Está en la página 1de 6

CAPTULO I Denominao, definio, sede e fins Art. 1 1.

A Igreja Evanglica do Butant, adiante designada abreviadamente por IEB, uma comunidade religiosa crist evanglica que adota, ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa, o estatuto de igreja. 2. A igreja tem a sua sede na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2500 Butanta So Paulo / SP. Art. 2 A igreja tem por fins: a) Prestar culto a Deus; b) Difundir o Evangelho de Jesus Cristo e a Palavra de Deus; c) Distribuir a Bblia Sagrada; d) Promover atividades sociais, culturais, recreativas e beneficentes. Art. 3 Para a realizao dos seus fins a igreja pode: a) Adquirir, construir, alienar e arrendar bens imveis ou de outra natureza necessrios para a instalao da igreja, seus departamentos, assistncia espiritual e social; b) Receber donativos, doaes, heranas a benefcio de inventrio ou legados; c) Criar ou associar-se a instituies de solidariedade social. Cap. II Dos membros Art. 4 1. A igreja constituda por pessoas de ambos os sexos, designadas por membros, que adotam como regra nica de f e prtica as Escrituras Sagradas. 2. Os membros da igreja subscrevem a Declarao de F aceite pela igreja, a qual constitui anexa e parte integrante destes estatutos. Art. 5

Podem ser membros da igreja as pessoas que declarem aceitar e vivam em conformidade com a declarao de f anexa, desde que admitidos pela Assemblia Geral. Art. 6 So direitos dos membros: a) Serem informados das atividades e projetos da igreja; b) Serem convocados para participar das reunies dos rgos ou comisses de que sejam membros, podendo nelas, quando no uso da palavra, apresentar moes, reclamaes e protestos; c) Eleger e ser eleitos para os rgos da igreja. Cap. III Do patrimnio Art. 7 O patrimnio da igreja constitudo por: a) Quotas, donativos, doaes, legados e heranas aceitas a benefcio de inventrio que tenham sido aceites pela sua direo; b) Bens imveis ou de outra natureza adquiridos a ttulo gratuito ou oneroso. Cap. IV Dos rgos Art. 8 So rgos da igreja: a) A Direo; b) O Conselho Fiscal; c) A Assemblia Geral; Art. 9 O presidente de cada rgo elabora a convocatria com a ordem do dia, local, data e hora da reunio e dirige os trabalhos. Art. 10

O mandato dos titulares dos rgos de um ano, renovvel. Art. 11 Sero sempre lavradas atas das deliberaes tomadas nas reunies de qualquer rgo da igreja, as quais sero sempre assinadas por todos os membros presentes, ou quando respeitem assemblia geral, pelos membros da respectiva mesa. Art. 12 O exerccio de qualquer cargo nos rgos da igreja no remunerado, salvo se o contrrio for expressamente deliberado pela assemblia geral. Seco I Da Direo Art. 13 1. A Direo um rgo coletivo que dirige a igreja nas matrias espirituais e administrativas. 2. A Direo constituda por um presidente, um secretrio e um tesoureiro. 3. A igreja obriga-se pelas assinaturas conjuntas do presidente da Direo e de outro membro da Direo por este designado. 4. O presidente tem voto de qualidade e substitudo em caso de falta, impedimento ou ausncia pelo membro da Direo que ele designar. 5. Nas operaes financeiras ser sempre necessria a assinatura do tesoureiro, salvo se estiver ausente ou impedido. Art. 14 A Direo o rgo executivo da igreja e compete-lhe: a) Preparar a proposta de oramento e o relatrio de atividades e o balano anual; b) Representar a igreja em juzo e fora dele; c) Elaborar propostas de alterao dos estatutos. d) Elaborar o regulamento interno e suas alteraes; e) Cumprir e velar pelo cumprimento dos estatutos e demais deliberaes estatutrias; f) Decidir da aquisio e alienao de mveis da igreja. g) Administrar o patrimnio da igreja.

h) Apresentar Assemblia Geral, anualmente, as contas, o relatrio financeiro e estatstico. i) Deliberar sobre as matrias que no caibam expressamente na competncia dos demais rgos. Art. 15 1. A Direo, no mbito das suas competncias, pode outorgar plenos poderes ao Presidente. 2. Com o consentimento da Direo, o Presidente pode delegar os seus poderes, nomeadamente de obrigar a igreja, noutro membro da mesma Direo. Art. 16 O regulamento interno conter a orientao da igreja em termos doutrinrios, espirituais e prticos. Seco II Da Assemblia Geral Art. 17 1. A Assemblia Geral um rgo deliberativo e consultivo, e constituda pelos membros da igreja que no se encontrem suspensos do exerccio dos seus direitos. 2. Para dirigir os trabalhos da assemblia geral constituda uma mesa, composta por um presidente e dois secretrios. Art. 18 da competncia da Assemblia Geral: a) A admisso e excluso de membros; b) Eleger os membros da Direo e substitu-los com fundamento em falta que implique a perda de confiana; c) Eleger os membros do Conselho Fiscal e substitu-los com fundamento em falta que implique a perda de confiana; d) Eleger os membros da Mesa da Assemblia Geral. e) Aprovar propostas de alterao dos estatutos por maioria de dos seus membros; f) Aprovar o relatrio e as contas da igreja, com o parecer do Conselho Fiscal; g) Aprovar a fuso ou a dissoluo da igreja, por maioria de 4/5 dos seus membros.

Art. 19 1. A Assemblia Geral convocada pelo presidente da Mesa com a antecedncia mnima de dez dias, por meio de convocatria afixada em lugar visvel no interior do templo, dela devendo constar a ordem do dia, a data e hora e o local da reunio. 2. A assemblia geral funcionar em primeira convocao com a maioria dos seus membros e em segunda convocao meia hora depois, com a presena de qualquer nmero de membros. 3. Salvo quando quorum superior for exigido pela lei ou pelos estatutos, as moes so aprovadas por maioria absoluta, ou no caso de moes concorrentes, por maioria simples. Seco III Conselho Fiscal Art. 20 1. O conselho fiscal constitudo por um presidente, um secretrio e um vogal. 2. O presidente dirige as reunies e o seu relator. Art. 21 Compete ao Conselho Fiscal dar parecer escrito Assemblia Geral sobre o relatrio e as contas anuais apresentadas pela Direo; Cap. V Disposies finais Art. 22 Com a aprovao da ciso ou dissoluo a assemblia geral deliberar como se operar a liquidao do patrimnio social e nomear uma comisso liquidatria entre os seus elementos. Anexo I (Princpios gerais de doutrina) DECLARAO DE F 1. Cremos na existncia de um nico Deus eterno, pessoal, inteligente e espiritual, eternamente existente em trs pessoas: Pai, Filho e Esprito Santo. 2. Cremos na soberania e sabedoria de Deus na criao e sustento do universo, na providncia, na revelao e na redeno.

3. Cremos no Senhor Jesus Cristo como Filho Unignito e coexistente com o Pai, na Sua encarnao humana, no Seu nascimento virginal, na sua vida sem pecado, nos seus milagres divinos, no Seu sacrifcio redentor, na Sua ressurreio e ascenso corporal, na Sua mediao junto de Deus, na Sua segunda vinda pessoal, visvel e em poder e glria. 4. Cremos no Esprito Santo, Sua personalidade, divindade e atividade, que opera a converso e regenerao do pecador e lhe concede poder para testemunhar do Evangelho e exercitar dons. 5. Cremos na inspirao divina e total das Escrituras Sagradas, na Sua suprema autoridade como nica e suficiente regra em matria de f e de conduta e que no existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara. 6. Cremos que o homem foi criado por Deus Sua imagem, que pecou em Ado, que caiu do seu primitivo estado de santidade por transgresso voluntria e que atualmente um pecador por natureza e escolha, estando, por isso, sob a condenao de Deus. 7. Cremos na salvao e justificao do pecador pelo sacrifcio expiatrio de Jesus Cristo, que se adquire pela f nele, como uma graa de Deus, independente do mrito humano, de boas obras ou de cerimnias. 8. Cremos na imortalidade da alma, na ressurreio corporal de todos os mortos, no juzo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna bem-aventurana dos crentes e na eterna condenao dos no crentes. 9. Cremos que a Igreja o corpo universal e espiritual de Cristo, cuja cabea Ele, com misso de pregar o Evangelho no mundo inteiro e que, na sua expresso local, ela um corpo vivo, uma comunho de crentes congregados para a sua edificao, adorao e proclamao do Evangelho. Cremos tambm que Cristo conferiu sua Igreja, com carter de permanncia, duas ordenanas: o Batismo e a Ceia do Senhor. 10. Cremos que dever de todas as igrejas locais e de cada crente em particular esforarem-se por fazer discpulos em todas as naes e proclamarem a toda a criatura a grande salvao de Deus. 11. Cremos que dever de todo o cristo servir a Deus em boa mordomia, promover a paz entre todos os homens e a cooperao entre as igrejas e os irmos, tendo em vista a concretizao dos grandes objetivos do Reino de Deus.

También podría gustarte