Está en la página 1de 7

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos

os Santos1 Thatiane Barella2 Segundo a autora, movimento social um setor significativo da populao que desenvolve e define interesses incompatveis com a ordem social e poltica existente e que persegue por vias no institucionalizadas. (9) Nos anos 70-80, os movimentos eram ligados s Comunidades Eclesiais de Base; ao movimento sindical com greves no ABC; ao movimento social por moradia; bem como vinculados aos movimentos feministas, ecolgicos, e contra a discriminao. Aps os anos 70, surgem os novos movimentos sociais ligados concepo de EBES (Estado de Bem Estar Social) no Brasil cujas reivindicaes eram: precariedade nas condies de vida da populao mais pobre, tais como: moradia, sade, educao, saneamento e transporte. - enfoque econmico-estrutural Sociedade capitalista: atribui ao capitalismo a origem dos problemas e buscam desenvolver estratgias e prticas de luta que modifiquem as estruturas dessa sociedade. Isto , assegurar condies mnimas de sobrevivncia que assegurem a acumulao, a centralizao e a concentrao do capital pela explorao da fora de trabalho. Assim surgem os Movimentos Sociais decorrentes das carncias relacionadas s necessidades dos trabalhadores (Igrejas, sindicatos, partidos polticos, associaes de bairro). - enfoque histrico-estrutural Enfatiza que a luta de classes no se restringe a contradio capital X trabalho, por abranger todo o modo de produo. Assim, os conflitos no se restringem s questes estruturais, e sim ao sistema de correlaes de foras existentes entre a sociedade e a instituio capitalista.

1 2

Fichamento do livro Assistente Social. Graduada em Servio Social pela Universidade Nove de Julho.

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella -enfoque dos historiadores ingleses Operrios: sujeitos em construo Aqui tem em vista a prxis, a teoria poltica, os valores e o campo de foras. - enfoque da ao social Corao da sociedade: pressionam as prticas democrticas para o surgimento de uma nova sociedade poltica. - enfoque neoidealista Movimentos de minorias, ou seja, de mulheres, negros, homossexuais, movimento pacifista e ambientalista. - enfoque neopositivista Manifestaes comportamentais coletivas oriundas do desejo de participao na sociedade. -enfoque estrutural-autonomista Baseado em dois postulados: a) nas contradies urbanas, ou seja, na contradio capital X trabalho; e b) na sociedade civil, ou seja, na capacidade de a mesma se organizar autonomamente contra a contradio poltica autoritria. - enfoque cultural-autonomista Revaloriza a cultura e a subjetividade na elaborao dos conflitos sociais. Trabalha com a ideia de sujeitos polticos portadores de uma nova identidade socio-cultural, para a construo de um projeto poltico destinado transformao social. Assim, os movimentos sociais so fruto do desenvolvimento de uma sociedade complexa e contraditria. Fruto, pois valoriza o sujeito como social e histrico, que passam a decidir e agir em conjunto, criando uma identidade ao se reavaliarem e se redefinirem no decorrer do movimento.

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella

A identidade coletiva se constri no decorrer dessas experincias conjuntas. Estas por sua vez dependem das experincias vividas pelos indivduos no seio das relaes de produo. Os interesses so identificados na elaborao dessas experincias, constituindo-se os sujeitos coletivos e os movimentos sociais. O Estado, a urbanizao capitalista e os movimentos sociais * O capitalismo e a reproduo da fora de trabalho A reproduo da fora de trabalho nos pases europeus se fazia mediante a remunerao recebida pelo trabalho via EBES para seu sustento e de sua famlia. Entende-se por fora de trabalho a pat da populao que tem condies de contribuir para o chamado produto social, ou seja, o mercado. Mas, para a viabilizao do capitalismo em pases de desenvolvimento tardio e dependentes da expanso capitalista dos pases lideres do sistema, necessrio a superexplorao da fora de trabalho. (48) Essa superexplorao se deu devido a impossibilidade de sobrevivncia com dignidade nas cidades [...] pela existncia de um amplo exercito industrial de reserva, criado tambm pelas altas taxas de natalidade e pelos fluxos migratrios para a cidade. (48) a dinmica do capital produz e reproduz seu excedente populacional, desemprego e barateando a fora de trabalho. (49) Assim, surgem os movimentos sociais em decorrncia da necessidade de se lutar pelas condies necessrias para a reproduo da fora de trabalho. (49) * O papel do estado na produo do espao urbano e das condies de existncia O espao geogrfico possui uma organizao adequada ao funcionamento da sociedade. Mas, o Estado estabelece relacionamento entre interesses divergentes pois o Estado capitalista atua no sentido de garantir as condies gerais para a acumulao do capital e a reproduo da fora de

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella trabalho. Procura atenuar a contradio para a acumulao de capital, atendendo parcialmente as necessidades de reproduo da fora de trabalho. (50) Assim, seu papel reduzir os custos de reproduo da fora de trabalho, promovendo uma ajuda econmica ao capital via salrios indiretos, pela criao e manuteno de servios pblicos e de Polticas Sociais compensatrias: seguro desemprego e bolsa escola. (50) * A modernizao neoliberal O neoliberalismo uma doutrina que adapta os princpios do liberalismo econmico s condies do capitalismo moderno. O fundamento deste pensamento pauta-se em: 1) O excessivo gasto governamental com Polticas Pblicas nefasto para a economia, pois gera dficit oramentrio; 2) A regulao do mercado pelo Estado negativa porque cerceia o jogo mercantil uma vez que desestimula o investimento capitalista; e, 3) O protecionismo social pblico prejudicial economia porque onera as classes possuidoras, alm de aumentar o consumo das classes populares em detrimento da populao interna. O Estado passa a ser o financiador, consumidor e scio, podendo intervir na defesa de interesses localizados. o Estado assume a funo de oferecer e administrar os servios essenciais para a populao e instalar a intra-estrutura necessria [...] tanto para os moradores das cidades como para as atividades econmicas, alm de administrar esses servios oferecidos. (55-56) Em tempos neoliberais, a poltica tem sido a de Estado mnimo com a privatizao desses servios, em especial nos pases mais pobres, pressionados pelas imposies das agencias internacionais de crdito como o FMI ou BM. (56) *Segregao socioespacial e as possibilidades de superao A falta de investimentos sociais e a no implementao de Polticas Pblicas conforme as necessidades sociais e em reas sociais, como sade, saneamento, educao, habitao e transportes pblicos abrem possibilidades de novas frentes de lutas. (59)

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella

Assim, o espao urbano guarda as marcas da desigualdade social. Nasce, dessa forma, o conceito de espoliao urbana, baseado na no acessibilidade aos servios de consumo coletivo, em virtude da precariedade ou da inexistncia destes. (62) A ecloso dos movimentos sociais relaciona-se explorao do trabalhador e na excluso social. Sociedade civil e cidadania *A ao do Estado e da sociedade civil Segundo o BM, a sociedade civil regida pela tica do mercado. Para os movimentos sociais, um espao de participao democrtica, no qual os grupos mais espoliados podem exercitar outra tica, relacionando justia social. (66) Para Hegel identificado como um espao social situado, de um lado, em que de outro, estaria o Estado. Para Marx, identifica-se como conjunto das relaes sociais, das relaes econmicas que condicionam as demais. Em sntese, a distino Estado/sociedade civil foi elaborado com as condies econmicas, sociais e polticas dos pases centrais. (66) Assim, o Estado tem as funes de fornecer o quadro jurdico que garante a propriedade privada e o livre exerccio do empreendimento, de assegurar o funcionamento da reproduo social e de proteger os indivduos. (70) A sociedade civil composta pelas instituies das quais participam os indivduos: escolas, meios de comunicao, instituies religiosas, associaes de classes, movimentos organizados, ONGS. *Movimentos sociais urbanos e a sociedade civil Durante a ditadura militar, a Igreja apoiava os movimentos populares, onde ceda espao para as reunies, que estavam pautadas na luta pela posse, abrigo e proteo. Descobrir o direito da gente esta era a palavra de ordem dos agentes pastorais que faziam um trabalho missionrio junto aos oprimidos. (74)

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella *A participao dos partidos polticos Em 1980, o movimento social se uniu ao partido poltico com propostas contra o regime militar. Amadurecendo a ideia, pensou-se em criar um partido articulado aos movimentos sociais a fim de abrigar diversos tipos interesse. Assim, nasce a articulao nacional de movimento popular e sindical a Anampos objetivando congregar o popular e o sindical. Em 1983, a Cmara Municipal criou a Comisso Especial de Melhoria de Vida nas Favelas, que posteriormente, originou o Conselho Coordenador de Favelas. E em 88, criaram-se os Conselhos Populares cujo objetivo era governar com a participao popular. *As ONGs e a formao de redes sociais As redes sociais concretizam o desenvolvimento das aes especificas de cada um dos movimentos sociais. Em 1990, proliferam em todo o pas a fim de lutar contra os mais diversos problemas sociais, econmicos e ambientais. Outros praticam solidariedade e no apenas o assistencialismo. A legislao brasileira isenta as ONGs de tributos, pois so consideradas de interesse pblico e social. Recebem doaes e aplicaes de recursos financeiros provenientes do exterior em prol das causas sociais. Os movimentos urbanos no Brasil Em 1970 os movimentos era de maior visibilidade social e politica eram dos moradores da periferia pelo acesso terra, moradia e aos bens de consumo coletivos. Entre 1978 e 1985 trata-se do perodo de transio para um novo modo de fazer poltica e novas prticas de presso social. Em 1980 surgem no espao pblico com diversos grupos gerando novas identidades coletivas.

Movimentos sociais urbanos Regina Bega dos Santos Thatiane Barella *Espolao urbana a inexistncia ou precariedade de servios de consumo coletivo, que juntamente com as dificuldades de acesso terra e moradia aguam ainda mais a dilapidao decorrente da explorao do trabalho. (92) Pode ser identificado: longas horas despendidas no transporte coletivo; precariedade nas favelas, cortios e casas de auto construo; construo em terrenos clandestinos; falta de benfeitorias bsicas; inexistncia de reas verdes; falta de equipamentos culturais e de lazer, pela poluio ambiental e pela eroso. Moradia por moradia As diferentes formas de apropriao do espao urbano so respostas s necessidades de reproduo da fora de trabalho. O processo de urbanizao expulsa os mais pobres dos lugares mais providos de recursos e quanto mais distante do mercado de trabalho, maior so as dificuldades de acesso aos bens e aos servios necessrios. Assim, foram, criadas as Cohabs destinadas populao mais pobre, pois exige documentao e procedimentos.

También podría gustarte