Está en la página 1de 5

HARMONIA TRADICIONAL

No estudo de harmonia baseado nos princpios da Harmonia Tradicional, alm dos acordes e de suas estruturas, estuda-se tambm a maneira de encade-los numa escrita a quatro vozes (ou partes). Ou seja, sua a disposio e a conduo das suas notas na passagem de um acorde para outro. Por facilitar a compreenso, uma vez que o canto coral mais acessvel e compreensvel a todos e por possuir uma extenso total de notas mais restrita que qualquer formao instrumental, usa-se o quarteto vocal clssico no encadeamento dos acordes: Soprano (S), Contralto (C), Tenor (T) e Baixo (B).

Extenso total levando em conta a realidade da maioria dos corais amadores do Brasil.

importante lembrar que, embora o estudo enfoque a escrita vocal, a tcnica pode ser transferida para qualquer formao instrumental sempre levando em conta o especfico de cada instrumento. A escrita a quatro vozes tem tambm como foco a preocupao com a construo de linhas meldicas na conduo das vozes o que ajuda a desenvolver a criatividade alm de dar os primeiros subsdios para o estudante que quiser fazer arranjos. Antes de iniciar so necessrias algumas informaes (regras) sobre a conduo vocal numa escrita a quatro partes. Embora essas regras, num primeiro momento, possam parecer sufocantes, inibindo a criatividade (um dos objetivos centrais desse estudo), a inteno alcanar um resultado musical agradvel, evitando imperfeies j detectadas ao longo da histria da msica. importante lembrar que tais regras surgiram depois da prtica, resultado de observaes, e no como imposio terica. Lembrete Toda regra s boa se puder ser desobedecida. DOBRAMENTOS Ao distribuir uma trade para quatro vozes necessrio duplicar uma das notas. Podem ser duplicadas a fundamental (de preferncia) ou a quinta do acorde. Evita-se, inicialmente, duplicar a tera. A quinta do acorde pode ser omitida em alguns casos.

TIPOS DE ESPAAMENTO Conforme a distncia entre as notas do acorde escritas no pentagrama seu espaamento ser definido como: Fechado ou Aberto Fechado: no h espao para nenhuma nota do acorde ser colocada entre o Soprano e Contralto ou entre o Contralto e Tenor. A Harmonia Tradicional s leva em conta as trs vozes superiores para esta anlise. Os livros de arranjo, no entanto, definem como acorde em posio fechada aquele em que todas as notas, inclusive a do Baixo se encontram dentro do limite de uma oitava.

Aberto: existe espao entre as trs vozes superiores para incluir notas pertencentes ao acorde em questo. Os livros de arranjo definem o espaamento aberto como aquele em que o limite de oitava entre a voz mais aguda e a voz mais grave ultrapassado.

DISTNCIA ENTRE AS VOZES Entre Soprano e Contralto e entre o Contralto e o Tenor a distncia intervalar no deve exceder a uma oitava. Entre o Tenor e o Baixo possvel um intervalo maior que uma oitava.

MOVIMENTO DAS VOZES Movimento Direto: duas ou mais vozes seguem a mesma direo sem conservar o intervalo original existente entre elas

Movimento Paralelo: duas ou mais vozes seguem a mesma direo conservando entre si o mesmo intervalo.

Movimento Contrrio: duas vozes seguem direo oposta uma outra.

Movimento Oblquo: uma voz permanece parada (sustentando a mesma nota) enquanto a outra se movimenta em qualquer direo.

Cada movimento meldico apresentado produz um resultado sonoro nico e peculiar dentro de um contexto harmnico. A escrita tradicional, por uma questo esttica, d maior nfase aos movimentos contrrio e oblquo. CONDUO DAS VOZES Os exerccios de Harmonia Tradicional podem apresentar os seguintes formatos: Baixo com ou sem indicao de graus. Melodia com indicao de graus. Melodia sem indicao de graus. Ao realizar um exerccio de conduo vocal trabalhar sempre, preferencialmente, com as vozes extremas. Ou seja, se o exerccio indicar a linha do Baixo, escreva primeiro a linha do Soprano e vice-versa. Para escrever a linha meldica (linha do Soprano) observar dois aspectos: Caminhar por grau conjunto ou fazer o menor intervalo possvel. Nada contra a utilizao de saltos, porm, a construo da linha meldica por grau conjunto facilita, num primeiro momento, o controle de todos os elementos que envolvem a conduo vocal. Movimento contrrio. O Baixo e a linha meldica devem, de preferncia, caminhar por movimento contrrio. Isso no uma regra, mas sim uma sugesto (funciona bem). Em alguns casos, como veremos nos exerccios, no ser possvel. Concluda esta etapa, as demais vozes. importante ressaltar que a cifragem normalmente indica o acorde (as notas que o constituem) e a nota que deve ser executada pelo Baixo. Ela no indica como as notas do acorde devero ser distribudas entre as vozes. As vozes devem movimentar-se, de preferncia, por grau conjunto ou fazendo o caminho mais curto para a nota do acorde seguinte. A exceo fica por conta da linha do Baixo que deve seguir aquilo que a cifragem solicitar. Baixo e melodia

Insero das vozes restantes.

Quando dois acordes consecutivos tiverem nota em comum (nota que pertena aos dois acordes) esta dever ser mantida na mesma voz. Se possvel aplicar esta regra somente nas vozes intermedirias (Contralto e Tenor) principalmente se o Soprano conduzir a linha meldica da msica. O Baixo, como foi colocado anteriormente dever seguir o que a cifragem indicar.

Quando dois acordes consecutivos no possurem notas em comum, as trs vozes superiores (S, C e T) devero movimentar-se, na medida do possvel, em movimento contrrio ao movimento do Baixo.

A situao acima sempre se apresentar quando a conduo vocal acontecer entre graus conjuntos. Utilizando somente os graus principais (I, IV e V) isto acontecer quando o encadeamento acontecer entre o IV e V ou entre o V e IV graus. A falta de notas comum entre graus conjuntos dificulta um pouco seu encadeamento. Evitar o movimento das vozes em Unssono (1J), 5J e 8J consecutivas. Estes intervalos, por serem consonncias perfeitas, parecem se fundir em um s som, prejudicando a independncia das vozes, condio fundamental da tetrafonia.

No exemplo acima, apresentam-se os seguintes problemas entre o IV e V graus: 8J paralelas entre o Baixo e o Contralto. 5J paralelas entre o Baixo e o Tenor

Observao: Estes intervalos aparecem com muita freqncia em arranjos vocais ou instrumentais produzindo efeitos sonoros caractersticos. Assim, importante saber identifica-los nos encadeamentos e ter conscincia do resultado musical do seu uso.

Evitar o movimento de todas as quatro vozes na mesma direo. Essa regra prpria da Harmonia Tradicional e no deve ser levada ao p da letra. Evitar o movimento meldico das vozes em intervalos aumentados e diminutos, saltos de 7 e 9. O surgimento da Bossa Nova e a evoluo harmnica e meldica da msica popular tornaram comum ao nosso ouvido o uso das dissonncias e dos intervalos considerados perigosos. Portanto, no h porque ter medo de us-los. A sensvel, (VII Grau), quando estiver nas vozes extremas (Soprano ou Baixo) deve movimentar-se, por grau conjunto, em direo da Tnica. BAIXO CIFRADO Baixo Cifrado ou Baixo Figurado um tipo de notao musical (cifragem) utilizado para indicar os acordes que so formados a partir da nota do Baixo. O Baixo Cifrado est associado de perto com o Baixo Contnuo, um acompanhamento utilizado em quase todos os gneros de msica do perodo Barroco com a finalidade de proporcionar a estrutura harmnica para as msicas. A notao do Baixo Cifrado consiste da linha do baixo escrita no pentagrama (Clave de F) acrescida de nmeros e acidentes indicando os intervalos, a partir da nota do Baixo, necessrios para formar os acordes desejados.

No exemplo acima, acresentando um intervalo de quarta (F) e um intervalo de sexta (L) a nota D teremos o acorde de F/C (F maior com D no baixo|).

Bibliografia HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomnio de exerccios e um mnimo de regras. So Paulo : Vitale, c1949. 127 p, il. KOELLREUTTER, H. J. (Hans-Joachim). Harmonia funcional: introduo teoria das funes harmnicas.3. ed. So Paulo : Ricordi Bra sileira, [1986]. 73p, il. +, 1 baco (Modelo).

También podría gustarte