Está en la página 1de 3

CAPTULO 15

A influncia das cores na feitiaria


PERGUNTA: Explicam-nos certas pessoas entendidas em feitio que as prprias cores podem ativar ou enfraquecer o ritual de enfeitiamento, conforme peculiar entre os africanos. Isso no ser tola crendice? RAMATIS: de senso comum que todas as vibraes e impresses gravadas no ter, conforme a modulao ou freqncia com que possam ser recepcionadas ou ativadas, podem transformar-se em diversos fenmenos como eletricidade, cor, luz, calor, som, magnetismo, odor, onda hertziana. Todas as cousas, atravs do duplo etrico, esto superimpregnadas de ter-fsico emanado do prprio planeta; motivo por que qualquer gesto ou movimento, fato ou pensamento, repercutem sua vibrao, harmnica ou desarmonicamente, no seu campo de influncia. Em face dessa correspondncia vibratria entre as coisas e seres atravs do fluido etrico universal, os feiticeiros utilizavam-se das vibraes das cores no exaustivo processo de enfeitiamento coletivo, embora tal recurso fosse mais psicolgico e menos tcnico. Eles usavam as cores como excitadores de convergncia e concentrao das foras mobilizadas pelos presentes, a fim de aproveitarem a grande influncia da vibrao do psiquismo e at do atomismo dos objetos. Enquanto os feiticeiros tribais obtinham resultados proveitosos no seu malefcio selvtico, servindo-se de cores mais fsicas, como o amarelo primrio revigorante ou o vermelhoexcitante, os magos brancos conseguiam sublimar o campo

230

Magia de Redeno
emotivo dos presentes aos ritos de magia tergica ou teraputica, mobilizando as cores balsmicas, sedativas e agradveis, como o azul-celeste, verdeseda ou o rosa-lils. PERGUNTA: Mas isso no seria apenas crendice? RAMATIS: Inmeras lendas e crendices do passado hoje so prticas cientficas, embora disciplinadas por leis conhecidas da Cincia. Certas lendas, supersties e crendices, quando so desvestidas das suas excrescncias inteis, revelam um mecanismo cientfico ou processo que se enquadra perfeitamente nos experimentos sensatos da cincia moderna. A lenda esposada pelos ndios mexicanos e praticada sob demorado cerimonial de cores excitantes, em que o milho verde era submetido a extico ritual e depois recolhido sob determinada fase da Lua, para gerar o mofo de uso no curandeirismo da poca, hoje uma realidade cientfica no advento semelhante da penicilina. Sem dvida, os laboratoristas modernos obtm a penicilina independente de fases lunares favorveis, sem proferir palavras mgicas ou grunhidos misteriosos. Mas a verdade que os ndios mexicanos j conheciam tal propriedade teraputica do mofo e obtinham os mesmos resultados, malgrado nada saberem da tcnica da cincia atual. Os acadmicos sorriam ceticamente dos antigos lavradores, que para livrarem-se dos parasitas das couves usavam cascas de ovo enfiadas em paus e distribudas pelo terreno lavrado. No entanto, mais tarde verificaram que as borboletas, atradas pela alvura das cascas, ali punham ovos, mas as larvas, no podendo equilibrar-se na sua superfcie lisa, caam e morriam sem terem efetuado a postura direta sobre as couves.A lendria trepanao que os silvcolas praticavam na cabea do enlouquecido, para fazer sair o Diabo que o maltratava, hoje fundamento cientfico no tratamento de certo tipo de alienao mental da moderna Psicocirurgia de lobotomia pr-frontal, descoberta e praticada pelo mdico portugus Egas Moniz.Trata-se da aplicao de uma agulha oca e uma faca sem corte, no rompimento dos neurnios, entre o tlamo e o lobo pr-frontal, a fim de eliminar angstias, fobias, raivas e crises obsessivas.

231

Ramatis
Certas cores usadas em cerimnias exticas dos povos primitivos, em que o vermelho e o amarelo simbolizavam os elementos da natureza e conseguiam excitar os presentes e os danarinos, at lev-los a uma histeria coletiva, hoje so objeto de cuidadoso estudo nos seus efeitos cromoterpicos sobre o sistema nervoso e endocrnico. 1 PERGUNTA: Naturalmente, isso seria apenas sugesto psicolgica. No ? RAMATIS: As cores fascinam e influem nos seres humanos, variando apenas quanto sensibilidade psquica de cada criatura, pois, alm de sua repercusso propriamente fsica, elas tambm atuam despertando novas disposies mentais e emotivas, agradveis ou desagradveis, excitantes ou depressivas. A civilizao ainda conserva os seus tabus no uso das cores e conhece, subjetivamente, os seus efeitos psquicos, pois enquanto prefere o preto para o luto, o roxo para a mortalha ou enfeites de caixes de defuntos, elege o branco para o traje de noiva, das crianas, na primeira comunho e quaisquer festividades que simbolizam o expluir sadio da vida! As cores traem o temperamento e a alma dos povos, pois as naes mais belicosas ostentam o vermelho na confeco de suas bandeiras, enquanto pases sem ambies guerreiras, como o Brasil, revestem o seu pavilho nacional apenas com o verde, amarelo, azul e branco, num admirvel simbolismo identificador da esperana, intuio, fraternidade e paz! 2 PERGUNTA: Que dizeis dos povos selvagens, que usavam certas cores para espantar os espritos?
1 Vide o captulo Medicina, na obra A Vida no Planeta Marte, de Ramatis; idem, captulos Escola e Educao e Religio, onde se verificam vrias aplicaes de cores aprimorando o sentimento e o pensamento marciano. 2 H um excelente e esotrico trabalho sobre a bandeira brasileira de autoria da Sr Hilda Leite de MacGuire, 6100 Camron, Box 59O-APO San Francisco 96.323, USA, em que se verifica, realmente, a extraordinria combinao das cores e smbolos, a retratar a misso do Brasil no mundo! Esse magnfico trabalho pode ser solicitado Sra Iracy Leite de Almeida, Caixa Econmica Federal de Pernambuco, Av. Guararapes Recife, Pernambuco.

232

También podría gustarte