Está en la página 1de 5

A arte de contar histrias

(Ana Luisa Lacombe) www.rededosaber.sp.gov.br/portais - videoteca A arte de contar histrias.

MITO- Mito vem da tentativa do homem primitivo, dos povos nmades, em explicar os fatos da natureza dos quais no possuam conhecimento. Era a tentativa de conhecer o mundo, uma das caractersticas do mito que pode possui finais trgicos. FABULAS- As fbulas so contos que mostram o bom comportamento, como me portar em sociedade. Sempre termina com uma lio de moral na tentativa de ensinar algo. As fbulas no devem ser contadas para crianas muito pequenas pois ela ainda no possui os conceitos morais. CONTOS DE FADA- Geralmente contam histrias de pocas medievais. So contos muito antigos oriundos de povos do norte como Vikings ou do Oriente. Uma boa dica o livro A psicanlise dos contos de fada. Uma das caractersticas dos contos que sempre acabam bem. H uma certa tendncia em mascarar a maldade que envolve os contos de fada, mas segundo a atriz, Ana Luisa Lacombe, estes no devem ser mascarados, o fato das crianas vivenciarem a maldade nos contos proporciona subsdios para ser trabalhado esse tema em cima das histrias. importante a criana saber que as pessoas podem ser boas e tambm podem ser ms. Ela precisa ter referenciais bons e maus, para que quando agir de forma errada tenha parmetros comparativos. LENDAS Mistura realidade e fantasia. Parte de algo real e depois se transforma, como exemplo a lenda do Boto, do Lobisomem. Cria-se a lenda a partir de algum fato que aconteceu. A moa loura do banheiro, por exemplo. Contar histrias preocupar-se com a palavra, os acessrios so meros acessrios, a palavra precisa ser suficiente na narrativa . Tudo novo que eu coloco na histria eu tenho que treinar.

REPERTRIO Para ampliar o repertrio de informaes das crianas e adolescentes precisamos ampliar nosso prprio repertrio, novas canes, novas histrias, novos assuntos, novas coisas para interagir com meu repertrio. Para escolher uma histria para contar, eu preciso gostar dessa histria e preciso tambm ter vontade de compartilhar ela com algum. A mesma histria pode ser contada para vrios ouvintes desde os menores at os maiores. Para isso basta fazer algumas adaptaes para cada pblico. Qualquer histria cabe para qualquer faixa etria, preciso tornar a histria elstica, dependendo do pblico. Outro fator importante conhecer o local onde ser feita a contao de histria, cuidado com a iluminao, no deixar a luz de frente com os rostos da plateia, ou eles no conseguiro enxergar direito, cuidado com o espao fsico, para eventuais movimentaes, etc. Se vou contar um conto popular, tenho que escolher uma boa verso, partir de um bom texto. O livro a casa da histria, no ficar parando a histria no meio para mostrar as gravuras dos livros. Pode-se utilizar alguns recursos como ir mostrando a imagem na frente do peito e ficar lendo meio de lado. O texto tem que respeitar as concordncias, sempre pronunciar os s, os adjetivos cuidado com eles, no ficar adjetivando tudo, fica pobre, Era uma linda princesa, em um maravilhoso castelo...., cuidado com as grias e os ns...Cuidado com excesso de grias, uso de muitos ns. Vamos estudar o texto, todo texto tem uma estrutura que sua estrutura fixa. A sequencia de aes, os fatos propriamente ditos (esqueleto). Estudar a estrutura moldvel, os detalhes, colocar o seu tempero, suas imagens (pele, pelos, sangue, msculo etc) Gislaine Matos contadora de histrias. Estrutura moldvel essa parte eu posso mudar, acrescentar. O conto de autor tem toda a forma como o autor colocou. O conto popular, a forma depende de quem conta.

Recursos- Todo texto literrio uma partitura musical (Ruben Alves) Se eu gosto do texto eu vou degusta-lo, sabore-lo. Eu tenho que gostar de compartilhar. Palavras- Mesmo que o narrador v contar de boca, deve partir de um texto bem escrito. Riqueza de vocabulrio e apropriao das palavras so importantes. No simplificar muito os vocabulrios, a criana precisa entrar em contato com palavras novas. As crianas so capazes de inferir sentido nas palavras. Ex. sorumbtico e macambzio (adj. Melanclico, sorumbtico, hipocondraco; carrancudo, triste) Respirao- E a minha respirao que d uma pulsao na contao de histria. Nessa saborear as palavras. Pausas diferentes para gneros diferentes,

sem pressa de chegar ao final. Contar histrias tem que ter um ritmo mais lento para que o ouvinte construa as ideias e eu prprio construa o filminho na minha cabea. Ex. Barba Azul quando ela abre a porta do quarto proibido.....(caras e bocas).

PartituraDinmica- boto do volume (baixo e subo o tom da voz) Ritmo- fundamental na narrativa, acelerando e desacelerando, rtmica, batida permanente, Ex- o percorrer do trem.... e vinha andando, muita calma, muita calma, muita calma etc. Qual o ponto de contato nessa historia que v atingir esse meu pblico especfico. Tessitura- a voz na escala musical, aquela em que nascemos, pode ser grave, agudo, soprano etc. Expandir a tessitura, no devo criar falsetes que prejudica minha voz.

+ fina + grossa

sem machucar minha voz, naturalmente.

Timbre- perigoso, primeiro pela sade vocal ou para que no fique chato, bobo. Para ficar engraado no pode utilizar demais. Cuidado com esteretipos. Linguagem corporal- o contador de histrias deve estar5 presente de corpo inteiro. O corpo entra em sintonia com o andamento da narrativa. Apenas um gesto num determinado momento pode ser tudo o que o narrador precisa. No preciso pontuar todos os momento com um gesto pontual, eu escolho alguns momentos. O que fao com as mos? Fico andando sem sentido. FOCO! Com acabamento, espontaneidade. Olhar- esteja atento aos seus ouvintes. No os perca de vista. Traga com o olhar o pblico para o seu colo. (Rubem Alves). O olhar intimida, ou encanta, ou agua. no olhar que seduzimos. Ao contar histrias o professor deve deixar essa coisa do professor fique quieto, senta a... Se ficar interrompendo toda hora para dar broncas, ele foge do mundo mgico e encantado da narrativa da histria. Tem que manter-se na magia. Histria educao informal, pode at dormir; se o fizer sinal que a histria o embalou, ou o elenco no suportou, ou estava cansado. Cabe ao professor depois identificar o porqu daquele sono. Prepare sua sesso de narrao com cuidado- Pense no roteiro em um roteiro coerente. Estude as estrias com ateno at se sentir seguro. Observe o espao. Se so vrias estrias melhor seguir um tema. - qual o melhor lugar para voc se posicionar em relao ao pblico? - organize as coisas de forma esttica, - aquea a voz, alongue-se, espreguice, boceje, etc.... DIVIRTACuidado com o fundo, procure ficar em frente a um fundo neutro. A luz no deve estar nas suas costas mas iluminando o contador para que no crie sombra.

Crie um ambiente bonito, bem arrumadinho. Se voc no se divertir, a criana no vai se divertir. Cada um tem um jeito de encantar. Cada um cada um. Recursos externos- ex da histria Os 10 sacizinhos (Tatiany Berlink) D para contar a histria com gorrinhos. Utilizar objetos reciclveis, flores, garrafinhas pets, so os indiozinhos. Ao contar a histria, A vida ntima de Laura (Clarice Lispector) a atriz monta um livro (em formato de livro dois painis) e conforme conta a histria vai montando o livro na hora. A moa tecel (Marina Colassanti).

También podría gustarte