Está en la página 1de 19

Cidades Renascentistas e Barrocas Cidades Renascentistas Conceito Em sua concepo de mundo, estabelece uma oposio entre o velho e o antigo:

entre as arquiteturas medievais entendidas como variveis e a arquitetura clssica entendida como categrica, como um valor absoluto. Nesse processo de renascimento ou reafirmao, a beleza entendida como expresso da verdade e se concede inveno humana uma importncia prxima ao poder criador, em uma apoteose que chega ao seu apogeu no incio do sculo XVI com Rafael, Leonardo e Michelangelo. Diferente da forma retangular ou quadrada dos basties medievais, a cidade regular do Renascimento tende a forma circular; sua planta um crculo ou um octgono murado e, portanto, possui um centro. Quanto disposio das ruas no interior do seu permetro, o texto romano do qual os urbanistas renascentistas se baseavam no era claro, isso d lugar a diferentes solues. Enquanto algumas interpretaes lanam a cidade como um tabuleiro de damas com uma planta poligonal, outras seguem a lgica geomtrica e propem uma disposio radial, dando lugar a uma cidade radioconcntrica.

Contextualizao Histrica

Com o enfraquecimento dos controles racionais do sistema escolstico e algbrico, o repertrio estilstico da arquitetura gtica se amplia extraordinariamente, mas a falta de disciplina prejudica, no longo prazo, o processo compositivo. Como na escolstica tardia, o ponto de partida fica oculto pela execessiva carga de dedues acumuladas. Pois, como afirma Leonardo Benevolo: " Se os ltimos desenvolvimentos do ps-gtico so interrompidos pela difuso do classicismo italiano, porque o classicismo traz justamente o que falta cultura do ps-gtico: um novo mtodo de controle geral capaz de satisfazer as necessidades da sociedade na Idade Moderna. Esse novo mtodo de controle sustentado no tanto no pensamento algbrico que tanto no mundo islmico quanto no mundo cristo medieval presuporta uma avanada estrutura mental -, mas no retorno a uma estrutura mais simples de conhecimento, ao conhecimento prprio da antiguidade clssica (geomtrico e aritmtico), ainda que tal retrocesso deva ser entendido como um meio de retomada para um novo impulso progressista, como se demonstra nos sculos XVII e XVIII. As conquistas martimas e o contato mercantil com a sia ampliaram o comrcio e a diversificao dos produtos de consumo na Europa a partir do sculo XV. Com o aumento do comrcio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condies financeiras para investir na produo artstica de escultores, pintores, msicos, arquitetos, escritores, etc. Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteo e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da poca. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populaes das regies onde atuavam. Neste perodo, era muito comum as famlias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. Foi na Pennsula Itlica que o comrcio mais se desenvolveu neste perodo, dando origem a uma grande quantidade de locais de produo artstica. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florena e Gnova tiveram um expressivo movimento

artstico e intelectual. Por este motivo, a Itlia passou a ser conhecida como o bero do Renascimento.

Contextualizao Econmica:

O contexto econmico da cidade renascentista marcada pela revoluo Comercial e pelo crescimento da burguesia, impulsionado pelo comrcio com o Oriente, que gerou o ressurgimento das cidades, a consolidao da vida urbana, a crescente circulao de moedas, a necessidade de mo-de-obra assalariada para o campo (com o aumento da produo agrcola) e o fim da servido, acabando com a economia fechada e descentralizada do feudalismo. A expanso martima e a descoberta da Amrica por Colombo (1492) fazem renascer o mercantilismo e o colonialismo. Houve um incentivo cincia naval, intercmbio comercial nas cidades e crescimento cultural. O poder econmico da burguesia tambm teve reflexos no campo poltico, culminando com uma aliana rei-burguesia que acarretou o fortalecimento da monarquia coma centralizao poltica e a formao dos Estados modernos. Atravs do mecenato, ela incentivava artistas e intelectuais renascentistas. Entre os grandes mecenas, citam-se as famlias dos Mdici e dos Sforza.

Contextualizao Poltica:

Com o sistema feudal em decadncia, surgiram novas tcnicas de produo. Essas tcnicas fizeram com que a mo-de-obra daquela poca migrasse da agricultura para outras funes, como artesanato e comrcio. Assim, o comrcio foi ressurgindo em vrios lugares da Europa Ocidental. As principais cidades da rota comercial europia eram Veneza e Gnova, que devido a sua posio geogrfica privilegiada, tornaram-se grandes centros urbanos e comerciais. Na regio norte da Europa, o comrcio era controlado pela Liga Hansetica, uma associao comercial de mais de 80 cidades. Com sede em Lbeck, essa associao comercial comercializava principalmente, madeira, peixes, tecidos, cereais, ferro e cobre. A regio de Flandres tambm era outro importante centro comercial, que se destacava pelos seus produtos.

Com a expanso comercial em toda a Europa Ocidental, foram estabelecidas tambm, rotas comerciais, sendo que a principal liga as cidades da Itlia Flandres, passando pela Frana. Nessas rotas, grandes feiras eram estabelecidas, como a da regio de Champagne, Flandres e Frankfurt. O renascimento comercial da Europa Ocidental fez com que a circulao de dinheiro e a economia das regies crescessem, ocasionando tambm, o florescimento das cidades.

Contextualizao Cultural:

O Renascimento significou uma nova arte, o advento do pensamento cientfico e uma nova literatura. Nelas esto presentes as seguintes caractersticas que demarcam sua forte presena cultural: Antropocentrismo (o homem no centro): valorizao do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. Tem capacidade criadora e pode explicar os fenmenos sua volta. Otimismo: os renascentistas acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Por essa razo apreciavam a beleza do mundo e tentavam capt-la em suas obras de arte. Racionalismo: tentativa de descobrir pela observao e pela experincia as leis que governam o mundo. A razo humana a base do conhecimento. Isto se contrapunha ao conhecimento baseado na autoridade, na tradio e na inspirao de origem divina que marcou a cultura medieval. Humanismo: o humanista era o indivduo que traduzia e estudava os textos antigos, principalmente gregos e romanos. Foi dessa inspirao clssica que nasceu a valorizao do ser humano. Uma das caractersticas desses humanistas era a no especializao. Seus conhecimentos eram abrangentes. Hedonismo: valorizao dos prazeres sensoriais. Esta viso se opunha idia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais. Individualismo: a afirmao do artista como criador individual da obra de arte se deu no Renascimento. O artista renascentista assinava suas obras, tornando-se famoso. Inspirao na antiguidade clssica: os artistas renascentistas procuraram imitar a esttica dos antigos gregos e romanos. O prprio termo Renascimento foi cunhado pelos contemporneos do movimento, que pretendiam estar fazendo renascer aquela cultura, desaparecida durante a Idade das Trevas (Mdia).

Fundamentos que conceituam a Cidade Renascentista:

Esse aval quase sagrado concedido arquitetura clssica da Antiguidade pode ser representado pelo descobrimento do texto de Vitrvio, cujas descries e propostas virtuais permitem fundamentar as novas idias renascentistas e sua imagem no mundo e suas formas urbanas: sua imago mundi, bem como sua forma urbis. Em vez de anlises filolgicas do texto vitruviano, os homens do quattrocento e do cinquecento, perodos da arquitetura renascentista, tentam um colquio com aquele arquiteto romano atravs de comentrios e de novos tratados de arquitetura. Tais tratados se firmam em alguns pontos cruciais para o entendimento da maneira de enxergar o renascimento.Ele expem os conceitos bsicos, que vo se tornar o ponto de partida para a anlise da teoria arquitetnica at o sculo XIX: Em seu proposto sistema de arquitetura: Tudo que se constri deve ter: Firmitas (solidez), Utilitas (Utilidade) e Venustas (beleza)" Em suma para ele: Firmitas Refere - se aos sistemas estruturais, ao envoltrio fsico, s tecnologias, qualidade do material utilizado. (solo firme e bom material) Utilitas Trata da condio dos espaos criados, seu correto dimensionamento para atender aos requisitos fsicos e psicolgicos dos usurios, e da maneira como estes espaos se relacionam. Venustas Refere se s preocupaes estticas que devemos ter ao projetar e construir (contemplao e fruio). Na cidade, a imitao deixou de ser aceita como prtica necessria busca de beleza ideal originalidade. Materiais naturais: madeira, argila, pedra e pozolana. (cimento natural); Formas estruturais: estrutura trlica e o arco; Materiais modernos: ferro e cimento portland; Novas formas estruturais: estruturas de cabo, verticais, grandes balanos;

A partir de meados do sculo XV, os arquitetos/pensadores renascentistas almejaram sanar os problemas relacionados a trs preocupaes recorrentes: a higiene pblica,segurana interna, e defesa ante os ataques externos. Neste perodo, o estudo da

cidade vitruviana est ligado organicamente definio moderna de cidade, como observa ARGAN (1999): "Os tratados de arquitetura concorrem em larga medida para a constituio e difuso da doutrina da cidade. (...) A fonte primeira continua sendo Tratado de Vitrvio, que j conhecido na Idade Mdia, tornou-se o texto bsico para os tratadistas de arquitetura (...)". Com enfoque na disposio da trama viria e estruturas defensivas (muralhas e suas dependncias), foram estudadas as tradues comentadas do texto vitruviano por Cesare Cesariano (1521) e por Daniele Barbaro (1567), bem como os Tratados de Antonio Averlino ditto il Filarete (c. 1460) e de Francesco di Giorgio Martini (1482). Desta maneira foi elaborado um texto comparativo de tais tratados e tradues, observando as divergncias e semelhanas, associadas ao contexto histrico de cada um dos autores, e evidenciando as inovaes defensivas propostas no Renascimento em decorrncia da introduo da plvora na artilharia. Assim podemos destacar que Cesariano interpretou a cidade ideal vitruviana com trama viria radiocntrica, elegendo como modelo a Milo de seu tempo, o que pode ser constatado ao adotar o sistema de canais navegveis junto s vias. Barbaro apresenta sua ilustrao para a cidade vitruviana composta por uma malha de vias ortogonais, e busca a universalidade dos conceitos vitruvianos, se distanciando da noo de modelo nico. Anteriormente a Cesariano, Filarete (c. 1460) e Leonardo da Vinci (c. 1485) j haviam proposto esse sistema de vias navegveis para a limpeza da cidade. Em funo da nova artilharia - ligada introduo da plvora - Filarete e Francesco di Giorgio propuseram, em contraposio a Vitrvio, a utilizao da muralha poligonal e no mais circular. O primeiro props para Sforzinda (cidade ideal projetada por Filarete) a cinta murria dupla, e o segundo traz inovaes como os basties rombides, e o acrscimo de estruturas defensivas como os cigli e campanatti.

Exemplo tomado:Florena Bero do Renascimento italiano, Florena uma das cidades mais belas do mundo. Muitos gnios, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel, contriburam para sua grandeza. Florena (Firenze, em italiano) a capital da provncia homnima e da regio italiana da Toscana. Est situada a 230km ao noroeste de Roma e ocupa uma rea em torno de 105km2. Foi fundada por motivos comerciais e militares: o objetivo era controlar os nicos pontos navegveis do rio Arno e os montes Apeninos, nas rotas de norte a sul da pennsula itlica. Fiel a sua tradio, Florena conserva lugar de destaque na arte e na cultura italianas. A cidade data do sculo I a.C. e foi edificada junto s runas de uma cidade etrusca. Serviu inicialmente de alojamento para uma guarnio militar romana e, quatro sculos depois, transformou-se num importante centro comercial, dada sua localizao no ponto nevrlgico das comunicaes terrestres da pennsula itlica. Aps um longo perodo de letargia, em que esteve sucessivamente sob domnio de ostrogodos, bizantinos e lombardos, a cidade renasceu no sculo IX, quando se integrou ao imprio de Carlos Magno. Com as tenses entre o papado e o Sacro Imprio Romano-Germnico, ao qual passou a pertencer desde 962, junto com a Toscana, Florena teve governo autnomo desde fins do sculo XI. Durante os sculos XIII e XIV, a cidade foi agitada por lutas contnuas entre os guelfos, partidrios do poder papal, e os gibelinos, vinculados ao imprio alemo. Mesmo assim, essa foi uma poca de esplendor econmico e cultural, com escritores que se tornaram imortais, como Dante, Petrarca e Boccaccio, e pintores como Giotto. No princpio do sculo XV, uma famlia de banqueiros, os Medici, tomou o poder, que conservaria at 1737, data em que Florena foi anexada pelo duque de Lorena. Os Medici criaram um poderoso estado toscano e, com seu mecenato, imprimiram grande impulso cultura renascentista em Florena. No sculo XVIII teve incio uma fase de decadncia artstica e social, motivada pelas guerras e pela instabilidade poltica. Grande parte da herana cultural da cidade perdeuse pelo desleixo ou pelo uso indevido de seus edifcios, situao que se agravou com alguns acidentes naturais, como inundaes provocadas pelas cheias do rio Arno.

Conceito de Barroco: A expresso barroco relaciona-se prola defeituosa. Pejorativamente chamou-se de barroca a arte que se valorizou com a contribuio instintiva do artista. A arte barroca dinmica e varivel, de acordo com o ngulo de observao.

O barroco de repertrio mais abastado e possui um nvel maior de informao que o estilo renascentista. Em consequncia desse fato, a cidade barroca um espetculo para os olhos.

O traado das cidades barrocas em nada difere do traado das cidades clssicas, porm, ganha mais riqueza e movimento. Continua a existir o monumentalismo das praas e jardins e dos traados radiais.No traado urbano a escala humana continua esquecida. Na arquitetura, a cidade barroca tende para a pomposidade das formas, enquanto que no aspecto socioeconmico ela burguesa.

Contextualizao Histrica:

Se no sculo XIII havia estruturado a realidade urbana e territorial europia, os sculos barrocos iro edific-la: vo construir e dar formas a sua cidade, at nos legar, ao final do perodo, a imagem definitiva e consolidada da cidade histrica. Mantendo, na maioria da s vezes, a estrutura territorial, o traado urbano e os lotes preexistentes como permanncias, pode-se dizer que toda a Europa renova sua edificao nos sculos XVII e XVIII de forma mais ou menos ligada ao barroco.

Contextualizao Econmica: Na economia a principal mudana foi a formao de um sistema de mercado internacional atravs do desenvolvimento do sistema colonial nas Amricas e Oriente, com a escravido como uma das bases de seu funcionamento. O sistema bancrio tambm foi aprimorado, as prticas de comrcio se tornaram mais complexas e a importao de produtos coloniais, como o caf, tabaco, arroz e acar, transformou hbitos culturais e a dieta. Junto com a afluncia para a Europa de outros bens da colnia, incluindo grandes quantidades de ouro, prata e diamantes, o sucesso do sistema mercantil europeu enriqueceu o continente e afetou as relaes sociais e polticas, originando novas regras de diplomacia e etiqueta, alm de financiar um grande florescimento artstico.

Contextualizao Poltica: Politicamente a Itlia havia perdido muito prestgio e fora, mas culturalmente continuava a ser a maior potncia europia, Roma liderando a transio do Maneirismo para o Barroco. Embora tenha o Barroco assumido diversas caractersticas ao longo da histria, seu surgimento est intimamente ligado Contra-Reforma, onde, como j se disse, a arte desempenhou um importante papel propagandstico. Nesse processo a Ordem dos Jesutas foi de especial importncia, agindo como um dos mais ativos paladinos da Contra-Reforma e um dos maiores patronos de arte na poca. Ordem afamada pelo seu refinado preparo intelectual, teolgico e artstico, foi de enorme influncia na determinao dos rumos estticos e ideolgicos seguidos pela arte catlica, estendendo sua presena para a Amrica e o Oriente atravs de suas numerosas misses de evangelizao. Tambm foi um dos grandes responsveis pela preservao da tradio do Humanismo renascentista, e segundo Bailey, longe de serem conservadores como s vezes foram considerados, atuaram na vanguarda de arte da poca e promoveram o maior movimento de revivalismo da filosofia do classicismo pago desde aquele patrocinado por Lorenzo de' Medici no sculo XV. Contextualizao Cultural: A poca da cultura barroca fidesta, mas trata-se de uma f que no eliminou, mas, antes, reforou seu parentesco com formas mgicas, imersas em supersties. H nela formas irracionais e exaltadas de crenas religiosas, polticas, fsicas, e a cultura barroca se desenvolve para apoiar esses sentimentos. Paradoxalmente, um tempo em que se tenta descobrir o modo mais adequado, mais racional, at de emprego dos recursos extraracionais e apossar da tcnica mais eficaz da sua aplicao. Como foi assinalado por outros historiadores da cultura em foco, a vida religiosa e a Igreja tm papel destacado na formao e desenvolvimento do barroco, mas nem sempre e nem em todas as partes as manifestaes daquela cultura e dos problemas que ela coloca para o seu entendimento corresponde a vida religiosa. O autor atribui um peso ainda maior monarquia e ao complexo de interesses monrquico-senhoriais a que aquela cultura atende. Assim, no estado das sociedades, e, no interior delas, na relao do poder poltico e religioso com a massa de sditos, que se pode encontrar a explicao para o

surgimento das caractersticas da cultura barroca. Para caracterizar a cultura barroca em sua poca e em seu universo por excelncia a Europa do sculo XVII Maravall vai lanar mo de algumas noes fundamentais: as de cultura dirigida, cultura massiva, cultura urbana e cultura conservadora. No que diz respeito ao carter dirigido dessa cultura, o autor vai indicar que o barroco instrumento operativo cuja funo atuar junto a certos homens sobre os quais j se possui viso determinada, a fim de faz-los comportar-se, entre si e com relao sociedade, de maneira a conservar sua ordem interna, e isto de acordo com os princpios polticos da poca. Em resumo, o barroco simplesmente o conjunto de meios culturais de tipos muito variados, reunidos e articulados para operar adequadamente com os homens, tal como so compreendidos, ele e seus grupos, no mbito do perodo que determinamos, a fim de, prtica e satisfatoriamente, conduzi-los e mant-los integrados no sistema social.

Fundamentos que conceituam a Cidade Barroca: O movimento barroco deriva da interpretao da natureza como vicissitude dinmica e vem representando pelo infinito e pela relatividade da percepo; pela fora

comunicativa da arte; pelo sentido da histria como trajetria contnua; ou pelo papel da tcnica e da mecnica como fatores de autonomia. A arquitetura barroca caracterizada pela complexidade na construo do espao e pela busca de efeitos impactantes e teatrais, uma preferncia por plantas axiais ou centralizadas, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e cncavas, pela explorao de efeitos dramticos de luz e sombra, e pela integrao entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral. O exemplo precursor da arquitetura barroca geralmente apontado na Igreja de Jesus em Roma, cujo projeto foi de Giacomo Vignola e a fachada e a cpula de Giacomo della Porta. Vignola partiu de modelos clssicos estabelecidos pelo Renascimento, que por sua vez se inspiraram na tradio arquitetnica da Grcia e da Roma antigas. As diferenas introduzidas por ele foram a supresso do transepto, a nfase na axialidade e o encurtamento da nave, e procurou obter uma acstica interna eficaz. A fachada se

tornou um modelo para as geraes futuras de igrejas jesutas, com pilastras duplas sustentando um fronto no primeiro nvel, e um outro fronto, maior, coroando toda a composio. O interior era originalmente despojado, e seu aspecto atual resultado de decoraes no final do sculo XVII, destacando-se um grande painel pintado no teto com o recurso da arquitetura ilusionstica. Logo depois de completa a Igreja, o papa Sisto V revitalizou um projeto de reurbanizao de Roma que havia sido iniciado no sculo XV. Sua preocupao foi adaptar a cidade a um conceito urbano mais moderno, organizado e espaoso, permitindo uma circulao facilitada numa cidade que ainda mantinha muito de seu perfil medieval, com ruas estreitas e tortuosas e poucos logradouros pblicos amplos. O projeto previu uma organizao radial de avenidas importantes, endireitamento de ruas, ampliao e embelezamento de praas e parques com fontes e monumentos, numa perpectiva monumental, e se revelou to eficiente que foi mantido pelos seus sucessores, sendo continuamente aprimorado e embelezado ao longo de todo o sculo XVII. Tambm se construram muitas novas igrejas e palcios, outros foram reformados, como vrias estruturas do Vaticano, entre elas a Baslica de So Pedro, o maior monumento romano do Barroco, completada por Bernini. As inovaes na planta de Roma se tornaram modelares, e logo passaram a inspirar a reurbanizao de vrias cidades italianas, se irradiando tambm para a Alemanha, Frana e outros pases, em interpretaes variadas e em vrios casos alterando radicalmente o perfil urbano, como por exemplo em Salzburgo, Dresden, Viena, Praga, Nuremberg, Graz, Cracvia, Munique, Npoles e Madrid. Isso se fez mais evidente na recuperao econmica europia aps as mltiplas crises e guerras do incio do sculo XVII. medida que os Estados absolutistas se consolidavam, alianas renovadas entre o Estado, a Igreja e a nobreza possibilitaram a reformulao das cidades a fim de expressar seu poder e um novo senso de ordem, manifestos em construes suntuosas e ostentatrias. Esse programa foi especialmente intenso onde dinastias catlicas governavam e apoiavam a Contra-Reforma, mas mesmo em regies onde o absolutismo catlico no prosperou, como nos Pases Baixos e Alemanha protestantes, as novidades foram aceitas e implementadas na esteira da expanso e transformao da economia e da sociedade, e em vista das necessidades novas impostas pelo aumento populacional.

Na arquitetura barroca foi importante a observao de propores geomtricas definidas, como a Seo urea e a Sequncia de Fibonacci, uma vez que a teoria da arquitetura estava permeada de concepes que a relacionavam com a estrutura do universo. Acreditava-se que o cosmos fosse estruturado por propores matemticas, que a Terra e os outros planetas se moviam dentro de molduras concntricas cristalinas, invisveis e impalpveis, mas no obstante reais, que deveria ser imitadas na construo dos edifcios e no planejamento urbano, refletindo tambm a ideologia do Estado centralizado Alm disso, outras artes foram recrutadas pelos arquitetos para tornar a edificao barroca um espetculo completo, carregado de alegorias e simbolismo, como a pintura, a escultura, as artes decorativas, todas reunidas para ilustrar a ideologia dominante. J foi dito que na poca se concebia o mundo como um vasto teatro onde cada um desempenhava um papel definido atravs de regras predeterminadas, e entre as estratgias empregadas para a exibio do poder estavam representaes teatrais, concertos e produo literria engajada na glorificao dos Estados e dos governantes. Como disse John Marino, os cidados da "cidade cerimonial" barroca constantemente se dedicavam a representaes pblicas como festivais cvicos, procisses e outros ritos devocionais e vrios tipos de demonstraes populares. Monumentos, imagens, escritos e emblemas de civismo e f, ornamentaes, paramentos e construes efmeras se cobriam de alegorias polticas, mitolgicas e astrolgicas que se fundiam para veicular mensagens polivalentes para uma audincia urbana de extrao diversificada. Tais eventos faziam parte do processo ritualizado e doutrinatrio que criava uma identidade coletiva, expressava hierarquias definidas e a solidariedade urbana, ao mesmo tempo em que alimentava rivalidades e competio entre classes, gneros, ofcios, famlias, amigos e vizinhos, e por isso s vezes degeneravam em conflitos violentos. O urbanismo barroco configura lugares, assinala hierarquias e designa atributos. Para isto, figura articulaes, distribui geometrias, condiciona percursos e enfatiza perspectivas. Cada conjunto urbano - pense-se, por exemplo, na Piazza di San Pietro em Roma, ou nas Place Dauphine e Place Royale em Paris, ou ainda nos palcios de Versailles e do Escorial - compe uma totalidade acabada, na qual as relaes esto meditadamente controladas, subordinando-se unidade. A cidade assim concebida como conjugao precisa de lugares singulares. As praas reais emblematizam - pela esttua, pela disposio urbana, pela composio - a providente soberania. No entanto, quando princpios destronam prncipes, diz Sylviane Agacinsky, referindo-se ao

revolucionrio Anacharsis Cloots: " necessrio que a razo governe: mas, onde est ela? Ela est no homem universal. Onde est esse homem? Ele est em Paris. A razo habita a cidade." Exemplo tomado: Paris A Paris da Grande Revoluo no apenas a capital da Frana, mas a capital do universo, dos Direitos do Homem, a Cosmpolis4. -lhe

atribuda a misso de fazer reinar a Razo, conduzindo-a a toda parte. Assim, ela deixa de ser um territrio encravado na Frana e permeado de particularismos, para centrar um

espao genrico. No imaginrio de Cloots, decapitado o derradeiro Rei, -" Louis Dernier" -, a Capital, que, por ser Razo, realiza Poder: ela alegoriza a transio do territorial, como agenciamento de localidades, para o universal do espao, vazio a ser operado pelas ponderaes da Razo. Na metrpole transvertem-se, quer a fisionomia, quer a fisiologia urbanas. O marcante ali a multido, o choc em meio refrega do trfego. Na moo multitudinria, as individualidades se dissolvem na viscidez do fluxo humano e as personalidades se suprimem no manadio ruidoso, embora calado, dos deslocamentos. Georg Simmel constata o inusitado da situao das pessoas que - como ilustra Honor Daumier apticas, nos nibus, trens e bondes, permanecem "durante minutos e at horas inteiras, olhando-se face a face, sem se dirigir a palavra".

Bibliografia:

PEREIRA, Jos Alonso. Introduo Histria da Arquitetura: das origens ao sculo XXI.Porto Alegre. Bookman, 2010.

ARGAN, G. C, A cidade do Renascimento, Clssico Anticlssico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. So Paulo: editora Companhia das Letras, 1999. Pp. 58 e 59 AGACINSKI, Silvanie." Chefs-lieux". In La ville inquite: le temps de la rfletion. Paris. Gallimard, 1987, p. 193. BENEVOLO, Leonardo. Histria de la arquitectura del Renascimiento (1968). Barcelona: Gustavo Gili, 1985, 2 vols. http://www.pitoresco.com.br/italiana/florenca.htm

http://contextopolitico.blogspot.com/2008/09/histria-o-renascimento-comercialna.html

http://www.puccampinas.edu.br/pesquisa/i_semana_cientifica/iniciacao_resumos/2A547F0ED93E-4A2F-ADA8-55274B325B7B.pdf

Ilustraes Referentes arquiteturas renascentistas e barroca:

También podría gustarte