Está en la página 1de 15

1

O OFCIO DO ARQUITETO E A TICA NA PROFISSO

SUMRIO

Resumo __________________________________________________ pg. 2 Consideraes iniciais_______________________________________ pg. 3 Aspectos da profisso de arquiteto_____________________________ pg. 6 Ensino da arquitetura no Brasil_______________________________ pg. 7 Regulamentao da profisso de arquiteto no Brasil______________ pg. 10 tica profissional do arquiteto urbanista_______________________ pg. 11 Consideraes finais________________________________________ pg. 13 Referncias Bibliogrficas___________________________________ pg. 15

O OFCIO DO ARQUITETO E A TICA NA PROFISSO

RESUMO: a Arquitetura est presente no mundo desde os tempos pr- histricos, passando por uma evoluo de estilos, de formas e materiais para construir. Toda a evoluo pela qual passou, est intrinsecamente ligada s mudanas ocorridas na sociedade de cada poca. A profisso de arquitetura to antiga quanto a histria da humanidade, e revela-se de suma importncia para a sociedade. Tal profissional tem a atribuio de organizar o espao em que o homem vive, principalmente em relao estruturao das cidades. No Brasil, a profisso existe formalmente desde a criao da Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro no incio do sculo XIX. Hoje existem muitas escolas espalhadas pelo pas, que oferecem cursos de durao de cinco anos, que devem realizar no mnimo 3.600 horas-aula durante a formao. Tal curso deve seguir as diretrizes traadas pelo Ministrio da Educao. de se observar tambm que a profisso no pas foi primeiramente regulamentada pelo Decreto-Lei n 23569 de 11 de dezembro de 1933, e logo depois pela Lei Federal n 5194 de 24 de dezembro de 1966. Esta criou o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, juntamente com seus Conselhos Regionais CREAs, que so responsveis pela regularizao e fiscalizao da arquitetura no Brasil. Por fim, importante destacar que imprescindvel que o arquiteto urbanista adote uma conduta tica ao exercer sua profissional, para que se preserve a harmonia junto sociedade. E por isso mesmo que foi criado um Cdigo de tica dirigido profisso, a fim de que sejam consolidados os princpios ticos da profisso.

1. Consideraes iniciais A arquitetura (arch - primeiro ou principal e tkton - construo) tem como finalidade projetar e edificar o ambiente que o homem habita. Sua histria se confunde com a prpria histria da humanidade, pois a profisso de arquiteto mostra-se to antiga quanto a prpria histria dos homens. Sendo assim, verifica-se que j na Pr-Histria, o homem comea a ter o domnio sobre a pedra, surgindo ento, os primeiros monumentos.

As construes predominantes dos homens pr-histricos foram os abrigos, que serviam de proteo contra predadores e fenmenos da natureza, e passaram a ser o elemento essencial da organizao espacial de vrios povos.

Stonlhenge, o mais conhecido monumento pr-histrico. (pt.wikipedia.org/wiki/Histria_da_Arquitetura)

medida que a humanidade evoluiu, a arquitetura tambm foi evoluindo, at que chega-se na Antiguidade em que as crenas no divino e no supernatural marcaram profundamente a sociedade. Da que as principais construes dessa poca foram os templos e os palcios. Uma das principais civilizaes que se destacou nesta poca pela sua arquitetura, que encanta at hoje, foi a egpcia. Os egpcios destacaram-se por suas construes de templos que cultuavam deuses e tmulos para seus faras. Tal povo por cultivar a crena de que tudo duraria para sempre, percebeu a necessidade de buscar um material de maior durao; e assim, recorreu s pedras. Os egpcios foram responsveis por inmeras inovaes e assim construram edificaes enormes e com coberturas mais pesadas. Eles, com o auxlio das tcnicas que desenvolveram e de importantes conceitos matemticos, realizaram umas das construes que mais intrigam vrios estudiosos at hoje, as pirmides.

Pirmides egpcias, admiradas por todo o mundo. (pt.wikipedia.org/wiki/Histria_da_Arquitetura)

A arquitetura clssica tem grande importncia para o estudo arquitetnico. Na Grcia, a arquitetura era baseada fundamentalmente na razo. Os gregos eram muito perfeccionistas, e por esse motivo se utilizaram de clculos matemticos e geomtricos, regras, propores e perspectivas, tudo isso para que a obra ficasse a mais perfeita possvel. O principal material utilizado pelos gregos foi o mrmore. Pertencentes mesma poca dos gregos, os romanos tambm se destacaram com sua arquitetura, que foi grande parte herdada daquele povo. O povo romano deu sua arquitetura um esprito guerreiro e prtico que lhe era peculiar. Assim, os romanos celebravam suas conquistas por meio de esculturas, monumentos, obeliscos e arcos de triunfo. Porm o que de melhor os romanos deixaram, foram as estradas que seguiam em linha reta, as quais tinham o condo de facilitar o deslocamento dos guerreiros; e tambm os aquedutos que eram utilizados para abastecer e fomentar o desenvolvimento das colnias romanas que se situavam nos territrios por eles conquistados. O principal material utilizado pelos romanos foi o opus cemetencium, que consiste numa mistura de areia vulcnica com calcrio e ladrilhos quebrados. Da Antiguidade Clssica, vamos at a Idade Mdia, onde a construo de catedrais destacou-se bastante, j que o cristianismo teve importante papel nessa poca. Assim destaca-se a construo das catedrais gticas, que so igrejas gigantescas, que tinham por objetivo ter acesso aos limites celestiais e tocar, por meio de suas torres, em Deus. Desse modo, os medievais buscaram inovaes arquitetnicas, como os arcobotantes, que sustentavam as altas paredes externamente, a fim de que o interior da igreja ficasse liberado. Como decorao, eram bastante utilizados as rosceas e vitrais multicoloridos que geram um efeito de luzes, cores e sombras muito interessante. Com o Renascimento, o homem torna-se o centro de tudo e o Classicismo e o Humanismo passam a ser o norte dos artistas desse perodo. Assim, o nome do autor passa a constar em cada obra de arte ou construo, dando ao artista e ao arquiteto um papel de destaque. O perodo foi marcado por grandes nomes como Leonardo da Vinci, Brunelleschi, Michelangelo. Neste perodo, os renascentistas se utilizaram de tcnicas de perspectiva, propores e planejamento; e como na Idade Mdia ocuparam-se de construir catedrais, destacando-se assim, as cpulas. Chegando-se ao sculo XVII, encontramos a arquitetura barroca. Este perodo marcado pela contra- reforma promovida pela Igreja Catlica. Esta percebendo o avano

do protestantismo, percebeu que era preciso fazer algo para no perder seus fiis; e assim optou por promover uma nova esttica. Tal esttica era o barroco que foi difundido por todo o mundo, inclusive no Brasil (cujo destaque foi o artista Aleijadinho); tornando-se o estilo catlico, por excelncia. Tal estilo tinha como caracterstica essencial: o exagero no tamanho das obras, que eram assim construdas para que causassem impresso e emoo. Porm o Barroco, no serviu somente Igreja Catlica. Este perodo foi marcado tambm pelo absolutismo, e assim foram construdos palcios, prdios muito largos, que tinham o objetivo de simbolizar a riqueza e o poder do monarca. No final do sculo XVIII e comeo do sculo XIX ocorreu a Revoluo Industrial que refletiu bastante na arquitetura, trazendo inmeras inovaes. Esta poca tambm foi marcada pelo Iluminismo, e assim, os arquitetos passaram a deixar a religiosidade de lado, que tanto marcou a esttica anterior, e ao invs de catedrais, at ento bastante cultuadas, deram destaque s pontes. Isso porque, as construes de tal poca preocupavam-se com a praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro. Assim, foram descobertas novas possibilidades estruturais e construtivas, que possibilitaram a substituio dos antigos materiais por outros mais modernos, o concreto e o metal. Desse modo, o ferro passou a ser produzido em grande quantidade possibilitando a construo de estruturas mais leves que levavam menos tempo para serem erguidas. Porm o ferro, que j no servia para atender todas as necessidades da Revoluo Industrial, logo foi substitudo pelo ao, material que passou a ser produzido em escala industrial, graas a Henry Bessemer. Conduto, tambm teve papel importante nas construes da poca, o concreto armado, o qual proporcionava a construo de grandes estruturas e tornou-se, no sculo XX, o principal elemento para construo de pontes. A arquitetura moderna dominou o incio do sculo XX. Os arquitetos dessa poca se empenharam em romper com os padres histricos precedentes, principalmente no ponto relativo ornamentao. Assim, era preciso que se priorizasse a finalidade da obra e declarar guerra ornamentao. Desse modo, em tal contexto, que tambm pode ser chamado de Modernismo, foram deixados de lado as catedrais, igrejas e palcios, para dar prioridade construo de residncias e construes comerciais. Assim, destacaram-se as construes de arranha-cus, prdios compridos, grossos e rgidos, que passaram a ser construdos graas produo em grande escala de ferro, ao, concreto e vidro. Tais construes, alm de desprovidas de ornamentao, deveriam exercer alguma funo. Essa era a preocupao dos arquitetos da poca.

Enfim, chega-se arquitetura contempornea, onde o ps-modernismo a tendncia predominante. Essa arquitetura apresenta os estilos anteriores juntamente com formas assimtricas, geomtricas no lineares. Hoje o profissional est muito mais preocupado em realizar obras que no provoquem tanto impacto no meio ambiente.

2. Aspectos da profisso do arquiteto Como dito anteriormente, a profisso do arquiteto to antiga quanto a histria dos homens. Etimologicamente, a palavra arquiteto, vem do grego arkhitektn, que significa construtor principal. At o Renascimento, na pessoa do arquiteto eram reunidas duas atribuies: a atividade do projeto e a execuo do mesmo. A partir da, o arquiteto surge como figura solitria, ficando separados, ento, o intelectual e o operrio. O profissional da arquitetura deve possuir formao acadmica de durao, em mdia, de cinco anos. Na sua formao, tem acesso ao estudo da histria da arte, histria da arquitetura e do urbanismo, resistncia dos materiais, construo, planejamento urbano, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, somente para citar algumas. Depois da formao, o arquiteto est apto para atuar em diversas reas: execuo de desenho tcnico; elaborao de oramento; padronizao, estudo e projetos; mensurao e controle de qualidade; execuo de obras e servios tcnicos. Sendo assim, as funes do arquiteto dividem-se em: projetar edificaes, planejar setores urbanos e regionais, organizar espaos para atender a funes especficas, controlar o andamento de projetos complementares arquitetura e ao urbanismo. Tambm h o aspecto legal do exerccio da profisso que consiste em: no exerccio de atividades relacionadas a projetos e acompanhamento de obras de edificaes, conjuntos arquitetnicos e monumentos, arquitetura de paisagismo e de interiores, projeto urbano de cidades ou setores das cidades, planejamento fsico, planejamento urbano e regional. O trabalho do arquiteto se inicia a partir do momento em que h a escolha do terreno para a construo, isto , a execuo do seu projeto; com emisses de pareceres sobre: localizao, legislaes edilcias e urbanas, aspectos ambientais e topogrficos. Assim, ao executar o projeto a ser decidido juntamente com o cliente, levando em considerao o estudo da legislao aplicvel ao terreno e construo, o arquiteto pode seguir essas etapas para o projeto:

Estudo preliminar fazer estudo detalhado, para decidir qual a forma mais indicada para comear as obras. Anteprojeto define o problema e as medidas a serem adotadas, j tendo em mente a parte estrutural e de instalaes, ficando claros, assim, os aspectos da obra a ser executada.

Projeto legal desenhos e textos, feitos por exigncia de leis, decretos e normas, que devem passar pelos vrios rgos pblicos, tendo em vista as aprovaes necessrias do projeto legal.

Projeto executivo final representao, atravs de plantas, cortes, especificaes e elevaes memoriais dos mnimos detalhes da obra planejada, dando soluo, assim, ao Anteprojeto.

Coordenao o arquiteto pode optar por somente coordenar o projeto como fiscal, ou se responsabilizar por todas as etapas da execuo da obra.

Enfim, o arquiteto em seu trabalho, leva em conta aspectos tcnicos, culturais, histricos, estticos, e cada vez mais ambientais. Assim, os profissionais da arquitetura assumem papel de grande importncia, pois organizam o espao e desenvolvem novos projetos e estruturas urbanas; sendo responsveis pelo crescimento, humanizao e racionalizao das cidades.

3. O ensino da arquitetura no Brasil A Arquitetura passou a ser ensinada no Brasil em tempos no to distantes. Em 1808, a corte portuguesa instalou-se no recm criado Reino Unido do Brasil, e assim, houve a necessidade de implantar equipamentos e instituies, a fim de fomentar o desenvolvimento do pas. Foi em meio a esse contexto, que em 1826 foi criado o Curso de Arquitetura da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, uma instituio pblica que por mais de cinqenta anos figurou como nico curso do pas. Em 1854 a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, sob a direo de Manoel de Arajo Porto Alegre, passou por uma modernizao com a criao de novas e especializadas disciplinas. Tambm criou-se a figura do professor catedrtico e uma estrutura de ensino que permaneceu a mesma at 1959, ano em que a Escola Nacional de Belas Artes, j com novo nome, foi extinta. Tal Escola no formou uma grande quantidade de arquitetos durante o sculo XIX, porm, a partir do sculo XX recebeu inmeros estudantes de

classes sociais mais cultas, que foram atrados pelas oportunidades provenientes do desenvolvimento econmico. O que mais contribui para a melhoria das condies do mercado de trabalho foi o fato de que a partir do sculo XIX foram criadas novas escolas de Engenharia ou Belas Artes com novos cursos de Arquitetura, nas principais cidades do pas. Ao se analisar a evoluo do ensino da arquitetura no Brasil, percebe-se que est intrinsecamente ligada aos diferentes contextos poltico, econmico e social do pas. Assim, a mudana da viso filosfica do mundo, a evoluo do pensamento arquitetnico, a globalizao da economia, o surgimento de novas classes sociais e o crescimento das populaes habitantes das cidades, tudo isso contribuiu na histria da profisso no Brasil. Desse modo, em relao ao cenrio poltico, mudanas foram muito importantes para a profisso. Com a transformao da Repblica ao Estado Nacional Estadista nos anos 1930, e deste ao Estado Mnimo na dcada de 90; vrias instituies sociais sofreram profundas mudanas. E tambm com o advento de diversos governos diferentes entre os anos de 1930 e 1980, surgiram vrias obras de grande importncia que se utilizaram da Arquitetura Moderna, a fim de representar o progresso do pas. Exemplo emblemtico foi a inaugurao de Braslia em 1960, pelo ento presidente Juscelino Kubitschek; momento em que exaltou-se a idia da importncia social da Arquitetura. Disseminou-se ento, a idia de que esta teria uma grande importncia para expressar a nova imagem do pas, o qual passava por uma transformao de sociedade agroexportadora em urbano-industrial. Em 1945 foi criada a Faculdade Nacional de Arquitetura FNA, situada no Rio de Janeiro. Esta faculdade foi de suma importncia para a substituio de antigos professores da Escola Nacional de Belas Artes, por novos mestres, os quais possuam identificao com a Arquitetura Moderna, contribuindo, assim, para a formao de outros mestres, que distriburam os mesmos valores em escolas de todo o pas. Mas apesar disso tudo, a FNA, no foi capaz de uma profunda transformao, pois seu currculo e procedimento pedaggico ainda seguiam diretrizes muito parecidas com os da Escola antecessora. Na dcada seguinte, nos anos 50, a arquitetura brasileira j possua um importante reconhecimento internacional, e sua categoria profissional j se encontrava bastante fortalecida. Sendo assim, foram promovidas diversas discusses espalhadas por todo o pas, estando representadas pelos trs Encontros Nacionais de Arquitetos, Estudantes e Professores de Arquitetura, em 1958, 1959 e 1962. Tais encontros foram pensados com o

objetivo de definir uma identidade profissional, que deveria ser obtida atravs de uma formao especfica, sem se confundir com os campos das Engenharias e das Artes. O resultado desses encontros foi a aprovao, pelo Conselho Federal de Educao, do primeiro Currculo Mnimo de Arquitetura (Parecer 336/1962), que determinou uma srie de contedos a serem observados por todas as escolas do territrio nacional, como o tempo mnimo de formao, 3.600 horas-aula distribudas em cinco anos. Assim, as disposies do Conselho Federal de Educao permitiram s escolas, uma maior liberdade e organizao. Toda essa etapa de afirmao profissional foi marcada por uma importante coincidncia entre os objetivos dos profissionais da arquitetura e os objetivos desenvolvimentistas dos governos estabelecidos no pas. O que resultou numa etapa de definio do perfil do profissional, ocasionando uma maior implantao das diretrizes do Currculo Mnimo de 1962. Porm, ocorreu uma mudana significativa, com a Reforma Universitria, promovida pelos Governos militares entre os anos de 1969 e 1972, com a qual o modelo clssico de Universidade do conhecimento foi substitudo pelo de Universidade funcional, que preza mais pelo mercado de trabalho. Assim, em 1969 foi promulgado um novo Currculo Mnimo (Parecer CFE 384/1969), que interrompeu o progresso pedaggico especfico pelo qual o curso vinha passando, reduzindo assim, o ciclo profissional do curso de Arquitetura para trs anos. Na dcada de 70, a Arquitetura Moderna passou por um perodo de decadncia, devido a alguns fatores. Estes fizeram com que houvesse a fragmentao do campo profissional e para o distanciamento das instituies de ensino das entidades de representao

profissional. Pode-se citar como causadores dessa situao: a)impacto da ambigidade sociopoltica nas escolas e no mercado de trabalho; b)surgimento de novas escolas particulares para atender a demanda no suportada pelas instituies pblicas; c) organizao de entidades voltadas s questes educacionais como a Associao Brasileira de Escolas de Arquitetura, que tinha como propsito de resgatar alguns princpios contidos no Currculo Mnimo de 1962, sem que obtivessem xito. Entre os anos de 1969 e 1994, houve o retardamento do Currculo Mnimo, apesar de todas as tentativas de reformulao; o que foi sentido de maneira diferente nas diversas instituies de ensino espalhadas pelo pas.

10

Toda essa histria pela qual passou a Arquitetura no pas resultou em diversas propostas nas diferentes regies. Porm sobre todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo recai regulamentao, por meio da definio de um currculo mnimo realizado pelo Ministrio da Educao. Sendo assim, a durao do curso de cinco anos, sendo obrigatria a realizao de pelo menos 3.600 de horas aula. No sendo, porm, difcil encontrar escolas que considerem tal mnimo de horas aula insuficiente, e ofeream cursos de no mnimo 5.000 horas aula. A legislao prev para o curso dois tipos de disciplina: de fundamentao e de profissionalizao. Como exemplo destas pode-se citar: disciplinas nas reas de histria da arte, esttica, desenho, plstica, etc. E como representantes daquelas: as disciplinas de projeto, teoria da arquitetura, histria da arquitetura, planejamento urbano, construo civil, paisagismo, etc. Assim, como tais disciplinas, tambm obrigatria a realizao de um trabalho final de graduao. Por fim, importante ressaltar, que o estgio profissional, no exigido pela legislao, o que no visto com bons olhos, por muitos crticos.

4. Regulamentao da profisso de arquiteto no Brasil A profisso de arquitetura foi regulamentada pela primeira vez pelo Decreto- Lei Federal n 23.569 de 11 de dezembro de 1933. Porm, os arquitetos logo sentiram a necessidade de uma regulamentao atravs de legislao prpria; o que resultou em movimentos, que se intensificaram a partir do final dos anos 50. Sendo assim, em 1958, os profissionais encaminharam um memorial e um Anteprojeto de Lei Presidncia da Repblica. Isto resultou no primeiro Projeto de Lei ocupado da regulamentao da profisso, o qual tinha como proposta: a organizao prpria e o direito auto gesto atravs de um Conselho Federal e Conselhos Regionais. A Lei Federal n 5.194 de 24 de dezembro de 1966 foi promulgada com a inteno de se realizar uma reforma do estatuto jurdico at ento existente. Assim, esta lei foi responsvel pela transformao do antigo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e seus Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, sendo criado o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com os respectivos Conselhos Regionais, os CREAs, que passou a abranger alm dos arquitetos e engenheiros, profissionais como os agrnomos, os gelogos, os gegrafos e os meteorologistas.

11

Desse modo, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, juntamente com seus Conselhos Regionais (CREAs) regularizam e fiscalizam a profisso de arquitetura no Brasil. Estes Conselhos determinam que para o profissional poder atuar, fazse necessrio o diploma de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Assim, os profissionais formados podem exercer a profisso e podem se autodenominar de Arquiteto e Urbanista. Sem esquecer que de suma importncia que os arquitetos sejam registrados junto aos CREAs de seus respectivos estados.

5. A tica profissional do arquiteto urbanista A tica elemento fundamental em qualquer profisso e na Arquitetura no poderia ser diferente. Sendo assim, tem-se a tica profissional, que consiste em um conjunto de normas morais que devem ser observadas pelos indivduos em suas condutas profissionais. A tica, ento, possui grande importncia para todo ser humano, e consequentemente para seu bom relacionamento com toda a sociedade. A Arquitetura tem suas condutas ticas, com seus direitos e deveres definidos no Cdigo de tica, que foi proclamado pelas Entidades Nacionais representativas dos profissionais de Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geografia, da Geologia e da Meteorologia. Do Cdigo de tica voltado profisso da Arquitetura, pode-se extrair grandes valores, verdadeiras normas de conduta que se observadas, garantem um profissional de alta qualidade tica. Assim, pode-se afirmar que o bom profissional deve entender-se como parte integrante de uma sociedade, a qual deve respeitar; realizando seu trabalho em vista do bem social da humanidade, prezando pela preservao e desenvolvimento harmnico das pessoas que a integram, de seu ambiente e valores. O arquiteto tico deve visar primordialmente pela melhoria da qualidade de vida do homem, atravs de seu trabalho. O seu ofcio deve ser bem executado, sendo observadas sempre as tcnicas adequadas para a obteno do melhor resultado possvel; procedendo com segurana, alm de demonstrar uma conduta honesta, cidad e digna. Sem esquecer-se de agir de acordo com o desenvolvimento sustentvel quando for intervir no meio ambiente, de um modo geral; zelar pela incolumidade das pessoas, como tambm de seus bens e seus valores.

12

Como se pode extrair do Cdigo de tica voltado profisso, correto afirmar que os arquitetos devem observar alguns deveres com relao ao ser humano e seus valores; em relao prpria profisso, aos seus colaboradores, empregadores e clientes; em relao aos demais profissionais; e ao meio em que exercem sua profisso. Esses deveres podem ser resumidos em: a) Conduzir a profisso de modo a divulgar os conhecimentos cientficos, artsticos e tecnolgicos; b) Manter o sigilo profissional, quando necessrio; c) Ser leal com os colegas de profisso, observando sempre o princpio de igualdade de condies; d) Procurar observar o meio ambiente, realizando condutas que evitem impactos ambientais.

H tambm certas condutas, que so vedadas a esses profissionais, em relao ao ser humano e seus valores; em relao prpria profisso, aos seus colaboradores, empregadores e cliente; em relao aos demais profissionais; e ao meio em que exercero sua profisso. So estas as principais aes que lhe so vedadas: a) Descumprir os deveres do ofcio; b) Prestar informaes e agir de m-f, podendo causar dano s pessoas ou a seus bens; c) Aceitar qualquer atribuio, para a qual no possua a necessria qualificao profissional; d) Omitir ou ocultar fato que seja do seu conhecimento e que transgrida a tica profissional e) Oferecer seus servios a salrio inferior ao mnimo legal, ou cobrar honorrios vis ou extorsivos, desrespeitando tabelas de honorrios mnimos aplicveis; f) No observar as medidas de segurana e sade do trabalho que esteja sob sua coordenao; g) Fazer com que seus colaboradores passem por presso psicolgica ou sofram assdio moral; h) Suspender servios, injustificadamente, sem prvio aviso i) Agir em relao a outro profissional, de modo a intervir em seu trabalho sem autorizao, como tambm proceder de maneira discriminatria e preconceituosa;

13

j) Agir de maneira que possa causar dano ao meio natural, sade humana ou ao patrimnio cultural. Portanto, o profissional da arquitetura para ser tico, dever abster-se de: agir de modo a contrariar os princpios ticos, praticar condutas expressamente vedadas ou no respeitar os direitos de outrem.

6. Consideraes finais No se pode negar a importncia que a arquitetura tem para a sociedade em geral; ela que organiza o ambiente a fim de se torne mais agradvel para o homem viver. Dessa maneira o arquiteto surge como profissional imprescindvel na construo de residncias, edifcios, em geral, principalmente na estruturao das cidades, que a cada dia tornam-se maiores e repletas de problemas. Sendo assim, cada vez mais o arquiteto chamado a pensar a melhor maneira de beneficiar a sociedade, e quem a integra, a fim de tornar a vida mais simplificada e agradvel. No Brasil, a profisso vem ganhando destaque ao longo dos anos, com uma importante visibilidade social. A criao do primeiro curso e consequentemente dos cursos que esto espalhados pelo Brasil contribuem para que a categoria profissional ganhe fora e reconhecimento. Revelando assim, que o pas, passou e passa por um grande desenvolvimento, recorrendo cada vez mais aos servios do arquiteto urbanista. O arquiteto urbanista como um profissional de tamanha relevncia, deve sempre realizar o seu trabalho, pautando-se em princpios ticos reconhecidos por toda a sociedade e principalmente pela sua categoria. Ao agir de maneira correta, cada vez mais, a categoria de profissionais da arquitetura, ganhar a confiana, credibilidade e o respeito da sociedade.

7. Referencias Bibliogrficas

SALVATORI, Elena. Arquitetura no Brasil: ensino e profisso. Arquiteturarevista, vol. 4. Julho/ Dezembro 2008. Disponvel em: http//:
www.arquiteturarevista.unisinos.br/pdf/52.pdf

14

Arquitetura Moderna. Disponvel em: http//: pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_moderna Histria da Arquitetura. Disponvel em: http//:pt.wikipedia.org/wiki/Histria_da_Arquitetura
ATENADOS Profisso de Arquiteto. Disponvel em: http//:www.boasnovas.tv/.../index.php?option

Profisso Arquiteto. Disponvel em http//: www.doisporum.com/?p=7499 Qual a funo de um arquiteto. Disponvel em: http//:www.guiagratisbrasil.com/qual-e-a-funcao-de-trabalho-de-um-arquiteto Histria da Arquitetura - Arquitetura Antiga. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/antiga.asp Histria da Arquitetura - Arquitetura Clssica. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/classica.asp Histria da Arquitetura Arquitetura na Idade Mdia. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/idademedia.asp Histria da Arquitetura Renascimento. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/renascimento.asp Histria da Arquitetura Revoluo Industrial. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/industrial.asp Histria da Arquitetura Arquitetura Moderna. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/moderna.asp Histria da Arquitetura Arquitetura Contempornea. Disponvel em: http://www.educacional.com.br/reportagens/arquitetura/contemporanea.asp Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Disponvel em: http://www.arquitetura.com/legislacao.php?id=12&title=Cdigo de tica

15

Legislao. Cdigo Brasileiro de Arquitetos. Disponvel em: http://www.arquitetura.com/legislacao.php?id=14

También podría gustarte