Está en la página 1de 15

Planejamento Tributrio e seu Controle pelo Poder Pblico

Dr. Jos Vicente Cra Jnior

Planejamento Tributrio
Estruturas: Conjunto de medidas administrativas, judiciais e/ou estruturais, societria ou empresarial, que tem por objetivo a excluso ou reduo de determinadas incidncias tributrias. todas as medidas administrativas ou judiciais tendentes recuperao de indbitos tributrios, ou ainda, os procedimentos para liquidao do crdito tributrio com os benefcios concedidos pelo Poder Pblico, que muitas vezes no so de conhecimento do empresariado.

Planejamento Tributrio
i. Judiciais suspenso da exigibilidade de tributos, restituies/compensaes etc.; ii. Administrativas regimes especiais, etc.; iii. Societrias Sociedade em Conta de Participao - SCP, Holdings, etc.; iv. Empresariais/Econmicas IN/SRF 75/01 etc.; e v. Financeiras/Contbeis suspenso da exigibilidade de tributos etc.

Planejamento Tributrio
Pressupostos de existncia e validade: 1. Legalidade: que os atos e negcios jurdicos realizados estejam em consonncia com as disposies da Legislao vigente; Formalidade: que os atos e negcios jurdicos planejados estejam suportados por documentao idnea;

2.

Planejamento Tributrio
3. Conformidade: que todas as questes fticas inerentes ao planejamento tributrio confirmem a realizao do ato ou do negcio realizado; que haja comprovada necessidade, utilidade e pertinncia econmica do ato ou do negcio realizado; e que haja coerncia entre os procedimentos adotados e os documentos que os suportam.

4.

5.

Planejamento Tributrio

Impe-se que o Planejamento Tributrio encontre sustentculo jurdico de validade, estando consubstanciado na celebrao de negcios jurdicos perfeitos.

Fontes de Informao do Poder Pblico


Declarao Anual de Rendimentos IRPJ, IRRF e IRPF; Declarao de Dbito e Crditos Federais DCTF; Declarao para o Banco Central; Sigilo Bancrio CPMF; Sinais Exteriores de Riqueza;

Fontes de Informao do Poder Pblico


Demonstrao da Origem e Aplicao de Recursos Evoluo Patrimonial; Guia de Arrecadao do ICMS/SP Gia e demais declaraes devidas aos Estados; Declaraes Exigidas pelos Municpios; Convnios de mtua cooperao e transferncia de informaes, firmados entre a Unio, Estados e Municpios;

Fontes de Informao do Poder Pblico


Convnios firmados entre as Pessoas Polticas e outras instituies (INSS, Caixa Econmica Federal e Estadual, Cartrios de Registros, Juntas Comerciais, etc.); Acordos e Convnios firmados com as Pessoas Polticas de outros Pases, bancos e instituies estrangeiras.

Legislao
Direitos de administrao tributria do Poder Pblico:

Lei Complementar n 104/2001 lei antieliso tributria (art. 116): desconsiderao de atos jurdicos perfeitos sob a presuno de serem estes simulados;

Legislao
Direitos de administrao tributria do Poder Pblico:
Lei Complementar n 105/2001: (i) obteno das instituies financeiras das informaes acerca das operaes financeiras realizadas pelos contribuintes (art. 5); (ii) atravs do Banco Central - Bacen e da Comisso de Valores Mobilirios CVM, firmar convnios com outros rgos pblicos fiscalizadores e/ou bancos centrais ou entidades fiscalizadoras de instituies de outros pases com o objetivo de obter cooperao mtua e intercmbio de informaes acerca de operaes financeiras e de valores mobilirios relacionados com a prtica de condutas ilcitas (art. 2 da LC n 105/2001).

Conseqncias
Inobservncia dos pressupostos de existncia e de validade 1. desconsiderao, para efeitos tributrios, de atos e negcios jurdicos perfeitos e acabados; Lanamento do crdito tributrio - autuao por parte da Secretaria da Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, com a exigncia de todos os acrscimos legais;

2.

Conseqncias
Apenas para exemplificar, poder o Poder Pblico desconsiderar: a) b) c) d) despesas dedutveis (Imposto de Renda); crditos decorrentes de entrada de mercadorias (ICMS e IPI); bases de clculo utilizadas pelo contribuinte para apurao e recolhimento de tributos; ou, ainda atribuir ao contribuinte responsabilidade de terceiros contribuintes.

Conseqncias
Inobservncia dos pressupostos de existncia e de validade 3. Imposio de multas perante o Banco Central do Brasil de at R$ 250.000,00 (duzentos e cinqenta mil reais); Instaurao de processo administrativo penal por crime contra a ordem tributria, contra o sistema financeiro nacional, evaso de divisas e/ou lavagem de dinheiro, com possvel denncia pelo Ministrio Pblico Federal (instaurao de processo judicial).

4.

Concluso
No basta, simplesmente, adotar um planejamento tributrio que vise to somente a economia de tributos, mas sim, alcanar esse objetivo utilizando instrumentos juridicamente adequados, economicamente viveis e negocialmente convincentes.

También podría gustarte