Está en la página 1de 11

N.

16

Junho 2003

TCNICAS DE DEMOLIO

Vital Jos Gomes Filipe

Paredes Divisrias- Painis Pr-fabricados de Tijolo Revestido a Gesso

CONSTRULINK PRESS

EDIO: CONSTRULINK PRESS Construlink, SA Tagus Park, - Edifcio Eastecnca 2780-920 Porto Salvo, Oeiras Tel . +351 214 229 970 apoio@construlink.com

A monografia apresentada foi realizada na cadeira de Tecnologia de Construo de Edifcios do Mestrado em Construo

Coordenador: Pedro Vaz Paulo Editores: Nuno Chambel Marco Caixa Jorge Sequeira

II

ndice
1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8. 2.9. 3. 4. 5. INTRODUO MTODOS DE DEMOLIO DEMOLIO POR PROCESSOS SIMPLES DEMOLIO POR ACO DO PESO PRPRIO DA MQUINA DEMOLIO POR IMPACTO DEMOLIO POR MEIO DE MQUINAS HIDRALICAS DEMOLIO POR MEIO DE MQUINAS PNEUMTICAS DEMOLIO POR PROCESSOS ABRASIVOS DEMOLIO POR FUSO DOS ELEMENTOS DEMOLIO POR PROCESSOS TRMICOS CAMPOS DE APLICAO CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

3 4 5 7 11 12

DEMOLIO POR FRACTURA DAS PEAS, COM RECURSO EXPANSIVIDADE DOS FLUDOS. 13 18 19

21

31

32

III

ndice de Figuras
Figura1-P carregadora - Demolio por aco do peso prprio ........................................... 4 Figura 2_ Bola de ao ariete demolio por impacto ............................................................... 6 Figura 3 Fendilhador de barras Demolio mquinas hidralicas ligeiras............................ 8 Figuras 4,5,6- Hidralicos de Maxilas - Pulverizador, Tesoura ....................................................... 9 Figuras 7 e 8 Martelo Hidralico..........................................................................................................11 Figura 9 Mquinas Pneumticas - Martelos Perfuradores Pesados ...........................................12 Figura 10-Demolio por corrente induzida Processo trmico ...............................................19

ndice de Quadros
Quadro 1-Campos de aplicao dos processos de demolio simples .............................21 Quadro 2-Campos de aplicao dos processos de demolio por aco do peso prprio da mquina e impacto .....................................................................................................22 Quadro 3-Campos de aplicao dos processos de demolio por meio de mquinas hidrulicas ..................................................................................................................................................23 Quadro 4-Campos de aplicao dos processos de demolio por meio de mquinas pneumticas .............................................................................................................................................24 Quadro 5-Campos de aplicao dos processos de demolio por meio de mquinas hidralicas e abrasivos ...........................................................................................................................25 Quadro 6-Campos de aplicao dos processos de demolio por meios abrasivos .......26 Quadro 7-Campos de aplicao dos processos de demolio atravs de expansividade de fluidos.......................................................................................................................27 Quadro 8-Campos de aplicao dos processos de demolio atravs de expansividade de fluidos e trmicos..................................................................................................28 Quadro 9-Campos de aplicao dos processos de demolio por meio de fuso dos elementos...................................................................................................................................................29 Quadro 10-Campos de aplicao dos processos de demolio trmicos...........................30

IV

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

1. Introduo
No mbito da disciplina de Tecnologia da Construo de Edifcios, foi proposto a apresentao de um tema para demonstrar algumas tcnicas construtivas para a execuo de um edifcio.

Ao longo dos sculos e no que respeita indstria da construo, os tipos de materiais empregues, bem como os processos construtivos utilizados, foram-se modificando gradualmente, em face do objectivo que se pretendia alcanar, das contingncias econmicas do momento e tambm das disponibilidades tecnolgicas existentes no mercado. Em meados deste sculo no existiam ainda processos de demolio especficos, visto que as necessidades e exigncias de ento eram consideradas nulas ou de somenos importncia, recorrendo-se para o efeito e muito raramente, aos mtodos simples existentes.

A necessidade de se encontrarem novos mtodos de demolio mais rpidos e eficientes, comeou a delinear-se entretanto, como complemento indispensvel industria da construo. Esses mtodos, tiveram na sua origem trs necessidades que podemos considerar bsicas:

a substituio parcial de peas componentes das estruturas dos edifcios, tais como lajes, vigas e pilares, para um novo arranjo dos volumes; o desmantelamento puro e simples de um conjunto determinado de peas estruturais, para a criao de espaos livres, de maiores dimenses, ou diferente disposio;

a necessidade da demolio completa dos edifcios, com a finalidade de criar um maior desafogo no tecido urbano, ou ainda para permitir a

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

realizao de novas obras com caractersticas mais actualizadas, ou com outra funo especifica de carcter mais permanente.

A arte de demolir, conforme se vai avanando no tempo, vai adquirindo um peso cada vez maior, por fora de vrias circunstncias, dando origem a um tipo especifico de servios altamente especializados, que hoje em dia e como foi j referido, d pelo nome de Indstria da Demolio.

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

2. Mtodos de demolio
Os processos de demolio referidos seguidamente, podem classificar-se atendendo aos princpios que os regem e ao tipo de mquinas que so utilizadas para o efeito.

2.1. DEMOLIO POR PROCESSOS SIMPLES


Alavanca manual; Martelo e cinzel; Marreta.

Como processos mais rudimentares cuja simplicidade se conhece, mencionamse a alavanca manual, o martelo e cinzel, e a marreta, que, como se sabe, so utilizados desde tempos remotos, exigindo certo esforo muscular, por parte do trabalhador. A primeira funciona por meio da aplicao de fora na extremidade de uma barra de ao, que, apoiada entre os pontos de aplicao das foras, consegue erguer e deslocar cargas com um peso superior ao esforo despendido.

Hoje em dia, a sua utilizao s se justifica quando se trata de pequenas demolies, visto que, se trata de um trabalho muito moroso e consequente baixo rendimento obtido, assim como tambm devido impossibilidade na obteno de mo de obra em quantidade.

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

2.2. DEMOLIO POR ACO DO PESO PRPRIO DA MQUINA


P carregadora; Escarificadora de dentes de elefante.

A p-carregadora (Fig.1) e a escarificadora do tipo dentes de elefante so utilizadas, fazendo uso do seu peso prprio e da sua potncia motriz, com o fim de provocar a desestabilizao das construes de alvenaria de tijolo ou de pedra e assim obter o seu desmoronamento.

Figura1-P carregadora - Demolio por aco do peso prprio

Este tipo de trabalho limitado pela altura e alcance da mquina, devendo previamente realizar-se o derrube da parte do edifcio que no esteja dentro desse raio de aco.

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

Com o fim de no ocorrerem riscos, indispensvel que as condies do terreno permitam ao manobrador actuar com a mquina sempre em perfeita estabilidade durante a evoluo dos trabalhos, para o que contribuir tambm o meio de locomoo utilizado por esta, ou seja, os rastos. - Desvantagens do mtodo: Execuo dos trabalhos a uma acentuada distncia de segurana; Impossibilidade de controlar com exactido a direco da queda dos materiais provenientes dos desmontes.

2.3. DEMOLIO POR IMPACTO


Bola de ao ariete (Fig.2).

Este sistema o mais antigo em termos de utilizao de maquinaria pesada e composto por uma bola de ao que actua pendurada por uma corrente, com movimentos pendulares ou em queda livre e cujo peso varia entre os 500 e os 5.000 Kg. No pode ser utilizado em desmontes parciais, em face da impreciso do seu controlo, sendo pois aplicado apenas no desmantelamento total das construes. Como obvio, a capacidade e o tamanho da mquina so proporcionais ao peso da massa suspensa, podendo a sua altura atingir, por vezes, os 30 metros. O ariete, como tambm chamado, pode ser movimentado segundo trs direces distintas, como sejam: Sentido vertical, em queda, de cima para baixo; Sentido horizontal, segundo a direco do brao da mquina; Sentido rotacional, em torno do seu ponto de suspenso.

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

Figura 2_ Bola de ao ariete demolio por impacto

A mquina s pode funcionar a partir da zona exterior aos edifcios e necessita de um raio de aco de cerca de 6 metros livres. Desvantagens do mtodo: 1. Alta produo de rudo; 2. Alta produo de poeiras; 3. Alta e continuada produo de vibraes incmodas e perturbadoras ao meio ambiente circundante, durante todo o espao de tempo em que se verificam os trabalhos, tempo esse demasiado longo, em face do baixo rendimento do mtodo; 4. Processo de desmonte no controlado; 5. Produo de fragmentao dos materiais de tamanhos mdios a grandes, necessitando, por isso, de trabalhos complementares posteriores; 6. Somente utilizvel em trabalhos de grande extenso, pois toma-se oneroso o transporte da maquinaria pesada.

Tecnologia da Construo Tcnicas de Demolio

CONSTRULINK PRESS

2.4. DEMOLIO POR MEIO DE MQUINAS HIDRALICAS


Mquinas hidrulicas ligeiras: 1. Fendilhador de barras; Mquinas hidrulicas pesadas: 1. Macaco hidrulico; 2. Martelo hidrulico; 3. Hidrulicos de maxilas; 1. Pulverizador de maxilas; 2. Tesoura de maxilas;

Fazendo uso da incompressibilidade, que uma propriedade caracterstica dos fluidos, foram introduzidos no mercado, a partir dos anos 50, instrumentos de variado tipo, que executam inmeras funes de corte, esmagamento e desmantelamento. Esto neste caso as mquinas hidrulicas, sendo umas ligeiras, outras pesadas, estas ltimas conjugadas com mquinas locomotoras de lagartas ou de rodados de grande e indispensvel estabilidade, portantes das lanas com que actuam. No primeiro caso, encontra-se o fendilhador de barras (Fig.3), que composto por um cilindro com um determinado nmero de pistes radiais. Para a utilizao deste sistema hidrulico necessrio o trabalho prvio de perfurao das peas que se pretendem destruir, segundo planos de fractura estudados antecipadamente.

También podría gustarte