Está en la página 1de 8

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

AVISO PRVIO
Conceito e Natureza Jurdica Trata-se de notificao que uma das partes contratantes deve outra, quando desejar, unilateralmente, rescindir o contrato de trabalho, com vistas a evitar a surpresa da ruptura contratual imprevista e permitir que a parte notificada tenha tempo para reorganizar seus interesses ou atividades. Nesse sentido, serve para o empregador providenciar a substituio do empregado demissionrio por outro, e, ao empregado encontrar outro emprego para continuar a prover sua subsistncia, por isso a jornada diria ou o perodo do aviso reduzidos. O art. 487 da CLT disciplina o cabimento do aviso prvio para ambas as partes, ou seja, quem rescindir o contrato dever dar aviso prvio outra parte pelo prazo mnimo de 30 dias. Aplica-se a regra prevista no caput do art. 132 do Cdigo Civil de 2002 contagem do prazo do aviso prvio, excluindo-se o dia do comeo e incluindo o do vencimento (Smula 380 do TST). Poder a lei complementar prever aviso prvio proporcional ao tempo de servio, e, enquanto isso no acontece, empregados e empregadores, enquanto categorias, podem livremente negociar aviso prvio para o empregado por perodo maior do que o mnimo de 30 dias, atravs de Acordos ou Convenes Coletivas de Trabalho. No correto, portanto, dizer que o aviso prvio seja de 30 dias, apesar da prtica assim nos impor. A Constituio Federal, em seu art. 7, XXI, descreve que o prazo do aviso prvio de, no mnimo. 30 dias. Predominam entendimentos no sentido de que houve a revogao tcita do inciso I do Art. 487 da CLT, que prev o aviso prvio de oito dias para quem recebe salrio por semana ou tempo inferior. Tambm no cabvel aviso prvio para o empregado que comete falta grave (demisso por justa causa) e nem quando os contratos por prazo determinado se cumprem inteiramente, porque este trmino j era previsto na contratao. OBS.: Notar que nos contratos por tempo determinado, a ruptura antecipada por uma das
partes no exige aviso prvio (notificao), mas indenizao de prejuzos equivalentes metade do tempo que faltar para o trmino do contrato (CLT, arts. 479/480).

Aviso prvio , portanto, uma notificao do empregado, ou do empregador, dando conta do seu propsito de rescindir o contrato de trabalho, ou, na palavra de Victor Mozart Russomano: O aviso prvio como j definimos em nossa monografia sobre o instituto jurdico - a modificao antecipada da inteno de uma das partes de rescindir o contrato de trabalho, aps certo espao de tempo. Amauri Mascaro Nascimento define que: Aviso prvio a denncia do contrato de trabalho por prazo indeterminado, objetivando o seu termo final.
Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

O aviso prvio tem natureza de notificao de uma das partes contratantes outra, como define Amador Paes de Almeida, em comentrios CLT: O aviso prvio , inquestionavelmente, uma notificao que uma das partes do contrato de trabalho faz a outra, dando-lhe cincia da resciso do pacto laboral. , portanto, uma comunicao em que se d cincia a outrem do fim de um contrato de trabalho, por prazo indeterminado. No sistema legislativo brasileiro, o aviso prvio uma obrigao legal, de ordem pblica, imperativa e impostergvel, por isso que a prpria Constituio Federal estabelece sua obrigatoriedade (art. 7, XXI). Para Srgio Pinto Martins: O aviso prvio um direito potestativo, a que a outra parte no pode se opor. Da advm que o aviso prvio unilateral. uma declarao unilateral de vontade, independente da aceitao da parte contrria. Com o aviso prvio, portanto, criada uma nova situao jurdica em relao ao contrato de trabalho, ou seja, h a resciso do pacto laboral. Cmputo do Prazo do Aviso no Contrato de Trabalho Conforme artigo 487, 1, da CLT, o perodo do aviso prvio computado no tempo de servio do contrato de trabalho, para todos os efeitos legais, mesmo que indenizado (em pecnia). Em tais condies, o contrato de trabalho no se extingue imediatamente com a dao do aviso prvio (entrega da notificao), mais trinta dias aps, pelo menos. Disso resultam varias implicaes: o cmputo do perodo para a contagem das frias, o 13 salrio, reajuste salarial concedido categoria profissional no curso do aviso prvio. O tempo integrado acarretar, necessariamente, um acrscimo nas verbas rescisrias (especialmente nas frias e 13 salrio proporcionais), mas no ser possvel adquirir garantia no emprego (ex.: candidatura sindical, smula 369-TST). No caso de concesso de auxlio-doena no curso do aviso prvio, todavia, s se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o beneficio previdencirio (Smula 371 do TST). Aviso prvio Indenizado O aviso prvio indenizado ocorre quando o empregador, ao despedir sem justa causa o empregado, no deseja mant-lo nos servios durante o perodo de aviso, preferindo dispens-lo imediatamente, e, para isso, pagando-lhe o valor de remunerao normal correspondente a tal perodo. Tal expediente usado com habitualidade nas rescises de iniciativa do empregador. Surge a dvida quando indenizado o tempo correspondente aos trinta dias do aviso prvio, se tal perodo integrar o tempo de servio para todos os efeitos? A resposta afirmativa, como exemplifica o Acrdo do TRT da 2 Regio (SP) abaixo:
O aviso prvio indenizado considerado tempo de servio para todos os efeitos legais, inclusive no referente aplicao de multa prevista em contrato coletivo (TRT da 2 R. 1 T. Proc. n 02870053465 Ac. n 12.344/88 DJU 1-7-1988). Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

Aviso Prvio no Contrato de Experincia Embora o contrato de experincia seja uma espcie de contrato por prazo determinado (ou a termo), considerado que no se confunde com estes, ou seja, se diferencia em razo do seu objetivo que, como o prprio nome expressa, tem por finalidade a aprovao do empregado e a adaptao deste comunidade empresarial, com vistas sua contratao por prazo indeterminado. um contrato de prova. Para tal espcie de contrato, na hiptese em que contiver clusula assecuratria de direito recproco de resciso antecipada, se o contrato vier a ser rescindido pelo empregador antes do temo final, ter este que conceder aviso prvio de forma excepcional, como facilmente se verifica na Sm. 163 do TST:
Aviso prvio. Contrato de experincia (mantida) - REs. 121/2003, DJ de 19, 20 e 2111-2003. - Cabe aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia, na forma do art. 481 da CLT. (ex- Prejulgado n 42).

Aviso prvio concedido pelo Empregador Quando o empregador desejar dispensar o empregado sem justa causa, poder dar dois tipos de aviso prvio:

a) Trabalhando - O art. 488 da CLT estabelece que o empregado tem o direito de


trabalhar duas horas a menos por dia, ou, segundo o pargrafo nico desse mesmo artigo, poder optar, caso queira continuar com sua carga horria intacta, por sair uma semana antes da data do trmino do aviso. Essa opo do trabalhador, no podendo o empregador estipular essa opo. O empregado rural, diante do que dispe a Lei n 5.889/1973, tambm tem o beneficio da reduo da jornada, sendo que trabalhar um dia a menos por semana, no havendo a opo trazida ao empregado urbano na CLT. importante lembrar que no Direito do Trabalho vigora o princpio da irrenunciabilidade de direitos do empregado. A dificuldade surge quando, no curso do aviso prvio o empregado obtenha novo emprego, e, se no pudesse renunciar ao aviso seria frontalmente prejudicado. Atento a isso, o TST editou a Smula n 276, que estabelece essa possibilidade desde que comprove a obteno de novo emprego: Sumula 276 TST- O direito ao aviso prvio irrenuncivel pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego. Outrossim, se o empregado optar por trabalhar duas horas a menos diariamente e, por qualquer razo, continue trabalhando em horrio normal, seriam devidas as horas extras ou ocorreria a nulidade do aviso prvio? O TST aponta para nulidade do aviso prvio, atravs do enunciado da Smula n 230, que dispe ser ilegal substituir o perodo que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prvio, pelo pagamento das horas correspondentes, impondo, por isso, a gerao de um novo aviso prvio a ser indenizado pelo empregador, em tese.

Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

O empregador que, durante o prazo do aviso prvio dado ao empregado, praticar ato que justifique a resciso imediata de contrato, sujeita-se ao pagamento de toda a remunerao correspondente, sem prejuzo da indenizao que for devida (CLT, art. 490). Contudo, a ocorrncia de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prvio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito s verbas rescisrias de natureza indenizatria (Smula 73 do TST) e ainda o faz perder o direito ao restante do respectivo prazo (CLT, art. 491). b) Indenizado Pode o empregador, ao dispensar o empregado sem justa causa, pretender o desligamento imediato do empregado, mediante a indenizao do perodo de aviso prvio de no mnimo 30 dias, juntamente com as demais verbas rescisrias Quando o empregado pedir demisso, o procedimento idntico, isto , ou trabalha os trinta dias de aviso prvio (neste caso sem reduo de horrio), ou indeniza ao empregador, mediante desconto nas verbas rescisrias do empregado. Aviso prvio na Resciso indireta devido o aviso prvio indenizado tambm na resciso indireta (CLT, art. 487, 4).

Aquisio de Vantagens da Categoria no curso do aviso prvio O reajustamento salarial coletivo determinado no perodo de aviso prvio beneficia o trabalhador, mesmo que j tenha recebido antecipadamente a correspondente indenizao (hiptese em que so devidas as diferenas). Dado aviso prvio, a resciso torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, outra parte facultado aceitar ou no a reconsiderao (CLT, art. 489).

Vedao concesso de aviso prvio no perodo de estabilidade do obreiro No tocante s estabilidades provisrias, importante salientar que invalida a concesso do aviso prvio na fluncia da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos (Smula 348 do TST). Destarte, no h como conceder o aviso prvio gestante aps quatro meses do parto, no intuito de rescindir seu contrato de trabalho exatamente ao final do perodo estabilitrio.

Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIO - FGTS


Foi institudo em 1966, paralelamente ao regime da estabilidade decenal, o regime do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (Lei n 5.107/1966), tendo por finalidade conceder um tipo de poupana aos empregados, proporcionando-lhes uma garantia em caso de despedimento sem justa causa. Dessa forma, o empregado, inicialmente, poderia optar, quando sua contratao, pelo FGTs ou pela estabilidade decenal. Na prtica, porm, essa opo no era utilizada, pois os empregadores davam preferncia aos empregados optantes do FGTS, em detrimento daqueles que defendiam a estabilidade decenal para seu contrato de trabalho. A atual CF/88 substituiu o regime da estabilidade decenal, a partir de 05/10/1988, passando o FGTS a ser o nico regime de contratao de empregados. Em razo disso, o FGTS foi totalmente alterado pela Lei n 8.036/1990 e pelo Decreto n 99.684/1990. O depsito de 8% da remunerao do empregado a fica a cargo do empregador, no incidindo sobre o vale-transporte (Decreto n 95.247/1987) e bolsas de estudo (Lei n 8.069/1990). Ser devido na hiptese de o empregado estar prestando servio militar, licenamaternidade e paternidade. O empregador dever depositar, at o dia 7 de cada ms, a importncia devida a ttulo de FGTS do ms anterior, tomando-se como base a remunerao do empregado, e no apenas seu salrio. Em caso inadimplncia, incidiro juros de 1% ao ms e multa de 20%. Se o dbito for pago at o ltimo dia de cada ms, a multa fica reduzida para 10%. Ressalte-se que referidas sanes no so destinadas ao trabalhador. Conforme jurisprudncia do TST, a contribuio para o Fundo de Garantia por Tempo de Servio incide sobre a remunerao mensal devida ao empregado, inclusive horas extras e adicionais eventuais (Smula 63 do TST), bem como sobre o pagamento relativo remunerao das frias gozadas, dcimo terceiro salrio e ao perodo de aviso prvio, trabalhando ou no (Smula 305 do TST). As empresas podero equiparar seus diretores no empregados (exercentes de cargo de administrao) aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS. De fato, o grande objetivo do FGTS , sem dvida alguma, garantir ao trabalhador uma justa e proporcional retribuio pelo tempo de servios dedicados a determinada empresa. Da Multa Com o objetivo de evitar demisses involuntrias (sem justa causa), a Lei n 8.036/1990, em seu art. 18, 1, assegura aos empregados uma multa a ser depositada na conta vinculada do trabalhador, sobre os depsitos efetuados em sua conta vinculada pelo empregador.
Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

Assim, na resciso contratual, devida multa sobre o total dos depsitos devidos ao empregado, inclusive sobre os que no foram depositados, nas seguintes hipteses: a) 50% na dispensa sem justa causa e na resciso indireta, e; b) 25% na culpa recproca e na fora maior. Obs.: na primeira pertence 40% ao trabalhador, e na segunda s 20%. Aposentadoria e Multa do FGTS A aposentadoria, atualmente, no causa de extino automtica do contrato de trabalho, cabendo ao empregador, se no desejar que o empregado aposentado continue trabalhando para si, dispensa-lo sem justa causa e pagar as verbas rescisrias cabveis, inclusive aviso prvio e multa de 40% do FGTS. A multa do FGTS realmente uma sano imposta ao empregador que rompe o contrato de trabalho sem justa causa. O TST, agora decide da seguinte forma:
OJ n 361. Aposentadoria espontnea. Unidade de contrato de trabalho. Multa de 40% do FGTS sobre o perodo. (DJU, de 20, 21 e 23-5-2008) A aposentadoria espontnea no causa de extino do contrato de trabalho se o empregado permanece prestando servios ao empregador aps a jubilao. Assim, por ocasio da sua dispensa imotivada, o empregado tem direito multa de 40% do FGTS sobre a totalidade dos depsitos efetuados no curso do pacto laboral.

Importante ressaltar que, em recente deciso proferida pelo STF, houve um entendimento sobre a continuidade do vnculo empregatcio, mesmo em se tratando de aposentadoria, desde que o empregado continue laborando para o mesmo empregador:
Previdncia social: aposentadoria espontnea no implica, por si s, extino do contrato de trabalho. 1. Despedida arbitrria ou sem justa causa (CF, art. 7, I); viola a garantia constitucional o acrdo que, partindo de premissa derivada de interpretao conferida ao art. 453, caput, da CLT (redao alterada pela Lei n 6.204/75), decide que a aposentadoria espontnea extingue o contrato de trabalho, mesmo quando o empregado continua a trabalhar na empresa aps a concesso do benefcio previdencirio. 2. A aposentadoria espontnea pode ou no ser acompanhada do afastamento do empregado de seu trabalho: s h readmisso quando o trabalhador aposentado tiver encerrado a relao de trabalho e posteriormente iniciado outra; caso haja continuidade do trabalho, mesmo aps a aposentadoria espontnea, no se pode falar em extino do contrato de trabalho e, portanto, em readmisso." (STF 1 T. RE n 449420/PR rel. Min. Seplveda Pertence j. 16-08-2005 - DJ 14-10-2005, p. 13).

Hipteses de Saque Os depsitos efetuados o longo do contrato de trabalho podem ser sacados pelo trabalhador ou por seus familiares, em caso de morte ou nas seguintes situaes: a) b) c) d) Demisso sem justa causa; Resciso indireta; Extino da empresa empregadora; Aposentadoria; Falecimento do trabalhador, quando ento o saldo da conta vinculada pode ser sacado pelos seus herdeiros; Aquisio no todo ou em parte de moradia prpria; Em caso de inatividade da conta vinculada por trs anos ininterruptos; e Caso o trabalhador seja portador de molstia grave (Lei n 8.922/1994).

e)
f) g) h)

Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

o que dispe o art. 35 do regulamento do FGTS (Decreto n 99.684/1990):


Art. 35. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poder ser movimentada nas seguintes situaes: I - despedida sem justa causa, inclusive a indireta, de culpa recproca e por fora maior comprovada com o depsito dos valores de que tratam os pargrafos 1 e 2 do art. 9 II - extino da empresa, fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agncias, supresso de parte de suas atividades, ou, ainda, falecimento do empregador individual, sempre que qualquer dessas ocorrncias implique resciso do contrato de trabalho, comprovada por declarao escrita da empresa, suprida, quando for o caso, por deciso judicial transitada em julgado; III - aposentadoria concedida pela Previdncia Social; IV - falecimento do trabalhador; V - pagamento de parte das prestaes decorrentes de financiamento habitacional concedido no mbito do Sistema Financeiro da Habitao SFH, desde que: a) o muturio conte com o mnimo de trs anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou em empresas diferentes; b) o valor bloqueado seja utilizado, no mnimo, durante o prazo de doze meses; e c) o valor de cada parcela a ser movimentada no exceda a oitenta por cento do montante da prestao; VI - liquidao ou amortizao extraordinria do saldo devedor de financiamento imobilirio concedido no mbito do SFH, desde que haja interstcio mnimo de dois anos para cada movimentao, sem prejuzo de outras condies estabelecidas pelo Conselho Curador; VII - pagamento total ou parcial do preo de aquisio de moradia prpria. (...)

Atualmente, o Dec. n 5.860, de 26-7-2006, trouxe algumas novas hipteses de movimentao da conta vinculada, como passamos a destacar: DECRETO N 5.860, DE 26 DE JULHO DE 2006 Altera e acresce dispositivos aos arts. 35 e 36 do Regulamento Consolidado do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS, aprovado pelo decreto n 99.684, de 8 de novembro de 1990, e altera o art. 5 do decreto n 3.913, de 11 de setembro de 2001, que tratam da movimentao da conta vinculada do FGTS.
Art. 1o Os arts. 35 e 36 do Regulamento Consolidado do Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS, aprovado pelo Decreto no 99.684, de 8 de novembro de 1990, passam a vigorar com a seguinte redao: Art. 35. (...) (...) IX - extino normal do contrato a termo, inclusive o dos trabalhadores temporrios regidos pela Lei no 6.019, de 1974; X - suspenso do trabalho avulso por perodo igual ou superior a noventa dias; XI - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for acometido de neoplasia maligna; XII - aplicao, na forma individual ou por intermdio de Clubes de Investimento CI-FGTS, em quotas de Fundos Mtuos de Privatizao - FMP-FGTS, conforme disposto no inciso XII do art. 20 da Lei n o 8.036, de 11 de maio de 1990; XIII - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador do vrus HIV; e XIV - quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes estiver em estgio terminal, em razo de doena grave. (...) 6o Os resgates de quotas dos FMP-FGTS e dos CI-FGTS, para os casos previstos nos incisos I a IV e VI a X deste artigo, somente podero ocorrer com autorizao prvia do Agente Operador do FGTS. (...) Art. 36 (...) (...)

Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

URI DE SANTO NGELO CURSO DE DIREITO DIREITO DO TRABALHO II - 2009-2

V - declarao do sindicato representativo da categoria profissional, no caso de suspenso do trabalho avulso por perodo igual ou superior a noventa dias; VI - comprovao da resciso e da sua condio de aposentado, no caso do 1 o do art. 35; VII - requerimento formal do trabalhador ao Administrador do FMP-FGTS, ou do CIFGTS, ou por meio de outra forma estabelecida pelo Agente Operador do FGTS, no caso previsto no inciso XII do art. 35, garantida, sempre, a aquiescncia do titular da conta vinculada; e VIII - atestado de diagnstico assinado por mdico, devidamente identificado por seu registro profissional, emitido na conformidade das normas dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, com identificao de patologia consignada no Cdigo Internacional de Doenas - CID, e descritivo dos sintomas ou do histrico patolgico pelo qual se identifique que o trabalhador ou dependente seu portador de neoplasia maligna, do vrus HIV ou que caracterize estgio terminal de vida em razo de doena grave, nos casos dos incisos XI, XIII e XIV do art. 35. Pargrafo nico. A apresentao dos documentos de que tratam os incisos I e IV do caput deste artigo poder ser suprida pela comunicao para fins de autorizao da movimentao da conta vinculada do trabalhador, realizada com uso de certificao digital e em conformidade com os critrios estabelecidos pelo Agente Operador do FGTS. (NR) Art. 2o O pargrafo nico do art. 5 o do Decreto no 3.913, de 11 de setembro de 2001, passa a vigorar com a seguinte redao: Pargrafo nico. Para efeito do inciso IV, apresentar-se- diagnstico mdico claramente descritivo que, em face dos sintomas ou do histrico patolgico, caracterize o estgio terminal de vida em razo da doena grave consignada no Cdigo Internacional de Doenas - CID que acometa o trabalhador ou qualquer de seus dependentes, assinado por mdico devidamente identificado por seu registro profissional e emitido na conformidade das normas dos Conselhos Federal e Regional de Medicina. (NR) Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 26 de julho de 2006; 185 da Independncia e 118 da Repblica.


Lei complementar N 110/2001 Criando o chamado maior acordo do mundo, a Lei Complementar n 110/2001 estabeleceu parmetros de recomposio financeira dos depsitos em conta do FGTS aps os expurgos inflacionrios identificados nos planos Vero (16,64%), perodo de 112/1988 a 28/02/1989, e Collor ( 44%), durante o ms de abril/1990. Por meio de um termo de adeso (art. 6), o titular da conta vinculada aceitava expressamente o parcelamento de seu crdito e a reduo da atualizao monetria sobre ele incidente, renunciando o direito de ajuizar ao pleiteando diferenas ou valores referentes a outros perodos. Diante do disposto no art. 5, XXXV da CF/88 (a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito), apesar da renuncia contida nos termos de adeso firmado, inmeras foram as demandas envolvendo outras recomposies de expurgos inflacionrios, o que resultou na edio da Smula Vinculante n 01, do STF, nos seguintes termos: Ofende a garantia constitucional do ato jurdico perfeito a deciso que, sem ponderar as circunstncias do caso concreto, desconsidera a validez e a eficcia de acordo constante de termo de adeso institudo pela Lei Complementar n 110/2001 Assim, foi considerado vlida a adeso ao parcelamento das diferenas de FGTS derivadas de expurgos inflacionrios, como ato jurdico perfeito, impedindo a deciso judicial condenatria da CEF a esse respeito, quando o trabalhador optou pelo acordo extrajudicial.

Prof.: Valdir Garcia Alfaro 18/09/2009

También podría gustarte