Está en la página 1de 6

1. Sumrio Executivo O sumrio executivo um resumo do PLANO DE NEGCIO.

. No se trata de uma introduo ou justificativa e, sim, de um sumrio contendo seus pontos mais importantes. Nele ir constar: Resumo dos principais pontos do plano de negcio; Dados dos empreendedores, experincia profissional e atribuies; Dados do empreendimento; Misso da empresa; Setores de atividades; Forma jurdica; Enquadramento tributrio; Capital social; Fonte de recursos.

2. Anlise de Mercado Esta uma das etapas mais importantes da elaborao do seu plano. Afinal, sem clientes no h negcios. Os clientes no compram apenas produtos, mas solues para algo que precisam ou desejam. Voc pode identificar essas solues se conhec-los melhor. Para isso, responda s perguntas e siga os passos a seguir: 1 passo: identificando as caractersticas gerais dos clientes. Se pessoas fsicas Qual a faixa etria? Na maioria so homens ou mulheres? Tm famlia grande ou pequena? Qual o seu trabalho? Quanto ganha? Qual a sua escolaridade?

Onde moram?

Se pessoas jurdicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou servios oferecem? Quantos empregados possuem? H quanto tempo esto no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Tm uma boa imagem no mercado?

2 passo: identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqncia compram esse tipo de produto ou servio? Onde costumam comprar? Que preo pagam atualmente por esse produto ou servio similar?

3 passo: identificando o que leva essas pessoas a comprar. O preo? A qualidade dos produtos e/ou servios? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa?

4 passo: identificando onde esto os seus clientes. Qual o tamanho do mercado em que voc ir atuar? apenas sua rua? O seu bairro?

Sua cidade? Todo o Estado? O Pas todo ou outros pases? Seus clientes encontraro sua empresa com facilidade?

3. Plano de Marketing Aqui voc deve descrever os principais itens que sero fabricados, vendidos ou os servios que sero prestados. Informe quais as linhas de produtos, especificando detalhes como tamanho, modelo, cor, sabores, embalagem, apresentao, rtulo, marca, etc. Se necessrio, fotografe os produtos e coloque as fotos como documentao de apoio ao final do seu plano de negcio. Para empresas de servio, informe quais servios sero prestados, suas caractersticas e as garantias oferecidas. Lembre-se de que a qualidade do produto aquela que o consumidor enxerga. Quando decidir melhorar um produto ou um servio, pense sempre sob o ponto de vista do cliente. 4. Plano Operacional Por meio do layout ou arranjo fsico, voc ir definir como ser a distribuio dos diversos setores da empresa, de alguns recursos (mercadorias, matriasprimas, produtos acabados, estantes, gndolas, vitrines, prateleiras, equipamentos, mveis, matria-prima etc.) e das pessoas no espao disponvel. Um bom arranjo fsico traz uma srie de benefcios, como: Aumento da produtividade; Diminuio do desperdcio e do retrabalho; Maior facilidade na localizao dos produtos pelos clientes na rea de vendas;

Melhoria na comunicao entre os setores e as pessoas.

O ideal contratar um profissional qualificado para ajud-lo nessa tarefa, se isso no for possvel, faa voc mesmo um esquema, distribuindo as reas da empresa, os equipamentos, mveis e as pessoas de forma racional e sensata. 5. Plano Financeiro Nessa etapa, voc ir determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total formado pelos: Investimentos fixos. Capital de Giro. Investimentos pr-operacionais

6. Construo de Cenrios Aps a finalizao do seu plano de negcio, simule valores e situaes diversas para a empresa. Prepare cenrios onde o negcio obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas se/ou aumento dos custos) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminuio das despesas). A partir da, pense em aes para evitar e prevenir-se frente s adversidades ou ento para potencializar situaes favorveis. Faa quantas simulaes julgar necessrio e tenha sempre alternativas (plano B). 7. Avaliao Estratgica A matriz F.O.F.A. um instrumento de anlise simples e valioso. Seu objetivo detectar pontos fortes e fracos, com a finalidade de tornar a empresa mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficincias. F.O.F.A. um acrstico para: Foras, Oportunidades Fraquezas e Ameaas. A anlise F.O.F.A. levar voc pensar nos aspectos favorveis e desfavorveis do negcio, dos seus proprietrios e do mercado.

A matriz F.O.F.A. sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado so registrados fatores positivos e negativos para a implantao do negcio.

FORAS Faa uso das foras. So caractersticas internas

OPORTUNIDADES Explore as oportunidades da So situaes positivas do ambiente

empresa ou de seus donos que externo que permitem empresa representam vantagens competitivas alcanar seus objetivos ou melhorar sobre seus concorrentes ou uma sua posio no mercado. facilidade para atingir os objetivos Exemplos: propostos. Exemplos: Atendimento cliente; Preo de venda competitivo; Equipe treinada e motivada; Localizao estratgica da empresa. FRAQUEZAS Elimine as fraquezas empresa em situao personalizado Existncia financiamento; ao Poucos concorrentes na regio; Aumento crescente da demanda; Disponibilidade de bons imveis para locao. AMEAAS Evite as ameaas de tm pouco controle e que colocam a diante de dificuldades, de linhas de

So fatores internos que colocam a So situaes externas nas quais se desvantagem frente concorrncia ou empresa escolhido. Exemplos: Pouca qualificao dos funcionrios; Indisponibilidade financeiros (capital); ramo; Custos de manuteno elevados. de

que prejudicam sua atuao no ramo ocasionando a perda de mercado ou a reduo de sua lucratividade. Exemplos: Impostos elevados e exigncias recursos legais rigorosas; Existncia de poucos fornecedores; de mo-de-obra qualificada; Insegurana e violncia na regio.

Falta de experincia anterior no Escassez

8. Avaliao do Plano de Negcio O Plano de Negcio desenvolvido por voc um valioso instrumento de planejamento. Por ser o seu mapa de percurso, ele deve ser consultado e acompanhado constantemente. Avalie cada uma das informaes e lembre-se de que o plano de negcio tem por objetivo ajud-lo a responder a pergunta lanada no incio desse manual: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negcio?. Saiba que o mundo e o mercado esto sujeitos a mudanas; a cada dia surgem novas oportunidades e ameaas. Assim sendo, procure adaptar seu planejamento s novas realidades. por este motivo que um plano de negcio feito a lpis, para que possa ser corrigido, alterado e ajustado. Procure refazer seu plano de tempos em tempos. Empreender sempre um risco, mas empreender sem planejamento um risco que pode ser evitado. O plano de negcio, apesar de no ser a garantia de sucesso, ir auxili-lo a tomar decises mais acertadas, assim como a no se desviar de seus objetivos.

También podría gustarte