Está en la página 1de 8

CAPTAO E MANEJO DE GUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE REAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO

O DE 2005

UMA NOVA TECNOLOGIA DE CONSTRUO DE CISTERNAS USANDO COMO ESTRUTURA BSICAS TELA GALVANIZADA DE ALAMBRADO Harald Schistek 1 hskjua@superig.com.br RESUMO Para o sucesso da captao de gua da chuva para uso domiciliar, fundamental dispor de tecnologias que renam simplicidade de construo, alta resistncia e baixo custo. Trs fatores que parecem difceis a reunir sob um teto s. A cisterna de alambrado parece corresponder a estas trs exigncias. Enquadra-se na tecnologia de ferro-cimento, que garante alta resistncia. Alm disso, a construo possui baixo insumo de materiais e de grande simplicidade: em uma base de concreto se coloca uma tela de alambrado, de forma cilndrica, j no tamanho da futura cisterna. Para permitir a aplicao de argamassa, a tela envolta com sacaria do tipo usado para cebola. A aplicao de quatro camadas finas de argamassa confere a resistncia necessria parede. O teto consiste em segmentos fabricados de forma semelhante. A cisterna aqui apresentada possui uma capacidade de armazenamento de 16 m, porm facilmente seu volume pode ser ampliado ou reduzido, pela simples adio ou subtrao de alguns decmetros de tela. PALAVRAS-CHAVE: recursos hdricos, tecnologias, captao de gua de chuva INTRODUO A captao da gua da chuva representa para o Sem-rido Brasileiro um elemento indispensvel para a segurana hdrica, especialmente na parcela da regio de subsolo cristalino que abrange cerca de 80 % da rea e possui recursos subterrneos limitados, muitas vezes salobras. Para o uso humano, a captao de gua de chuva necessita de um reservatrio seguro e fechado, para que no haja vazamentos, nem evaporao. Ao longo dos anos, aps tentativas e experincias com diversos materiais como tijolos, pedras, materiais sintticos, tem-se mostrado reservatrios cilndricos de argamassa de cimento os mais resistentes. Nestes, a tecnologia de ferrocimento se destaca por sua grande resistncia e emprego reduzido de materiais. A tecnologia tradicional de ferro-cimento emprega diversas malhas de arame fino amarradas de arame numa estrutura de barras de ao que sustenta o prprio peso o da argamassa. A construo desta estrutura demorada e emprega sempre mais ao do que
1

Eng. Agrnomo, cooperante do Horizont3000, Viena,ustria, assessor do IRPAA, Juazeiro,BA

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

necessrio para a segurana do reservatrio. A tecnologia da cisterna de tela e arame 2 representa uma simplificao da tecnologia tradicional, mantendo, porm, o princpio bsico de ferro-cimento que garante resistncia e segurana contra vazamento. No se usam barras de ao verticais, mas sim uma frma de chapa de ao flexvel, removvel, em torno da qual fica enrolada a tela e em torno da tela, o arame galvanizado. A sustentao da parede, enquanto a argamassa fresca, assumida pela frma, que retirada aps a aplicao das duas camadas externas. O desafio para a nova tecnologia foi a eliminao da frma, sem abdicar da simplicidade e da segurana que o ferro-cimento oferece e da parede inteiria, sem emendas ou composio por elementos singulares. Um produto da indstria siderrgica, muito usado para separar espaos em ar livre, como residncias, estacionamentos etc, se oferecia como ideal: o alambrado, uma tela de dois metros de altura, de malha 15 cm x 5 cm, de arame galvanizado de 3 mm de dimetro, com uma resistncia a ruptura de 65/70 kgf/mm ligeiramente superior ao do arame 3,4 mm utilizado na construo de cisterna com frma de 50 kgf/mm, com mesmo volume de armazenamento. A tela fornecida em rolos de 25 metros de comprimento. A aplicao da argamassa em quatro camadas imita o princpio de materiais compostos, como chapas de madeira compensada ou vidro blindado. METODOLOGIA A construo segue os procedimentos bsicos da construo de cisterna com frma: no local da construo se retira a camada que contm matria orgnica normalmente em torno de 20 cm - e compacta o solo. Em seguida so colocadas duas camadas, de sete centmetros cada, uma de seixo rolado, outra de areia grossa (lavada), ambas compactadas, que servem de fundao. Dentro da camada seguinte, do contra-piso, colocada e fixada a tela de alambrado, Foto 1. Deve-se ter o cuidado de unir bem a parcela do concreto colocado do lado externo do cilindro de tela com a parte interna, Foto 2. O cilindro de tela precisa ser nivelado com nvel de mangueira.

Schistek, H., A Construo de Cisternas de Tela e Arame, Editora Fonte Viva, 1998

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

Foto 1 Colocando o alambrado

Foto 2 Unindo o concreto na base do alambrado

O passo seguinte, a colocao da primeira camada de argamassa, para estabilizar a tela e permitir a aplicao das camadas estruturais e vedantes, encontrou uma soluo surpreendente. O desafio foi encontrar alguma maneira que permitisse a segurar a primeira camada de argamassa junto tela de ao. Na tecnologia original de ferro-cimento se aplicam diversas camadas de tela de arame fino e na aplicao da massa, uma segunda pessoa segura do outro lado uma pea de compensado fino, ou semelhante, para a massa no cair no vazio. Mas esta no seria a proposta. Precisava encontrar uma soluo que segurasse a argamassa, com facilidade, sem encarecer a construo. No poderia ser algo de material orgnico, pois pela camada fina de argamassa pequenas quantidades de umidade penetram e decompem o material orgnico, o que causa estufamento e destruio do concreto. Como soluo se ofereceu a sacaria usada para cebola. Possui capacidade de 20 kg, feito de fio de polipropileno e tecido em malha tipo giro ingls. A malha bastante fina e no deixa a argamassa cair para o outro lado na hora da aplicao e suficientemente resistente para poder ser bem ajustado e esticado em torno do alambrado. So necessrio 25 sacos de cebola, previamente bem lavados que sero fixados com fitilho sinttico, uma volta a cada cinco centmetros, Foto 3. Com uma esptula flexvel de nilon se aplica a primeira camada de argamassa, para estabilizar a tela de alambrado, Foto 4. A sacaria no colocada como elemento estrutural, mas sim, como simples suporte para sustentar a aplicao da primeira camada de massa.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

Foto 3 Fixando o saco de cebola com fitilho

Foto 4 Aplicao da 1 camada de argamassa

Com a finalidade de evitar o movimento elstico da tela, causado pela aplicao da massa, o cilindro de tela deve ser fixado na sua posio com arame, esticado para o lado de fora, e escoras de madeira pelo lado de dentro. No dia seguinte aplica-se a segunda camada externa e nos dias subsequentes duas camadas internas, todas estas com uma espessura de aproximadamente um centmetro. A composio da argamassa de uma parte de cimento a duas partes de areia grossa (lavada, sem argila) e uma de areia mdia, do tipo usada para reboco de paredes. Duas observaes no podem deixar de serem feitas: -- a aplicao das camadas precisa ser realizada de uma vez s, sem interrupo; -- aps cada etapa a cisterna deve ser coberta por uma lona e a parede ser molhada copiosamente antes do prximo passo. Isto para permitir a cura da argamassa, e evitar o secamento precoce. O teto unicamente formado por 17 segmentos de placas, com armao de tela de alambrado e uma espessura de uma polegada. A foto 6 mostra os segmentos de tela cortados, e a Foto 5 a aplicao da segunda camada de argamassa na camada inferior ainda fresca.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

Foto 3 Colocando a segunda camada de argamassa

Foto 4 Os segmentos de armao das placas

bom lembrar que as placas da cobertura devem ser fabricadas como primeiro passo, antes de iniciar a construo da cisterna, pois o concreto necessita de tempo para curar e assim evitar a quebra das placas na hora da colocao. As placas so apoiadas no centro da cisterna em uma escora, Foto 7, colocadas nos suas posies em forma de uma telhado inclinado.

Foto 5 A escora com disco de madeira suporta as placas

Aps rejuntar e fixar as placas entre si e na parede da cisterna com argamassa, Foto 8, segue a colocao do piso, na espessura de trs centmetros, tudo com trao de uma parte de cimento para trs de areia grossa.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

Foto 6 A cisterna pronta com as placas rejuntadas

No final, nas paredes internas e no piso se aplica uma demo de nata de cimento.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados obtidos a partir da construo das cisterna de tela de alambrado mostram que esta tecnologia une segurana e simplicidade de construo. O custo se revelou ser o mais baixo de todos os hoje mais difundidos modelos de cisterna. Na Tabela seguinte segue a demonstrao dos insumos e seus respectivos preos. Tabela: Insumos e custo Item Seixo rolado Areia grossa Areia mdia Cimento Tela de alambrado Fitilho Saco de cebola novo
Preos de junho 2005

Quantidade 1,2 m 2,2 m 0,35 m 14,5 sacos 20 m 1 kg 25

Preo unitrio R$ 28,00 20,00 13,00 18,00 18,00 5,35 0,64 Total

Preo total R$ 33,60 44,00 4,55 261,00 360,00 5,35 16,00 724,50

CONCLUSES SUGESTES 1. A segurana desta tecnologia contra vazamentos e seu baixo custo, recomendam sua utilizao em programas governamentais de construo de cisternas e da sociedade civil, como no P1MC da ASA; 2. pela simplicidade da construo, dispensando de maiores conhecimento de pedreiro, se presta para aplicao em programas populares de construo de cisterna; 3. os preos indicados se referem praa de Juazeiro-BA. Encomendas de quantidades maiores, especialmente da tela de alambrado, obtero certamente preos mais vantajosos ainda.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS WATT, S.B., Ferrociment Water Tanks and Their Construction, IT Publication, London, 1978 NISSEN-PETERSEN, E., How to build a underground watertank with dome. ASAC consultants LDT, Kitui, Kenya, 1992 SHARMA, P.C., An Gopalratnam, V.S., Ferrociment water tank, International Ferrociment Information Center, Asian Insitute of Tecnology, Bangkok, Thailand, 1980 CHINDAPRSAIRT, P., e.a. A study and development of low-cost rainwater tank, Khon Kaen University, Thailand, 1986 GNADLINGER, J.G., A Busca da gua no Serto, IRPAA, Juazeiro-BA, Brasil, 2002 LENGEN, J., von, Manual do arquiteto descalo, Rio de Janeiro, Casa do Sonho, 2002 SCHISTEK, H., A Construo de Cisternas de Tela e Arame, Editora Fonte Viva, 1998 AGRADECIMENTOS Ao tcnico Jos Aparecido dos Santos, pela dedicao e esforo na preparao e realizao da construo.

5 Simpsio Brasileiro de Captao e Manejo de gua de Chuva, Teresina, PI, 11-14/07/2005

También podría gustarte