Está en la página 1de 25

ESTUDO DE CASO INDSTRIA DE PESCADO

Levantamento aspectos ambientais

Alunos: Francyelly G. Cordeiro ID: 206315 Haydee A. M. Lusvarghi 62719 Rodolfo C. Scabora 203997 Marcelo Prandi 204659

LINS/2011

SUMRIO

1. 2. 3. 4.

INTRODUO.........................................................................................................4 JUSTIFICATIVA.......................................................................................................5 OBJETIVO DO ESTUDO.........................................................................................6 IDENTIFICAO DO EMPREENDIMENTO........................................................7 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. Ramo da atividade..............................................................................................7 Localizao e Infraestrutura................................................................................7 Resduos produzidos pela indstria de pescado..................................................7 Caractersticas do efluente gerado pela indstria de pescado.............................8 Resduos slidos gerados pela indstria de pescado...........................................9 Etapas do processamento do pescado.................................................................9 Etapas do processo de peixes congelados...................................................9 Etapas do processo de peixes eviscerados e espalmados..........................10

4.6.1. 4.6.2. 4.7. 4.8.

Tratamento efluente..........................................................................................11 Processamento dos resduos slidos da indstria do pescado...........................12 Farinha de resduos para incorporao rao..........................................12 Couro de tilpia.........................................................................................12 Outras formas de aproveitamento..............................................................12

4.8.1. 4.8.2. 4.8.3. 5.

POLTICAS AMBIENTAIS....................................................................................13

6. CARACTERIZAO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS................................................................................................................15 6.1. 6.2. 7. 8. 9. 7.1. Determinao do nvel de significncia............................................................17 Classificao do nvel de significncia......................................................17 Levantamento aspectos ambientais e impactos ambientais..............................18 Aspectos ambientais hierarquizado..................................................................23 6.1.1.

HIERARQUIZAO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS......................................22 CONCLUSES........................................................................................................24 REFERNCIAS.......................................................................................................25

REFERNCIAS

1. INTRODUO O consumo de peixes vem aumentando nas ltimas quatro dcadas, tanto pela maior demanda quanto pelas mudanas no hbito alimentar da populao, que vem, cada vez mais, buscando produtos com perfil nutricional adequado. A carne de pescado muito nutritiva, sendo rica em protenas, aminocidos, vitaminas e minerais. um alimento de baixa gordura alm de possuir elevados teores de mega-3, trazendo benefcios sade humana (BRUSCHI, 2001). O Pas, ocupa atualmente a 18 posio entre os maiores produtores de aquicultura no mundo, e a meta do governo brasileiro tornar o Brasil o maior produtor de pescado at 2015, j que o pas detentor de trs porcento de toda a gua doce do mundo e possui 8,5 mil quilmetros de costa martima. Essas caractersticas so determinantes para torn-lo um grande protagonista na cadeia mundial da piscicultura. Dados divulgados pelo FAO Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao, em 2008, relataram que o Brasil produzia 1,2 milho toneladas/ano de pescado. Para tornar o Brasil o maior produtor de pescado o Ministrio de Pesca e Aquicultura almeja elevar a produo nacional para 20 milhes de tonelada/ano at 2015. Em vista deste avano e perante a presso crescente sobre a preservao do meio ambiente, as empresas acabam por buscar a certificao ambiental, ISO 14001, alcanando assim um desenvolvimento sustentvel, e insero no mercado nacional e internacional, cada vez mais exigente s questes ambientais. Como conseqncia, temse benefcios alcanados, como conquista de novos mercados e cumprimento da legislao ambiental, alm dos investimentos realizados.

2. JUSTIFICATIVA O desenvolvimento do Sistema de Gesto Ambiental um modelo de administrao que visa o desenvolvimento sustentvel, abrange projetos de minimizao e controle dos impactos ambientais, diminuindo custos operacionais e melhorando a imagem da empresa no mercado. Neste sentido, faz-se necessrio incorporar a administrao verde como estratgia de sucesso para o empreendimento, e assim se tornar mais competitivo no mercado atual.

3. OBJETIVO DO ESTUDO Identificar os aspectos e determinar os impactos ambientais de suas atividades, produtos e servios. Para identificao dos aspectos e impactos ambientais ser considerado: a) Requisitos legais e regulamentares; b) Impactos ambientais enfrentados pela Empresa; Para a indstria de pescado, foram consideradas todas as atividades desde a recepo do pescado at a entrega aos clientes.

1. IDENTIFICAO DO EMPREENDIMENTO

1.1.Ramo da atividade Indstria e comercio de pescado. A empresa est preparada para produzir o peixe eviscerado ou fil, em pores adequadas ao seu pblico consumidor, comercializando os seguintes produtos:

Peixe fresco e congelado; Peixe eviscerado fresco; Peixe eviscerado congelado; O peixe entregue limpo, sem escamas e sem as vsceras, fresco, pronto para ser preparado ou congelado. As partes laterais do peixe so destacadas da espinha central no sentido do comprimento. Os fils de peixe espalmado (fils borboleta) podem ser preparados cortando-se o peixe ao longo da barriga e retirando a espinha central.

Fils de peixe espalmado fresco; Fils de peixe espalmado congelado

1.1.Localizao e Infraestrutura A empresa fica prxima a rea urbana. O local onde a mesma esta inserida conta com infraestrutura adequada para atender as exigncias da empresa: rede de esgoto, abastecimento de gua e coleta de resduos slidos. Pelo fato da empresa contar com um sistema de coleta de esgoto possvel fazer o lanamento do seu efluente nesta rede coletora simplificando assim o sistema de tratamento da empresa.

1.2.Resduos produzidos pela indstria de pescado Os resduos gerados no beneficiamento do peixe (cabea, vsceras, nadadeira, cauda, coluna vertebral, barbatana, escamas e restos de carne) podem representar 50% da matria-prima utilizada.

Figura 1- Fluxograma geral de beneficiamento de peixe com a indicao do processamento e dos resduos gerados. Fonte: Maria M. C., et al. 2010.

1.3.Caractersticas do efluente gerado pela indstria de pescado As guas residurias geradas na industrializao de peixe contm slidos suspensos totais, restos de peixe e elevadas demandas qumica e bioqumica de oxignio motivo pelo qual toda a gua gerada no processo deve ser encaminhada para a estao de tratamento de efluentes e recolhida em um tanque de reteno para a separao da fase slida, a qual pode ser aproveitada posteriormente, sobretudo para rao animal. Outras caractersticas do efluente esto apresentadas na Tabela 1. Tabela 1- Caractersticas do efluente.

Fonte: Cosmann, N.J; et al. 2009. Os resduos da indstria de peixe apresentam uma composio rica em compostos orgnicos e inorgnicos, o que gera preocupao relativa aos potenciais impactos ambientais negativos decorrentes da disposio deste material diretamente no ambiente ou oferecido in natura aos peixes cultivados.

1.4.Resduos slidos gerados pela indstria de pescado No processamento da sardinha tem se um total anual mdio de 11.293 ton de resduos de eviscerao e 15.424 ton de resduos de sardinha espalmada. A linha de eviscerao implica em uma gerao de 35% de resduos, composto por: cabeas, vsceras, nadadeiras e quilha ventral. A linha de espalmados tem uma gerao de 47,8% de resduos: cabeas, vsceras, nadadeiras e espinhao.

Figura 2- Resduos do processo de eviscerao da sardinha. Fonte: Fernanda Terra Stori

1.5.Etapas do processamento do pescado

1.5.1. Etapas do processo de peixes congelados 1. Recepo Aps a recepo o pescado acondicionado em monoblocos plsticos pesados em 20 kg e adicionados gelo na proporo de 2:3 Gelo/peixe. O peixe separado do gelo por um equipamento com separador de gelo com circulao de gua permanente e conduzido por esteiras para lavao com gua a menos 10C e hiperclorada (5ppm) de cloro residual.
2. Seleo, congelamento e glaziamento

A seleo feita por separao manual de qualidade de pescado. E aps lavagem so conduzidos para o tnel de congelamento a -35C, onde o mesmo permanece at atingir em seu interior a temperatura de -18C.

Concludo o congelamento o pescado encaminhado para o setor de embalagem onde trabalhado, feito a pesagem em sala climatizada com temperatura de 15 C para manter a qualidade. Posterior a pesagem, executado o glaziamento com gua resfriada por trs segundos de imerso em reservatrio inox. 3. Embalagem Aps o glaziamento o peixe embalado em sacos plsticos, sendo devidamente lacrados, identificados com etiquetas contendo data de fabricao, data de validade, lote, espcie do produto e cdigo de barra. Por fim, so colocados em caixas de papelo e encaminhados para a cmara de estocagem at sua expedio. 1.1.1. Etapas do processo de peixes eviscerados e espalmados

Figura 3- Fluxograma do processo de produo de pescado limpo e fils de pescado. Fonte: Servio Brasileiro de Resposta Tcnica.

1. Abate, eviscerao e lavagem

O abate do peixe feito por choque trmico. O animal colocado em um tanque com gua e gelo (proporo de gua:gelo = 1:1) e mantido l at a sua insensibilizao. Aps o abate o peixe encaminhado para a industria. E segue os mesmos procedimentos do pescado at a etapa de seleo. Retira-se ento as escamas do pescado, com o uso de facas ou lminas prprias para a tarefa, e remove-se em seguida suas vsceras. Faz-se uma lavagem final para retirar os resduos aderidos ao pescado, com gua potvel clorada. Todo processo realizado sob jato de gua hiperclorada a 5ppm de cloro residual, sendo utilizados facas de inox com cabo plstico e taboas de polipropileno. Neste ponto, o pescado est limpo e pode ser embalado e resfriado ou congelado para a comercializao, ou seguir para o processo de filetagem. Pelo fato de o pescado
9

conter bastantes protenas e alta umidade, ele deve ser resfriado rapidamente para evitar sua rpida deteriorao. Para isso so conduzidos ao tnel de congelamento. 2. Decapitao, esfola e filetagem Para fazer a filetagem, deve-se retirar a cabea, as nadadeiras e a pele do peixe.

Figura 4-Formas possveis de decapitao do pescado. Fonte: Servio Brasileiro de Resposta Tcnica.

Depois de eviscerado e decapitado, remove-se a pele do pescado com o uso de um alicate especfico para tal fim. Realiza-se ento o corte de fils (filetagem) com facas e utenslios apropriados. A filetagem pode ser manual ou por auxlio de uma mquina. 3. Lavagem final Antes da embalagem, os fils passam por lavagem com gua corrente e por imerso em soluo de tripolifosfato a 1% (v/v) para reduzir a quantidade de gua liberada pelo pescado por cerca de 30 a 60 segundos. 4. Embalagem Em seguida os fils so devidamente acondicionados em embalagens de polietileno de alta densidade (PEAD) ou em bandejas de poliestireno expandido (PS) envolvidas por filme plstico de PVC. Ainda nessa etapa as embalagens (com quatro ou cinco fils) so etiquetadas com rtulo adesivo, onde constaro todas as informaes exigidas pela legislao de alimentos vigentes, tais como denominao de venda, peso lquido, nmero do lote, data de validade, composio nutricional, etc. O peixe j embalado congelado e mantido dentro da cmara fria de estocagem a uma temperatura de -25C. 1.1.Tratamento efluente Como a empresa conta com rede de coleta de efluente o tratamento simples, necessrio apenas para atender as exigncias do Decreto n 8.468/1976. O sistema de tratamento da empresa conta com: Pr tratamento, dimensionado para retirar da gua slidos grosseiros, sedimentveis e separar quantidades excessivas leos e graxas. Faz parte desta etapa: grade, caixa de areia e caixa de gordura.
10

Efluente bruto

Grade

Caixa de areia

Caixa SAO

REDE COLETORA

1.2.Processamento dos resduos slidos da indstria do pescado Os resduos do processamento de peixes devem ser enviados para o aterro sanitrio. recomendvel fazer o reaproveitamento desses resduos na agricultura, atravs da compostagem, ou no manejo de alevinos. Seguem abaixo alguns exemplos de reaproveitamento desses resduos. 1.2.1. Farinha de resduos para incorporao rao A farinha de resduos da indstria de filetagem pode ser includa em at 13,52% em raes para alevinos de tilpia-do-nilo e melhora o desempenho e a deposio corporal de nutrientes, apresentando-se, portanto, como tima fonte de aminocidos e fsforo aos animais. 1.2.2. Couro de tilpia O produto tem boas vantagens em relao pele de outros animais: cotada em centavos de real, tem alta qualidade, resistncia mecnica e a explorao desse produto no est condicionada autorizaes da agncia ambiental, o Ibama. 1.2.3.

Outras formas de aproveitamento

Extrao de produtos de Qumica Fina (quitosana, leos mega-3 e mega-6, enzimas proteolticas, etc.) Produtos alimentares base de surimi (p. ex. kani-kama, fishburger, macarro) Ensilagem; Compostagem para uso agrcola.

1. POLTICAS AMBIENTAIS
11

De acordo com a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (6938/1981), as empresas consideradas potencialmente poluidoras devem requerer junto ao rgo ambiental competente, a realizao de estudos de impacto ambiental e licenciamento de suas atividades. A Lei 6938 de 31 de agosto de 1981, da Poltica Nacional de Meio Ambiente estabelece as atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais e define no seu Art 3, inciso VI, poluidor como:
poluidor, a pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental.

A Resoluo do CONAMA 237, de 19 de dezembro de 1997, no seu Art 1 define licenciamento ambiental, como sendo:
Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

A Norma Tcnica Brasileira NBR 10.004 de setembro de 2004, referencia os resduos slidos seguinte classificao:
Resduos classe I: so classificados como resduos classe I ou perigosos, os resduos slidos ou mistura de resduos que, em funo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, podem apresentar risco sade pblica, provocando ou contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidncia de doenas e/ ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada. Resduos classe II A So classificados como resduos classe II A ou no inertes, aqueles que podem ter propriedades tais como combustibilidade biodegradabilidade ou solubilidade em gua. Resduos classe II B - So classificados como resduos classe II B ou inertes, aqueles que submetidos a um contato esttico ou dinmico com a gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente , no tem nenhum de seus componentes solubilizados em concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua.

De acordo com o Art. 19-A, da Lei n 997, de 31 de Maio de 1976, que dispe sobre a preservao e o controle da poluio do meio ambiente.
Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente podero ser lanados em sistema de esgotos, provido de tratamento com capacidade e de tipo adequados, conforme previsto no 4 deste artigo se obedecerem s seguintes condies: I - pH entre 6,0 (seis inteiros) e 10,0 (dez inteiros); II - temperatura inferior a 40 C (quarenta graus Celsius); III - materiais sedimentveis at 20 ml/l (vinte mililitros por litro) em teste de 1 (uma) hora em "cone Imhoff"; IV - ausncia de leo e graxas visveis e concentrao mxima de 150 mg/l (cento e cinqenta miligramas por litro) de substncias solveis em hexano;

12

V - ausncia de solventes, gasolina, leos leves e substncias explosivas ou inflamveis em geral; VI - ausncia de despejos que causem ou possam causar obstruo das canalizaes ou qualquer interferncia na operao do sistema de esgotos; VII - ausncia de qualquer substncia em concentrao potencialmente txicas a processos biolgicos de tratamento de esgotos; VIII - concentraes mximas dos seguintes elementos, conjuntos de elementos ou substncias: a) arsnico, cdmio, chumbo, cobre, cromo hexavalente, mercrio, prata e selnio - 1,5 mg/l (um e meio miligrama por litro) de cada elemento sujeitas restrio da alnea e deste inciso; b) cromo total e zinco 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro) de cada elemento, sujeitas ainda restrio da alnea e deste inciso; c) estanho - 4,0 mg/l (quatro miligramas por litro) sujeita ainda restrio da alnea e deste inciso; d) nquel - 2,0 mg/l (dois miligramas por litro), sujeita ainda restrio da alnea e deste inciso; e) todos os elementos constantes das alneas "a" a "d" deste inciso, excetuando o cromo hexavalente - total de 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro; f) cianeto - 0,2 mg/l (dois dcimos de miligramas por litro); g) fenol - 5,0 mg/l (cinco miligramas por litro); h) ferro solvel - (Fe2+) - 15,0 mg/l (quinze miligramas por litro) i) fluoreto - 10,0 mg/l (dez miligramas por litro) j) sulfeto - 1,0 mg/l (um miligrama por litro); l) sulfato - 1.000 mg/l (mil miligrama por litro); IX - regime de lanamento contnuo de 24 (vinte e quatro) horas por dia, com vazo mxima de at 1,5 (uma vez e meia) a vazo diria; X - ausncia de guas pluviais em qualquer quantidade.

2. CARACTERIZAO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS

13

De acordo com a Norma ISSO-14001, deve-se fazer o levantamento dos aspectos ambientais de todas as atividades, produtos e servios. Os aspectos ambientais foram classificados nos seguintes critrios: I. Quanto s condies de operaes; II. Quanto interveno; III. Quanto situao; IV. Quanto frequncia e/ou probabilidade; Os impactos ambientais foram classificados nos seguintes critrios: I. Quanto severidade; II. Quanto abrangncia; III. Quanto imagem. Quanto s condies de operaes Determina a condio de operao do processo em que o aspecto se manifesta, visando diferenciar os aspectos que so contnuos ao longo do processo, daqueles que so intermitentes ou ocasionais, segundo os seguintes critrios: SITUAO Norma N DEFINIO Aspectos gerados em condies rotineiras e plenamente possveis. Situaes originadas de falhas em atividades no rotineiras, mas dentro de certa previsibilidade. Situao em que o aspecto no faz parte da atividade.

Anormal - A

Emergencial - E

Quanto interveno Identifica o tipo de interferncia que a empresa pode exercer sobre o processo, atividade, produto e servio qual o aspecto ambiental est associado, considerando os seguintes critrios: SITUAO Direta D Indireta - I DESCRIO Aspectos gerados prpria empresa. por atividades da

Aspectos no diretamente ligados as atividades da empresa.

14

Quanto situao Avalia se os aspectos ambientais ocorrem em situao real ou potencial, considerando as conseqncias atuais e futuras no local, de acordo com os seguintes critrios: SITUAO Real R Potencial -P Quanto frequncia e/ou probabilidade Identifica e quantifica a probabilidade ou frequncia de ocorrncia do aspecto ambiental, conforme os seguintes critrios: CLASSIFICAO Baixo B Mdia M Alta - A Quanto severidade Identifica o nvel de criticidade do impacto ambiental gerado ao meio ambiente, tendo por base a severidade que avalia temas como: quantidade, concentrao, toxicidade, patogenicidade, volatilidade e outros. CLASSIFICAO Baixo B PONTUAO 1 DESCRIO Impactos com danos pouco significativo, facilmente reversveis. Impactos com danos de mdio significncia, exige esforo para a reversibilidade. Impactos com danos graves, grande extenso, irreversvel ou dificilmente reversvel. PONTUAO 1 2 3 DESCRIO Nunca ocorreu, probabilidade de ocorrncia remota. Ocorre eventualmente. Ocorre com freqncia. DESCRIO Relacionados a atuais aspectos. Relacionados a futuros aspectos.

Mdia M

Alta - A

Quanto abrangncia Identifica a escala do impacto ambiental gerado pela empresa, considerando suas causas locais, regionais e globais em relao ao meio ambiente.
15

CLASSIFICAO Local L Regional R Global -G

PONTUAO 1 2 3

DESCRIO Impacto ocorre dentro dos limites territoriais da empresa. Impacto ocorre fora dos limites do Municpio. Impacto ocorre fora dos limites do Estado.

Quanto imagem Avalia a imagem considerando a viso das partes interessadas, quanto preocupao individual ou em grupo com relao aos aspectos e impactos ambientais das atividades. CLASSIFICAO PONTUAO DESCRIO Aspecto ambiental no manifestado pelas partes Preocupao remota PR 1 Interessadas e/ou no associado diretamente com atividades, produtos e/ou servios da empresa. Aspecto ambiental que pode ser manifestado pelas partes interessadas e/ou pode estar associado diretamente com atividades, produtos e/ou servios da empresa. Aspecto ambiental manifestado pelas partes interessadas e associado diretamente com atividades, produtos e/ou servios da empresa.

Preocupao latente PL

Preocupao manifestada- PM

1.1.Determinao do nvel de significncia O nvel de significncia (NS) pode ser classificado de acordo com: I. Frequncia / probabilidade (FR): Ocorrncia de aspectos reais e potenciais. II. Consequncia (CN): Severidade + abrangncia + imagem.
16

NS = FR x CN 1.1.1. Classificao do nvel de significncia

Baixo = 3 a 9; Moderado = 10 a 18; Crtico = 21 a 27 PROBABILIDADE Baixo Moderado Crtico REPRESENTAO

17

1.1.Levantamento aspectos ambientais e impactos ambientais Abaixo possvel verificar a listagem de atividades, aspectos e impactos do processamento de peixe fresco. Caracterizao do Aspecto Impacto Condio Interveno Situao Frequncia N/A/E D/I R/P B/M/A Poluio atmosfrica N D R A Alterao na qualidade do solo/gua A I P B Alterao na qualidade do solo/gua A I P B Poluio sonora N D R A Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A Alterao da qualidade do solo/gua N D R M Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua N N A N N A N N N A N N A N A E N E E E E D D D D D D D D D D D D D D D D R R P R R P R R R P R R P R P P A A B A A B A A M B A A B A M B Classificao do Impacto Severidade Abrangncia Imagem B/M/A L/R/G PR / PL / PM B G PR A L PL A L PL B L PL B L PL M R PR B M M M B M M B M M M B M M B M L R L R L L R L R L R L L R L R PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PR PL Significncia ou Conseqncia Valor Baixa Moderada Crtica [FR*(S+A+I)] 15 6 6 12 12 10 12 18 5 18 12 5 18 9 12 5 18 9 5 18 6 6

Etapas do Processo

Aes

Aspecto Emisso de gases poluentes Vazamento de leos e graxas Vazamento de combustvel Rudo Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) Gerao de efluentes Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de efluentes Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Proliferao de vetores Gerao de efluentes Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) Vazamento gases poluentes Gerao de efluentes Gerao de resduos II-A (Peixe) Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de efluentes

Recepo dos fornecedores Recepo Recebimento do pescado

Lavao

Limpeza do pescado (Processamento)

Seleo

Seleo do pescado

Lavao Final

Limpeza do pescado Embalagem do pescado Congelamento do pescado Falta de energia

Congelamento/ Embalagem

Eventos emergenciais

Na tabela a seguir possvel verificar a listagem de atividades, aspectos e impactos do processamento de peixe eviscerado.

18

Etapas do Processo

Aes

Aspecto

Emisso de gases poluentes Vazamento de leos e graxas Recepo dos fornecedores Vazamento de combustvel Rudo Emisso de odor Recepo Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Recebimento do Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) pescado Gerao de efluentes Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Escama) Retirada de Proliferao de vetores Escamao escamas Emisso de odor Gerao de resduos II-A (vscera) Retirada de Proliferao de vetores Eviscerao vscera Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Limpeza do Proliferao de vetores Lavao pescado Emisso de odor (Processamento) Gerao de efluentes Emisso de odor Seleo do Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Seleo pescado Proliferao de vetores Gerao de efluentes Emisso de odor Limpeza do Lavao final pescado Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Embalagem do Embalagem Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) pescado Congelamento/ Congelamento armazenament Vazamento gases poluentes do pescado o Gerao de resduos II-A (Peixe) Emisso de odor Eventos Falta de energia emergenciais Proliferao de vetores Gerao de efluentes

Classificao do Impacto Abrangnci Impacto Condio Interveno Situao Frequncia Severidade Imagem a N/A/E D/I R/P B/M/A B/M/A L/R/G PR / PL / PM Poluio atmosfrica N D R A B G PR Alterao na qualidade do solo/gua A I P B A L PL Alterao na qualidade do solo/gua A I P B A L PL Poluio sonora N D R A B L PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R M M R PR Alterao da qualidade do solo/gua N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R A M R PL Incomodo a sociedade A D P B M L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R M M R PR Incomodo a sociedade A D P B M L PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R M M R PR Incomodo a sociedade A D P B M L PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R A M R PL Incomodo a sociedade A D P B M L PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R A M R PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R M M R PL Incomodo a sociedade A D P B M L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R A M R PL Poluio odorfera/ Incmodo sociedade N D R A B L PL Incomodo a sociedade A D P B M L PL Alterao da qualidade do solo/gua N D R A M R PL Alterao da qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua A E E E E E D P M B L PR

Caracterizao do Aspecto

Significncia ou Conseqncia Valor [FR*(S+A+I)] 15 6 6 12 12 10 12 18 5 10 5 12 10 5 12 18 5 12 18 9 12 5 18 9 5 18 6 Baixa Moderada Crtica

Na tabela a seguir possvel verificar a listagem de atividades, aspectos e impactos do processamento de peixe espalmado. Etapas do Aes Aspecto Impactos
19

Caracterizao do Aspecto

Classificao do Impacto

Significncia ou Conseqncia

Processo Emisso de gases poluentes Vazamento de leos e graxas Vazamento de combustvel Rudo Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) Gerao de efluentes Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Escama) Proliferao de vetores Emisso de odor Gerao de resduos II-A (vscera) Proliferao de vetores Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Emisso de odor Gerao de efluentes Gerao de resduos II-A (Partes peixe ) Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de efluentes Emisso de odor Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Proliferao de vetores Gerao de efluentes Emisso de odor Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Poluio atmosfrica Alterao na qualidade do solo/gua Alterao na qualidade do solo/gua Poluio sonora Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua

Condio Interveno N/A/E N A A N N N N N A N A N N A N N N N N N A N N A N N N A N N A N A E E E E E D/I D I I D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

Situao R/P R P P R R R R R P R P R R P R R R R R R P R R P R R R P R R P R P

Frequncia Severidade B/M/A A B B A A M A A B M B A M B A A A A A A B A A B A A M B A A B A M B/M/A B A A B B M B M M M M B M M B M B M M B M M B M M B M M M B M M B

Recepo dos fornecedores Recepo Recebimento do pescado

Escamao

Retirada de escamas Retirada de vscera Lavagem do pescado Separao do fil

Eviscerao Lavagem inicial Espalmao

Lavao

Lavagem do pescado Seleo do pescado Limpeza do pescado

Seleo

Lavao final

Abrangnci a L/R/G G L L L L R L R L R L L R L L R L R R L L R L L R L R L R L L R L

Imagem PR / PL / PM PR PL PL PL PL PR PL PL PL PR PL PL PR PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PL PR

Valor [FR*(S+A+I)] 15 6 6 12 12 10 12 18 5 10 5 12 10 5 12 18 12 18 18 12 5 18 12 5 18 9 12 5 18 9 5 18 6

Baixa

Moderada

Crtica

Embalagem do Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) pescado Congelamento/ Congelamento do Vazamento gases poluentes estocagem pescado Gerao de resduos II-A (Peixe) Emisso de odor Eventos Falta de energia emergenciais Proliferao de vetores Gerao de efluentes Embalagem

Na tabela a seguir possvel verificar a listagem de atividades, aspectos e impactos do tratamento do efluente. Etapas do Processo Aes Aspecto Impactos Condio
20

Caracterizao do Aspecto Classificao do Impacto Interveno Situao Frequncia Severidade Abrangnci Imagem

Significncia ou Conseqncia Valor Baixa Moderada Crtica

Entrada esgoto

Entrada efluente sistema tratamento por tubulao

Gradeamento

Remoo resduos slidos

Desarenador

Remoo resduos sedimentveis

Caixa SAO

Remoo leos, gorduras e graxas

Sada efluente

Sada efluente rede pblica por tubulao

Transporte resduo slido

Transporte

Eventos emergenciais

Chuvas Incndio

Emisso de gases poluentes Emisso de odor Infiltrao efluente Gerao de resduos II-A (Material gradeado) Emisso de odor Emisso de gases poluentes Infiltrao efluente Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (Lodo) Emisso de odor Emisso de gases poluentes Infiltrao efluente Proliferao de vetores Gerao de resduos II-A (leos, gorduras e graxas) Emisso de odor Emisso de gases poluentes Infiltrao efluente Emisso de gases poluentes Emisso de odor Infiltrao efluente Emisso de gases poluentes Vazamento de leos e graxas Vazamento de combustvel Rudo Emisso de odor Vazamento lodo Transbordamento efluente Emisso de gases poluentes Emisso material particulado

Poluio atmosfrica Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao na qualidade do solo/gua Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Poluio atmosfrica Alterao na qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Poluio atmosfrica Alterao na qualidade do solo/gua Incomodo a sociedade Alterao da qualidade do solo/gua Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Poluio atmosfrica Alterao na qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao na qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Alterao na qualidade do solo/gua Alterao na qualidade do solo/gua Poluio sonora Poluio odorfera/ Incmodo sociedade Alterao na qualidade do solo/gua Alterao na qualidade do solo/gua Poluio atmosfrica Poluio atmosfrica

N/A/E N N E N N N E A N N N E A N N N E N N E N A A N N E E E E

D/I D D D D D D D D D D D D D D D D I I D D

R/P R R R R R P R R R P R R R R R R P P R R

B/M/A A A A A A B A A A B A A A A A A B B A A

B/M/A B B M B B M M B B M M B B B B B A A B B

a L/R/G G L L L G L L L G L L L G G L G L L L L

PR / PL / PM PR PL PR PL PR PL PR PL PR PL PR PL PR PR PL PR PL PL PL PL

[FR*(S+A+I)] 15 12 12 12 15 5 12 12 15 5 12 12 15 15 12 15 6 6 12 12

21

2. HIERARQUIZAO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS A hierarquizao dos aspectos ambientais foi feita pela pontuao de RISK PRIORITY NUMBER: RPN = O x S x D onde:

Ocorrncia (R) = Frequncia de incidncia da falha, Gravidade ou severidade (S) = Gravidade da falha, Deteco (D) = Taxas de probabilidade de que o problema ser sanado antes que chegue ao usurio final. Ocorrncia PONTUAO 1 2 3 4 5 Gravidade ou severidade PONTUAO 1 CLASSIFICAO Mnima DESCRIO Incomodo menor. Ligeira deteriorao no desempenho com leve descontentamento do cliente. Deteriorao significativa no desempenho com leve descontentamento do cliente. Sistema deixa de funcionar e grande descontentamento do cliente. Sistema deixa de funcionar, grande descontentamento do cliente e afeta a
22

CLASSIFICAO Remota Pequena Moderada Alta Muito alta

Pequena

Moderada

4 5

Alta Muito alta

segurana.

Deteco PONTUAO 1 2 3 4 5 CLASSIFICAO Muito grande Grande Moderada Pequena Muito pequena DESCRIO Certamente ser detectado. Grande probabilidade de ser detectado. Provavelmente ser detectado. Provavelmente no ser detectado. Certamente no ser detectado.

2.1.Aspectos ambientais hierarquizado

Aspecto Emisso de gases poluentes Vazamento lodo Transbordamento efluente Vazamento gases poluentes Infiltrao efluente Rudo Emisso de odor-peixe Proliferao de vetores Emisso de odor- efluente Vazamento de leos e graxas Vazamento de combustvel Gerao de resduos II-A (Escama) Gerao de resduos II-A (vscera) Gerao de resduos II-A (Partes peixe e gordura) Gerao de resduos II-A (Peixe podre) Gerao de resduos II-A (leos, gorduras e graxas)

Ocorrncia Severidade Deteco MA P M R R A A P A P P MA MA MA R MA P MA MA MA MA A A A A M M P P P MA P P M G MP MP MG MG G MG G G MG MG MG G G

RPN O*S*D 40 30 30 25 25 16 16 16 16 12 12 10 10 10 10 10
23

Emisso material particulado Gerao de resduos II-A (Descarte peixe) Gerao de resduos II-A (Partes peixe ) Gerao de resduos II-A (Descarte de embalagens) Gerao de efluentes Gerao efluente - falta de energia Emisso odor peixe podre Gerao de resduos II-A (Material gradeado) Gerao de resduos II-A (Lodo)

R A A MA MA R R MA MA

MA P P M M MA MA M M

G MG MG MG MG MG MG MG MG

10 8 8 5 5 5 5 5 5

3. CONCLUSES importante que a organizao estabelea, implemente e mantenha procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e servios, dando nfase para os aspectos que tenham ou que possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente. Para a identificao destes aspectos importante a elaborao da tabela de hierarquizao dos aspectos, assim a organizao estabelece prioridades para elaborao de programas de preveno e mitigao dos aspectos prioritrios. Neste caso estudado necessrio a elaborao de programas para o controle da poluio atmosfrica, poluio hdrica, poluio do solo e evitar o desperdcio de recursos naturais, reduzindo o consumo de energia e gua. Assim aps elaborar os objetivos e alvos a empresa estar apta para obter a certificao ambiental. Para evitar o acontecimento de eventos emergenciais umas das aes que dever ser adotada pela empresa a aquisio de geradores para evitar a falta de energia e assim garantir a perfeita conservao do pescado at a entrega ao consumidor final. importante tambm que a empresa adote procedimentos de medio e controle para monitorar suas atividades, produtos e servios relacionados aos aspectos significantes, evitando assim futuros danos ao meio ambiente. No caso estudado, a manuteno das tubulaes de gases para o congelamento, por exemplo, pode evitar futuros rompimentos e vazamento de gases poluentes para o meio ambiente. Em caso de acidentes, necessrio que a empresa possua um plano de contingncia para atender as emergncias de forma mais rpida possvel evitando assim agravo dos danos ambientais, este plano deve envolver tambm aes de mitigao, para compensar algum dano ambiental causado por seus servios, produtos e/ou atividades.

24

4. REFERNCIAS BRUSCHI, FLF. Rendimento, composio qumica e perfil de cidos graxos de pescados e seus resduos: uma comparao. 2007. Trabalho de Concluso (grau de Oceangrafo) Curso de Oceanografia, Itaja, SC, 2001. Disponvel em http://siaiacad04.univali.br/download/pdf/Docpescado3.pdf. Acesso em 4 de agosto de 2007. COSMANN, N.J. Caracterizao do efluente de processamento de pescado e desempenho da lagoa anaerbia. 2009. Disponvel em http://www.sbera.org.br/sigera2009/downloads/obras/088.pdf. Acesso em 11 de setembro de 2011. Maria M. C., et al. Alternativas para a agregao de valor aos resduos da industrializao de peixe. 2010. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v14n6/a14v14n6.pdf. Acesso em 11 de setembro de 2011. STORI, F. T. Proposta de aproveitamento de resduos das industrias de beneficiamento de pescado em Santa Catarina a partir de um sistema gerencial de bolsas de resduos. Disponvel em http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/PROPOSTA%20DE %20REAPROVEITAMENTO.PDF. Acessado em 11 de setembro de 2011. Servio Brasileiro de Resposta Tcnica. Processo de produo de pescado limpo e de fils de pescado. Disponvel em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA6doAB/abatedouro-tilapia-resposta-tecnica. Acesso em 11 de setembro de 2011.

25

También podría gustarte