Está en la página 1de 3

ESCOLA SECUNDRIA/3 DE AMARANTE Portugus 10 ano 10 PTER1

A crnica o comentrio noticioso de factos, que vive do quotidiano mas no visa a informao. Pode ser uma espcie de narrao de acontecimentos, uma apreciao de situaes ou, na definio tradicional, assumir-se como relato histrico. Antigamente, a crnica era um relato histrico ou uma narrao de factos histricos redigida segundo a rodem do tempo (a palavra grega cronos significa tempo; e em latim chronica, diz-se da narrativa de factos de acordo com o decorrer dos tempos). A crnica moderna , muitas vezes, uma apreciao crtica, um comentrio ou uma narrao de acontecimentos reais ou imaginrios, a que se exige oportunidade e carcter pessoal, alterna a subjectividade literria com o relato de factos.

Crnica A MAIS VELHA PROFISSO DO MUNDO (MESMO MAIS VELHA QUE A OUTRA) O primeiro jornalista chamava-se Ado. Mas no tinha ningum a quem dar notcias. Um dia, graas a Deus, chegou Eva e trazia, com a sua curiosidade e outras graas de mulher, a cura para o tdio em que Ado vivia no Paraso da Terra. Ento, Ado comeou a informar e a comunicar: "Aquilo alm uma montanha, na vertente onde bate o sol ao nascer h riachos e flores, rvores de frutos bons, peixes e aromas". Foi esta a primeira notcia de que h notcia. Mais tarde, foram aparecendo novos homens e mulheres que davam, uns aos outros, notcias, comentrios, reportagens e as primeiras anlises polticas. Tendo aumentado a populao, tornou-se invivel a troca directa de informaes. Um dia, Sapino, bisneto de Eva e de bisav incgnito, comeou a riscar a vida na pedra. Havia uma esquina de lajedos que era ponto de passagem da Humanidade de ento. E nas grandes faces de granito do basalto, Sapino talhava sinais sobre a caa que andava nas redondezas ou acerca das sarrafuscas que comeavam entre os homens. Foram os primeiros jornais de parede. Mas o aumento de conhecimentos e consequente volume de informaes a prestar tornaram impossvel que Sapino se encarregasse de toda a tarefa. dele, na sua forma original, a frase que se repercutiria no comboio dos sculos: "Eu no posso fazer o jornal sozinho!". Assim se arranjaram postos de trabalho para os primeiros escribas, ficando Sapino, ao que se supe, como chefe de redaco. Dia aps dia, chamava os redactores pedra, o que ainda hoje ocorre. Desconhecia-se, ento, o cesto dos papis, no por carncia de cestos, mas por falta de papis. Todavia h indcios de que os escribas, prezados colegas, nem sempre tiveram liberdade de expresso. Isto : Sapino fazia j a sua pauta de censura. No por vontade, mas porque o encostavam parede. Com efeito, comearam a aparecer os primeiros poderosos pretendendo ver os escritos sua feio. E o jornal de Sapino esteve para ser encerrado mil vidas antes da ANOP

A imprensa escrita, pasme-se, estava ento em grande crise, no s devido elevada taxa de analfabetismo, como pela exiguidade do subsdio de pedra. O primeiro ensaio para uma distribuio falhou rotundamente: ningum foi capaz de transportar pedra sobre pedra. Tambm o primeiro enviado especial no conseguiu levar a bom termo a sua tarefa: sucumbiu ao peso do bloco-notas. Com embaraos tais, no surpreende que, ao longo de uma imensidade de anos, o jornalismo mais eficaz e actuante fosse praticado pela generalidade de homens e mulheres que, na sua troca de notcias, criaram a comunicao social. E as prprias crianas quando, ao articularem as primeiras palavras, dirigiam ao pai perguntas ou protestos, estavam, sem saber, a inaugurar a seco de longo futuro: as Cartas ao Director. Desde esses primeiros jornalistas no se inovou por a alm a essncia do jornalismo. E quando se aponta outra como a mais velha das profisses esquece-se que, antes da primeira pecadora, j a informao circulava nas bocas do Mundo. Muito antes do mau porte e do porte pago.
Mrio Zambujal, in Notcias da Tarde, 05-10-1982 1. ANOP - Agncia Noticiosa Portuguesa, hoje Agncia Lusa.

COMPREENDER 1 1. O texto: 1.1. Identifica o assunto desta crnica. 1.2. O humor que atravessa todo o texto reside, por vezes, na forma como o cronista vai surpreendendo o leitor, criando expectativas "srias" que so quebradas na continuidade das frases. 1.2.1. Transcreve duas situaes que ilustrem esta constatao. 1.2.2. Comenta os diversos contextos em que aparece a palavra" pedra" . 1. 1.3. Ao longo da histria que vai contando, o cronista assume, tambm, um tom crtico. 1.3.1. Sinaliza as passagens em que a crtica mais evidente. 2. O ttulo: 2.1. Comenta a expressividade do ttulo. 2.2. Relaciona-o com os dois ltimos pargrafos. Rel os dois primeiros pargrafos do texto: "O primeiro jornalista chamava-se Ado. Mas no tinha ningum a quem d notcias. Um dia, graas a Deus, chegou Eva e trazia, com a sua curiosidade outras graas de mulher, a cura para o tdio em que Ado vivia no Paraso da Terra. Ento, Ado comeou a informar e a comunicar: 'Aquilo alm uma montanha na vertente onde bate o sol ao nascer h riachos e flores, rvores de frutos bons peixes e aromas '. 1. Recorda que o tempo verbal nos d conta do momento em que se situa a aco expressa pelo verbo. 1.1. Identifica os tempos em que se encontram as formas verbais do primeiro pargrafo. 1.2. Explicita os respectivos valores e as relaes que esses tempos estabelecem entre si.

1.3. Explica o uso do presente do indicativo na frase proferida por Ado no segundo pargrafo.

También podría gustarte