Está en la página 1de 13

A Turquia: fronteira entre dois mundos

Maria de Ftima Peixinho (Aluna do Mestrado de Relaes Internacionais com o Mundo rabe e Islmico, Universidade Fernando Pessoa)

RESUMO A Turquia simboliza no imaginrio europeu, a possibilidade de sntese entre dois universos, aparentemente opostos e concomitantes, parceiros num espao geopoltico determinante. A imprescindvel anlise histrica, concorre para a definio de um cenrio que suporta a apresentao de um conjunto de teses acerca da adeso turca UE. Identidade nacional, alinhamentos estratgicos, fluxos migratrios, so alguns dos tpicos de reflexo apresentados, sem quaisquer pretenses relativamente defesa de uma posio.

INTRODUO A Turquia um estudo de caso particularmente interessante quando se ensaia a definio de um padro de identidade europeia e islmica. Na confluncia de dois mundos, este pas da denominada sia Menor poder apontar pistas, para a evoluo e eventual articulao de duas realidades que, necessariamente, precisam definir parmetros de relacionamento. Este pas moderno conta com um passado particularmente rico, marcado por influncias diversas, que resultam numa miscelnea de perfis e caractersticas que importa perceber, at porque subjazem tese de uma suposta identidade europeia ou ocidental, sustentada por muitos dos apoiantes da adeso turca UE. Da anlise histrica resulta, designadamente, a percepo de uma imensa riqueza multicultural revista, num assomo de secularismo, pelo pai da independncia, numa tentativa de eliminar a mundividncia islmica. As subsequentes tentativas de

sincretismo resultaram numa sociedade original, onde conflui, designadamente, o conservadorismo do Islo e o liberalismo ocidental. DA GNESE REPBLICA O actual territrio da Turquia inscreve-se na antiqussima Anatlia ou sia Menor, regio dominada pela grande cultura hitita e onde se localizam espaos com significante relevncia bblica como o Jardim do den e o Monte Ararat1. Foi tradicionalmente uma zona de confronto e influncia de diversos povos (frigios 2, galeses, romanos, bizantinos, seljcidas, otomanos) caracterizando-se, simultaneamente por ser objecto da cobia de grandes conquistadores como Alexandre Magno e Tamerlo3. Da anlise histrica, destaca-se claramente a remisso para o poder de Bizncio, cidade talism do Imprio Romano do Oriente, abalada em 1095 d.c. pela invaso seljcida, considerado o primeiro povo turcomano a implantar-se na regio. Esta tribo de pastores nmadas (liderados por Seljuque), descendentes dos hunos da Sibria Meridional e do Norte da Monglia, assume particular importncia em alguns momentos histricos. Na verdade a tomada seljcida de Jerusalm habitualmente considerada o mote para o incio das cruzadas, sendo ainda este povo turcomano, responsabilizado pela destruio do califado abssida que, fortemente enfraquecido pela invaso, cedeu o verdadeiro exerccio do poder aos sultes seljcidas. O controle da Anatlia foi mantido pelo ramo seljcida denominado de rum (romano), pelo menos do ponto de vista nominal at 1307d.c., no obstante a derrota sofrida perante os mongis em 1243d.c. e a grande invaso mameluca de 1276d.c. No inicio do sc. XIV, a Anatlia estava fragmentada em pequenos estados beyliks - , e foi exactamente um dos beys4 de nome Osman que fundou a dinastia otomana. Herdando um principado na sia Menor, alargou-o sucessivamente pela conquista de territrios ao vizinho bizantino, contratando em simultneo os servios de numerosos nmadas turcomanos, rabes e iranianos (em fuga devido invaso mongol), auxlio imprescindvel para a construo de um sistema administrativo, financeiro e militar que lhe permitiu controlar eficazmente a rea.
1 2

Local referenciado na Bblia, como o sitio onde se construiu a Arca de No. Os frigios era indo-europeus que chegaram Anatlia, atravs da Trcia e Macednia no sc. XIII a.c, Aps a anexao do Reino de Pergamo no sc.II a.c. a Frigia caiu sob domnio romano. 3 Verso do nome turcomano Timur-i-Lenk, ou Timur o coxo como tambm era conhecido. Foi o ltimo dos grandes conquistadores nmadas da sia Central de origem turco-mongol. De resto, para confirmar a sua autoridade, inventou uma relao de parentesco com Gengis Khan e assumiu o ttulo de Khan. 4 Chefe/lder do beylik, ou pequeno estado.

O imprio otomano particularmente duradouro (1299 a 1922), contando com inmeros lderes capazes de estender o seu territrio em todas as direces. Desde Mehemet II, o Conquistador, que tomou Constantinopla (1453) e submeteu a Anatlia at ao Eufrates at Solimo I, o Magnfico, que cruzou o Danbio para conquistar a Hungria, cercou Viena em 1529 e, progredindo em direco ao leste, conquistou os ltimos redutos da Anatlia, bem como o antigo centro abssida e seljcida do Iraque.
O avano vitorioso do Imprio Otomano, iniciado nos sculos XIII/XIV e que, na sua mxima extenso se estendeu por trs continentes Europa, sia e frica dos Balcs no sudeste europeu Mesopotmia (actual Iraque) e ao Imen no extremo sul da pennsula arbica, prolongando-se por todo o norte de frica at a Arglia, termina no final do sculo XVII (FERNANDES, 2005, p. 35).

No decurso do imprio otomano consolida-se a influncia islmica, introduzida pelos sunitas seljcidas, estabelecendo-se a religio como normativo social, poltico e econmico. A partir de 1517 o sulto otomano passou a ser o Califa do Islo, e o imprio foi durante muito tempo o sinnimo de Estado Islmico. As mesquitas turcas surgem exactamente neste perodo, muitas delas originalmente igrejas e catedrais do derrotado imprio bizantino, contam com as originalidades introduzidas pela arquitectura religiosa muulmana. O declnio do imprio frequentemente associado derrota do exrcito otomano, no segundo cerco a Viena (1683), factor que potenciou uma nova aliana formada pela ustria e Veneza, com o apoio da Polnia e da Rssia. Com efeito, a evoluo militar das potncias europeias conjugado com o declnio das instituies otomanas, criou condies para o Imprio enfrentar diversas derrotas militares nos anos subsequentes desde a derrota de Zenta (1697), na Srvia, at ao seu desaparecimento final, j no sculo XX, aps a derrota no final da Primeira Guerra Mundial. Efectivamente, os dois ltimos sculos do imprio caracterizam-se por um conjunto de guerras e concomitantes tentativas de reforma introduzidas pela administrao otomana num ensaio de construo do estado secular. Com efeito, coincidem neste perodo (reinados de Mahmud II e Abdlhamid II) as lutas nacionalistas dos povos no turcos e o movimento reformista pr-ocidental conhecido por Tanzimat5, que potenciou o autoritarismo de uma nova e moderna burocracia alicerada nomeadamente na adopo de uma Constituio em 1876. No obstante a aparente secularizao e democraticidade
5

Significa o estabelecimento da ordem

das reformas, o Sulto Abdulhamid II decidiu pela dissoluo do parlamento dado o mote chamada revoluo dos Jovens Turcos6 que tomam o poder em 1908. Na realidade, o movimento iniciado alguns anos antes com foros de secretismo constitui-se, numa organizao, em que, grande parte dos seus membros dar corpo ao chamado Comit para a Unio e Progresso (CUP), que liderou o pas at 1918. Ser durante a governao da CUP que o Imprio Otomano declara guerra Entente Franco-BritnicaRussa e proclama uma jihad7 de que resulta o denominado massacre armnio. O massacre dos cristos armnios, cerca de 800.0008, ter decorrido sob a orientao do ento, Ministro do Interior Talt que, desejando eliminar os infiis, usou a deportao9 como estratgia, suportada na argumentao oficial de que os armnios (cristos) estavam a desertar para as fileiras russas. Sobre este assunto, Taner Akam considera Fez-se deles os inimigos de substituio () ocupando o lugar das grandes potncias e de todos os povos cristos do Imprio(AKAM, 2004). Os resultados da participao otomana na I Guerra Mundial so o corolrio do processo de aniquilao de um imprio agonizante. Com efeito, depois de um brilhante desempenho das Foras Armadas turcas na campanha de Gallpoli, militares britnicos invadiram a Sria e ocuparam o sul da Anatlia. Paralelamente, os russos invadiram a Anatlia oriental e central em 1915 e 1916. Com a inevitvel rendio, o governo otomano foi entregue s foras de ocupao aliadas, de acordo com os pressupostos do Tratado de Svres (1920) que determinava a aniquilao e progressivo desmantelamento do Imprio. O territrio turco englobaria, de acordo com o texto do Tratado, parte da Anatlia central e setentrional, estabelecendo zonas de influncia francesa e italiana. Foi autorizada a criao de uma Armnia independente e de um Curdisto autnomo, internacionalizando-se a zona dos Estreitos. Entregou-se a Trcia e a regio em redor de Esmirna Grcia. O colapso e decorrente humilhao do Imprio acenderam os nimos nacionalistas turcos, que liderados por Mustafa Kemal reconquistaram o seu lugar no mundo.

Organizao constituda em 1889 por jovens estudantes e cadetes das academias militares que, baseada em princpios liberais, contestou a abolio da Constituio pelo Sulto Abdul Ahmid II, atravs de uma revoluo. 7 Guerra santa 8 Os nmeros da tragdia variam, segundo as fontes turcas ou armnias. O valor de 800 mil mortos foi referido pelo Tribunal otomano para os Crimes de guerra, criado pelos Aliados aps a 1 guerra mundial. 9 A ordem de deportao do povo armnio para a Sria foi dada a 30 de Maio de 1915.

ATATURK E A REFORMA REPUBLICANA


"Diante do conhecimento, da cincia, e de toda a extenso da radiante civilizao, no posso aceitar a presena na comunidade civilizada da Turquia de pessoas to primitivas a ponto de procurar benefcios materiais e espirituais sob a orientao de xeques. A repblica turca no pode ser um pas de xeques, dervixes e discpulos. A melhor ordem, a mais verdadeira, a ordem da civilizao. Ser um homem o bastante para preencher as exigncias da civilizao. Os lderes das ordens dervixes compreendero a verdade de minhas palavras, e eles prprios fecharo suas lojas [tekke] e admitiro que suas disciplinas cresceram."10 (MANGO, 2002).

Mustafa Kemal Ataturk (18811938) uma figura incontornvel da histria da Turquia secular e republicana, anualmente recordada no dia 10 de Novembro, quando pelas 09h50 se respeita um minuto de silncio em sua memria. Na verdade, o jovem militar natural de Salnica, na actual Grcia, cedo se distinguiu nos teatros de guerra, nomeadamente na Campanha dos Dardanelos (comando da 19 diviso), situao que rapidamente o elevou categoria de general, com apenas 35 anos. Com o final da 1 guerra mundial e a assinatura do Armisticio de Mudros (1918) o imprio otomano foi literalmente desmembrado pelos aliados (CARPENTIER, LEBRUN, 1993). Aproveitando o colapso do imprio ento liderado pelo governo de Damad Pach, a Grcia desembarcou as suas tropas em Esmirna e avanou para o interior da Anatlia, sem qualquer oposio de Maom VI. Foi exactamente neste contexto, que Kemal se revoltou contra o sulto, convocando os Congressos Nacionais de Erzeburum e Sivas, de que resultou a celebrao de um pacto nacional tendo em vista a independncia da Turquia com as fronteiras de 1918. A Grande Assembleia Nacional de Abril de 1920, designou-o chefe de governo e tornou oficial a sua liderana, apoiada sobretudo pelos opositores do sulto, responsabilizado pela assinatura do Tratado de Svres. Atatrk desenvolve ento uma campanha militar nacionalista que consegue derrotar os gregos em diversas frentes, consumando a sua expulso da Anatlia em Setembro de 1922. Este facto impe o Armistcio de Mundania, a subsequente reviso do Tratado de Svres e a definio da independncia territorial e poltica da Turquia (Tratado de Lausanne) que, para alm da Anatlia, passou a incluir a Armnia, a Cilicia, o Curdisto, a Trcia Oriental e a regio dos Estreitos.
10

Excerto do discurso proferido por Mustafa Kemal em Kastamou, no dia 30AGO1925.

Assegurado o territrio e proclamada a repblica em 29 de Outubro de 1923, Mustaf Kemal implementou uma srie de reformas polticas, econmicas e culturais, at hoje designadas por kemalismo, que se traduzem objectivamente na tentativa de construo de uma nova identidade nacional turca, criando uma burocracia estadual secular, semelhante do Ocidente. A ideologia kemalista estruturada nas denominadas seis flechas11, definiu algumas prioridades, como a abolio do Sultanato e do Califado. Seguiram-se a criao de um sistema jurdico penal, baseado no secularismo e jurisprudncia, afastando as leis e os tribunais com motivao religiosa. Do ponto de vista social introduziu um novo cdigo de vesturio, a incluso obrigatria de um apelido (nome de famlia no caso de Mustafa Kemal, adoptou Atatrk) e o uso do calendrio ocidental (passando o domingo a ser o dia de descanso semanal em vez da 6 feira islmica). No obstante a manuteno de liberdade religiosa, o poder poltico e judicial foi secularizado, excluindo a referncia ao Islo como religio do Estado. Kemal empreendeu a total secularizao e modernizao do ensino, introduzindo o alfabeto latino, situao que claramente beneficiou uma aproximao Europa. Paralelamente era necessria a construo de uma identidade turca, ensaiada atravs da fundao de uma Sociedade de Histria da Turquia que tinha por objectivo elaborar uma histria nacionalista e uma Sociedade para a Lngua Turca destinada a promover o turco puro, depurado das influncias rabe e persa. Ataturk, assumiu claramente a preocupao de definir uma construo identitria secularista, deparando-se contudo, com o problema da legitimao histrica da repblica da Turquia no solo da Anatlia, na medida em que a populao foi moldada pelo multitnico, multireligioso e multilinguistico imprio otomano. Com efeito, a questo da identidade turca, para muitos central, designadamente no contexto da sua eventual adeso UE, remetendo necessariamente para o sentimento de pertena a uma realidade ainda por determinar.

11

Denominao utilizada para identificar os 6 princpios caracterizadores do kemalismo (republica, nacionalismo, populismo, estatismo, secularismo e reformismo).

IDENTIDADE E GEOPOLTICA A reforma secularista de Ataturk, tentou eliminar da esfera de influncia do poder, o Islo, considerado como factor de regresso e atraso. Contudo, a introduo do pluralismo no ps guerra (2 Guerra Mundial) e a entrada do Partido Democrtico na esfera do poder em 1950, propiciou um regresso ao passado, objectivvel na Constituio de 1982 que determinou a educao religiosa sunita como obrigatria. Trata-se de re-islamizar o secularismo kemalista (FERNANDES, 2005). Com efeito, o percurso definido at actualidade, no obstante alguns laivos de secularismo, traduz-se recentemente, num retorno ao mundo islmico, entrecortado por opes estratgicas que definem o mundo ocidental como prioridade. A centralidade geo-estratgica da Turquia, confere-lhe uma importncia vital no cenrio poltico internacional. Ali se desenvolve o grande jogo entre as potncias do mundo (CHETERIEN, 2001), pelo que alvo de um diversificado leque de interesses que, devidamente explorados, poderiam exponenciar o seu valor. A sntese turco-islmica ensaiada a partir da dcada de 70, expressa objectivamente a necessidade de apontar um quadro referencial que justifique a prpria existncia de um pas dilacerado (HUNTINGTON, 1999). Contudo, suportar o conceito de identidade, numa perspectiva europeia de estado-nao, no resiste a uma observao mais minuciosa da sociedade turca, onde os preceitos de unidade e homogeneidade so praticamente inexistentes e a evoluo foi profundamente marcada por clivagens marcantes. Na realidade, a diversidade cultural e tnica da sociedade turca (curdos, alevis, armnios) que poderia perspectivar um contributo para o debate acerca da identidade nacional, perfeitamente ignorada pelos sucessivos governos kemalistas ou islamitas, numa tentativa de solidificar o mito da nao turca. Paralelamente, se atentarmos na suposta unidade religiosa, de um pas que se assume como 100% muulmano, persistimos num outro erro de anlise, omitindo o conflito latente com os alevis12 , xiitas que representam da populao turca, e com os curdos. Efectivamente, a Turquia localiza-se no centro de quatro regies com particular importncia na sociedade internacional: os Balcs, o Mdio Oriente, o Mar Negro e o Caucaso, que compartilham pelo menos uma memria histrica comum, associada ao
12

Populao originalmente constituda por tribos nmadas turcomanas xiitas que, aliada a uma estratgia de sobrevivncia desenvolveu uma religio fechada, associada dissimulao e secretismo, muitas vezes definida como seita ou minoria tnica.

imprio otomano. A sua singularidade geogrfica, permite-lhe constituir-se como uma fronteira entre dois mundos, designadamente o cristo e o islmico, conferindo-lhe simultaneamente uma esquizofrenia identitria, ainda no resolvida. Estruturada numa zona de transio e enquadrada por um conjunto de pases centrais para a definio do cenrio poltico mundial, a Turquia define a vizinha Rssia, como o inimigo presente, contudo, as repblicas emergentes da ex-URSS constituem, por oposio um territrio privilegiado de interveno, um dos domnios com maiores potencialidades para a expanso da influncia turca. Controlando os Estreitos de Bsforo e Dardanelos, Ancara consegue exercer uma forte influncia sobre a marinha russa ali estacionada que equilibra a superioridade eslava nos pases localizados na fronteira Nordeste. Paralelamente, o facto das repblicas da exURSS serem maioritariamente turcofonas, coloca Ancara numa posio vantajosa na corrida pela influncia na regio. As caractersticas da Turquia como referencial islmico, deveriam determinar o Mdio Oriente como palco privilegiado da sua poltica externa. imprescindvel valorizar os laos de proximidade com os pases do sul e limitar as valncias de conflito. As crises com a Sria, Iro e Iraque que ocorreram no sc. XX podero, caso se repitam ser um factor ignidor de futuros conflitos regionais pelo que, uma sbia gesto turca da regio e fundamental. A questo da gua por exemplo, deve ser gerida estrategicamente, na medida em que controlando os rios Tigres e Eufrates, a Turquia possui uma arma vital que afecta sobretudo Damasco e Bagdad. Paralelamente, o conflito secular com a Grcia, centrado actualmente em litigios acerca das guas territoriais e corredores areos no Mar Egeu, para alm das inevitveis questes relacionadas com os direitos da minoria muulmana turca na Grcia e do Patriarcado da Igreja Ortodoxa Grega de Constantinopla, coloca a Ancara numa situao claramente fragilizada. Simultneamente, a questo curda , no s um tema bastante discutido entre os detratores da Turquia, mas sobretudo uma questo geopoltica central. Sendo o Curdisto um territrio que abrange quatro pases, acaba por ser uma questo relevante do ponto de vista regional, representando um significativo aumento de instabilidade na rea. Finalmente, a ocupao militar do Norte de Chipre, onde a Turquia mantm um efectivo de 36.000 homens, funciona como factor de isolamento internacional, fragilizando 8

claramente as suas pretenses, designadamente no quadro da adeso europeia. O inevitvel veto de Chipre, condiciona toda a estratgia de alargamento. Neste contexto, no podemos escamotear a questo armnia, que marca decisivamente a imagem deste pas que se pretende democrtico. O no reconhecimento dos massacres da populao armnia cerca de 800.000 vtimas como genocdio, contrariando a tese das Naes Unidas, grangeou-lhe uma pssima reputao internacional que, aliada aos incidentes relacionados com investigadores/historiadores turcos que tentaram desmistificar este acontecimento13 se tornou uma questo central para admisso da Turquia como par no mundo ocidental. Neste contexto, a recente visita oficial de Obama Turquia, d sinais evidentes da preocupao americana, com a imagem internacional de um pas, que se deseja moderno e democrtico. Ser exactamente no decurso desta visita oficial, que, o Presidente da Repblica Turco anuncia publicamente a constituio de uma comisso de peritos com o objectivo de avaliar os factos caracterizadores do chamado genocdio armnio. TURQUIA E UNIO EUROPEIA
Se a identidade turca questionvel e, a geopoltica aparentemente favorvel, assenta em potenciais conflitos latentes, alicerar a sua candidatura Unio Europeia14 num conjunto de argumentos histricos-culturais de duvidosa fiabilidade um suicidio poltico. Esta foi, contudo a opo de Turgut Ozal, personalidade que durante uma dcada (1983-1993) ocupou alternadamente os lugares de 1 ministro ou Presidente da Repblica na Turquia.

No obstante, as limitaes desta infeliz abordagem histrica, pacifico afirmar que a Europa nunca questionou verdadeiramente a vocao europeia de Ancara, na medida em que, objectivamente, a Turquia integra todas as organizaes multilaterais, desde a OCDE NATO, passando pela OSCE e pelo BERD15. Numa postura humanista, podemos assumir que a construo poltica da UE passa sobretudo pelo reforo da sua dimenso estratgica como actor global, estabilizando e integrando os vizinhos europeus (SOUSA, 2005). Nesta perspectiva, a Europa deve
13

A afirmao do genocdio da populao armnia considerada traio e crime susceptvel de condenao penal, na Turquia. Facto que ocorreu com o escritor Orhan Pamuk. 14 formalizada oficialmente em 1987 por Turgut Ozal, personalidade que durante uma dcada -1983-1993ocupou alternadamente os lugares de 1 ministro ou PR, a questo turca existe na EU desde a fundao da Comunidade Europeia, datando de 1959 o 1 pedido de adeso. O acordo de associao entre a CEE e Ancara foi assinado em 1963. 15 Banco Europeu de Reconstruo e Desenvolvimento

exercer progressivamente o papel de superpotncia original, diferente portanto dos EUA e das novas potncias emergentes. Num novo quadro de governao regional e mundial que resulta da natureza nica do seu modelo de integrao, a Europa integraria necessariamente a Turquia, at porque, a geopoltica lhe confere um papel central na definio da segurana europeia. Com efeito, apelar s supostas caractersticas europeias de Ancara, baseadas no secularismo e laicismo do Estado uma quimera cada vez menos utilizada pelos defensores da adeso, que, argumentam mais recentemente, com o facto da Turquia no necessitar de ser europeia para se juntar a um sistema estratgico, poltico e de segurana que a UE tem de implementar. Paralelamente, entendem que a europeizao acelerada poder funcionar como uma garantia para que o partido islmico no poder, resista s tentaes de pendor fundamentalista. Na realidade, com o intuito de defender a sua proximidade Europa, a Turquia invoca, designadamente: - A herana da antiguidade clssica existente no interior do seu territrio (Troia, Efeso); - Remete para os locais simblicos dos primeiros tempos do cristianismo (Constantinopla, Antioquia); - Refere a repblica de Ataturk, fundada sob o modelo de estado-nao europeu, a pertena NATO e a colaborao com o Ocidente na Guerra Fria. Reflectindo acerca da temtica da adeso turca UE, no podemos esquecer os inevitveis processos migratrios com destino ao Continente, estimados em largas centenas de milhares de turcos. Neste contexto, importa pensar acerca das razes que subjazem oposio da Alemanha e Frana adeso turca, na medida em que so exactamente estes, os pases, que tm maiores comunidades de imigrantes com esta origem. A bandeira da multiculturalidade deixou recentemente de ser hasteada, por fora dos inmeros conflitos registados nas denominadas sociedades abertas16, antecipando para muitos, o cenrio provvel da integrao europeia da Turquia. No mbito da sua poltica externa, as posies turcas so no mnimo eclticas. Defendendo o seu papel na NATO, na Europa, no mundo ocidental, sob a alegao de uma partilha cultural e mundividncia histrico-social, a Turquia envia simultaneamente mensagens muito dbias ao mundo. Com efeito, o secretrio geral da
16

Questo do uso de cabea coberta pelas mulheres em locais pblicos. Conflitos nos bairros problemticos da envolvente parisiense. O Assassinato de Theo Van Gogh em Amesterdo ()

10

OCI17, organizao mais importante do mundo islmico, o turco Ekmeleddin Ihsanoglu, foi indigitado pelo governo islamista conservador do Partido da Justia e do Desenvolvimento (AKP). Se atentarmos nas posies defendidas publicamente por esta personalidade, em alguns momentos chave da vida poltica internacional, colocamos imediatamente em causa o alegado laicismo turco18 e o seu alinhamento ocidental. Por exemplo, no que concerne vitria palestiniana do Hamas e subsequente proposta de erradicao do Estado de Israel, a Turquia assumiu uma postura no mnimo surpreendente, para um aliado do estado judaico, recebendo uma delegao de alto nvel do grupo radical palestiniano. Na realidade, a NATO e os EUA deveriam representar a garantia de um posicionamento de Ancara, alinhado com um conjunto de decises, ditas ocidentais, no quadro do relacionamento entre pases e organizaes. Contudo, no podemos ignorar que, a participao Turca na NATO resulta mais de circunstancialismos histricos, do que, de uma opo estratgica claramente definida, logo as decises de poltica externa nem sempre coincidem com o desiderato do Atlntico Norte. Com efeito, a adeso da Turquia Aliana Atlntica em 1952, decorre sobretudo da necessidade de se defender da poltica expansionista de Estaline e no de uma opo estratgica definida de aliana com o Ocidente. Ser tambm o interesse nacional da Turquia que conduz ao reconhecimento do Estado de Israel em 1948, possibilitando um eficaz contra-cerco estratgico Sria e ao Iraque (FERNANDES, 2005). Muitas dvidas persistem acerca da eventual adeso turca UE. Desde a questo identitria, demogrfica, econmica, social e cultural, todos os cenrios devem ser repensados e avaliados tendo em conta, um processo de integrao que, no obstante as dificuldades apontadas, poder revelar uma Turquia capaz de reconciliar os povos do livro. BIBILOGRAFIA Livros AKAM, Taner. (2004). From Empire to Republic: Turkish Nationalism and the Armenian Genocide. Londres, Zed Books.
17

Organizao da Conferncia Islmica constituda em 1969 e instituiu como prioridade a libertao de Jerusalm e de Al Aqsa da ocupao sionista. 18 De acordo com o jornal turco Zaman (edio on line de 14/02/2006) o Secretrio Geral da OCI disse a Xavier Solana que a publicao das caricaturas ridicularizando o Profeta Maom tinha tido o mesmo efeito dos ataques do 11 de Setembro (FERNANDES, 2006)

11

AHMAD, Feroz. (1993). The making of Modern Turkey. London, Routledge. CARKOGLU, Ali. (2003). Turkey and the European Union. Londres, Frank Cass. CARPENTIER, Jean e LEBRUN, Franois. (1993). Histria da Europa. Lisboa, Editorial Estampa. FERNANDES, Jos Pedro Teixeira. (2005). Turquia: Metamorfoses de Identidade. Lisboa, ICS. FULLER, BARKEY, H. (1998) Turkeys Kurdish Questions. Lanham, Rowman & Litlefield. HUNTINGTON, Samuel. (1999). O Choque das Civilizaes e a Mudana na Ordem Mundial. Lisboa, Gradiva. KINROSS, L. (1977). The Otoman Centuries: The rise and fall of the Turkish Empire. Nova York, William Morrow and Co. LEWIS, Bernard. (1990). Os rabes na Histria. Lisboa, Editorial Estampa. LEWIS, Bernard. (1961). The emergence of Modern Turkey. Londres, Oxford University Press. MACFIE, A. (2007). Kemal Ataturk: O Fundador da Turquia Moderna. Porto, Fronteira do Caos. MANGO, Andrew. (2002). Ataturk. The byography of the founder of modern Turkey. New York, The Overlook Press. OZAL, Turgut. (1988). La Turquie en Europe. Paris, ditions Plon. Artigos CHETERIEN, Vicken. (2001). A sia Central entre Nacionalismo e Islamismo. In: Le Monde Diplomatique, Maro. FERNANDES, Jos Pedro Teixeira. (2005). A geopoltica da Turquia: Um desafio s sociedades abertas da Unio Europeia. In: Relaes Internacionais, Maro, pp. 47-59. FERNANDES, Jos Pedro Teixeira. (2006). A Turquia entre a Europa e o Islo. In: Expresso n1747, 22 de Abril de 2006, pp. 20-23. FERNANDES, Jos Pedro Teixeira. (2005). Os curdos da Turquia s portas da Unio Europeia. In: Revista Histria, n 81, pp. 38-43. SOUSA, Teresa e FRANCO, Manuela. (2005). A Turquia de regresso Europa? In: Relaes Internacionais, Maro, pp. 27-39. LEITO, Rogrio. (2005). Quem tem medo da Turquia na Unio Europeia? In: Relaes Internacionais, Maro, pp. 41-45. 12

13

También podría gustarte