Está en la página 1de 5

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

CIENTFICA PROFESSOR (A): JUSSARA GALLINDO 2 SEMESTRE 2011 ALUNO: Jeferson Alencar Wellington Monteiro Curso: Engenharia de controle e automao Perodo: Noite LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO FACULDADE PITAGORAS Poos de Caldas TURMA: 2 semestre 2011 DATA: / /2011

AUTOMAO INDUSTRIAL EM USINAS DE AUCAR E ALCOOL


Delimitao do tema 1. O que automao? 2. Quais as vantagens de um processo automatizado? 3. Quais as principais etapas do processo de fabricao de acar e lcool? 4. Quais os principais equipamentos de automao e controle utilizados na automao desses processos? 5. Como esses equipamentos funcionam? 6. Entre os equipamentos utilizados quais as tecnologias mais empregadas? 7. Quais as tendncias em controle e automao para esse setor? 8. Qual a importncia da automao para o setor?

1 Palavra chave : Automao aucar e alcool. BERNARDO NETO, Oswaldo. Integrao das principais tecnologias de obteno de etanol atravs do processamento de celulose (2 gerao) nas atuais usinas de processamento de cana-de-acar (1 gerao). Dissertao de mestrado. USP. So Paulo- SP. 2009. Disponvel em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3139/tde-02062009-164523/fr.php. Acesso em: 25 out 2011. Resumo: A demanda por energia crescente devido ao desenvolvimento mundial. A energia renovvel advinda de Biomassa, na forma de biocombustvel e energia eltrica, tem um papel importante no atendimento desse crescimento, devido s polticas de desenvolvimento sustentvel e presso das organizaes mundiais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a integrao de tecnologias de segunda gerao, aproveitamento da celulose, em unidades existentes de processamento de cana-deacar (etanol e energia eltrica), resulta em uma melhor eficincia energtica, com um aumento de aproximadamente 25% na

produo atual, visto que as unidades existentes convertem apenas sacarose em etanol e utiliza o bagao apenas como insumo para caldeiras de vapor. Alm disso, definem-se as plataformas bioqumicas e termoqumica, informando o estado atual das principais tecnologias de segunda gerao, realizando uma comparao entre as plataformas. Em seguida, demonstrada a eficincia energtica utilizando quatro cenrios: cenrio I unidade industrial atual sem aproveitamento do bagao excedente; cenrio II unidade industrial atual com aproveitamento do bagao excedente; cenrio III integrao parcial com aproveitamento do bagao excedente e 50% da palha com a tecnologia de Biomass Integrated Gasification/Gas Turbine (BIG/GT); cenrio IV integrao total utilizando 100% de bagao e 50 % da palha com a tecnologia BIG/GT. Na seqncia, realizado um estudo de caso, que simula a integrao da tecnologia BIG/GT em uma usina existente de primeira gerao, demonstrando os trs cenrios finais. Conclui-se que as unidades de processamento de cana-de-acar, produtoras de etanol e energia eltrica, existentes podem possuir um melhor aproveitamento energtico, melhorando as suas instalaes de primeira gerao, reduzindo o consumo de vapor atravs de equipamentos eficientes. Porm, a utilizao de tecnologias de segunda gerao elevam para outro patamar a eficincia energtica da planta, mesmo comparado com a primeira gerao otimizada. vlido informar que essas novas tecnologias ainda esto em desenvolvimento, possuindo barreiras tecnolgicas a serem ultrapassadas, possibilitando o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa. O conhecimento das tecnologias de segunda-gerao, tanto da plataforma bioqumica como da termoqumica, e a considerao da utilizao dessas tecnologias em curto prazo, no planejamento de ampliaes das plantas existentes ou em novos empreendimentos de processamento de cana-de-acar que esto ocorrendo no Brasil, essencial para um melhor aproveitamento energtico da cana-de- acar e um bom aproveitamento dos equipamentos que esto sendo implantados. PALAVRA CHAVE: Etanol, BIG/GT, cana-de-acar, eficincia energtica. Questes: a) Qual a relevncia deste assunto para meu tema? Este assunto mostra as vantagens da automatizao de um processo, pois resultar em eficincia energtica durante sua operao. b) Quais as perguntas este trabalho cientfico pode ajudar a responder no meu trabalho? Ajudar a responder a pergunta sobre a importncia da automao no setor de acar e lcool.

2 Palavra chave : Automao acar e lcool. PELLEGRINI, Luiz Felipe. Anlise e otimizao termo-econmica-ambiental aplicada produo combinada de acar, lcool e eletricidade. Tese de doutorado. USP. So Paulo- SP. 2009. Disponvel em: www.teses.usp.br/teses/.../3/.../Tese_Final_Revisada_Luiz_F_Pellegrini.pdf Acesso em: 26 out 2011. Resumo: O presente trabalho objetiva a obteno de configuraes timas para gerao conjunta de energia eletromecnica e calor em usinas sucroalcooleiras, avaliando o impacto destas nos custos de produo de acar, lcool e eletricidade. Desta maneira, uma proposta para a avaliao do uso racional da energia em usinas desenvolvida, utilizando as anlises energticas e termo econmico como ferramentas de avaliao das alternativas propostas sob o ponto de vista da termodinmica, da anlise econmico-financeira e da perspectiva ambiental. Aps a apresentao dos principais processos de converso de energia de uma usina sucroalcooleira, uma anlise exergtica desenvolvida a fim de identificar os principais mecanismos de gerao de entropia e propor alternativas para melhorar o desempenho termoeconmico- ambiental da usina Questes: c) Qual a relevncia deste assunto para meu tema? Este assunto mostra as vantagens da automatizao de um processo. d) Quais as perguntas este trabalho cientfico pode ajudar a responder no meu trabalho? Mostrar equipamentos de automao utilizados em usinas de acar e lcool.

3 Palavra chave : Automao acar e lcool. KATO, Edilson Reis Rodrigues. Simulao no apoio da implantao de instrumentao e automao no setor de acar e lcool. Artigo acadmico. USP. So Carlos- SP. Disponvel em: www.canabrasil.com.br/98/setorde-acucar-e-alcool.pdf. Acesso em: 29 out 2011. Resumo: Para os especialistas da rea, no concebvel uma agricultura do futuro sem a

automao. Uma automao holstica e sistmica que auxilie profundamente na sustentabilidade tanto do processo produtivo como o do desenvolvimento econmico e social um grande desafio. Para a automao plena, o caminho ainda longo. Muitas etapas ainda devero ser percorridas. Muitos dos conjuntos de conhecimento do campo da cincia e da tecnologia, ainda aguardam novas solues para viabilizar a sua incorporao (vide ilustrao na figura 1). A instrumentao recebe um papel importante neste contexto. Uma das grandes tarefas a transformao do arsenal de conhecimentos e tecnologias em produtos eficazes ao desenvolvimento do sistema produtivo agropecurio. A simulao de sistemas uma tcnica de resoluo de problemas seguindo as mudanas durante o tempo de um modelo dinmico de um sistema (Gordon, 1978). Um modelo de simulao construdo com mais liberdade do que aqueles desenvolvidos para uma soluo analtica. Tipicamente, construdo numa srie de seces (diagramas de blocos), cada uma delas descrita matematicamente sem uma preocupao excessiva com a complexidade. As equaes entretanto precisam ser construdas e organizadas de modo que possibilitem o emprego de um procedimento para resolv-las simultaneamente. A simulao possibilita a criao do modelo de um sistema real, com o propsito de avaliar o comportamento deste sistema sob vrias condies. Permite ao analista tirar concluses sobre novos sistemas sem precisar constru-los, ou fazer alteraes em sistemas j existentes sem perturb-los.
Questes: a) Qual a relevncia deste assunto para meu tema? Este assunto mostra tecnologias empregadas em usinas de acar e alcool. b) Quais as perguntas este trabalho cientfico pode ajudar a responder no meu trabalho? Mostrar as vantagens de um processo automatizado.

4 Palavra chave : Automao acar e lcool. SMAR. Livro de referncia para acar e lcool. Catlogo de fabricante de equipamentos.. Disponvel em: http://www.smar.com/files/referencebook/RBAABP.pdf. Acesso em: 01 Nov 2011. Resumo: Esta deciso provou ser o impulso que levou a empresa a um grande projeto de automatizao, que iria revolucionar o setor sucroalcooleiro do Brasil de tal forma, que nunca mais voltaria a ser o mesmo. Imersos como estvamos numa regio aucareira, foi natural que os primeiros desenvolvimentos da nova equipe de controle da SMAR fossem inteiramente dedicados a solues sucroalcooleiras, e assim surgiu, no mesmo ano de 1979, entre outros, a Automatizao da Alimentao da Moenda, da forma que hoje se conhece, com a sincronizao das esteiras de alimentao, o controle do nvel do chute ou da bica de alimentao e a proteo de picadores e desfibradores. Questes: a) Qual a relevncia deste assunto para meu tema? Este assunto mostra tecnologias empregadas em usinas de acar e lcool. b) Quais as perguntas este trabalho cientfico pode ajudar a responder no meu trabalho? Mostrar as vantagens de um processo automatizado.

También podría gustarte