Está en la página 1de 11

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

INTRODUO ESTATSTICA
A Estatstica uma parte da Matemtica que fornece mtodos para a coleta, organizao, descrio, anlise e interpretao de dados, viabilizando a utilizao dos mesmos na tomada de decises. O estudo da estatstica aplicada divide-se em dois ramos principais: A Estatstica Descritiva consiste em conjunto de tcnicas que objetivam coletar, organizar, apresentar, analisar e sintetizar os dados numricos de uma populao ou amostra; A Estatstica Inferencial consiste em mtodos que utilizam resultados de amostras para auxiliar na tomada de deciso, ou na realizao de previses sobre uma populao; Em estatstica, utilizam-se extensamente os termos: populao, amostra e varivel. Uma populao consiste de todos os elementos (indivduos, itens ou objetos) cujas caractersticas estejam sendo estudadas. Amostra uma parcela da populao, selecionada para estudo. Uma varivel corresponde a uma caracterstica sob estudo que pode assumir diferentes valores ou categorias. Uma varivel pode ser classificada como qualitativa ou quantitativa. As variveis qualitativas consistem em atributos, classificaes ou registros no numricos. Por exemplo: sexo, estado civil, cdigo postal, cdigo de barras, etc. As variveis quantitativas consistem em medidas ou contagens numricas, e podem ser subdivididas em discretas ou contnuas. As variveis quantitativas discretas podem ser vistas como resultados de contagens, assumindo assim, em geral, valores inteiros, J as variveis quantitativas contnuas assumem valores em intervalos dos nmeros reais e, geralmente, so provenientes de uma medio. Por exemplo, o nmero de dias e o nmero de irmos de uma famlia so discretas, enquanto que peso e altura so contnuas.

Nveis de medidas das variveis Existem quatro formas de mensurao ou tipos ou nveis de medidas ou ainda escalas que so conhecidas como: nominal, ordinal, intervalar e razo. Nvel nominal. So utilizados para se referir queles dados que s podem ser classificados em categorias, tais como a classificao das pessoas quanto religio, sexo ou estado civil. No existe uma ordem particular entre as categorias ou grupos e, alm disso, duas categorias quaisquer so mutuamente excludentes e um membro da populao deve aparecer em uma e somente uma das categorias. Nvel ordinal. O nvel ordinal o tipo nominal em que se pode ordenar as categorias. A nica diferena entre os dois nveis a relao de ordem que se pode estabelecer entre as categorias. No entanto, no possvel afirmar o quanto uma categoria maior do que a anterior, isto , no se pode afirmar o quanto uma categoria possui da caracterstica. A avaliao atravs de conceitos (A, B, C, D, E) feita por uma escala ordinal. Nvel intervalar. Possui todas as caractersticas da escala ordinal acrescido com o fato de que a distncia entre as diversas categorias (ou valores) sempre constante e este tipo de escala no possui um zero absoluto. A escala de temperatura Celsius um exemplo de nvel intervalar, pois o valor zero na escala apenas um ponto de referncia e no significa a ausncia de calor, no se pode afirmar que uma temperatura de 60 duas vezes mais quente que uma de 30, embora se possa dizer que a diferena entre 30 e 60 a mesma que entre 40 e 70. Nvel racional. Apresenta todas as caractersticas da escala intervalar acrescido de um zero absoluto. Aqui o zero pode ser entendido como a ausncia da caracterstica e a razo entre dois valores dos dados tem sentido. Um exemplo de varivel deste tipo o peso. Um valor igual a zero significa ausncia de peso e um valor de 50 kg duas vezes mais pesado que um de 25 kg.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

ATIVIDADE 1
1. a) b) c) d) e) f) g) 2. a) b) c) d) e) f) g) h) 3. a) b) c) d) e) f) g) Nos itens a seguir, determine se o conjunto de dados constitui uma populao ou uma amostra. A idade de cada governador do Estado Brasileiro. Quantia gasta por 20 turistas de terceira idade durante o carnaval de Recife e Olinda. Salrios mensais correspondentes a todos os empregados de uma empresa de construo civil. Pesquisa de inteno de voto para a eleio presidencial brasileiro. Receitas brutas, para o ano de 2011, de oito empresas de construo civil. Um grupo de 30 pacientes selecionados para se testar um novo medicamento. Nota obtida, no vestibular do IFPE, de todos os candidatos do Curso de Segurana de Trabalho. Indique quais das seguintes variveis so quantitativas e quais so qualitativas. E, classifique as quantitativas como discretas ou contnuas. O estado civil das pessoas. As receitas mensais de uma empresa de construo civil. A altura de uma pessoa. A cor dos olhos dos turistas estrangeiros. O nmero de dias de permanncia dos turistas durante o carnaval. O sexo dos funcionrios de uma empresa de turismo. O nmero de casamentos ocorridos entre as pessoas que se conheceram durante as frias de vero. Os salrios mensais dos trabalhadores de uma empresa. Os dados a seguir aparecem em uma ficha para emprego. Identifique o nvel de mensurao dos dados: Sexo Idade Estado civil Nmero de CPF Nvel de escolaridade Nmero de anos permanecidos no ltimo emprego Remunerao mensal pretendida

AMOSTRAGEM
Na realizao de qualquer estudo, quase nunca possvel examinar todos os elementos da populao de interesse. Temos usualmente que trabalhar com uma amostra da populao. A inferncia estatstica d elementos para generalizar, de maneira segura, as concluses obtidas da amostra para a populao. Mas, para as inferncias serem corretas, necessrio garantir que a amostra seja representativa da populao, isto , a amostra deve possuir as mesmas caractersticas bsicas da populao no que diz respeito ao fenmeno pesquisado. Uma das formas de se conseguir representatividade fazer com que o processo de escolha da amostra seja aleatrio. A aleatoriedade permite o clculo de estimativas dos erros envolvidos no processo de inferncia. Uma amostra pode ser selecionada com ou sem reposio. Na amostragem com reposio, cada vez que seleciona um elemento a partir da populao coloca-se esse elemento de volta na populao antes de selecionar o elemento seguinte. A amostragem sem reposio ocorre quando o elemento selecionado no recolocado na populao, ou seja, nesse tipo de amostragem, o mesmo elemento no selecionado mais de uma vez.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

Amostragem Aleatria Simples Uma amostra extrada de maneira tal que cada elemento da populao tenha uma chance de ser selecionada chamada de amostra aleatria. Caso a chance de ser selecionado seja a mesma para cada elemento da populao, a amostra denomina-se amostra aleatria simples. Uma maneira de coletar uma amostra aleatria simples atribuir um nmero diferente para cada membro da populao e ento usar uma tabela de nmeros aleatrios ou um software que gere nmeros aleatrios. Esse processo equivalente a um sorteio no qual se colocam todos os nmeros misturados dentro de uma urna. As unidades correspondentes aos nmeros escolhidos formaro a amostra. Suponha que uma empresa tenha 80 funcionrios e deseje formar uma amostra de 9 pessoas para responder a algumas questes de um levantamento scio-econmico. Como selecionar as pessoas que faro parte dessa amostra? Atribua nmeros de 1 a 80 para cada funcionrio. Na tabela de nmeros aleatrios, escolha um lugar de partida ao acaso e leia os dgitos em grupos de dois. Por exemplo, se comeasse na stima linha da tabela com incio na segunda coluna, agruparia os nmeros a seguir: 5318 8337 3867 6184 2018 3522 0941 5569 5800 7249 9182 8669 Ignorando os nmeros maiores que 80, os nove primeiros nmeros so 53, 18, 37, 38, 67, 61, 20, 35 e 22. Os funcionrios aos quais foram atribudos esses nmeros iro compor a amostra.

Amostragem Aleatria Estratificada Uma amostra estratificada obtida separando-se as unidades da populao em grupos no superpostos chamados estratos, e selecionando-se independentemente uma amostra aleatria simples de cada estrato. Existem dois tipos de amostragem estratificada: a uniforme e a proporcional. Na amostragem estratificada uniforme, sorteia-se igual nmero de elementos em cada estrato. Esse mtodo deve ser usado se o maior interesse for comparar os estratos ou obter estimativas separadas para cada estrato. J, na amostragem estratificada proporcional, a composio dos elementos da amostra deve manter a mesma proporcionalidade dos estratos. Suponha a empresa, do exemplo anterior, com 80 funcionrios, em que 55 pessoas so do sexo feminino e as 25 restantes do sexo masculino. Para uma amostra de 9 pessoas tem-se 6 mulheres e 3 homens, conforme mostra o clculo na tabela abaixo: Estrato Proporo da populao Subgrupo de amostra 55 0,6875 9 = 6,1875 = 0,6875 = 68,75% Mulheres 80 35 0,6875 9 = 2,8125 = 0,3125 = 31,25% Homens 80

Amostragem por Conglomerado Uma amostra por conglomerado uma amostra aleatria simples na qual cada unidade de amostragem um grupo, ou um conglomerado de elementos. O primeiro passo na amostragem por conglomerado especificar conglomerados apropriados. Os elementos em um conglomerado tendem a ter caractersticas similares, portanto, o fato de novas medidas serem tomadas num conglomerado no implica necessariamente aumento de informao sobre o parmetro populacional. Como regra geral, o nmero de elementos num conglomerado dever ser pequeno em relao ao tamanho da populao e o nmero de conglomerados dever ser razoavelmente grande. Na amostragem por conglomerado a populao dividida em grupos. E selecionam-se amostras aleatrias simples de grupos e, ento, todos os itens dos grupos (conglomerados) selecionados faro parte da amostra. Por exemplo, em um levantamento da populao de uma cidade, podemos dispor do mapa indicando cada quarteiro e no dispor de uma relao atualizada dos seus moradores. Pode-se, ento, colher uma amostra dos quarteires e fazer a contagem completa de todos os que residem naqueles quarteires sorteados.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

Amostragem Sistemtica A amostra sistemtica utilizada quando os elementos da populao j se acham ordenados, por exemplo: os prdios de uma rua, os funcionrios de uma empresa, as linhas de produo etc. Uma das vantagens da amostra sistemtica a sua facilidade de uso. O nmero inicial selecionado aleatoriamente e depois os elementos da populao so selecionados segundo intervalos de seleo regulares que ocorrem a partir do nmero inicial. Em geral, o intervalo de seleo deve ser menor ou igual a diviso entre o tamanho da amostra e o nmero de elementos da amostra. Um gerente de hotel dispe de um arquivo contendo os registros dos hspedes do vero do ano passado e totalizando 92 fichas. Para melhorar o desempenho, no vero deste ano, o gerente resolveu analisar uma amostra 92 = 10,22 , ou seja, o intervalo de de 9 elementos. Como as fichas estavam ordenadas, ele calculou a razo 9 seleo igual a 10. Para garantir a mesma probabilidade para todas as fichas, ele sorteou um nmero entre 1 e 10. Suponha que o nmero sorteado fosse 7, assim, os elementos da amostra sero as fichas correspondentes aos nmeros: 7, 17, 27,37,47,57,67,77 e 87 Um tipo de amostra que leva frequentemente a estudos tendenciosos (e que, portanto, no recomendvel) uma amostra de convenincia. Uma amostra de convenincia consiste somente de pessoas disponveis. ATIVIDADE 2 1. Num nibus de 58 passageiros. Elabore uma amostra de oito passageiros. (Sugesto: use a tabela de nmeros aleatrios) Um grupo composto de 120 pessoas. Obtenha uma amostra que represente 10% da populao. (Sugesto: use a tabela de nmeros aleatrios) Voc far uma pesquisa para conhecer a sade do trabalhador de uma fbrica. A populao composta por 68 mulheres e 49 homens: na impossibilidade de entrevistar todos, faa um levantamento, por amostragem, em 12% dos trabalhadores. Obtenha os componentes proporcionais da amostra estratificada. Voc est fazendo um estudo para determinar a opinio dos estudantes de sua escola, IFPE, com respeito ao controle do porte de armas. Identifique a tcnica de amostragem que voc ir usar se selecionar uma das amostras relacionadas abaixo: Selecione aleatoriamente uma classe e faa perguntas a cada estudante. Divida a populao estudantil com relao aos Cursos Tcnico de Nvel Mdio Integrados, Tcnico de Nvel Mdio Subsequente e Tecnolgicos, realize uma seleo aleatria e faa perguntas a alguns estudantes de cada nvel. Atribua um nmero a cada estudante e escolha nmeros aleatrios. Voc ir ento questionar cada estudante cujo nmero for selecionado ao acaso. Os dados da Tabela abaixo representam os resultados obtidos por 50 alunos em testes aplicados no vestibular 22 46 9 40 57 22 22 13 50 42 35 2 15 41 34 52 32 75 69 44 26 42 60 56 30 3 17 79 45 37 1 12 62 50 435 41 59 11 66 39 43 33 70 50 47 20 36 40 67 29 Utilize a tcnica de amostragem sistemtica e obtenha uma amostra constituda por seis elementos. Em uma cidade de 13800 habitantes, deseja-se fazer uma pesquisa sobre as preferncias de lazer entre pessoas de terceira idade, levando em conta o sexo a que pertencem. Supondo que na cidade haja 850 mulheres e 530 homens acima de 65 anos de idade, determine uma amostra estratificada com 20 elementos.

2.

3.

4.

a) b)

c)

5.

6.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

Tabela de Nmeros Aleatrios 9486 9821 6074 1432 0995 0157 0071 9871 6678 0140 9522 0995 1735 3155 9878 3359 8244 8952 0084 1558 4775 1699 1652 2555 4765 2709 6136 2824 6030 4256 3870 5725 2204 5318 8337 3867 6184 2018 3522 7249 9182 8669 7423 1768 8147 7285 8390 9134 9863 9486 9821 6074 0071 9871 6678 0140 9522 0995 1735 1248 9807 1910 3155 9878 3359 1558 4775 1699 1652 2555 4765 2709 0561 4397 1135 6136 2824 6030 2204 5318 8337 3867 6184 2018 3522 0941 5569 5800 7249 9182 8669 7285 8390 9134 9863 9486 9821 6074 1432 0995 0157 0071 9871 6678 1735 1248 9807 1910 3155 9878 3359 8244 8952 0084 1558 4775 1699 2709 0561 4397 1135 6136 2824 6030 4256 3870 5725 2204 5318 8337 3522 0941 5569 5800 7249 9182 8669 7423 1768 8147 7285 8390 9134 6074 1432 0995 0157 0071 9871 6678 0140 9522 0995 1735 1248 9807 3359 8244 8952 0084 1558 4775 1699 1652 2555 4765 2709 0561 4397 6030 4256 3870 5725 2204 2318 8337 3867 6184 2018 3522 0941 5569 8669 7423 1768 8147 7285 8390 9134 9863 9486 9821 6074 1432 0995 6678 0140 9522 0995 1735 1248 9807 1910 3155 9878 3359 8244 8952 1699 1652 2555 4765 2709 0561 4397 1135 6136 2824 6030 4256 3870 8337 3867 6184 2018 3522 0941 5569 5800 7249 9182 8669 7423 1768 9134 9863 9486 9821 6074 1432 0995 0157 0071 9871 6678 0140 9522 9807 1910 3155 9878 3359 8244 8952 0084 1558 4775 1699 1652 2555 4397 1135 6136 2824 6030 4256 3870 5725 2204 5318 8337 3867 6184 5569 5800 7249 9182 8669 7423 1768 8147 7285 8390 9134 9863 8486 0995 0157 0071 9871 6678 0140 9522 0995 1735 1248 9807 1910 3155 8952 0084 1558 4775 1699 1652 2555 4765 2709 0568 4397 1135 6136 3870 5725 2204 5318 8337 3867 6184 2018 3522 0941 5569 5800 7249 7425 3566 6151 4731 6489 2491 2765 8525 7849 1488 8833 2597 1333 8961 8175 0879 6945 8029 9119 5990 1063 9444 8320 1740 6131 9907 3298 6173 1741 3874 9321 3748 7507 0170 0568 9112 1275 0924 3054 2276 4898 2394 1098 4063 5393 0226 8144 4778 7471 1764 4939 8063 9557 8114 1576 9767 1486 7161 5606 6295 3503 5050 9549 2500 9666 8650 1920 2533 7755 5324 3731 3414 2153 3815 0626 5718 8679 6801 2885 8101 1467 0080 7962 5999 9562 5819 1562 6793 2065 0239 8253 1841 8626 0344 4344 7446 0867 6157 8935 4413 2363 7187 8980 2488 4638 8030 0018 7760 9819 4276 0650 3516 5159 9236 3257 1694 7157 1320 7033 1218 5605 4206 2878 0230 1740 4553 8729 5827 7176 8703 1488 5803 6790 9368 0465 4819 0065 7633 3950 2109 7027 5824 5057 4353 4347 8565 2231 8789 4231 2585 0157 2037 7835 1320 8999 9181 7816 5817 9764 8789 7387 2172 0896 1038 6047 9539 3510 1343 8098 8600 9738 5415 8426 7152 8705 5829 0164 8330 9152 6045 8129 2293 1057 1550 8773 3003 4302 4034 2478 1078 0429 7189 0778 3260 5969

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

SRIES ESTATSTICAS
Define-se srie estatstica como toda e qualquer coleo de dados estatsticos referidos a uma mesma ordem de classificao. No sentido mais amplo, srie uma sucesso de nmeros referidos a qualquer varivel, se os nmeros expressarem dados estatsticos, a srie ser chamada de srie estatstica. As tabelas e os grficos servem para apresentar sries estatsticas. A tabela um conjunto de observaes organizadas e distribudas num quadro que deve ser simples, clara, objetiva e auto-explicativa. A disposio de uma tabela pode ser generalizada como mostra a figura a seguir: Tabela n - Ttulo respondendo as perguntas: o qu, onde e quando? Coluna indicadora Cabealho C o l Contedo da linha Clula u n a
Fonte: origem dos dados. Nota: informao esclarecedora.

Corpo da tabela

Os elementos fundamentais da tabela so: ttulo, cabealho, coluna indicadora e corpo. O ttulo aponta o fenmeno, poca e local de ocorrncia; o cabealho explica o contedo das colunas; a coluna indicadora detalha as linhas; o corpo mostra os dados. Complementarmente, tem-se: fonte, notas e chamadas. A fonte cita o informante (caracterizando a confiabilidade dos dados); as notas esclarecem o contedo e indicam a metodologia adotada na obteno ou elaborao da informao; as chamadas clarificam pontos especficos da tabela. As tabelas devem ser numeradas em ordem crescente, no caso de trabalhos cientficos; as bordas superior e inferior devem ser fechadas com traos horizontais enquanto s da esquerda e direita no, podendo ou no ser fechadas por traos verticais a separao das colunas no corpo da tabela. conveniente tambm que o nmero de casas decimais seja padronizado. Tabela 1 Distribuio de trabalhadores de construo civil acidentados, atendidos no HU, no perodo de 2 anos, em relao causa. Ribeiro Preto Causa / Objeto causador de acidente de trabalho Quantidade Quedas 56 24 Contato com ferramentas, mquinas e aparelhos

Acidente de trajeto Impacto por objeto Corpo estranho Agresso Contato com vidro Exposio corrente eltrica Contato com fontes de calor Outros
Fonte: Revista Escola de Minas vol. 58 n 1 Ouro Preto Jan/Mar 2005

19 17 12 6 4 4 2 6

As sries estatsticas diferenciam-se de acordo com a variao de um dos trs elementos: tempo, local e fenmeno. Conforme varie um dos elementos da srie, pode-se classific-la em: Temporal - Tempo (fator temporal ou cronolgico) a que poca refere-se o fenmeno analisado; Geogrfica - Local (fator espacial ou geogrfico) onde o fenmeno acontece; Especfica - Fenmeno (espcie do fato ou fator especificativo) o que descrito.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

Srie temporal
Tambm chamada de srie Cronolgica, srie histrica, srie evolutiva ou marcha, identifica-se pelo carter varivel do fator cronolgico. Tabela 2 - Nmero de Acidentes e Doenas do Trabalho no Brasil, de 2005 a 2008 Ano Acidentes por 100 mil trabalhadores 2004 1483 2005 1503 2006 1457 2007 1754 2008 1896
Fonte: TEM/RAIS, MPS/AEPS

Observe a variao do tempo (2004 a 2008), enquanto que o fenmeno (acidentes por 100 mil trabalhadores) e o local (Brasil) permanecem constantes.

Srie Geogrfica
Tambm chamada de srie territorial, srie espacial ou srie de localizao, identifica-se pelo carter varivel do fator geogrfico. Tabela 3 Quantidade de acidente de trabalho segundo regio (2009) Regio Total de acidente de trabalho Norte 31356 Nordeste 93124 Sudeste 396105 Sul 168069 Centro Oeste 52003
Fonte: DATAPREV, CAT, SUD

Observe a variao do local (Regio do Brasil), enquanto que o tempo (2009) e o fenmeno (total de acidente de trabalho) permanecem constantes.

Srie Especfica
Tambm chamada de srie categrica identifica-se pelo carter varivel de fator especificativo. Tabela 4 Acidentes de trabalho segundo os grupos de idades em 2008 Total Grupos de idade

At 19 anos 20 a 24 anos 25 a 29 anos 30 a 34 anos 35 a 39 anos 40 a 44 anos 45 a 49 anos 50 a 54 anos 55 a 59 anos 60 a 64 anos 65 a 69 anos 70 anos e mais
Fonte: TEM/RAIS, MPS/AEPS

26.106 123.814 139.757 117.381 97.507 85.914 69.465 50.177 26.698 8.713 1.541 467

Observe a variao do fenmeno (as faixas etrias), enquanto que o tempo (julho de 2003) e o local (Fernando de Noronha) permanecem constantes.

IFPE __ Curso: Segurana de trabalho Sries conjugadas (ou de dupla entrada)

Estatstica ____

Tetsuo Usui

A combinao entre duas ou mais sries constitui novas sries, denominadas conjugadas e so apresentadas em tabelas de dupla entrada. Podem variar simultaneamente o tempo, o local e o fenmeno. A Tabela 5 mostra a quantidade de acidentes de trabalho por motivo que podem ser: Acidentes tpicos so os acidentes decorrentes da caracterstica da atividade profissional desempenhada pelo segurado acidentado. Acidentes de trajeto so os acidentes ocorridos no trajeto entre a residncia e o local de trabalho do segurado e vice-versa. Doena do trabalho so as doenas profissionais, aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exerccio do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade. Tabela 5 Quantidade mensal de acidentes do trabalho no Brasil, por motivo - 2007/2009 Ano Quantidade de acidentes de trabalho por motivo 2007 2008 2009 Tpico 417036 441925 421141 Trajeto 79005 88742 89445 Doena de trabalho 22374 20356 17693
Fonte: DATAPREV, CAT, SUD

Observe a variao do fenmeno (acidentes de trabalho por motivo) e temporal (2007, 2008, 2009), enquanto o local (Brasil) permanece constante. Observao: Nem sempre uma tabela representa uma srie estatstica. Por vezes, os dados reunidos no revelam uniformidade, sendo meramente um aglomerado de informaes gerais sobre determinado assunto, as quais, embora teis, no apresentam a consistncia necessria para se configurar uma srie estatstica. A Tabela 6 no representa uma srie estatstica. Tabela 6 Acidentes de trabalho no Brasil Especificao Trabalhadores

Acidentes
Acidentes por 100 mil trabalhadores Mortes Mortes por 100 mil trabalhadores Mortes por 10 mil acidentes

Dados numricos 90786000 326071 359,16 2503 2,757 76,8

Fonte: Anurio Estatstico da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) 2009

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

APRESENTAO GRFICA
O grfico um recurso visual utilizado para representar os dados estatsticos, com o objetivo de permitir uma viso rpida e consistente sobre os dados pesquisados.

Grfico de setores
Tipo de grfico onde a varivel em estudo projetada num crculo, de raio arbitrrio, dividido em setores com reas proporcionais s freqncias das suas categorias. So indicados quando se deseja comparar cada valor da srie com o total. Recomenda-se seu uso para o caso em que o nmero de categorias no grande e no obedecem a alguma ordem especfica. A Figura 1 mostra acidente de trabalho por registro de 2009, em porcentagem. Os conceitos inerente ao grfico so dadas a seguir: Acidentes com CAT Registrada corresponde ao nmero de acidentes cuja Comunicao de Acidentes do Trabalho (CAT) foi cadastrada no INSS. Acidentes Sem CAT Registrada corresponde ao nmero de acidentes cuja Comunicao de Acidentes Trabalho (CAT) no foi cadastrada no INSS.

Sem CAT Registrada 27% Com CAT Registrada 73%

Figura 1: Quantidade anual de acidente de trabalho por registro


Fonte: Anurio Estatstico da Previdncia Social (2009)

Grfico de barras
um grfico formado por retngulos horizontais de larguras iguais, onde cada um deles representa a intensidade de um atributo. O objetivo deste grfico de comparar grandezas e recomendvel para variveis cujas categorias tenham designaes extensas. Figura 2: Acidentes de trabalho fatais segundo atividades econmicas
Indstria extrativa

62

Construo Comrcio, reparao de veculos automotores, objetos pessoais e domsticos Transporte, armazenagem e comunicao Indstria de transformao
Fonte: MPAS/INSS e MTb/RAIS - 1995

437

502

560

739

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho

Estatstica ____

Tetsuo Usui

Grfico de colunas
o grfico mais utilizado para representar variveis qualitativas. Difere do grfico de barras por serem seus retngulos dispostos verticalmente ao eixo das abscissas sendo mais indicado quando as designaes das categorias so breves.

57,2 41,76 44,5

15,32

15,1

Indstria de transformao

Transporte, armazenagem Comrcio, reparao de e comunicao veculos automotores, objetos pessoais e domsticos

Construo

Indstria extrativa

Figura 3: Acidentes de trabalho fatais segundo atividades econmicas por cada 1000 trabalhadores ocupados na atividade
Fonte: MPAS/INSS e MTb/RAIS - 1995

Ao se descrever simultaneamente duas ou mais categorias para uma varivel, conveniente fazer uso dos grficos de barras ou colunas justapostas (ou sobrepostas), chamados de grficos comparativos.

400000 300000 200000 100000 0 Tpico Trajeto Doena do Trabalho 2007 2008 2009

Figura 4 Quantidade mensal de acidentes do trabalho, por situao do registro e motivo - 2007/2009
FONTE: DATAPREV, CAT, SUB.

Grfico de linhas Sua aplicao mais indicada para representaes de sries temporais sendo por tal razo, conhecidos tambm como grficos de sries cronolgicas. Sua construo feita colocando-se no eixo vertical a mensurao da varivel em estudo e na abscissa, as unidades da varivel em ordem crescente. Esse tipo de grfico permite representar sries longas, o que auxilia detectar suas flutuaes tanto quanto analisar tendncias. Tambm podem ser representadas vrias sries em um mesmo grfico.

IFPE

__ Curso: Segurana de trabalho


2000 Acidentes por 100.000 trabalhadores

Estatstica ____

Tetsuo Usui

1800 1600 1400 1200


Ano

1000 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Figura 5: Nmero de Acidentes do Trabalho no Brasil, de 1998 a 2008
Fonte: MTE/RAIS, MPS/AEPS

ATIVIDADE 3

A partir dos sites: http://www.segurancanotrabalho.eng.br/estatisticas.html http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=990

escolha um tema adequado para representar os dados estatsticos e represent-los nos grficos de setores, de barras, de colunas, de linhas e comparativos. Para cada situao apresente a tabela e o grfico correspondente.

También podría gustarte