Está en la página 1de 12

FACULDADE DE TEOLOGIA SHALOM INTERNACIONAL - BRASIL

RESUMO LIVRO DOS ANJOS

Nome: Elizabete M. Gomes Professor: Sebastio Valadares Matria: Angelologia

BELO HORIZONTE, JULHO DE 2011

ANJOS
Existem seres sobrenaturais que podem influenciar as questes de homens e naes.

O auxlio dos Anjos


Anjos de Deus. Deus havia enviado os Seus anjos uma legio de anjos para proteger Seus servos, cujas vidas estavam em perigo. Pessoas oraram com f a Deus todo poderoso, Ele envia Seus anjos para nos salvar, para cumprir determinadas misses, anjos verdadeiros.

O atual culto demonaco


Considere o mrbido fascnio que a sociedade moderna tem pelo oculto. V biblioteca de uma universidade, repletas de livros sobre o diabo, adorao a Satans e possesso demonaca. Muitos filmes de Hollywood, msicas pop hard-rock so dedicados ou fazem referencia temtica ao diabo. Dir-se-ia que cada tenta sobrepujar os outros no grau de choque, horror, devastao emocional e escravizao da mente. Satans esteja recebendo uma ateno excessiva.

A realidade e o poder de Satans


A bblia ensina de fato que Satans um ser real, que atua no mundo com os seus emissrios, os demnios. No Novo Testamento, eles intensificaram as suas atividades e enviaram todos os esforos para frustrar a obra de Jesus Cristo, o filho de Deus. Sei que tanto os anjos como os demnios existem. A recente febre do ocultismo uma moda fascinante ou uma brincadeira passageira. As foras malignas que atacam as camadas da sociedade resultam da atuao de um diabo pessoal, com um reino inteiro de demnios sob o seu comendo.

Objetos no-identificados
O interesse renovado pelo ocultismo e pelo satanismo, objetos voadores no-identificados OVNIs. Alguns escritores cristos especularam que os OVNIs bem poderiam ser uma parte das hostes anglicas que presidem a parte fsica da criao universal. Embora nada se possa assegurar a esse respeito. Esses acontecimentos inexplicveis esto ocorrendo com maior freqncia no mundo inteiro e em lugares inesperados. Acontecimentos desses OVNIs que foram investigados no existe explicao cientifica alguma.

Outras explicaes
Alguns cristos sinceros, cujas opinies se baseiam numa forte adeso s Escrituras, mencionam certas passagens de Isaas, Ezequiel, Zacarias e do livro do Apocalipse, e estabelecem paralelos com o relato de observadores de pretensas aparies de OVNIs. Tomam as descries Ezequiel 10, e nos propem uma questo convincente. Outro interesse renovado pelo sobrenatural o amplo fascnio despertado pela percepo extra-sensorial PES. A cincia subjetiva da parapsicologia de mais rpido crescimento nas universidades modernas.

Este Livro
Maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo (I Joo 4:4), devemo-nos pr em guarda, calmos e alertas, pois no ignoramos as suas artimanhas (II Corntios 2:11). Artimanhas de Satans consiste em apartar nossas mentes do auxlio que Deus, esse seres celestiais existem e que nos proporcionam um auxilio invisvel. No creio em anjos somente porque algum me tenha falado, por mais convincentes que sejam tais raros testemunhos. Creio em anjos porque a Bblia diz que existem, anjos, e creio que a Bblia seja a verdadeira palavra de Deus.

Os anjos so reais
Os homens podem saber apenas o que Deus resolve revelar-lhes a respeito do espiritual e do sobrenatural... nada podemos saber sobre os anjos... alm da revelao. Angelologia, que consiste na exposio ordenada da verdade bblica a respeito dos anjos. Os anjos pertencem a uma dimenso extraordinariamente diversa da criao que ns mal podemos entender. Eles so os mensageiros de Deus, cuja tarefa principal consiste em cumprir as Suas ordens no mundo.

Os anjos so seres criados


A Bblia afirma que os anjos foram criados por Deus. Os anjos tm a capacidade de mudar a aparncia e transportar-se num relmpago da suprema glria do cu para a terra e retornar, eles no possuem corpos fsicos, conquanto possam assumir formas fsicas quando Deus lhe prescrever misses especiais. Eles atravessam o Velho e o Novo Testamento. O mais espantoso que um nico anjo indescritivelmente poderoso, isolados ou em conjunto, os anjos so reais. Os anjos vm manifestando sua presena no mundo.

Os anjos servem a Deus e reabilitam os homens


Trata-se de um acontecimento de primeira magnitude e nele se pode incluir a visitao de hostes anglicas. Em meio s nuvens que cobriram o Sinai, um trombeteiro anglico anunciou a presena de Deus. Estava acompanhando de milhares de anjos. Moises, testemunha silenciosa e solitria.

Crena nos anjos: um fenmeno geral


Muitas religies ensinaram a existncia dos anjos. Sejam quais forem as tradies, nosso plano de referencia deve ser a Sagrada Escritura, como nossa suprema autoridade neste assunto.

Voc j viu alguma vez um anjo?


Os anjos so seres espirituais, criados, que se podem tornar visveis quando necessrio. Pensam, sentem, controlam e manifestam emoes. Deveramos saber o que a Bblia ensina a respeito deles, eles transmitem decises divinas ou autorizadas e trazem mensagens de Deus para os homens. Os anjos assumem, com certa freqncia, forma visvel, humana.

Devero os anjos serem adorados?


No oramos aos anjos, somente o Deus Triuno e Uno objeto da nossa adorao e de nossas peties. No devemos confundir os anjos, com o Esprito Santo, a terceira pessoa da Trindade, o prprio Deus. Os anjos no habitam os homens, o Esprito Santo marcou-os e habitou-os ao regener-los. Os anjos so mais poderosos do que os homens. No so, deuses. O glorioso Esprito Santo pode estar em toda parte ao mesmo tempo, porm, nenhum anjo possui onipresena. Deus usa os anjos muitas vezes alterou o curso das movimentadas arenas polticas e sociais de nossa sociedade, e dirigiu os destinos dos homens. Sabemos com certeza que se rejubilam conosco diante de cada vitria em nossos esforos evanglicos. O anjo que afastou a pedra do tmulo de Jesus estava vestido de branco, resplandecia, com um brilho deslumbrante (Mateus 28:3). A fora fsica do anjo no foi exigida quando ele a moveu. Abrao, L, Jac e outros no tiveram dificuldades em reconhecer os anjos sob a forma fsica. (Gnesis 32:1,2). Visveis ou invisveis, Deus ordena a Seus anjos que andem diante de ns, as presenas anglicas esto controlando o campo de batalha ao nosso redor, a fim de que nos conservemos (Isaas 26:3) confiantes em meio ao combate.

O que voc v ao avistar um anjo?


Eles no envelhecem, os santos anjos jamais morrero. A Bblia ensina tambm que os anjos so assexuados. Teofanias a interpretao crist, muito antiga e tradicional, h uma manifestao de pr-encarnao da segunda pessoa da Trindade, quer ela seja chamada de Senhor ou de Anjo do Senhor (Jesus Cristo). O prprio Deus apareceu sob a forma humana como um anjo, trata-se de seres anglicos criados por Deus.

Em que os anjos diferem do homem


Espritos administradores, enviados para servios, a favor dos que ho de herdar a salvao (Hebreus 2:5-7; 1:13, 14) essa passagem Bblica refere a Jesus Cristo e aos homens, na sua humanidade, mas ela fala tambm de outros homens alm de Jesus. Inferiores aos anjos em relao aos seus corpos e ao seu lugar enquanto estiverem na Terra. Deus alterar a temporria posio inferior do homem quando o reino de Deus alcanar a sua plenitude. Os anjos sejam seres magnficos, eles diferem dos homens regenerados de maneira significativa. Os santos anjos tm limitaes, embora a Bblia refira como sendo superiores aos homens de muitas maneiras.

Gozam, os anjos, da paternidade divina?


Deus no chamado de Pai pelos anjos porque, no tendo pecado, eles no precisam ser redimidos, os anjos caram quando no havia pecadores. Ningum, portanto, poderia lev-los ao pecado. O seu estado de pecado no pode ser alterado pelo perdo divino. Deus o pai de todos os seres criados, podero consider-lo desta maneira.

Os anjos no so herdeiros de Deus


Os cristos so co-herdeiros de Jesus Cristo atravs da redeno (Romanos 8:17), concedida mediante a f Nele, os santos anjos espritos auxiliadores, jamais

perdero sua magnificncia original e parentesco espiritual com Deus. Isto lhes assegura sua posio glorificada na rgia categoria da criao divina.

Os anjos no podem atestar a salvao pela graa atravs da f


Os anjos tm conscincia dessa alegria (Lucas 15:10). Embora os anjos se rejubilem quando os homens so salvos e glorificam a Deus, que os salvou, eles no podem atestar pessoalmente algo que no experimentaram.

Os anjos no tm conhecimento experimental do Deus interior


O Esprito Santo habita os coraes de todos os crentes enquanto estiverem na Terra, a fim de realizar a sua interveno mpar, que os anjos no podem levar a cabo. O Esprito Santo tem um papel diferente, guia e orienta os crentes, como tambm realiza uma obra de benignidade em seus coraes, amoldando-os imagem de Deus, a fim de faz-los santos como Cristo. Os anjos no necessitam do auxlio do Esprito Santo como os crentes. J foram dotados de autoridade em virtude de sua relao com Deus atravs da criao e da obedincia contnua.

Os anjos no se casam, nem procriam


Em Mateus 22:30, no se casam, nem se do em casamento, sendo como os anjos no cu. O nmero de anjos permanece constante, pois obedientes no morrem. Os anjos decados. Um tero deles provavelmente so agora demnios em desespero.

O conhecimento dos anjos


Os anjos excedem a humanidade no seu conhecimento O meu senhor sbio, como o um anjo de Deus para conhecer tudo o que se passa na Terra (II Samuel 14:20). Os anjos possuem um conhecimento que os homens no tm. Podemos estar certos de que no so oniscientes.

Os anjos sabem, coisas a nosso respeito que desconhecemos, usaro sempre este conhecimento para o nosso bem e no para maus propsitos.

O poder dos anjos


Os anjos desfrutam muito maior poder do que os homens, mas no so onipotentes ou todo-poderoso. II Tessalonicenses 1:7, refere-se aos poderosos anjos de Deus so a dinamite de Deus! No Salmo 103:20, os anjos (de Deus) que primam pela fora grande o poder de um dos vigorosos anjos de Deus!

Os anjos cantam?
Os anjos possuem a suprema aptido de oferecer louvor, e a sua msica vem sendo desde tempos imemoriais o veculo primordial de louvor ao nosso Deus. provvel que Joo tenha visto um imponente coro celeste (Apocalipse 5:11, 12). Acredito que coros celestiais cantaro a glria de Deus. Quando os anjos se encontram diante do trono de Deus, de fato cultuam e adoram o seu criador.

FACULDADE DE TEOLOGIA SHALOM INTERNACIONAL BRASIL

O MINISTRIO DOS ANJOS BONS

Nome: Elizabete M. Gomes Professor: Pr. Sebastio Valadares

BELO HORIZONTE, JULHO DE 2011

ESBOO DA UNIDADE 4 O Ministrio dos Anjos Bons 1 Anjos so seres reais A Testificam das escrituras B artigo de f na Bblia Sagrada 2 Anjos seres espirituais presta assistncia ao Reino de Deus (MT 4:11) A Adoram a Deus continuamente. Daniel (7:11) B Servem a Deus. Salmo (103:20). Apocalipse (22:16) C Cultuam a Deus. Isaias (6.1,3) 3 Ministrio variado. A Santa obra de Deus no cus II A partir do Trono de Deus. Isaias 6.1,3 Apocal. 12.7 B Servio a favor dos seres humanos que amam a Deus. I Regozijam-se (Lucas 15:19) II Orientam os negcios das naes. Daniel 10.10-14,21. III Guardam os filhos de Deus. Salmo 34:7 IV Guiam os filhos de Deus. Salmo 91.11 V Ministram ao povo de Deus. Hebreus 1.17 VI Defendem e livra os servos de Deus. 2 Reis 6:17, Genesis 19:11,16 VII Mensageiros de Deus * Mediador na Antiga Aliana. * Transmitem no N.T. a lei de Moises. GL: 3.19 AT: 7.53 * Podem se manifestar em forma fsica (Atos 10: Zc 1,8) VIII Guardam os Eleitos. Lucas 16:22 Judas 9 IX Acompanharo Jesus Cristo na sua volta gloriosa, Mateus 25:31 2 Tess. 1:7,8

FACULDADE DE TEOLOGIA SHALOM INTERNACIONAL - BRASIL

ASSINALAR CONTRASTES ENTRE EZEQUIEL 28:11 AO 19 E FILIPENSES 2:5 AO 11

Nome: Elizabete M. Gomes Professor: Sebastio Valadares Matria: Angiologia

BELO HORIZONTE, JULHO DE 2011

EZEQUIEL 28:11 AO 19 Privilgios Especiais


Vr. 12 Sinete da perfeio = Consumao da perfeio em sabedoria e beleza originais. Vr. 14 Querubim da guarda ungido = ocupava lugar especial de proeminncia na guarda do trono de Deus. Vr. 15 Perfeito eras em teu caminho = Sentido ntegro e moralmente sadio. O orgulho foi a razo da sua queda. Vr. 16 Violncia e pecado = lanado fora sem as patentes de santidade (ambio). Vr. 17 Elevou o corao... corrompeste = lanado fora da comunho (vaidade). Vr. 18.19 Iniquidade, justia, profanaste os teus santurios = Condenao no fogo eterno, objeto de espanto, jamais subsistirs (Soberba).

FELIPENSES 2:5_11 Disposio e a ndole do cristo demonstrada por Jesus.


Vr. 5 Sentimento que houve em Cristo = amor. Humildade, etc. Vr. 6 ... Forma de Deus... usurpao o ser igual a Deus = mesma natureza e essncia de Deus No pensou que fosse algo a ser utilizado para a prpria vantagem. Vr. 7 ... Esvaziou assumindo a forma de servo ... (Esvaziar de si mesmo) Jesus esvaziou-se da sua gloria e assumiu a forma humana. Submisso. Vr. 8 ... Se humilhou, tornando-se obediente = auto negao e obedincia. Vr. 9_11 Conquista a soberania sobre as naes, concepo da singularidade da pessoa e obra Cristo, a vitria de Jesus e sobre todos os reinos. Subsistira somente o Reino de Deus e todos reconhecero.

También podría gustarte