Está en la página 1de 39

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOIMENTA DA BEIRA


ANO LECTIVO 2008/2009

FILOSOFIA

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

Trabalho realizado por: Andreia Lopes, n3, 10A


Magda Pimenta, n13, 10A Marta Ferreira, n15, 10A Martha Santos, n16, 10A

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

ndice: Introduo3 Desenvolvimento4


TRABALHO .7 ABUSO SEXUAL.11 TRFICO DE CRIANAS13 INFANTIL.

Concluso.15 Bibliografia....17 Anexos...19

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Introduo

O tema Os direitos das crianas na vertente explorao infantil, foi por ns escolhido, por ser um assunto muito importante, muito actual e muitas vezes esquecido. As crianas necessitam de proteces especiais porque sendo crianas so dependentes, esto em processo de formao e so potencialmente vulnerveis. Isso importante considerando crianas em circunstncias difceis, que podem eventualmente necessitar de um maior apoio para usufruir da igualdade de direitos ou ser protegidas contra a violncia, a explorao, o abuso e a negligncia. Ento os direitos das crianas no so iguais para todas elas? Tero todas direito a uma infncia feliz? Pensamos que no. As crianas que so exploradas nunca iro crescer felizes e com sucesso, porque nunca lhes foi dada essa possibilidade de escolha! Logo, no existem direitos de igualdade entre as crianas!?! Mas porque que h desigualdades no mundo? Porque ser que s crianas no devido o mesmo respeito que aos adultos?

Mesmo conscientes de que as crianas so o futuro, as suas vozes so muitas vezes ignoradas. Milhes de crianas vivem na pobreza e em ambientes de violncia, mesmo nos pases desenvolvidos. Mais de dez milhes morrem por doena antes de cumprir cinco anos e uma em cada dez no frequenta o ensino bsico. Outras so exploradas e no usufruem da sua infncia. O que fazer para proteg-las?

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Desenvolvimento

Foi a 20 de Novembro de 1989 que foi adoptada pelas Naes Unidas a Conveno sobre os Direitos da Criana. Este documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais os direitos civis e polticos, e tambm os direitos econmicos, sociais e culturais de todas as crianas. A conveno sobre os direitos da criana tem 54 artigos. Estes direitos podem ser divididos por 4 categorias. So elas: Os direitos sobrevivncia (ex. o direito a cuidados adequados); Os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito educao); Os direitos relativos proteco (ex. o direito de ser protegida contra a explorao); Os direitos de participao (ex. o direito de exprimir a sua prpria opinio).

Quando falamos em direitos humanos, referimo-nos a seres vivos racionais e aqui inclumos as crianas como tendo os seus prprios direitos. Inmeros direitos das crianas originam discusses como esta: Se toda a criana tem direito vida, as mulheres tm ou no direito a abortar? por isso, at que ponto os direitos das crianas interferem com os direitos da mulher, do cidado e da Humanidade? A verdade que as crianas so o futuro e devemos coloc-las em primeiro lugar, tratando-as bem e no deixando que nada de mal lhes acontea. Condenamos, assim, toda a gente capaz de maltratar uma criana e

consequentemente a Humanidade. Assim como, juntar dois mais dois igual a quatro, o passado foram as crianas, o presente so as crianas e o futuro sero as crianas. Por isso, porque ser que h tanta desigualdade no mundo? H crianas a passar fome, sem tecto, sem roupa, a morrer enquanto outras vivem o seu dia-a-dia no conforto de uma casa, com o carinho de uma famlia, com todos os bens a que tm direito, mas no entanto no do valor s pequenas, mas valiosas coisas todas as crianas tm direito a ser criana, e no apenas algumas!

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

H crianas que so exploradas como mo-de-obra barata. H crianas que so exploradas sexualmente. H crianas a serem maltratadas at pelos prprios pais. H crianas a serem traficadas. Ser isto justo? Ser isto moralmente correcto? Afinal onde ficam os valores? Vivemos no sculo XXI, todas as crianas deveriam ter os seus direitos salvaguardados.

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Toda criana tem direito ateno e ao amor

Todas as crianas so iguais

Toda criana tem direito a uma boa alimentao

Toda criana tem direito a uma boa sade

Toda criana tem direito ao lazer

Toda criana tem direito de ir escola

Nenhuma criana deve ser vtima da guerra

Nenhuma criana deve ser vtima de abusos sexuais

Toda criana pode se expressar livremente

Toda criana pode praticar sua religio

Nenhuma criana deve ser maltratada

Nenhuma criana deve ser explorada pelo trabalho

Toda criana pode se unir a outras crianas

Toda criana pode receber informaes para seu bem

Deve ser dada prioridade s crianas refugiadas

Deve ser dada prioridade s crianas portadoras de deficincias

Deve ser dada prioridade s crianas em conflitos legais

Deve ser dada prioridade s crianas sem famlia

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

TRABALHO INFANTIL:
Sabemos que, alguns tipos de trabalho so contribuies teis e positivas para o desenvolvimento das crianas. O trabalho que no viola os direitos das crianas pode ensin-las a ter responsabilidades e a desenvolver competncias especficas que as iro beneficiar e ao resto da sociedade. No entanto, em todo o mundo, milhes de crianas desempenham trabalhos extremamente duros em condies perigosas, colocando a sua sade, a sua educao, o seu desenvolvimento pessoal e social e mesmo as suas vidas em risco. Ser que quando uma criana vtima de trabalho infantil no estar a ser usada como um meio para se atingir determinados fins? A explorao da mo-de-obra infantil ter justificao? Sim. A principal razo pela qual as crianas trabalham a pobreza das suas famlias (algumas crianas at trabalham para a sua subsistncia). Mas tambm existem outros factores que condicionam o trabalho das crianas, tais como, a violncia, a falta de oportunidades educativas, profissionais e de realizao pessoal. Por outro lado, a mo-de-obra barata uma estratgia econmica para alguns. Chamamos explorao do trabalho infantil porque no traz qualquer benefcio para as crianas. A explorao do trabalho infantil envolve crianas que:

Comeam a trabalhar desde muito pequenas; Usam ferramentas perigosas ou pesticidas qumicos; Trabalham muitas horas com pouco ou nenhum tempo para ir escola, brincar ou descansar; Sofrem abusos psicolgicos, fsicos e sexuais; Recebem pouco ou nada. Sobretudo na frica e na Amrica Latina, as crianas so empregues geralmente

nestas condies de perigo e de explorao. Muitas delas trabalham nas plantaes de caf, banana, acar e cacau.

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

A explorao da mo-de-obra infantil mais comum nos pases subdesenvolvidos, principalmente no meio rural, sendo uma das principais causas da explorao do trabalho infantil, a pobreza. A atitude dos pais, frente ao trabalho de seus filhos, muitas vezes de incentivo, sobretudo, porque se trata de um complemento da renda familiar, uma questo de subsistncia. No entanto, a criana torna-se vtima de consequncias irreparveis: prejuzos para o desenvolvimento educacional (o que em muitos casos se reflecte na reproduo do ciclo de misria); leses sade; desperdiar da infncia (impossibilitando o convvio social, o lazer e a educao); entre outras violaes de direitos fundamentais. Devemos ter em conta que todas as crianas so seres humanos e como tal tm direitos! Mas na prtica do trabalho infantil, existem valores que no so respeitados e que so muito importantes, tais como, a dignidade, a vida, a justia, a igualdade, a liberdade... Para a criana crescer tendo a oportunidade de ser feliz, necessrio colocar em causa os direitos e liberdades fundamentais das crianas, isto , lutar contra a explorao do trabalho infantil, em defesa de uma sociedade mais justa, onde todas as crianas, de igual modo, possam ver os seus direitos respeitados.

11 Factos sobre o trabalho infantil: 1. A maioria das crianas tem menos de 10 anos. 2. A maioria das crianas que trabalham vive na sia, em frica e na Amrica Latina. Mas at na Europa h muitas crianas a trabalhar. 3. Sabias que a maioria das crianas que trabalham so raparigas? 4. Quase todas as crianas que trabalham fazem-no em casa sem serem pagas. 5. H crianas que tm que trabalhar em plantaes de cacau, caf, laranjas ou cana do acar. H crianas que trabalham na rua a vender doces e bebidas - s vezes at tm que pedir esmolas. Algumas crianas trabalham em depsitos de lixo a procurar coisas para vender de novo. Outras crianas trabalham na rua a engraxar sapatos. 6. O trabalho que a maioria das crianas faz mau para a sua sade pois tm que fazer demasiado esforo e muitas vezes mais do que dez horas por dia.

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL


7. Muitas crianas trabalham em vez de irem escola.

22 Maio 2009

8. Quase uma em cada seis crianas do mundo entre os 5 e os 17 anos tem que trabalhar. Isto significa mais de 240 milhes! Em Portugal vivem s 10 milhes de pessoas. 9. Sabias que o trabalho infantil proibido em quase todos os stios do mundo? Todos os pases assinaram um acordo chamado Conveno sobre os Direitos da Criana. Este acordo diz que no se pode obrigar nenhuma criana a trabalhar quando este trabalho a prejudica. 10. As crianas ajudam a fazer coisas como t-shirts, chocolates, bolas, sumo de laranja, sapatilhas de ginstica, brinquedos de plstico e muitas outras. 11. Em cada trs crianas, duas trabalham na agricultura. Trabalham nas plantaes de algodo do Egipto ou nas plantaes de laranjas do Brasil; na colheita do ch no Nepal ou nas plantaes de cacau da Costa do Marfim. www_kidz-at-work_net - Trabalho infantil - 11 factos.htm

Poderemos ento afirmar que as nossas aces tm sido moralmente correctas?

Se analisarmos a questo acima colocada luz das ticas de Kant e de Mill temos: Para Kant, nunca devemos utilizar o Homem como um meio para se atingir determinados fins mas sempre como um fim em si prprio. Segundo Kant o valor moral das aces depende do respeito pelos princpios, logo leva ao cumprimento do dever por dever ou universalidade da mxima tomada como regra de aco. Com isto j se conclui que para Kant este acto do trabalho infantil condenado moralmente. Para Mill, o valor moral das aces depende das suas consequncias, assim uma aco considerada boa se traz felicidade (ausncia de dor, prazer) para o maior nmero de pessoas, mesmo se houver a instrumentalizao do Homem! Assim sendo, poderamos afirmar que para Mill a prtica do trabalho infantil poderia ser considerada moralmente correcta!? Sim, este acto iria proporcionar felicidade para o maior nmero de pessoas, na medida que o Homem iria usufruir do trabalho daquelas crianas.

10

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Ns no podemos concordar com a posio de Mill, que no tem em conta a instrumentalizao das crianas, a sua dignidade e os seus direitos individuais s para proporcionar maior felicidade a outros. Estaramos a pr em causa todos os valores que conduzem a aco humana. A Conscincia Moral deixaria de ter sentido e a tica passaria a ser s uma palavra.

11

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

ABUSO SEXUAL:
Um outro factor desconcertante que destri a nossa sociedade e que atinge directamente a infncia e a juventude, o abuso sexual. O abuso sexual de menores corresponde a qualquer acto sexual abusivo praticado contra uma criana ou adolescente. uma forma de abuso infantil. Embora geralmente o abusador seja uma pessoa adulta, pode acontecer tambm um adolescente abusar sexualmente de uma criana. Num sentido estrito, o termo "abuso sexual" corresponde ao acto sexual obtido por meio de violncia, coao irresistvel, chantagem, ou como resultado de alguma condio debilitante ou que prejudique razoavelmente a conscincia e o discernimento, tal como a excessiva sonolncia, ou o uso de bebidas alcolicas e/ou de outras drogas. No caso de sexo com crianas pr-pberes ou com adolescentes abaixo da idade de consentimento (a qual varia conforme a legislao de cada pas), o abuso sexual legalmente presumido, independentemente se houve ou no violncia real. Num sentido mais amplo, embora de menor exactido, o termo "abuso sexual de menores" pode designar, tambm, qualquer forma de explorao sexual de crianas e adolescentes, incluindo o incentivo prostituio, a escravido sexual, a migrao forada para fins sexuais, o turismo sexual, e a pornografia infantil. Os indivduos que cometem abusos sexuais so designados de pedfilos. Pedofilia o desvio sexual "caracterizado pela atraco por crianas ou adolescentes sexualmente imaturos, com os quais os portadores do vazo ao erotismo pela prtica de obscenidades ou de actos libidinosos (Croce, 1995). Perverso um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais e/ou ortodoxos para um determinado grupo social. Ser ento este um acto voluntrio? Sem dvida. O pedfilo um indivduo aparentemente normal, inserido na sociedade. Costuma ser "uma pessoa acima de qualquer suspeita" aos olhos desta, o que facilita a sua actuao. Geralmente age sem violncia, actuado de forma sedutora, conquistando a confiana da criana, seduzindo-a muitas vezes com ofertas de objectos ou dinheiro, e

12

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

ameaando-a a fim de garantir o seu silncio. Mas h casos em que se pode tornar violento e at matar as suas vtimas. O abuso, pode durar anos, s cessando quando a criana, j uma adulta, se liberta daquela relao patolgica. H quem explique esta aco com base em condicionantes fisico-biolgicas (orientao sexual), psicolgicas (desordem mental) e histrico-culturais (abuso sexual na infncia). Ns pensamos que simplesmente uma aberrao da natureza. Associada pedofilia aparece tambm a pornografia infantil. Esta, uma forma ilegal de pornografia que utiliza crianas pr-pberes, ou, num sentido mais amplo, crianas e adolescentes menores de idade. Tambm considerada crime na grande maioria dos pases do mundo. Alguns pases possuem leis proibindo o uso da Internet para recrutar menores com a inteno de realizar o acto sexual, virtual ou no. Em termos genricos, o crime de "Pornografia de menores" inclui, entre outras formas, a divulgao, a utilizao, produo, distribuio e exibio de fotografias, filmes ou gravaes pornogrficas em que um menor seja parte, assim como a mera aquisio ou deteno dos referidos materiais. As principais vtimas so raparigas, embora os rapazes tambm sejam atingidos, as quais podem ser abusadas nas ruas ou em suas prprias casas. Nas ruas podem ser exploradas comercialmente, como meras mercadorias, sofrendo uma espcie de mercantilizao da sexualidade (prostituio infantil). J em suas casas, esta violncia apresenta-se como um abuso intrafamiliar (incesto) e, por isso mesmo, de difcil identificao por parte das autoridades possibilitando a existncia de um ciclo de violncia. Seja nas ruas ou no seio familiar, o abuso sexual atinge todas as classes sociais e grupos na sociedade, e, incontestavelmente, provoca danos bio-psico-sociais irreparveis, restando vtima carregar as suas desastrosas consequncias ao longo de toda a sua existncia; um quadro chocante, composto no s pelos agressores directos, mas tambm por aqueles que, apesar de terem conhecimento de tais factos criminosos, se isentam da responsabilidade de fazer a denncia s autoridades competentes, fazendo das suas omisses, importante contribuio para a impunidade e para a continuidade das actividades de abuso sexuais de crianas e adolescentes.

13

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

TRFICO DE CRIANAS:
O trfico de crianas afecta quase todos os pases africanos sobre os quais existem dados disponveis, tanto como pases de origem como de destino, segundo um relatrio divulgado pelo Centro de Investigao Innocenti da UNICEF em Florena. As causas mais profundas do trfico so muito variadas e diferem frequentemente de pas para pas. No entanto, possvel observar os seguintes fenmenos: o trfico ocorre quando o ambiente que protege a criana entra em colapso devido a factores como conflitos, dificuldades econmicas ou prticas discriminatrias. Algumas atitudes e prticas tradicionais, o casamento precoce e a falta de um registo de nascimento, aumentam ainda mais a vulnerabilidade das crianas e das mulheres. A falta do registo de nascimento - logo, a impossibilidade de provar uma identidade nacional torna a identificao das vtimas extremamente difcil. A pobreza pode criar uma situao de desespero para muitas mulheres e crianas, tornando-as alvos fceis para a manipulao. Outros factores importantes so a explorao sexual e econmica, nomeadamente a procura por mo-de-obra barata para trabalho domstico e agrcola. A procura por crianas-soldado no quadro de conflitos; a procura relacionada com a adopo e o trfico de rgos tm tambm algum peso e devem ser objecto de mais investigao, afirma um estudo da UNICEF. A abordagem da UNICEF ao problema do trfico infantil baseia-se em anlises aprofundadas sobre o contexto em que ocorre. As actividades podem variar de pas para pas ou entre regies. As crianas s ficaro a salvo do trfico quando viverem num ambiente que as proteja desta inadmissvel violao dos seus direitos, afirma Carol Bellamy. Um ambiente protector inclui os seguintes elementos: escolarizao, leis inequvocas que penalizem seriamente os autores da explorao infantil, governos verdadeiramente empenhados na luta contra o trfico, comunidades cientes dos perigos que as crianas enfrentam. E pressupe-se ainda, que os mdia participem nos esforos de sensibilizao das comunidades, que as foras da ordem no sejam corruptas e existam sistemas de controlo eficazes na identificao das comunidades em risco. Um relatrio da UNICEF pede aos governos Africanos que adoptem as seguintes medidas importantes contra o trfico: - O Plano de Aco Regional Africano para combater o trfico de seres humanos; - A elaborao de medidas contra o trfico que sejam abrangentes e integradas e que sejam dirigidas aos vrios nveis da sociedade.

14

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

- Um compromisso mais forte por parte dos governos africanos a favor da promoo e proteco dos direitos humanos das actuais e potenciais vtimas de trfico.
http://www.unicef.pt/docs/pdf/04_04_23_trafico_de_seres_humanos_em_africa.pdf

E pensvamos ns que vivamos num Estado de Direito!? Se o direito o conjunto de normas que regulam as relaes entre os cidados, estabelecendo tambm as formas de punio para a violao dessas normas, ento porque que esse Estado no exerce a sua autoridade no sentido de fazer cumprir essas normas? Pensamos que h ainda muito para fazer.

15

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Concluso

De tudo que at aqui foi apresentado, pode-se constatar que este um contexto inegavelmente inquietante para todos os que se preocupam com a construo de uma sociedade mais humana, mais igual e mais respeitadora. Mas ento perguntamos: Como combater as desigualdades sociais que promovem a explorao infantil? importante salientar que existem organizaes que lutam pelos direitos das crianas. Temos por exemplo: a UNICEF que uma organizao que trabalha para esse fim (a defesa dos direitos das crianas e consequente eliminao/combate ao trabalho infantil); o PETI (Programa de Erradicao do Trabalho Infantil); entre outras. J foram propostas solues pelas organizaes, para acabar com o trabalho infantil. Seguem-se alguns exemplos: * A denncia de todas as formas e situaes de explorao de crianas; * A promoo de aces de sensibilizao/formao; * Celebrar o dia Mundial contra o trabalho infantil (12 de Junho)

No compete a este trabalho oferecer infalveis solues para o retrocesso do actual quadro social do mundo, mas uma convico ns temos (no s sobre os direitos das crianas e adolescentes, mas sobre o respeito de todos os Direitos Humanos), a de que tanto para o mbito domstico ou pblico, com esforos individuais, colectivos, legislativos, judicirios ou executivos, imprescindvel que toda a aco tenha como base a educao, pois este o processo de combate s desigualdades e desumanizao social (resultante da misria, da barbrie, do individualismo, do consumismo, etc.), portanto, trata-se de um processo de aprendizagem ao qual, sistematicamente, todos ns devemos ser submetidos!

Um mundo para as crianas aquele onde todas as crianas adquirem a melhor base possvel para a sua vida futura, onde tm acesso ao ensino bsico de qualidade, includa a educao bsica obrigatria e gratuita para todos. aquele mundo onde todas as crianas e adolescentes desfrutam de vrias oportunidades para desenvolver a sua capacidade

16

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

individual num meio seguro e propcio. Deve-se promover, como parte das prioridades globais e nacionais, sempre num dilogo intercultural (que leva a que se estabeleam critrios/leis universais), o desenvolvimento fsico, psicolgico, espiritual, social, emocional, cognitivo e cultural das crianas. Ou seja, se segussemos a teoria de justia de Rawls e os seus princpios de Liberdade Bsica e de Igualdade, poderamos diminuir gradualmente as desigualdades na distribuio dos bens entre ricos e pobres e entre pases ricos e pases pobres, ao mesmo tempo que atingiramos o equilbrio entre a liberdade individual e a igualdade. Resumindo, achamos que os direitos das crianas no esto a ser respeitados nem defendidos por quem o deveria fazer num estado de direito. Constatamos que as leis existentes so ainda ineficazes, pois as penas aplicadas parecem defender os interesses dos abusadores e no de quem deveriam: as crianas. Conclumos ento: A explorao infantil uma realidade com vrias facetas que resulta de desigualdades sociais.

17

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Bibliografia
Livros:
Alves, Ftima/ Ardes, Jos / Carvalho, Jos; Pensar Azul; Lisboa; Texto Editores; 2007; p. 49, 76, 101, 105, 116, 125, 132-133, 163-164.

Imagens:
http://4.bp.blogspot.com/_2yUZbifpil4/SEKyOlbVfnI/AAAAAAAAAbA/jIw9GO5zALY/s400/DIREITOS+D A+CRIAN%C3%87A.jpg

Informao da Internet: UNICEF


As crianas tm direitos;http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2; pginas consultadas em 18/04/2009 O trfico de seres humanos, incluindo crianas, afecta quase todos os pases africanos ; http://www.unicef.pt/lista.php?mid=18101114&m=5&sid=1810111412&lid=18101311&cid=1810131110; pginas consultadas em 18/04/2009

PETI (GOV)
O que a explorao do trabalho infantil"; http://www.peti.gov.pt/peeti_menu.asp?menuID=1; pginas consultadas em 18/04/2009 Glossrio; http://www.peti.gov.pt/peeti_1_glossario.asp?menuID=11&termoID=96; pginas

consultadas em 18/04/2009 Glossrio; http://www.peti.gov.pt/peeti_1_glossario.asp?menuID=11&termoID=6; pginas

consultadas em 18/04/2009

LINHA ALERTA
Pornografia de menores; http://linhaalerta.internetsegura.pt/index.php? option=com_content&view=article&id=14&Itemid=45&lang=pt; pginas consultadas em 19/04/2009

WIKIPDIA
Pedofilia; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedofilia; pginas consultadas em 19/04/2009 Trabalho Infantil; http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_infantil; pginas consultadas em 19/04/2009 Abuso Sexual; http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_sexual; pginas consultadas em 19/04/2009 Abuso Sexual de Menores; http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_sexual_de_menores; pginas consultadas em 25/04/2009

18

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Pornografia Infantil; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pornografia_infantil; pginas consultadas em 25/04/2009 Turismo Sexual; http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_sexual; pginas consultadas em 25/04/2009 Perverso 25/04/2009 Sexual; http://pt.wikipedia.org/wiki/Pervers%C3%A3o; pginas consultadas em

MIDOS SEGUROS NA NET


Pornografia Infantil: A Situao Portuguesa;http://www.miudossegurosna.net/artigos/2006-0428.html; pginas consultadas em 25/04/2009

ALM-MAR
Trabalho 25/04/2009 TRABALHO INFANTIL: 352 milhes de crianas desconhecem a infncia; http://www.alemmar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFlAlEulEdKETSmYY; consultadas em 25/04/2009 No nos deixam brincar ; http://www.alem-mar.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi? redirect=EEuupVyEAFYOmhmCgB; pginas consultadas em 25/04/2009 pginas infantil Crianas exigem direito infncia; http://www.alem-mar.org/cgipginas consultadas em

bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEFZEVVEpZvhrNCJAq;

Anexos:
Protocolo Facultativo Conveno sobre os Direitos da Criana relativo venda de crianas, prostituio e pornografia infantis

19

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL


Adoptado pela Assembleia Geral nas Naes Unidas em 25 de Maio de 2000 e ratificado por Portugal em 16 de Maio de 2003. Os Estados Partes no presente Protocolo,

22 Maio 2009

Considerando que, para melhor realizar os objectivos da Conveno sobre os Direitos da Criana e a aplicao das suas disposies, especialmente dos artigos 1., 11., 21., 32., 33., 34., 35. e 36., seria adequado alargar as medidas que os Estados Partes devem adoptar a fim de garantir a proteco da criana contra a venda de crianas, prostituio e pornografia infantis, Considerando tambm que a Conveno sobre os Direitos da Criana reconhece o direito da criana a ser protegida contra a explorao econmica e contra a sujeio a qualquer trabalho susceptvel de ser perigoso ou comprometer a sua educao, prejudicar a sua sade ou o seu desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social, Gravemente inquietos perante o significativo e crescente trfico internacional de crianas para fins de venda de crianas, prostituio e pornografia infantis, Profundamente inquietos com a prtica generalizada e contnua do turismo sexual, qual as crianas so especialmente vulnerveis, na medida em que promove directamente a venda de crianas, prostituio e pornografia infantis, Reconhecendo que determinados grupos particularmente vulnerveis, nomeadamente as raparigas, se encontram em maior risco de explorao sexual, e que se regista um nmero desproporcionadamente elevado de raparigas entre as vtimas de explorao sexual, Inquietos com a crescente disponibilizao de pornografia infantil na Internet e outros novos suportes tecnolgicos, e recordando a Conferncia Internacional sobre o Combate Pornografia Infantil na Internet (Viena, 1999) e, em particular, as suas concluses que apelam criminalizao mundial da produo, distribuio, exportao, transmisso, importao, posse intencional e publicidade da pornografia infantil, e sublinhando a importncia de uma cooperao e parceria mais estreitas entre os Governos e a indstria da Internet, Acreditando que a eliminao da venda de crianas, prostituio e pornografia infantis ser facilitada pela adopo de uma abordagem global que tenha em conta os factores que contribuem para a existncia de tais fenmenos, nomeadamente o subdesenvolvimento, a pobreza, as desigualdades econmicas, a iniquidade da estrutura scio-econmica, a disfuno familiar, a falta de educao, o xodo rural, a discriminao sexual, o comportamento sexual irresponsvel dos adultos, as prticas tradicionais nocivas, os conflitos armados e o trfico de crianas, Acreditando que so necessrias medidas de sensibilizao pblica para reduzir a procura que est na origem da venda de crianas, prostituio e pornografia infantis, e acreditando tambm na importncia de reforar a parceria global entre todos os agentes e de aperfeioar a aplicao da lei a nvel nacional, Tomando nota das disposies dos instrumentos jurdicos internacionais pertinentes em matria de proteco das crianas, nomeadamente a Conveno da Haia sobre a Proteco das Crianas e a Cooperao Relativamente Adopo Internacional, a Conveno da Haia sobre os Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianas, a Conveno da Haia sobre a Jurisdio, Direito Aplicvel,

20

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Reconhecimento, Aplicao e Cooperao Relativamente Responsabilidade Parental e Medidas para a Proteco das Crianas, e a Conveno n. 182 da Organizao Internacional do Trabalho, Relativa Interdio das Piores Formas de Trabalho das Crianas e Aco Imediata com vista Sua Eliminao, Encorajados pelo apoio esmagador Conveno sobre os Direitos da Criana, demonstrativo da existncia de um empenho generalizado na promoo e proteco dos direitos da criana, Reconhecendo a importncia da aplicao das disposies do Programa de Aco para a Preveno da Venda de Crianas, Prostituio e Pornografia Infantis e da Declarao e Programa de Aco adoptados no Congresso Mundial contra a Explorao Sexual Comercial de Crianas, realizado em Estocolmo de 27 a 31 de Agosto de 19962, e outras decises e recomendaes pertinentes dos organismos internacionais competentes, Tendo devidamente em conta a importncia das tradies e dos valores culturais de cada povo para a proteco e o desenvolvimento harmonioso da criana, Acordam no seguinte: Artigo 1. Os Estados Partes devero proibir a venda de crianas, a prostituio infantil e a pornografia infantil, conforme disposto no presente Protocolo. Artigo 2. Para os fins do presente Protocolo: a) Venda de crianas significa qualquer acto ou transaco pelo qual uma criana seja transferida por qualquer pessoa ou grupo de pessoas para outra pessoa ou grupo contra remunerao ou qualquer outra retribuio; b) Prostituio infantil significa a utilizao de uma criana em actividades sexuais contra remunerao ou qualquer outra retribuio; c) Pornografia infantil significa qualquer representao, por qualquer meio, de uma criana no desempenho de actividades sexuais explcitas reais ou simuladas ou qualquer representao dos rgos sexuais de uma criana para fins predominantemente sexuais. Artigo 3. 1. Todos os Estados Partes devero garantir que, no mnimo, os seguintes actos e actividades sejam plenamente abrangidos pelo seu direito criminal ou penal, quer sejam cometidos a nvel interno ou transnacional ou numa base individual ou organizada: a) No contexto da venda de crianas, conforme definida na alnea a) artigo 2.: i) A oferta, entrega, ou aceitao de uma criana, por qualquer meio, para fins de: a. Explorao sexual da criana; b. Transferncia dos rgos da criana com inteno lucrativa; c. Submisso da criana a trabalho forado; ii) A induo do consentimento de forma indevida, como intermedirio, para a adopo de uma criana em violao dos instrumentos internacionais aplicveis em matria de adopo: b) A oferta, obteno, procura ou entrega de uma criana para fins de prostituio infantil, conforme definida na alnea b) artigo 2.;

21

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

c) A produo, distribuio, difuso, importao, exportao, oferta, venda ou posse para os anteriores fins de pornografia infantil, conforme definida na alnea c) do artigo 2.; 2. Sem prejuzo das disposies da lei interna do Estado Parte, o mesmo se aplica tentativa de cometer qualquer destes actos e cumplicidade ou participao em qualquer destes actos. 3. Todos os Estados Partes devero penalizar estas infraces com penas adequadas que tenham em conta a sua grave natureza. 4. Sem prejuzo das disposies da sua lei interna, todos os Estados Partes devero adoptar medidas, sempre que necessrio, para estabelecer a responsabilidade das pessoas colectivas pelas infraces enunciadas no n. 1 do presente artigo. De acordo com os princpios jurdicos do Estado Parte, a responsabilidade das pessoas colectivas poder ser penal, civil ou administrativa. 5. Os Estados Partes devero adoptar todas as medidas legislativas e administrativas adequadas a fim de garantir que todas as pessoas envolvidas na adopo de uma criana actuam em conformidade com os instrumentos jurdicos internacionais aplicveis. Artigo 4. 1. Todos os Estados Partes devero adoptar as medidas que possam ser necessrias para estabelecer a sua competncia relativamente s infraces previstas no artigo 3., n. 1, caso essas infraces sejam cometidas no seu territrio ou a bordo de um navio ou aeronave registado nesse Estado. 2. Cada Estado Parte poder adoptar as medidas que possam ser necessrias para estabelecer a sua competncia relativamente s infraces previstas no artigo 3., n. 1, nos seguintes casos: a) Caso o alegado autor seja nacional desse Estado ou tenha a sua residncia habitual no respectivo territrio; b) Caso a vtima seja nacional desse Estado. 3. Todos os Estados Partes devero adoptar tambm as medidas que possam ser necessrias para estabelecer a sua competncia relativamente s infraces acima referidas sempre que o alegado autor se encontre no seu territrio e no seja extraditado para outro Estado Parte com fundamento no facto de a infraco ter sido cometida por um dos seus nacionais. 4. O presente Protocolo no prejudica qualquer competncia penal exercida em conformidade com a lei interna. Artigo 5. 1. As infraces previstas no artigo 3., n. 1, sero consideradas includas em qualquer tratado de extradio existente entre os Estados Partes e sero includas em qualquer tratado de extradio que venha a ser concludo entre eles subsequentemente, em conformidade com as condies estabelecidas nesses tratados. 2. Sempre que a um Estado Parte que condiciona a extradio existncia de um tratado for apresentado um pedido de extradio por um outro Estado Parte com o qual no tenha celebrado qualquer tratado de extradio, esse Estado pode considerar o presente Protocolo como base jurdica da extradio relativamente a essas infraces. A extradio ficar sujeita s condies previstas pela lei do Estado requerido.

22

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

3. Os Estados Partes que no condicionam a extradio existncia de um tratado devero reconhecer essas infraces como passveis de extradio entre si, nas condies previstas pela lei do Estado requerido. 4. Tais infraces sero consideradas, para fins de extradio entre os Estados Partes, como tendo sido cometidas no apenas no local onde tenham ocorrido mas tambm nos territrios dos Estados obrigados a estabelecer a sua competncia em conformidade com o artigo 4.. 5. Sempre que seja apresentado um pedido de extradio relativamente a uma infraco prevista no artigo 3., n. 1, e caso o Estado Parte requerido no possa ou no queira extraditar com fundamento na nacionalidade do infractor, esse Estado dever adoptar medidas adequadas para apresentar o caso s suas autoridades competentes para efeitos de exerccio da aco penal. Artigo 6. 1. Os Estados Partes devero prestar-se mutuamente toda a colaborao possvel no que concerne a investigaes ou processos criminais ou de extradio que se iniciem relativamente s infraces previstas no artigo 3., n. 1, incluindo assistncia na recolha dos elementos de prova ao seu dispor que sejam necessrios ao processo. 2. Os Estados Partes devero cumprir as suas obrigaes ao abrigo do n. 1 do presente artigo em conformidade com quaisquer tratados ou outros acordos sobre assistncia judiciria recproca que possam existir entre eles. Na ausncia de tais tratados ou acordos, os Estados Partes devero prestar-se assistncia mtua em conformidade com as disposies da sua lei interna. Artigo 7. Os Estados Partes devero, em conformidade com as disposies da sua lei interna: a) Adoptar medidas a fim de providenciar pela apreenso e o confisco, conforme necessrio, de: i) Bens tais como materiais, valores e outros instrumentos utilizados para cometer ou facilitar a comisso das infraces previstas no presente Protocolo; ii) Produtos derivados da prtica dessas infraces; b) Satisfazer pedidos de outro Estado Parte para apreenso ou confisco dos bens ou produtos enunciados na alnea a) i); c) Adoptar medidas destinadas a encerrar, temporria ou definitivamente, as instalaes utilizadas para cometer tais infraces. Artigo 8. 1. Os Estados Partes devero adoptar medidas adequadas para proteger, em todas as fases do processo penal, os direitos e interesses das crianas vtimas das prticas proibidas pelo presente Protocolo, em particular: a) Reconhecendo a vulnerabilidade das crianas vtimas e adaptando os procedimentos s suas necessidades especiais, incluindo as suas necessidades especiais enquanto testemunhas; b) Informando as crianas vtimas a respeito dos seus direitos, do seu papel e do mbito, durao e evoluo do processo, e da soluo dada ao seu caso;

23

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

c) Permitindo que as opinies, necessidades e preocupaes das crianas vtimas sejam apresentadas e tomadas em considerao nos processos que afectem os seus interesses pessoais, de forma consentnea com as regras processuais do direito interno; d) Proporcionando s crianas vtimas servios de apoio adequados ao longo de todo o processo judicial; e) Protegendo, sempre que necessrio, a privacidade e identidade das crianas vtimas e adoptando medidas em conformidade com a lei interna a fim de evitar uma imprpria difuso de informao que possa levar identificao das crianas vtimas; f) Garantindo, sendo caso disso, a segurana das crianas vtimas, bem como das suas famlias e testemunhas favorveis, contra actos de intimidao e represlias; g) Evitando atrasos desnecessrios na deciso das causas e execuo de sentenas ou despachos que concedam indemnizao s crianas vtimas; 2. Os Estados Partes devero garantir que a incerteza quanto verdadeira idade da vtima no impea o incio das investigaes criminais, nomeadamente das investigaes destinadas a apurar a idade da vtima. 3. Os Estados Partes devero garantir que, no tratamento dado pelo sistema de justia penal s crianas vtimas das infraces previstas no presente Protocolo, o interesse superior da criana seja a considerao primacial. 4. Os Estados Partes devero adoptar medidas destinadas a garantir a adequada formao, em particular nos domnios do direito e da psicologia, das pessoas que trabalham junto das vtimas das infraces proibidas nos termos do presente Protocolo. 5. Os Estados Partes devero, sempre que necessrio, adoptar medidas a fim de proteger a segurana e integridade das pessoas e/ou organizaes envolvidas na preveno e/ou proteco e reabilitao das vtimas de tais infraces. 6. Nenhuma das disposies do presente artigo poder ser interpretada no sentido de prejudicar ou comprometer os direitos do arguido a um processo equitativo e imparcial. Artigo 9. 1. Os Estados Partes devero adoptar ou reforar, aplicar e difundir legislao, medidas administrativas, polticas e programas sociais a fim de prevenir a ocorrncia das infraces previstas no presente Protocolo. Dever ser prestada particular ateno proteco das crianas especialmente vulnerveis a tais prticas. 2. Os Estados Partes devero promover a sensibilizao do pblico em geral, nomeadamente crianas, atravs da informao por todos os meios apropriados, da educao e da formao, a respeito das medidas preventivas e efeitos nocivos das infraces previstas no presente Protocolo. No cumprimento das obrigaes impostas pelo presente artigo, os Estados Partes devero estimular a participao da comunidade e, em particular, das crianas e crianas vtimas, nesses programas de educao e formao, designadamente a nvel internacional. 3. Os Estados Partes devero adoptar todas as medidas que lhes sejam possveis a fim de assegurar toda a assistncia adequada s vtimas de tais infraces, nomeadamente a sua plena reinsero social e completa recuperao fsica e psicolgica.

24

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

4. Os Estados Partes devero garantir que todas as crianas vtimas das infraces enunciadas no presente Protocolo tenham acesso a procedimentos adequados que lhes permitam, sem discriminao, reclamar indemnizao por danos aos alegados responsveis. 5. Os Estados Partes devero adoptar todas as medidas adequadas a fim de proibir eficazmente a produo e difuso de material que faa publicidade s infraces previstas no presente Protocolo. Artigo 10. 1. Os Estados Partes devero adoptar todas as medidas necessrias a fim de reforar a cooperao internacional atravs de acordos multilaterais, regionais e bilaterais para a preveno, deteco, investigao, exerccio da aco penal e punio dos responsveis por actos que envolvam a venda de crianas, prostituio, pornografia e turismo sexual infantis. Os Estados Partes devero tambm promover a cooperao e coordenao internacionais entre as suas autoridades, organizaes no governamentais nacionais e internacionais e organizaes internacionais. 2. Os Estados Partes devero promover a cooperao internacional destinada a auxiliar as crianas vtimas na sua recuperao fsica e psicolgica, reinsero social e repatriamento. 3. Os Estados Partes devero promover o reforo da cooperao internacional a fim de lutar contra as causas profundas, nomeadamente a pobreza e o subdesenvolvimento, que contribuem para que as crianas se tornem vulnerveis aos fenmenos da venda de crianas, prostituio, pornografia e turismo sexual infantis. 4. Os Estados Partes em posio de o fazer devero prestar assistncia financeira, tcnica ou de outro tipo atravs dos programas existentes a nvel multilateral, regional, bilateral ou outro. Artigo 11. Nenhuma disposio do presente Protocolo afecta as disposies mais favorveis realizao dos direitos da criana que possam figurar: a) Na legislao de um Estado Parte; b) No direito internacional em vigor para esse Estado. Artigo 12. 1. Cada Estado Parte dever apresentar ao Comit dos Direitos da Criana, no prazo de dois anos aps a entrada em vigor do Protocolo para o Estado Parte em causa, um relatrio contendo informao detalhada sobre as medidas por si adoptadas para tornar efectivas as disposies do Protocolo. 2. Aps a apresentao do relatrio detalhado, cada Estado Parte dever incluir nos relatrios que apresenta ao Comit dos Direitos da Criana, em conformidade com o artigo 44. da Conveno, quaisquer informaes suplementares relativas aplicao do Protocolo. Os outros Estados Partes no Protocolo devero apresentar um relatrio a cada cinco anos. 3. O Comit dos Direitos da Criana poder solicitar aos Estados Partes o fornecimento de informao suplementar pertinente para efeitos da aplicao do presente Protocolo. Artigo 13. 1. O presente Protocolo est aberto assinatura de todos os Estados que sejam partes na Conveno ou a tenham assinado.

25

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

2. O presente Protocolo est sujeito a ratificao e aberto adeso de todos os Estados que sejam partes na Conveno ou a tenham assinado. Os instrumentos de ratificao ou adeso sero depositados junto do Secretrio-Geral das Naes Unidas. Artigo 14. 1. O presente Protocolo entrar em vigor trs meses aps o depsito do dcimo instrumento de ratificao ou adeso. 2. Para cada um dos Estados que ratifiquem o presente Protocolo ou a ele adiram aps a respectiva entrada em vigor, o presente Protocolo entrar em vigor um ms aps a data de depsito do seu prprio instrumento de ratificao ou adeso. Artigo 15. 1. Qualquer Estado Parte poder denunciar o presente Protocolo a todo o tempo, por notificao escrita dirigida ao Secretrio-Geral das Naes Unidas, que dever ento informar os outros Estados Partes na Conveno e todos os Estados que tenham assinado a Conveno. A denncia produzir efeitos um ano aps a data de recepo da notificao pelo Secretrio-Geral das Naes Unidas. 2. Tal denncia no ter como efeitos exonerar o Estado Parte das suas obrigaes em virtude do Protocolo relativamente a qualquer infraco que ocorra antes da data em que a denncia comece a produzir efeitos. A denncia no obstar de forma alguma a que o Comit prossiga a considerao de qualquer matria cujo exame tenha sido iniciado antes da data em que a denncia comece a produzir efeitos. Artigo 16. 1. Qualquer Estado Parte poder propor uma emenda e depositar o seu texto junto do SecretrioGeral das Naes Unidas. O Secretrio-Geral transmite, em seguida, a proposta de emenda aos Estados Partes, solicitando que lhe seja comunicado se so favorveis convocao de uma conferncia de Estados Partes para apreciao e votao da proposta. Se, nos quatro meses subsequentes a essa comunicao, pelo menos um tero dos Estados Partes se declarar a favor da realizao da referida conferncia, o Secretrio-Geral convoc-la- sob os auspcios da Organizao das Naes Unidas. As emendas adoptadas pela maioria dos Estados Partes presentes e votantes na conferncia sero submetidas Assembleia Geral das Naes Unidas para aprovao. 2. As emendas adoptadas nos termos do disposto no n. 1 do presente artigo entraro em vigor quando aprovadas pela Assembleia Geral das Naes Unidas e aceites por uma maioria de dois teros dos Estados Partes. 3. Quando uma emenda entrar em vigor, ter fora vinculativa para os Estados Partes que a hajam aceite, ficando os restantes Estados Partes vinculados pelas disposies do presente Protocolo e por todas as emendas anteriores que tenham aceite. Artigo 17. 1. O presente Protocolo, cujos textos em rabe, chins, ingls, francs, russo e espanhol fazem igualmente f, ficar depositado nos arquivos das Naes Unidas. 2. O Secretrio-Geral das Naes Unidas enviar cpias certificadas do presente Protocolo a todos os Estados Partes na Conveno e a todos os Estados que hajam assinado a Conveno.

26

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf

Director Fundador: Joo Ruivo Director: Joo Carrega Publicao Mensal Ano XI N124 Junho 2008

Dossier
JOAQUINA CADETE, DIRECTORA DO PETI, FALA DA EXPLORAO DO TRABALHO INFANTIL

27

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

" preciso fazer valer o direito das crianas"


O Programa para a Preveno e Eliminao da Explorao do Trabalho Infantil (PETI) assinala, a 2 e 3 de Julho, os 10 anos da sua criao. Durante 2008, decorrer um conjunto de iniciativas das quais destacamos a conferncia que ter lugar nos dias 2 e 3 de Julho de 2008, no Centro de Congressos de Santa Maria da Feira e que contar com um conjunto de oradores que, ao longo destes dez anos, estudaram o fenmeno do trabalho infantil nas suas vrias vertentes e acompanharam o trabalho do PETI. Tambm participar nesta conferncia um nmero significativo de jovens (300) representando o universo de interveno do PETI, no mbito da medida PIEF o que ser o corolrio de todo um trabalho dedicado preveno e ao encaminhamento dos/das vrios/as jovens que nos foram sinalizados/as e para os/as quais se procuraram, em conjunto, as respostas educativas e formativas mais adequadas. O Ensino Magazine associa-se iniciativa com a publicao de uma entrevista directora do Programa, Joaquina Cadete, e com a distribuio gratuita de jornais aos participantes. Dez anos depois da constituio do PETI, qual o balano que faz ao programa? Um balano claramente positivo. Do ponto de vista poltico, graas ao conjunto de profissionais que constituram e constituem a equipa PEETI/PETI que, na sua maioria, estavam no auge da sua juventude, quando nela ingressaram, e a toda uma teia de parceiros governamentais e no governamentais, de mbito internacional, nacional, regional ou local, o tema do trabalho infantil em Portugal saiu da agenda internacional, constituindo, hoje, o nosso Pas, atravs do PETI e da medida PIEF, um exemplo de boas prticas no contexto europeu e mundial. Do ponto de vista de sensibilizao da sociedade, embora ainda haja quem possa pensar que trabalhar no "lhes" faz mal, j no h coragem para verbalizar esta opinio na praa pblica sobre a insero precoce dos jovens no mundo do trabalho. Pode-se pois afirmar que, apesar de algum consentimento social latente, a tolerncia ao trabalho infantil hoje menor. Tambm na clarificao de conceitos, sendo cada vez menor o n de "bem pensantes" ou de pblico annimo que confunde trabalho de crianas e jovens enquanto factor de socializao (estudar, ajudar em tarefas adequadas idade) com explorao da sua fora de trabalho. Qual a realidade portuguesa no que respeita explorao do trabalho infantil? A situao hoje diferente da situao de h 10 anos atrs, e certamente da que ento se anunciou (uma denncia de uma ONG internacional estimava que em Portugal haveria 200 mil crianas a trabalhar). Os dados do inqurito do SIETI - Sistema de Informao Estatstica sobre o Trabalho Infantil - em 2001 demonstraram que havia 49 mil menores a desenvolver qualquer tipo de actividade econmica. Destes, 28 mil desenvolviam trabalhos leves, 7 mil desenvolviam trabalho regular (15 a 35 horas semanais) e 14 mil desenvolviam trabalhos perigosos (locais e tarefas perigosas e mais que 35 horas semanais). Estes nmeros estavam bem longe dos apresentados. Progressivamente, fomos afastando a ideia de "flagelo nacional" e aproximando-nos das da realidade do trabalho de menores em Portugal.

28

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Desde ento e, apesar de no ter sido feito mais nenhum estudo quantitativo, cremos que a sociedade mudou e que os casos que ainda subsistem demonstram uma sociedade mais complexa em que o fenmeno tem outros contornos. Os relatrios da Inspeco-geral do trabalho tambm corroboram esta nossa percepo. Segundo o Professor Doutor Manuel Sarmento, investigador da Universidade do Minho, "uma parte das crianas portuguesas continua a ser mo-de-obra acessvel a uma economia assente num baixo nvel de qualificao da sua fora laboral e de explorao de um trabalho mal remunerado. Esse segmento da economia aquele que continua a aproveitar o trabalho das crianas, em detrimento dos seus tempos livres, do convvio e do estudo e, at, em mais pequena parte, da frequncia escolar. Isso ocorre nas exploraes familiares de pequena dimenso, nas actividades sazonais da agricultura mobilizadora de fora assalariada, nas actividades de restaurao e da indstria turstica no Vero, em alguns estaleiros da construo civil, nas actividades domicilirias do txtil e do calado, nos pequenos comrcios, de base familiar sobretudo, em algumas oficinas e fabriquetas de vo de escada ou de garagem, numa ou noutra empresa de mdia dimenso. Nada que se assemelhe ao que se passa nas "sweat-shops" do Paquisto, da Tailndia, ou de outras regies localizadas sobretudo no hemisfrio sul". Mas persistem ainda algumas situaes de explorao! A realidade tornou-se porm mais complexa, assumindo o trabalho infantil formas mais escondidas: dentro de casa (por conta de outrem) e um provvel aumento das piores formas de explorao do trabalho infantil (definidas na Conveno n. 182 da OIT, ratificada por Portugal). Destas podemos citar a mendicidade, a explorao sexual de menores e o trfico de droga, que preciso enfrentar, com base em instrumentos legais (protocolos, entre outros) e entidades comuns (como a polcia europeia) que decorrem da nossa pertena Comunidade Europeia e ao Conselho da Europa. Acreditamos, no entanto, que o caso portugus acompanha a realidade europeia, pois esta problemtica social, como tantas outras, cada vez mais global. O combate explorao do trabalho infantil , no fundo, cada vez mais uma questo de fazer valer os direitos das crianas. Que razes esto associadas explorao do trabalho infantil no nosso pas? O trabalho Infantil uma problemtica multicausal caracterstica de muitas sociedades, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Alguns factores podero ser a causa (isolada ou combinados) da entrada precoce no mundo do trabalho, entre os quais, destacamos os seguintes: A pobreza, no sentido mais global do termo - fracos rendimentos, agregados familiares numerosos, baixo nvel de escolarizao, pouca qualificao profissional, baixas expectativas - a principal causa de trabalho infantil. Nos grupos sociais mais desfavorecidos, o trabalho das crianas poder ser necessrio para completar ou suprir as deficincias dos ganhos dos restantes membros da famlia, ou quando em economia de subsistncia, para sustentarem a produo das unidades econmicas que asseguram a sobrevivncia dos colectivos familiares. Outra causa importante a desvalorizao da escola e da educao escolar que resulta muitas vezes em abandono escolar. A baixa expectativa de ascenso social conjuga-se com o desejo de algum

29

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

poder de consumo ou de afirmao pessoal (imediato) que comprometem as expectativas sociais e profissionais. Outra causa que normalmente indicada a da procura de mo-de-obra barata por empresas subcontratadas ou familiares aumentando assim a sua competitividade mediante a prtica de salrios baixos e o menor rigor no cumprimento dos direitos dos menores enquanto trabalhadores. Nestas situaes, no temos dvida que toda a famlia ajuda, crianas includa. o que se entende por trabalho domicilirio, a que a ACT/IGT no consegue chegar, e que constitui trabalho em contexto domstico (em casa) mas por conta de outrem. Por fim, a globalizao da economia tem vindo igualmente a contribuir para o aumento do trabalho infantil, principalmente nalgumas regies do mundo. Neste caso, as oportunidades de exportao e o interesse em manter ou mesmo reduzir os custos de produo levam as empresas a recorrerem mo-de-obra infantil para aumentarem os seus lucros. Resumidamente, um dos principais problemas do trabalho infantil o seu carcter cclico da reproduo deste problema nas geraes futuras: as crianas trabalhadoras sero, em regra, adultos pouco escolarizados e trabalhadores mal qualificados e tero filhos que, pela mesma razo, vo alimentar a oferta de mo-de-obra infantil. H uma espcie de fatalismo sociolgico que se tem revelado difcil de ultrapassar, mas que foroso quebrar. Tambm h algum desfasamento que persiste em subsistir entre a legislao que o Pas tem e de que nos orgulhamos quando a apresentamos em fruns nacionais e internacionais e a sua aplicao que nos causa embarao na hora de responder pergunta sempre presente: "E funciona?" Pois , nem sempre! O trabalho desenvolvido pelo PETI envolve trabalho de campo. Existe a percepo por parte dos encarregados de educao das crianas em risco ou em situaes de explorao, que a situao est a prejudicar as prprias crianas e que pode condicionar o seu futuro? Por vezes. A situao que encontramos no terreno muito diversificada. Poderemos dizer que cada vez mais o trabalho infantil percepcionado com algo que prejudica e que poder por em causa o futuro da criana ou do jovem. neste ponto particular que a aco das equipas mveis multidisciplinares do PETI, pelo seu trabalho de proximidade fazem a diferena em relao a outras medidas governamentais do sistema de ensino. E os empregadores que justificaes apresentam? Muitas vezes ouvimos dizer, no passado, que se contratavam um jovem, o faziam para ajudar a famlia, ou porque esta o pediu ou porque o jovem o pede. Mas, hoje em dia, esta j no a realidade, at porque h sanes monetrias ou de outra ordem que no compensam o "crime". Hoje pode dizer-se que a sociedade est menos indiferente a esse tipo de situaes? O consentimento social difcil de combater, at porque as mentalidades no se mudam por decreto: "Antes trabalhar que fazer asneiras!"; "Nunca fez mal a ningum!"; "Eu trabalhei e aqui estou de boa sade!". H efectivamente uma grande aceitao social do trabalho infantil quer do dito tradicional, quer de uma outra vertente pouco associada a trabalho que a prpria legislao designa como participao em espectculos, moda e publicidade e que contempla as actividades/ trabalho de jovens

30

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

em telenovelas, etc. Neste caso falamos no apenas de aceitao social mas de grande competitividade entre os candidatos a "estrelas". Mas acreditamos que se est a interiorizar o direito da criana a um tempo para crescer, estudar e brincar antes de assumir as rdeas do seu futuro profissional. Um dos slogans dirigido aos jovens pelo vosso programa "o nosso trabalho estudar". No campo educativo que vitrias tm conseguido? No momento em que h uma oferta abrangente do sistema educativo que pretende dar resposta a problemticas variadas, nomeadamente a violncia nas escolas, ser lcito perguntar o que se passou e ainda passa para que o Ministrio da Educao e o Ministrio do Trabalho sentissem a necessidade de criar, em 1999 e manter at hoje, mais um programa de educao e formao? A nosso ver, prende-se com o desafio que o PIEF tem vindo a ganhar ao conseguir no s atrair este pblico concreto para a medida mas, e mais difcil, mant-lo at obter certificao escolar ou/e profissional. As razes principais prendem-se com a dupla vertente do programa (a educativa e formativa, mas tambm a de integrao) e com os princpios em que a medida assenta, a saber: Individualizao, acessibilidade e flexibilidade porque a ela podem aceder ou conclui-la, em qualquer momento do ano lectivo, o que no acontece com outras medidas, permanecendo o tempo necessrio para adquirir as competncias que tiverem sido definidas para que cada jovem atinja determinado certificado escolar ou profissional. H casos de jovens que frequentam um PIEF seis meses, porque j tinham adquirido muitas das competncias essenciais do respectivo nvel de escolaridade, e outros que podem permanecer perodos mais prolongados (quatro e cinco anos) nesta medida, como acontece nos poucos casos, felizmente, de jovens que nunca haviam frequentado a escola, apresentando grandes dfices a vrios nveis. Nestes casos, ficam assegurados a continuidade e o faseamento da execuo at concluso do 2 ou 3 ciclos. O factor celeridade tambm uma das marcas do PIEF j que permite concluir, em condies normais, o 2 ciclo num ano e o 3 em dois anos. O Programa Integrado de Educao e Formao (PIEF) tem contribudo essas vitrias? Sem dvida. A medida PIEF a mais emblemtica do nosso trabalho e tem permitido "agarrar as franjas de uma populao que ou j abandonou a escola e no quer voltar ou est em vias de o fazer sem que a mesma escola consiga ret-los. "O PIEF representa, pois, uma resposta com grande potencialidade e resultados na melhoria do desempenho docente, por incluir na sua estratgia organizativa trs conceitos essenciais, conotados com o sucesso em todas as situaes de ensino bem sucedido documentadas na investigao educacional: - o trabalho docente colaborativo, - a liderana pedaggica das equipas tcnico pedaggicas; - a diferenciao curricular Predominncia do enfoque na competencializao social, sendo as suas vertentes, a escolar e prprofissional percepcionadas pelos actores no terreno sobretudo como instrumentais para a integrao social dos alunos. Contudo a certificao escolar conseguida significativa e representa uma mais valia considervel face a alunos j perdidos pelo sistema e em risco no plano social, e o encaminhamento para a via da certificao pr-profissionalizante foi desenvolvida com sucesso na

31

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

maioria das situaes PIEF. A ideia mais forte da cultura PIEF - que foi possvel identificar como uma cultura de trabalho prpria - traduziu-se na preocupao de tornar estes jovens, lanados precocemente para processos vrios de excluso, escolar e social, pessoas e cidados capazes de se reinserir nas dinmicas sociais ".(Roldo et al - 2008). Para cada um dos jovens integrado em grupos turma PIEF, elaborado um plano Individual de educao e formao, um PEF, porque cada um tem uma histria de vida diferente, constituindo este plano individual, uma das especificidades da medida PIEF. Para garantir que estes PEF so efectivamente cumpridos, aliamos aos recursos humanos j citados um elemento que as outras medidas no tm e que designamos por tcnico de interveno local ou monitor. Este elemento, que no encontramos em nenhuma das outras medidas que esto no terreno, ao acompanhar apenas uma ou duas turmas contribui para uma regulao prxima, apangio do PIEF. A existncia de equipas mveis multidisciplinares permite um apoio e acompanhamento nico, no nosso sistema educativo, aos jovens e respectivas famlias, trabalhando todas as vertentes do indivduo, a saber: formao escolar e profissional, social, econmica, cultural e no menos importante a da sade! Estes apoios so conseguidos coordenando e envolvendo todos os parceiros sociais na concretizao do PEF, consolidando redes locais de parceiros. Este papel particularmente visvel quando h cenrios de violncia no interior ou no exterior da escola pois a regulao prxima exercida funciona como factor dissuasor da escalada desta mesma violncia. Os baixos ndices de escolaridade, o desemprego vivido, a desestruturao familiar e a precaridade social, podem criar um contexto de risco para crianas e jovens, levando-os a abandonar muito precocemente a escola, lanando-os no mercado de trabalho ou no. A desocupao dos jovens outro factor que importa combater? De que forma? Este um dado relativamente novo que emerge na nossa experincia. Alm dos vrios factores j apontados para a excluso escolar, verificamos que h cada vez mais um nmero crescente de jovens que esto no que eu tenho chamado de cio criativo e que, no raras vezes, conduz a situaes que resvalam para a marginalidade. Uma mo contra a excluso um dos desafios que est a envolver alunos do PIEF por todo o pas e que j tem testemunhos de diversas personalidades. A batalha contra a excluso est a ser ganha? No combate excluso perdem-se algumas batalhas mas ganham-se tambm muitas outras. No que diz concretamente respeito a esta actividade, no mbito da comemorao dos dez anos do PETI, a actividade que estamos a levar a cabo com o apoio tcnico da ARISCO tem-se revelado um motor imparvel de discusso do fenmeno da excluso e de como o combater dentro e fora da medida PIEF. No incio de Julho so assinalados, em Santa Maria da Feira, os 10 anos do PETI. Que novos desafios tem o programa pela frente? Neste momento, est j em marcha o arranque, em Setembro, de novos grupos turma PIEF, uns para concluso do trabalho iniciado em 2007/08, outros que integram novos jovens cujos diagnsticos

32

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

foram sendo completados, ao longo deste ano lectivo pela EMM em conjunto com os vrios parceiros locais. Outros desafios esto em fase de deciso poltica e em moldes a anunciar brevemente.

http://www.ensino.eu/2008/jun2008/home.html

33

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Actividade Econmica, o conceito mais alargado, compreende todas as actividades produtivas exercidas pelos menores de 16 anos, remuneradas ou no, desenvolvidas pelo menos uma hora por semana.

Trabalho Infantil (ver rea amarela no quadro I), e um conceito mais limitado, que exclui as crianas economicamente activas com 12 e mais anos que trabalham menos de 15 horas por semana em trabalhos leves e o trabalho regular, isto e, no perigoso, desenvolvido pelos menores com 15 e mais anos. Trabalho Perigoso, so todas as tarefas que pela sua natureza ou tipo tem efeitos nocivos na criana e por isso so proibidos ou condicionado aos menores, que para este tipo de trabalho compreende todos os menores de 18 anos. So todas as tarefas perigosas ou desenvolvidas em locais perigosos (previstas na lei), quer por . 34

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

implicarem excesso de carga, ou pelas condies do local de trabalho, e ainda pela intensidade em termos do nmero de horas de trabalho, sendo considerado perigoso todo o trabalho desenvolvido durante mais de 35 horas por semana, mesmo que em tarefas no perigosos.

Grfico 1. "Menores com actividade econmica, trabalho infantil e trabalho perigoso'

Partindo dos dados obtidos no inqurito, podemos constatar que dos 1 190 658 menores abrangidos pelo estudo, 48 914 exerciam uma actividade econmica, dos quais, 28 228 encontravam-se em situao de trabalho infantil, e destes, 14 008 desenvolviam tarefas perigosas. Em valores percentuais, 4.1% do total de menores entre os 6 e os 15 anos, exercem uma actividade econmica (TCO's e TFNR's), 2.4% e o valor do trabalho infantil e 1.2% desempenham tarefas perigosas.

35

OS DIREITOS DAS CRIANAS A EXPLORAO INFANTIL

22 Maio 2009

Se considerarmos apenas as idades entre os 6 e os 14 anos, a percentagem de menores com actividade econmica e de 3.4%. Por outro lado, ao considerar-se como actividade econmica todos menores que trabalham por conta de outrem e apenas os familiares no remunerados que trabalham durante mais de 15 horas por semana, a percentagem de menores com actividade econmica diminui para 1.4%. Grfico 2. "Menores segundo os diferentes tipos de trabalho (valores percentuais)

De entre os menores que realizaram uma actividade econmica, verifica-se que a maior incidncia e no desempenho de actividades no ncleo familiar no remuneradas (85.3%). No entanto, o trabalho por conta de outrem, que representa 14.7% do total dos menores com actividade econmica, assume maior relevo quando os menores se encontram em situao de trabalho infantil (16.9%), e principalmente entre os menores que desenvolvem tarefas perigosas (29.6%).

36

A escola Relativamente a frequncia escolar verifica-se que a quase totalidade dos menores inquiridos frequenta a escola (98.6%), sendo a taxa de abandono escolar de 1.0%. No entanto, a relao com a escola e menos favorvel para os menores que exercem uma actividade econmica, entre os quais a taxa de abandono a escolar e de 10.8%, e tende a piorar quanto mais grave for a situao de trabalho dos menores, ou seja, a taxa de abandono aumenta para 12.3% entre os menores se encontram em situao de trabalho infantil, e sobe para mais do dobro (23.4%) entre os que desenvolvem trabalhos perigosos.

Caracterizao das actividades econmicas O principal sector onde os menores desenvolvem uma actividade e a agricultura, reunindo 48.4% dos menores com actividade econmica, 49.2% dos menores com trabalho infantil e 47.1% dos menores com tarefas perigosas. Na construo civil e onde a situao mais difere consoante o tipo de trabalho: este sector absorve 8.9% dos menores com actividade econmica, sendo o menos representativo dos 5 sectores onde os menores mais trabalham; rene 11.3% dos menores com trabalho infantil; e aumenta para 18.6% entre os menores com trabalhos perigosos sendo, entre estes, o segundo sector mais representativo. A mesma tendncia verifica-se nas industrias transformadoras, onde a percentagem dos menores que aqui trabalham e ligeiramente superior no caso dos menores com trabalho infantil (12.6%) e com trabalhos perigosos (13.1%) do que o total de menores com actividade econmica (12.4%); Verificase o contrrio em relao aos sectores do comrcio e dos alojamentos e restaurao.

Relativamente indstria transformadora, e na indstria txtil onde se encontra a maioria dos menores com actividade econmica (30.7%), seguida da indstria do couro (21.0%) e da industria alimentar (20.8%). As indstrias da madeira (11.3%) e metalrgica (8.9%) renem valores mais reduzidos. E tambm na industria txtil onde se encontra a maioria dos menores com trabalho infantil (36.6%), seguindo a industria do couro (21.0%). Os menores que desenvolvem trabalhos perigosos, encontram-se repartidos pelas indstrias txtil (23.9%), metalrgica e alimentar (ambas com 21.8%).

No que concerne durao do trabalho, a situao mais desfavorvel entre os menores com trabalho infantil, de facto, a carga horria semanal e mais pesada para estes do que para o total de menores com actividade econmica: 21.0% dos menores com trabalho infantil trabalham mais de 35 horas por semana, quando este valor e de 10.9% para o total dos menores economicamente activos.

Relativamente a este aspecto, no foi contemplado o trabalho perigoso, que pela sua definio - todo o trabalho proibido e condicionado a menores e/ou realizado durante mais de 35 horas por semana - elimina a partida qualquer distribuio por nmero de horas de trabalho.

http://www.peti.gov.pt/upload_ftp/docs/sintese_tipificacao_sieti.pdf

También podría gustarte