Está en la página 1de 14

Organizao

da Clula e dos Organismos


Origem da vida, evoluo e diversidade biolgica

A primeira clula Procariotas e Eucariotas

Organizao da Clula e dos Organismos


A primeira clula A vida emergiu h 3,5 bilies de anos, 1 bilio aps a formao da Terra. As condies atmosfricas eram extremamente diCceis. O oxignio era quase inexistente e a atmosfera consisFa essencialmente em CO2 e N2, bem como nveis baixos de gases (H2, H2S, CO). Como surgiu a vida? Como se formou a primeira clula? Etapa 1. Formao espontnea de molculas orgnicas favorecida pela energia solar e a descarga eltrica. Este evento foi reproduzido em laboratrio, uFlizando condies prximas das daquela poca. formaram-se: aminocidos, nucle?dos, carboidratos e cidos gordos gua tubo em U

descarga elctrica

calor

molculas orgnicas

alanina, aspartato, glutamato, glicina, ureia, cido lc?co, cido ac?co, cido frmico...

Uma experincia Fpica simulando as condies primi?vas na Terra

Organizao da Clula e dos Organismos


A primeira clula Etapa 2. Polimerizao espontnea de molculas em macromolculas. formaram-se: protenas, lpidos, RNA e oligossacardeos. O RNA, dotado de autorreplicao, promoveu a reproduo e a evoluo.

O mundo do RNA

Autorreplicao do RNA

Organizao da Clula e dos Organismos


A primeira clula Etapa 3. A primeira clula formou-se quando o RNA foi rodeado por uma membrana composta por fosfolpidos

Organizao da Clula e dos Organismos


Procariotas e Eucariotas

Comparao entre clulas procari?cas e eucari?cas Caracters?cas


ncleo

Procariotas
ausente 1-10m ausente ausentes

Eucariotas
presente 10-100 m presente presentes vrias lineares 15-5000 milhes de pbs

dimetro da clula citoesqueleto

organelos citoplasm?cos cromossomas tamanho de DNA

1 molcula de DNA circular 1-5 milhes de pbs

Organizao da Clula e dos Organismos


Procariotas As bactrias dividem-se em 2 grupos, que cedo divergiram na evoluo: arquebactrias e eubactrias. - Arquebactrias: vivem em condies extremas como as de fundos ocenicos, guas salgadas, meios quentes e cidos. Exemplo: bactrias sulfurosas. - Eubactrias: so as formas comuns, vivendo no solo, gua e organismos. Exemplo: Escherichia coli.

Relao de liao entre as bactrias actuais

Organizao da Clula e dos Organismos


Procariotas

A maioria das bactrias tem uma forma esfrica (coco), em bastonete (bacilo) ou espiralada (espirilo). O seu dimetro varia entre 1 e 10 m.

Organizao da Clula e dos Organismos


Procariotas Tm uma estrutura rela?vamente simples

Membrana citoplasm?ca: duas camadas de fosfolpidos; permevel a alguns gases (O2, CO2) e gua; impermevel aos ies inorgnicos (K+ ou Cl-); uFliza canais proteicos e transportadores para importar molculas do meio envolvente. Membrana externa: mais permevel do que a membrana citoplasmFca, deixa passar molculas grandes ( 1000 Dalton) atravs de poros de natureza proteica designados porinas. A membrana externa s existe nas bactrias gram-nega?vas (ex.: E. coli). As bactrias que no a possuem pertencem classe das gram-posi?vas. Parede celular: situa-se entre as duas membranas; formada por pepFdoglicanos (complexo de protenas e oligossacardeos que d rigidez clula). Periplasma: espao entre as duas membranas, contendo protenas libertadas pela bactria. No existem estruturas membranares (organelos). - As clulas dos procariotas e eucariotas contm macromolculas similares: 70% gua; 7% sais, lpidos, aminocidos, nucleFdos; 2% RNA; < 1% DNA. Ausncia de ncleo: o DNA no est separado do citoplasma por um invlucro. Ribossomas: na E. coli existem cerca de 30 000 ribossomas, responsveis pela sntese de protenas. DNA membrana externa membrana citoplasmFca

parede celular

Eletromicrofotograa de Escherichia coli do trato intesFnal humano

Organizao da Clula e dos Organismos


Clula eucari?ca Como as clulas procariFcas, as clulas eucariFcas so rodeadas por uma membrana citoplasmFca e contm ribossomas. No entanto, a clula eucariFca mais complexa, contendo ncleo, organelos citoplasm?cos e citoesqueleto.

Organizao da Clula e dos Organismos


Clula eucari?ca

Mitocndria: metabolismo oxidaFvo, produo da maior parte do ATP celular.

Complexo de Golgi: glicosilao de protenas e seu transporte para outras zonas da clula.

Ncleo: o maior organelo da clula; contm o DNA e o local de sntese dos RNAs.

REL

RER

Ri

Mi

ReFculo endoplasm?co rugoso e liso: sntese de glicoprotenas e lpidos, respecFvamente.

Organizao da Clula e dos Organismos


Clula eucari?ca

Citosqueleto: responsvel pelos movimentos da clula e dos organelos. uma rede de lamentos proteicos que determina a forma da clula e organiza o citoplasma.

Filamentos de acFna subjacentes membrana de uma clula animal (tcnica de criofratura).

Outros organelos: Peroxissoma: metaboliza o perxido de hidrognio (H2O2). Lisossoma: sistema digesFvo da clula que degrada protenas, lpidos e cidos nucleicos. Cloroplasto: local da fotossntese das clulas vegetais.

Organizao da Clula e dos Organismos


Dos Procariotas aos Eucariotas

Os eucariotas desenvolverem-se h 2 bilies de anos, aps 1,5 bilies de anos de evoluo das bactrias. A anlise das sequncias de DNA revelaram que arquebactrias e eubactrias so diferentes entre si e ambas so diferentes dos eucariotas actuais, o que implica que as trs linhas evoluram no incio a parFr de um antepassado comum.

Organizao da Clula e dos Organismos


Dos Procariotas aos Eucariotas A fase crFca na evoluo das clulas eucariFcas foi a aquisio de organelos rodeados por membrana, contribuindo para o desenvolvimento e a complexidade destas clulas. Pensa-se que esta aquisio foi o resultado da associao simbiFca entre clulas procariFcas e o antepassado dos eucariotas. Esta hiptese geralmente aceite e conhecida por hiptese da endossimbiose.

Organizao da Clula e dos Organismos


Dos Procariotas aos Eucariotas

A hiptese da endossimbiose torna-se parFcularmente plausvel quando comparamos as mitocndrias e os cloroplastos com as bactrias. Todos tm: - um tamanho comparvel - uma reproduo por sso (diviso da clula em duas clulas) - um sistema genFco prprio As mitocndrias desenvolveram-se a parFr de bactrias aerbias. Os cloroplastos desenvolveram-se a parFr de bactrias fotossintFcas (ex.: cianobactrias). clula hospedeira cianobactria

Um parente de cianobactrias atuais que vive em simbiose permanente com outra clula. Na gura, a cianobactria est a dividir-se.

zona de clivagem

También podría gustarte