Está en la página 1de 6

MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginstica chinesa criada h mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para

a sade. 1 SRIE: PARA DORES NO PESCOO E NOS OMBROS MOVIMENTO DO PESCOO SENSAO NA EXECUO: alvio nos msculos do pescoo. INDICAO TERAPURICA: torcicolos, leses crnicas dos tecidos moles na regio do pescoo (sndrome cervical). OBJETIVO: fortalecer os msculos do pescoo e aumentar a mobilidade das diferentes articulaes da coluna cervical. Atua especialmente no msculo trapzio na regio posteior do pescoo.

ARQUEAR AS MOS SENSAO NA EXECUO: ao expandir o peito e olhar para longe na lateral, h uma sensao de alvio na musculatura do pescoo, ombros e costas, podendo irradiar para ombros e braos. INDICAO TERAPUTICA: dores e enrijecimento na nuca, ombros e costas. Formigamento, adormecimento e inchao nos braos e nas mos. Sensao de peito congestionado e angstia. OBJETIVO: fortalecer a funo dos msculos do pescoo, ombros e regio superior das costas. Melhorar a movimentao da cintura escapular, especialmente a funo dos msculos rombides.

ESTENDER AS PALMAS PARA CIMA SENSAO NA EXECUO: ao erguer os braos, olhando para as mos, sente-se um alvio no pescoo e ombros. INDICAO TERAPUTICA: dores no pescoo, ombros, costas e disfunes nas articulaes dos ombros (por exemplo, difuldade em elevar os braos). OBJETIVO: fortalecer os msculos do pescoo , ombros e costas, tais quais os msculos supra-espinhal, trapzio e deltide por meio de exerccios de contrao ativa desses msculos.

EXPANDIR O PEITO SENSAO NA EXECUO: alvio no pescoo, ombros e cintura ao estender os braos para cima. INDICAO TERAPUTICA: periartrite ou disfuno da articulao dos ombros, dores sensveis do pescoo, torcicolo. OBJETIVO: melhorar a movimentao da articulao do ombro, praticando a elevao, abduo (movimento de afastar os membros da linha mdia do corpo) e rotao externa dos braos, exercitando a funo de movimentao dos msculos redondo maior e menor, subescapular, coracobraquial, e outros da regio do pescoo e ombros.

DESPREGAR AS ASAS SENSAO NA EXECUO: alvio no pescoo e costelas de ambos os lados das mamas. Sensao de alvio na musculatura do pescoo, ombros e costas, podendo irradiar para ambos os braos. INDICAO TERAPUTICA: rigidez nos ombros, braos e disfuno de movimentao das extremidades superiores, como no caso de bursites, tendinites, ombro congelado, etc. OBJETIVO: praticar o movimento circular da articulao do ombro.

LEVANTAR O BRAO DE FERRO SENSAO NA EXECUO: erguer o brao estendido at ficar com a palma da mo acima da cabea ; proporciona alvio no pescoo e ombros. Sensao agradvel no peito. INDICAO TERAPUTICA: rigidez e dificuldade de movimentao da articulao dos ombros, dores no pescoo, ombros e cintura; sensao de gases na regio abdominal. OBJETIVO: Melhorar a movimentao da articulao dos ombros, aumentando a potncia dos msculos redondo maior e menor, grande dorsal entre outros. Melhorar a funo da extenso do brao, ao se colocar o dorso da palma da mo na linha mdia das costas.

También podría gustarte