Está en la página 1de 3

Vaso Quebrado No Usado

O oleiro pega uma mo cheia de barro e faz deste uma bola; isto Deus fazendo o homem do p da terra. Cada vida o resultado da mo criadora de Deus (Is 64.8). Jr 18.1-6 = 2Tm 2.20-21 Uma mensagem para cada um de ns! bem possvel que cada um de ns j passou por este caminho em sua vida. Quantos j disseram um dia: Ah, se eu pudesse voltar atrs e comear tudo de novo! Ah, se eu tivesse uma outra chance! Eu fiz uma baguna em minha vida, por isso, se pudesse comear de novo faria diferente! Ou ento, alguns pensariam: no adianta mais, minha vida no presta j errei uma vez demais. Quem aqui, j no sonhou em ser algum muito importante, em ser rico, em ser isso ou aquilo; porm, tudo deu errado, porque tentou fazer em seu prprio poder, em suas prprias foras, etc. esta a situao em que encontramos Jeremias neste texto. Novamente o povo de Israel se encontrava sob o julgamento de Deus, eles desobedeceram e Deus mandou-lhes o castigo. A misso do profeta Jeremias era juntar os pedaos para se fazer algo til do povo desviado. Porm, o profeta desanimado refletia: Ser que j passou os limites de Deus, h ainda esperanas para este povo? Jeremias ento clama a Deus por uma resposta e Ele a concede no captulo 18, ou melhor, o lugar onde encontraria a resposta: Vai a casa do oleiro e l ouvirs as minhas palavras. Jeremias, ento, mais do que depressa se dirige casa do oleiro, na expectativa de que algum lhe falasse toda a resposta. Imaginem a sua surpresa, ele entra em uma barraquinha toda suja de poeira e cheia de vasos de barro. Ao entrar, ele nota um silncio, ningum falava absolutamente nada, ento, ele nota trs coisas de grande destaque. o oleiro : um velho curvado nas costas de tanto trabalhar sobre a roda. as rodas : sempre girando conforme a vontade do oleiro. o barro : poo de lama. Ento Jeremias comea a entender o porqu de Deus t-Lo mandado quele lugar ao ver estas coisas. ESPIRITUALMENTE: Deus o oleiro, a roda significa o passar do tempo e das circunstncias na vida e o barro representa o homem, p da terra. O oleiro pega uma mo cheia de barro e faz deste uma bola; isto Deus fazendo o homem do p da terra. Cada vida o resultado da mo criadora de Deus (Is 64.8). Coloca ento na roda da vida, o barro alguns dizem que assim a vida, ns no temos controle, um salto no escuro, porm sabemos eu isso no verdade. O oleiro comea a formar algo daquela massa de barro. O barro em si no tem valor, mas na mo do mestre pode se tornar uma obra de arte. Jeremias observa firmemente tudo isso, procura sentir o que Deus estava tentando dizer. A partir da, ele comea a notar as qualidades do oleiro: Ele um trabalhador dado ao trabalho: seus ps fazer girar a roda, as mos do forma ao

barro, seus olhos ficam fixos no objeto que se constituiria em um vaso. Desta forma Deus, trabalhando hoje e sempre. Seu trabalho individual: um vaso de cada vez. Trabalha com vasos um por um. Deus um Deus pessoal, d ateno a cada um e nada escapa a Sua vista. Ele nota cada detalhe, at mesmo quando cai um passarinho Ele nota e o nosso cabelo numerado. Trabalha construtivamente: fazendo algo lindo e que vale a pena fazer. Deus quer fazer isso conosco, quer fazer algo bom de ns, quer levar todos ns a morar com Ele. O Esprito Santo quer transformar a casinha do seu corao em um palcio! Trabalha inteligentemente: faz do barro algo que j tm planejado em sua mente. Ele o arquiteto com o plano, ele v o produto final. Assim, da mesma forma, Deus. Trabalha pacientemente: no muito rpido, pois um trabalho delicado. O oleiro representa Deus, uma pessoa com o poder de fazer o seu plano. Jeremias, atento, observa tudo isso ningum diz nada. De repente: BL! Tudo cai em pedaos. Quem o culpado? Tudo estava ficando to lindo. Qual a razo de ter quebrado? No era o mestre, ele fez tudo certo. No era a roda, ela estava girando como sempre. Era o barro . Algo no barro: talvez uma pedrinha, um foco de areia, algo no barro resistiu a mo do oleiro e tudo caiu em pedaos. Ento, o profeta notou que n podemos interferir na obra de Deus, podemos resistir ao trabalho que Ele quer fazer em nossas vidas (Rm 9.19-21). Ado e Eva fizeram isso. Os motivos: desobedincia, desrespeito, desonestidade, avareza, rebelio, etc. Jeremias conclui que j tm a mensagem de Deus e talvez vira para sair daquele local, triste. Deus queria fazer uma coisa boa com o barro (cada um de ns), porm o barro resistiu a mo do Mestre. Agora no tem mais chance, acabou, seu destino feito... Mas, note a 2 a parte do verso 4: ... tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. O mestre com compaixo rene as peas, cada uma delas. Faz novamente uma bola de barro e a coloca na roda, e com tempo e trabalho saiu um vaso mais bonito que o primeiro! LIO PARA NS: Pode-se comear de novo. Que bno! Para isso veremos trs passos neste novo comeo. (1) Crer que Deus tm um propsito para Sua Vida! (Ec 3.1)

VOC EST DESANIMADO??? Eis aqui um homem que: Faliu no comrcio aos 31 anos de idade. Perdeu para Estadual aos 32. Faliu novamente no comrcio aos 34.

Sim, Deus tm um propsito para voc, tinha para Elias, Moiss, Jonas, Saulo e Voc...

Aos 35, sua esposa faleceu. Teve colapso nervoso aos 36. Perdeu para Prefeito aos 38. Perdeu para Federal aos 43. Perdeu para Estadual aos 46. Perdeu para Federal aos 48. Perdeu para Senador aos 55. Perdeu para Vice-Presidente aos 56. Perdeu para Senador aos 58. Foi eleito Presidente dos EUA aos 60. Este homem foi Abraham Lincoln.
(2) Crer na pacincia de Deus (2Pe 3.8) Deus ir lhe dar uma outra chance. Um certo ateu religioso disse: Se existe Deus, que me mate em 60 segundos. Contando, blasfemando, jogando palavres, finalmente rindo, colocou o relgio no bolso e disse: Veja s, no existe Deus. Agora, pensem: como que uma pessoa como essa ir exaustar a pacincia de Deus em 60 segundos? (3) Crer na promessa de Deus (v.6) Assim sois vs na minha mo. H trs estgios na nossa atitude para com a vontade de Deus; primeiro, aprendemos a aceitla; segundo, concordamos com ela; e, finalmente, nos deleitamos nela! H uma segunda chance, um novo comeo, porm no espere muito... Jr 18.7-10 & 19.10-12 & 2Tm 2.20-21 Deus pode fazer o que voc deseja: Ou fazer um vaso bonito Ou deixar quebrado e vazio. Voc escolhe...

También podría gustarte