Está en la página 1de 5

CONSTRUOECARACTERIZAODEUM VISCOSMETRODIDTICOPARAUTILIZAOEM AULASDEMECNICADOSFLUDOS

JasielBatistaSantosJunior1 JosCarlosFerreira2 AlunoregulardocursodeProcessosdeFabricaoMecnicadaFATECSO 2 Prof.Dr. doCursodeProcessosdeFabricaoMecnicadaFATECSO

Resumo
Oobjetivoprincipaldestetrabalhofoidesenvolvere calibrarum prottipode viscosmetrodidticoparauso em aulas prticas de mecnica dos fludos. A metodologia foi baseada nos parmetros propostos em [1] e [2]. As operaes de usinagem foram feitas nas oficinas mecnica da FatecSo, sendo que o corpo principal do viscosmetro foi feito em alumnio e as demaispartes,emao.Paraaumentaraversatilidadedo viscosmetro foi introduzida uma inovao, com a possibilidade de alternncia nos furos padres SS SaybolteSSFurolparaensaioscomleoslubrificantes automotivos. Foram realizados testes com os leos lubrificantes: SAE50 SAE30 e SAE40, respectivamentenosintervalosdetemperaturas: o o o o o o o o (29 C 27 C 24 C 22 C e 19 C) (27 C 24 C 17 C o o o o O o 14 Ce13 C)e(27 C23 C12 Ce8 C).Osresultados obtidos para a viscosidade em cada caso mostraram coerncia com os valores encontrados na literatura, indicando que o prottipo pode ser utilizado em aulas prticas.

1.Introduo
Atualmente na FatecSo, os ensaios de laboratrio para determinar coeficientes de viscosidade de fludos, vm sendo feitos com viscosmetros de coluna lquida, baseadosnoequilbriovetorialentreareaodeStooks, o empuxo e o peso de esferas de ao em queda livre. Contudo, esse processo limitado apenas para fluidos translcidos, no podendo ser usado para fluidos opacos.Osleoslubrificantestipo SAE,assim como o leo de rcino e a glicerina, so translcidos em condies normais. Fluidos como as tintas e leos usados, so considerados opacos, pois no permitem a passagem de luz. Da literatura pertinente depreendese queboapartedoscursosdeengenhariamecnicarealiza testes com leos lubrificantes e utilizam viscosmetros tipo Saybolt Universal em suas aulas prticas de laboratrios. Para isto, foi introduzida uma inovao tecnolgica no viscosmetro,paraobter estimativasdos coeficientes de viscosidade nas escalas SSU (Second Saybolt Universal) e SSF (Second Saybolt Furol). De modo geral,os viscosmetrossoclassificados emdois grupos: primrios e secundrios. Os do grupo primrio medem diretamente os valores das tenses de cisalhamento do fluido e a sua respectiva taxa de deformao. Os do grupo secundrio inferem indiretamente,arazo entreatenso decisalhamento e

a taxa de deformao do fluido. Nesse grupo, esto os tipos Sayboltuniversal(SSU)eoSayboltFurol(SSF), mais simples e de menor custo, bastante utilizados na indstria petrolfera, principalmente nos EUA. A determinao da viscosidade um dos itens mais importantesnaespecificaodeleoslubrificantes[4]e empesquisasderecondicionamentodeleosusados. Umviscosmetrodebaixocustoesimplesmanuseio odecolunalquida,quesebaseianareaodeStokes. Contudo,apresentaadesvantagemde funcionarapenas para lquidos translcidos, ficando limitados para ensaios com leos usados e outros fluidos escuros e opacos. Outro viscosmetro do primeiro grupo bastante usado pela facilidade de manuseio o Brookfield.Porm,tais aparelhossodecustoelevado, inviabilizando laboratrios acadmicos que necessitam do uso de muitos aparelhos simultaneamente. Baseado neste ltimo item, decidiuse pelo desenvolvimento de viscosmetro de baixo custo, com razovel preciso e boarobustesparausoemaulasdemecnicadosfludos. Informaes sobre a viscosidade dos materiais empregados nos processos de fabricao mecnica so fundamentais no desenvolvimento de projetos e dispositivos aplicados na soluo de problemas e otimizaodeprocessos.Oconceitodeviscosidadeest associado s vrias propriedades dos materiais, especialmente no escoamento dos fludos, sendo fortemente dependente da temperatura, sendo que seus coeficientes aparecem na soluo de inmeros problemas de mecnica dos fludos, auxiliando na soluo de tais problemas. Os problemas, cujas solues, ainda no foram suficientemente estabelecidas, vm sendo pesquisados por especialistas na rea de mecnica dos fludos, atravs de equaes aproximadaspormtodosnumricoseoutrastcnicas. Recentemente, estudos como os de [5] e [6], desenvolveram, com o uso de elementos finitos, equaes nas quais so aplicados parmetros de coeficientes de viscosidade dos fludos estudados para testesemmicrocanaiseaerodinmicanacamadalimite.

2.MaterialeMtodos
Experimentos mostram que os coeficientes de viscosidade dos fludos geralmente diminuem com a temperatura,exceoparaosgasespressoconstante. Outro fatorque pode alteraro valorda viscosidade a presso e, que a equao que melhor se ajusta aos valores da temperatura com a viscosidade do tipo logartmica. A American Society for Testing and

BoletimTcnicodaFATECSP BT/24 pg.42a46 Maio/2008

42

Materials(ASTM)nosEUA,propsafrmulaemprica paraleoslubrificantes: log[log( n +0,8)]=nlog(32+

9T +M 5

(1)

onde: n o coeficiente de viscosidade cinemtica, T a temperatura em graus Celsius e n e M so parmetrosparacadaleo. Para os viscosmetrostipoSaybolt, Furol,Redwood eEnglerrecomendadaumafrmulageralmaisprtica, paraobteraviscosidadecinemtica(emcentistokes),na formadeumaequaoapresentadapor:

n =A. D t

B D t

(2)

copodoviscosmetroforamfeitasnasoficinasdaFatec So e a matria prima, adquirida no comrcio de Sorocaba.Abasedefixaodocopodoviscosmetroe, que se constitui no sistema de liberao do fluido, foi feita em ao SAE 1045, com as dimenses de 100mmx100mmx30mm. Para o acoplamento da haste deslizante com os furos normalizados, foi fresado um rasgo ao longo da largura da base, passando pelo furo central do copo. Esse rasgo tem seo reta retangular, por onde a haste deve deslizar para a seleo do furo padroeaposteriorliberaodofluidoparaoinciodo escoamento. Para fechar o rasgo, na parte inferior da base foi anexada uma lmina de ao laminado, fixadas porseisparafusoscomsextavadointerno. Paradarversatilidadeaoviscosmetro,foramabertos na haste deslizante: um furo de 12,15 mm de comprimento e 1,75 mm de dimetro para medidas em SSU e, afastado de 20 mm[2] outro furo de 12,15 mm comdimetrode3,15mm,paramedidasemSSF[3].A figura 1 mostra a haste deslizante com os furos normalizados.

onde: D avariaodetempodeescoamentode t 60cm3dofluidoeAeBsoparmetrosquedependem da geometria do viscosmetro. Os viscosmetros tipo Saybolt Universal so largamente utilizados na Engenharia Mecnica, principalmente em estudos da viscosidadedeleoslubrificantes. AtabelaImostraalgunsvaloresdosparmetrosAe Bparaostiposdeviscosmetrosmaisusuais.
TabelaI ParmetrosAeBestimadosparaalgunstiposde viscosmetros.

Viscosmetro Sayboltuniversal I)parat 100sec. II)parat <100sec. Redwood Standard

0,226 0,220 0,260 0,147

195 135 171 374


Figura1.Paraoobservador,asmarcasnasextremidadesso: S,esquerdaeFdireitaeindicamasposiesdosfuros.

Engler(emseg.)

Fonte:BASTOS(1983)

Dada a praticidade da equao (2), optouse pelo desenvolvimento de um viscosmetro tipo Saybolt Furol, dotandoo de maior versatilidade para aulas prticasdelaboratrio. Os desenhos do projeto do viscosmetro foram desenvolvidos em sistema CAD e os clculos das dimenses foram baseadas na descrio feita em [1] e [2].Foramadotados osparmetrosA e B,deajuste da equao baseada na norma americana para viscosmetros tipo Saybolt Universal e Saybolt Furol. Paraistofoidesenvolvidoumsistemadealternnciados doisfurosnormalizadospela(ASTMD80),feitosnuma hasteemaolaminadodeseoretaretangularmedindo 15mm x 20mmx100mm.Durante o ensaio,essahaste pode ser deslocada de modo que o centro do furo do fundo do copo fique concntrico com um dos furos, normalizados, tornandoo mais verstil para aulas prticas em laboratrio. O copo do viscosmetro foi desenvolvido em alumnio com espessura de parede de 5mm,paraminimizartrocasdecalor.Almdesermais leve que o lato e o ao, custa menos que os materiais convencionais e pouco inoxidvel, o que prolonga a vidatildoequipamento.Asoperaesdeusinagemno

A figura 2 mostra detalhes da base com a haste deslizantetotalmentedeslocada.

Figura2.Vistadaparteinferiordabasedoviscosmetrosemo copo,paramostraralminaguiaparaacentralizaodos furosdeliberaodofluido.

As figuras 3a e 3b so respectivamente, o desenho esquemticoeumavistageraldoviscosmetro.

BoletimTcnicodaFATECSP BT/24 pg.42a46 Maio/2008

43

Figura3a.Desenhoemcortedoviscosmetro Paraevitaroescorrimentolateraldofluidonafaceinferior da base de fixao do copo do viscosmetro, foi usinado na sada de cada furo, uma pingadeira, segundo as normas recomendadasem[2].Paragarantiromelhoralinhamentodos furosdahastedefechamentocoma aberturadofurodabase do copo do viscosmetro, o comprimento da haste foi dimensionado, de modo que ao coincidir as faces laterais da hastecomafacelateral dabaseofuro,ficasseperfeitamente alinhado.Emcadafaceda lateraldahasteforamgravadasas iniciaisSparaSaybolteFparaFurolconformeoalinhamento dofurodesejado.

baixas,foiutilizadoumrefrigeradorindustrialcomcontrolede temperatura. Nosensaiosforamusados:Umaprovetagraduadade100 ml (20C), um bquer de 250 ml (20C), amostras de leos lubrificantes SAE50, SAE30 e SAE40, um cronmetro de acionamento manual, com preciso de 0,2 segundo, um termmetro de lcool com leituras de trs algarismos significativos e preciso de 0,5 de C. A figura 4 mostra a montagem dos testes com o viscosmetro. O termmetro foi simplesmente mergulhado no fludo sem o uso de haste de fixao. O cronmetro era acionado assim que a haste deslizante se posicionava no furo desejado e, desligado quando o filete do leo era rompido, dando o incio ao gotejamento.Esteprocedimentofoiadotadoparaassegurarno mximopossvelarepetibilidadedoteste.Devidoaopequeno dimetro interno do copo do viscosmetro foi preciso tomar cuidadoparaqueobulbodotermmetronoobstrusseofuro deescoamentoeinfluenciasseosresultadosdostestes. A constante do viscosmetro foi obtida conforme a metodologiapropostaem[2].

Figura3b.Vistagraldoviscosmetromontado. Dessaforma,odesenvolvimentodeumsistemaalternativo de variao do furo normalizado (ASTM D 88), forma o viscosmetromaisverstil,paraqueomesmopossaserusado como Saybolt Universal e Saybolt Furol. Essa versatilidade deve reduzir custos na aquisio de equipamentos e trazer melhoriasnoaproveitamentodosrecursosdidticosemapoio aestudos,propriedadesdosmateriaiseconceitosdemecnica dos fludos. Alm dos trabalhos em [2], a metodologia foi apoiadaem[3]e[4]. Melhores especificaes sobre viscosmetros e da classificaodosleoslubrificantespodemserencontradas em[1]e[3]. A Figura 3(a) mostra desenho esquemtico do viscosmetro, montado sobre a base com as hastes de suspenso para permitir a captao do fludo escoado. Os quatrossuportesdospsdoviscosmetroforamrosqueadosna base, demodopermitironivelamentosobreamesa.Afigura 3(b)mostraafotodoviscosmetrocomdestaqueparaahaste deaberturaefechamentodosfuros. Ahastedosistemaalternativo umprismadeseoreta retangular, que pode ser movido horizontalmente para dar a alternnciadeaberturasdosfurosnasduasescalasdeleituras. Para calibrar o viscosmetro e testar sua preciso, foram realizados ensaios nos laboratrios da FatecSo com leos SAE50, SAE30 e SAE40, adquiridos no comercio local. Inicialmente foram feitos ensaios em sala climatizada, sem o uso de banho termosttico, usandose apenas variaes de temperatura com ar condicionado. Para temperaturas mais

Figura4.Vistageraldamontagemexperimentaldostestesde calibraodoviscosmetro.Obquernaparteinferiorserve paracoletaroleoescoadoeotermmetrosimplesmente mergulhadonofluidosemnecessidadedehastedefixao

3.ResultadoseDiscusso
As tabelas II, III e IV mostram, os intervalos de tempo obtidos para diferentes valores de temperaturas da sala climatizadacomoleoSAE50,30e40respectivamente. TabelaIIResultadosdosintervalosdetempodeescoamento doleoSAE50para5valoresdetemperaturaambientedo laboratriodemetrologiadaFatecSo.

Ensaio 1 2 3 4 5

Temperatura (c) 28 27 24 22 19

Tempo(s) 2577,0 2689,8 3157,8 3661,6 4272,0

BoletimTcnicodaFATECSP BT/24 pg.42a46 Maio/2008

44

TabelaIII Resultadosdosintervalosdetempodeescoamento doleoSAE30para5valoresdetemperaturaambientedo laboratriodemetrologiadaFatecSo.

ViscosidadecinemticadoleoSAE50emfunoda temperatura 1000 v(Centistokes) 800 600 400 200 0 18

Ensaio 1 2 3 4 5

Temperatura (c) 13 14 17 26 27

Tempo(s) 2864,2 2706,2 2273,4 1313,4 1175,8

20

22

24

26

28

30

TabelaIV Resultadosdosintervalosdetempodeescoamento doleoSAE40para4valoresdetemperaturaambientedo laboratriodemetrologiadaFatecSo.

T(oC)

Ensaio 1 2 3 4

Temperatura (c) 8 12 27

Tempo(s) 5229,0 4613,4 2379,2

Figura5.Grficodocomportamentodaviscosidade cinemticaemcentistokesdoleoSAE50emfunoda temperatura.

ViscosidadedoleoSAE30emfunodaTemperatura 700 600

Com base nos resultados dos tempos obtidos nos ensaios explicitados nas tabelas II, III e IV, foram calculados pela equao 2, os respectivos valores de viscosidade em centistokes. Esses valores esto relacionadosnastabelasV,VI eVII. TabelaVEstimativasdeviscosidadeemcentistokes doleoSAE50,paracincoensaioscombasena equao(2). Ensaio 1 2 3 4 5 T(C) 28,0 27,0 24,0 22,0 19,0

v(Centistokes)

500 400 300 200 100 0 10 12 14 16 18 T(oC) 20 22 24 26 28

Figura6.Grficodocomportamentodaviscosidade cinemticacentistokesdoleoSAE30emfunoda temperatura.


ViscosidadedoleoSA E40mfunodatemperatura 1400 1200

n (SSU 566,9 591,8 694,7 805,6 939,8


TabelaVIEstimativasdeviscosidadeemcentistokes doleoSAE30,paracincoensaioscombasena equao(2). Ensaio 1 2 3 4 5 T(C) 13,0 14,0 17,0 24,0 27,0

v(Centistoes)

1000 800 600 400 200 0 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29

n (SSU 630,1 595,3 500,1 288,9 258,6


TabelaVII Estimativasdeviscosidadeemcentistokes doleoSAE40,paratrsensaioscombasenaequao (2). Ensaio 1 2 3 4 T(C) 8,0 12,0 23,0 27,0

T(oC)

Figura7.Grficodocomportamentodaviscosidade cinemticaemcentistokesdoleoSAE40emfuno datemperatura. Os valores obtidos para a viscosidade cinemtica foramsubmetidosatestescomparativosde mudanade unidades com o baco da figura 8, conforme recomendado em [2], apresentando coerncia de valores.Osvaloresde u transformados emSSUforam confrontados com os valores do grfico da figura 9, apresentandoboacorrespondncia.

n (SSU)

1150,4

1014,9

476,5

303,3

Os grficos das figuras 5, 6 e 7, mostram o comportamento da viscosidade cinemtica em centistokes dos leos SAE50, SAE30 e SAE40 em funodatemperatura.Podesevernessesgrficos,que aviscosidadediminuicomoaumentodatemperaturado leo.

BoletimTcnicodaFATECSP BT/24 pg.42a46 Maio/2008

45

insuficiente para a validao total do prottipo. Novos testes com faixas de temperaturas mais elevadas podero apontar dados para um melhor ajuste na curva de comparao com as curvas, sugeridas por[2]. Para istodeverseranexadoaoviscosmetro,umsistemade banho termosttico para obter mais valores de temperatura controlada e aumentar sua versatilidade. Alm disso, os resultados dos testes podero propiciar aplicao de estudos de regresso para estimar os parmetros da equao do prottipo do viscosmetro. Para aulas prticas de com leos lubrificantes os resultados obtidos mostraram que o prottipo pode ser utilizadocomsucesso.

Agradecimentos
Ao Departamento de Ensino Geral e a Direo da FatecSo, pelo apoio financeiro e pela confiana depositadanosucessodotrabalho. Ao Departamento de Mecnica pelo uso das mquinasoperatrizes.

Figura8.bacocomparativodasescalasdeviscosidade cinemticaemcentistokeseSSU.(AdaptadodeBastos,1983)

RefernciasBibliogrficas
[1] P. O. A. L. Albuquerque, Lubr ificao, Editora McGrawHilldoBrasilLtda,143p,1977. [2]F.A.A.Bastos,Pr oblemasdeMecnicadsFludos, EditoraGuanabaraKoogan,483p,1983. [3] C. R. S. Moura R.P. Carreteiro, Lubr ificantes e Lubr ificao, Livro Tcnico Cientfico Editora S.A.,443p.,1975. [4] A. M. Rocha M.F. Pimentel S. Martorelli, Estimativas da Incer teza Associada Deter minao da Viscosidade Cinemtica de leos Lubr ificantes, Metrologia2003, Sociedade Brasileira de Metrologia(SBM), 0105, Recife/PE, setembro,2003 [5] M. J. P. Santos J. C.C. Amorim, Modelagem de Camada Limite Tridimensional, Compr essvel e Tur bulent a em Cor pos Aer odinmicos, XVI CongressoBrasileiro deEngenhariaMecnica.16th Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2001 [6]Y.WeiHuaZ.JingZhouC.HuiEr,TheStudyof flow char acteristic of cur ved micr ochannel, Elsevier, Thermal Engineering, 25 p.18941907, 2005.

Figura9.Comportamentodaviscosidadedevrios leosSAEemfunodatemperatura.(fonte: Bastos,1983)

4.Concluses
O prottipo foi facilmente desenvolvido com operaes simples de usinagem mecnicas, usando materialdeboaresistnciamecnica,fcildeserobtido, resultando em equipamento didtico de baixo custo e comexpectativadevidatilelevada.Seureduzidopeso e tamanho, o torna prtico para transporte e acondicionamentoemarmrios,ocupandopoucoespao paraisto. Com relao preciso, os resultados obtidos, quandoverificadoscomobacodafigura8,mostraram queosvaloresobtidosparaocoeficientedeviscosidade cinemtica SSU se ajustam bem aos valores propostos em [2]. Contudo, a quantidade de testes ainda

BoletimTcnicodaFATECSP BT/24 pg.42a46 Maio/2008

46

También podría gustarte