Está en la página 1de 3

EXPERIMENTAO

NO

ENSINO

DE

QUMICA

Arnaldo Alves Cardoso e Alexandre Franco


Atualmente, a poluio, especialmente a atmosfrica, tem recebido destaque nos cursos de Qumica. Entretanto, ainda faltam experimentos especficos que demonstrem a relao entre a Qumica e os fenmenos que ocorrem na atmosfera e como se pode fazer a determinao de um composto gasoso presente na atmosfera. Este artigo discute algumas reaes de interesse ambiental envolvendo a qumica do enxofre e apresenta um experimento no qual essas reaes podem ser acompanhadas e relacionadas com reaes que ocorrem no ambiente e nos procedimentos de anlise de gases atmosfricos discutidos no texto. poluio atmosfrica, dixido de enxofre, qumica atmosfrica do enxofre
Recebido em 3/8/01, aceito em 4/4/02

m curso introdutrio de Qumica relacionadas com reaes que ocordeve fornecer subsdios para rem no ambiente e nos procedimentos que o aluno entenda e discuta o de anlise de gases atmosfricos dispapel da Qumica no mundo moderno. cutidos no texto. Nos dias de hoje, tem sido muito A qumica do enxofre na atmosfera exigido dos cursos de Qumica discusses sobre os aspectos relacionados O gs dixido de enxofre um dos poluio. principais poluentes atmosfricos que A poluio, especificamente a afeta a vida do homem. Sua presena atmosfrica, um problema que se na atmosfera resulta em danos aos agrava no incio do sculo XXI; raro vegetais, aos corpos de guas supero dia em que pelo menos uma notcia ficiais, aos bens artsticos e arquitetno divulgada sobre essa questo nicos e sade dos seres vivos. pelos meios de comunicao. A poluiA principal fonte de emisso desse o atmosfrica, em alguns aspectos, gs para a atmosfera a combusto problema global, resultado de prode materiais que contenham enxofre na cessos de difuso e mistura gasosa na sua composio. Na maioria das veatmosfera. Este um zes, o enxofre est A presena do gs dixido comportamento que presente no material de enxofre na atmosfera est relacionado com como contaminante e resulta em danos aos as propriedades gesua eliminao ecovegetais, aos corpos de rais dos gases. nomicamente invivel, guas superficiais, aos bens Apresentamos j que envolveria gasartsticos e arquitetnicos e aqui as principais reatos proibitivos que ele sade dos seres vivos es de interesse amvariam o preo do biental envolvendo a produto final. o caso qumica do enxofre atmosfrico, bem do enxofre presente nos combustveis como um experimento no qual essas fsseis. Quando se queima um combustvel que contm enxofre, forma-se reaes podem ser acompanhadas e
A seo Experimentao no ensino de Qumica descreve experimentos cuja implementao e interpretao contribuem para a construo de conceitos cientficos por parte dos alunos. Os materiais e reagentes usados so facilmente encontrveis, permitindo a realizao dos experimentos em qualquer escola. Neste nmero a seo apresenta trs artigos.
QUMICA NOVA NA ESCOLA Reaes de enxofre de importncia ambiental

o gs dixido de enxofre, que emitido junto com os outros gases de exausto. Embora o enxofre se apresente na forma de diferentes compostos, a reao pode ser representada pela seguinte equao geral: S(s) + O2(g) SO2(g) (1)

39

Como o gs dixido de enxofre solvel em gua, ele pode ser incorporado s gotculas de gua que formam as nuvens, formando o cido sulfuroso. SO2(g) + H2O(l) H2SO3(aq) (2)

Outras substncias (R) presentes na atmosfera podem tambm ser incorporadas s gotculas de gua das nuvens e oxidar ou servir como catalisador para a reao de oxidao do cido sulfuroso a cido sulfrico. H2SO3(aq) + R(oxidante) H2SO4(aq) (3) A gua oxigenada um dos principais oxidantes que existe na atmosfera e participa da formao do cido sulfrico. A reao pode ser representada pelas seguintes etapas: H2SO3(aq) + H2O(l) H2SO4(aq) + 2H+(aq) + 2e (oxidao) (4)
N 15, MAIO 2002

H2O2(l) + 2H+(aq) + 2e 2H2O(l) (reduo) (5) H2O2(l)+ H2SO3(g) H2SO4(aq) + H2O(l) (reao total) (6) Este um dos caminhos conhecidos para a formao da chuva cida, resultado final do processo que ocorre quando as gotculas das nuvens se juntam e formam gotas pesadas o suficiente para cair como chuva.

Reaes de identificao e quantificao dos compostos de enxofre


Reconhecer a presena dos diferentes compostos de enxofre e determinar sua quantidade um trabalho freqente dos profissionais responsveis pelo controle da poluio da atmosfera. Um dos mtodos para quantificar o dixido de enxofre atmosfrico fazer que ele se transforme em cido sulfrico. A oxidao do dixido de enxofre feita usando gua oxigenada. As reaes so as mesmas que ocorrem no ambiente (reaes 2, 4, 5 e 6). A soluo de cido sulfrico formada possui propriedades cidas, que podem ser testadas com papel de tornassol. Pode-se tambm testar a presena do on sulfato, adicionandose a parte da soluo gotas de soluo de cloreto de brio (BaCl2) e gotas de soluo de cido clordrico. A formao de um precipitado branco, mesmo em presena de meio cido, confirma a precipitao de sulfato de brio (BaSO4). Outros precipitados brancos possveis de se formar como produto da reao com o on brio seriam o carbonato de brio (BaCO3) e o sulfito de brio (BaSO3), mas estes se decompem em meio cido. As representaes das reaes seriam: H2SO4(aq) + BaCl2(aq) BaSO4(s) + 2HCl(aq) (7) BaCO3(aq) + 2HCl(aq) BaCl2(aq) + H2CO3(aq) BaSO3(aq) + 2HCl(aq) BaCl2(aq) + H2SO3(aq) (8)

40

propriedade de potencializar o efeito da poluio. Esse fenmeno conhecido como efeito sinrgico. O ar que contm dixido de enxofre e material particulado possui um efeito adverso sade que , muitas vezes, maior que H2SO4(aq) + 2NaOH(aq) o efeito do ar que contm s dixido Na2SO4(aq) + 2H2O(l) (10) de enxofre ou s material particulado. Isto , seus efeitos no se somam, mas Nessa reao, cada mol de H2SO4 sim se multiplicam. A Figura 1 mostra reage com (equivale a) 2 mols de essa propriedade com exemplos. MaNaOH. Portanto, conhecendo-se a terial particulado ou aerossol so quantidade de matria de NaOH que poeiras e gotculas de diferentes reagiu para neutralizar todo o cido tamanhos que esto em suspenso na sulfrico na titulao, pode-se calcular atmosfera. a quantidade de matria do cido Para quantificar o dixido de enxofre sulfrico e a sua massa. presente na atmosfera, o analista Avaliao da quantidade de dixido qumico inicialmente monta um sistema de enxofre no ar para coletar o dixido de enxofre da atmosfera. Para isto, ele pode usar um Determinar a quantidade de dixido borbulhador, isto , um de enxofre presente frasco contendo soluReconhecer a presena dos na atmosfera uma o de gua oxigenadiferentes compostos de forma de conhecer da onde o ar atmosenxofre e determinar sua quanto a atmosfera frico borbulhado quantidade um trabalho est poluda por gacom auxlio de uma freqente dos profissionais ses provenientes de bomba que aspira o ar. responsveis pelo controle combusto de comA Figura 2 mostra um da poluio da atmosfera. bustveis fsseis. O modelo de borbulhaUm dos mtodos para dixido de enxofre, dor e um conjunto de quantificar o dixido de alm de ser um formaequipamentos usado enxofre atmosfrico fazer dor da chuva cida, na coleta da amostra. que ele se transforme em pode afetar a sade Para calcular a concido sulfrico dos seres vivos. centrao, importanQuando no ar existe te tambm medir o volume de ar que dixido de enxofre e material particufoi amostrado. Para isto, usa-se um lado, forma-se uma mistura que tem a com uma soluo de base de concentrao conhecida. Pode-se usar, por exemplo, soluo de hidrxido de sdio. A reao pode ser representada por:

(9)
Figura 1: Efeitos do dixido de enxofre associado ao material particulado [modificada de Moore e Moore, 1976].

O cido sulfrico formado (reao 6) pode ser quantificado por titulao


QUMICA NOVA NA ESCOLA

Reaes de enxofre de importncia ambiental

N 15, MAIO 2002

um bquer de 100 mL, coloque 10 mL de H2O2 10 volumes e complete o volume com gua destilada.

Clculos

Clculo da concentrao de H2SO4


Conhecendo a concentrao e o volume gasto da soluo de NaOH na titulao, pode-se obter a concentrao de cido sulfrico que foi formado. De acordo com a estequiomtrica das reaes: H2SO4(aq) + 2NaOH(aq) Na2SO4(aq) + 2H2O(l) (10) e H2O2 (l) + SO2(g) H2SO4(aq) (6)

Procedimento experimental
Enrole parte de um fio de cobre na ponta de um lpis ou de uma caneta, para formar um cone onde ser colocado enxofre em p para ser queimado. O cabo do cone de cobre deve ser longo o suficiente para manter o cone com o enxofre queimando dentro do frasco de vidro. A Figura 3 mostra o resultado esperado deste procedimento. Adicione, em seguida, 20 mL da soluo de gua oxigenada no frasco. Coloque uma ponta de esptula de enxofre em p dentro do cone de fio de cobre. Com a chama de um palito de fsforo, inicie a combusto do enxofre. Coloque a chama do enxofre dentro do frasco e segure a tampa sobre a boca do frasco para que os gases emanados da combusto fiquem confinados dentro do mesmo. Quando a chama se apagar, rapidamente retire o suporte de fio de cobre e tampe o frasco. Agite o frasco vigorosamente para que a soluo entre em contato com a fumaa branca. Abra o frasco para que o excesso de fumaa saia. Retire algumas gotas de soluo e teste a presena de sulfato com soluo de cloreto de brio em meio de cido clordrico. Transfira o restante da soluo para um erlenmeyer, adicione 3 gotas de fenolftalena e titule com soluo de NaOH 0,1 mol/L at que a soluo se torne rosa.

Figura 2: 1 - entrada de ar em forma de funil; 2 - filtro para reteno das partculas; 3 - borbulhador contendo soluo de gua oxigenada; 4 - totalizador de volume para medida do ar total amostrado; 5 - bomba para aspirar o ar.

totalizador de volume, que mede todo o ar que passou pelo borbulhador. Esse equipamento muito semelhante a um medidor de consumo de gs existente em residncias servidas por gs encanado. Aps finalizada a amostragem, o analista qumico determina a quantidade de cido sulfrico formado no borbulhador e calcula a quantidade proporcional de dixido de enxofre. Usando o volume total do ar amostrado, possvel, ento, calcular a concentrao de dixido de enxofre.

para cada mol de SO2 forma-se 1 mol de H2SO4 que, por sua vez, reage com 2 mols de NaOH. Assim, a quantidade de matria de SO2 ser metade da de NaOH. Usa-se o volume de soluo de NaOH e sua concentrao para calcular a concentrao do cido formado. Para calcular a concentrao do SO2 no ar contido no frasco podese dividir a quantidade de matria (ou massa) de SO2 pelo volume de ar que foi amostrado.
Arnaldo Alves Cardoso (acardoso@iq.unesp.br), bacharel e licenciado em Qumica, doutor em Qumica pela USP docente do Departamento de Qumica Ana, ltica do Instituto de Qumica de Araraquara (Unesp). Alexandre Franco bacharel e mestre em Qumica pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Unesp.

41

Parte experimental
Neste procedimento, mostra-se como ocorrem as principais reaes do enxofre que foram acima discutidas. O experimento pode ser apresentado como exemplo das reaes que ocorrem na atmosfera ou nos procedimentos para determinao do gs dixido de enxofre.

Referncia bibliogrfica
MOORE, J. W. e MOORE E.A. Environmental chemistry. Nova Iorque: Academic Press, 1976. p.183-253.

Materiais e reagentes necessrios


Para conhecer as reaes do enxofre descritas acima, sero necessrios os seguintes materiais: 1 frasco de cerca de 200 mL com tampa de rosca; fio de cobre (20 cm); 1 lpis ou caneta; palitos de fsforo; enxofre slido; gua oxigenada 10 volumes; NaOH 0,1 mol/L; indicador fenolftalena; soluo de gua oxigenada um volume (soluo absorvente): em

Para saber mais


CARDOSO, A.A. e PITOMBO, L.R.M. Contribuio dos compostos reduzidos de enxofre no balano global do estoque de enxofre ambiental. Qumica Nova, v. 15, p. 219, 1992. GEPEQ (Grupo de Pesquisa e Educao em Qumica). Interaes e transformaes II - Reelaborando conceitos sobre transformaes qumicas (cintica e equilbrio). So Paulo: EDUSP Editora da Univesidade de So Paulo, 1996.

Figura 3: 1 - fio de cobre enrolado na ponta de um lpis, 2 - tampa com rosca, 3 - frasco de vidro, 4 - soluo de gua oxigenada, 5 - suporte com enxofre.

Abstract: Some Sulfur Reactions of Environmental Importance Currently, polution, specially atmospheric, has received attention in chemistry courses. However, specific experiments that demonstrate the relationship between chemistry and the phenomena that occur in the atmosphere and how one may carry out the determination of a gaseous compound present in the atmosphere are still lacking. This paper discusses some reactions of environmental importance involving the chemistry of sulfur and presents an experiment whereby these reactions may be followed and related to reactions that occur in the environment and in the analysis procedures of atmospheric gases discussed in the text. Keywords: atmospheric pollution, sulfur dioxide, sulfur atmospheric chemistry

QUMICA NOVA NA ESCOLA

Reaes de enxofre de importncia ambiental

N 15, MAIO 2002

También podría gustarte