Está en la página 1de 3

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

MACRFITAS AQUTICAS DO AUDE BARRA DE JU-PE


Silmar Luiz da Silva1, Fabiana Aguiar Santos , Daniela Batista Leito Ferreira 3, Alfredo Matos Moura Junior 4, Adilma Montenegro Cocentino5 e Karine Matos Magalhes6.

Introduo
O aude Barra de Ju compe um dos pontos de monitoramento do Eixo Leste de captao de gua do projeto de transposio do Rio So Francisco, que um projeto do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministrio da Integrao, visando conectar o So Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional. Este projeto tem como meta a oferta de gua para os Estados que sofrem com o problema da seca. No entanto, para a viabilizao do projeto necessrio que se conhea previamente as espcies vegetais e animais, bem como a dinmica biolgica do sistema para que as espcies componentes no se exponham a fatores estressantes, o que viria a limitar sua produtividade. Dentre as espcies componentes deste sistema aqutico, merecem destaque as macrfitas aquticas, por serem um dos principais produtores primrios. Essas plantas habitam desde brejos a ambientes completamente submersos, e caracterizam-se por serem plantas que vo desde algas at angiospermas [1]. Essas comunidades so consideradas como o principal grupo produtor de biomassa e interferem de diferentes maneiras na dinmica dos ecossistemas [1], so bioindicadoras de poluio da gua e tambm utilizadas na alimentao animal, despoluio de ambientes e controle da eroso hdrica [2]. Esses vegetais sempre foram constatados pelo programa de monitoramento das macrfitas aquticas no Aude Barra do Ju, o que torna possvel caracteriz-los, dada sua importncia deste tipo de comunidade na biota do reservatrio. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a variao temporal da biomassa seca das macrfitas do aude.

culturas, bem como para a pesca, lazer e dessedentao de animais [4]. Coletas trimestrais entre fev/2009 e jul/2010 foram realizadas para diagnstico florstico e biomassa seca das espcies de macrfitas aquticas. A. Amostragem e identificao das amostras Para a realizao do levantamento florstico foram coletados indivduos inteiros ou amostras de ramos floridos e/ou frutificados com a utilizao de tesoura de poda. Os indivduos foram fotografados, prensados em campo e transportados ao laboratrio de Ecossistemas Aquticos da UFRPE para identificao. Informaes sobre os indivduos foram devidamente anotadas em cadernetas de campo dando nfase a dados como colorao de partes florais e frutos, hbito e habitat. Flores e frutos, quando coletados, foram acondicionados em frascos de vidro, e, posteriormente, fixados em soluo de lcool 70%, com objetivo de auxiliar nos estudos morfolgicos e de identificao, com auxlio de estereomicroscpio (lupa). Em laboratrio as plantas foram identificadas com auxlio de literatura especfica [5, 6 e 7] O material botnico processado e identificado ser incorporado ao acervo do Herbrio Professor Geraldo Mariz (PEUF). B - Determinao da biomassa das macrfitas Trs quadrados de 50 x 50 cm foram lanados aleatoriamente sendo todo material biolgico retirado manualmente incluindo a parte exposta das macrfitas (parte visvel) e seu sistema radicular para posterior clculo da biomassa. O material coletado foi ensacado, etiquetado e refrigerado ainda em campo para transporte ao laboratrio de Ecossistemas Aquticos da UFRPE. Depois de separadas por espcie, cada amostra foi levada a estufa a uma temperatura constante de 60C e pesadas aps atingir peso constante. Os dados esto apresentados em g.ps. m-2 aps clculo de mdia, desvios-padres e freqncia de ocorrncia.

Material e mtodos
O aude Barra do Ju (latitude 82656.0S e longitude 380425.7 W) um dos reservatrios componentes da Bacia Hidrogrfica do Rio Paje, e localizado entre os municpios de Floresta e Betnia (PE). Esta barragem tem uma capacidade mxima de 71.474 hm[3], e caracteriza-se por ser um ambiente lntico e suas guas apresentam diversos usos para populao, servindo em principio para irrigao de

Resultados
Composio floristica A riqueza de espcies de macrfitas aquticas existentes

________________ 1. Primeiro Autor aluno em Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmos - CEP: 52171-900 - Recife/PE. E-mail: silmar.luiz@yahoo.com.br 2. Segunda Licenciada em Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmos CEP: 52171-900 Recife/PE. 3. Terceiro autor aluna de Licenciatura Plena em Cincias Biolgicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE.Rua Dom Manoel de Medeiros,s/n,Dois Irmos-CEP:52171-900-Recife/PE 4. Terceiro autor Professor do Colgio de Aplicao da Universidade Federal de Pernambuco UFPE Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitria, Recife - PE - CEP: 50670-901.-Recife,PE. 5. Quarto autor Professora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE.Av.Prof. Moraes Rego,1235-Cidade Universitaria,Recife-PE-CEP:50670-901-Recife,PE. 6. Sexta Autora Professora Adjunta do Departamento de Biologia da rea de Ecologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE.Roia Dom Manoel de Medeiros,S/n,Dois Irmos-CEP:52171-900.Recife,PE.

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.

no Aude Barra de Ju totalizaram em nove espcies ao total, e esto representadas pelas Divises Chlorophyta, Pteridophyta e Magnoliophyta, esta ltima com maior nmero de representantes incluindo duas classes Liliopsida e Magnoliopsida, com sete famlias conhecidas. Dentre as espcies, tambm foram encontrados verdadeiros tufos, que mediante anlises em microscpio ptico, foi verificado que eram um emaranhado de macro e microalgas, tanto de hbito planctnico ou como epfita de macrfitas, que tratada, no presente trabalho como associaes de algas A Diviso Chlorophyta est representada pela famlia Characeae com a espcie Chara fragilis. A diviso Pteridophyta est representada pela famlia Salvinaceae com a espcie Salvinia auriculata. A Magnoliophyta est representada pela Classe Liliopsida com as famlias Araceae (Pistia stratiotes), Najadaceae (Najas guadalupensis), Pontederiacae (Eichhornia crassipes), Cyperaceae (Oxycaryum cubense), Hidrocharitaceae (Egeria densa), e pela Classe Magnoliosida pelas famlias Onagraceae (Ludwigia helmintorrinza) e Cerathophylaceae (Cerathophylum demersum). Em relao freqncia de ocorrncia a especie mais freqente foi Eichhornia crassipes, com 71,42%, seguida pela associao de algas e Chara fragilis, ambas com 57,14% de frequncia de ocorrncia. As menores freqncias distribuem-se com valores de 28,57% (Najas guadalupensis) e 14,28% com as demais macrfitas. Biomassa A anlise da biomassa seca mdia entre os anos variou de 62,338,11 g.ps. m-2 e 2.378402,28 g.ps.m2 , sendo o maior valor encontrado na primeira campanha de coleta, onde a espcie Eichhornia crassipes ganhou destaque com o maior valor de biomassa (2341436,81 g/m) entre as espcies coletadas nesse reservatrio. O menor valor de biomassa ocorreu na sexta campanha com 62,338,11 g/m(Ludwigia helmintorrinza, Najas guadalupensis e Associaes de algas). Estes dados mostram que a diminuio da biomassa de E.crassipes, com o passar do tempo, possa ter sido ocasionada pela limpeza de macrfitas do aude, hbito comum em reservatrios de abastecimento (Figura 1). A retirada da espcie dominante pode justificar o aumento da riqueza especifica ocorrida (Figura 2). Contudo necessria a investigao das causas que levaram a esse aumento.

A composio floristica das macrfitas mostrou-se pouco diversificado quando comparado a estudos realizados no Pantanal Mato-Grossensse [8], lagoas do Paran [9] e audes do Rio Grande do Sul [10]. Porm quando comparados com estudos realizados em Lagoa Dourada, So Paulo [11], e no Reservatrio de Xing, situado entre os estados de Sergipe e Alagoas [12], os valores foram superiores. Esses mesmos valores foram relativamente iguais quando comparados com outros levantamentos feitos na regio nordeste [13]. Em relao a biomassa, os dados mostraram-se superiores quando analisados com estudos feito no Reservatrio de Xing[12] e em reas inundadas do estado do Rio Grande do Sul[14]. O predominio do valor de biomassa da macrofita E.crassipes tambm verificado em estudos desenvolvidos no Rio de Contas (BA) [15]. notvel que a biomassa da espcie E.crassipes nos primeiros anos foi alta, o que pode ser corroborado pelo fato de, nos primeiros anos de coleta, no haver outra macrfita que competisse com ela por nutrientes, o que mudou quando comunidades de associaes de algas comearam a aparecer e passaram a dominar nas ltimas campanhas, pois algas filamentosas competem pelo N e P suspensos. Apesar disso no foram verificados padres no comportamento das espcies, o que torna imprescindvel a continuidade dos estudos que relatem sobre a diversidade biolgica das macrfitas aquticas, para que assim possa se traar planos de manejo para controle e manuteno desse tipo de comunidade.

Agradecimentos
Agradecemos ao Ministrio da Integrao pela concesso da bolsa, para o terceiro autor, e participao no Projeto de Integrao do Rio So Francisco.

Referncias
[1] ESTEVES, F. A. 1988. Fundamentos de limnologia. Rio de Janeiro: Intercincia:FINEP. 601p. [2] PEDRALLI, G. 1990. Macrfitos aquticos: tcnicas e mtodos de estudos. Estudos de Biologia 26. 5-2 [3]http://wikimapia.org/#lat=-8.442828&lon= 38.0799866&z=12&l=9&m=h (acesso em 19/09/2011, as 1:00 hs). [4] SANTOS,F.H.J.,RODRIGUES,K.M.,GUEDES,S.N.Caracterizao dos 29 pontos da rede Amostragem de gua e limnologia para implantao e operacionalizao do Programa de Monitoramento da gua e Limnologia do projeto de transposio do rio so Francisco (PBA 22).Salgueiro Pe.2009 (relatrio tcnico) [5] POTT, V. J.; POTT, A. Plantas Aquticas do Pantanal. EMBRAPA. Corumb: Centro de Pesquisa Agropecuria do Pantanal. 2000. [6]CRONQUIST, A. An integrated system of classification of flowering plants. New York, Columbia University Press, 1981. [7]BOSCHILIA, S. M.;. OLIVEIRA, E.F.; THOMAZ, S.M. Do aquatic macrophytes co-occur randomly? An analysis of null models in a tropical floodplain. Oecologia 156:203214. 20 [8] PIVARI, M. O. D.; POTT, V. J.; POTT, A. Macrfitas aquticas de ilhas flutuantes (baceiros) nas sub-regies do Abobral e Miranda, Pantanal,

Discusso

XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO JEPEX 2011 UFRPE: Recife, 18 a 22 de outubro.


MS, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 22, p. 563-571, 2008.08. [9] CERVI, A.C., BONA, C., MOO, M.C.C. & Von LINSINGEN, L. Aquatic macrophytes at General Carneiro, Parana State, Brazil. Biota Neotrop. 9(3):
http://www.biotaneotropica.org.br/v9n3/en/abstract?inventory+bn0

0409032009. [10] IRGANG, B. E.; GASTAL JR., V. C. S. Macrfitas aquticas da plancie costeira do RS. Porto Alegre. Edio dos autores, 1 ed., 290 p. 196. [11] POMPO, M. L. M. AS Macrofitas Aquaticas em Reservatorios Tropicais: Aspectos ecolgicos e propostas de manejo. (acessado em 19.09.2011) [12]FRANA,C.R.C, SANTOS,V.V.,FREIRE,D.O.,MOURA JUNIOR,A.AM, SEVERI,W.,MAGALHES,K.M. Biomassa de Macrofitas aquticas no Reservatorio de Xing,SE/AL. Jornada de

Ensino, Pesquisa e Extenso, 9. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2009. [13] AMATO, C.G.; SPONCHIADO, M.; SCHWARZBOLD, A. Estrutura de uma Comunidade de Macrfitas Aquticas em um Aude de Conteno (So Jernimo, RS). Revista Brasileira de Biocincias, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 828-830, jul. 2007. [14] MAUHS, J, MARCHIORETTO,M.S. ,BUDKE,J, Riqueza e Biomassa de Macrofitas aquticas em rea mida na plancie costeira no Rio Grande do Sul-Brasil. PESQUISAS, BOTNICA N 57: 289-302. So Leopoldo, Instituto Anchietano de Pesquisas, 2006. [15]FREIRE,D.O.,SANTOS,V.V.,FRANA,C,R,C.,MOURA,A.M.,SEVER I,W. , MAGALHES, K.M.,Biomassa das macrofitas do Rio de Contas BA. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenso, 9. Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2009.

Figura 1 Biomassa seca media anual das macrfitas do Aude Barra do Ju, reservatrio localizado entre os municpios de Floresta e Betnia (PE), entre 2009 e 2011.

Figura 2 Riqueza especifica do Aude Barra de Ju, reservatrio localizado entre os municpios de Floresta e Betnia (PE), entre os anos 2009 e 2011.

También podría gustarte