Está en la página 1de 2

NEOCALL MDULO GERENCIAL DE APOIO DECISO

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO II


CENTRO UNIVERSITRIO UNA Sistemas de Informao 1 Ciclo Mdulo B Professor: Elias Antnio Paulino Alan Pereira Bambirra, Bruno Santana Rocha, Daniel Weslley Costa Rodrigues, Gislaine Rodrigues Novais, Marco Tlio Rangel da Silva Cndido, Rafaella Brando, Yuri Giovani Dias Dornelas

Resumo
Como fazer uma adequada gesto contbil e financeira do servio de transporte de passageiros por vans? Essa uma importante questo para aqueles envolvidos nesse tipo de negcio, que no tm aporte financeiro suficiente para contratar especialistas na rea ou comprar caros sistemas ERP. Este projeto foi criado para atender a essa crescente demanda, trazendo uma ferramenta prtica e de fcil utilizao, que dar ao microempresrio a possibilidade de controlar as funcionalidades operacionais e gerenciais da empresa.

A utilizao desta referncia bibliogrfica ajudarnos- a compreender o conceito de BI (Business Intelligence) de forma mais ampla e como utilizar essa tecnologia para anlise de dados. O objetivo deste mdulo consiste na utilizao dos dados extrados dos mdulos integrados do NeoCall, para auxlio na gesto do negcio, facilitando a definio de estratgias e tomada de decises do gestor. ADMINISTRAO: CHIAVENATO, Idalberto. Administrao Teoria, Processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro, 2007. Usaremos essa referncia para compreendermos os princpios da administrao, para gesto do negcio, planejando, controlando e definindo estratgias. SISTEMAS INTEGRADOS ERP:

Palavras Chaves: NeoCall, Automatizao no transporte de passageiros, Business Inteligence, ERP (Enterprise Resource Planning).

1. INTRODUO
Neste projeto esto sendo desenvolvidos dois mdulos que se integram ao software NeoCall, sendo um mdulo contbil, para controlar as despesas e as receitas e um gerencial para auxiliar nas tomadas de decises (Business Intelligence). Esses mdulos daro ao NeoCall uma caracterstica de Sistema Integrado ERP (Enterprise Resource Planning), que em termos gerais, uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa.

HABERKORN, Ernesto. Teoria do ERP. 2.ed. So Paulo: Makron Books, 1999. A referncia bibliogrfica acima citada ajudarnos- compreender o conceito de Sistemas Integrados ERP (Enterprise Resource Planning). Possibilitando-nos o desenvolvimento de um mdulo contbil simples e eficiente, contendo as caractersticas de um sistema integrado. Esse mdulo integrar-se- ao software NeoCall, ampliando o controle do gestor, facilitando a gesto do negcio e auxiliando na tomada de decises. CONTABILIDADE: RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Bsica Fcil. 25. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. Usaremos essa referncia bibliogrfica, por causa da sua fcil interpretao e vasta informao sobre a cincia contbil.

2. REVISO BIBLIOGRFICA
BUSINESS INTELLIGENCE BI: BARBIERI, Carlos. Bi- Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. 1 ed. Rio de Janeiro, 2001.

Trabalho Interdisciplinar Dirigido Sistemas de Informao Centro Universitrio UNA 11/2009

Os conhecimentos adquiridos ajudar-nos- no desenvolvimento do Mdulo Contbil do software NeoCall. Nossa proposta o desenvolvimento de um software simples e eficiente, com a finalidade de melhorar o planejamento e ter um maior controle sobre a empresa, registrando todas as transaes de carter patrimonial e de resultado, utilizando os mecanismos de dbito e crdito.

Contabilidade: Estudar o patrimnio, seus fenmenos e variaes, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econmico-financeira que o afetam e estudar suas conseqncias na dinmica financeira, assim com o estudo desta disciplina ser gerado mdulos que visam principalmente o gerenciamento do negcio. Trabalho Interdisciplinar Dirigido II: A aplicao ser na elaborao da documentao cientfica do projeto, seguindo as normas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas e na efetivao da interdisciplinaridade no modulo cursado.

3. MATERIAIS E MTODOS
PRATICA Nesta segunda etapa ou verso 2.0 do NeoCall, os mdulos Contbil e de Gerenciamento (Business Intelligence) sero desenvolvidos para a plataforma Microsoft, utilizando o sistema operacional Windows XP ou Windows 7 x86, a linguagem de desenvolvimento ser o Delphi Professional 2007 e o banco de dados utilizado ser o SQL Server 2005 Express, utilizaremos o Leitor Biomtrico da Testech, modelo Geomok Bio-I. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA As funcionalidades do sistema esto divididas nos seguintes mdulos: Cadastro de Clientes e Fornecedores, Financeiro e Gerencial. No Cadastro de Clientes sero cadastrados os passageiros com seus dados pessoais e suas respectivas rotas. E dados empresariais no Cadastro de Fornecedores. No mdulo financeiro temos cadastrado as contas a receber e a pagar, podendo gerar lanamentos contbeis para o controle financeiro da empresa. Para o controle gerencial teremos relatrios mostrando receitas e despesas mensais / anuais e lucratividade das rotas cadastradas.

5. RESULTADOS EXPERIMENTAIS
Os resultados que apuramos foram atravs de simulaes, pois nosso produto ainda esta em fase de desenvolvimento e os testes experimentais em campo, sero feitos no TIDIR IV. Pretendemos dar continuidade ao projeto, desenvolvendo no prximo mdulo uma nova verso voltada para celulares, com o intuito de aprimorar o produto, aplicando tecnologias mais avanadas.

6. CONCLUSO
Com os mdulos desenvolvidos para o NeoCall nessa etapa, os microempresrios do ramo de transportes tero o controle contbil e financeiro de seu negcio, alm do controle operacional j implementado na verso anterior do produto. Tendo assim, as informaes de seus clientes fornecedores e financeiras centralizadas, facilitando a gesto e auxiliando na tomada de deciso para direcionamento da sua empresa.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 4. INTERDISCIPLINARIDADE


Introduo Administrao: Elaborar um conjunto de normas e processos, para auxiliar nas tomadas de deciso, buscando alcanar resultados eficazes e retorno financeiro, com os mtodos mais eficazes estudados na Administrao. Leitura e Produo de Textos: Aplicar a norma culta da lngua portuguesa, em todo o projeto, trabalhando a comunicao com o grupo envolvido. Matemtica: Ser aplicada na elaborao dos mdulos que geram resultados, sejam eles contbeis ou de tomada de deciso.
Trabalho Interdisciplinar Dirigido Sistemas de Informao Centro Universitrio UNA 11/2009

BARBIERI, Carlos. Bi- Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. 1 ed. Rio de Janeiro, 2001. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao Teoria, Processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro, 2007. HABERKORN, Ernesto. Teoria do ERP. 2.ed. So Paulo: Makron Books, 1999. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Bsica Fcil. 25. ed. So Paulo: Saraiva, 2005.

También podría gustarte