Está en la página 1de 6

CNQG DO SUS ALAGOAS QUINTO CAPTULO A REGULAO NO SETOR PBLICO DE SADE: um processo em construo

Na Sade, a regulao consiste em uma organizao de estruturas tecnolgicas, com suas aes direcionadas aos prestadores de servios de sade, tanto pblicos quanto privados. exercida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Sade, obedecendo a pactuao estabelecida no Termo de Compromisso de Gesto do Pacto pela Sade. Cabe ao Estado a importante funo do controle dessas aes, para garantir maior efetividade s polticas desenvolvidas nos sistemas de sade. Em ltima instncia, a regulao funo de Estado que visa responder s demandas de sade em seus diversos nveis e etapas do processo de assistncia, de forma a integr-las s necessidades sociais e coletivas.
Segundo Buss, a regulao de qualquer sistema complexo visa manter suas diversas funes operativas dentro de balizas ou limites predeterminados para garantir que o sistema no seu todo atinja os seus objetivos essenciais.

A regulao tem como Instrumentos Normativos a Constituio Cidad, A Norma Operacional da Assistncia Sade (NOAS), em 2001, O Pacto pela Sade em 2006 e acentua o processo de institucionalizao mais recente, mediante a Poltica Nacional de Regulao, publicada em 2008. No caso do SUS, esses instrumentos so norteadores das aes do gestor e base para o acompanhamento e fiscalizao da implementao das polticas do setor pelos Conselhos de Sade e instncias formais de controle, regulao e avaliao. de Estado que visa responder s demandas de sade em seus diversos nveis e etapas do processo de assistncia, de forma a integr-las s necessidades sociais e coletivas.
1

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A EXECUO DA REGULAO: - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES) o Banco Nacional de Dados, que comporta informaes cadastrais atualizadas, dos estabelecimentos de sade no pas, prestador ou no do SUS, de qualquer esfera administrativa, que serve de base para a programao, regulao, controle e avaliao assistencial. - Carto Nacional da Sade (Carto SUS) um Sistema informatizado de base nacional, que possibilita a vinculao dos procedimentos realizados pelo SUS ao usurio, ao profissional que o realizou e tambm unidade de sade onde foi realizado, estabelecendo um sistema de identificao comum, integrando estes atores. Do ponto de vista da ateno sade, sua adoo promove a identidade entre usurios e profissionais de sade com o SUS. Visto pelo ngulo da gesto, aprimora o processo de integrao dos sistemas de informao em sade e viabiliza o registro eletrnico de dados e informaes, facilitando o processo de gesto. Propicia tambm a integrao com o processo geral de planejamento, orientado por problemas de sade com base nas prioridades locais. Tambm deve ter conectividade com outros sistemas de regulao e controle do SUS, como o SIA, SIH, CNES e outros sistemas de regulao. - Centrais de Regulao (CR) So estruturas de operacionalizao da regulao do acesso assistencial, como marcao de consultas, exames, internao, atendimento pr-hospitalar, urgncia e emergncia, entre outros. Sua abrangncia deve contemplar: Aes e servios existentes no municpio;

Aes e servios existentes em outros municpios que integrem a microrregio ou regional de sade.

A complexidade das aes que devem estar sob o controle da central, deciso do gestor do municpio e deve ter como princpios:

a) Se a oferta de servios menor que a demanda da clientela, necessrio o controle, a fim de garantir o acesso do cliente de maneira racional, bloqueando-se a utilizao inadequada dos servios; b) Se a oferta de servios maior que a necessidade da clientela, necessrio controle a fim de no haver excesso de utilizao das aes de sade, no municpio e poder ofertlas a outro municpio. As centrais de regulao devem atuar de forma articulada, constituindo os complexos reguladores. Estes, devem ser implementados de acordo com os Planos Diretores de Regionalizao e os desenhos de rede, da ateno bsica, ateno especializada ambulatorial e hospitalar, ateno s urgncias e emergncias e centrais de leitos. Podem ter abrangncia municipal, micro ou macrorregional, estadual ou nacional, devendo essa abrangncia e respectiva gesto ser pactuada em processos democrticos e solidrios entre as trs esferas de gesto do SUS. Para operacionalizao das CR, podero ser utilizados os instrumentos abaixo relacionados, dependendo de sua complexidade: Protocolo tcnico (clnico) Instrumento normativo do processo de ateno sade que visa garantir a alocao dos recursos teraputicos e propeduticos mais adequados a cada situao clnica considerada e devem ser elaborados a partir da colaborao da comunidade acadmica, do corpo tcnico da Secretaria Municipal de Sade, Secretaria Estadual de Sade, Ministrio da Sade, dos conselhos profissionais e outras fontes. Ex.: protocolo clnico para manejo e tratamento de diabetes e hipertenso arterial; protocolos clnicos para investigao de doenas. Protocolos operacionais Visam orientar as referncias a partir das quais os gestores faro as adequaes s situaes especficas, em termos de prioridades, recursos disponveis, quadro epidemiolgico, etc. Os protocolos devero ser pactuados entre os gestores, formalizados e implementados nas unidades de sade e nas comisses autorizadoras.

Ex.: a sistematizao dos mecanismos de referncia e contra-referncia da clientela; a utilizao racional dos recursos de diagnose e terapia disponveis. Comisses autorizadoras/mdicos autorizadores Organiza os processos autorizativos dos procedimentos especializados, de alta complexidade e de internaes que exigem uma anlise clnica mais detalhada, subsidiada, quando necessrio, por protocolos clnicos definidos. Indicadores e parmetros assistenciais de cobertura e produtividade Padres e medidas norteadoras do planejamento, programao, controle, regulao e avaliao assistencial, adequados realidade local e definidos pelo gestor com base em parmetros nacionais, estaduais e municipais. Manuais dos Sistemas de Informaes Ambulatoriais e Hospitalares (SIA e SIH) Mecanismos de acompanhamento da PPI e da programao dos estabelecimentos Portarias tcnicas Sistemas de Oramentos Pblicos em Sade SIOPS Instrumentos de avaliao da qualidade assistencial e da satisfao dos usurios

ANLISE CRTICA Dentre os diversos instrumentos e mecanismos de regulao assistencial, destacam-se: Processo de Diagnstico Prvio das Necessidades de Sade da Populao e de Planejamento/Programao, Regionalizao, Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Sade (CNES), Complexos Reguladores, Protocolos Clnicos, Indicadores e Parmetros Assistenciais, Carto Nacional de Sade e Programao Pactuada e Integrada da Assistncia (Conselho Nacional de Secretrios de Sade, 2007).

comum observarmos que alguns autores definem que o Estado utiliza o modelo predominante de Regulao, do tipo estatal normativa e/ou escalonada. nesse sentido que se diz que o Estado , de fato, um complexo regulador, assumindo papis essenciais, teoricamente em nome do interesse pblico e do bem comum, numa situao contraditoriamente marcada por uma sociedade dividida em classes sociais com interesses distintos. Apesar de ter uma definio precisa, determinada em seus instrumentos regulatrios, a regulao assistencial, apresenta, na prtica, ausncia dos instrumentos concretos de regulao efetiva, e sua natureza formal apenas, no possibilita ampliar concretamente a oferta de servios, adequando-a as necessidades, principalmente na ateno primria e secundria. Essa ausncia de regulao resulta em descumprimento de normas por meio dos prestadores de servios, que passam a conduzir suas aes a partir de convenincias internas e no das necessidades sociais a suprir. Com a ampliao da cobertura da assistncia, num sentido igualitrio, atravs do SUS, observa-se um inchamento nas estruturas governamentais, onde o escasso investimento de recursos do Estado no setor torna invivel a sua manuteno, obrigando este a manter a rede privada como o principal prestador desses servios. No se encontra na literatura ou nas evidncias, o posicionamento dos Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de Sade, instncias formais de controle, regulao e avaliao, que tm poder deliberativo, fazer-se cumprir ar normas estabelecidas, e responder s demandas de sade em seus diversos nveis e etapas do processo de assistncia, de forma a integr-las s necessidades sociais e coletivas.

REFERNCIAS:
BRASIL. Ministrio da Sade. O SUS de A a Z: garantindo sade nos Municpios/Ministrio da Sade, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Sade. Braslia-DF, 2006. 5

BRASIL. Ministrio da Sade. Para entender a gesto do SUS: Controle, regulao, avaliao e auditoria/ Ministrio da Sade, Conselho Nacional de Secretrios de Sade Braslia-DF, 2003.

También podría gustarte