Está en la página 1de 23

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2012

NMERO DE REGISTRO NO MTE: PR002959/2010 25/08/2010 DATA DE REGISTRO NO MTE: MR044640/2010 NMERO DA SOLICITAO: 46212.011661/2010-56 NMERO DO PROCESSO: 25/08/2010 DATA DO PROTOCOLO:

SINDICATO DOS TRAB NA IND DA CONST CIVIL DE CASCAVEL, CNPJ n. 78.674.090/0001-93, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ORACILDES TAVARES; SIND.TRAB.IND.CONSTR.CIV.IND.C, CNPJ n. 77.813.764/0001-20, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ANTONIO BARROS FRANCA; SIND DOS TRAB DA IND DA CONST CIVIL E DO MOBIL DE MEDIA, CNPJ n. 77.817.336/0001-76, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). CLIMAR RIBAS DOS SANTOS; SIND. DOS TRAB. NA IND. DA CONST. E DO MOB. DE MAL. CDO. RONDON E REGIAO, CNPJ n. 77.804.961/0001-83, neste ato representado(a) por seu Membro de Diretoria Colegiada, Sr(a). LOTARIO CLAAS; SINDICATO DOS TRAB NA IND DA CONST MOB DE TOO E REGIAO, CNPJ n. 78.684.560/0001-08, neste ato representado(a) por seu Membro de Diretoria Colegiada, Sr(a). ANACIR ANTONIO DE ANDRADE; E SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONST CIVIL DO OESTE DO PARAN, CNPJ n. 74.200.973/0001-00, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). GERSON ANGELO LORENZI; celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA - VIGNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletiva de Trabalho no perodo de 1 de junho de 2010 a 31 de maio de 2012 e a data-base da categoria em 1 de junho. CLUSULA SEGUNDA - ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a(s) categoria(s) Esta conveno abrange todos os empregadores, nestes includas as pessoas fsicas e jurdicas e trabalhadores da Indstria da Construo Civil (inclusive Engenharia Consultiva), e todas as classes compreendidas neste setor, na forma do enquadramento sindical, definida pela Consolidao das Leis do Trabalho, nos limites da representatividade territorial das entidades signatrias, com abrangencia territorial em, com abrangncia territorial em Cascavel/PR, Entre Rios do Oeste/PR, Foz do Iguau/PR, Guara/PR, Marechal Cndido Rondon/PR, Marip/PR, Matelndia/PR, Medianeira/PR, Mercedes/PR, Missal/PR, Nova Santa Rosa/PR, Ouro Verde do Oeste/PR, Palotina/PR, Pato Bragado/PR, Quatro Pontes/PR, Santa Helena/PR, So Jos das Palmeiras/PR, So Miguel do Iguau/PR, So Pedro do Iguau/PR, Terra Roxa/PR, Toledo/PR e Tupssi/PR.

Salrios, Reajustes e Pagamento Piso Salarial CLUSULA TERCEIRA - PISOS SALARIAIS E SALRIOS
A partir de 1 de Junho de 2010, os empregadores representados pelo Sindicato Patronal reajustaro os pisos salariais e salrios de seus empregados nas seguintes condies:

Pargrafo Primeiro

Pisos Salariais:

1 A partir de 1 de Junho de 2010, os pisos salariais dos trabalhadores que mantenham contrato de trabalho dentro da base territorial do SINDUSCON/OESTE-PR passam a vigorar com os seguintes valores/hora:

Auxiliar de Produo Meio Oficial Oficial Contra Mestre Mestre de Obras

Junho/2010 3,15 3,35 4,41 5,16 6,72

2 A partir de 1 de Janeiro de 2011, os pisos salariais dos trabalhadores que mantenham contrato de trabalho dentro da base territorial do SINDUSCON/OESTE-PR passam a vigorar com os seguintes valores/hora:

Auxiliar de Produo Meio Oficial Oficial Contra Mestre Mestre de Obras

Janeiro/2011 3,25 3,45 4,55 5,31 6,92

3 Os empregadores concedero mensalmente um vale compra (vale alimentao) em forma de tickets ou cartes magnticos, para aquisio de gneros alimentcios, a partir de 1 de Junho de 2010 no valor de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) para os empregados da categoria, conforme descrio acima, que recebem piso salarial. Pargrafo Segundo Em Junho de 2011, os pisos salariais, demais salrios e o vale compras sero reajustado pelo ndice do INPC dos ltimos 12 meses (correspondente ao perodo de 01 de Junho de 2010 at 31 de Maio de 2011). Em janeiro de 2011 ser realizado estudo de implantao de caf da manh nas obras. Pargrafo Terceiro O vale-compra acima mencionado ser entregue juntamente com o pagamento do salrio, at o 5 dia til do ms subseqente. Excepcionalmente, a diferena de salrio e de vale compra referente aos meses de Junho e Julho, devero ser pagos aos funcionrios at o 5 dia til do ms de Setembro de 2010.

Pargrafo Quarto O vale-compras dever ser pago integralmente pelo empregador aos empregados, sem qualquer desconto em seus salrios a ttulo de Vale-Alimentao ou decorrentes do PAT. Pargrafo Quinto Os empregadores devero inscrever-se no Programa de Alimentao do Trabalhador PAT, com o objetivo de obter os incentivos fiscais. Pargrafo Sexto Os vales compras no tm natureza salarial, no integrando a remunerao do empregado para qualquer fim. Pargrafo Stimo Os valores do vale-compras sero pagos proporcionalmente aos dias trabalhados ou justificados no ms de referncia. O benefcio do vale compras ser concedido de forma excepcional e Pargrafo Oitavo exclusivamente aos trabalhadores que sofrerem acidente de trabalho, quando estiverem afastados e recebendo beneficio de Auxlio-Doena Acidentrio, limitados a 12 (doze) meses, a partir da data do afastamento. Pargrafo Nono Aos empregados que efetivamente gozarem frias ser fornecido o valecompras proporcionalmente ao perodo de efetivo gozo. No ser devido o vale-compras no pagamento de frias proporcionais indenizadas, bem como nas frias vencidas indenizadas e no aviso prvio indenizado. Pargrafo Dcimo Os empregadores, exclusivamente nos meses de Dezembro de 2010 e 2011, at o dia 20 (vinte), concedero aos trabalhadores a ttulo especifico de abono natalino , na forma de vale compra , no tendo qualquer natureza salarial, nem se sujeitando integrao da remunerao do trabalhador, da seguinte forma: a O valor equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor do vale compras, para os trabalhadores que tm menos de 180 (cento e oitenta) dias de trabalho e o valor equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor do vale compras para os trabalhadores que tm 180 (cento e oitenta) dias ou mais de trabalho; b o benefcio ser concedido sem prejuzo do vale compra referente ao ms de Dezembro de 2010 e 2011, o qual dever ser entregue nos termos do Pargrafo terceiro desta Clusula. Pargrafo Dcimo Primeiro Para os demais salrios dos trabalhadores da categoria econmica representada, exceo daqueles que recebem piso salarial, ser concedido um reajuste salarial a partir de 01 de Junho de 2010 de 10% (dez por cento) calculados sobre os salrios vigentes em 01 de Junho de 2009. Pargrafo Dcimo Segundo Ficam compensadas todas as antecipaes salariais espontneas havidas no perodo, ressalvados, porm, os aumentos decorrentes de promoo, implemento de idade, equiparao e aumento real. Pargrafo Dcimo Terceiro Para os empregados admitidos ou empresas constitudas aps a data-base, o reajuste salarial obedecer as seguintes condies: 1) Sobre os pisos salariais de admisso dos empregados em funo com paradigmas ser aplicado o mesmo critrio de reajuste concedido a este, na forma do Pargrafo Dcimo desta clusula, desde que no ultrapasse o menor salrio da mesma funo, obedecidos o piso mnimo. 2) Sobre os salrios de admisso dos empregados em funo sem paradigma dever ser considerado o disposto no Pargrafo Dcimo desta clusula. No entanto, o reajuste ser

proporcional, tomando por base o primeiro ms trabalhado. Pargrafo Dcimo Quarto Os reajustes concedidos para salrios e pisos salariais foram fruto de livre negociao e quitam integralmente quaisquer diferenas que por ventura tenham existido no perodo de vigncia da conveno coletiva anterior. Pargrafo Dcimo Quinto Caso durante a vigncia desta conveno seja decretado pelo Governo Federal novo salrio-mnimo, fica garantido: que os SERVENTES nunca podero perceber menos que o valor do salrio-mnimo acrescido de 5% (cinco por cento); que os MEIOPROFISSIONAIS nunca podero perceber menos que o valor do novo salrio-mnimo acrescido de 10% (dez por cento); que os PROFISSIONAIS nunca podero perceber menos que o valor do novo salrio-mnimo acrescido de 20% (vinte por cento); que os CONTRA- MESTRE ou FEITORES nunca podero perceber menos que o valor do novo salrio-mnimo acrescido de 22% (vinte e dois por cento); e que os MESTRES-DE-OBRAS nunca podero perceber menos que o valor do novo salrio-mnimo acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).

CLUSULA QUARTA - CLASSIFICAO PROFISSIONAL


Na classificao profissional desta conveno, considerar-se-o especificamente, 05 (cinco) categorias profissionais, a saber: 1) Auxiliar de Produo / Servente a partir da CCT 2010/2012 o Servente passar a ter a denominao de Auxiliar de Produo todo o trabalhador que no possuindo qualquer qualificao profissional, executa toda e qualquer atividade de ajuda aos Profissionais; 2) Meio-Profissional o trabalhador que, embora com relativo conhecimento do oficio, no possui ainda a capacidade, a produtividade e o desembarao do profissional, executando os servios sob orientao e fiscalizao deste, ou ainda, do Mestre-de-Obras. 3) Profissional todo o trabalhador que, possuindo amplos e especializados conhecimentos de seu oficio, tem capacidade para realiz-lo com produtividade e desembarao. Nesta categoria esto includas as diferentes funes inerentes ao ramo, cujas principais so: pedreiro, carpinteiro, armador, encanador, eletricista, pintor, soldador, azulejista, almoxarife, apontador, guincheiro, montador de estrutura metlica, operador de equipamento de terraplenagem, bate-estacas e perfuradora de solo para fundao; 4) Contramestre ou Feitor cargo exercido pelo Profissional, desde que rena as condies tcnicas necessrias, e que, embora com relativo conhecimento do ofcio, no possui ainda a capacidade, a produtividade e o desembarao do Mestre-de-obras, executando os servios sob orientao e fiscalizao deste; 5) Mestre-de-Obras cargo exercido transitoriamente pelo Profissional, desde que rena as condies tcnicas necessrias a essa funo. Pargrafo Primeiro Alm das categorias citadas no item anterior, enquadram-se na presente conveno, categoria de Meio-Profissional, os empregados em escritrios que, no pertencem a outros sindicatos pela sua discriminao profissional, e que exeram, entre outras, as funes de datilgrafos e vigias. Pargrafo Segundo Quaisquer outros empregados que exeram funes subalternas entre eles auxiliares administrativos, zeladores, copeiras e Office boy, recebero salrios correspondente ao piso salarial estadual previsto no inciso III (Trabalhadores da Produo de Bens e Servios Industriais, correspondentes aos Grandes Grupos Ocupacionais 7 e 8 CBO) no art. 1, da Lei Estadual n 16.099/2009, ou seja, R$ 714,00 (setecentos e quatorze reais), vlido at 30 de abril de

2011, aps seguir a correo da Lei Estadual supra mencionada. Pargrafo Terceiro Os trabalhadores descritos no Pargrafo acima, no tero direito ao vale compras, tendo em vista que faz parte da legislao do salrio mnimo regional. Pargrafo Quarto Os trabalhadores que exercem exclusivamente a funo de betoneiro (Operador de Betoneira) sero considerados Meio-Profissional, no sendo devido este salrio ao funcionrio que opere eventualmente.

Pagamento de Salrio

Formas e Prazos

CLUSULA QUINTA - ADIANTAMENTO SALARIAL


Os empregadores que assim optarem concedero aos seus empregados, adiantamento de salrio em dinheiro, cheque salrio, cheque da contratante desde que afiliada ao Sinduscon ou atravs de crdito em conta corrente bancria, nas seguintes condies: 1) O adiantamento ser no mnimo de 40% (quarenta por cento) do salrio do ms anterior, desde que o empregado j tenha trabalhado na quinzena o perodo correspondente; O pagamento dever ser efetuado at o 15 (dcimo quinto) dia til que anteceder o do pagamento normal.

CLUSULA SEXTA - PAGAMENTO DE SALARIOS


Os empregadores providenciaro para que o pagamento de salrios ocorra at o trmino da jornada de trabalho, em dinheiro, cheque-salrio ou cheque de emisso bancria, e nos locais de trabalho, ou ainda atravs de crdito em conta corrente bancria. Quando o empregador efetuar o pagamento com cheque de sua emisso, fa-lo- no 4 (quarto) dia til. No caso de pagamento em cheque quando o 4 dia til recair em feriado bancrio o pagamento dever ser efetuado no 3 dia til. Pargrafo nico Fica estabelecido multa de 5% (cinco por cento) sobre o salrio que por ventura sofrer atraso injustificado por mais de 05 (cinco) dias, adicionando-se a este juros de 2,5% (dois vrgula cinco por cento) para cada dia que exceder a este prazo.

Outras normas referentes a salrios, reajustes, pagamentos e critrios para clculo CLUSULA STIMA - GARANTIA PERCEPO DE SALRIOS NA OCORRNCIA DE FATORES CLIMTICOS ADVERS
Ficam assegurados os salrios dos trabalhadores que, estando disposio do empregador fiquem impossibilitados de exercer suas atividades em razo de fatores climticos adversos ou outros, falta de material ou maquinaria danificada, desde que se apresentem e permaneam no local de trabalho durante toda jornada laboral ou sejam dispensados por ordem escrita.

CLUSULA OITAVA - GREVE

DIAS PARALISADOS

Os empregadores no descontaro dos seus empregados os dias paralisados e o descanso semanal remunerado referente a greve realizada no perodo de 27 a 30 de Julho de 2010.

Gratificaes, Adicionais, Auxlios e Outros Adicional de Hora-Extra CLUSULA NONA - HORAS EXTRAS

Os servios realizados em horas extraordinrias, devero ser remunerados com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da hora normal. As horas extras prestadas em domingos e feriados sero remuneradas com adicional de 100% (cem por cento). Pargrafo Primeiro Quando os empregadores tiverem necessidade do trabalho em horas extras no contratuais, ou seja, eventualmente, ficaro obrigadas a fornecer alimentao aos empregados, gratuitamente, antes da prorrogao da jornada, consistente em dois sanduches de po d'gua com mortadela e um refrigerante ou similar. Este benefcio no integra o contrato de trabalho e no integra na remunerao do funcionrio. Pargrafo Segundo As horas extras, desde que habituais, devero ser computadas no clculo do 13 salrio, frias, aviso prvio indenizado, indenizao do tempo de servio; indenizao adicional, descanso semanal remunerado e FGTS.

Outros Adicionais CLUSULA DCIMA - INDENIZAO ADICIONAL


Para os empregados que contarem com 05 (cinco) ou mais anos ininterruptos de servio com o mesmo empregador ser pago, por ocasio da resciso do contrato de trabalho, uma indenizao adicional equivalente a 50% (cinqenta por cento) do ltimo salrio. A partir da a cada mais 05 (cinco) anos adicionais completos, ser paga indenizao adicional de mais 50% (cinqenta por cento) do ltimo salrio.

Auxlio Habitao CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - MORADIA


Os empregadores que fornecerem moradia a seus empregados, observaro o seguinte: 1) As casas destinadas aos trabalhadores: com at 50 m2, sero fornecidas gratuitamente; de 50 a 80m2, poder ser descontado do trabalhador 1,5% (um e meio por cento) do salrio normativo; com mais de 80 m2, este desconto fica limitado a 2,0% (dois por cento) do salrio normativo. Pargrafo Primeiro Tal benefcio no integrar a remunerao do empregado.

O desconto fica limitado ao salrio relativo a um morador por casa, e a Pargrafo Segundo ocupao ser limitada a uma famlia por casa.

Pargrafo Terceiro Na hiptese de resciso do contrato de trabalho o empregado ter at 30 (trinta) dias contados da data de seu desligamento para desocupar a casa.

Auxlio Alimentao CLUSULA DCIMA SEGUNDA - ALIMENTAO


Os empregadores abrangidos pela presente conveno, podero optar por fornecer alimentao a seus empregados, dentro das modalidades previstas no Programa de Alimentao ao Trabalhador. Pargrafo nico os fins. Tal benefcio no integrar a remunerao do empregado para todos

Auxlio Transporte CLUSULA DCIMA TERCEIRA - TRANSPORTE


O transporte dos trabalhadores, quando fornecido pelo empregador dever ser em veculo fechado, por exemplo, nibus, micronibus, "perua . Pargrafo Primeiro Fica assegurado ao trabalhador dispensado o pagamento das despesas de retorno ao seu local de origem, ou seja, onde foi recrutado. Pargrafo Segundo O tempo despendido pelo empregado, em conduo fornecida pelo empregador, at o local de trabalho de difcil acesso e no servido por transporte regular publico, e para seu retorno, computvel a jornada de trabalho.

Auxlio Educao CLUSULA DCIMA QUARTA - AUXILIO ESCOLAR Os empregadores que assim o desejarem podero fornecer aos filhos dos seus empregados matriculados da 1 a 8 srie do ensino fundamental, material escolar bsico tais como: 11 cadernos de linguagem 48 folhas 02 cadernos de desenho 50 folhas; 02 cadernos de aritmtica 50 folhas; 01 caixa de lpis de cor com 12 unidades 04 lpis pretos 02 borrachas 02 canetas esferogrficas 01 apontador 01 rgua 01 tesourinha (sem pontas) 01 tubo de cola. Pargrafo Primeiro Fica liberada a publicidade do empregador em todos os materiais fornecidos conforme a lista acima.

Pargrafo Segundo O referido auxlio no tem natureza salarial, no integrando a remunerao do empregado para qualquer fim.

Seguro de Vida CLUSULA DCIMA QUINTA - SEGURO DE VIDA


Em favor de cada empregado o empregador manter seguro de vida em grupo, cujo benefcio dever observar as seguintes coberturas: Um capital bsico de R$ 16.500,00 (dezesseis mil e quinhentos reais) pela morte por qualquer causa; O mesmo capital para invalidez total por acidentes ou doena; Para invalidez parcial por acidente, aplicar-se- a proporcionalidade do valor acima referido, em razo dos danos ocorridos no sinistro; 50% do capital bsico pela morte por qualquer causa do cnjuge; 25% do capital bsico pela morte por qualquer causa dos filhos de at 18 anos e na quantidade mxima de 4 filhos. 2 (duas) cestas bsicas de 25 Kg cada, em caso de morte por qualquer causa do titular, no ms do acidente. Pargrafo Primeiro Os empregadores devero deixar cpia da aplice do Seguro de Vida, em local visvel, em todos os canteiros de obra juntamente com a relao dos assegurados. Pargrafo Segundo empregador. A forma de custeio do seguro de vida em grupo ser por conta do

Outros Auxlios CLUSULA DCIMA SEXTA - AUXLIO ACIDENTE


Os empregadores fornecero gratuitamente aos seus empregados que sofreram acidente de trabalho, os medicamentos necessrios ao tratamento que o Sistema Pblico de Sade no possuir em suas farmcias.

Aposentadoria CLUSULA DCIMA STIMA - ABONO POR APOSENTADORIA


Aos empregados que contarem com mais de 05 (cinco) anos com o mesmo empregador, quando dela vierem a se desligar por motivo de aposentadoria, ser pago um abono equivalente a 30 (trinta) dias da ltima remunerao percebida.

Contrato de Trabalho

Admisso, Demisso, Modalidades

Normas para Admisso/Contratao CLUSULA DCIMA OITAVA - CONTRATOS DE EXPERINCIA

Os contratos de experincia sero celebrados em conformidade com as disposies contidas na Consolidao das Leis do Trabalho CLT. Pargrafo nico Os empregados admitidos para a mesma funo exercida anteriormente com o mesmo empregador, no prazo de 01 (um) ano anterior a data da nova contratao, e que comprovarem tal fato mediante apresentao da carteira de trabalho, no sero submetidos nova experincia, desde que esse lapso de tempo no ultrapasse a 02 (dois) anos.

Desligamento/Demisso CLUSULA DCIMA NONA - RESCISES DE CONTRATO DE TRABALHO

As rescises de contrato devero observar os seguintes procedimentos: Pargrafo Primeiro A liquidao dos direitos trabalhistas resultantes da resciso do contrato de trabalho, dever ser efetivada no mximo no primeiro dia til a contar do trmino do aviso-prvio, quando trabalhado; e no prazo de 10 (dez) dias; a contar do ltimo dia de servio prestado, quando o aviso-prvio for indenizado. Pargrafo Segundo Quando o pagamento do termo da resciso contratual cair em sbado, domingo ou feriado, o mesmo dever ser efetuado no dia til imediatamente anterior. Pargrafo Terceiro Na resciso do contrato de trabalho, ficam os empregadores obrigados a anotar nas Carteiras de Trabalho, a devida baixa, em 48 horas, sob pena de pagamento em favor do empregado de juros de mora de 5% (cinco por cento) do salrio nominal do empregado, por dia, a partir do trmino do contrato de trabalho, ficando o valor desta penalidade limitado ao total liquido da resciso do contrato de trabalho, nos termos do art. 412 do atual Cdigo Civil Brasileiro (antigo art. 920). Pargrafo Quarto Todos os contratos de trabalho com mais de 6 (seis) meses, devero ter suas rescises homologadas pelas entidades sindicais obreiras convenentes. E, em caso de recusa em proceder homologao, as entidades obreiras devero emitir um documento em papel timbrado, constando o nome do funcionrio demissionrio, nome do empregador, data da emisso, e os motivos da recusa da homologao, em 02 (duas) vias de igual teor, devendo ambas serem vistadas pelo representante do empregador e da entidade obreira e pelo funcionrio demissionrio, desde que o empregador tenha apresentado toda a documentao exigida em lei no ato da homologao. Pargrafo Quinto As entidades obreiras convenentes se comprometem a proceder a homologao das rescises contratuais, apontando no verso do respectivo termo a eventual divergncia, inserindo a condio do Enunciado n 330 do TST Pargrafo Sexto No caso do no comparecimento do empregado no prazo fixado para receber seus haveres, o empregador poder desobrigar-se de multa mediante comunicao do fato entidade

profissional correspondente, direta e pessoalmente, ou por aviso postal AR, nos 05 (cinco) dias subseqentes data estabelecida. Na ocasio da quitao o empregador fornecer obrigatoriamente a relao dos valores recolhidos ao FGTS e respectivas datas de recolhimento. Por ocasio da resciso do contrato de trabalho ficam os empregadores Pargrafo Stimo obrigados a apresentar as certides negativas de dbitos, tanto do sindicato patronal quanto do sindicato profissional de que trata a Clusula n 11 da presente conveno, podendo o sindicato eximir-se da homologao em caso de no cumprimento desta obrigao. Pargrafo Oitavo Os empregadores associados ao Sindicato Patronal podero marcar hora junto ao Sindicato Obreiro para efetuar as homologaes de contrato de trabalho respeitando os prazos legais.

Aviso Prvio CLUSULA VIGSIMA - AVISO PRVIO

O aviso-prvio dever conter o dia, hora e local em que se far a homologao. Pargrafo nico O empregado despedido fica dispensado do cumprimento do aviso prvio quando comprovar a obteno de novo emprego, desonerando o empregador do pagamento dos dias no trabalhados.

Portadores de necessidades especiais CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - DEFICIENTE FSICO


Os empregadores comprometem-se a no fazer restries para a admisso de deficiente fsico, sempre que as circunstncias tcnicas, materiais e administrativas dos empregadores assim o permitirem.

Outras normas referentes a admisso, demisso e modalidades de contratao CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - OFICIALIZAO DOS COMPROVANTES DE PAGAMENTO
Os empregadores fornecero, obrigatoriamente, aos empregados, comprovantes de pagamento (envelopes ou recibos), especificando o nome da firma, o nome do empregado, as parcelas pagas discriminadamente e, de igual modo, os descontos efetuados, inclusive o valor do recolhimento do FGTS. Quando o salrio do empregado for pago na base de tarefa, por volume, metro ou outra unidade, os empregadores fornecero documentos de comprovao, com timbre da firma e nome do empregado, estipulando a quantidade de servios que est sendo paga, seu valor e a data do incio da tarefa, nos respectivos recibos

CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - TRABALHO EM SUBEMPREITADA


vedada a contratao de subempreiteiros sem personalidade jurdica prpria. A empreiteira principal se obriga a efetuar o pagamento dos salrios e demais vantagens dos empregados do subempreiteiro, desde que relativos obra, limitado ao perodo que

em beneficiou-se da prestao de servios do obreiro.

CLUSULA VIGSIMA QUARTA - SAQUE DO PIS


O empregador liberar o empregado para saque do PIS. Pargrafo Primeiro As horas dispensadas para tal fim no podero ser compensadas ou descontadas pelo empregador Pargrafo Segundo No se aplica o disposto nesta clusula aos empregadores que tenham convnio firmado com agncias bancrias, para pagamento diretamente pelo empregador.

Relaes de Trabalho

Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Qualificao/Formao Profissional

CLUSULA VIGSIMA QUINTA - AUTOMAO

Na automao dos meios de produo, com a implementao de novas tcnicas, os empregadores se obrigam a promover treinamento para que os empregados adquiram melhor qualificao em seus novos mtodos de trabalho, s suas expensas.

Outras normas de pessoal CLUSULA VIGSIMA SEXTA - ESTACIONAMENTO

Os empregadores se obrigam a manter nos locais de trabalho estacionamento coberto para bicicletas e motocicletas, ficando isenta de responsabilidade patrimonial decorrente de danos ou furtos.

Jornada de Trabalho

Durao, Distribuio, Controle, Faltas

Compensao de Jornada CLUSULA VIGSIMA STIMA - COMPENSAO DE HORAS NA HIPTESE DE EXTINO DO TRABALHO AOS SBADOS (ART.

vedada a extino parcial do trabalho aos sbados, sendo permitida apenas a extino total do trabalho nesse dia. Pargrafo Primeiro Os signatrios reconhecem que prevalece a jornada semanal de trabalho de 44 (quarenta e quatro) horas em detrimento jornada diria.

Pargrafo Segundo Havendo opo dos empregadores e seus empregados pela extino do trabalho aos sbados, oficializam os signatrios regime de compensao nas seguintes condies: 1. As 7:20h.(sete horas e vinte minutos) de trabalho correspondente ao sbado sero compensadas no curso da semana, de segunda a sexta-feira, com um acrscimo mximo de (duas) horas dirias ao final do expediente normal, de maneira a complementar nesses dias as 44 (quarenta e quatro) horas semanais, respeitados os intervalos para refeies. 2. Os empregadores que por necessidade do servio precisarem trabalhar em dias e horrios superiores daqueles destinados compensao, remuneraro como extras somente aquelas horas laboradas alm da 44 (quadragsima quarta) hora semanal, mantendo-se vlido e firme o acordo de compensao firmado. 3. Nenhum acrscimo salarial ser devido sobre as horas excedentes para a compensao das horas do sbado, em decorrncia da extino do expediente nesse dia de semana. 4. Sempre que em razo de prorrogao do horrio de trabalho, para efeito de compensar o trabalho aos sbados, houver jornada superior a 4 (quatro) horas, ser obrigatrio um intervalo de, no mnimo 15 (quinze) minutos, no computados na durao do trabalho. 5. Referidos acordos podero ser pactuados independentemente de publicao do edital de convocao da Assemblia Geral dos Interessados. 6. Sempre que adotado o regime de compensao de horas com a supresso total do trabalho aos sbados, fica assegurada aos empregados a remunerao dos sbados que coincidam com feriados, como se trabalhados fossem, respeitados os critrios de compensao especficos de cada empregador. 7. Nos dias da semana em que houver feriado, as horas e/ou minutos referentes compensao do sbado, podero ser redistribudas no curso dos outros dias da semana, sem descaracterizar o acordo de compensao vigente, bastando para tanto um pr-aviso por parte do empregador aos empregados, na semana imediatamente anterior ocorrncia do feriado. O eventual trabalho aos sbados, no implicar no descumprimento do acordo de compensao.

CLUSULA VIGSIMA OITAVA - BANCO DE HORAS


O empregador que desejar implantar o sistema Banco de Horas conforme o artigo 59 da CLT Consolidao das Leis do Trabalho dever, o mesmo apresentar a sua proposta para o Sinduscon/Oeste-PR e o Sindicato Obreiro, onde ambos orientaro o Empregador e em conjunto homologaro a referida proposta.

Controle da Jornada CLUSULA VIGSIMA NONA - CONTROLE DA JORNADA DE TRABALHO Os empregadores abrangidos pela presente conveno ficam autorizados a adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, mais simplificados e adequados realidade do dia-a-dia do local de trabalho, nos termos da Portaria n 1.120 de 08/11/95 do Ministrio do Trabalho. Pargrafo Primeiro A adoo de sistemas alternativos de controle de jornada de

trabalho, poder abranger toda empresa, departamentos, sees e setores especficos ou determinados locais de trabalho. Pargrafo Segundo Para cumprimento do disposto nesta clusula, ser necessrio a celebrao de acordo entre o empregador e o Sindicatos dos trabalhadores abrangidos, com respectivo registro na entidade sindical obreira, onde devero constar todas as caractersticas e condies de funcionamento do sistema alternativo de controle da jornada de trabalho adotado.
Pargrafo Terceiro Para os empregados admitidos no curso da vigncia do acordo de que trata o Pargrafo Segundo desta clusula, ser necessria apenas a celebrao de acordo individual entre empregador e empregado nos mesmos termos do acordo firmado com os outros trabalhadores, tambm com registro na entidade obreira, para a integrao ao sistema.

Outras disposies sobre jornada CLUSULA TRIGSIMA - JORNADA DE VIGIAS


Ficam autorizados os empregadores a formalizarem Acordo de Compensao de Horas de Trabalho sob o regime de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso, para os funcionrios que exeram a funo de vigia, diretamente com o funcionrio, quando ento os mesmos no tero direito a reclamar as horas excedentes da 8 (oitava) hora diria e nem os descansos semanais remunerados eventualmente laborados, j que as folgas sero distribudas conforme escala de revezamento a ser elaborada para cada caso. Pargrafo nico No sero devidas horas extras em razo do labor alm da 44 (quadragsima quarta) hora semanal, visto que haver a compensao na semana seguinte com jornada de 36 (trinta e seis) horas.

Frias e Licenas Durao e Concesso de Frias CLUSULA TRIGSIMA PRIMEIRA - FRIAS


A concesso de frias coletivas ou individuais devero observar os seguintes procedimentos: 1) O incio das frias coletivas ou individuais, integrais ou parceladas, no poder coincidir com sbados, domingos ou feriados. 2) Quando as frias coletivas ou individuais a serem gozadas coincidirem com os dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, esses dias no sero computados como perodo de frias. 3) As frias, individuais ou coletivas, devero ser pr-avisadas ao empregado com 30 (trinta) dias de antecedncia. 4) No ser deduzido do perodo ou indenizao de frias, o descanso semanal remunerado

perdido por ter ocorrido falta injustificada ao trabalho. 5) A remunerao correspondente s frias dever observar rigorosamente o salrio vigente para os dias em que o efetivo gozo se verificar. Assim, se houver reajuste salarial durante o gozo das frias, fica assegurado ao trabalhador o recebimento do salrio reajustado, referente aos dias gozados a partir da vigncia do reajuste. 6) Fica assegurado a todos os empregados que rescindam o seu contrato de trabalho por pedido de demisso, o pagamento das frias proporcionais correspondentes aos meses trabalhados, ou frao superior a 14 (quatorze) dias, includa a indenizao de um tero de que trata o art. 7, XVII da CF.

Sade e Segurana do Trabalhador Condies de Ambiente de Trabalho CLUSULA TRIGSIMA SEGUNDA - PCMAT E PCMSO
Os empregadores abrangidos pela presente Conveno Coletiva de Trabalho ficam obrigados a remeter aos Sindicatos Profissionais, cpia do PCMAT e PCMSO atualizadas.

Uniforme CLUSULA TRIGSIMA TERCEIRA - VESTIMENTA Na vigncia desta Conveno, todos os trabalhadores recebero gratuitamente do seu empregador, vestimenta de trabalho, constituda de camisa e cala.
Pargrafo nico automaticamente. Caso uma das peas se danifique, o empregador substituir a mesma

Aceitao de Atestados Mdicos CLUSULA TRIGSIMA QUARTA - ATESTADOS MDICOS


Os atestados mdicos para dispensa de servio por doenas, com incapacidade de at 15 (quinze) dias, sero fornecidos ao empregado preferencialmente por mdicos credenciados pelo empregador ou pelo SECONCI, onde houver, e na falta deste, no mbito dos servios da Previdncia Social, por mdicos do INSS, de empresas, instituies pblicas e paraestatais e Sindicatos obreiros, que mantenham contratos e/ou convnios com a Previdncia Social, e por Odontlogos nos casos especficos e em idnticas situaes. O empregador fornecer comprovante de entrega/recebimento do atestado ao empregado. Os empregadores ficam expressamente proibidos de consignar na CTPS do empregado o afastamento por motivo de doena, devendo este ser de conformidade com CLT.

Primeiros Socorros

CLUSULA TRIGSIMA QUINTA - CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS


Em todas as obras dever existir uma caixa de primeiros socorros, fornecida pelo empregador, contendo os medicamentos exigidos pelo Programa de Controle de Meio Ambiente de Trabalho PCMAT e/ou pelo PCMSO Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional.

Outras Normas de Proteo ao Acidentado ou Doente CLUSULA TRIGSIMA SEXTA - REMESSA DA CAT
Ocorrendo acidente de trabalho com o empregado, em que o mesmo fique afastado de suas tarefas por mais de 15 (quinze) dias, obriga-se o empregador dentro deste prazo a encaminhar uma cpia da CAT ao Sindicato Profissional e em caso de morte, de imediato.

Relaes Sindicais Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho CLUSULA TRIGSIMA STIMA - TUTELA DOS DIRIGENTES SINDICAIS

Para o exerccio efetivo e exclusivo da atuao sindical, os dirigentes e os delegados sindicais eleitos no processo eleitoral nico que se identificarem previamente, gozaro de amplo acesso aos canteiros de obras.

Liberao de Empregados para Atividades Sindicais CLUSULA TRIGSIMA OITAVA - LIBERAO DO DIRIGENTE QUE PERMANECE NO EMPREGADOR
Os dirigentes e os delegados sindicais que permanecem trabalhando no empregador, podero afastar-se dos servios por motivos sindicais, a requerimento do respectivo sindicato, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, ininterruptos ou no, durante a vigncia da Conveno Coletiva de Trabalho, desde que o pedido seja formulado com antecedncia mnima de 48 horas. Pargrafo Primeiro A referida solicitao dever ser feita por escrito pelo Sindicato ao representante local do SINDUSCON, incumbindo-se este de comunicar o empregador qual se vincula o empregado. Pargrafo Segundo As horas de permisso sindical remuneradas, sero pagas como se o empregado estivesse disposio do empregador, computando-se tal perodo como efetiva prestao de servio para todos os efeitos legais. Pargrafo Terceiro A liberao de que trata esta clusula fica limitada a um dirigente ou delegado por empregador.

Acesso a Informaes da Empresa CLUSULA TRIGSIMA NONA - DIREITO DE AFIXAO

Ressalvadas as situaes mais favorveis j existentes, os empregadores colocaro disposio do Sindicato, ao lado do controle de ponto, ou em local de fcil acesso aos trabalhadores, quadros de avisos para afixao de comunicao oficiais de interesse da categoria. Vedada a afixao de matria de contedo poltico-partidrias ou ofensivas. Pargrafo nico Cpia das referidas comunicaes devero ser enviadas tambm ao Sindicato Patronal nos mesmos dias em que forem afixadas nos quadros de avisos dos trabalhadores.

Contribuies Sindicais CLUSULA QUADRAGSIMA - CONTRIBUIO NEGOCIAL Para assegurar a unicidade jurdica do presente instrumento, retribuir o empenho e trabalho sindical para a realizao do mesmo, manter as atividades sindicais e cumprir determinao da Assemblia Geral, as empresas descontaro de seus empregados os seguintes valores, a ttulo de CONTRIBUIO NEGOCIAL, de conformidade com o artigo 462, 545 e letra e do artigo 513 da CLT e com a Orientao n 03, aprovada na 2 reunio da Coordenadoria Nacional de Promoo da Liberdade Sindical (CONALIS), rgo do Ministrio Pblico do Trabalho, realizada no dia 05.05.2010. a - Ficam assim estabelecidos os descontos para as entidades convenentes j citadas: Para os trabalhadores que recebem o piso salarial e para os que recebem demais salrios, da base territorial do Sintrivel, desconto sobre a remunerao do ms de agosto de 2010, de 5,5% (cinco e meio por cento) a ser recolhido em favor do sindicato e o mesmo repassara 0,5% (meio por cento) para a Fetraconspar. E desconto sobre os salrios do ms de Novembro de 2010, de 5,5% (cinco e meio por centro) a ser recolhido em favor do Sindicato e o mesmo repassar 0,5% (meio por cento) para a Fetraconspar. Para os trabalhadores que recebem o piso salarial e para os que recebem demais salrios, da base territorial do Sintracocifoz, desconto sobre a remunerao do ms de agosto de 2010, de 5% (cinco por cento) a ser recolhido em favor do sindicato e o mesmo repassar 0,5% (meio por cento) para a Fetraconspar. E desconto sobre os salrios do ms de Novembro de 2010, de 5% (cinco por centro) a ser recolhido em favor do Sindicato e o mesmo repassar 0,5% (meio por cento) para a Fetraconspar.
Sobre a remunerao de cada trabalhador associado da base territorial do Sintracon/Marechal Candido Rondon, o percentual de 10% (dez por cento) no ms de agosto de 2010, sendo que deste percentual ser repassado 0,5% (meio por cento) a Federao dos Trabalhadores nas Indstrias da Construo e do Mobilirio do Estado do Paran. Sobre a remunerao de cada trabalhador da base territorial do Sintracon/Medianeira, o percentual de 10% (dez por cento), no ms de agosto de 2010, sendo que deste percentual ser repassado 0,5% (meio por cento) a Federao dos Trabalhadores nas Indstrias da Construo e do Mobilirio do Estado do Paran.

Sobre a remunerao de cada trabalhador associado da base territorial do Sintracon/Toledo, o percentual de 10% (dez por cento) no ms de agosto de 2010, sendo que deste percentual ser repassado 0,5% (meio por cento) a Federao dos Trabalhadores nas Indstrias da Construo e do Mobilirio do Estado do Paran. Sobre a remunerao de cada trabalhador da base territorial do Sintracon/Ubirat, o percentual de 10% (dez por cento) no ms de agosto de 2010, sendo que deste percentual ser repassado 0,5% (meio por cento) a Federao dos Trabalhadores nas Indstrias da Construo e do Mobilirio do Estado do Paran.

a.1 - As empresas repassaro s entidades obreiras at o dcimo dia aps o ms do recolhimento os valores dos referidos descontos, juntamente com a cpia da guia, relao dos empregados e dos valores descontados; a.2 - O empregado que sofrer desconto da Contribuio Negocial quando estiver trabalhando na base territorial de um Sindicato Profissional, em benefcio deste, no poder sofrer novo desconto a este ttulo, no mesmo ano, em favor de qualquer entidade ora convenente, na hiptese de sua transferncia para outra cidade do Estado. a.3 - Quanto ao desconto parcelado previsto nessa clusula, caso ocorra resciso do contrato de trabalho por qualquer motivo, antes de descontada a segunda parcela, dever ser efetuado o desconto da mesma por ocasio da resciso. a.4 - Estes descontos foram estabelecidos de acordo com a deciso soberana das Assemblias Gerais, onde fez parte integrante da ordem do dia, e devido por todos os empregados, com respaldo no artigo 513, letra e , da CLT e est dentro da razoabilidade. a.5 - Fica assegurado aos empregados o direito de oposio referida contribuio, a qual dever ser apresentada individualmente pelo empregado, diretamente ao Sindicato Profissional em sua sede ou sub-sede at 10 (dez) dias aps o registro deste instrumento no Ministrio do Trabalho e Emprego, em requerimento manuscrito, com identificao e assinatura do oponente, salvo em se tratando de empregado analfabeto, quando poder opor-se atravs de termo redigido por outrem, no qual dever estar atestado por duas testemunhas devidamente identificadas. Recebida a oposio, o Sindicato fornecer recibo de entrega e encaminhar ao empregador, para que no seja procedido o desconto. a.6 - Se por algum motivo houver recusa comprovada da entidade em receber a carta de oposio, o empregado poder envi-la via postal com aviso de recebimento.
a.7 - Quaisquer divergncias, esclarecimentos ou dvidas quanto referida contribuio devero ser tratados diretamente com o Sindicato Profissional, que assume toda e qualquer responsabilidade em relao clusula.

CLUSULA QUADRAGSIMA PRIMEIRA - CONTRIBUIO CONFEDERATIVA DOS EMPREGADOS


Fica estabelecido entre os signatrios desta, que todos os trabalhadores associados na vigncia da presente conveno, sofrero um desconto que os empregadores faro mensalmente a partir de Junho/2010 nos percentuais abaixo indicados de acordo com a entidade sindical profissional, sobre o salrio total (salrio mais vale compra). Este desconto estabelecido de acordo com a manifestao das Assemblias Gerais dos Sindicatos Obreiros de conformidade com o Art. 8 inciso IV da Constituio Federal. As importncias resultantes do desconto devero ser depositadas em conta especial junto Caixa

Econmica Federal, em nome das entidades obreiras, at o quinto dia subseqente ao do desconto, sob pena das sanes previstas no pargrafo primeiro desta clusula. Os empregadores remetero entidade profissional a relao dos valores brutos e descontos efetuados dos empregados mensalmente. Os sindicatos favorecidos enviaro aos empregadores as guias para o recolhimento da contribuio confederativa, incumbindo Caixa Econmica Federal a distribuio para fins de manuteno do sistema confederativo. A distribuio da mesma ser feita conforme orientao impressa na guia que ser fornecida pelos sindicatos e efetuada pela Caixa Econmica Federal. ENTIDADE Sintracon/Medianeira Sintracocifoz Sintracon/Toledo Sintracon/Ubirat Sintracon/Marechal Candido Rondon CONTRIBUIO 2,0 % (dois por cento) 1,5% (um vrgula cinco por cento) 2,0 % (dois por cento) 2,0 % (dois por cento) 2,0 % (dois por cento)

Pargrafo Primeiro Fica estabelecido que exclusivamente aos trabalhadores da base territorial do Sintrivel, de acordo com o art. 545 e seu Pargrafo nico da CLT, os empregadores ficam obrigados a descontar da folha de pagamento dos seus empregados, desde que estes sejam associados a esta entidade, as mensalidades denominadas Mensalidade Associativa, no valor de R$ 20,00 (vinte reais) at 31 de Maio de 2011, e que este valor ser reajustado a partir de 01 de Junho de 2011 com o mesmo ndice que trata o Pargrafo Dcimo Primeiro da Clusula 3 desta Conveno. O recolhimento a entidade sindical dever ser feito at o quinto dia subseqente ao ms que originou o desconto, mediante relao nominal. Findo este prazo sero aplicadas as sanes nos termos do art. 600 da CLT. Pargrafo Segundo O pagamento das taxas e contribuies de que tratam a Clusula n 7 e o caput desta Clusula, efetuado fora do prazo, quando espontneo, ser atualizado monetariamente, com o mesmo ndice de atualizao do valor nominal da contribuio sindical, art. 600 da CLT, acrescido de 2% (dois por cento) de multa, alm de juros de mora de 1% (um por cento) ao ms. Pargrafo Terceiro As contribuies que deveriam ser descontadas nos meses de Junho e Julho de 2010, sero descontadas no salrio do ms de Agosto de 2010, sobre queles efetivamente ativos neste ms, no incidindo sobre as empresas qualquer penalidade de juros ou multa, caso o repasse seja efetuado at o dia 10 do ms de Setembro de 2010.

CLUSULA QUADRAGSIMA SEGUNDA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL/ TAXA REVERSO EMPREGADORES P/ O SINDICATO PATRON
Fica igualmente estabelecida, com os mesmos fundamentos e finalidades, conforme deliberao tomada em Assemblia Geral do Sindicato dos Empregadores, a taxa de reverso patronal a que se sujeitaro todos os empregadores associados ou no do aludido Sindicato, e que se constitui do recolhimento em favor do SINDUSCON / OESTE-PR SINDICATO DA INDSTRIA DA CONSTRUO CIVIL DO OESTE DO PARAN da contribuio assistencial consoante tabela a seguir transcrita, na conta n 1589-9 na Caixa Econmica Federal Agncia Praa do Migrante (n 1552), em Cascavel Paran. Referido recolhimento ser efetuado em qualquer agncia do citado estabelecimento bancrio em guia prpria, que poder ser encontrada na sede do Sindicato. As empresas que vierem a se constituir durante a vigncia desta conveno, tambm pagaro a contribuio em apreo, atualizada monetariamente, tomando por poca de recolhimento o ms de sua constituio. A citada contribuio dever ser recolhida at o dia 30 de setembro de 2010.

Ficam assim definidas as faixas de capital e respectivas contribuies:

Capital Social da Empresa em Junho/10 em R$ 1) At 7.000,00 2) De 7.000,01 a 25.000,00 3) De 25.000,01 a 40.000,00 4) De 40.000,01 a 180.000,00 5) De 180.000,01 a 400.000,00 6) De 400.000,01 a 1.000.000,00 7) Acima de 1.000.000,01

Valor da Contribuio em R$ 280,00 422,00 634,00 1.343,00 1.982,00 2.548,00 3.536,00

Pargrafo Primeiro Para os empregadores pessoas fsicas, para os empreiteiros (pessoas fsicas), bem como para as empresas que no tem como objeto social a construo civil, mas que executem obras durante a vigncia desta CCT, ser aplicada a taxa mnima de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais), por obra, conforme faixa 1 da tabela acima. Pargrafo Segundo Os empregadores que procederem ao recolhimento at a data do vencimento gozaro de um desconto de 10 % (dez por cento). Pargrafo Terceiro Os empregadores que efetuarem o recolhimento aps a data do vencimento perdero o desconto de 10% (dez por cento), e ser cobrada multa de 2% (dois por cento) acrescido de 1% (um por cento) de juros de mora por ms ou frao. Pargrafo Quarto Para os empregadores em que o Capital Social no esteja expresso em Reais (R$), a converso ser efetuada de acordo com a atualizao monetria fixada em consonncia com o Decreto-Lei n 2341/87, Lei n 7730/89, Lei n 7799/89, Lei n 8200/91, Lei n 8383/91, Lei n 8417/92, Lei n 8849/94 e Lei n 8850/94, cujas tabelas de converso podero ser encontradas na sede do Sinduscon/Oeste-PR.

CLUSULA QUADRAGSIMA TERCEIRA - MENSALIDADES ASSOCIATIVAS


De acordo com o art. 545 e seu Pargrafo nico da CLT, os empregadores ficam obrigados a descontar da folha de pagamento dos seus empregados, desde que por eles devidamente autorizados, as mensalidades devidas ao sindicato, quando por este notificados, salvo quanto contribuio sindical, contribuio negocial e contribuio confederativa, cujo desconto independe dessas formalidades. O recolhimento a entidade sindical dever ser feito at o quinto dia subseqente ao ms que originou o desconto, mediante relao nominal. Findo este prazo sero aplicadas as sanes nos termos do art. 600 da CLT.

Outras disposies sobre relao entre sindicato e empresa CLUSULA QUADRAGSIMA QUARTA - CONTROLE ESTATSTICO
Os empregadores fornecero ao Sindicato Obreiro, mensalmente, cpia do CAGED, (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), at o 5 (quinto) dia til do ms subseqente ao da elaborao do mesmo. Pargrafo nico As entidades sindicais obreiras podero instar os empregadores a comprovar a remessa das relaes de que trata esta clusula.

CLUSULA QUADRAGSIMA QUINTA - TRABALHO INFORMAL

O Sindicato Profissional e Patronal, caso tenham conhecimento da existncia de trabalhadores sem o registro em carteira profissional CTPS, convocaro imediatamente o empregador para acertar essas irregularidades, sob pena do enquadramento das mesmas no Inciso II , do Pargrafo Terceiro, do Art. 297, da Lei n 9.983, de 14 de Julho de 2000.

Outras disposies sobre representao e organizao CLUSULA QUADRAGSIMA SEXTA - CERTIDES NEGATIVAS
As certides negativas de dbito do Sindicato Patronal e das entidades obreiras sero emitidas somente aos empregadores, inclusive subempreiteiras, quites com as obrigaes decorrentes da conveno coletiva de trabalho. Os sindicatos profissionais, ao proceder s homologaes de rescises de contrato de trabalho, exigiro dos empregadores e subempreiteras a apresentao das referidas certides negativas expedidas tanto pela entidade patronal quanto pela dos trabalhadores.

CLUSULA QUADRAGSIMA STIMA - COMISSO DE ESTUDOS E DE FISCALIZAO


Fica instituda a Comisso de estudo e de fiscalizao do cumprimento da presente conveno, compondo-se de dois membros dos sindicatos laborais e dois membros do sindicato patronal. Pargrafo nico Define-se tambm que a comisso desenvolver estudos sobre temas diversos relacionados a melhoria do setor da construo civil, sendo no entanto os seguintes temas obrigatrios a referida comisso: Estudos com vistas a erradicar o analfabetismo do setor da construo civil. Estudos referentes a mtodos e recursos para fiscalizar o cumprimento da presente conveno junto a base territorial dos sindicatos convenentes. Elaborar a formula para erradicar mo-de-obra informal no setor. Elaborar estudos para erradicar acidentes de trabalho. Fazer levantamento e cadastramento dos trabalhadores que ainda no possuem casa prpria.

Disposies Gerais Regras para a Negociao CLUSULA QUADRAGSIMA OITAVA - PRORROGAO


Somente ser possvel a prorrogao da conveno coletiva de trabalho, caso isto seja do interesse dos signatrios e aps a aprovao das Assemblias Gerais, tudo na forma do artigo 615 da CLT.

Aplicao do Instrumento Coletivo CLUSULA QUADRAGSIMA NONA - DIREITOS E DEVERES

Todos os empregadores, nestes includas as pessoas fsicas e jurdicas, e trabalhadores abrangidos por esta Conveno Coletiva de Trabalho, associados ou no das entidades convenentes, devero acatar e aplicar as normas nela contidas, na forma da legislao em vigor.

CLUSULA QUINQUAGSIMA - AES DE COBRANA

Em caso de inadimplncia o sindicato patronal e as entidades de trabalhadores tero a faculdade de promover a ao apropriada, em foro competente, para a cobrana das verbas devidas, acordadas na presente conveno.

CLUSULA QUINQUAGSIMA PRIMEIRA - DIVERGNCIAS


As divergncias na aplicao dos presentes dispositivos sero solucionadas, em primeira instncia, pelas diretorias das entidades convenentes. Na impossibilidade de soluo no modo pactuado, as partes podero recorrer aos rgos competentes.

Descumprimento do Instrumento Coletivo CLUSULA QUINQUAGSIMA SEGUNDA - MULTA


Pelo descumprimento de qualquer das clausulas da conveno coletiva de trabalho, o empregador fica sujeito multa equivalente a 2% (dois por cento) do piso salarial mnimo da categoria profissional, que reverter em favor do empregado. Esta multa no se aplica s clusulas que j prevejam penalizao pecuniria especfica, ficando claro que, em hiptese alguma, poder ocorrer acumulao das multas por infringncia de uma mesma clusula.

Outras Disposies CLUSULA QUINQUAGSIMA TERCEIRA - RESPONSABILIDADE SOBRE AS BASES TERRITORIAIS


As constituies e indicaes das bases territoriais das entidades obreiras mencionadas nesta conveno, bem como a aglutinao ou desmembramento de suas categorias so de inteira responsabilidade da Federao e Sindicatos dos Trabalhadores convenentes. O Sindicato Patronal ao assinar este instrumento, no est reconhecendo, a qualquer ttulo e para qualquer efeito, eventuais divergncias a este respeito entre as entidades sindicais dos trabalhadores. Pargrafo nico Os novos municpios oficialmente criados em funo do desmembramento de outro municpio at ento pertencentes base territorial de qualquer Sindicato obreiro convenente, nela se compreendem.

CLUSULA QUINQUAGSIMA QUARTA - DEPSITO E REGISTRO


Por estarem assim acordados, firmam a presente Conveno Coletiva de Trabalho em 09 (nove) vias de igual teor, depositando uma delas para fins de registro e arquivo, na Delegacia Regional do Ministrio do Trabalho no Estado do Paran, nos termos do art. 614 da CLT, para que produza os efeitos legais, e se torne obrigatria para as categorias

econmicas e profissionais da Indstria da Construo Civil.

CLUSULA QUINQUAGSIMA QUINTA - BASE TERRITORIAL DAS ENTIDADES CONVENENTES


Integram a base territorial das entidades convenentes, os Municpios adiante relacionados: A) SINTRIVEL / CASCAVEL: Anahy, Assis Chateubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelndia, Campo Bonito, Capito Lenidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Cu Azul, Corblia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Guaraniau, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Maripa, Nova Aurora, Palotina, Santa Lcia, Santa Tereza do Oeste, Trs Barras do Paran e Vera Cruz do Oeste. B) SINTRACOCIFOZ: Foz do Iguau C) SINTRACON / MARECHAL CNDIDO RONDON: Guara, Marechal Cndido Rondon, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Mercedes, Terra Roxa e Entre Rios do Oeste. D) SINTRACON / MEDIANEIRA: Matelndia, Medianeira, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, So Miguel do Iguau e Itaipulndia e Ramilndia. E) SINTRACON / TOLEDO: Toledo, Tupssi, So Pedro do Iguau, Ouro Verde do Oeste, So Jos das Palmeiras e Santa Helena F) SINTRACON / UBIRAT: Jesutas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste G) SINDUSCON / OESTE-PR (Patronal): Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelndia, Campo Bonito, Capito Lenidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Cu Azul, Corblia, Diamante do Oeste, Diamante do Sul, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguau, Guara, Guaraniau, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulndia, Jesutas, Lindoeste, Marechal Cndido Rondon, Marip, Matelndia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilndia, Santa Helena, Santa Lcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, So Jos das Palmeiras, So Miguel do Iguau, So Pedro do Iguau, Terra Roxa, Toledo, Trs Barras do Paran, Tupssi, Vera Cruz do Oeste, todos do Estado do Paran.

ORACILDES TAVARES Presidente SINDICATO DOS TRAB NA IND DA CONST CIVIL DE CASCAVEL ANTONIO BARROS FRANCA Presidente SIND.TRAB.IND.CONSTR.CIV.IND.C

CLIMAR RIBAS DOS SANTOS Presidente SIND DOS TRAB DA IND DA CONST CIVIL E DO MOBIL DE MEDIA LOTARIO CLAAS Membro de Diretoria Colegiada SIND. DOS TRAB. NA IND. DA CONST. E DO MOB. DE MAL. CDO. RONDON E REGIAO ANACIR ANTONIO DE ANDRADE Membro de Diretoria Colegiada SINDICATO DOS TRAB NA IND DA CONST MOB DE TOO E REGIAO GERSON ANGELO LORENZI Presidente SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONST CIVIL DO OESTE DO PARAN

A autenticidade deste documento poder ser confirmada na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet, no endereo http://www.mte.gov.br .

También podría gustarte