Está en la página 1de 33

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"

DEPARTAMENTO DE SOLOS E NUTRIO DE PLANTAS Fundao de Estudos Agrrios "Luiz de Queiroz"

CURSO DE ESPECIALIZAO EM GERENCIAMENTO AMBIENTAL

APONTAMENTOS DE AULA DA DISCIPLINA GEOLOGIA

Prof. Celso A. Clemente

Piracicaba 27 de Maro de 2004

A seguir apresentamos um texto bsico de Mineralogia e Petrologia que dever ser considerado apenas como um texto de apoio e de consulta para a disciplina Geo-1 e Recuperao de reas Degradas por Minerao.do CEGEA.

Captulo I
MINERAIS E ROCHAS 1.1 Introduo O interessado aluno ingressante no Curso de Agronomia necessita conhecer o solo. A maioria de suas atividades futuras e profissionais podero estar relacionadas ao conhecimento e explorao dos solos. Como parte fundamental para estudo e explorao do solos tem-se necessariamente que acumular conhecimentos a respeito de seus materiais de origem. Fica ento a pergunta, quais so os materiais de origem dos solos? Consideramos como materiais de origem dos solos: a) Rocha no estado ntegro ( sem alterao ); b) Produtos de alterao de rochas "in situ"; c) Produtos (sedimentos) inconsolidados transportados e depositados. Todos esses materiais de origem dos solos so constitudos, na sua grande maioria, por minerais. Dessa forma tem-se que primeiro, estudar e conhecer os principais minerais que formam os materiais de origem dos solos e em seguida, caracterizar esses materiais para depois identificar e interpretar os fenmenos de transformao desses produtos em solos. Com isto conclui-se que o primeiro passo estudar Mineralogia e Petrologia e dentro deste contexto o primeiro problema que aparece o de distinguir Mineral de Rocha. 1.2 - Distino entre Mineral e Rocha A condio necessria para conseguir a distino entre Mineral e Rocha ter o conhecimento dos conceitos que os definem. Tanto mineral como rocha so corpos naturais que constituem a Litosfera. Vrias so as definies de minerais e rochas. Apresenta-se abaixo as de uso mais corrente: Espcie Mineral: um slido homogneo, de ocorrncia natural, geralmente inorgnico, com composio qumica definida e uma estrutura cristalina (arranjo ordenado de ctions e nions). Ex.: Hematita (-Fe203), Calcita (CaCO3), Diamante (C). Mineralide ou substncias "amorfas": So substncias inorgnicas que no apresentam um arranjo interno ordenado. Ex.: Vidro vulcnico Rocha : um agregado natural, coerente, multigranular de uma ou mais espcies minerais. Podendo conter ainda, matria orgnica e matria vtrea. Ex.: Rocha Granito Calcrio Arenito Constituintes Principais Quartzo, Feldspatos, Micas Calcita e Dolomita Quartzo

Aps esses conceitos, e utilizando-se dos critrios relacionados a seguir, possvel, aps o exame de uma amostra, dizer se um mineral ou uma rocha.

A - Forma Externa: os minerais podem ocorrer espontaneamente com forma externa de cristais, devido apresentar uma estrutura cristalina definida. Podem exibir faces planas e regulares que no conjunto, podem formar polidros (cubos, hexgonos, prismas, etc), embora isso no seja obrigatrio. Uma rocha normalmente no apresenta forma polidrica natural. a1) Apresentando forma polidrica, mesmo que imperfeita, trata-se de um mineral ( Figura 1).

Figura 1. Formas polidricas de minerais

a2) No apresentando nenhuma face plana e regular, pode ser mineral ou rocha. B) Matria Orgnica. Definindo mineral como uma substncia inorgnica, toda amostra que contiver matria orgnica como constituinte, ser considerada uma rocha. Geralmente, a matria orgnica reconhecida por apresentar cor escura, odor caracterstico, ao friccionar suja os dedos e em contato com fogo torna-se combustvel. C) Nmero de Constituintes. Trata-se de uma avaliao do nmero de componentes da amostra (mineral, matria orgnica, matria vtrea). Em geral os diferentes constituintes so reconhecidos por apresentar propriedades distintas, como por exemplo cor, brilho, etc. c1) Se amostra apresentar mais de um constituinte, ela uma rocha (Figura 2A). Entretanto, possvel na natureza, que alguns minerais apresentem impurezas disseminadas em seus cristais, como ilustrado nas Figuras 2B e 2C.

Figura 2. Distino entre mineral e rocha em funo do nmero de constituintes. (A) material com mais de um constituinte rocha; (B) material com dois constituintes, um deles considerado impureza mineral; (C) material com vrias partculas disseminadas, incluses de um mineral em outro mineral

c2) Se a amostra contiver apenas um constituinte, pode ser mineral ou rocha. Neste caso segue-se a anlise e utiliza-se o critrio da homogeneidade. D) Homogeneidade. Se a amostra for constituda por partculas distintas, a luz incidente sobre ela ser refletida com diferentes orientaes. Neste caso tem-se uma rocha

(Figura 3A). Se for constitudo de uma nica parte, toda amostra um nico indivduo, no sendo possvel reconhecer diferentes reflexes da luz nas partculas, tm-se um mineral ( Figura 3B).

Figura 3. Distino entre mineral e rocha em funo da homogeneidade. (A) material constitudo por partculas distintas, com diferentes orientaes e posies de reflexes de luz rocha; (B) material constitudo de uma nica parte, no sendo possvel reconhecer diferentes reflexes da luz nas partculas mineral.

Evidentemente que os critrios apresentam limitaes e alguns cuidados devem ser tomados no reconhecimento macroscpico de minerais e rochas. O tamanho dos constituintes pode ser fator limitante na identificao uma vez que estes podem ser muito pequenos (microscpicos) no sendo possvel identific-los a olho nu. Outros cuidados referem-se aos geodos e grupamentos cristalinos existentes nas rochas. Pode-se retirar (amostrar) uma parte de uma rocha no espao de um geodo ou de um grupamento de cristais. Como exemplo, cita-se a retirada de uma poro de rocha no espao de um geodo de um basalto vesicular (Figura 4A), ou a concentrao de feldspatos ou micas de um granito, (Figura 4B). As amostras retiradas so grupamentos naturais de minerais que se formaram quando da consolidao da rocha, no caso do granito, ou aps sua consolidao, no caso dos basaltos, no constituindo uma nova rocha.

Figura 4. (A) basalto vesicular mostrando geodo preenchido por cristais de quartzo; (B) granito mostrando acmulo de micas.

Os mtodos macroscpicos de identificao de minerais e rochas citados, podem ser utilizados para a maior parte dos minerais e rochas de interesse agronmico. Entretanto, algumas vezes estes mtodos podem ser insuficientes e devem ser utilizadas tcnicas complementares de laboratrio como por exemplo, difratometria de raios-X, microscopia ptica e eletrnica, anlises qumicas e etc., para solucionar o problema.

Captulo II
PROPRIEDADES MACROSCPICAS DE MINERAIS 2.1. BRILHO O brilho de um mineral a capacidade de reflexo da luz incidente sobre sua superfcie. O brilho de um mineral pode ser dividido em: METLICO brilho semelhante a um metal. Ex.: pirita, hematita; NO METLICO outros tipos de brilhos observados nos minerais. Exemplos: vtreo brilho semelhante ao vidro. Ex.: quartzo (hialino, ametista, fum, etc); sedoso brilho semelhante a seda. Ex.: gipso resinoso brilho semelhante a resina. Ex.: enxofre perlceo brilho semelhante a prola. Ex.: talco lamelar e granular micceo brilho intenso das superfcies das "placas" ou "escamas" dos minerais micceos. Ex.: muscovita, biotita e lepdolita 2.2. DUREZA - A dureza (D) de um mineral a resistncia que sua superfcie oferece ao ser riscada. Ser adotada a escala de dureza de MOHS, estabelecida em 1824, na qual dez minerais comuns so ordenados em relao a resistncia que oferecem ao risco (Figura 5). A escala de Mohs no linear. Por exemplo, o diamante cerca de 40 vezes mais duro que o talco, enquanto o corndon que est logo abaixo do diamante (dureza 9), da ordem de 9 vezes mais duro que o talco. A escala de Mohs adimensional. Diz-se que o mineral tem dureza 5 ou 3, por exemplo, na escala de Mohs.

Figura 5. Escala de Mohs utilizada para avaliao da dureza de um mineral.

Para utilizar a escala de Mohs toma-se com limites a dureza da unha (aproximadamente 2,8 - 2,9) e de uma lmina de canivete (canivetes comuns da ordem de 5,5). Desta forma tem-se: DUREZA BAIXA: minerais riscados pela unha. (minerais de dureza 1 e 2); DUREZA MDIA: minerais no riscados pela unha, mas riscados pelo canivete (minerais com dureza at 5 5,5);

DUREZA ALTA: no riscado pelo canivete. A partir da escala de Mohs tem-se que: 1- O mineral de maior dureza risca o de menor dureza; 2- O mineral de menor dureza riscado pelo de maior dureza; 3- Minerais de igual dureza ou muito prximas no se riscam. Entretanto, quando fortemente atritados podem (no necessariamente) se riscar. 2.3. CLIVAGEM - a propriedade que apresentam muitos minerais de romperem com maior facilidade segundo determinados planos. Todo plano de clivagem paralelo a uma face do cristal ou a uma face possvel do cristal. A clivagem pode ser obtida por simples presso ou por choque mecnico mais forte. Os minerais podem apresentar superfcies de clivagem em: a) 3 direes (Figura 6A) - Ex.: calcita, galena b) 2 direes (Figura 6B) - Ex.: feldspato c) 1 direo (Figura 6C) - Ex.: micas, talco d) ausente - Ex.: quartzo, turmalina.

Figura 6. Diferentes tipos de clivagem dos minerais. (A) clivagem em 3 direes; (B) clivagem em 2 direes; (C) clivagem em 1 direo

2.4. FRATURA - o tipo da superfcie no plana apresentada por um mineral, aps o mesmo ter sido submetido a um choque mecnico. A fratura pode ser: a) CONCHOIDAL - quando o mineral apresenta superfcie em forma de concha profunda (Figura 7) - Ex.: quartzo. b) SUB-CONCHOIDAL - quando o mineral apresenta superfcie em forma de concha, mas pouco profunda Ex.: aragonita. c) IRREGULAR - sem forma definida Ex.: turmalina.

Figura 7. Exemplo de fratura conchoidal

2.5. HBITO - a forma externa mais freqente de ocorrncia de um mineral. O hbito depende da forma e velocidade de crescimento do mineral que por sua vez so influenciadas pela temperatura, presso, impurezas, etc. Pode-se concluir que um mesmo mineral, em condies genticas distintas, pode apresentar hbitos diferentes. O hbito nem sempre uma propriedade que diferencia um mineral do outro, mas sem dvida de grande importncia. A seguir sero apresentados alguns hbitos comuns observados nos minerais. O hbito de um mineral pode ser observado em um cristal isolado ou em agregados de minerais. Quando o mineral apresenta cristais isolados, considera-se as seguintes formas: A) Tabular - devido ao maior desenvolvimento de duas faces paralelas (Figura 8A). Ex.: barita B) Prismtico - devido ao maior desenvolvimento do cristal segundo uma direo (Figura 8B). Ex.: quartzo C) Piramidal - devido ao maior desenvolvimento das faces que formam pirmides. Pode ser tambm bipiramidal (Figura 8C). Ex.: zirconita D) Acicular cristais finos, como agulhas (Figura 8D). Ex.: actinolita Quando o mineral no ocorre em cristais bem individualizados, pode assumir as mais variadas formas, das quais citam-se: E) Granular - massa ou agregado constitudo por grnulos: elementos cristalinos pequenos e irregulares (Figura 8E). Ex.: olivina, enxfre F) Macio - massas homogneas cristalinidade aparente, isto , situao em que a individualizao dos constituintes no pode ser feita a olho nu (Figura 8F). Ex.: calcednia G) Fibroso - massas aciculares finssimas, onde no possvel distinguir formas geomtricas nos indivduos isolados (Figura 8G). Ex.: asbestos H) Estalacttico - em forma de concrees mais ou menos cnicas (Figura 8H). Ex.: calcita I) Lamelar ou Placide - quando o material constitudo por um conjunto de lamelas ou placas empacotadas (Figura 8I). Ex.: talco, muscovita, sericita, lepdolita J) Escamoso - quando o material constitudo por um conjunto de cristais empacotadas em forma de pequenas escamas. Diferencia do placide pelo tamanho reduzido (Figura 8J). Ex.: biotita, fucksita K) Concrecionrio - na forma de concrees, isto , agregados mais ou menos estveis, de forma arredondada e alongada constitudos de material cristalino e/ou amorfo (Figura 8K). Ex.: concrees de hematita, goethita

Figura 8. Diferentes tipos de hbito/formas apresentados pelos minerais

2.6. COR - A cor do mineral um carter importante em sua determinao. A cor de uma substncia depende do comprimento de onda da luz que ela absorve. Por exemplo, um mineral que apresenta cor verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro exceto aquele associado ao verde. Alguns autores consideram como fundamentais as seguintes cores dos minerais: branco, cinza, preto, azul, verde, amarelo, vermelho e castanho. Deve-se assinalar, entretanto, que podem ocorrer minerais das mais diversas tonalidades. As cores dos minerais, especialmente dos que apresentam brilho metlico, devem ser observadas na fratura fresca. Em geral a superfcie exposta ao ar pode apresentar pelculas de alterao. Os minerais de brilho no metlico podem ser divididos em:

IDIOCROMTICOS so aqueles que apresentam sempre a mesma cor dentro da espcie mineral, cor constante que depende da composio qumica. Ex.: enxofre (amarelo), malaquita (verde), azurita (azul), etc. ALOCROMTICOS so aqueles que apresentam cor varivel dentro da mesma espcie mineral em funo da presena de impurezas na estrutura cristalina ou por causas de natureza fsica (ex.: aumento de temperatura, radiao, etc). Estes minerais so incolores quando puros. Alguns exemplos so: - FLUORITA - incolor, amarela, rsea, verde ou violeta - TURMALINA - incolor (acrota), rsea (rubelita), verde (esmeralda brasileira), azul (indicolita) e preta (afrisita) - BERILO - incolor, verde (esmeralda), azul-esverdeado ou azul gua marinha, amarelo (heliodoro). - QUARTZO - incolor (cristal de rocha, hialino); amarelo (quartzo citrino), rseo (quartzo rseo), verde (quartzo prase), violeta (quartzo ametista). A cor uma propriedade fsica importante na determinao dos minerais, mas nem sempre constante. Desta forma, deve-se utilizar esta propriedade com cuidado. 2.7. TRAO A cor do p fino de um mineral designada de trao. Enquanto as cores dos minerais podem ser muito variveis, as cores dos traos so normalmente constantes. O trao obtido riscando-se com o mineral uma placa de porcelana no polida. Exemplos de diferentes cores de traos produzidos por minerais so apresentados na Figura 9.

Figura 9. Exemplos de diferentes cores de traos produzidos por minerais.

2.8. DENSIDADE - Densidade o nmero que expressa a proporo entre o peso do mineral e o peso de um igual volume de gua a 4 C. Alguns minerais muito semelhantes em outras propriedades macroscpicas, podem possuir densidades bem diferentes. Exemplos: DOLOMITA CaMg (CO3)2, com uma densidade 2,85, pode ser distinguida de BARITA, BaSO4, de densidade 4,5. A densidade determinada por meio de aparelhos especiais como a balana de Jolly, picnmetro, etc. 2.9. SOLUBILIDADE - A solubilidade dos minerais pode ser considerada em relao a diversos cidos, tais como HCl, HNO3, H2SO4 e HF. Para os minerais mais comuns e de maior interesse do curso a utilizao do HCl diludo o suficiente. Utilizando-se HCl diludo possvel separar os minerais em: A - INSOLVEIS aqueles que no reagem com HCl. Ex. quartzo, turmalina

B - POUCO SOLVEIS aqueles que s se solubilizam com HCl aquecido ou quando pulverizados. Ex.: dolomita C - SOLVEIS aqueles que se solubilizam em condies normais, podendo ser acompanhado por desprendimento de gs carbnico (efervescncia) (CaCO3 + 2HCl CaCl2 + H2O + CO2). Ex.: calcita, aragonita 2.10. OUTRAS PROPRIEDADES Existem outras propriedades especficas de alguns minerais como por exemplo estrias, untuosidade ao tato, avidez pela gua, odor caracterstico, plasticidade, magnetismo, etc. importante ressaltar que as propriedades citadas so teis na identificao dos principais minerais. Entretanto, como mencionado anteriormente, em alguns casos pode haver necessidade de tcnicas mais apuradas na identificao dos minerais. Nos quadros abaixo tem-se relacionado os nomes dos principais minerais formadores de rochas de interesse para o curso e suas propriedades macroscpicas mais importantes.

2.11 QUADRO AUXILIAR PARA IDENTIFICAO DE MINERAIS DE BRILHO METLICO


MINERAIS DE BRILHO METLICO

Cor

Dureza

Clivagem / Fratura

Hbito (comuns)

Trao

Solubilida Outras Nome do Mineral e -de em propriedades / Composio Qumica HCl Observaes diludo

Amarelo, Lato, Plido

Alta (6,0 a 6,5)

Fratura Conchoidal, Irregular

Macio, Granular, Cbico

Preto esverdeado ou Preto castanho Preto

Insolvel

Pode apresentar estrias nas faces Fortemente magntico

PIRITA (FeS2) MAGNETITA (Fe3O4)

Preto

Alta (5,5 a 6,5)

Fratura Conchoidal, Irregular Fratura Conchoidal, Irregular

Macio, Granular, Acicular Macio, Granular, Tabular, Escamoso

Insolvel

Cinzento a Preto

Alta (5,5 a 6,5)

Marrom avermelhado

Insolvel

Fracamente magntico

HEMATITA (Fe2O3)

2.12 QUADRO PARA IDENTIFICAO DE MINERAIS DE BRILHO NO METLICO

MINERAIS DE BRILHO NO METLICO

Brilho

Cor

Dureza

Clivagem/ Fratura

Hbito (comuns)

Solubilidade

Outras Nome do Mineral e propriedades / Composio Qumica Observaes

Sem brilho (fosco)

Baixa

Terroso

Odor de barro quando mida, avidez pela gua Insolvel Placas elsticas. Variedades: verde=fucksita, prateada=sericita Placas elsticas. Variedades: rosada=flogopit a Forte efervescncia na presena de HCl diludo

ARGILA

Micceo

Incolor a pardacento (esfumaado)

Baixa (2,0 a 2,5)

Cli. em 1 direo

Lamelar, Placide, Escamoso

MUSCOVITA [KAl2(OH)2AlSi3O10] BIOTITA [K(Mg,Fe)3(OH)2 AlSi3O10]

Micceo

Preto a Verde escuro

Baixa (2,5 a 2,9)

Cli. em 1 direo

Escamoso

Insolvel

Vtreo ou quase vtreo

Branco ou Incolor, Cinza amarelado, Alaranjado, Azul, Rosado Incolor, Branco, Avermelhado, Cinza escuro, Rosado

Mdia (3,0)

Cli. em 3 direes

Granular, rombodri -co, Tabular

Altamente solvel

CALCITA (CaCO3)

Vtreo

Mdia (3,5 a 4,0)

Cli. em 3 direes

Macio, Granular, Tabular

Pouco solvel

Fraca reao a frio. Efervescncia em HCl aquecido ou quando o mineral pulverizado Brilho vtreo tendendo a resinoso

DOLOMITA [Ca,Mg(CO3)2]

Vtreo

Verde mar, Verde azulado, Azul violeta, Branco, Cinza

Mdia (5,0)

Fratura Conchoidal a Irregular

Granular, Globular, Tabular, Prismtico

Insolvel

APATITA [Ca5(F,Ce,OH)(PO4)3]

Continua

Continuao Brilho Cor Dureza Clivagem/ Fratura Hbito (comuns) Solubilida Outras Nome do Mineral e -de em propriedades / Composio Qumica HCl Observaes diludo Insolvel Variedade com hbito esferoltico= gata

Ceroso

Branco, Cinza, Castanho, Preto, Verde, Vermelho, Marrom Rseo, Amarelo, Cinza, verde Esbranquiado Branco, Cinza, Incolor

Alta (6,0)

Fratura Conchoidal

Esferoltico, Estalacttico, Macio

CALCEDNIA (SiO2)

Vtreo

Alta (6,0)

Cli. em 2 direes, Fratura Irregular

Tabular prismtico

Insolvel

Variedade verde claro com manchas brancas em forma de rede = amazonita Em rochas pode ocorrer em cores esverdeadas

ORTOCLSIO [feldspato] (K AlSi3O8)

Vtreo

Alta (6,0 a 6,5)

Cli. em 2 direes

Tabular prismtico

Insolvel

PLAGIOCLSIO [feldspato] (CaAl2Si2O8) (NaAlSi3O8)

Vtreo

Incolor, Verde, Amarelo, Castanho, Violeta, Fum, Branco Leitoso, Rosado

Alta (7,0)

Fratura Conchoidal

Macio, Granular, Prismtico, Piramidado

Insolvel

Variedades: violeta=Qz ametista; leitoso=Qz leitoso; rosado=Qz rseo; incolor=Qz hialino; amarelo=Qz citrino; verde=Qz prase Estrias paralelas maior face do prisma

QUARTZO (SiO2)

Vtreo a Resinoso

Preto, Azul, Verde escuro, Verde, Avermelhada

Alta (7,0 a 7,5)

Fratura Irregular

Prismtico Alongado

Insolvel

TURMALINA (silicato complexo de boro e alumnio)

Quadro 1. Quadro para identificao macroscpica dos minerais. Qz quartzo; Cli. clivagem

Captulo III
ROCHAS GNEAS 3.1 Introduo As rochas gneas ou magmticas so formadas a partir do resfriamento e solidificao de um magma. O magma um material em estado de fuso que se encontra em diferentes profundidades na crosta e manto terrestre. Geralmente ocupa espao definido denominado cmara magmtica. O magma constitudo por diversas substncias onde predominam os silicatos, seguidos pelos xidos e por compostos volteis, sendo a gua o mais importante. O magma contm ainda diversos gases que escapam na forma de vapor. Quando o magma extravasa na superfcie terrestre denominado lava (Figura 10).

Figura 10. Esquema mostrando a cmara magmtica (em vermelho) e os diferentes tipos de rochas gneas formadas em funo da profundidade de cristalizao.

Visando o estudo e reconhecimento de Rochas gneas, sejam elas formadas em profundidade ou na superfcie terrestre, apresenta-se abaixo as principais propriedades macroscpicas que auxiliam suas identificaes. Deve-se ressaltar que estas propriedades so relacionadas a observao a olho nu e que se prestam a identificao das rochas mais comuns. 3.2 - Principais Propriedades Macroscpicas : 3.2.1- GRANULAO ou TEXTURA: a avaliao do tamanho dos minerais constituintes de uma rocha. Para efeito prtico e de acordo com o tamanho dos constituintes, as rochas so denominadas: A - Afanticas: rochas de granulao muito fina onde os constituintes minerais so dificilmente identificados e/ou distinguidos entre si a olho nu. Em geral apresentam cristais menores que 0,5mm (Figura 11A). B - Fanerticas : rochas cujos minerais constituintes so identificados e distinguidos a olho nu. Em geral apresentam cristais maiores que 0,5mm (Figura 11B). 3.2.2- NDICE DE COLORAO: As rochas gneas podem apresentar minerais claros (flsicos) e/ou escuros (mficos) em quantidades variveis. A avaliao da quantidade

Figura 11. Tipos de texturas apresentadas pelas rochas gneas. (A) textura afantica; (B) textura fanertica.

de minerais claros e escuros dar a classificao da rocha quanto ao ndice de Colorao, ou seja : A - Rochas Leucocratas: rochas onde predominam minerais claros, tais como: quartzo, feldspatos, muscovita, etc. A tonalidade da rocha clara, mesmo que seus minerais configurem rocha textura afantica (Figura 12A). B - Rochas Melanocratas: rochas onde predominam minerais escuros, tais como: piroxnios, biotita, anfiblios, etc. A tonalidade da rocha escura. (Figura 12B). C - Rochas Mesocratas: rochas onde os minerais claros e escuros aparecem em propores similares (Figura 12C).

Figura 12. Classificao das rochas em funo da proporo de minerais flsicos (claros) e mficos (escuros). (A) rochas leucocratas; (B) melanocratas; (C) mesocratas.

3.2.3- COMPOSIO MINERALGICA: Trata-se de uma avaliao macroscpica qualitativa e quantitativa dos principais minerais constituintes da rocha. O procedimento consiste em identificar os diferentes minerais observados na rocha e estimar o volume que cada um ocupa. Para identificar os minerais nas rochas separar-se os claros (flsicos) dos escuros (mficos): A - Minerais Flsicos: os minerais flsicos mais comuns presentes nas rochas gneas so o quartzo e os feldspatos. Muscovita mais raro de ser observada. Para identificar o Feldspato na rocha utiliza-se as propriedades mais caractersticas apresentadas pelo mineral: brilho, cor, clivagem, dureza, forma do cristal. Na rocha o feldspato pode apresentar, principalmente, cor rsea, branca, cinza e esverdeada; brilho vtreo; dureza alta. A clivagem pode ser observada no "espelho de reflexo" da luz no plano e h a possibilidade de identificao de uma face do cristal (cristal com forma definida = euhedral). Tem-se dois tipos de feldspatos: Ortoclsio KAlSi3O8 e Plagioclsio CaAl2Si2O8 ou NaAlSi3O8 Para distinguir entre um e outro, observa-se as seguintes caractersticas: O Ortoclsio aparece sempre associado ao quartzo. Desta forma, se tem quartzo e somente um feldspato na rocha este o Ortoclsio. Se uma rocha apresentar os dois feldspatos, o rseo Ortoclsio e o outro (branco, cinza, esverdeado) Plagioclsio. Se uma rocha tem feldspato e no tem quartzo, este feldspato sempre o Plagioclsio. Para identificar o Quartzo na rocha utiliza-se suas propriedades mais caractersticas: brilho, cor, fratura, dureza, forma do cristal. Na rocha o quartzo apresenta brilho vtreo; cor incolor a fum (pardacento); fratura conchoidal; dureza alta; o cristal no apresenta forma definida (anhedral). Sendo o ltimo mineral a se cristalizar, ocorre nos interstcios da rocha deixados pelos feldspatos e micas. B - Os Minerais Mficos mais comuns presentes nas rochas gneas so biotita, piroxnios e anfiblios. Turmalina mais raro de ser observada. Na rocha a biotita apresenta cor preta; dureza baixa; clivagem perfeita; hbito escamoso/placide. Os piroxnios e anfiblios (minerais ferromagnesianos) apresentam na rocha cor preta a verde-escura; brilho opaco a vtreo; dureza alta; sem clivagem. Apresentam hbitos granulares e cristais sem forma definida (anhedral). Na rocha a turmalina apresenta dureza alta; fratura irregular; hbito prismtico alongado. Observa-se ainda estrias paralelas a maior face do cristal. 3.2.4- TEOR DE SLICA (SiO2) OU ACIDEZ: Em relao ao teor de slica (SiO2) , as rochas podem ser classificadas em: A - cidas: so rochas que apresentam teor de SiO2 maior que 65% do volume total de sua composio qumica. Macroscopicamente so rochas com contedo de quartzo de mdio a alto (maior que 10%), sendo facilmente identificado devido sua abundncia (Figura 13A). B - Intermedirias: so rochas onde o teor de SiO2 est entre 65 e 52% do volume total de sua composio qumica. Macroscopicamente so rochas com pouco

quartzo. O quartzo identificado com alguma dificuldade devido ocorrer em quantidades inferiores a 5% (Figura 13B). C - Bsicas: so rochas onde o teor de SiO2 menor que 52% do volume total de sua composio qumica. Macroscopicamente so rochas sem quartzo (Figura 13C).

Figura 13. Classificao das rochas em funo do teor em slica. (A) rocha cida; (B) rocha intermediria; (C) rocha bsica.

3.2.5- ESTRUTURA: o arranjo ou a distribuio que os minerais apresentam em uma rocha. A estrutura depende tambm do tamanho dos cristais (granulao ou textura). Quanto a estrutura, as rochas gneas podem ser classificadas em: A - VTREA - a rocha apresenta superfcie completamente lisa, geralmente de colorao homognea e sem vestgios de material cristalizado. As superfcies de quebra da rocha so irregulares e com bordas cortantes. Estrutura tpica da obsidiana ou vidro vulcnico (vitrfiro) (Figura 14A). B - MACIA - quando os minerais so muito pequenos, no sendo possvel identific-los a olho nu. A rocha apresenta seus constituintes muito coerentes, sem interstcios. Textura tpica de rochas afanticas (Figura 14B).

C - GRANULAR (fina) rocha constituda por minerais de tamanhos reduzidos, dificilmente distinguveis, exceto pela sensao de aspereza ao tato. Em geral so rochas de colorao escura (Figura 14C). D GRANULAR (fanertica) - rocha constituda por minerais bem evidentes, sem desenvolvimento preferencial e aproximadamente do mesmo tamanho (Figura 14D). Textura tpica de rochas fanerticas. E - PORFIRTICA - caracterizada pela presena de cristais bem desenvolvidos (fenocristais) que se destacam da matriz da rocha pelo tamanho e pela cor. A matriz pode ser caracterizada por uma massa vtrea ou granular fina (afantica) ou ainda fanertica (Figura 14E). F - PEGMATTICA caracterizada pela presena de grandes cristais com dimenses de 1, 2, 5cm ou mais, sem desenvolvimento preferencial. Os minerais nas rochas com essa estrutura so facilmente identificados (Figura 14F). G - VESICULAR - quando a rocha apresenta um grande nmero de pequenas cavidades (vacolos ou vesculas) ou bolhas formadas durante o rpido resfriamento do magma (Figura 14G). H - AMIGDALIDE - a estrutura vesicular cujas vesculas esto parcial ou totalmente preenchidas por minerais . Este preenchimento pode ser por quartzo, zelitas, calcita, dolomita, calcednea, etc (Figura 14H). 3.2.6- MODO DE JAZIMENTO: Refere-se as posies (locais) onde as rochas gneas se consolidam na litosfera. O magma gerado em profundidade pode resfriar e solidificar dando origem as rochas, em duas situaes: na superfcie ou nas regies internas da Terra. De acordo com a posio de formao (Figura 10), rochas podem ser classificadas como: A - Rochas Extrusivas, Efusivas ou Vulcnicas: so rochas formadas pelo resfriamento do magma em superfcie, caracterizando os derrames de lavas. Apresentam em geral textura afantica, estruturas vtrea, macia e vesicular. O magma resfria rapidamente quando atinge a superfcie, no havendo tempo para o crescimento dos cristais. B - Rochas Intrusivas: so rochas originadas de magmas que resfriam e solidificam em diferentes profundidade no interior da crosta terrestre. Em funo da profundidade de consolidao as rochas intrusivas so denominadas: Intrusivas Hipoabissais: quando se formam em pequenas e mdias profundidades. Apresentam estruturas granulares finas e mdias e textura fanertica. Intrusivas Plutnicas: quando se solidificam em grandes profundidades. Apresentam estruturas granulares bem desenvolvidas e textura fanertica.

Figura 14. Principais tipos de estruturas apresentadas pelas rochas gneas.

3.3 - Identificao e Reconhecimento: A partir de um exame das amostras utilizando as propriedades apresentadas, possvel identificar qual a rocha em estudo. No quadro abaixo, tem-se relacionado os nomes das principais rochas gneas de interesse para o curso e suas propriedades macroscpicas mais importantes. A utilizao deste quadro no elimina a possibilidade ou a necessidade de outros mtodos para a identificao de rochas menos comuns.

3.4 QUADRO AUXILIAR PARA IDENTIFICAO DE ROCHAS GNEAS

ndice de colorao

Textura ou Granulao

Minerais

Estrutura

Teor de Slica

Modo de Jazimento

Outras Observaes

Nome da Rocha

Leucocrata

Fanertica

Or, Qz, B

Granular (mdia) Granular/ Porfirtica

cida

Intrusivo

R. com pouca B

GRANITO RSEO GRANITO CINZA/ GRANITO CINZA PRFIRO

Leucocrata a Mesocrata Leuco a Mesocrata

Fanertica

Or, Qz, B

cida

Intrusivo

Fanertica

Or, Pl, Qz, B

Porfirtica

cida

Intrusivo

Or pardacento e o Qz amarelado R. com maior granulao. Cristais gigantes. Feldspato associado ao Qz =Or Fraturas conchoidais marcantes Fraturas conchoidais e microvesculas Impossvel ver os minerais a olho nu Algumas vesculas podem estar preenchidas por Qz, D, C, Z A maioria das vesculas esto preenchidas Alguns Pl podem ser reconhecidos Ripas de Pl (cinza) na massa escura dada pelo P

GRANITO A 2 FELDSPATOS PORFIRTICO

Leuco a Mesocrata

Fanertica

Or, Qz, T

Pegmattica

cida

Intrusivo

PEGMATITO

Mesocrata a Leucocrata Melanocrata

Fanertica

Or, P, Qz

Granular

Intermediria

Intrusivo

SIENITO VIDRO VULCNICO

Afantica (vtrea)

Matria vtrea

Vtrea

cida

Extrusivo

Melanocrata

Afantica (vtrea)

Matria vtrea

Vtrea

cida

Extrusivo

VITRFIRO

Melanocrata

Afantica

Pl, P

Macia

Bsica

Extrusivo

BASALTO

Melanocrata

Afantica

Pl, P

Vesicular

Bsica

Extrusivo

BASALTO VESICULAR

Melanocrata

Afantica

Pl, P

Amigdalde

Bsica

Extrusivo

BASALTO AMIGDALOIDAL

Melanocrata

Subfanertica

Pl, P

Granular (fina a mdia) Granular (mdia)

Bsica

Intrusivo hipoabissal

DIABSIO

Melanocrata

Fanertica

Pl, P

Bsica

Intrusivo

GABRO

Quadro 2. Quadro para identificao macroscpica das rochas gneas. R rocha; Or ortoclsio; Qz quartzo; B biotita; Pl plagioclsio; T turmalina; P piroxnio; D dolomita; C calcita; Z zelitas

Captulo VI

ROCHAS SEDIMENTARES 4.1 Introduo As rochas sedimentares so formadas a partir da consolidao de um material originado pela ao de um conjunto de processos que atuam na superfcie da Terra (processos exgenos) e que levam destruio/desagregao de qualquer tipo de rocha pr-existente. Os principais agentes desses processos so a gua, o vento e o gelo, que so responsveis pela gerao do Ciclo Sedimentar. O Ciclo Sedimentar possui 4 fases distintas: Intemperismo, Eroso e Transporte, Deposio e Consolidao (Figura 15). As rochas preexistentes (rocha "me") inicialmente sofrero a ao do intemperismo, que em ltima anlise o processo que promove a desagregao da rocha, que passa de um material compacto, duro a um material frivel. O intemperismo pode ser de dois tipos: fsico e qumico. O fsico a quebra, a desagregao das rochas por processos fsicos, por exemplo diferenas bruscas de temperaturas. No intemperismo qumico, a desagregao ocorre em funo de reaes qumicas entre as rochas e solues aquosas diversas. O material frivel produzido pelo intemperismo pode ser erodido e transportado pela gua e pelo vento, principalmente, em direo s bacias de sedimentao. Instala-se assim, a segunda fase do ciclo sedimentar, eroso e transporte. Os materiais podem ser transportados em soluo (material solvel) ou em suspenso (pequenos fragmentos) e depositados mecanicamente, quando os agentes de transporte perdem a capacidade de mov-los, ou quimicamente quando a soluo torna-se saturada em determinado elemento e este precipita (fase da deposio). Com a deposio continuada, os materiais (sedimentos) nas partes mais inferiores do pacote comeam a sofrer compactao e cimentao tornando-se endurecidos. Nesta fase tem-se a consolidao e a formao da rocha sedimentar. As rochas sedimentares so classificadas em clsticas ou mecnicas, qumicas e organgenas. No contexto agronmico, as rochas sedimentares so as mais importantes, pois cobrem 75% da superfcie da Terra, contribuindo na formao da maioria dos solos. Com o intuito de estudar e reconhecer as principais rochas sedimentares, relaciona-se abaixo suas principais propriedades macroscpicas. Ressalta-se que a dificuldade visual para identificao dessas rochas maior que no caso das gneas em funo principalmente do tamanho dos constituintes. O pequeno tamanho dos constituintes est em geral, relacionado aos prprios processos envolvidos na gnese das rochas sedimentares.

Figura 15. Esquema do ciclo de formao das rochas sedimentares

4.2 - Principais Propriedades Macroscpicas 4.2.1 TEXTURA OU GRANULAO A textura de uma rocha a avaliao do tamanho de seus constituintes. No caso da rocha sedimentar, a textura est intimamente ligada aos constituintes das rochas preexistentes e materiais que lhe deram origem. Nas rochas clsticas ou mecnicas predominam minerais resistentes ao intemperismo, como por exemplo o quartzo, e/ou fragmentos de outras rochas de granulometria variada. Estes minerais e fragmentos so agregados e cimentados por material transportado em soluo. As rochas clsticas ou mecnicas so constitudas portanto, por grnulos e cimento (material que d coeso as rochas). A classificao quanto a textura das rochas sedimentares clsticas ou mecnicas dada pelo tamanho mdio de seus constituintes. Na Figura 16 est representada a escala granulomtrica proposta pela Sociedade Internacional de Cincia do Solo e que ser adotada neste curso.

Figura 16. Escala granulomtrica (Sociedade Internacional de Cincia do Solo).

De acrdo com a escala granulomtrica as rochas clsticas ou mecnicas podem ser : Rudceas: onde predomina a frao areia com seixos ou cascalhos.

Ex: CONGLOMERADOS, TILITOS. Arenosas: onde predomina a frao areia sem seixos ou cascalhos. Ex: ARENITOS Siltosas: onde predomina a frao silte. Ex: SILTITOS Argilosas: onde predomina a frao argila. Ex: ARGILITOS As rochas qumicas em geral apresentam textura fina, por vezes sem granulao aparente, formadas por materiais transportados em soluo que precipitam para gerar novos minerais. As rochas sedimentares qumicas mais comuns so os CALCRIOS sejam eles calcticos ou dolomticos e as rochas silicosas e ferruginosas. As organgenas so formadas pelo acmulo de restos de organismos ou por atividade biolgica. Podem apresentar texturas finas ou mais grosseiras. Exemplos so os diatomitos, recifes de corais, carvo. 4.2.2- COMPOSIO MINERALGICA: Para avaliar a composio mineralgica de rochas sedimentares clsticas deve-se separar os fragmentos (grnulos), quando houverem, do cimento. O principal constituinte dos grnulos o quartzo. Este mineral esta presente na maioria das rochas sedimentares clsticas devido sua abundncia na crosta terrestre e sua resistncia aos processos de intemperismo, eroso e transporte. Os materiais cimentantes so em geral produtos que vieram em soluo e precipitaram entre os grnulos, matria orgnica ou ainda partculas minerais menores (frao silte e argila, principalmente) que preenchem os espaos entre os fragmentos. Os cimentos so materiais muito finos e para identific-los deve-se levar em conta a cor, a reao com HCl (solubilidade) e a coeso da rocha (quo rigidamente os grnulos esto ligados). O cimento normalmente apresenta as seguintes cores: avermelhada a marrom: indicativa da presena de hematita (-Fe2O3) amarelada: indicativa da presena de goethita (FeOOH) cinza escura a preta: indicativa da presena de matria orgnica incolor, branca e vrias tonalidades claras: indicativa da presena de calcita, dolomita, slica, argila. Para reconhecer o constituinte do cimento de cor clara, verificar a solubilidade (reao com HCl) e a coeso da rocha: material solvel: indicativo da presena de calcita material pouco solvel: indicativo da presena de dolomita material insolvel e coeso forte: indicativo da presena de slica material insolvel, coeso fraca (cheiro de barro quando mido): indicativo da presena de argila. Os mesmos testes aplicados para identificar a composio do material cimentante das rochas clsticas, so vlidos para o estudo da composio mineralgica das rochas de origem qumica e orgnica. 4.2.3- ESTRUTURA: As principais estruturas das rochas sedimentares, representadas na Figura 17, so: macia, terrosa, granular, estratificadas em camadas plano

paralelas; estratificadas em folhas ou placas, estratificadas em camadas cruzadas e brechide (granular com fragmentos angulosos de outras rochas).

Figura 17. Principais estruturas de rochas sedimentares.

4.3 - Identificao e reconhecimento: No quadro abaixo tem-se relacionado os nomes das principais rochas sedimentares de interesse para o curso e suas propriedades macroscpicas mais importantes. As informaes apresentadas no quadro auxiliaro na identificao das rochas.
4.4 QUADRO AUXILIAR PARA IDENTIFICAO DE ROCHAS SEDIMENTARES
Origem Textura ou Estrutura Composio Outras Nome da Rocha

Granulao

Miniralgica

Observaes

GR Quartzo Clstica ou Mecnica Rudcea Granular CIMHematita + Slica Goethita + Slica Calcita + Slica GRQuartzo Clstica ou Mecnica Arenosa Granular CIMCalcita+Argila+He matita Argila + Hematita Argila + Matria Orgnica Slica + goethita No possvel distinguir a olho nu os grnulos do cimento. Sente-se os gros de quartzo quando colocado o p entre os dentes Distingue-se do SILTITO pela avidez pela gua, cheiro mido. No tem atrito quando colocado entre os dentes Origem glacial. Fragmentos das mais variadas litologias e tamanhos. Os grnulos esto cimentados por slica e/ou carbonatos Odor de leo, pode ocorrer cristais de pirita Rochas de cimentao forte e fraca Rochas de cimentao forte

CONGLOMERADOS: - Ferruginoso - Silicoso - Calcfero ARENITOS: - Carbontico Avermelhado Argiloso -Carbonoso -Silicoso SILTITOS: - Roxo - Bege esverdeado - Cinza escuro ARGILITOS: - Branco - Vermelho - Amarelo

Clstica ou Mecnica

Siltosa

Macia

Quartzo, Argila, Hematita e Matria Orgnica (podendo ainda conter pirita )

Clstica ou Mecnica

Argilosa

Terrosa

Argila, Hematita, Goethita

Clstica ou Mecnica

Rudcea

Brechide

Quartzo, Fragmentos de Rochas, Slica e Carbonatos

TILITO

Clstica ou Mecnica e Orgnica

Siltosa

Estratificada em folha

Quartzo e Matria Orgnica

FOLHELHO CARBONOSO E/OU BETUMINOSO

Qumica

Fina

Estratificada em camadas

Calcita e/ou dolomita

Rocha com estratificao plano paralela tpica

CALCRIO DOLOMTICO

Quadro 3. Quadro para identificao macroscpica das rochas sedimentares. GR grnulo; CIM cimento

Captulo V

ROCHAS METAMRFICAS 5.1 Introduo As rochas magmticas e sedimentares podem ser levadas por processos geolgicos a condies diferentes daquelas nas quais se formaram. Estas novas condies podem determinar a instabilidade dos minerais preexistentes, estveis nas antigas condies. As rochas sofrem ento transformaes sob a ao destas novas condies de temperatura, presso, presena de agentes volteis ou fortes atritos, adaptando-se a novas condies reinantes. A rochas originadas a partir destas transformaes so denominadas rochas metamrficas. O conjunto de fenmenos que leva a estas transformaes conhecido como metamorfismo (Figura 18).

Figura 18. Esquema de formao de rocha metamrfica

5.2 Metamorfismo O metamorfismo atua sobre rochas preexistentes modificando suas texturas, estruturas e, no obrigatoriamente, mineralogia. As modificaes observadas em decorrncia do metamorfismo, so reajustes necessrios para que os minerais alcancem a estabilidade nas novas condies do meio em que a rocha foi colocada. importante observar que esse processo ocorre sem que haja fuso da rocha preexistente, ou seja as transformaes ocorrem na fase slida. Podem ocorrer tanto a recristalizao dos minerais preexistentes como a formao de novos minerais, graas mudana da estrutura cristalina sob novas condies de presso e temperatura ou a combinao qumica entre dois ou mais minerais formando um novo mineral. 5.2.1 - AGENTES DO METAMORFISMO: os trs principais fatores que levam ao metamorfismo so: temperatura, presso e fluidos quimicamente ativos. A Temperatura: um fator de primordial importncia na transformao das rochas. Calor suficiente para afetar a estabilidade de uma associao mineral preexistente pode ser originado por processos diferentes e em quantidades desiguais no interior da Terra. Citam-se quatro fatores importantes que atuando separadamente ou em conjunto so responsveis pela elevao da temperatura: a1 grau geotrmico: uma propriedade trmica da Terra. medida que se aprofunda na litosfera, a temperatura aumenta, de maneira varivel de uma regio para outra, mas em mdia de 1oC cada 33 m;

a2 - calor radioativo: o calor armazenado em regies da litosfera resultante do decaimento de minerais radioativos; a3 efeito de presso no aumento de temperatura: presso suficientemente elevada para provocar esmagamento de rochas preexistentes, gera calor devido ao atrito produzido pelas deformaes mecnicas; a4 intruso de corpos magmticos: os corpos magmticos, especialmente os de grandes dimenses, como os batlitos, fornecem grandes quantidades de calor para as rochas encaixantes. Essa a principal fonte de calor no metamorfismo de contato. B - Presso: a presso pode ser de dois tipos uniforme (hidrosttica) ou dirigida (stress), e pode produzir mudanas estruturais nas rochas. A presso uniforme produz texturas granulares, estruturas no orientadas, e provoca o aparecimento de minerais de maior densidade. A presso dirigida produz estruturas orientadas, como por exemplo, xistosidade e gnaissificao (Figura 19).

Figura 19. Efeito da presso sobre a estrutura da rochas metamrficas. Presso hidrosttica aumento de densidade; Presso dirigida estruturas orientadas

C - Fluidos Quimicamente Ativos: a ao de fluidos quimicamente ativos muito importante no metamorfismo, promovendo reaes, precipitaes e redeposies dos componentes das rochas. Estes fluidos, de origem magmtica, apresentam em sua composio CO2, HF, HCl, S, etc. A ao destes fluidos pode provocar a dissoluo de minerais preexistentes e a substituio por minerais formados a partir da precipitao de elementos trazidos em soluo. Esta ao verificada com freqncia em rochas carbonatadas, onde a calcita pode ser substituda por exemplo, por sulfetos (Galena, Blenda, etc.) 5.2.2 - TIPOS DE METAMORFISMO: os principais tipos de metamorfismo so o termal, o dinamotermal e o cataclstico. A - Metamorfismo Termal: o processo onde o principal agente modificador das rochas a temperatura. Predominam neste tipo de metamorfismo temperaturas elevadas (maior que 200C) (Figura 20). O termo pirometamorfismo utilizado para caracterizar as transformaes observadas numa rocha pelo contato imediato de um magma. Exemplo caracterstico o que ocorre quando uma lava provoca mudanas de natureza fsica e qumica na superfcie rochosa por onde passa. O endurecimento e vitrificao de uma rocha que atravessada por um dique de rocha magmtica, outro exemplo de pirometamorfismo. O metamorfismo observado no contato entre corpos intrusivos (batlitos, diques, etc.) e rochas encaixantes denominado metamorfismo de contato. Neste tipo de

metamorfismo as rochas encaixantes podem sofrer recristalizao (por exemplo, o mrmore). Quando durante o metamorfismo termal a presena de fluidos quimicamente ativos for importante, denomina-se metamorfismo hidrotermal.

Figura 20. Esquema do efeito do metamorfismo termal

B - Metamorfismo Dinamotermal: neste tipo de metamorfismo h o predomnio da presso dirigida e temperatura elevada. Esses dois fatores so capazes de produzir grandes modificaes nas rochas, resultando em novas estruturas e novos minerais. O metamorfismo dinamotermal ocorre em profundidade aps, por exemplo, uma longa seqncia de sedimentao, no interior de uma bacia (geossinclinal). Como exemplos, tm-se os xistos e gnisses (Figura 21).

Figura 21. Esquema do efeito do metamorfismo dinamotermal

C - Metamorfismo Cataclstico: Neste tipo de metamorfismo a presso dirigida o principal agente. As rochas so submetidas a esforos dirigidos tornando-se fraturadas. Os minerais no so substitudos por outros exceto onde haja intenso esmagamento e relativo aumento de temperatura (zona dos milonitos). No metamorfismo cataclstico, tpico de zonas de falhamentos, observa-se um certo de alinhamento de estruturas, formando faixas onde o fraturamento mais intenso (Figura 22).

Figura 22. Esquema do efeito do metamorfismo cataclstico.

5.3 Principais Propriedades Macroscpicas 5.3.1 TEXTURA OU GRANULAO: a avaliao do tamanho dos minerais constituintes de uma rocha. Para efeito prtico e de acordo com o tamanho dos constituintes, as rochas so denominadas: A - Afanticas: rochas de granulao muito fina onde os constituintes minerais so dificilmente identificados e/ou distinguidos entre si a olho nu. Em geral apresentam cristais menores que 0,5mm. B - Fanerticas : rochas cujos minerais constituintes so identificados e distinguidos olho nu. Em geral apresentam cristais maiores que 0,5 mm. 5.3.2- COMPOSIO MINERALGICA: a avaliao qualitativa e quantitativa dos principais minerais que constituem a rocha. As rochas metamrficas, em funo do processo gentico, possuem minerais que so comuns as rochas gneas (por exemplo, quartzo, feldspato, biotita e muscovita, etc), as rochas sedimentares (por exemplo, calcita, dolomita, quartzo, muscovita, etc) e minerais prprios, formados durante o metamorfismo (Quadro 4).
Comuns as gneas quartzo feldspatos biotita muscovita anfiblios/piroxnios
Quadro 4. Principais minerais encontrados nas rochas metamrficas.

Comuns as sedimentares calcita dolomita argila hematita

Tpicos das metamrficas CLORITA (mica verde) SERICITA (mica prateada/esverdeada) EPIDOTO Outros (zirconita, estaurolita, granada, etc.)

5.4.3- ESTRUTURA: o arranjo ou a distribuio que os minerais apresentam em uma rocha. A estrutura depende tambm do tamanho dos cristais (granulao ou textura). Quanto a estrutura, as rochas metamrficas podem ser classificadas em: A - MACIA - caracterstica de rochas que exibem aspecto macio e ausncia de elementos lineares ou planares ntidos, indicando, via de regra, amplo domnio da recristalizao sobre a deformao (predomnio do metamorfismo termal) (Figura 23A). Como exemplos tm-se vrios tipos de mrmores, quartzitos e anfibolitos. B - GNISSICA - resulta da interao das estruturas granulares e xistosas, sendo caracterstica dos gnisses (Figura 23B). Estas rochas so constitudas por

camadas alternadas ricas em minerais equidimensionais (principalmente quartzo, feldspato) e planares ou lineares (principalmente biotita). A estrutura planar observada denominada de gnaissificao. A estrutura orientada caracterstica do predomnio do metamorfismo dinamotermal. C - CATACLSTICA os minerais apresentam-se na forma de fragmentos angulosos de diversos tamanhos envoltos em uma massa cataclstica fina, muitas vezes esverdeada pela presena de epidoto. Os fragmentos assemelham-se a material quebrado por golpes de martelo (Figura 23C). Estrutura caracterstica do predomnio do metamorfismo cataclstico. Exemplo de rochas com esta estrutura so os cataclasitos. D - GRANULAR MONOMINERLICA - apresentam minerais bem evidentes aproximadamente de mesmo tamanho e ausncia de elementos lineares ntidos ou qualquer orientao (Figura 23D). Esta estrutura caracterstica do predomnio do metamorfismo termal. Quando constituda de um nico mineral denominada granular monominerlica. Exemplo mrmore branco. E/F - XISTOSA uma estrutura caracterstica das rochas que exibem acentuado aspecto planar e fissilidade ao longo de planos paralelos denominados de xistosidade (Figura 23E/F). Exemplo so a estruturas observadas nos muscovita xistos, biotita xistos, talco xistos, clorita xistos, hornblenda xistos, estaurolita xistos, etc. A xistosidade reflete ao mesmo tempo acentuada deformao e recristalizao. A orientao da estrutura reflete o predomnio do metamorfismo dinamotermal. G - GRANULAR -apresentam minerais bem evidentes aproximadamente de mesmo tamanho e ausncia de elementos lineares ntidos ou qualquer orientao (Figura 23G). Esta estrutura caracterstica do predomnio do metamorfismo termal. Exemplos mrmores, anfibolitos. H - FOLIAO - uma estrutura planar que caracteriza rochas na quais sua orientao basicamente devida ao tectnica. Difere da estrutura xistosa por apresentar minerais de tamanho reduzido (textura afantica e subfanertica). Exemplos, filitos, ardsias (Figura 23H). Predomnio do metamorfismo dinamotermal. I - MIGMATTICA - a rocha exibe gnaissificao muito deformada e com concentraes irregulares de neossoma (material claro de composio grantica) e paleossoma (material escuro constitudo predominantemente de biotita, anfiblio) (Figura 23I). Exemplos, migmatitos.

Figura 23. Principais estruturas de rochas metamrficas.

5.4 - Classificao e Identificao As principais rochas metamrficas so os gnisses, xistos e filitos e quartzitos. Estas quatro rochas apresentam basicamente a mesma composio mineralgica (quartzo, feldspatos e micas), variando somente as propores de seus minerais constituintes. Para ilustrar, apresenta-se na Figura 24 um diagrama esquemtico mostrando os campos ocupados pelas rochas em funo da mineralogia.

Figura 24. Esquema para ilustrar a nomenclatura e os constituintes minerais das principais rochas metamrficas. F feldspato;M mica; Q quartzo.

Outras rochas metamrficas importantes com composio mineralgica distinta da figura acima so os mrmores, constitudos basicamente por calcita e dolomita, e ardsias (quartzo e argila vitrificada). No quadro abaixo tem-se relacionado os nomes das principais rochas metamrficas de interesse para o curso e suas propriedades macroscpicas mais importantes. As informaes apresentadas no quadro auxiliaro na identificao das rochas.

5.5 QUADRO AUXILIAR PARA IDENTIFICAO DE ROCHAS METAMRFICAS

Textura ou Granulao Fanertica Fanertica Fanertica

Minerais Or, Qz, B Or, Qz, B M, Qz

Estrutura Gnissica Gnissica Xistosa

Outras Observaes O Or rosa O Or cinza R. de cor branca amarelada por xido de Fe R. esverdeada com minerais micceos orientados.( Cl ) esverdeada; (S) prateada R. fina, esverdeada. Sua estrutura assemelha-se com laminao Rocha cristalina Rocha cristalina Rocha microcristalina R. clara podendo conter cristais de M Apresenta-se esverdeada a prateada Colorao de bege a rosada Colorao esbranquiada quase incolor

Nome da Rocha GNISSE ROSA GNISSE CINZA MUSCOVITA XISTO

Fanertica a Subfanertica

Minerais micceos (Cl, S)

Foliao

FILITO (se subfanertica) ....... ou SERICITA-XISTO (se fanertica)

Afantica

Argila e Qz

Macia a foliao fina

ARDSIA

Fanertica Fanertica Afantica Afantica a Subfanertica Afantica a Subfanertica Afantica Afantica

C C C Qz, M

Granular Granular Macia Macia

MRMORE BRANCO MRMORE VERDE MRMORE BEGE QUARTZITO (com muscovita) QUARTZITO (com sericita) QUARTZITO BEGE QUARTZITO branco a incolor

Qz, S

Macia a Foliao Macia Macia

Qz. Qz.

Quadro 5. Quadro para identificao macroscpica das rochas metamrficas. R rocha; Or ortoclsio; Qz quartzo; B biotita; M muscovita; Cl clorita; C calcita; S sericita

Bibliografia Recomendada Clemente, C.A. (1977) APOSTILA DE AULAS PRTICAS DE MINERALOGIA. Departamento Editorial do Centro Acadmico Luiz de Queiroz, 39 pg. Dana, J.D. & Hurlbut, C.S. Jr. (1984) MANUAL DE MINERALOGIA. Livros Tcnicos e Cientficos S.A., 669p. Ernst, W.G. (1971) MINERAIS E ROCHAS. Editora Edgard Blcher Ltda., 163p. Leinz, V. & Campos, J. E. S. (1971) GUIA PARA DETERMINAO DOS MINERAIS. Cia Editora Nacional, 149p. Leinz, V. & Leonardos, O.H. (1977) GLOSSRIO GEOLGICO. Cia Editora Nacional, 238p. Leinz, V. & Amaral, S.E. (1978) GEOLOGIA GERAL. Cia Editora Nacional, 397p. Marconi, A. & Ibrahim, O.A. (1988) PRINCPIOS DE PETROLOGIA E INTEMPERISMO DE ROCHAS. Departamento Editorial do Centro Acadmico Luiz de Queiroz, 94 pg. Marconi, A. & Ibrahim, O.A. (1989) PRINCPIOS DE MINERALOGIA. Departamento Editorial do Centro Acadmico Luiz de Queiroz, 88 pg.

También podría gustarte