Está en la página 1de 9

Comidas e Bebidas

Sair Ajuda
Blog

Oi Nelson

Yahoo! Mail

Meu Yahoo! Yahoo! Notcias Yahoo! Finanas Yahoo! Esportes

Yahoo! Search

BUSCAR NA WEB

Pgina inicial Ver Categorias o Animais de Estimao o Artes e Humanidades o Beleza e Estilo o Carros e Transportes o Casa e Jardim o Cincias Sociais o Cincias e Matemtica Computadores e Internet Ecologia e Meio Ambiente Educao e Referncia Eletrnicos Entretenimento e Msica Esportes Famlia e Relacionamentos Governo e Poltica Gravidez e Maternidade Jogos e Recreao Negcios Regionais Negcios e Finanas Notcias e Eventos Produtos do Yahoo! Restaurantes Sade e Beleza Sociedade e Cultura Viagens Minhas Atividades Parece que voc no tem nenhum atividade Pronto para participar? Comear agora!
o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

Sobre o Respostas o Como o Yahoo! Respostas funciona? o Pontos e Nveis o Regras da Comunidade o Painel dos lderes o Blog

Pergunte
O qu voc quer perguntar?

Continuar

Responda Descubra
O que voc est procurando? Respostas Busca avanada Alessand... Membro desde: 26 de maio de 2010 Total de pontos: 111 (Nvel 1)

Buscar no Yahoo!

Adicionar amigo Bloquear

A educao na idade mdia?


eu preciso fazer uma anlise histrica e educacional da idade mdia levando em considerao a situao: -patriarcal -econmica -social. Algum tem algum conhecimento sobre a educao na idade mdia?

1 ano atrs Denuncie

by Ivone P Membro desde:

23 de janeiro de 2007 Total de pontos: 118.300 (Nvel 7) Marca: Contribuindo em: Idiomas e Lnguas Nvel Superior

Adicionar amigo Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votao


Ao contrario que se pode pensar na idade mdia a educao j tinha um bom lugar na sociedade com especificidade localizadas Idade Mdia Introduo O feudalismo tem inicio com as invases germnicas (brbaras ), no sculo V, sobre o Imprio Romano do Ocidente (Europa). As caractersticas gerais do feudalismo so: poder descentralizado (nas mos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilizao do trabalho dos servos. Estrutura Poltica Prevaleceram na Idade Mdia as relaes de assalariem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este ltimo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteo e um lugar no sistema de produo. As redes de vassalagem se estendiam por vrias regies, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurdico, econmico e poltico concentravam-se nas mos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos). Sociedade A sociedade feudal era esttica (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Catlica) tinha um grande poder, pois era responsvel pela proteo espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dzimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesos. Os servos deviam pagar vrias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produo), banalidade (taxas pagas pela utilizao do moinho e forno do senhor feudal). Economia

A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Mdia, porm eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econmica deste perodo, pois quem tinha a terra possua mais poder. O artesanato tambm era praticado na Idade Mdia. A produo era baixa, pois as tcnicas de trabalho agrcola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura. Religio Na Idade Mdia, a Igreja Catlica dominava o cenrio religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Mdia. A igreja tambm tinha grande poder econmico, pois possua terras em grande quantidade e at mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsveis pela proteo espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bblia. Castelo da poca As Guerras A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exrcitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no perodo medieval. O residncia dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residncias e, ao mesmo tempo, sistema de proteo. Educao, artes e cultura A educao era para poucos, pois s os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influncia da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e tticas de guerras. Grande parte da populao medieval era analfabeta e no tinha acesso aos livros. A arte medieval tambm era fortemente marcada pela religiosidade da poca. As pinturas retratavam passagens da Bblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar populao um pouco mais sobre a religio. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religio. Na arquitetura destacou-se a construo de castelos, igrejas e catedrais. Resumo: * Ponto de incio: doutrina da igreja catlica; * Conhecido como o sculo das trevas * Educao conservadora; * Criticava a educao grega (liberal) e romana (prtica); * Fundao da Companhia de Jesus (jesutas).

No perodo medieval a educao era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja, com a f crist e com as instituies eclesisticas que enquanto acolhiam os oratores (os especialistas da palavra, os sapientes, os cultos, distintos dos bellatores e dos laboratores) eram as nicas delegadas (com as corporaes no plano profissional) a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as prticas de formao, organizavam-se as instituies ad hoc e programavam-se as intervenes, como tambm nela se discutiam tanto as prticas como os modelos. Prticas e modelos para o povo, prticas e modelos para as classes altas, uma vez que era tpico tambm da Idade Mdia o dualismo social das teorias e das prxis educativas, como tinha sido no mundo antigo. Tambm a escola, como ns conhecemos, um produto da Idade Mdia. A sua estrutura ligada presena de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedncias e que deve responder pela sua atividade Igreja ou a outro poder (seja ele local ou no); as suas prticas ligadas lectio e aos auctores, a discusso, ao exerccio, ao comentrio, argio etc.; as suas prxis disciplinares (prmios e castigos) e avaliativas vm daquela poca e da organizao dos estudos nas escolas monsticas e nas catedrais e, sobretudo nas universidades. Vm de l tambm alguns contedos culturais da escola moderna e at mesmo da contempornea: o papel do latim; o ensino gramatical e retrico da lngua; a imagem da filosofia, como lgica e metafsica. http://www.ricardocosta.com/pub/reordena http://www.pedagogia.com.br/historia/med Boa sorte!

1 ano atrs Denuncie

67% 2 Votos

1 pessoa avaliou como boa

Atualmente no h comentrios para esta pergunta. * Voc precisa estar logado no Respostas para adicionar comentrios. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)

by Tati

Membro desde: 28 de julho de 2008 Total de pontos: 124.080 (Nvel 7) Marca: Contribuindo em:

Ajuda para Lio de Casa


o o

Adicionar amigo Bloquear

*Oi* http://www.ricardocosta.com/univ/felicid http://www.ricardocosta.com/pub/reordena (patriarcal) Idade Mdia Introduo O feudalismo tem inicio com as invases germnicas (brbaras ), no sculo V, sobre o Imprio Romano do Ocidente (Europa). As caractersticas gerais do feudalismo so: poder descentralizado (nas mos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilizao do trabalho dos servos. Estrutura Poltica Prevaleceram na Idade Mdia as relaes de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este ltimo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteo e um lugar no sistema de produo. As redes de vassalagem se estendiam por vrias regies, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurdico, econmico e poltico concentravam-se nas mos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos). Sociedade A sociedade feudal era esttica (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Catlica) tinha um grande poder, pois era responsvel pela proteo espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dzimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesos. Os servos deviam pagar vrias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produo), banalidade (taxas pagas pela utilizao do moinho e forno do senhor feudal). Economia A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Mdia, porm eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econmica deste perodo, pois quem tinha a terra possua mais poder. O artesanato tambm

era praticado na Idade Mdia. A produo era baixa, pois as tcnicas de trabalho agrcola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura. Religio Na Idade Mdia, a Igreja Catlica dominava o cenrio religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Mdia. A igreja tambm tinha grande poder econmico, pois possua terras em grande quantidade e at mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsveis pela proteo espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bblia. Castelo da poca As Guerras A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exrcitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no perodo medieval. O residncia dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residncias e, ao mesmo tempo, sistema de proteo. Educao, artes e cultura A educao era para poucos, pois s os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influncia da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e tticas de guerras. Grande parte da populao medieval era analfabeta e no tinha acesso aos livros. A arte medieval tambm era fortemente marcada pela religiosidade da poca. As pinturas retratavam passagens da Bblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar populao um pouco mais sobre a religio. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religio. Na arquitetura destacou-se a construo de castelos, igrejas e catedrais. *Fim*
o o

1 ano atrs Denuncie

33% 1 Voto
o

1 pessoa avaliou como boa

Descubra Perguntas em Nvel Superior


Uma luz na escolha do curso por favor? Sobre ps-graduao....? Qual Curso que devo Escolher? O ENEM e Uma boa Ferramenta de Avaliao?
PUBLICIDADE

Quem marcou como interessante?


Seja o primeiro a marcar esta pergunta como interessante!

Yahoo! Respostas em outros pases:


Alemanha Argentina Austrlia Brasil Canad China Cingapura Coria do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas Frana Hong Kong Indonsia Itlia Japo Malsia Mxico Nova Zelndia Quebec Reino Unido Tailndia Taiwan Vietn em Espanhol ndia

O Yahoo! no avalia ou garante a preciso de qualquer contedo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade. Copyright 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais -

Poltica de Privacidade Termos do servio Regras da Comunidade

También podría gustarte