Está en la página 1de 20

CONSIDERAES ACERCA DAS APROXIMAES EXISTENTES ENTRE A HERMENUTICA JURDICA E A HERMENUTICA LITERRIA

Adilson Cunha Silva

SUMRIO: 1 INTRODUO; 2 AUTOR, LEITOR E TEXTO A HERMENUTICA E A CONSTRUO DE NOVAS MODALIDADES DE INTERPRETAES E USOS DO TEXTO; 3 A HERMENUTICA JURDICA E LITERRIA E AS PROJEES DA REALIDADE A PARTIR DA FICO; 4 A HERMENUTICA JURDICA E A HERMENUTICA LITERRIA FRAGMENTARIDADE E UNIDADE TEXTUAL; 5 CONSIDERAES FINAIS; REFERNCIAS.

1 INTRODUO

Para alm da cientificidade moderna, se apresentam mltiplas possibilidades de interao e conexes entre os diversos campos do conhecimento, bem como, formas de interpretar o sentido complexo da existncia do ser humano e da experincia que foi e est sendo vivida. Tais fatos levam o hermeneuta a buscar novos caminhos e novas possibilidades de verdades no processo de compreenso dos mecanismos que controlam e conduzem os sentidos a uma determinada concepo de mundo, bem como, a um saber que se apresenta como a verdade a ser utilizada, como instrumento regulador e sinalizador dos padres de normalidade social.

Advogado, Especialista em Direito Civil pela Fundao Faculdade de Direito UFBA, Ps-Graduando em Direito do Estado pela Fundao Faculdade de Direito UFBA, Mestrando em Direito Privado e Econmico da Universidade Federal da Bahia UFBA, Professor de Introduo ao Estudo do Direito I e Histria do Direito da Faculdade Regional da Bahia UNIRB.

Diante disso, alguns aspectos se impem e se visibilizam ao complexizar a comunicao, dando existncia a certos elementos discursivos que, ao produzir o outros, acabam por gerar uma rede de mltiplos instrumentos discursivos; originam, tambm, textos que ganham autonomia e transpem as barreiras que lhe objetificam, tornando-se sujeitos discursivos que operacionalizam e significam a existncia dos mltiplos tipos de leitor, de autor, intercambiando o sentido da individualidade dependente e comunicante com o outro, e com a coletividade. Para uma melhor compreenso do processo complexo que envolve a atividade hermenutica e os meandros da linguagem jurdica e literria, que as aproximam, ficcionalizando a realidade e realizando a fico, sero apresentados, inicialmente, aspectos gerais, que relacionam a trade comunicacional, autor, leitor e texto, as intenes de cada um ao produzir o outro, ou intencionar a sua produo. Subsequentemente, tratar-se- da relao entre fico e realidade, bem como de alguns aspectos da hermenutica existencialista, que possibilita ultrapassar as fronteiras artificiais entre o virtual e o real, a partir de uma nova percepo da existncia, como algo relacional, ao remeter o hermeneuta a uma necessria conexo de horizontes, ou seja, de existncias e experincias vividas e revivificadas, que do novos sentidos e ressignificam, contextualmente, fenmenos, institutos, princpios, regras e normas jurdicas; rompendo as barreiras que imobilizam o Direito, dando-lhe movimento e fluidez, aproximando-o, portanto, da leitura e da dinmica praticada pela hermenutica literria. Por fim, buscar-se- apresentar a importncia da unidade, que, aqui, no tem funo homogeneizadora, mas, sim, d a o equilbrio necessrio s relaes que se originam das conexes estabelecidas pelas mltiplas linguagens e sentidos que unificam e do coeso ao texto jurdico, fenmeno similar ao que ocorre com o texto literrio.

2 AUTOR, LEITOR E TEXTO A HERMENUTICA E A CONSTRUO DE NOVAS MODALIDADES DE INTERPRETAES E USOS DO TEXTO

A percepo da realidade como um texto, a ser lido e compreendido, tem sido um dos instrumentos de controle utilizado por determinados segmentos sociais nas mais variadas esferas de poder, principalmente por aqueles que produzem e aplicam as normas que regulamentam o convvio social e delimitam os direitos e deveres de seus concidados. Paralelo a esta esfera de produo normativa, institucionalizada e inserida no plano dos controles sociais concentrados, temos uma outra que se d nos espaos de produo dos padres culturais tidos como standards morais, comportamentais, ticos, difundidos de maneira difusa e assimilados a partir de um processo de construo coletiva e inconsciente, que dar origem aos controles difusos, que conjuntamente com os concentrados produzem aquilo que se pode chamar de normalizao social. A construo dos padres de normalidade social concretiza-se quando a sua visibilidade se transmuta em invisibilidade e se naturaliza no mbito das relaes sociais. Essa naturalizao se d na inveno de tradies1 (HOBSBAWM; RANGER, 2002) que nascem, se desenvolvem, muitas vezes, morrem, ou, submergem a um estado latente de existncia para reaparecer transmutada como uma fnix; ressurgindo, ressignificada em discursos textuais que projetam a sua existncia vivida, para uma outra a ser vivida. Aqui, no se pode perder de vista, que o texto transcende ao escrito, tornando-se algo mais amplo e complexo, pois deve ser percebido, tambm, a partir da fala, das expresses gestuais,

A tradio inventada trazida aqui com base no pensamente de Eric Hobsbawm e Terence Ranger (2002, p.9) que a concebe da seguinte forma: O termo tradio inventada utilizado num sentido amplo, mas nunca indefinido. Inclui tanto as realmente inventadas, construdas e formalmente institucionalizadas, quanto as que surgiram de maneira mais difcil de localizar num perodo limitado e determinado de tempo s vezes coisa de poucos anos apenas e se estabeleceram com enorme rapidez. [...]. Por tradio inventada entende-se um conjunto de prticas, normalmente reguladas por regras tcitas ou abertamente aceitas; tais prticas, de natureza ritual ou simblica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relao ao passado. Alis, sempre que possvel, tenta-se estabelecer continuidade com um passado histrico apropriado.

da performance do sujeito ao se comunicar com outros. Com isso, a constituio dos sujeitos que compem a trade comunicacional ganha uma dimenso complexa, que extrapola os limites da verdade estabelecida pela lgica positivista, para possibilidades de verdades abertas e dinmicas, que se movimentam numa textualidade contextualizada, a partir de uma lgica existencial retrospectiva e projetiva, relacionando presente, passado e futuro, aonde a existncia, ao se movimentar do passado para o presente, se projeta para o futuro e produz efeitos no presente. A trade comunicacional, autor, leitor e texto, acabam por se colocar como eixos interacionais, que se constroem, transpondo as clssicas fronteiras dicotmicas de observador/observado, sujeito/objeto, pois, todos passam a exercer mltiplos papis, que, no s possibilitam a existncia de aberturas sistmicas; como, tambm, a construo e manuteno da diversidade como princpio a ser universalizado por uma linguagem que, de fato, comunique e seja compreendida da forma mais ampla possvel. Da, para que se possa entender melhor como se d a interao entre autor, leitor e texto, torna-se necessrio o retorno construo do texto e s intenes priori, para que seja possvel identificar que espcie de autor produziu o texto, qual o tipo de leitor projetado pelo texto e qual o autor idealizado pelo leitor. Diante disso, o processo complexo de interpretao do texto, leva o interprete a um processo que se apresenta em forma de um problema hermenutico, (PALMER, 2006) que remete o hermeneuta a uma instncia especfica do evento da compreenso, que:

[...] envolve sempre a linguagem, a confrontao do um outro horizonte humano, um acto de penetrao histrica do texto. A hermenutica precisa de entrar cada vez mais fundo neste acto complexo da compreenso; tem que lutar para formular uma teoria da compreenso lingstica e histrica tal como funciona na interpretao do texto. [...]. (PALMER, 2006, p.77).

As intenes especficas, portanto, acabam se impondo e dando origem s boas e ms interpretaes, bem como, s superinterpretaes que serviro a determinado uso do texto interpretado e revelar o tipo de leitor que dele faz uso. Estas intenes, no entanto, so fenmenos que coexistem e se relacionam numa tenso permanente, pois, uma pode desvelar os limites e as incongruncias das outras. Assim, a partir da criao do texto, que se d dentro da lgica construtiva do autor, aonde a intentio auctoris, se manifesta e estabelece os passos a serem seguidos descoberta das chaves que 4

possibilitaro a passagem e a transposio das barreiras, que foram colocadas propositalmente pelo autor, a fim de limitar a compreenso e a descoberta do enigma ali posto; somente a esses ser deferida a qualificao de leitores-modelos, ou ideais. Mas, todo autor, por mais perspicaz e hbil que seja, ao dar existncia a sua obra, ao seu texto, tambm lhe d vida. Esta, por sua vez, acaba por extrapolar as intenes do autor, que muitas vezes se v enquanto autor-modelo, mas, que para a obra, ele no passa de um autor-emprico. Aqui surge uma tenso que transforma o objeto em sujeito, com uma existncia e uma voz prpria, que transcende os limitados objetivos que emanam da intentio auctoris. Pois bem, no fosse suficiente a tenso entre obra e autor, surge uma outra situao, tambm tensionada, que se relaciona diretamente com a obra e as expectativas do autor, ou seja, que subvertem a intentio auctoris, pois se manifesta a partir da intentio operis e mostra a espcie de leitor, que poder revelar a espcie de autor. A desvinculao, portanto, da inteno do texto da inteno do autor, possibilita ao texto apresentar a sua principal inteno, que a de produzir um leitor-modelo, que o perceba de maneira global, inteira, em toda a sua complexidade. No entanto, muitas vezes, tal fato no ocorre, e o leitor produzido nada mais faz do que utilizar o texto de maneira parcial, sem a devida percepo da sua complexidade, dando ensejo ao surgimento de interpretaes que desvirtuam a textualidade, por desconsiderar a contextualidade. A inobservncia da contextualidade pelo leitor-emprico, ao superinterpretar o texto, poder dar origem a uma realidade paralela, que, muitas vezes, acaba por produzir fatos que se projetam para o futuro, ganhando existncia e materialidade no plano social, revelando, pois, a inteno do leitor.

O problema que, embora talvez se saiba qual deve ser a inteno do leitor, parece mais difcil definir abstratamente a inteno do texto. A inteno do texto no revelada pela superfcie textual. Ou se for revelada, ela o apenas no sentido da carta roubada. preciso querer v-la. Assim possvel falar da inteno do texto apenas em decorrncia de uma leitura por parte do leitor. A iniciativa do leitor consiste basicamente em fazer uma conjetura sobre a inteno do texto. (ECO, 2001, p.75).

O simples uso do texto pelo leitor-emprico produzir uma superinterpretao, desvinculandoo da inteno do texto. Isto se d, principalmente, quando o leitor se desvincula da coeso textual, que tem como pressuposto o contexto, para usar livremente o fragmento. Tal uso, no

entanto, pode produzir falsas pontes de comunicao, que no plano da construo do discurso, seja ele jurdico ou literrio, so percebidos pelas frgeis bases de sustentao, que no se coadunam com o todo, no se comunicando; se colocando, portanto, fora daquele sistema e daquela unidade textual. Ao tratar da necessria percepo da totalidade e da unidade textual, Umberto Eco (2001) apresenta certos limites interpretao. Independente da finalidade pragmtica a que se prestar a interpretao e o uso do texto, este deve ser compreendido na sua totalidade, ou, ao menos, percebido como parte de um contexto, que poder estabelecer mltiplas relaes e possibilidade de usos, a partir de lugares situados de fala, aonde o leitor, ao us-lo, produzir outro texto, que, ao estabelecer uma comunicao, produzir novos textos, num processo discursivo e contra-discursivo autopoitico. Concomitantemente ao processo textual autopoitico, temos o texto que, ao se separar do seu autor, passa a produzir no s novos textos, a partir de seus interlocutores, ou seja, o autor que lhe deu origem e o leitor que se apropria do discurso ali presente; mas, tambm, o leitormodelo que ser contraposto ao leitor-emprico e que projetar, a partir da sua interpretao do texto, uma intentio auctoris, que revelar um autor-modelo. Este processo nos remete ao esforo circular, que como bem diz Eco (2001, p.75-76) nos remete ao crculo hermenutico e a todo o processo que leva o leitor compreenso do texto, como demonstra Hans-Georg Gadamer (2005) ao comentar a reflexo hermenutica de Heidegger:

A reflexo hermenutica de Heidegger tem o seu ponto alto no no fato de demonstrar que aqui prejaz um crculo, mas que este crculo tem um sentido ontolgico positivo. Quem quiser compreender um texto, realiza sempre um projetar. To logo aparea um primeiro sentido no texto, o intrprete prelineia um sentido do todo. Naturalmente que o sentido somente se manifesta porque quem l o texto l a partir de determinadas expectativas e na perspectiva de um sentido determinado. A compreenso do que est posto no texto consiste precisamente na elaborao desse projeto prvio, que, obviamente, tem que ir sendo constantemente revisado com base no que se d conforme se avana na penetrao do sentido. (GADAMER, 2005, p.355-356).

Assim, a realidade atual nos impe mltiplas possibilidades de interpretaes, que, observados os pressupostos necessrios compreenso textual contextualizada, ampliar as possibilidades de uso e a superao das barreiras disciplinares. Fazendo convergir a um ponto 6

comum conhecimentos, outrora considerados dispares, concretizando, com isso, o encontro de horizontes que daro origem a um outro texto que se projetar para um futuro fazendo reviver o presente, que adiante ser passado. Neste crculo espiralizado os mltiplos caminhos se encontram, multiplicando as estratgias textuais e os usos destas percepes. Logo, no h como negar que a compreenso das estratgias presentes em um texto possibilita novos agenciamentos e rotas de fugas a fim de solucionar problemas hermenuticos que se impem e complexizam a existncia humana, em um plano temporal e espacial que transcendem ao cronologicamente estabelecido; levando-a, pois, a uma nova percepo de existncia e co-existncia vinculada a estratgias e mecanismos de preservao da existncia futura. Ademais, no difcil perceber que, independente do plano textual, ou seja, jurdico ou literrio, as similaridades de ocorrncias e processos de decodificao e compreenso das estratgias e das intenes que se encontram de maneira convergente em um texto, acabam produzindo fenmenos centrpetos e centrfugos de interpretao e lugares de fala, que podero estar no centro ou nas margens do sistema e que se tensionaro, a todo momento, a partir de discursos hegemnicos/dominantes e subalternos/marginais. Esta tenso, por sua vez, coloca em xeque os dogmas que se estabelecem como verdades absolutas e imutveis e dinamizam os nveis textuais a partir de relaes que estes, para sobreviverem, acabam estabelecendo. Com isso, as claras fronteiras entre fico e realidade acabam se apagando tornando possvel a articulao e a interao entre a hermenutica jurdica e a hermenutica literria, que ter como standpoint lugares diversos de fala, que produzem vrias possibilidades conjeturais de verdades, contextualmente possveis e adequadas, que se multiplicam, se tensionam e se articulam a partir dos sujeitos que se relacionam, produzem, lem e, tambm, se transformam em textos, ou seja, em discursos orgnicos, falantes, performticos, que se lem e se interpretam a todo instante, produzindo, reproduzindo, ressignificando, desconstruindo, construindo e reconstruindo a existncia vivida e a se viver.

3 A HERMENUTICA JURDICA E LITERRIA E AS PROJEES DA REALIDADE A PARTIR DA FICO

A complexizao do conhecimento e a busca da compreenso do texto levam o hermeneuta constatao da necessidade de ultrapassar as barreiras disciplinares e, a partir de uma hermenutica plural, ou seja, das variadas possibilidades hermenuticas, interpretar e compreender determinado corpo textual. Assim, no momento da interpretao, muitos elementos e instrumentos, que viabilizam a decifrao dos enigmas textuais, surgem e devem ser devidamente utilizados, compreendidos e postos nos seus lugares para que o exerccio interpretativo se complete. Aqui se impe, portanto, o domnio da linguagem, que relacionado com o fato a ser interpretado, situar o hermeneuta e o levar a uma compreenso mais ampla e contextualizada do evento em anlise. Da que, no se pode perder de vista as especificidades que so delineadas pela epistemologia especfica de determinado campo de conhecimento, no caso do presente trabalho, a epistemologia jurdica e a epistemologia literria. Diante disso, a identificao do objeto material de cada um dos campos de conhecimento apresentados, que, aparentemente, se colocam em lados opostos e pouco relacionveis, so de extrema importncia, pois, numa concepo moderna de conhecimento, se distanciam e se separam a partir da clssica fronteira entre fico e realidade; mas, quando utilizada a partir de uma lgica ps-moderna permite a percepo de vrios caminhos que conectam estes conhecimentos e possibilitam interaes inimaginadas outrora. A construo do mundo jurdico, com os seus princpios, seus institutos, suas regras, suas normas, parte de fices, ou seja, de projees de uma realidade a se concretizar, mas que no tem, no momento presente sua construo, uma correspondncia material. O problema hermenutico, no entanto, no se encontra aqui, mas, na sua desvinculao com uma linguagem traduzvel, que possa, de fato, ser entendida pelo leitor, que ao se ver diante da linguagem jurdica, no possui uma formao estritamente jurdica que possibilite a 8

compreenso do texto jurdico a ser lido, pois este criado com a finalidade ser lido e compreendido por todos, pois o direito construdo para regular a vida, as condutas e a existncia dos diversos sujeitos que compem a sociedade. Os juristas, a partir de um hermetismo monopolista, usurpador das chaves que possibilitariam ao leitor abrir as portas da compreenso do mundo jurdico, se colocam como orculos sagrados, detentores de segredos milenares, que no podem ser decifrados pelos leitores no iniciados nos mistrios de Tmis. Logo, a funo comunicativa, objetivada pela vontade do jurista, que produz o texto jurdico, s produzir um leitor-modelo se ele for membro da confraria jurdica, um iniciado nas letras e nos mistrios alqumicos do labirinto da literatura jurdica. As crticas ao modelo dos textos jurdicos no so novas, um exemplo disso podemos encontrar na anlise sobre a produo jurdica ocidental, que feita por Oswald Spengler (1948), quando chama ateno para a distncia existente entre os construtos jurdicos, a realidade social, a experincia vivida e as prticas sociais, que do sentido materialidade das relaes sociais. Um outro aspecto, salientado por Oswald Spengler (1948) ao criticar o modelo de construo jurdica ocidental, se d, justamente, no seu aspecto excessivamente dogmtico, que tende a engessar as relaes sociais, desprezando o aspecto dinmico e finito da existncia humana. Trcio Sampaio Ferraz Jr. (2005), ao analisar a importncia do saber dogmtico no processo de aplicabilidade e decidibilidade do atual modelo jurisprudencial, no despreza as consideraes feitas em 1918, por Oswald Spengler e ratifica a importncia do dilogo que deve existir entre certos pressupostos dogmticos e a virtualidade projetiva de uma realidade, que dever ser pautada em pressupostos reais, que possam ser ressignificados e ganhem novas dimenses de existncia, mais adequadas e maleveis, ampliando a dinmica e as conexes comunicativas com a realidade social presente. No que concerne aos aspectos dogmticos dos textos jurdicos, h uma necessidade de ponderao e equilbrio, pois, a tendncia cristalizao maior do que a da ponderao e fluidez do texto. Neste ponto, h uma necessidade maior de dilogo entre os pressupostos dogmticos e os pressupostos filosficos, a fim de minimizar as tendncias que engessam os valores jurdicos e os tornam dogmas quase que religiosos no plano da prtica jurdica e social.

Quando o leitor remetido leitura de um texto literrio h uma srie de aspectos que divergem daqueles que, comumente, ocorrem com a leitura dos textos jurdicos. Isto perceptvel a partir das mltiplas possibilidades que o texto literrio, intencionalmente, coloca disposio do leitor, para torn-lo um leitor-modelo. O fato de se constituir em uma fico, no coloca o texto literrio em uma situao de afastamento com os fenmenos sociais e a realidade na sua mais concreta existncia; mas, sim, na maior parte das vezes, possibilita a universalizao daquilo que colocado como regional ou local, ao exprimir a alteridade que permeia as relaes e a prpria existncia humana. Isto demonstrado por Nelson Cerqueira (2003) ao fazer as aproximaes entre os romances de William Faulkner e Graciliano Ramos, respectivamente, Enquanto Agonizo2, e Vidas Secas3. A partir de um processo hermenutico complexo e crtico, Nelson Cerqueira apresenta as similaridades entre Cash e Fabiano, quando a questo da linguagem torna-se um obstculo efetivao dos seus direitos, e como a dificuldade comunicacional os colocam numa posio constante de subalternidade, levando-os marginalidade social:

O padro de comunicao em As I Lay Dying e Vidas Secas serve para identificar, [...], as caractersticas idiossincrticas dos personagens, apontando para os seus dilemas de comunicao e para o estabelecimento de suas identidades, alcanadas apesar da sua desconfiana da linguagem e de sua capacidade mnima de us-la. O dilema da comunicao alude a fenmenos alm das narrativas, lembrando ao leitor a trgica posio de indivduos analfabetos que, mesmo emancipados pelo sistema ou beneficiados com direitos civis, no so verbalmente aparelhados para captar o significado e limites destes direitos. (CERQUEIRA, 2003, p.162-163).

A comunicao, portanto, deve ser estabelecida entre os sujeitos envolvidos, no s nas construes textuais literrias, mas, tambm, nos textos jurdicos e na traduo da sua natureza para o senso comum. Esta traduo, no entanto, deve transcender os limites da objetividade cientfica, para tornar-se assimilvel no plano das subjetividades individuais e coletivas, conectando-se e formando uma teia comunicacional, efetivando relaes intersubjetivas, ou seja, sensocomunizando o conhecimento produzido no plano cientfico tornado o seu destinatrio, o homem comum, esclarecido e conhecedor do sentido daquilo que foi construdo para ele.

2 3

As I Lay Dying, obra de Willian Faulkner, escrita em 1930. Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, escrita em 1938.

10

A Literatura e o Direito ao interagir, num plano para alm das fronteiras disciplinares, acabam desvelando as suas conexes internas e como uma se insere na construo da outra. Isto pode ser percebido, de forma bastante clara, ao se analisar a obra de Franz Kafka, que, mesmo como um conhecedor, por formao, do mundo jurdico, denunciou nos seus romances, a percepo do homem comum, daquele mundo que no se faz compreender; e que submete todos, independentemente de compreender, ou no, o porqu das suas decises, sua verdade absoluta, textualizada na sentena do juiz ou nas ordens emanadas dos agentes que servem ao ente incorpreo e incomunicvel, conhecido como Poder Judicirio, respaldado pelo discurso de poder desenvolvido pela Cincia do Direito. Vale, aqui, uma remisso ao pensamento kelseniano sobre a interpretao do texto jurdico, principalmente, quanto ao reconhecimento da influncia externa exerce na deciso do juiz. Ao reconhecer a liberdade do juiz no ato de construo do direito, Kelsen, mesmo fazendo as ressalvas com relao ao que pertence ou no Cincia do Direito, remete o hermeneuta carga subjetiva que ser projetada pelo juiz na deciso por ele produzida (KELSEN, 1998, p.393), mas afasta, toda e qualquer relao entre tais influncias e a Cincia do Direito. Transpondo as barreiras positivistas kelsenianas que excluam da Cincia do Direito os valores, os desejos individuais e a carga existencial do juiz, do aplicador do direito em geral, chega-se possibilidade de juno, ou seja, encontros de experincias vividas e em vivncia; comunicando desejos individuais e coletivos, que transitam no plano da conscincia e da inconscincia coletiva, estabelecendo, pois, as conexes intersubjetivas que realizam a comunicao entre os sujeitos e lhes do existncia e visibilidade no plano da realidade social. Isto, porm, no quer dizer que a Teoria Pura do Direito de Kelsen desconhecesse ou desconsiderasse a existncia do valor, da moral, dos desejos, da subjetividade, enfim, da intersubjetividade como elementos importantes para o Direito.

unnime, entre admiradores e crticos de Teoria Pura, a afirmao de seu cepticismo axiolgico, fruto da censura ideologia jusnaturalista e claramente ajustada descrena positivista na objetividade (ou intersubjetividade) dos valores. Tal cepticismo no se restringe s conseqncias do voto de pureza metdica professado como condio indispensvel ao vigor da cincia, mas se estende, para alm da Teoria Pura do Direito, a filosofia kelseniana da justia, a cujas luzes no existe, mas questes valorativas, qualquer objetividade possvel. Apesar da convico kelseniana quanto inacessibilidade dos problemas de valor a critrios racionais, e, pois, quanto impossibilidade de estabelecer pautas de preferibilidade para as opes axiolgicas, a Teoria Pura no nega lugar aos valores

11

como integrantes da experincia jurdica e reconhece sua presena na prtica profissional dos juristas. Tem-se aqui aspecto importante para a anlise de sua teoria da interpretao. (MURICY, 2005, p.116-117).

Mesmo com o reconhecimento do lugar dos valores para a experincia jurdica, o pensamento kelseniano estabelece limites, dicotomias que separam artificiosamente a existncia e toda a sua carga de valores, desejos, prazeres, que singularizam o aplicador e transporta-o a uma posio de poder que se relaciona com o saber, ou seja, com o domnio da linguagem jurdica e o leva a um lugar de supremacia diante do sujeito comum, que no a domina, mas tem que se sujeitar ao poder que dela emana. Ademais, notrio que o monoplio da linguagem jurdica, diferentemente da plurivocidade da literatura, torna difcil a atividade hermenutica daquele que procura compreend-la. Alm disso, h o fenmeno da especializao da linguagem que a afasta da realidade e a leva para espaos cada vez mais distantes, tornando o mundo jurdico um sistema ficcional mais incompreensvel e irrealstico do que muitas construes ficcionais fantsticas da literatura. Assim, desejo, poder, saber colocam o direito na literatura e a literatura no direito, em um processo de interao e conexo, que possibilitam mltiplos usos, a partir de interpretaes complexas, que fogem a lgica moderna de construo, compreenso e usos do conhecimento jurdico e literrio. Tal fato leva o hermeneuta a transpor as fronteiras da disciplinaridade, mergulhando numa transdisciplinaridade complexa, na qual os sujeitos passam a ser percebidos dentro de uma diversidade, de uma alteridade que do sentido aos preceitos universais que revestem os institutos jurdicos e os estilos literrios. A inteno da obra, seja ela jurdica ou literria, se manifesta mais facilmente a partir da pluralidade de possibilidades delineadas pelo pensamento ps-moderno, aonde ao leitor permitido perceber a sua realidade numa fico virtualizada e a transpor as fronteiras do mundo virtual para a realidade material, embebida de desejos, prazeres e ofuscamentos perceptivos, que pluralizam os significados e os unificam em planos distintos, nos quais as metforas podem ser usadas, possibilitando a justa medida do significado e a representao contextual plurifacetada da realidade. Um outro aspecto a ser levantado como obstculo compreenso do texto se encontra na dita neutralidade do leitor, que no passa de um simulacro de pureza, a partir de um discurso legitimador da verdade por ele produzida. A pseudo-iseno do hermeneuta jurdico se manifesta quando, em um lugar de poder, tem a liberdade, mesmo que juridicamente limitada, 12

de construir mltiplas modalidades textuais e discursivas para fazer valer o seu desejo, a partir daquilo que se encontra no plano da ficcionalidade jurdica, no vir a ser; ou seja, na projeo do virtual para o real, materializando e revestindo-a de uma verdade, tambm, construda e baseada em valores que discursivamente parecem sempre ter existido, ou que existem de maneira homognea. Ao sensocomunizar o conhecimento, como nos lembra Boaventura de Sousa Santos (2000), a percepo da realidade ganhar novas dimenses sociais e possibilitar a ampliao do conhecimento da existncia e da necessidade de co-existir, tendo como parmetros novas dimenses existenciais. Estas, por sua vez, transcendem condio humana, abrangendo os seres viventes e suas construes artificiais e ficcionais, pois a fico nada mais do que a percepo da realidade projetada em texto. A natureza do texto, no entanto, que vai limitar ou ampliar tal percepo. O formalismo das instituies jurdicas, que se utilizam de todo um aparato simblico de poder, limitam os trnsitos dos sujeitos que buscam a realizao dos seus direitos, discursivamente garantidos por um sujeito invisvel materialmente, mas ficcionalmente materializado, ou seja, o Estado que ao regular os agenciamentos sociais, os desejos individuais e coletivos, tambm expressa os seus desejos, normaliza condutas, categoriza os sujeitos sobre a sua tutela, possui bens, se relaciona com outros Estados, sem que isso o impea de existir a partir de uma realidade ficcionalizada ou de uma fico materializada. O que movimenta a compreenso do hermeneuta, portanto, o seu desejo de ampliar os seus horizontes cognitivos. Assim, o texto jurdico se apresenta a partir de um conglomerado de fenmenos sociais que se compes de atos jurdicos, que so nada mais nada menos, do que atos de desejo, que se triangulariza e constri uma fico relacional, que ser decidida por um sujeito que domina a linguagem sagrada, a verdade tcnico-jurdica, sustentada por outras abstraes sociais e por todo um aparato discursivo que lhe d existncia e poder; j a literatura se apresenta como um elemento facilitador da comunicao destas linguagens sagradas, milenarizadas, dogmatizadas, no qual a busca por um maior nmero de leitoresmodelo se estabeleam, produzindo e reproduzindo novas dinmicas objetivadas a realizar a compreenso e a conscincia da sua existncia. Cabe, portanto, ao hermeneuta desvelar os desejos pulsantes, virtualizados em objetivos, princpios, regras, normas, comandos, do sujeito ficcional que o Estado, cujas realizaes se refletem nas existncias dos sujeitos que do sentido a sua existncia e as funes que ele afirma possuir. Logo, no h como separar de maneira categrica fico de realidade, pois, 13

estas esto imbricadas e sustentam mltiplas formas de existncia, que se lanam do passado para o presente, numa lgica comum do ser existente. O pensamento heideggeriano se impe aqui como elemento facilitador da compreenso deste processo de realizao da fico e ficcionalizao da realidade, ao lhes dar existncia. Aqui, o estar-a, o Dasein heideggeriano, se desloca de uma pr-compreenso/pr-conceito existencial para outra, numa dinmica construtiva, que operacionaliza novas possibilidades de prcompreenso em um incessante movimento de encontros existenciais e de experincias vividas, o que torna necessrio ao hermeneuta, seja ele jurdico ou literrio, sentir-se historicamente situado; mas, situado em uma histria efeitual, que como fragmento, ou seja, parte de um todo, faz parte de uma coisa maior, de um contexto mais amplo de existncias e experincias vividas, que devem ser conhecidas, experimentadas, traduzidas, lidas, compreendidas e projetadas para uma nova comunicao a se realizar no futuro, no que vir a ser, que no ser aquilo que foi, mas, que poder s-lo, pois, aqui, se instaura a relatividade da existncia e de sua concepo futura pr-conceitual. Consentneo a isso, pode-se afirmar que o modus operandi da existncia a linguagem nas suas mltiplas faces, nas suas mltiplas dimenses, o que torna necessrio a composio complexa que possibilita a compreenso textual da linguagem de determinado texto, ou seja, a sua traduo, anlise e interpretao; percebida como parte de um todo, expressando, pois, a sua singularidade, a sua individualidade; e o todo do qual ela faz parte, que lastreia historicamente a sua existncia e a relaciona diversidade que compe o universo de linguagens que constitutivo da dimenso das possibilidades existenciais. Um outro aspecto a ser levantado se d no plano das experincias vividas, que ao comporem o quadro sedimentado da tradio, remete o hermeneuta percepo que a finitude de sua historicidade se d no mbito de sua linguagem. Esta ao ganhar uma dinmica existencial posterior a sua existncia, lanada ao futuro a partir do plano ficcional, que, no presente caso pode ser literrio ou jurdico, ressignificando-se e fundindo-se a um novo horizonte existencial, que ser novamente percebido, sentido e revivificado por um processo hermenutico existencial, crtico e historicamente compreendido.

Ento, o que efetivamente tenho de concreto, no plano do conhecimento, so evidncias de sentido do mundo que se remetem a sentidos do mundo percebidos, que, por sua vez, entram em contato com percepes de sentido do mundo de outros indivduos... num crculo hermenutico onde se define o espao da liberdade humana de constituir-se e de constituir o mundo em suas dimenses hermenuticas. (BITTAR, 2005, p.188-189).

14

Com isso, pode-se dizer que a fico, a virtualidade da existncia se insere num continuum infinito de similaridades existenciais, que se projetam como realidades e refletem novas fices, gerando novas percepes do real, expressadas por uma linguagem que se transforma e faz da histria o seu lugar de encontros e agenciamentos maqunicos de desejo. Estes, por sua vez, do lugar ao surgimento de enunciados jurdicos, que ganham forma e vida prpria e se revestem de um poder que emana desejos singulares, que se coletivizam e ganham dimenses universais; complexificam-se, tornando necessrio o eterno exerccio

hermenutico, que comprova a artificialidade das fronteiras que existem entre a fico e a realidade e a sua comunicao refletida a partir de uma relao intersubjetiva que as une com a finalidade de melhor compreender a verdade possvel, contextualmente delimitada e realizvel no plano da existncia concreta das relaes sociais.

15

4 A HERMENUTICA JURDICA E A HERMENUTICA LITERRIA FRAGMENTARIDADE E UNIDADE TEXTUAL

O desvelamento da trplice inteno, que emana da relao da trade comunicacional, autor, leitor e texto, demonstra como um interfere no outro, produzindo olhares, desejos, significados, experincias e sensaes de existncia e pertencimento a um lugar, que s seu, particular, nico; mas que faz parte de um todo ao se coletivizar e se universalizar a partir da comunicao do seu eu com o do outro; estabelecendo pontes de comunicao entre subjetividades, que acabam por constituir uma teia comunicacional intersubjetiva de sentidos mltiplos, que convergem a um plo, que a unifica, mas no apaga a multiplicidade de linguagens que estabelecem as suas conexes. A produo de um leitor-modelo, que decorre da intentio operis, se d, justamente, da possibilidade de identificao e compreenso, por parte do leitor, do fragmento no todo, de sua relao significativa com as partes que compem a obra. A percepo da textualidade, portanto, deve se dar a partir de outras que complexifiquem o seu sentido e possibilite ao leitor, ao hermeneuta usar o texto de tal maneira, que ao ser retirado do todo, torne possvel a sua conexo com a unidade textual da qual foi tirada. Evitando, com isso, o desvirtuamento de sentidos que decorrem da superinterpretao. A interpretao fragmentria, no confirmada em outras partes do texto, torna-se pretexto de uso, instrumentalizando inadequadamente sentidos que no se ligam unidade textual. Umberto Eco (2001), ao tratar da superinterpretao, deixa claro, os perigos que decorrem dos usos descontrolados de textos interpretados a partir de fragmentos de sentidos no ratificados por outros fragmentos do mesmo texto, que desvirtuam, pois, a intentio operis.

16

Como provar uma conjectura sobre a intentio operis? A nica forma chec-la com o texto enquanto um todo coerente. [...]: qualquer interpretao feita de uma certa parte de um texto poder ser aceita se for confirmada por outra parte do mesmo texto, e dever ser rejeitada se o contradisser. (ECO, 2001, p.76).

Uma outra funo, que reside na coeso interna e unidade textual, a de limitar os impulsos incontrolveis do leitor (ECO, 2001, p.76), remetendo-o a necessria interligao do fragmento a ser utilizado com os sentidos intencionados pelo texto. Vrios desses sentidos, para o leitor-emprico no so apresentados, tal fato demonstra, portanto, o baixo grau de comunicao e de domnio da linguagem deste leitor ao tentar interpretar o texto. Porm, muitas vezes, o leitor-emprico tem todos os instrumentais para se tornar um leitormodelo. No entanto, o desejo que o impulsiona a um determinado uso, ou a uma superinterpretao, se d conscientemente. O que torna tal fato, ainda mais gravoso e perigoso, pois, o seu domnio da linguagem poder produzir situaes de coerncia descontextualizada, tendo no fragmento textual uma unidade fragmental, que pode ser decodificada por um leitor-modelo como fragmento coerente/incoerente a partir do contexto da onde foi extrado e no qual foi inserido. O uso descontrolado do leitor, no caso do Direito, pode gerar situaes normativas como as que se apresentam e so reconhecidas, como existentes, pelo Direito Constitucional Alemo, quando surgem normas constitucionais inconstitucionais. A primeira vista, a norma foi gerada por uma superinterpretao, que, por no ter sido testada, devidamente compatibilizada com o contexto, com a unidade da qual faz parte, se insere no ordenamento jurdico; mas quando chamada a exercer a sua funo, que dever se coadunar com a coeso interna do sistema, acaba por demonstra a sua falibilidade e fraqueza argumentativa diante da unidade textual. H situaes idnticas no mbito da hermenutica literria, que, tambm, chama a si a unidade textual e a coerncia interna ao submeter determinado texto interpretao. No se deve olvidar, pois, que interpretao e uso do texto esto intimamente relacionadas, como bem observa Umberto Eco (2004) ao afirmar:

17

[...] Defender a interpretao do texto contra o uso dele no significa que os textos no possam ser usados. Mas o livre uso deles nada tem a ver com sua interpretao, visto que interpretao e uso pressupem uma referncia ao texto-fonte, quando mais no seja, como pretexto. Uso e interpretao so, certamente, dois modelos abstratos. Toda leitura resulta sempre de uma comisso dessas duas atitudes. s vezes acontece que um jogo iniciado como uso acabe produzindo lcida e criativa interpretao ou vice-versa. (ECO, 2004, p.18).

Assim, concomitante ao uso de determinado texto, h uma necessidade de se realizar uma atividade hermenutica responsvel, crtica, contextualizada, que reflita o pensamento global do autor e clarifique os sentidos e as intenes do texto. A complexizao do conhecimento e o retorno universalizao da sua construo, com a ps-modernidade, leva o hermeneuta, mais do que nunca, a se preocupar com a unidade textual e com os pressupostos que visibilizam a parte diante do todo. Alm disso, conecta-o unidade textual, a fim de manter a necessria coeso interna, que no plano social se manifesta na solidariedade entre sujeitos que se diferenciam; mas, por terem a conscincia de que a existncia, ao possuir um sentido relacional, s se maximiza no plano da co-existncia, coletiviza-o e o insere no plano da universalidade das relaes sociais. Mesmo com linguagens distintas a hermenutica jurdica e a literria se encontram e se comunicam, a partir de pressupostos de interpretao que no prescindem da unidade e coerncia interna do texto, bem como, da percepo que o leitor tem do Direito e da Literatura enquanto texto, que expressam linguagens prprias e promovem comunicao, que poder ser mais ou menos ampla a depender do leitor. Enfim, prezar pela unidade textual, seja ela jurdica ou literria, explicita a responsabilidade intelectual do leitor, do hermeneuta, e, tambm, a sua busca de uma compreenso mais profunda e complexa das experincias vividas e revivificadas no ato interpretativo por ele praticado.

18

5 CONSIDERAES FINAIS

A complexidade relacional que existe entre a Literatura e o Direito deve ser aprofundada pelos tericos do Direito, que, com toda certeza, conseguiro perceber e estabelecer uma nova forma de ligao epistemolgica entre estes dois campos do conhecimento humano. Evidencia-se, pois, que os limites impostos pela modernidade no encontram mais espao para se manter e que as ficcionalidades dos institutos jurdicos se constituem em realidades, que criam novas fices jurdicas, numa dinmica de sobrevivncia e adequao textual ao contexto histrico no qual se situa. Enfim, Literatura e Direito se encontram no plano da unidade e da coerncia interna, a fim de se realizarem plenamente, a partir de usos coerentes e limitados pela unidade textual e por uma prtica interpretativa slida, profunda, traduzvel a uma linguagem que promova a comunicao entre as diversas subjetividades, estabelecendo, pois, a intersubjetividade no plano coletivo; sensocomunizando, portanto, o conhecimento; estabelecendo as condies para novas formas de relaes entre leitor e texto, que produza e amplie a conscincia da existncia como algo relacional, comunicacional, historicamente situado, portanto, finito e supervel.

19

REFERNCIAS

BITTAR, Eduardo C. B. Hans-Georg Gadamer: a experincia hermenutica e a experincia jurdica. In: BOUCAULT, Carlos E. de Abreu; RODRIGUEZ, Jos Rodrigo (org.). Hermenutica Plural: possibilidades jusfilosficas em contextos imperfeitos. So Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 181-202. CERQUEIRA. Nelson. Hermenutica e Literatura. Traduo de Yvenio Azevedo. Salvador-Bahia: Cara, 2003. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Kafka para uma literatura menor. Lisboa: Assrio & Alvin, 2003. ECO, Umberto. Interpretao e Superinterpretao. 1. ed., 3. tir. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. Obra aberta: forma e indeterminao nas poticas contemporneas 9. ed, 1. reimp. So Paulo: Perspectiva, 2005. ______. Os limites da interpretao. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 2004. GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Mtodo I: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. 7. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, Bragana Paulista, SP: Editora Universitria So Francisco, 2005. KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Traduo de Joo Baptista Machado. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. MURICY, Marlia. Racionalidade do direito, justia e interpretao. Dilogo entre a teoria pura e a concepo luhmanniana do direito como sistema autopoitico. In: BOUCAULT, Carlos E. de Abreu; RODRIGUEZ, Jos Rodrigo (org.). Hermenutica Plural: possibilidades jusfilosficas em contextos imperfeitos. So Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 103-126. PALMER, Richard E. Hermenutica. Lisboa: Edies 70, 2006. ROBLES, Gregrio. O Direito como Texto: quatro estudos de teoria comunicacional do direito. Barueri, SP: Manole, 2005. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Crtica da Razo Indolente Contra o Desperdcio da Experincia. Para Um Novo Senso Comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. 2. ed. So Paulo: Cortez Editora, 2000. SPENGLER, Oswald. Le Declin de lOccident. Paris: Gallimard, 1948.

20

También podría gustarte