Está en la página 1de 2

A metafsica na definio aristotlica per se o conhecimento do supra-sensvel que se traduz pelo conhecimento do que est por detrs do ente.

. Com esta significao, a essncia ntima das coisas est (aqui de forma diversa ao seu mestre Plato) nas coisas reais e, somente atravs da inteleco, possvel conhec-las. No estando, ento, separada das coisas reais, essa essncia reside no real sendo possvel deste modo conhec-las. Sendo assim, na concepo aristotlica a metafsica investiga o as causas primeiras de todas as coisas: o conhecimento do real em si, do ser enquanto ser, a fim de conhecer a essncia do universo. De todos os temas magnficos da metafsica aristotlica, o ato e potncia possuem uma natureza especial. atravs dela que a potencialidade de uma coisa, ao passar de um estado a outro, verificada. O conceito de ato e potncia pelo prprio Aristteles indefinido como bem verificou Sir David Ross(1969) no prefcio de uma edio da obra aristotlica. No obstante, possvel atravs de exemplos particulares, desse modo, apontar o conceito da natureza da potencialidade: uma rvore agora em ato, que outrora era semente, sempre foi em potencialidade rvore; entretanto, podendo ser transformada em algum objeto como a cadeira, contendo ento a rvore, que est em ato, a potncia de transformar-se em cadeira; a mulher bela que outrora era uma criana, mesmo quando criana era uma mulher bela em potencia. Portanto, o conceito metafsico de ato e potncia de modo geral diz respeito faculdade de uma coisa produzir outra essa coisa transmutando-se em outra, tornando se, ento, ato. No com um simplismo de raciocnio, uma indigncia de pensamento ou com uma omisso da questo em si que toda mudana deve ser concluda como se tratando de uma potncia que se torna ato, isso no tudo, porm, do que se pode dizer a respeito Recorrendo ao texto de Sir David Ross: Talvez parea um simples trusmo dizer que, antes de A se encontrar atualmente no estado B, devia lev-lo potencialmente em si; e certo que, se respondermos pergunta por que A se tornou B em ato? dizendo porque j era B em potncia, estaremos dando uma resposta que no explica nada. (ARISTTELES. 1969, p. 25.). Sobre esse aspecto Aristteles insiste que a mudana no calamitosa, o objeto que agora em ato B, anteriormente j possua condies que o levam a se tornar B, outrora sendo um objeto A. Desse modo, Aristteles para que com mais ateno percebamos que objeto A j possua condies que o levam a se tornar B, ele j era B em potncia, j possua aspectos de B em seu corpo de A. Em um exemplo elementar, o atleta que agora corre velozmente j possua quando criana caractersticas que lhe fazem correr to velozmente, que sejam pernas fortes e

resistentes ou mesmo um pulmo potente. Ou, em outro exemplo, mesmo um homem que aprendeu o ofcio da marcenaria pode quando lhe convier e dispuser de materiais construir uma cadeira, coisa que outro homem sem possuir o aprendizado do ofcio ou mesmo sem os materiais no pode faz-lo. estritamente necessria uma condio anterior para que a potncia chegue, em vias, de fato, ao ato. Destarte, a potncia de agir e tambm de sofrer a ao possui um carter nico significando, ento, capacidade, ou seja, uma disposio necessria para poder sofrer uma ao ou mesmo poder agir sobre outra coisa. Na acepo lxica, capaz pressupe caractersticas propiciadoras ou de aptido: um conceito necessrio potncia. H uma potncia na coisa que sofre a ao e outra potncia na coisa que o agente. Um exemplo usado por Aristteles para explicar essa idia de que o calor e a arte de construir residem, respectivamente, no que pode produzir calor e no arquiteto (ARISTTELES. 1969). Aristteles chama de impotncia a privao de uma potncia residente no indivduo, pois, no sentido lxico, impotncia o antnimo da potncia, do poder, ou seja, pressupe um no-poder de modo com as prprias palavras de Aristteles que toda potncia pertence ao mesmo sujeito e se refere ao mesmo processo que corresponde impotncia (ARISTTELES. 1969.) Dessa maneira, a impotncia se refere a uma incapacidade natural do que deveria possuir potncia ou mesmo um dficit considervel na potncia do sujeito que deveria t-la, completamente em absoluto e de maneira comum, geral, ou ento, de maneira peculiar. Para isso Aristteles define a privao como sendo a impotncia de uma unidade orgnica modificar outro - ser um agente modificador, pois, no pode modificar a si mesma. Assim, a privao a impotncia do sujeito ter a capacidade necessria a sofrer modificao, ou mesmo, a capacidade de modificar outro sujeito ou objeto. Significa, no primeiro, a capacidade sobre o ponto de vista negativo (passivo) e, na segunda, sob o ponto de vista positivo (ativo).

También podría gustarte