Está en la página 1de 8

Sistemas de Processamento de Transaes - SPT

Anderson Morais Danilo Pereira Diego Dias Paulo Eduardo

Definio
SPTs so sistemas integrados bsicos que atendem ao nvel operacional da organizao; um sistema computadorizado que realiza e registra as transaes rotineiras; O arquivo-mestre composto de informaes discretas elementos de dados; Os elementos so combinados para fornecer relatrios de interesse da gerncia e fiscalizao; So necessrios para monitorar o andamento das operaes internas e externas.

Aplicaes do SPT
Processamento de pedidos Fatura Controle de Estoques Contas a pagar Contas a receber Compras Recebimento Expedio Folha de pagamento Contabilidade Geral

Caractersticas
Informaes de Entrada: transaes, eventos; Processamento: Classificao, listagem, juno, atualizao; Informaes de sada: Relatrios detalhados, listas, resumos.

EXEMPLO 1
SISTEMA DE CONTAS A PAGAR: O Sistema de Contas Pagar faz a contabilizao automtica e cadastramento de fornecedores com classificao contbil. Integra-se Tesouraria para as liquidaes dirias e permite o gerenciamento, atravs de relatrios, das despesas liquidar. FORNECEDORES: Os contratos com os diversos fornecedores, podem ser cadastrados e previamente classificados contabilmente, em trs mdulos distintos: Competncia: Todos os lanamentos que sero efetivados na contabilidade, no dia em que a Nota Fiscal do fornecedor chegar na empresa. Liquidao: No dia da liquidao, as baixas de controles contbeis que sero executadas e os lanamentos de impostos recolher quando for o caso. Impostos: Lanamentos referentes aos impostos que sero recolhidos.

EXEMPLO 1
TESOURARIA: Nas respectivas datas de liquidao, o sistema de Contas Pagar, envia para a Tesouraria, todos os lanamentos que vencem no dia. A Tesouraria recebe as informaes e escolhe como vai pagar: se por cheque, doc, conta corrente, etc. CONTABILIDADE: O Contas Pagar envia diariamente para a Contabilidade, todos os lanamentos referentes s despesas efetivadas da empresa, provisionando os mesmos, em suas respectivas contas. RELATRIOS: Lista de Fornecedores; Fluxo de Caixa; Resumo Contbil; Liquidaes do Dia.

EXEMPLO 2
Entrada e alimentao de dados
oTransaes internas: Carto de ponto dos empregados, Requisio de materiais, Mudanas de registros Correo de erros Etc. oTransaes externas: Vendas, Compras, Expedio, etc. oRetorno de vendas Etc.

Processamento

Documentos e relatrios
oDocumentos, Faturas, Cheques de pagamentos, Cheques de folhas de pagamentos, Fatura do cliente, Ordem de compra Etc. oRelatrios operacionais, Uso de materiais e estoques, etc. oResumos de vendas, Extratos financeiros, Variaes de produo Etc.

Arquivos de dados

También podría gustarte