Está en la página 1de 7

Cursos de Educao e Formao de Adultos

Curso EFA B3: Jardinagem e Espaos Verdes rea de Competncia: Cidadania e Empregabilidade Unidade de Competncia: Organizao Poltica dos Estados Democrticos Nome: FICHA DE ACTIVIDADE N. 1- UM MUNDO NOVO. Objectivos: Desenvolver competncias para trabalhar em grupo. Ajudar a reflectir acerca de coisas que mais contam na vida. Data:

Ambientao: Cada componente do grupo colocado ante uma situao particular: foi escolhido como responsvel da pequena expedio que da Terra transplantar uma nova civilizao (o nosso mundo est a ser vtima da autodestruio nuclear) num novo planeta, acabado de descobrir. Neste pequeno planeta existe uma modesta populao, pacfica, mas sem qualquer espcie de cultura civil ou religiosa.

Como se processa: Cada formando dever pensar e anotar o que levaria consigo na expedio: - Quatro coisas ou objectos necessrios para implantar a nova civilizao - Cinco pessoas (amigos, familiares ou personagens vivos famosos) que o ajudaro na tarefa. - Trs valores a partilhar com a populao existente. - Um desenho ou imagem que faa entender as prprias intenes gerais no caso de no se poder comunicar atravs da voz. Depois cada formando dever apresentar ao seu grupo as suas escolhas de modo a que em grupo cheguem a um consenso, pois o trabalho resultante ser em grupo e no individual. Plenrio: Justificar em voz alta as opes do grupo. Reflectir acerca da nossa responsabilidade pela construo de um mundo melhor. Partilhar com os outros grupos como chegaram a um consenso.

Cursos de Educao e Formao de Adultos


Curso EFA B3: Jardinagem e Espaos Verdes rea de Competncia: Cidadania e Empregabilidade Unidade de Competncia: Organizao Poltica dos Estados Democrticos Nome: Data:

FICHA DE ACTIVIDADE N. 2- EXERCCIO DOS ALFINETES E PALHAS. ESTILOS DE LIDERANA Objectivos: Desenvolver competncias para trabalhar em grupo. Ajudar a reflectir acerca dos estilos de liderana.

Materiais: Alfinetes; Palhinhas.

Metodologia: Os formandos dividem-se em grupos. A tarefa de cada grupo construr uma planta/flor/rvore com as palhinhas e os alfinetes. Cada grupo ter um lder e um observador. O trabalho durar 20 minutos. Aps a construo as plantas/flores/rvores sero avaliadas quanto a: ALTURA, ROBUSTEZ e BELEZA.

------------------------------------------------------------------------------------------

Cursos de Educao e Formao de Adultos


INSTRUES DO LDER (Autocrtico) A sua tarefa ser o mais ditador que conseguir. importante que voc adopte este estilo de liderana no seu grupo, sem informar expressamente os restantes elementos, acerca da sua atitude. Recuse-se a aceitar qualquer sugesto dos membros do grupo. D ordens sobre o planeamento e a construo do trabalho. O trabalho deve ser construdo de acordo com a sua ideia e as suas sugestes.

---------------------------------------------------------------------------------------------INSTRUES DO LDER (Democrtico) A sua tarefa agir como lder democrtico do grupo. importante que voc adopte este estilo de liderana no seu grupo, sem informar expressamente os restantes elementos, acerca da sua atitude. Quando voc ou qualquer membro do grupo fizer uma sugesto, pergunte quantas pessoas esto de acordo com essa ideia. Tente encontrar um grau de consenso antes de implementar qualquer ideia. A construo deve resultar de ideias que sejam produzidas e que tenham o acordo do grupo.

-----------------------------------------------------------------------------------------INSTRUES DO LDER (Laissez-faire) A sua tarefa ter, marcadamente, um estilo de liderana laissezfaire. importante que voc adopte este estilo de liderana no seu grupo, sem informar expressamente os restantes elementos, acerca da sua atitude. Recuse-se a dar qualquer sugesto sobre como ou o que que se deve fazer, bem como quem que o deve fazer. Deixe todos os membros fazerem o que quiserem, sem se importar com as consequncias, a ordem ou a organizao do trabalho. O trabalho deve ser construdo a partir das ideias deles.

------------------------------------------------------------------------------------------

Cursos de Educao e Formao de Adultos


FOLHA DO OBSERVADOR A sua tarefa observar o comportamento do grupo. Voc no participa. Coloque-se num stio de onde possa observar o comportamento de todos os membros do grupo. Tome notas quanto s seguintes perguntas:

1. Quem era o lder do grupo?

2. Descreva o seu estilo de liderana. D alguns exemplos do seu comportamento, capazes de elucidar acerca desse estilo.

3. Cite alguns exemplos de outros comportamentos que considera ser consequncia do estilo de liderana do lder. Aponte o nome de cada membro do grupo frente do comportamento.

4. Descreva o clima do grupo. D alguns exemplos de comportamentos dos membros do grupo que possam ilustrar esse clima.

5. Descreva o envolvimento ou a participao dos membros do grupo na tarefa.

Cursos de Educao e Formao de Adultos

6. Cite alguns exemplos de comportamentos individuais dos membros do grupo por forma a ilustrar as caractersticas de participao no seu grupo. Aponte o nome dos elementos e os seus comportamentos especficos.

Cursos de Educao e Formao de Adultos


FOLHA DE TRABALHO DE GRUPO 1. Como que se sentiu a trabalhar segundo o estilo de liderana adoptado pelo seu lder?

2. Como que se sentiu sob as orientaes daquele estilo de liderana?

3. Quais so os efeitos daquele estilo de liderana (vantagens e desvantagens)?

4. Esta actividade fez-lhe recordar alguns dos efeitos dos estilos de liderana? Quais?

5. Esta actividade revelou-lhe alguns efeitos desconhecidos acerca dos estilos de liderana? Quais?

Cursos de Educao e Formao de Adultos


FOLHA DE TRABALHO DE GRUPO TOTAL 1. Que aprendemos com esta actividade?

2. Como que o que aprendemos se relaciona com os seus estilos de liderana pessoais?

3. Como que o que aprendemos se relaciona com o nosso trabalho? Como podemos transpor o que se aprendeu para as aces do nosso trabalho?

4. Esta actividade fez-lhe lembrar alguns efeitos dos estilos de liderana? Quais?

5. Esta actividade demonstra alguns efeitos desconhecidos dos estilos de liderana? Quais?

También podría gustarte