Está en la página 1de 2

Quais as fases para a constituio de uma empresa de txi areo ou de servio areo especializado?

Resposta

Inicialmente dever ser solicitada a ANAC, atravs da Gerncia de Outorgas de Servios Areos GEOS, a outorga da autorizao de Funcionamento Jurdico para empresa, com a apresentao dos documentos listados no Artigo 4 das Instrues Reguladoras aprovadas pela Portaria n 190/GC-5, de 20.03.2001. Aps a obteno da Portaria de Autorizao de Funcionamento Jurdico, a sociedade empresria dever procurar a Superintendncia de Segurana Operacional SSO visando o iniciar o processo de Certificao Operacional, bem como realizar o registro de suas aeronaves junto ao Registro Aeronutico Brasileiro RAB. Por fim, a empresa dever solicitar a outorga da Autorizao para Operar, apresentando os documentos listados no Artigo 8 das Instrues Reguladoras aprovadas pela Portaria n 190/GC-5, de 20.03.2001. Somente aps a obteno da Autorizao para Operar a sociedade empresria estar habilitada a iniciar suas operaes areas.

Qual o capital social mnimo necessrio para constituio de uma empresa de txi areo ou de servios areos especializados?
Resposta

Nos termos previstos pela Portaria DAC n 597/DGAC, 28.06.2005, os capitais sociais mnimos so os seguintes: ATIVIDADE AREA R$ Txi Areo - 257.000,00

Fases para constituir uma empresa de Txi Areo


A Portaria n 190/GC-5, de 20 de maro de 2001 o documento que aprovou as Instrues Reguladoras para autorizao e funcionamento das empresas de txi areo.

1 Fase: Autorizao para funcionamento jurdico: As pessoas fsicas ou jurdicas que se propuserem a explorar a atividade de Txi Areo devero solicitar, atravs de requerimento dirigido ao Superintendente de Servios Areos da ANAC, a Autorizao para Funcionamento Jurdico. A Autorizao para Funcionamento Jurdico o ato administrativo unilateral, emanado da autoridade aeronutica, revogvel a qualquer tempo independente de interpelao, que autoriza a pessoa jurdica a se constituir como empresa de Txi Areo. Essa autorizao no capacita a empresa a explorar os servios areos. Entretanto, a empresa poder registrar o contrato social na Junta Comercial, obter o carto CNPJ, transferir aeronave junto ao Registro Aeronutico Brasileiro (RAB), contratar funcionrios e iniciar o processo para obter o Certificado de Homologao de Empresa de Transporte Areo (CHETA). A validade da autorizao de 12 (doze) meses, perodo no qual a empresa dever solicitar sua Autorizao para Operar. A empresa que no solicitar a Autorizao para Operar ter a sua Autorizao para Funcionamento Jurdico revogada. Entretanto, se for do seu interesse, poder fazer novo pedido, argumentando sobre os motivos pelos quais no completou sua constituio. 2 Fase: Autorizao para operar: A empresa detentora da Autorizao para Funcionamento Jurdico que estiver em condies de iniciar suas atividades, dever solicitar Agncia Nacional da Aviao Civil a "verificao das condies para operar". Esta verificao imprescindvel e antecede o deferimento da Autorizao para operar. A Autorizao para Operar o ato administrativo unilateral, emanado da autoridade aeronutica, revogvel a qualquer tempo independente de interpelao, que autoriza a Empresa de Txi Areo a iniciar suas atividades operacionais. A autorizao para operar tem validade de at 05 (cinco) anos, podendo ser renovada por igual perodo, em funo do cumprimento do objetivo social e das demais condies previstas na Portaria n 190/GC-5, de 20 de maro de 2001.

También podría gustarte