Está en la página 1de 8

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

1. O ciclo da gua pode ser afetado em funo de fatores decorrentes da atividade humana. De que maneira o aumento crescente de pavimentao de ruas e estradas, do teor de CO na atmosfera e da poluio particulada (poeira) interfere nesse ciclo? (Considere cada fator isoladamente.) 2. A cidade ideal seria aquela em que cada habitante pudesse dispor, pelo menos, de 12 m de rea verde (dados da OMS). Curitiba supera essa meta com cerca de 55 m por habitante. A poltica ambiental da prefeitura dessa cidade prioriza a construo de parques, bosques e praas que, alm de proporcionar reas de lazer, desempenham funes como amenizar o clima, melhorar a qualidade do ar e equilibrar o ciclo hdrico, minimizando a ocorrncia de enchentes. a) Explique como as plantas das reas verdes participam do ciclo hdrico, indicando as estruturas vegetais envolvidas nesse processo e as funes por elas exercidas. b) Qual seria o destino da gua da chuva no utilizada pelas plantas no ciclo hdrico? 3. No esquema a seguir, os retngulos representam os quatro maiores reservatrios do elemento carbono em nosso planeta e as setas indicam o fluxo do carbono entre esses reservatrios.

(Baseado em Trabalka, J. K. & Reichle, D. E. (eds) "The Changing Carbon Cycle: a global analysis"; Springer, Nova York, 1986). Indique, justificando: a) os fluxos que incluem os processos de fotossntese, respirao aerbica e fermentao, realizados pelos seres vivos atuais. b) o fluxo que diretamente afetado pelas usinas termo-eltricas a carvo mineral. 4. O esquema adiante representa o ciclo do carbono na biosfera. Nele esto indicados os reservatrios desse elemento e seus processos de transferncia entre os reservatrios.

28/10/11

28/10/11

pag.1

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

(Adaptado de RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.) a) Nomeie e descreva o processo de transferncia que acelerado pela ao do ser humano. b) Explique como o desequilbrio no ciclo do carbono causado por essa ao antropognica pode afetar a temperatura terrestre.

5. A descarga de esgoto e de fertilizantes agrcolas leva a um aporte de grandes quantidades de fsforo e nitrognio nos oceanos. A abundncia destes nutrientes favorece a multiplicao do fitoplncton (algas) existente nas guas superficiais. Os organismos do fitoplncton tm vida curta e, depois de mortos, acumulam-se no fundo dos oceanos, onde so lentamente decompostos. As regies profundas dos oceanos apresentam, em geral, uma baixa disponibilidade de oxignio dissolvido. Se houver acmulo de grandes quantidades de restos de fitoplncton, o teor de oxignio dissolvido torna-se ainda mais baixo nestas regies, que passam a ser denominadas de "zonas mortas". Explique por que o acmulo de matria orgnica contribui para a reduo dos nveis de oxignio dissolvido nas "zonas mortas". 6. Aps alguns meses de monitoramento de uma regio de floresta temperada (de julho a dezembro de 1965), a vegetao de uma rea foi derrubada e impediu-se o crescimento de novas plantas. Tanto a rea de floresta intacta quanto a rea desmatada continuaram a ser monitoradas durante os dois anos e meio seguintes (de janeiro de 1966 a junho de 1968). O grfico a seguir mostra as concentraes de nitratos presentes nas guas de chuva drenadas das duas reas para crregos prximos.

28/10/11

28/10/11

pag.2

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

a) Se, em 1968, a vegetao da rea intacta tivesse sido removida e ambas as reas tivessem sido imediatamente usadas para cultivo de cereais, era de se esperar que houvesse maior produtividade de gros em uma delas? Por qu? b) Qual elemento qumico do nitrato fundamental para a manuteno de um ecossistema? Por qu? 7. A uria importante fonte nutricional na agricultura e na pecuria, sendo usada como fertilizante do solo e como alimento para vrios animais que tambm produzem e excretam uria. a) Nomeie e defina as duas principais etapas de decomposio da uria no solo. b) Indique dois tipos de substncias orgnicas nitrogenadas sintetizadas pelos vegetais a partir dos nutrientes gerados pela decomposio da uria. 8. A atividade metablica dos seres vivos atua no processo de fixao de gases encontrados na atmosfera. No esquema a seguir, so mostrados alguns organismos que participam de importantes processos de fixao dos gases atmosfricos X e Y.

Nomeie os gases X e Y. Em seguida, indique como se realizam suas respectivas etapas iniciais de fixao, representadas no esquema pelas setas 1 e 2.

28/10/11

28/10/11

pag.3

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


9. O crescimento da soja ('Glycinia max') influnciado por bactrias fixadoras de nitrognio (do gnero 'Rhizobium'), que vivem em associao com suas razes. As plantas obtm nitratos das bactrias e, em troca, as bactrias recebem nutrientes teis para seu crescimento. Pesquisadores formularam a hiptese de que as plantas s transfeririam nutrientes para as bactrias em resposta obteno dos nitratos. Para testar essa hiptese, os pesquisadores mantiveram as bactrias em associao com as razes de uma mesma planta de soja, mas em duas condies experimentais diferentes: Condio A: atmosfera com nitrognio suficiente para a multiplicao das bactrias, mas insuficiente para que nitratos fossem liberados; Condio B: atmosfera normal, com nitrognio suficiente para multiplicao de bactrias e para a liberao de nitratos. Os resultados obtidos mostraram que as bactrias na condio A se multiplicaram com metade da eficincia daquelas na condio B. Esses resultados experimentais corroboram ou invalidam a hiptese testada? Justifique sua resposta. 10.figuras a seguir representam a seqncia de eventos associados a uma queimada.

Analisando a seqncia de eventos acima, responda s questes. a) Em que figuras esto INTENSIFICADOS o consumo e a produo de oxignio e de gs carbnico? Por que isso ocorre? b) Considerando que, na figura 2, todos os microrganismos do solo foram extintos, explique de que forma o ciclo do nitrognio fica prejudicado. c) Comparando as figuras 3 e 4, explique em qual delas se encontra a maior diversidade de animais. 11.gua potvel o componente mais abundante da matria viva e a sua ciclagem fundamental para a garantia de vida no planeta. O ser humano adulto, por exemplo, constitudo por cerca de 63% de gua, sendo que seu tecido nervoso contm 95% desse componente inorgnico. S essas informaes

28/10/11

28/10/11

pag.4

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


bastariam para a conscientizao a respeito da preservao da gua potvel, mas podem-se oferecer muitas outras razes, como as descritas a seguir. Dentre as razes constantes nas alternativas propostas, assinale o que for correto. (01) A gua essencial para a vida, uma vez que as reaes qumicas da clula ocorrem em meio aquoso. (02) A gua formadora do lquido intersticial que banha os tecidos e componente do sangue dos animais e da seiva dos vegetais. (04) O ciclo da gua envolve a constante mudana de estado fsico e a permanente troca dessa substncia entre a superfcie da Terra, os seres vivos e a atmosfera. (08) Muitas doenas dos pases pobres esto relacionadas gua no tratada, ausncia de informao bsica e s condies precrias de saneamento. (16) A gua tem pouca importncia no controle trmico. Desse modo, o Hemisfrio Sul, conhecido como o hemisfrio das guas, apresenta maiores variaes nas temperaturas mdias do que o Hemisfrio Norte. Nesse sentido, no preocupante a inverso trmica. (32) interessante notar que o oxignio participa da composio da gua e da camada de oznio e originado no processo da fotossntese, evidenciando que, enquanto houver gua e vida, essa camada no est ameaada. (64) A chuva cida originada da emisso de poluentes na atmosfera, como os dixidos de enxofre e nitrognio, que, em contato com o vapor de gua, produzem os cidos sulfrico e ntrico. Dentre os muitos problemas causados pela chuva cida, est a poluio nos reservatrios de gua potvel. 12.ia atentamente o texto. O crescimento da raa humana alterou a biosfera de vrias maneiras. Infelizmente essas mudanas geralmente foram para pior. Reduzimos a produtividade primria mundial, praticamente monopolizamos a cadeia alimentar, provocamos todos os tipos de extino de espcies de plantas e animais. Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da gua, como as terras midas filtram os poluentes e como a camada de oznio filtra os raios ultravioletas. Do ponto de vista biolgico, esse texto contm vrias incorrees quanto aos conceitos apresentados. Considerando as seguintes afirmativas, todas retiradas do texto, assinale a NICA CORRETA. a) Influenciamos a maneira como as florestas regulam o ciclo da gua... b) O crescimento da raa humana alterou a biosfera... c) ...provocamos todos os tipos de extino de espcies de plantas e animais. d) Reduzimos a produtividade primria mundial... 13.alise a seguinte afirmao: "Se as usinas eltricas utilizam madeira em lugar de combustveis fsseis e se novas rvores so plantadas constantemente para substituir as que foram queimadas nas usinas, no h liberao de dixido de carbono adicional". Considere: x = volume de CO absorvido na fotossntese realizada pelas plantas do reflorestamento, no tempo t

28/10/11

28/10/11

pag.5

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


y = volume de CO eliminado na respirao das plantas do reflorestamento, no tempo t z = volume de CO eliminado na combusto da madeira usada nas usinas eltricas, no tempo t A afirmao s vlida se a) x = z b) x = y c) y = z d) z = x - y e) z = x + y 14.esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do oxignio. Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S).

(01) I e II representam, respectivamente, o O e o CO. (02) A necessidade de O para a respirao explica o aparecimento dos animais antes dos vegetais na Terra. (04) Praticamente, todo o oxignio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biolgica, no processo de fotossntese. (08) O oxignio se encontra no meio abitico como integrante do ar atmosfrico, ou no meio bitico como constituinte das molculas orgnicas dos seres vivos. (16) Alguns fatores, como excessivas combustes sobre a superfcie da terra, tm determinado o aumento gradativo de taxa de CO na atmosfera. (32) A manuteno das taxas de oxignio e gs carbnico no ambiente depende de dois processos opostos: a fotossntese e a respirao. 15.serve a figura abaixo que representa, de modo bastante simplificado, o ciclo do carbono na natureza, para responder questo.

28/10/11

28/10/11

pag.6

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

Julgue os itens seguintes, a partir da figura. (1) Na figura, esto indicados diferentes nveis trficos. (2) Na seqncia A B C, h dissipao de energia. (3) A seqncia A B C faz parte de outros ciclos biogeoqumicos, como os do nitrognio e do oxignio. (4) Em B e C, a produo de CO d-se nas mitocndrias; em A, nos cloroplastos. 16. Apesar de o nitrognio estar presente na atmosfera de forma bastante abundante, este elemento no pode ser diretamente absorvido pelos vegetais. Os organismos conseguem o nitrognio essencial vida pela absoro de nitratos presentes no solo e na gua. Os nitratos encontram-se disponveis para a utilizao pelos seres vivos pela a) ao dos fungos decompositores. b) decomposio de rochas a partir do intemperismo. c) ao de bactrias do gnero 'Rhizobium'. d) presena de micorrizas nas razes das plantas. 17) Na natureza, tomos como os de nitrognio, hidrognio, carbono e oxignio no so criados ou destrudos, nem transformados uns nos outros. A matria que constitui os componentes dos ecossistemas constantemente reciclada. Fala-se ento de ciclo da matria ou ciclos biogeoqumicos. Sobre este tema, assinale o que for correto. (01) Nos ciclos biogeoqumicos, a atividade dos decompositores fundamental. Eles degradam os restos dos animais e vegetais, devolvendo ao solo a gua e ao ar os materiais que constituem esses restos, que podem ento ser reutilizados. (02) Quatro categorias de bactrias participam do ciclo de nitrognio: fixadoras, decompositoras, nitrificantes e desnitrificantes. (04) As leguminosas so capazes de absorver, pelas folhas, nitrognio atmosfrico, a partir do qual sintetizam nitratos. (08) Todas as molculas orgnicas dos seres vivos - carboidratos, protenas, lipdios e cidos nuclicos - apresentam tomos de carbono em sua composio. (16) O fsforo, um dos elementos que circulam nos ecossistemas, de grande importncia para a vida. Ele faz parte dos cidos nuclicos, do ATP e dos fosfolipdios, alm de constituir, nos animais, um componente mineral dos ossos e dos dentes. 18 "Os elementos qumicos, inclusive todos os elementos essenciais ao protoplasma, tendem a circular
28/10/11 28/10/11 pag.7

SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.


na biosfera em vias caractersticas, do ambiente ao organismo, e destes, novamente, ao ambiente. Estas vias mais ou menos circulares se chamam ciclos biogeoqumicos." (ODUM, E. P. 1988. "Ecologia".Rio de Janeiro. Ed. Guanabara. p. 111) Em relao ao exposto, correto afirmar: (01) Os elementos qumicos constituem a "matria-prima" bsica formadora dos organismos vivos, e a energia solar proporciona o "combustvel" necessrio para acionar os processos fundamentais relacionados incorporao destes elementos. (02) Gases liberados pela queima de combustveis fsseis, como gasolina e leo diesel, e pelas queimadas em florestas tropicais so responsveis pelo grave impacto ambiental denominado "efeito estufa". (04) As guas das regies polares no participam do ciclo global da gua na natureza. (08) No ciclo do nitrognio, determinados grupos de bactrias tm papel fundamental, pois so os responsveis pela converso do nitrognio atmosfrico em formas utilizveis pelas plantas. (16) A manuteno de concentraes de gs carbnico e oxignio adequadas sobrevivncia dos seres vivos depende de dois processos bsicos denominados fotossntese e respirao. Soma ( )

19. Leia o texto a seguir. No Alasca, o salmo capturado pelos ursos durante a desova. As partes do peixe no consumidas pelos ursos servem de alimento para outros animais e de fertilizante para as plantas. J se observou que plantas ribeirinhas de regies onde ursos se alimentam de salmo crescem trs vezes mais do que plantas de outras reas. Isso se deve ao fato de que as carcaas de peixe descartadas pelos ursos enriquecem o solo com um dos macronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. (Adaptado de: Gende, Scott M.; Quinn, Thomas P. O salmo e a floresta. "Scientific American Brasil", ano 5, n. 52, p. 86-91, set. 2006) A que macronutriente o texto se refere? a) Ao ferro. b) Ao zinco. c) Ao cloro. d) Ao nitrognio. e) Ao mangans.

28/10/11

28/10/11

pag.8

También podría gustarte