tipos de Empreendedores:
O empreendedor social; O empreendedor por necessidade; O empreendedor normal (planejado)

Anlise de Cenrios
O empreendedor precisa analisar previamente as estratgias identificando os principais fatores que formam o ambiente interno e externo de uma organizao. Isso ocorre atravs de uma anlise nominada como Swot. Esta anlise um sistema simples para posicionar ou verificar a posio estratgica da empresa no ambiente em questo e dividida em duas situaes:

ambiente interno (Foras e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decises e nveis de performance que se pode gerir). ambiente externo (Oportunidades e Ameaas)- Corresponde s perspectivas de evoluo de mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decises e circunstncias externas ao poder de deciso da empresa).

As foras e fraquezas so determinadas pela posio atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. J as oportunidades e ameaas so antecipaes do futuro e esto relacionadas a fatores externos.

Tipos de Empresas
Tradicional; Familiar; Moderna/Tecnolgica; Franquia; Escritrio Domstico (homo office); Cooperativas

Porte das Empresas:


Micro Pequeno Mdio Grande

Bibliografia:

PORTER, M.E, Estratgia Competitiva, ed. Rio de Janeiro: Campus. 1986.

CAMPOS,D.P.R, Planejamento Estratgico, ed. So Paulo: Atlas, 2005.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor, So Paulo: Cultura, 1999.

Wikipedia.org

http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT

2.3 ESTATSTICA (Contedo da disciplina abordado no decorrer do curso)

2.4 TICA (Contedo da disciplina abordado no decorrer do curso)

2.5 MODELO DE GESTO (Contedo da disciplina abordado no decorrer do curso)

3.METODOLOGIA

3.1PROBLEMA

3.2 OBJETIVOS

3.2.1 Objetivo Geral

Realizar um diagnstico em empresas que atuam em Salvador, levando em considerao os contedos das disciplinas envolvidas no semestre, do curso Superior em Gesto Comercial da UNIJORGE.

3.2.2 Objetivos Especficos

Identificar em qual estrutura de mercado se enquadra a empresa; Levantar a ficha tcnica da empresa: razo social, nome fantasia, CNPJ; Identificar e descrever o mercado no qual a empresa esta inserido; Descrever a estrutura organizacional da empresa; Descrever o perfil e/ou caracterstica de um empreendedor na empresa pesquisada. Informar (produtos, clientes, concorrentes, substitutos e fornecedores) das empresas utilizando-se das cinco foras competitivas de Porte;

Identificar na empresa pesquisada, qual a estratgia genrica utilizada. Aplicar o fechamento do diagnostico utilizando a analise de SWOT, identificado no cenrio externo: oportunidades e ameaas e no cenrio interno: foras e fraquezas;

Realizar o prognstico da empresa pesquisada; Fazer o planejamento estratgico;


Coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados;

Verificar a existncia de manual de conduta e quais aspectos ticos relacionados a permisso de relacionamentos afetivos entre funcionrios; Diagnosticar qual o modelo de gesto predominante da organizao a qual est fazendo as anlises, bem como as principais caractersticas, percebidas pela equipe, deste modelo na empresa estudada.

4 DIAGNSTICO

4.1 A ORGANIZAO EM ESTUDO

4.1.1 Histrico

4.1.2 Misso

4.1.3 Viso

4.1.2 Valores

5 ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS DA EMPRESA

5.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

5.2 RECOMENDAES DE MELHORIAS

6. CONCLUSO

REFERNCIAS

APNDICE APNDICE A Entrevista aplicada na empresa

ANEXOS ANEXO A Fluxograma da empresa

También podría gustarte