Está en la página 1de 18

2

O SISTEMA DE VIDEOMONITORIZAO COMO FERRAMENTA DE POLICIAMENTO PREVENTIVO

Alcides Dias Correa Neto

RESUMO Este trabalho apresenta um diagnstico sobre a eficincia e a eficcia da utilizao de sistemas de videomonitorizao em reas urbanas na preveno criminal, complementando o policiamento ostensivo.Identifica os fatores favorveis e contrrios a sua utilizao a partir da experincia da cidade de Mogi das Cruzes.Contribui na definio de critrios para a instalao de novas centrais pela Polcia Militar, tais como, melhor local para a instalao, perfil do policial operador do sistema, classificao do servio em operacional territorial ou administrativo. O trabalho consiste em pesquisas bibliogrficas, de documentao, entrevistas, consulta a sites da internet e dados tcnicos (registrados em experincias existentes), alm da aplicao de um questionrio aos comandantes de companhia onde o sistema est instalado.Avaliou-se o sistema, em implantao, prprio da Polcia Militar e a integrao com as Centrais de outros rgos. A partir dessa pesquisa identificaram-se medidas, apresentadas na forma de sugestes, de carter operacional e de alteraes de normas para o melhor aproveitamento dessa tecnologia na preveno criminal. Conclui-se que a utilizao de meios mecnicos de preveno pode auxiliar a Polcia Militar no desempenho de suas atribuies na rea da Segurana Pblica e preservao da Ordem Pblica e que se alinha perfeitamente doutrina e estratgia de emprego operacional que a instituio estabelece em seu plano pluri-anual. Palavras Chave: Videomonitorizao. Preveno Criminal. Integrao. Segurana Pblica. Ordem Pblica. AB S T R AC T This work presents one diagnosis on the efficiency and the effectiveness of the use of systems of video monitoring in urban areas in the criminal prevention, complementing the ostensive policing. It identifies to the favorable and contrary factors its use from the experience of the city of Mogi das Cruzes. Contributing in the definition of criteria for the installation of new central offices for the Military Policy, such as, better local for the installation, profile of the police operator of the system, classification of the service in operational territorial or administrative.

Alcides Dias Corra Neto, Capito da Polcia Militar, 44 anos de idade, casado pai de dois filhos, na Polcia Militar do Estado de So Paulo h 25 anos, doze deles trabalhando em Mogi das Cruzes. Participou da implantao do videomonitoramento naquela cidade e, no comando de Companhia, pde acompanhar a influncia dessa tecnologia na atividade policial militar

The work consists of bibliographical research, of documentation, interviews, consults the sites of the Internet and data technician (registered in existing experiences), beyond the application of a questionnaire to the company commanders where the system is installed. The system was evaluated, in implantation, proper of the Military Policy and the integration with the Central offices of other agencies. From this research they had been identified measured, presented as suggestions, of operational character and alterations of norms for optimum exploitation of this technology in the criminal prevention. One concludes that the use of half mechanics of prevention can assist the Military Policy in the performance of its attributions in the area of the Public Security and preservation of the Public Order and that it perfectly lines up the doctrine and the strategy of operational job the one that the institution establishes in its plurianual plan. Words Key: video monitoring. Criminal prevention. Integration. Public security. Public order

1 INTRODUO

A disseminao de Sistemas de Videomonitoramento, facilitada pela reduo dos custos operacionais, vem sendo uma tendncia nas polticas de segurana pblica. Apresentando-se como instrumento tanto para a preveno quanto para

operacionalizao de medidas de represso imediata, esses Sistemas tm sido amplamente utilizados em reas urbanas pelos rgos estatais responsveis pela Segurana e pelo Trnsito.

No Mundo todo, essa tecnologia tem sido aproveitada pelos rgos responsveis pela segurana pblica, visando, especialmente, conter a criminalidade e o terrorismo. Em matria publicada sob o ttulo Cidade na Mira das Lentes, a revista Veja So Paulo apresentou a estimativa de que, na cidade de So Paulo, uma pessoa tenha a sua imagem captada por cmeras, em mdia, 28 vezes no percurso entre a garagem de seu apartamento e a mesa de seu escritrio. Calcula-se que haja na capital paulista 500.000 equipamentos instalados, numa proporo de uma cmera para cada 22 habitantes. A mesma matria d conta de que em Londres, nos anos 90, aps uma srie de atentados terroristas, implantou-se um Sistema com aproximadamente 500.000 cmeras, apelidado de ring of Steel (Anel de Ao), que serviu de exemplo para outras cidades do prprio Reino Unido, onde hoje h algo em torno de quatro milhes e

duzentos mil equipamentos instalados, ou seja, um para cada 14 habitantes (VEJA SO PAULO, 19Nov2008, p.29-32).

A convenincia do aproveitamento desse recurso tecnolgico pela Polcia parece inquestionvel. H, no entanto, que se buscar mensurar a eficcia de sua utilizao na preveno criminal, bem como de que forma a Polcia Militar do Estado de So Paulo tem operacionalizado esse servio em expanso.

O estudo das normas que regulam essa atividade na PMESP, de trabalhos de pesquisa sobre o tema e da forma como tem sido operacionalizada essa atividade e quais as formas alternativas de operao, embasam as concluses apresentadas neste trabalho. Espera-se com isso contribuir na busca da melhoria da qualidade dos servios de polcia preventiva prestados ao povo de So Paulo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Material e Mtodos

A pesquisa foi realizada a partir do estudo de caso do Sistema de Videomonitorizao existente em Mogi das Cruzes, sua eficincia e eficcia na preveno de delitos. Pesquisaram-se, tambm, as normas que regulam as atividades na Polcia Militar, o funcionamento da recm instalada Central de Videomonitorizao do Comando de Policiamento da Capital, aplicando-se um questionrio aos Comandantes de Companhia, onde h cmeras instaladas, para aferio do nvel de interao da Central com o policiamento territorial.

2.2 Resultados

O estudo de caso da Central existente em Mogi das Cruzes deixou clara a eficcia e a importncia da utilizao dessa tecnologia para a preveno criminal. Ao mesmo tempo, indicou que pequenos ajustes nas normas que disciplinam a integrao com Centrais de Outros rgos poderiam melhorar essa integrao.

O questionrio a que responderam os comandantes de companhia e o acompanhamento do funcionamento da Central de Videomonitorizao do Comando de Policiamento da Capital, apontaram para a necessidade de alguns ajustes para que as expectativas do planejamento estratgico sejam plenamente alcanadas. Para tanto, constatou-se, mais uma vez, a necessidade de uma atualizao nas normas que disciplinam a atividade.

3 DISCUSSO

3.1 Normas em Vigor

Identificaram-se, na pesquisa, as normas que disciplinam atividades que se relacionam com a Videomonitorizao, as quais foram alvo de estudo e para algumas sugerem-se alteraes.

A Diretriz No PM3-008/02/06 que estabelece as normas para o Sistema Operacional de Policiamento PM, NORSOP, define e normatiza as atividades dos rgos de Execuo (territoriais) e, supletivamente, dos Especiais de Execuo da Polcia Militar do Estado de So Paulo, estabelecendo os conceitos bsicos para disciplinar o funcionamento e operao das Unidades territoriais e das especializadas, inserindo-as num Sistema Operacional nico.

Nas NORSOP est previsto que, sendo a segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, torna-se um sistema que tende a ser mais eficiente quando, alm de contar com maior interao de todos os rgos que o integram, passa a dispor tambm da efetiva colaborao da sociedade, que deve ser estimulada a participar do processo de formao de idias e propostas que busquem propiciar mecanismos voltados ao controle e/ou reduo dos indicadores de ilegalidade, diminuindo a violncia e a perda de vidas e bens, melhorando os nveis de preservao da ordem pblica e, conseqentemente, melhorando a qualidade de vida.

Esta interao caracterstica marcante da Polcia Comunitria, que uma filosofia e uma estratgia institucional. Baseia-se na relao de confiana entre a Polcia e a Comunidade que, juntas, devem identificar problemas e agir de forma preventiva.

Encontra-se em vigor a Diretriz N PM3-001/02/02, cuja finalidade estabelecer normas gerais de procedimentos para a participao da Polcia Militar na integrao de Centros de Comunicaes de Emergncia.

O seu objetivo disciplinar a atuao da Polcia Militar na integrao de Centros de Comunicaes de Emergncia, de forma a coordenar suas aes com as de outros setores do Poder Pblico, citando-se Defesa Civil, Guarda Municipal, servios de ambulncia, guincho, reparos em semforos etc., para atendimento mais clere e eficaz aos cidados. Deixando claro que a Polcia Militar favorvel integrao desses Centros, entendendo que pode melhorar a prestao de servios comunidade, desde que organizados sob parmetros consentneos aos seus princpios organizacionais e respeitadas as competncias legais de cada rgo participante.

A Portaria do Cmt G PM3-8/01/03 estabelece as normas que definem as matrizes organizacionais para as administraes das OPM de execuo, em seus diversos escales, e que orientam a distribuio das Organizaes Policiais Militares no territrio. Define as funes administrativas territoriais que so as atividades de suporte necessrio s OPM territoriais e podem ser bsicas ou peculiares.

As funes administrativas territoriais bsicas so aquelas comuns a todas as OPM territoriais de mesmo escalo e compem o organograma bsico da OPM. J as funes administrativas territoriais peculiares so aquelas existentes em algumas OPM territoriais, necessrias em razo de particularidades funcionais ou locais, definidas caso a caso no Quadro Particular de Organizao.

A mesma norma define, ainda, as funes territoriais como sendo aquelas pelas quais se exercem as atividades-fim da Instituio no mbito do policiamento territorial.

As atividades dos que operam as Centrais de Videomonitorizao ainda no se encontram previstas nas Matrizes Organizacionais, nem como administrativas nem como territoriais.

A DIRETRIZ N PM3-005/02/97, de 04 de dezembro de 1997, ao estabelecer as bases fundamentais e diretrizes do Comando Geral para o emprego operacional da Polcia Militar na execuo das misses de polcia ostensiva, preservao da ordem pblica e tpicas de bombeiros, estabelece como objetivos: permitir o emprego operacional da Corporao dentro das diretrizes do Comando; direcionar os esforos dos rgos de execuo para a preservao da dignidade humana e busca da participao comunitria; transferir as demandas sociais para os rgos que detm a responsabilidade para seu atendimento; e aumentar a qualidade do servio prestado pelo policial militar, em todos os nveis, buscando a satisfao do cidado.

Prescreve a norma, entre outras medidas, a integrao com outros rgos atravs de cada membro da organizao, que deve buscar o envolvimento dos rgos nas aes de polcia ostensiva, preservao da ordem, preveno de incndios e acidentes e de salvamento, procurando envolv-los e, atravs da comunidade, por suas lideranas, criar condies que viabilizem essa participao e atuao.

Aos grandes Comandos determina procurar, dentro da esfera de competncia de cada comando, integrar e envolver os rgos pblicos com responsabilidade sobre os problemas, colaborando com eles, no que for atribuio da Polcia Militar, para esse fim.

A Diretriz N PM3-010/02/06 disciplina a regionalizao, organizao e funcionamento geral dos Centros de Operaes da Policia militar (COPOM) no CPM e CPI (COPOM regionalizados), bem como regular a organizao e funcionamento geral do COPOM no mbito do CPC (COPOM-CPC). Assim conceitua o COPOM:
[...] rgo administrativo de atendimento ao pblico, por meio do telefone de emergncia 190, da Intranet, e-mail ou outro meio de comunicao, de despacho de ocorrncias, de controle de rede-rdio e de setor tcnico existente em OPM de maior escalo de uma determinada regio, planejado e organizado de acordo com as normas desta Diretriz, com base em critrios tcnicos e de demandas da localidade abrangida, com as funes e efetivo devidamente fixados em QPO.( 2006, p.3).

A funo essencial do COPOM encontra-se definida naquele documento de Estado Maior e consiste em recolher as informaes contidas nos chamados de emergncia e repass-las ao policiamento, de maneira rpida e precisa.

Em 03 de setembro de 2008, com a finalidade de estabelecer normas gerais de procedimentos para regular a instalao e a operacionalizao de Centrais de Videomonitorizao da Polcia Militar e para regular a integrao da Instituio com Centrais pertencentes a outros rgos editou-se a Diretriz No PM3 02/02/08.

A norma conceitua Videomonitorizao como Atividade de acompanhamento e seleo de imagens de interesse policial, geradas a partir de cmeras instaladas pela Polcia Militar em reas de Interesse de Segurana Pblica ou recebidas de uma Central de Videomonitorizao pertencente a outro rgo e distingue duas formas para implementao do Sistema: Central de Videomonitorizao da Polcia Militar (CVPM) e a integrao com Central de Videomonitorizao pertencente a outro rgo (Integrao/CVOO).

Ao disciplinar a integrao, a Diretriz estabelece que a Central de outro rgo (CVOO) no pode estar instalada em OPM e que a integrao, em princpio, somente poder ocorrer por meio da instalao de terminais de vdeo no COPOM (CPC ou Regional). Admite excepcionalmente a instalao de terminais em local diferente, desde que devidamente fundamentada e relevante para a preservao da ordem pblica.

3.2 A Preveno

Alguns autores identificam a preveno como mero efeito dissuasrio da pena. Para eles prevenir equivaleria a dissuadir o infrator potencial com a ameaa do castigo, a contramotivar-lhe. A preveno, em conseqncia, concebida como preveno criminal, fundamentada na eficcia preventiva da pena, e opera no processo motivacional do infrator, dissuadindo-o de sua inteno. H outros que ampliam o conceito de preveno, salientando que ele compreende o efeito dissuasrio mediato, indireto, que pode ser conseguido por meio de instrumentos no-penais, que alterem o ambiente favorvel ao crime, modificando o espao fsico, o desenho arquitetnico e

urbanstico, ou mesmo as atitudes das vtimas, ou a efetividade e rendimento do sistema legal, conseguindo, assim, colocar travas e obstculos de todo tipo ao infrator no processo de execuo do plano criminal. Realiza-se uma interveno seletiva no cenrio do crime que encarece, sem dvida, os custos deste para o infrator, com o conseguinte efeito inibitrio.

Antonio Garca-Pablos de Molina, em seu Tratado de Criminologia, distingue a Preveno em primria, secundria e terciria, baseado em diversos critrios: na maior ou menor relevncia etiolgica dos respectivos programas, nos destinatrios aos quais se dirigem, nos instrumentos e mecanismos que utilizam, nos seus mbitos e fins perseguidos (p.881,2007)

De acordo com essa classificao, os programas de preveno primria orientam-se raiz do conflito criminal para neutraliz-lo antes mesmo que o problema se manifeste. Conforme Garcia-Pablos:
Tratam, pois, de criar os pressupostos necessrios ou de resolver as situaes carenciais crimingenas, procurando uma socializao proveitosa de acordo com os objetivos sociais. Educao e socializao, casa, trabalho, bem-estar social e qualidade de vida so os mbitos essenciais para uma preveno primria, que opera sempre a longo e mdio prazos e se dirige a todos os cidados. As exigncias de preveno primria correspondem a estratgias de poltica cultural, econmica e social, cujo objetivo ltimo dotar os cidados de capacidade social para superar de forma produtiva eventuais conflitos A preveno primria , sem dvida nenhuma, a mais eficaz, a genuna preveno, posto que opera etiologicamente. Mas ela atua a mdio e longo prazo e reclama prestaes sociais, interveno comunitria e no mera dissuaso. Disso advm suas limitaes prticas. Porque a sociedade sempre procura e reclama por solues a curto prazo e costuma lamentavelmente identific-las com frmulas drsticas e repressivas. E os governantes tampouco demonstram pacincia ou altrusmo, ainda mais quando oprimidos pela peridica demanda eleitoral e o interessado bombardeio propagandstico dos forjadores da opinio pblica. Poucos esto dispostos a envidar esforos e solidariedade para que outros, no futuro, desfrutem de uma sociedade melhor ou usufruam daquelas iniciativas assistenciais (2007, p.882).

As Normas para o Sistema Operacional, NORSOP, tambm tratam do tema em seu subitem 6.1.3:
6.1.3. nfase Ao Preventiva Embora na ao de presena resida o fundamento mais visvel do efeito preventivo do sistema de policiamento da PMESP, no se pode ignorar que h outros componentes voltados a esse objetivo, cujos limites so restringidos apenas pelo sistema legal vigente e pela criatividade dos Comandantes. A utilizao de mtodos de preveno primria, cujo custo menor, mas que, por seus efeitos mais duradouros, apresentam maior produtividade, deve ser incentivada. A preveno primria pode ser definida como o

10

conjunto de aes destinadas a evitar ou reduzir a ocorrncia e a intensidade de infraes penais e perturbaes da ordem, por meio da identificao, avaliao, remoo ou reduo das condies propcias ou fatores precursores, visando minimizar o dano vida e integridade fsica da pessoa humana, propriedade e ao ambiente [...] (2006, p.3)

O Programa Educacional de Resistncia s Drogas e Violncia (PROERD) e o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) so exemplos de Preveno Primria realizados pela Polcia Militar do Estado de So Paulo.

Das mesmas NORSOP se extrai que:


[...] a preveno primria eficaz est diretamente ligada capacidade e esforo em reconhecer os ambientes ou situaes que podem vir a gerar um fato ilcito e o policial militar o que melhor est preparado para esse exerccio. Deve haver avaliao constante das caractersticas fsicas, sociais e comportamentais da comunidade para deteco desses fatores e planejamento das medidas de preveno primria tendentes evitao da ocorrncia de infraes penais.(2006, p.3)

O Coronel PM Carlos Alberto de Camargo, no Comando Geral da Polcia Militar, em 1998, ao estipular os parmetros da nova postura operacional em decorrncia da estratgia de Polcia Comunitria, explicitava em artigo publicado na revista a Fora Policial:
A preveno das infraes contra a ordem pblica tem quatro modelos clssicos: o modelo punitivo e mdico-teraputico, fundamentado na pena e reeducao do infrator; o modelo social, baseado em polticas pblicas que atendam s necessidades sociais bsicas; o modelo mecnico, com suas formas de modificao do meio ambiente tornando-o menos propcio ao ato infracional, e o modelo comunitrio, cujo fundamento est na interao entre as pessoas e destas com a polcia. (CAMARGO, 1998, p.8)

Prossegue Camargo descrevendo de que forma se faria a requalificao profissional, estabelecendo que a atuao deveria obedecer ao seguinte: [...] substituio de antigas tcnicas por novas, mais condizentes com os avanos cientficos aplicveis a atividade policial (1998,p.9).

3.3 A Preveno pela Videomonitorizao

Justamente os avanos cientficos, a que sabiamente se referiu o Coronel PM Carlos Alberto de Camargo, que possibilitam a utilizao da tecnologia de

11

videomonitoramento na Preveno, buscando-se no somente a chamada preveno mecnica, mas tambm, a partir dela, atravs de uma maior interao com outros rgos e com a sociedade, a preveno comunitria

Cabe

ressaltar

que

como

instrumento

de

preveno

mecnica

videomonitorizao somente se aplica a determinadas modalidades de crime, sendo ineficaz em relao a outros. Destaca-se a sua importncia na preveno a furto e roubos de veculos, furtos de pertences do interior de veculos, furtos e roubos a transeuntes.

Em relao Preveno Primria, a videomonitorizao apresenta-se como uma moderna ferramenta para observao diuturna do ambiente ou de situaes que possam vir a gerar algum fato criminoso.

A anlise das estatsticas de ocorrncias registradas na rea alcanada pela videovigilncia em Mogi das Cruzes no deixa qualquer dvida quanto importncia da utilizao desse recurso tecnolgico na preveno dos crimes anteriormente elencados.

3.4 A Ao de Presena

A manifestao que d comunidade a sensao de segurana, pela certeza de cobertura policial militar recebe a denominao de Ao de Presena. Pode decorrer da presena fsica do policial militar, agindo por dissuaso nos locais onde haja a probabilidade de ocorrncia de delito, ou ainda, da capacidade de o policiamento ostensivo, num espao de tempo mnimo, chamado de tempo de resposta, acorrer a local onde uma ocorrncia policial militar seja iminente ou j se tenha verificado.

Em Mogi das Cruzes, a quantidade de intervenes da Polcia Militar, a partir de acionamentos da Central de videomonitoramento, que resultaram em prises, tambm confirma a eficincia do Sistema como ferramenta de apoio ao policiamento ostensivo, maximizando a capacidade de atuao das diferentes modalidades de policiamento na interveno imediata a atos ilcitos, otimizando o chamado tempo de resposta e, portanto, a ao de presena potencial.

12

O posicionamento elevado das cmeras privilegia a viso do operador do sistema, que ainda conta com recursos tcnicos de movimentao da cmera e de aproximao da imagem, possibilitando uma identificao qualificada da situao, do local ou da pessoa sob vigilncia, agregando qualidade na informao dirigida quele policial incumbido da atuao na ocorrncia.

3.5 Sistemas

Entende-se sistema como um conjunto de partes relacionadas entre si para atingir um ou mais objetivos. As partes do sistema so os elementos ou rgos componentes. Elas esto relacionadas entre si atravs de uma rede de comunicaes que proporciona a sua integrao no todo.

Portanto a comunicao o fator de integrao entre elementos que os une em um Sistema, no sendo suficiente a mera existncia de objetivo comum. primordial a interao por meio de uma rede de comunicao para que essas partes se relacionem entre si.

Como se v a videomonitorizao, considerada em si mesmo, caracteriza-se como um sistema, tendo como elementos as cmeras, os monitores e todos os demais equipamentos, integrados pela rede de transmisso que possibilita a comunicao entre esses elementos. Considerada, entretanto, a sua participao no sistema de policiamento, para que se possa entend-la como elemento deste, necessrio que exista a comunicao efetiva com os demais componentes. Ou seja, para que ocorra a integrao da videomonitorizao com o sistema de policiamento h necessidade que exista a interligao entre a Central e a Rede de Rdio.

13

3.6 Integrao e Interao

Quando observados os reflexos da videomonitorizao nas atividades do policiamento ostensivo, constatam-se situaes distintas entre a CVPM da Capital e a Central da CIEMP de Mogi das Cruzes.

Essa diferena decorre das formas pelas quais, em cada uma delas, se d a integrao com o Sistema de Policiamento.

Em Mogi das Cruzes, onde o Sistema encontra-se instalado e funcionando junto a uma Central de Emergncias, que conta com um policial militar responsvel pela integrao com o COPOM, ocorre uma permanente interao, sendo freqente o emprego das cmeras em complementao s atividades de policiamento.

A interao se d, ora pela comunicao iniciada pelo policial militar de servio na central de emergncias, ao vislumbrar alguma situao em que a atuao do policiamento se faa necessria, ora mediante o acionamento pelo COPOM para que a Central monitore certo local, observando-se determinada circunstncia, objeto, veculo ou pessoa. Ocorre, ainda, e de maneira muito especial, a partir da rdio escuta, em comunicao iniciada pelo policial da Central, que direciona a captao de imagens de acordo com informaes acerca de ocorrncias, ainda que fora do alcance das cmeras, mas que, pela experincia e pelo conhecimento da rea, indicam a possibilidade de que os locais monitorados possam de alguma forma inclurem-se na dinmica daquela situao.

No caso da Central do Comando de Policiamento da Capital essa interao com a rede de rdio e, por conseguinte, com o sistema de policiamento, bem menos freqente. Apenas o Supervisor detm um rdio porttil para comunicar-se com o COPOM.

Os operadores contam com um terminal com SIOPM Corp instalado, atravs do qual realizam o cadastramento de ocorrncias, sendo esse o meio de interao com o sistema de policiamento ostensivo. Eventualmente utilizam-se da comunicao atravs do supervisor.

14

Praticamente inexiste o acionamento da Central por parte do policiamento. Situao ainda mais acentuada no caso da posio de integrao com a Central da Guarda Civil Metropolitana, que dispe de uma linha telefnica privativa para integrao, mas que muito pouco utilizada.

3.7 Funo Operacional e Funo Administrativa

Como visto, as matrizes organizacionais, estabelecidas pela Portaria do Comandante Geral PM3-08/01/03, de 16 de janeiro de 2003, descrevem as funes administrativas territoriais como sendo as que compreendem atividades de suporte necessrio s OPM territoriais, podendo ser bsicas ou peculiares.

As funes administrativas territoriais peculiares so aquelas existentes em algumas OPM territoriais, necessrias em razo de particularidades funcionais ou locais, definidas caso a caso no Quadro Particular de Organizao (QPO), enquanto que as funes administrativas territoriais bsicas so aquelas comuns a todas as OPM territoriais de mesmo escalo e compem o organograma bsico da OPM.

A mesma norma define, ainda, as funes territoriais como sendo aquelas pelas quais se exercem as atividades-fim da Instituio no mbito do policiamento territorial.

Os processos de policiamento caracterizam-se pela utilizao, ou no de meios de locomoo (policiamento a p, montado, ciclstico, etc). Enquanto que as modalidades so os modos particulares de execuo do policiamento (patrulhamento, permanncia, diligencia ou escolta).

Assim como ocorre em outras Centrais de Emergncias, os policiais militares que trabalham na CIEMP, em Mogi das Cruzes, so considerados como policiais de patrulha, exercendo funo territorial de policiamento a p na modalidade de permanncia, que se caracteriza como atividade predominantemente esttica, executada por policial militar, isolado ou no, em local de risco ou posto fixo, contando com possibilidade de comunicao.

15

Diferentemente, os policiais militares empregados na CVPM, equiparam-se aos empregados no COPOM, exercendo funes administrativas peculiares. Embora as funes dos policiais militares empregados na CVPM ainda no estejam previstas nas matrizes organizacionais e nem mesmo na Diretriz que regula a organizao do COPOM.

Muito embora o policial militar na funo de observador realize o cadastramento de ocorrncias para despacho de viaturas ou mensagens de alerta, sua funo difere-se da executada pelo atendente 190, no s pelo equipamento utilizado para o recebimento da informao, mas pela prpria natureza da atividade, que decorre de ao pr-ativa do operador, enquanto que o atendente depende sempre de um acionamento.

Alm disso, a observao em tempo real possibilita o acompanhamento de toda dinmica da ocorrncia, permitindo um auxlio qualificado ao profissional encarregado do atendimento, possibilitando a comprovao da verdade dos acontecimentos, servindo a gravao como prova.

Sob esse ponto de vista, em que pese prestar-se a apoiar as atividades de atendimento e despacho de ocorrncias, a videomonitorizao tem como principal produto a observao com carter de fiscalizao de polcia, caracterizando-se portanto como policiamento. H que se destacar as concluses do Tenente Coronel PM Orlando Taveiros Costa Jnior em seu trabalho de pesquisa no Curso Superior de Polcia, h pouco concludo:
[...]A cmera de vdeo ir permitir substituir o policiamento a p em determinado setor ou algum trecho de rua. Pode at se entender como sendo uma nova modalidade de policiamento. Sabemos que a cmera no far nada sem ter o policial no seu suporte, com seu tirocnio, sua inteligncia e seu treinamento acompanhando e visualizando o terreno.(COSTA JUNIOR, 2009,p. 95)

3.8 A Matriz Operacional

As Normas para o Sistema Operacional PM, NORSOP, estabelecem que a Matriz Operacional o conjunto de Programas de Policiamento empregados pela

16

Polcia Militar visando eficcia das aes de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica.

Os Programas de Policiamento, so, de acordo com ela:


[...] subdivises dos tipos de policiamento ostensivo voltados para determinados objetivos, constitudos por conjuntos de diretrizes e projetos de implantao duradoura, ajustveis ao longo do tempo, que traduzem a estratgia operacional da Instituio. A organizao do policiamento em Programas define melhor os padres de execuo e facilita o planejamento oramentrio para sua manuteno. O xito dos Programas depende da combinao das diretrizes, da logstica e do empenho dos Comandantes (em todos os escales) em cumpri-los.(2006, p. 10)

A mesma norma apresenta o conceito de Policiamento Comunitrio, assim descrito;


6.3.4. Policiamento Comunitrio Conjunto de todas as aes e medidas tticas ou operacionais voltadas consecuo dos objetivos estratgicos delineados pela Instituio Policial-Militar, no sentido de preservar a ordem pblica, obter o nvel de segurana pblica desejado e aceitvel, bem como proporcionar a melhoria da qualidade de vida, levadas a efeito em conjunto com as comunidades em que se desenvolve, por meio do respaldo, cooperao, parceria, participao e informaes nelas angariados.(2006, p.10)

Afigura-se perfeitamente plausvel de incluso a videomonitorizao ao rol das modalidades de policiamento, no para enquadrar-se em uma das existentes, mas para assumir-se em modalidade especfica, somando-se s anteriormente existentes. Podendo conceituar-se como atividade de observao, reconhecimento e fiscalizao distncia, realizada por meio eletrnico, destinada preveno criminal e preservao da ordem pblica pela potencializao da ao de presena.

A utilizao de tecnologia pela Polcia Militar do Estado de So Paulo no desempenho de suas atividades uma realidade consolidada. Exemplos dessa tecnologia so o atendimento aos chamados de emergncia realizado pelo COPOM, que hoje referencial at para a iniciativa privada; o Plano de Policiamento Inteligente desenvolvido a partir dos chamados sistemas inteligentes que tem propiciado aos comandantes de companhia um melhor planejamento do policiamento e, com isso, atingido as metas de reduo de incidncia criminal

A videomonitorizao de reas urbanas, h muito utilizada pela Polcia Militar, possibilitou o desenvolvimento de conhecimento nessa rea. Esse conhecimento,

17

devidamente trabalhado, permitir que a Polcia Militar desenvolva uma tecnologia prpria de videomonitorizao policial de reas urbanas.

4 CONCLUSO

A utilizao de videomonitorizao de reas urbanas para a preveno de crimes apresenta-se como medida apropriada ao exerccio do policiamento orientado, agregando qualidade ao trabalho policial militar.

Adequado aos princpios dos pilares sobre os quais se alicera a Gesto da Polcia Militar que so a Polcia Comunitria, os Direitos Humanos e a Gesto pela Qualidade. O videomonitoramento pode ser utilizado como ferramenta auxiliar na execuo do policiamento ostensivo, ampliando o alcance da vigilncia realizada pelo policiamento ostensivo, potencializando a ao de presena, como auxiliar no planejamento do policiamento agregando informaes ao Plano de Policiamento Inteligente, desenvolvido pelos comandantes territoriais, pode ainda somar-se, nos casos de integrao com Centrais operadas por guardas municipais, servir de instrumento para a coordenao da integrao da Polcia Militar com as Guardas Municipais.

Sugere-se, entretanto, atualizaes nas normas que disciplinam a atividade, de forma que a videomonitorizao, pela possibilidade de prevenir as aes delituosas e de potencializar a ao de presena do policiamento preventivo, assuma a condio de atividade-fim, como modalidade de policiamento, assim conceituada: atividade de observao, reconhecimento e fiscalizao distncia, realizada por meio eletrnico, destinada a preveno criminal e a preservao da ordem pblica pela potencializao da ao de presena.

Das alteraes nas normas devem advir mudanas na operacionalizao do sistema, aproximando-o do Comandante de Companhia, responsvel pelo planejamento e execuo do policiamento, melhorando a integrao com o sistema de policiamento.

18

R E F E R NC IAS B IB L IOG R F IC AS BRASIL. Constituio Federal (1988). Legislao em Arquivo Pessoal em Meio Eletrnico, So Paulo, 2009. BRASIL. Decreto n. 88.777; REGULAMENTO PARA AS POLICIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES R-200.1983. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/D88777.htm>. Acesso em: 12 jan 2009. CAMARGO, Carlos Alberto. POLCIA DA DIGNIDADE HUMANA E PREVENO COMUNITRIA. Revista A Fora Policial; So Paulo; Ed. Polcia Militar do Estado de So Paulo; n. 17, Jan/Fev/Mar 1998. CASTRO, Eugnio Pacelli. Projeto para Implementao de Equipamentos Eletrnicos em Apoio ao Policiamento Ostensivo Preventivo na rea Central de Campinas. Monografia do Curso de Aperfeioamento de Oficiais - de Aperfeioamento e Estudos Superiores, Polcia Militar de So Paulo, 1998. ESTO DE OLHO EM VOC. Revista Veja So Paulo:So Paulo; Editora Abril, 19 de Nov 2008 FILHO, Raimundo Silva. A Tecnologia a Servio do Policiamento: Propostas para Aprimorar o Monitoramento atravs de Cmeras. Monografia do Curso Superior de Polcia Centro de Aperfeioamento e Estudos Superiores, Polcia Militar do Estado de So Paulo, 2004. GARCIA-PABLOS, Antonio, Tratado de Criminologia, So Paulo. Ed. Revista dos Tribunais. 2007. JUNIOR, Orlando Taveiros Costa. Proposta de Operacionalizao dos Sistemas de Videomonitorizao Urbana como Instrumento da PMESP para o Controle e Preveno da Criminalidade. Monografia do Curso Superior de Polcia Centro de Aperfeioamento e Estudos Superiores, Polcia Militar do Estado de So Paulo, 2009. MELO, Enilson de Andrade. Roteiro de Implantao de Videomonitoramento em Estncias Tursticas. Monografia do Curso de Aperfeioamento de Oficiais Centro de Aperfeioamento e Estudos Superiores, Polcia Militar de So Paulo, 2004. SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Diretriz n. PM3 -01/02/02 Participao da PM na integrao de Centros de Comunicaes de Emergncia . So Paulo, 2002. SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Diretriz n. PM3 -02/02/08 Sistemas de Videomonitorizao na Polcia Militar do Estado de So Paulo . So Paulo, 2008. SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Diretriz n. PM3 -05/02/97 Bases Fundamentais e Diretrizes para o Emprego Operacional da PM. So Paulo, 1997.

19

SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Diretriz n. PM3 -08/02/06 Normas para o Sistema Operacional de Policiamento PM - NORSOP . So Paulo, 2006. SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Diretriz n. PM3 -10/02/06 COPOM Regionalizao, Organizao e Funcionamento Geral . So Paulo, 2006. SO PAULO ( Estado). Polcia Militar. Portaria do Cmt G PM3-8/01/03 Matrizes Organizacionais . So Paulo, 2003.

También podría gustarte