Está en la página 1de 7

ERRO ERRO DE TIPO: art.

20 CP

Conceito: o erro sobre os elementos constitutivos do tipo legal. O erro de tipo como se fosse um equivoco. Exemplo, pegar uma caneta achando que sua. Isso no pode ser classificado como roubo ou furto e sim como um erro de tipo.

- um equivoco de um dado da realidade.

Especies de erro de tipo:

A) essencial escusavel, inevitvel ou desculpavel: Esse tipo exclui o dolo e a culpa, pois no houve crime, visto que pode ocorrer com qualquer pessoa. Quando o agente faz todo o esforo para evitar o delito mas no consegue. Exemplo, uma criana passa correndo na rua e o carro o atropela e mata, o agente tenta frenar e desviar mas no foi possvel evitar.

B) inescusvel, evitvel ou indesculpvel: quando o agente poderia ter feito alguma coisa para evitar o fato mas no o fez. Tambm tem o equivoco por parte do agente, ou seja, ele no queria praticar o crime, mas faltou mais cuidado. Exemplo, um caador que atira numa moita achando ser um animal e na verdade era uma pessoa. Ou o policial que atirou em um homem que estava com uma furadeira. O policial achou que era uma arma, mas na verdade era uma ferramenta. O policial poderia ter tido um pouco mais de ateno e cuidado e o delito poderia ter sido evitado.

- Efeitos do erro de tipo essencial: o erro de tipo exclui o dolo porm responde por culpa se houver previso legal.

Erro de tipo acidental: Efeitos: o agente responde pelo fato.

Espcies:

A) erro in persona: existe confuso. O agente queria matar A mas confunde com B e acaba matando B ao invs de A. Art. 20 pargrafo 3 CP.

B) erro in objeto: existe confuso. Exemplo, o agente vai furtar um rolex e na verdade ele rouba um relgio falso. Ele responde pelo crime de furto mesmo assim.

C) Aberratio ictios: desvio de dolo. O agente queria matar A, erra a mira e mata B. Respondera por homicdio doloso mesmo assim.

D) Aberratio criminis:

E) erro sobre o nexo causal ou dolo geral: ERRO DE TIPO ACIDENTAL: Responde normalmente pelo delito.

- Erro sobre o objeto material do crime: (confuso)

- erro sobre a pessoa: o agente quer atingir A e acaba confundindo e atingindo B.

- erro sobre o objeto: o agente em vez de furtar sal, furta acar, ele se confunde.

- Erro sobre o modo de execuo:

- Aberratio ictos: desvio de golpe. O agente quer eliminar A mas na hora algum bate no brao do agente e ele acaba atingindo C. Isso na fase de execuo do crime. Ou um erro de pontaria ou um defeito da arma.

- Aberratio criminis: resultado diversos do pretendido. Quando o agente quer produzir o resultado X mas acaba produzindo o resultado Y. O agente quer quebrar uma vidraa com um pedra, erra a vidraa e acerta uma pessoa.

- Erro sobre o nexo causal:

- dolo geral: ou erro sucessivo. No exaurimento do delito que o crime se consuma. O agente quer matar a sogra e bate na cabea dela e acha que a matou, mas na verdade no, e enterra a mulher, e quando vo ver, a mulher no morreu pelo golpe mas sim de asfixia. TEORIA GERAL DO CRIME Infrao penal - crime: recluso e deteno - deteno. Ato Infracional (adolescentes medidas scio educativas) - crime - contraveno penal CRIME: CONCEITO DO CRIME - formal: violao da lei penal. - material: leso (ofensa) a um bem jurdico (vida, patrimnio) penalmente tutelado. - analtico: I) teoria naturalista o causal: o crime uma situao de causa e efeito de forma natural, exemplo, num atropelamento que resulta em homicdio, o juiz no final d processo vai verificar se o ru teve culpa ou dolo naquela ao, se no teve, sera inocentado.

Formado por trs elementos: - fato tpico: observa no mundo real se aquela conduta humana se encaixa naquele tipo, art 129 CP, crime contra a integridade fsica. - ilcito: conduta humana contrria ao ordenamento jurdico. - culpabilidade: dolo e culpa, so elementos de vontade, no existe crime sem dolo e culpa pois ele depende da vontade humana. O ERRO DE TIPO afasta o dolo e a culpa, ento no haver crime. Erro de tipo quando sem querer voc pega algo de algum pensando que aquilo era seu. Voc no tinha a inteno de roubar. II) teoria finalista da ao: tudo o que o homem faz, o faz com uma finalidade. O dolo um elemento de vontade, portanto ele tem que fazer parte do fato tpico. - fato tpico: o dolo e a culpa analisado no fato tpico e no na culpabilidade. - ilcito: acredita que a culpabilidade no faz parte do crime, ela apensas um pressuposto para aplicao da pena. Inimputavel um dos elementos que exime a culpabilidade, exemplo, um doente mental no pode ser condenado por um crime de homicdio, caso ele tenha cometido isso. OBJETO DO CRIME: Todo crime tem um objeto, e ele pode ser: - jurdico: o bem jurdico penalmente tutelado, ento, todos os crimes possuem objeto jurdico. - material: pessoa ou coisa sobre a qual recai a conduta criminosa, exemplo, num crime de furto o objeto material a coisa alheia mvel, no caso de um homicdio, o objeto material a vida. SUJEITO O CRIME: Existem dois tipos: - ativo: a pessoa que realiza a ao. Pode ser uma pessoa humana, fsica, ou pessoa jurdica, que pode cometer um crime ambiental, por exemplo, e poder receber uma multa como pena. - passivo: a pessoa que sofre a ao. Tambm pessoa fsica ou jurdica, como tambm o Estado e a coletividade. CLASSIFICAO DO CRIME: a) crime comum: pode ser praticado por qualquer pessoa.

b) crime prprio: praticado por pessoas que tenham qualidades especiais, exemplo, o crime contra a administrao publica, peculato (se apropriar de um bem publico), praticado por um funcionrio publico. Infanticdio, cometido pela ME. c) crime instantneo: ocorre em um s ato. Exemplo, crime de homicdio. d) crime permanente: exemplo, extorso mediante sequestro, porque so vrios atos para se consumar o crime. Nesse caso o crime consumado somente quando o seqestrado solto. CONTINUAO Classificao dos Crimes e) crime tentado: art 14, II CP. A pessoa quis chegar na consumao s que isso no ocorreu por circunstancias alheias a vontade do agente. Exemplo, a policia chegou, ou a arma travou. - perfeita: a pessoa realiza toda a execuo s que o resultado no ocorre, exemplo, um homicdio, onde o criminoso quer matar a vitima mas acaba que a vitima sobrevive mesmo depois de atirar varias vezes na pessoa. - imperfeita: ele inicia a execuo e impedido de terminar o crime. Exemplo, a pessoa comea esfaquear uma pessoa e algum nega e toma a faca do criminoso. - cruenta: bem jurdico no atingido. Somente Fernando Capez fala sobre isso. - incruenta: bem jurdico atingido. Somente Fernando Capez fala sobre isso. Pena: usa a mesma pena do crime consumado porm diminuda de um a dois teros. Exemplo, crime perfeito, diminui um tero, crime imperfeito, diminui dois teros. f) crime consumado: art 14, I CP. Rene todos os elementos de sua definio legal. Exemplo, matar algum, Art. 121CP 6 anos de pena. Art. 15 CP desistncia voluntria: a pessoa se arrepende de praticar o crime e voluntariamente para de praticar o ato, ento ela no poder responder pelo ato final, pois no o praticou, respondera somente pelos atos j praticados. Arrependimento eficaz: a pessoa pratica o ato, desiste dele e salva a pessoa, exemplo, uma pessoa tenta matar a outra, se arrepende e leva para o hospital, e a vitima sobrevive.

Art.16 CP arrependimento posterior: desde que no no se tenha violncia e grave ameaa e o criminoso restitua o dano antes do recebimento da denuncia. Art. 65 II, b CP. Iter criminis ou caminho do crime: - primeira fase cognitiva: plano mental, atpico ou impunivel. A pessoa pensa em praticar um crime. - segunda fase atos preparatrios, regra geral, impuniveis, exceo art. 288 CP. A pessoa comeca a preparar as coisas para praticar aquele crime. - terceira fase execuo: bem jurdico comea a ser atacado. Crimes tentados. Punvel. A pessoa comeca a praticar aquele crime. - quarta fase crime consumado: crime acabado. Punvel. A pessoa comete o crime. Arrependimento posterior: no ocorre em todos os crimes, somente nos crimes onde no tem violncia ou grave ameaa a pessoa. Art 16 CP. Exemplo, crime de furto.

Ao penal:

- ao penal publica ou DENUNCIA: quem promove a denuncia o Ministrio Publico. E pode ser condicionado ou incondicionado.

CONTINUAO Classificao dos Crimes:

G) crime impossvel: ocorre opor ineficcia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto. Art 17 CP. Exemplo, tentar matar algum com um copo de gua. Ou tentar matar um cadver, no mximo, vai responder por vilipendio ao cadver, mas no o de homicdio.

CRIME DOLOSO x CRIME CULPOSO Art 18 CP

Crime Doloso: dois elementos que impem o dolo, primeiro a conscincia e segundo a vontade. A Teoria finalista diz que o dolo um querer. Se no tiver ou a vontade ou a conscincia, Haver crime, porm no haver pena, pois ela ser isentada da pena. Por exemplo, no caso de uma coao mental irresistvel, onde um agente diz para o gerente do banco abrir o cofre, se no mataro o filho dele que esta em casa.

- dolo direto: quando o agente quer o resultado juntamente com a conscincia e vontade, exemplo, quando A quer matar B. Art 18 I parte a CP (quis o resultado)

- dolo indireto:

- dolo eventual: (assumiu o risco de produzir o crime, art. 18 I parte b CP.)

- dolo indeterminado:

- dolo genrico: basta praticar o verbo. Consumar o crime.

- dolo especfico: exige uma finalidade. Exemplo, crime de prevaricao. Art 319 CP. Tem que ter interesse ou sentimento pessoal.

También podría gustarte