Está en la página 1de 2

Ttulo: Assunto: Autor: Mdia: Prazo para entrega:

Tendncia Emergente Gerenciamento de Projetos Daniel Gasnier Jornal do IMAM - Edio n 7/98 30/Maio/98

Tendncia Emergente
Por Daniel Gasnier 1

Prximo virada deste sculo, eis que se destaca uma nova tendncia na Administrao Moderna, o Gerenciamento de Projetos. Devido ao fato da maioria das Empresas hoje se encontrarem em um momento de mudanas, seja na Reestruturao Organizacional, no lanamento de Novos Produtos, na implementao de um Software E.R.P., ou mesmo no Planejamento da Manuteno Preventiva, cada um destes eventos fora da rotina deveria ser visto como um Novo Projeto, que possui vrios passos serem programados, recursos serem administrados, prazos que precisam ser cumpridos, e um caminho crtico (restrio) a ser conhecido. No que o Gerenciamento de Projetos seja um assunto novo - no - mas o fato que este tema vem despertando o interesse de mais e mais profissionais e empresas em todo o mundo. Por exemplo, na tendncia de aumentarmos a utilizao dos nossos recursos industriais, a Manuteno Preventiva, ou Planejada segue como a ferramenta mais adequada e eficz nesta rea. Como implement-la sem enxerg-la como um Projeto ? Como execut-la nos dias de hoje, utilizando-se do mnimo de recursos possveis ? Como vender a idia para a Direo da Empresa, sem mostr-la como uma srie de atividades sistmicas e sincronizadas, que em sendo aplicadas e bem gerenciadas reduziro os seus custos industriais ao invs de aument-lo com uma estrutura pesada e arcaica, como no passado? Esta forma de se conduzir projetos no uma onda passageira e provavelmente vai afetar a sua carreira, de alguma forma. Cada vez mais os profissionais sero expostos a conduo de projetos, sem se esquecer da administrao da rotina do dia a dia, caracterizando o cenrio que temos encontrado em quase todas as Empresas no mundo. Gradativamente, uma massa crtica de profissionais esta se qualificando com o perfil esperado pelas empresas para enfrentar estes novos tempos, repletos de ameaas e oportunidades. So os pioneiros empreendedores que implementam vantagens competitivas nas empresas, pessoas que fazem acontecer. So eles os modernos Gerentes de Projetos.

1 Daniel Gasnier especialista em Planejamento e Gesto, atuando como Consultor e Instrutor da IMAM Consultoria Ltda. 1/ 2

Voc deve concordar comigo que diversas empresas, aqui no Brasil, fizeram muito bem seus deveres de casa - formalizando suas rotinas e demostrando disciplina - conforme prope a srie de normas ISO-9000. Agora, os prximos passos consistiro em sistematizar a implementao das inovaes - dados os crescentes investimentos no Brasil - algo, digamos, fora da rotina. Alias, esta uma das definies do conceito de Projeto, um conjunto de atividades que no fazem parte da rotina, gerando uma nova ordem nas coisas. Enfim, a questo toda se resume na concluso de que realmente precisamos planejar e controlar melhor nossos projetos, como um empreendimento, que deve alcanar seus objetivos e gerar resultados efetivos. As razes por trs do crescente interesse pelo tema, acreditamos, tem origem na exigncia do mercado por empresas cada vez mais competitivas, rpidas e produtivas. Outro fator preponderante a expressiva disseminao da tecnologia de informao e dos softwares especficos para gesto de projetos, que colaboram com a divulgao das solues existentes. A partir da percepo desta necessidade, a IMAM promoveu em maio passado o seminrio de Gerenciamento de Projetos Empreendendo o Futuro, onde comprovamos o grande interesse das empresas pelos conceitos, experincias prticas, tcnicas e ferramentas relacionados aos Processos (inicializao, planejamento, execuo, controle e encerramento) e reas de competncia (qualidade, escopo, custo, tempo, RH, aquisio, comunicao, riscos e integrao). Concluindo, existe muito trabalho a ser realizado para estruturar e sistematizar uma cultura de projetos nas empresas, e por esta razo que uma abordagem sistematizada fundamental. Norteando estes esforos, existem o PMBOK e a ISO-10.006, ambos diretrizes internacionais para o gerenciamento de projetos, inclusive atrelado a um processo de certificao destes profissionais.

2/ 2

También podría gustarte