Está en la página 1de 40

11F

Portugal e a Unio Europeia

Joana Branco Joo Paulo Candeias Maria do Mar Carmo Toms Nogueira Colaborao: Dbora Poo

Portugal e a Unio Europeia

11F

ndice
Introduo ....................................................................................................................................3 O processo de integrao na Europa ............................................................................................4 A Europa de 1945 1957 .........................................................................................................4 OECE Organizao Europeia de Cooperao Econmica .......................................................5 CECA Comunidade Europeia do Carvo e do Ao ..................................................................6 CEE Comunidade Econmica Europeia ..................................................................................7 O Acto nico Europeu ............................................................................................................10 UE Unio Europeia...............................................................................................................11 UEM Unio Econmica Monetria ......................................................................................12 Instituies da Unio Europeia ...............................................................................................16 Tratado de Nice ......................................................................................................................17 Tratado de Lisboa ...................................................................................................................17 Desafios da UE na actualidade ...................................................................................................19 Os alargamentos da UE ..........................................................................................................19 O oramento da Unio Europeia ............................................................................................22 Fundos Estruturais e Fundo de coeso ...................................................................................23 As polticas da Unio Europeia ...............................................................................................25 Concluso ...................................................................................................................................33 Bibliografia .................................................................................................................................34 Netgrafia ....................................................................................................................................34 ANEXOS ......................................................................................................................................35

2|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

Introduo
Este trabalho insere-se no mbito da disciplina de Economia A leccionada pelo Professor Carlos Fernandes integrada na Unidade 12 A Economia Portuguesa no contexto da Unio Europeia. Atravs deste trabalho pretendemos aprofundar os conhecimentos adquiridos no programa curricular da disciplina, focando-nos em dois subtemas: Processo de Integrao na Europa e Desafios da Unio Europeia na Actualidade. Esperamos passar a conhecer em detalhe a origem e as causas que motivaram unio dos pases europeus, a evoluo desta unio, os seus rgos, formas de aco, desafios encontrados e principais objectivos futuros.

3|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

O processo de integrao na Europa


A Europa de 1945 1957
Com a Primeira Guerra Mundial (1914 1918) e depois com a Segunda Guerra Mundial (1938 1949) a necessidade de uma integrao europeia que reorganiza-se o mapa poltico tornou -se impretervel. Esta necessidade assentava em trs grandes realidades: 1. A Europa confrontava-se agora com uma nova realidade que realava a sua debilidade. Com a Segunda Guerra Mundial terminava a supremacia europeia no contexto mundial dando lugar a duas novas superpotncias, Estados Unidos e Unio Sovitica, que detinham um poder poltico, econmico e militar muito superior em relao ao conjunto heterogneo de pases europeus. 2. Tornava-se urgente evitar a todo o custo novos confrontos entre os estados europeus. Ambas as Guerras Mundiais comearam como guerras civis europeias alastrando-se a todo o continente transformando-o num campo de batalha. Era essencial criar um acordo de paz entre a Frana e a Alemanha que fosse bem visto pelos EUA, pois a coeso era o caminho para a paz. 3. Nasce o desejo apoiado por muitos europeus de uma nova Europa mais livre, justa e prspera na qual as relaes internacionais se desenvolvessem num ambiente mais harmonioso. Em 1946, o ex-primeiro ministro britnico Sir Winston Churchill deu o primeiro grande passo para a integrao europeia ps-guerra atravs do seu clebre discurso na Universidade de Zurique que expressava a necessidade urgente de uma nova Europa livre e pacfica. "Gostaria de falar, hoje, do drama da Europa (...) Entre os vencedores s se ouve uma Babel de vozes. Entre os vencidos no encontramos mais do que silncio e desespero (...) Existe um remdio que, se fosse adoptado global e espontaneamente, pela maioria dos povos dos numerosos pases, poderia, como por milagre, transformar por completo a situao e fazer toda a Europa, ou a maior parte dela, to livre e feliz como a Sua dos nossos dias. Qual esse remdio soberano? Consiste em reconstituir a famlia europeia ou, pelo menos, enquanto no podemos reconstrui-la, dot-la de uma estrutura que lhe permita viver e crescer em paz, em segurana e em liberdade. Devemos criar uma espcie de Estados Unidos da Europa. (...) Para realizar esta tarefa urgente, a Frana e a Alemanha devem reconciliar-se."
Winston Churchill Universidade de Zurique 19 de Setembro de 1946

4|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

OECE Organizao Europeia de Cooperao Econmica


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa encontrava-se completamente destruda, pelo que era urgente e necessrio o seu ressurgimento. Os Estados Unidos, como primeira potncia mundial, adoptaram uma poltica de interveno nos assuntos europeus, criando o Plano Marshall 1 de ajuda econmica aos pases europeus. Tratava-se de fomentar o desenvolvimento econmico de uma Europa destruda com o objectivo poltico de impedir a extenso do comunismo.

I - Plano Marshall

Surgiam assim as bases para a criao de uma organizao europeia que administrasse e organizasse a diviso da macia ajuda econmica americana. Com este objectivo fundou-se, em 1948, a Organizao Europeia de Cooperao Econmica (OECE). A OECE ajudou a liberalizar o comrcio entre os estados-membros, introduziu ideias que visavam acordos monetrios e desenvolveu, em geral, a cooperao econmica em aspectos concretos. Esta organizao reflecte-se numa dupla importncia: para alm de ter administrado a ajuda americana, demonstrou que era possvel, os pases europeus antes dicotmicos, juntarem-se construindo uma Europa unida pela vai da paz e da cooperao. A penria na Europa do ps-guerra levou os Estados Unidos a concederem uma ajuda econmica massiva aos seus aliados. Os americanos, ao declararem guerra fome, pobreza, ao desespero e ao caos, apresentaram-se como protectores dos europeus, que queriam ajudar, encorajando-os a unirem-se. Uma das condies da concesso dos crditos do Plano Marshall era que a ajuda se inscrevesse num plano conjunto de reconstruo do continente. Esta condio confirmada aquando da abertura da Conferncia de Paris, a 27 de Junho de 1947, concluda a 16 de Abril de 1948 com a assinatura de uma conveno que
1

Consistiu na atribuio de um conjunto de capitais, a taxas de juro muito baixas, e de bens de equipamento necessrios reconstruo de todo o aparelho produtivo europeu.

5|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

institua a OECE, reagrupando 16 pases europeus (a que se junta a RRFA em 1949, os EUA e o Canad em 1950 e a Espanha em 1959). Concebida para coordenar a ajuda americana, a OECE fixou igualmente como objectivos a reduo dos obstculos s trocas e multilateralizao dos pagamentos. A OECE permitiu aos Estados europeus multiplicarem as consultas e as trocas de informaes econmicas. Graas ao Plano Marshall, a Europa Ocidental acelerou o seu restabelecimento e suprimiu as restries quantitativas e monetrias nas trocas.
Fontaine, P.; A Unio Europeia (adaptado)

CECA Comunidade Europeia do Carvo e do Ao


A 9 de Maio de 1950, Robert Schuman (Ministro dos Negcios Estrangeiros francs), prps um plano para integrar e gerir em comum a produo franco-alem de carvo e ao. Este plano tinha como objectivo desenvolver a ligao entre a Frana e a Alemanha terminando com tenses ainda provenientes da guerra. "Senhores, no se trata de palavras vs mas de um acto ousado e construtivo. A Frana age e as consequncias da sua aco podem ser imensas. Assim o esperamos. A Frana age em defesa da paz (...) e associa-se Alemanha. A Europa nasce assim, uma Europa solidamente unida e fortemente estruturada. Uma Europa em que o nvel de vida subir graas juno das produes e ampliao de mercados que provocaro a baixa de preos (...) A Europa no se far de uma s vez nem por um esforo conjunto, mas resultar de realizaes concretas que exigem, em primeiro lugar, uma solidariedade de facto. O governo francs prope que se submeta o conjunto da produo franco-alem de carvo e ao a uma autoridade comum, numa organizao aberta participao de outros pases da Europa. Pr em comum a produo do carvo e do ao assegurar, de imediato, o estabelecimento de bases comuns de desenvolvimento econmico, primeira etapa da Federao Europeia (...)"
Declarao Schuman 9 de Maio de 1950 Robert Schuman

A 18 de Abril de 1951, assinado o Tratado de Paris e criada a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA) que realizou o Plano Schuman de 1950 e entrou em vigor em 1952. Esta organizao foi acolhida por seis pases: Blgica, Repblica Federal da Alemanha, Frana, Itlia, Luxemburgo e Pases Baixos. A constituio de um mercado comum de carvo e ao tinha como objectivos o desenvolvimento econmico e a consolidao da paz recentemente conquistada pois estes seis pases estavam impedidos de fabricar armas de guerra. Consistia em relacionar os pases vencedores e vencidos numa organizao que procurava articular os interesses nacionais com

6|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

a promoo do interesse comum a cargo de uma instituio supranacional a Alta Autoridade2 - que geria o mercado comum do carvo e do ao. A CECA permitiu alcanar importantes objectivos: 1. Em termos polticos, conseguiu a reconciliao entre a Frana e a Alemanha abrindo caminho Europa Comunitria. 2. Em termos econmicos, ajudou recuperao da Europa atravs da produo e da livre-circulao de carvo e ao, matrias-primas essenciais indstria. A constituio da CECA representou um passo decisivo na afirmao do rumo a seguir para a integrao europeia, tendo provado que era possvel Europa enveredar pela paz, pela cooperao e pela solidariedade, abrindo o caminho para a futura constituio da Comunidade Econmica Europeia (CEE).

II - Primeiro lingote europeu de ferro fundido

CEE Comunidade Econmica Europeia


A 25 de Maro de 1957 foram assinados, em Roma, os tratados que fundaram a Comunidade Econmica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atmica (EURATOM). Este acordo histrico foi assinado por: 1. 2. 3. 4.
2

Christian Pineau Frana Joseph Luns Pases Baixos Paul Henri Spaak Blgica Joseph Bech Luxemburgo

A estrutura da CECA est repartida pela Alta Autoridade, composta por nove membros designados pelos governos, mas independentes destes, pelo Conselho de Ministros, pela Assembleia e pelo Tribunal de Justia.

7|P gi na

Portugal e a Unio Europeia 5. Antonio Segni Itlia 6. Konrad Adenauer Repblica Federal Alem

11F

A EURATOM tinha como principal objectivo fomentar a utilizao pacfica da energia nuclear, numa poca bastante conturbada no que se referia utilizao deste tipo de energia. Vivia-se em plena Guerra Fria, com o mundo dividido entre as duas grandes potncias, EUA e URSS, e na iminncia de rebentar, a qualquer momento, uma nova guerra mundial, em resultado da corrida ao armamento. A CEE tinha como objectivos criar um mercado comum mais alargado, com livre circulao de mercadorias, servios, pessoas e capitais e a adopo de uma pauta aduaneira comum relativamente a pases terceiros, criao de um Banco Europeu de Investimentos, bem como a aplicao de polticas econmicas e sociais comuns conducentes a uma integrao econmica total. A dcada de 60 foi caracterizada pela concretizao do objectivo da unio aduaneira, com a eliminao das barreiras alfandegrias entre os pases aderentes Comunidade e introduo da pauta aduaneira comum, aplicvel s mercadorias provenientes de pases terceiros. Na mesma dcada, os seis pases tambm definiram polticas comuns para as reas do comrcio e da agricultura. Esta unio aduaneira produziu efeitos nas economias dos pases-membros da CEE tais como: 1. 2. 3. 4. Aumento das trocas comerciais entre os Estados-membros; Os investimentos nos Estados-membros multiplicaram-se; O Produto cresceu; Os consumidores beneficiaram de uma maior variedade de produtos e preos mais baixos.

Em 1973, mais trs pases decidiram aderir CEE: a Dinamarca, o Reino Unido e a Irlanda. Este alargamento trouxe a definio de mais polticas comuns: passaram a ser privilegiados aspectos sociais e, dois anos mais tarde, era criado o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Em 1981, foi a vez de a Grcia se juntar aos nove pases da CEE, logo seguida por Portugal e Espanha, em 1986. A 1 de Janeiro de 1995, a ustria, a Finlndia e a Sucia davam entrada na ento denominada Unio Europeia, que passava agora a integrar quinze Estados-membros. Em Dezembro de 1997, foram iniciadas as negociaes para um alargamento sem precedentes que inclua a Bulgria, a Polnia, a Hungria, a Romnia, a Eslovquia e a Repblica Checa, antigos pases do bloco sovitico, a Estnia, a Letnia e a Litunia, estados blticos que haviam pertencido Unio Sovitica, os pases mediterrnicos Chipre e Malta e a Eslovnia, uma das repblicas da antiga Jugoslvia. Esta adeso concretizou-se em duas fases: 1. Na primeira fase, ocorrida em 1 de Maio de 2004, aderiram UE dez dos doze pases; 2. Na segunda fase, a 1 de Janeiro de 2007 entraram a Bulgria e a Romnia.

8|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

IV - Estados membros da CEE 1957

III - Estados membros da CEE em 1973

V - Estados membros da CEE em 1981

VI - Estados membros da CEE em 1986

VIII -Estados membros da UE em 2004

VII - Estados membros da UE em 1995

9|P gi na

Portugal e a Unio Europeia

11F

O Acto nico Europeu


A primeira reviso ao Tratado de Roma deu-se em 1987, com o Acto nico Europeu a estabelecer as seguintes prioridades: 1. Abolio de todas as barreiras fsicas, tcnicas e fiscais existentes entre os Estadosmembros at 31 de Dezembro de 1992, de forma a instituir o Mercado nico Europeu a partir de 1 de Janeiro de 1993, prevendo-se a livre circulao de mercadorias, pessoas, servios e capitais; 2. Reforo da coeso econmica e social, de forma a reduzir as disparidades de desenvolvimento entre regies, graas maior interveno dos fundos estruturais (FEOGA, FEDER e FSE); 3. Reforo da cooperao em matria monetria, atravs do Sistema Monetrio Europeu, com vista Unio Monetria; 4. Harmonizao das regras relativas s condies de trabalho, higiene e segurana; 5. Reforo da Investigao e Desenvolvimento, de forma a aumentar a competitividade da indstria europeia; 6. Proteco do ambiente, atravs de aces de preveno e de legislao comunitria; 7. Reforo das instituies comunitrias, atravs da criao do Conselho Europeu, do reforo dos poderes do Parlamento Europeu e do alargamento das competncias da Comisso Europeia.

" O Acto nico , numa frase, a obrigao de realizar simultaneamente o grande mercado sem fronteiras e tambm, a coeso econmica e social, uma poltica europeia de investigao e tecnologia, o reforo do Sistema Monetrio Europeu, o comeo de um espao social europeu e de aces significativas em relao ao meio ambiente"
Jacques Delors, presidente da Comisso Europeia

10 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

A 1 de Janeiro de 1993 as barreiras fiscais livre-circulao desaparecem, o que facilitou bastante o comrcio na Europa, tendo aumentado significativamente o volume de trocas entre os Estados-membros.

UE Unio Europeia
O Tratado de Maastricht foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992, na cidade holandesa que lhe deu o nome, tendo entrado em vigor a 1 de Novembro de 1993. Este tratado traduziu a vontade de transformar uma comunidade, essencialmente econmica, numa unio em que a componente poltica fosse mais acentuada e centra-se, fundamentalmente, em dois objectivos: 1. A criao de uma Unio Poltica; 2. A criao de uma Unio Econmica e Monetria.

O presente Tratado constitui uma nova etapa no processo criador de uma Unio cada vez mais estreita entre os povos da Europa
art 2 do Tratado da Unio Europeia

A sua ratificao foi difcil de se conseguir, devido a subjacente perda de soberania dos Estados. O Tratado de Maastricht consagra oficialmente o nome de Unio Europeia que a partir da substituir o de Comunidade Europeia. A Unio Europeia assenta em trs pilares:

11 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Domnio da Poltica Externa e de Segurana Comuns

Domnio Comunitrio

Domnio da Cooperao em Matria de Justia e Assuntos Internos imigrao asilo fraudes alfndegas

poltica externa comum poltica de defesa comum

mercado nico cidadania europeia polticas comuns unio econmica e monetria

polcia

UEM Unio Econmica Monetria


A criao de uma Unio Econmica e Monetria constitui uma das etapas mais elaboradas do processo de integrao europeu. Esta traduziu-se num processo progressivo de integrao econmica que levou adopo de uma moeda nica no espao comunitrio e definio e execuo de uma poltica monetria comum, a cargo de uma nova instituio, o Banco Central Europeu. Assim, na Cimeira de Hanver, realizada em Junho de 1988, foi decidida a criao de um Comit, presidido por Jacques Delors, encarregue de propor as etapas e as condies da realizao da UEM, tendo-se decidido que esta passaria por trs etapas faseadas.

12 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

No Tratado da Unio Europeia ficou definido que a UEM deveria entrar na sua fase final, em Janeiro de 1999, com a adopo da moeda nica. O Conselho Europeu de Madrid ,em 1995, decidiu que a nova moeda se chamaria euro. Na Cimeira de Maastricht, foram definidos os critrio de convergncia nominal que os pases de cumprir para poderem passar terceira etapa. 1. Estabilidade de preos: A taxa de inflao no poderia ultrapassar 1,5% da mdia das taxas verificadas nos trs pases com menor inflao; 2. Taxas de juro: As taxas de juro de longo prazo no poderiam variar mais de 2% em relao mdia verificada nos trs pases com as taxas mais baixas; 3. Dfices oramentais: Os dfices oramentais de cada pas deveriam ser inferiores a 3% do PIB; 4. Divida Pblica: A Divida Pblica no poderia exceder 60% do PIB; 5. Estabilidade de cotaes: A moeda nacional de cada pas no poderia ter desvalorizado nos dois ltimos anos, mantendo-se dentro da margem de flutuao fixada pelo Sistema Monetrio Europeu; Em Maio de 1998 o Concelho Europeu de chefes de estado e de Governo definiu os Estados que, de acordo com os critrios de convergncia estariam aptos a aderir moeda nica: todos os 15, com excepo da Grcia e da Sucia. No entanto a Dinamarca e o Reino Unido optaram pela sua no entrada na UEM. A 1 de Janeiro de 1999, nasceu o euro.

13 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

As moedas dos pases participantes ficaram ligadas por uma relao fixa e tornaram-se numa moeda nica. O euro passou a ser utilizado como moeda escritural em todas as transaces dentro e entre os Estados-membros participantes na UEM. Mais tarde, a Sucia, embora j cumprindo todos os critrios de entrada, decidiu no aderir moeda nica enquanto a Grcia aderiu, em 2001, UEM. A Zona Euro o espao comum europeu onde circula a mesma moeda, o Euro.

IX - Moeda nica, o Euro

Para assegurar a sua integrao na Unio Econmica e Monetria, cada estado-membro teve de obedecer aos seguintes critrios de convergncia estabelecidos no Tratado da Unio Europeia:

Critrios de Convergncia:
Estabilidade de preos Taxas de juro Dfices Oramentais Dvida Pblica Estabilidade de cotaes
14 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Cada estado-membro tem de obedecer a estes critrios, pois a criao de uma Unio Monetria tem de assentar em economias relativamente homogneas, o que exigia um processo de aproximao dos desempenhos das economias. O cumprimento dos critrios de convergncia permite assegurar uma economia estvel, slida e sustentvel. O esforo desenvolvido pelos pases no que respeita ao cumprimento dos critrios de convergncia teve como consequncia alguns custos econmicos e sociais devido s polticas de reduo de despesas que foram levadas a cabo. Por outro lado, a unificao das polticas cambiais colocava as empresas em concorrncia directa, enquanto a convergncia monetria passava a evidenciar as disparidades dos pases ao nvel do desenvolvimento econmico. A necessidade de uma coeso econmica e social passou a ser mais notria, exigindo aos pases da Unio Europeia um maior esforo em termos de convergncia real, de modo a permitir uma aproximao das diferentes realidades econmicas e sociais. A participao dos pases na UEM trouxe benefcios tais como: 1. Facilita a vida aos viajantes, pois desapareceram os incmodos e os custos com cmbio de dinheiro; 2. Facilita a comparao dos preos, o que saudvel para a concorrncia e bom para os consumidores; 3. Assegura um ambiente de baixas taxas de inflao; 4. Os custos das transferncias de dinheiro diminuram e os riscos das flutuaes cambiais foram eliminados, o que facilita a livre circulao de capitais. A Poltica Oramental est a cargo dos vrios estados-membros da UEM, mas est todavia condicionada pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), ratificado no Conselho de Amesterdo, em Junho de 1997. O PEC tem por finalidade obter oramentos nacionais equilibrados, de forma a contribuir para a manuteno da taxa de juro num nvel baixo e para um menor endividamento dos estados, condies indispensveis estabilidade dos preos e solidez das finanas pblicas. Estabilidade dos preos

Finanas pblicas slidas

Pacto de Estabilidade e Crescimento

Maior crescimento da economia e do emprego

Este plano imps um limite de 3% do PIB para o dfice oramental dos Estados, prevendo multas para os pases que apresentam dfices que ultrapassem, de forma persistente, o limite estipulado. 15 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Instituies da Unio Europeia


O processo de integrao europeia exige um conjunto diversificado de tarefas e funes, no apenas da iniciativa e competncia dos estados-membros, mas tambm das instituies comunitrias. A Unio, atravs das suas instituies, s pode tomar decises de acordo com as competncias que lhe so atribudas pelos Tratados, depois de estes serem ratificados (por referendo ou por via parlamentar) pelos estados-membros.

16 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Estas instituies da Unio Europeia so, por sua vez, coadjuvadas por cinco rgos importantes:

Tratado de Nice
Assinado em 26 de Fevereiro de 2001, o Tratado de Nice entrou em vigor em 1 de Fevereiro de 2003, tendo resultado de uma Conferncia Intergovernamental (CIG) que tinha como objectivo preparar a reforma das instituies para os alargamentos aos pases do Leste e do Sul da Europa, que viriam a ocorrer em 2004 e 2007. As principais alteraes institudas pelo tratado incidem sobre a limitao do tamanho e a composio da Comisso, a extenso da votao por maioria qualificada a um maior nmero de matrias e uma nova ponderao dos votos no Conselho.

Tratado de Lisboa
Durante a presidncia alem do Conselho da Unio Europeia, no primeiro semestre de 2007, foi apresentada uma proposta para abandonar o formato do Tratado Constitucional anteriormente delineado. Como o processo no ficou concludo, quando Portugal assumiu a presidncia no semestre seguinte, ficou com a incumbncia de acabar a redaco do novo tratado. Foi ento lanada uma Conferncia Intergovernamental com o objectivo de terminar a redaco do texto. Tratava-se do texto do Tratado de Lisboa ou Tratado Reformador, que modificava o Tratado da Unio Europeia e o Tratado de Roma e dotava a UE de personalidade jurdica que lhe conferia poder para assinar acordos a nvel internacional. 17 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

O tratado foi assinado a 13 de Dezembro de 2007, em Lisboa, mas o seu processo de ratificao no tem sido fcil de obter e por isso no entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2009, conforme estava previsto. A Irlanda e a Repblica Checa ainda no ratificaram o Tratado de Lisboa, restando, assim, aguardar e ver qual vai ser o desenvolvimento da situao.

X - Tratado de Lisboa

A construo de um espao de justia, liberdade e segurana uma das grandes prioridades da Unio Europeia. O Tratado de Lisboa exerce uma influncia considervel sobre as regras em vigor em matria de liberdade, segurana e justia e facilitar uma aco europeia mais completa, legtima, eficaz, transparente e democrtica neste domnio.

XI - Tratado de Lisboa

18 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Desafios da UE na actualidade
As alteraes ocorridas nas ltimas dcadas tm provocado profundas alteraes em todo o mundo. Entre elas podemos referir a globalizao, o desenvolvimento das novas tecnologias da informao e comunicao e o desmoronamento do bloco de Leste aps o derrubo do Muro de Berlim. No mundo actual, caracterizado pela rapidez a que a mudana ocorre, vrios so os desafios que se colocam Unio Europeia. Por um lado, com a abertura do bloco de Leste, a nova vaga de alargamento tem exigido reestruturaes vrias. Paralelamente ao processo de alargamento, outra questo se tem vindo a colocar, o aprofundamento, no s como resposta inevitvel ao alargamento, mas tambm ao prprio evoluir da Unio Europeia a formas cada vez mais exigentes, o que implica um funcionamento mais democrtico e mais prximo do cidado.

Os alargamentos da UE
O sucesso da Unio Europeia tem atrado a entrada de novos pases nas Comunidades, o que beneficia no s os novos membros mas tambm a Unio no seu todo: 1. Novas oportunidades para as empresas; 2. Alargamento do Mercado nico; 3. Possibilidade de os cidados europeus circularem e trabalharem num territrio mais vasto; 4. Consolidao da estabilidade poltica na Europa, na medida em que a integrao reduz a possibilidade de conflito; 5. Reforo dos valores em que assenta a Unio Europeia a democracia, o Estado de Direito e o respeito pelos Direitos Humanos. Mas o alargamento da UE a novos membros coloca uma questo essencial: garantir num espao cada vez mais vasto, numa Europa em crescimento, a salvaguarda dos valores e das normas que esto na base da Unio. A adeso UE implica, da parte dos pases candidatos, a aceitao dos valores e a adopo das normas e prticas da Unio que, no seu conjunto, constituem o chamado acervo comunitrio.

19 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Democracia

Valores da Unio Europeia

Estados de Direito

Respeito pelos Direitos Humanos

A adopo e a aplicao do acervo comunitrio exigem da parte dos pases candidatos a harmonizao das suas normas e prticas nacionais com as da Unio Europeia, o que implica necessariamente reformas econmicas, sociais e polticas.

20 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

21 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

O oramento da Unio Europeia


A Unio Europeia, para dar cumprimento aos objectivos definidos nos vrios tratados, tem de por em prtica diversas polticas econmicas e sociais. Mas para desenvolver as aces necessrias, a Unio Europeia precisa de meios financeiros, obtendo-os, na sua totalidade, atravs dos seus prprios recursos, nomeadamente das contribuies dos Estados-membros. O oramento comunitrio as receitas e as despesas, previstas para um ano, inscritas no Oramento da Unio Europeia que constitui o seu principal instrumento financeiro. As receitas oramentais:

Recursos Prprios Direitos cobrados nas importaes de produtos provenientes de pases terceiros; Contribuio proveniente do IVA de todos os Estados-membros; Contribuio de cada Estado-membro baseado no seu RNB.

Outras receitas Coimas aplicadas Comisso; pela

Impostos pagos pelo pessoal das Instituies Europeias.

O oramento da Unio Europeia financia um conjunto de actividades, de intervenes e de polticas comunitrias, repartindo-se por cinco categorias de despesas: Recursos Naturais: 1. 2. 3. 4. Agricultura; Desenvolvimento Rural; Ambiente; Pescas.

Competitividade e Coeso: 1. Mais crescimento econmico; 2. Mais emprego; 3. Apoio s regies mais desfavorecidas. 22 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Despesas Administrativas: 1. Salrios e penses dos funcionrios; 2. Despesas com imveis, etc.

Cidadania, liberdade e segurana: 1. Luta contra o terrorismo, crime organizado e imigrao clandestina; 2. Reforo da cooperao nos domnios judicial e penal.

Aco da UE a nvel mundial: 1. Ajuda de emergncia; 2. Ajuda ao desenvolvimento e cooperao com pases vizinhos e com pases em vias de adeso. As receitas de cada ano so fixadas em funo do total das despesas definidas pelas autoridades oramentais, verificando-se o princpio do equilbrio oramental (despesas iguais s receitas). O oramento anual da Unio elaborado respeitando um quadro financeiro de mdio prazo que estipula os limites anuais de despesas. A programao financeira plurianual tem vantagens, pois fixa as grandes orientaes oramentais para vrios anos, facilita a aplicao anual do oramento e contribui para um maior controlo da evoluo das despesas da Unio.

Fundos Estruturais e Fundo de coeso


A actuao da Unio Europeia envolve muitos domnios: o econmico o social, o regulamentar, o financeiro, etc. No entanto, a sua aco visa sempre a convergncia dos vrios Estadosmembros, pelo que, por essa razo, destina uma grande parte do seu oramento atribuio de fundos em reas que so consideradas fundamentais. A solidariedade concretizada atravs da transferncia de verbas (fundos) dos pases mais ricos para os mais pobres, com o objectivo de fazer acelerar o desenvolvimento das regies mais atrasadas, auxiliar as regies industriais com problemas, modernizar a agricultura e as zonas rurais e contribuir para a integrao profissional de jovens e de desempregados de longa durao. Os principais fundos da Unio Europeia so:

23 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

1. Os fundos estruturais, que viso auxiliar aos pases mais carenciados ao nvel do desenvolvimento regional (FEDER) e dos problemas relacionados com o emprego (FSE); 2. O fundo de coeso, que foi criado especificamente para promover a coeso econmica e social de todos os pases, fazendo com que os seus nveis de desenvolvimento se aproximassem cada vez mais.

Novos fundos: 1. Fundo Europeu Agrcola de Garantia (FEAGA) e Fundo Europeu Agrcola de Desenvolvimento (FEADER). Estes dois fundos, aplicados a partir de Janeiro de 2007, inserem-se na reforma da Poltica Agrcola Comum; 2. Fundo Europeu para a Pesca (FEP), aplicado a partir de Janeiro de 2007, veio substituir o IFOP. A aplicao dos fundos europeus em Portugal, no perodo entre 2007 e 2013, est consubstanciada no documento intitulado Quadro de Referncias Estratgico Nacional (QREN). A grande aposta na modernizao e na inovao, factores necessrios ao crescimento da nossa economia e sua convergncia com a Unio Europeia. Portugal tambm lida com problemas de natureza social: por um lado, o envelhecimento da populao que traz problemas relacionados com a manuteno da populao activa e a forma 24 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

como vo ser financiadas as polticas de Segurana Social no futuro; por outro, verifica-se um empobrecimento da populao, que, devido actual crise econmica, tem tendncia para se agravar ainda mais. Com a entrada na Unio Europeia dos novos pases, o nosso pas tambm enfrenta a diminuio dos apoios comunitrios concedidos, nomeadamente, nas reas respeitantes agricultura e s pescas. A economia portuguesa acompanhou o recente ciclo econmico mundial recessivo, reflectindo-se na diminuio das exportaes, das importaes e do consumo interno. Contudo, os dados mais recentes publicados pela Comisso Europeia indicam que Portugal se situou, no segundo trimestre 2009, entre os poucos pases que tiveram um crescimento positivo do PIB.

XII - Evoluo do PIB entre 2008 e 2009

As polticas da Unio Europeia


A poltica regional, a poltica agrcola comum e poltica comum de pesca representam as principais polticas desenvolvidas no espao europeu, absorvendo mais de 75% do total das despesas do oramento da Unio. A coeso econmica e social concretiza-se atravs da poltica regional que tem como principais objectivos: 1. Promover o desenvolvimento equilibrado da Unio Europeia; 2. Reduzir as desigualdades de desenvolvimento da Unio. A poltica regional concretiza-se atravs da interveno dos fundos europeus nomeadamente dos Fundos Estruturais e do Fundo de Coeso, que se destinam a modernizar as estruturas econmicas e sociais das regies menos desenvolvidas. A poltica regional, a fim de assegurar maior eficcia nos seus resultados tem concentrado os fundos comunitrios em trs objectivos prioritrios: 25 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

1. Regies com atrasos de desenvolvimento, isto , regies cujo PIB, representa 75% da mdia comunitria; 2. Regies em reconverso econmica e social, isto , regies onde se verifiquem dificuldades decorrentes de reestruturao dos sectores industriais e da pesca e do declnio das actividades tradicionais nas zonas rurais; 3. Grupos sociais frgeis como jovens desempregados, desempregados de longa durao, trabalhadores com baixas qualificaes e vitimas de excluso. Todas estas pessoas independentemente da regio onde residam, so abrangidas pelas medidas de ajuda que representam. A aplicao dos fundos europeus nas regies mais desfavorecidas reflecte o principio da solidariedade financeira da Unio Europeia: transferncia para as regies mais desfavorecidas de uma parte significativa do oramento da Unio, que alimentado pelas contribuies dos Estados-membros (cerca de 1% do seu PNB). Os projectos para o desenvolvimento das regies, a financiar pelos fundos europeus, so da responsabilidade das autoridades nacionais e regionais, uma vez que elas conhecem melhor os problemas das suas regies, embora tenham de respeitar as orientaes estratgicas para o desenvolvimento definidas pela Comisso. Os recursos afectados (aces a desenvolver) so co-financiados conjuntamente pelos fundos europeus e pelos Estados nacionais, havendo limites mximos de co-financiamento no que diz respeito aos fundos europeus. Podemos verificar com o alargamento da Unio Europeia para 27 pases houve um aumento de 20% da populao da Unio Europeia no entanto o crescimento econmico apenas atingiu 5% do espao comunitrio contribuindo para uma descida do PIB mdio por habitante e uma diminuio da equidade das regies. Os novos pases representam, actualmente cerca de 60% da regies com mais baixo nvel de desenvolvimento, indo, por conseguinte, absorver um apoio mais forte no mbito da poltica regional UE. A convergncia real contribuiu para a realizao de um processo de recuperao com o resto da UE. Neste processo os fundos europeus tem tido um papel relevante, verificando um PIB per capita muito inferior mdia da UE, mas subindo medida a que as economias crescem. A poltica agrcola comum (PAC) conseguiu constituir o sector de actividade econmica onde o processo de integrao mais evoluiu, alcanando os seguintes objectivos: 1. Auto suficincia alimentar; 2. Segurana dos alimentos consumido; 3. Rendimento estvel aos agricultores; 4. A agricultura tem tido um financiamento da PAC, disponibilizados meios financeiros do oramento da UE. As despesas agrcolas foram cobertas pelo Fundo Europeu de Orientao e de Garantia Agrcola (FEOGA) dividindo-se em duas seces: 26 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

1. FEOGA Garantia: gesto dos mercados dos diferentes produtos agrcolas, subsidiando produes, comprando a produo excedentria e assegurando a sua armazenagem, apoiando os rendimentos dos agricultores, etc. 2. FEOGA - Orientao: modernizao das exploraes agrcolas, para o desenvolvimento de actividades econmicas nas zonas rurais mais desfavorecidas que criem emprego e evitem o xodo rural, etc. 3. A Aplicao dos fundos e a gesto da PAC permitiu alcanar os objectivos desejados: 1. A produo agrcola aumentou; 2. Assegurou-se o abastecimento regular e a preos razoveis para os consumidores; 3. Garantiu-se um nvel de vida justo para os agricultores. O sucesso da Poltica Agrcola Comum foi, todavia, acompanhado de efeitos secundrios: 1. Desequilbrios ambientais, devido sobreexplorao da terra e s praticas intensivas de cultivo; 2. Formao de excedente; 3. Excesso de proteccionismo aos produtos comunitrios; 4. Elevadas despesas agrcolas.

Devido s desvantagens provocadas pela PAC a UE introduziu uma srie de reformas. Os efeitos secundrios obrigaram mudanas na PAC, tendo sido adoptadas pelo Concelho as seguintes medidas reformadoras: 1. Estabelecimento de preos mais competitivos, isto , mais prximos do mercado mundial; 2. Estabelecimento de quotas para algumas produes, para evitar a acumulao de excedentes; 3. Promoo de uma agricultura mais compatvel com o ambiente, pela utilizao de praticas menos intensivas e com menor recurso a fertilizantes e pesticidas; 4. Sustentabilidade do modo de vida rural atravs, por exemplo, da criao de novos empregos nas zonas rurais e da preservao da paisagem rural. As medidas de reforma da PAC reduziram os excedentes, preservando o ambiente aumentando a competitividade diminuindo as despesas com a agricultura a longo prazo. O principal objectivo da nova PAC proteger o ambiente, a sade e bem-estar dos animais. O financiamento da PAC acompanhou as reformas introduzidas, tendo sido aplicados, em Janeiro de 2007, dois novos instrumentos financeiros: 1. O Fundo Europeu Agrcola de Garantia (FEAGA); 2. O Fundo Europeu Agrcola de Desenvolvimento (FEADER). 27 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

A grande procura de pescado e a necessidade de preservar este recurso tem levado a UE a estabelecer um conjunto de regras comuns a aplicar no espao comunitrio, originando a poltica comum da pesca. A poltica comum da pesca prossegue com os seguintes objectivos: 1. Proteger os recursos da pesca, evitando a sobreexplorao; 2. Garantir o abastecimento de pescada aos consumidores e indstria de transformao; 3. Melhorar a competitividade das empresas do sector. Para alcanar os objectivos propostos, o Concelho de Ministros adoptou as diversas medidas: 1. Fixao de totais admissveis de captura anuais por espcie de pescado; 2. Estabelecimento de quotas anuais de explorao para cada Estado-membro; 3. Restrio na emisso de licenas de pesca, reforando o objectivo das quotas; 4. Fixao de normas relativas malhagem das redes, especialmente nas zonas de reproduo, onde a proteco dos recursos essencial; 5. Estabelecimento de acordos de pesca com outros Estados que permitam frota comunitria aceder a bancos de pesca distantes das guas protegidas; 6. Apoiar o desenvolvimento da aquicultura como fonte alternativa de pescado; 7. Reestruturao das estruturas de produo, o que passa pela modernizao dos navios existentes. O Instrumento Financeiro de Orientao da Pesca (IFOP), apoiou a poltica comum de pesca at finais de 2006, financiando a reestruturao da frota e das infra-estruturas porturias, e apoiando a comercializao e a transformao de peixe e outros produtos de pesca.

28 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Em 2002, criou-se um conjunto de medidas de reforma da poltica comum da pesca, cujo principal objectivo garantir que a pesca seja uma actividade sustentvel, a nvel da preservao dos recursos, da proteco do ecossistema marinho, da qualidade do pescado e da viabilidade econmica das frotas. Foram adoptadas as seguintes medidas: 1. Estabelecimento, no mediterrneo, de zonas de proteco das pescarias, limitando a actividade da pesca; 2. Erradicao da pesca ilegal; 3. Apoio reduo da capacidade das frotas; 4. Reforo das estruturas de inspeco; 5. Estabelecimento de acordos com pases terceiros, no sentido de assegurar a sustentabilidade da pesca nas guas desses pases; 6. Reforo do desenvolvimento da aquicultura tendo em vista a criao de empregos e a qualidade do pescado. A reforma da poltica comum da pesca foi acompanhada pela substituio do IFOP pelo Fundo Europeu para a Pesca (FEP), a nvel da ajuda comunitria, este novo instrumento foi aplicado em 2007.

Os vrios tratados da UE tm objectivos em comum: atingir um elevado nvel de emprego e de proteco social, aumentar a igualdade de oportunidades e melhorar a qualidade de vida de toda a populao da UE. Em 1997, o Tratado de Amesterdo definiu uma estratgia comum em matria de emprego (Estratgia Europeia de Emprego), cuja finalidade criar mais e melhores empregos para todos. 29 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Em Maro de 2000, a Cimeira de Lisboa, criou um novo objectivo para a UE, at 2010. Este objectivo consiste em tornar a Europa na economia mais competitiva e dinmica do mundo, capaz de sustentar o crescimento econmico, com mais e melhores empregos e coeso social reforada.

No que diz respeito ao emprego, foi fixado como objectivo principal aumentar a taxa de emprego global da UE para 70% e a taxa de emprego das mulheres para mais de 60%. Os Estados comprometeram-se a aumentar os seus investimentos na educao, a assegurar que as novas tecnologias da informao se tornem acessveis a todos, a desenvolver esforos na erradicao da pobreza e a promover a incluso social. O Fundo Social Europeu constituiu o instrumento financeiro para apoiar as aces para alcanar o objectivo geral de aumentar a taxa de emprego global e a taxa de emprego das mulheres, com vista : 1. Melhoria dos sistemas de formao profissional; 2. Promoo do esprito empresarial; 3. Qualificao dos trabalhadores, nos domnios da cincia e da tecnologia; 4. Criao de incentivos ao auto-emprego; 5. Prestao de assistncia s pessoas em risco de excluso; 6. Diminuio das desigualdades entre homens e mulheres, no mercado de trabalho; Um novo programa PROGRESS 2007-2013 foi criado para apoiar financeiramente os objectivos da Unio em matria de emprego. Este programa tem um oramento de 743 milhes de euros, distribudos por cinco parmetros:

30 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia 1. Emprego 2. Proteco e incluso social 3. Condies de trabalho 4. Luta contra a discriminao 5. Igualdade entre homens e mulheres

11F

Todas estas aces pretendem contribuir para uma maior prosperidade e justia social para todos os cidados. O Fundo Social Europeu utilizado pela UE para a requalificao das pessoas, de forma a proporcionar-lhes a formao necessria obteno de emprego. O Fundo Europeu de Ajustamento Globalizao (FEG), foi criado a nvel comunitrio com o objectivo de apoiar a procura de emprego e requalificao de pessoas que fiquem desempregadas em resultado de um processo de deslocalizao para fora de um espao europeu.

A finalidade desta poltica europeia de acordo com a poltica do desenvolvimento sustentvel promover um desenvolvimento em harmonia com o ambiente. A estratgia da UE para o desenvolvimento sustentvel assenta no princpio de que o crescimento econmico, a coeso social e proteco do ambiente esto interligados. O crescimento da economia dever garantir a satisfao das necessidades do presente, sem pr em causa a satisfao das necessidades das geraes futuras. A interveno da UE baseia-se, na conciliao de interesses econmicos, sociais e ambientais, garantindo que todas as polticas comunitrias prossigam este mesmo objectivos.

31 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

A poltica da UE para o ambiente apoiada financeiramente pelos Fundos Estruturais e pelo Fundo de Coeso que financiam projectos que melhorem o ambiente e promovam o desenvolvimento socioeconmico das regies mais pobres: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Reabilitao das zonas industriais em declnio; Recuperao das zonas urbanas degradadas; Limpeza das faixas costeiras, dos portos e dos rios; Tratamento de resduos; Apoio ao investimento em tecnologias limpas; Incentivos e prmios s empresas que melhorem o seu comportamento ambiental; Educao ambiental dos jovens; Reduo da emisso de gases que provoquem o efeito de estufa.

Assim, a UE promove a qualidade de vida para todos, hoje e no futuro, atravs da proteco ambiental.

32 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Concluso
Todo o trabalho foi realizado pelos alunos com o apoio a textos, documentos, grficos e sites, disponveis na bibliografia, e a interpretao dos mesmos. Atravs deste trabalho, percebemos que a necessidade de uma unio entre pases era urgente perante as condies sociais, polticas e econmicas em que a Europa se encontrava aps a Segunda Guerra Mundial, mas que este processo foi complexo sobretudo devido s diferenas culturais e situaes diferentes em que os pases se encontravam. Foram necessrios vrios Tratados e reformas dos mesmos a fim de conseguir o consentimento de todos os envolvidos, no entanto as vrias etapas/formas de integrao foram sendo superadas restando apenas o aprofundamento da Unio Europeia numa Unio Poltica. A Unio Europeia deparou-se com vrios desafios aos nveis econmico, social e ambiental a fim de melhorar a qualidade de vida da populao europeia que perduram nos dias de hoje.

33 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Bibliografia
Pais.MJ, Oliveira.ML, Gis.MM, Cabrito.BG, ECONOMIA A 11 ANO, Lisboa, Texto Editores, 2008 Capucho.ADOrey, O QUE E COMO FUNCIONA A UNIO EUROPEIA, Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1994 Gomes.RP, PREPARAO PARA O EXAME NACIONAL 2011 ECONOMIA A, Porto, Porto Editora, 2010 Silva.E, Mendes.H, ECONOMIA A 11 ANO, Lisboa, Pltano Editora, 2008

Netgrafia
http://europa.eu/index_pt.htm http://www.historiasiglo20.org/europortug/processo.htm http://www.ecb.int/euro/html/index.pt.html http://www.botschaftportugal.de/imagens/Artigos/economia/economia02.jpg http://europa.eu/pol/comm/index_pt.htm http://pt.reingex.com/Uniao-Europeia.asp

34 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

ANEXOS

35 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

36 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

37 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

Aps a instaurao do regime democrtico, Portugal pede formalmente a adeso s Comunidades Europeias (CECA, CEE e CEEA) em 28 de Maro de 1977: Em nome da Repblica Portuguesa e em conformidade com a posio tomada pela Assembleia da Repblica sobre este assunto, tenho a honra de informar Vossa Excelncia, por este meio, do pedido de adeso de Portugal Comunidade Econmica Europeia, em conformidade com o disposto no artigo 237 do Tratado que institui a CEE (...) Mrio Soares

38 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

39 | P g i n a

Portugal e a Unio Europeia

11F

40 | P g i n a

También podría gustarte