Está en la página 1de 31

Manual de Apoio ao Cogerador Simulador do Cogerador

Jorge Mendona e Costa jmcosta@cogenportugal.com

Manual de Apoio ao Cogerador Simulador do Cogerador

Manual de Apoio ao Cogerador: Motivao

Manual de Apoio ao Cogerador: Estrutura Introduo Enquadramento legal Lanamento de projectos de cogerao Procedimentos administrativos com vista ao licenciamento Montagem financeira de projectos de cogerao

Introduo
Cogerao Tecnologias: Motores Alternativos (CI, SI); Turbinas de gs; Ciclo combinado; Gerador de vapor + TCP; Pilhas de combustvel

Sectores de aplicao da cogerao


Indstria: Refinao e petroqumico; Qumico; Pasta e papel; Cermico; Txtil; Alimentar. Tercirio: Grandes superfcies; Hospitais; Hotis; Edifcios de escritrios; Zonas urbanas abastecidas por redes de energia (DHC).

Cogerao no sector tercirio e domstico (exemplo)

Enquadramento legal
Decreto-Lei 538/1999 Regulamenta a actividade da cogerao; Decreto-Lei 313/2001 Modifica o clausulado do DL 538/99; Portaria 399/2002 Disposies sobre aplicao do DL 313/2001; Portaria 57/2002 Tarifa para cogeraes com potncia elctrica igual ou superior a 10 MW; Portaria 58/2002 Tarifa para cogeraes com potncia elctrica inferior a 10 MW; Portaria 59/2002 Tarifa para cogeraes que consomem fuelleo pesado como combustvel; Portaria 60/2002 Tarifa para cogeraes que utilizam mais de 50% de recursos renovveis ou resduos industriais ou urbanos.

Lanamento de projectos de cogerao (checklist)


1. Existe aproveitamento para o calor que ser recuperado na central de cogerao? 2. O consumo trmico suficientemente regular e ser mantido durante um nmero de anos que garanta a rentabilidade perspectivada do projecto? 3. Ser expectvel um funcionamento anual da central de pelo menos 4000h? 4. Existe possibilidade de fornecimento / aprovisionamento de combustvel necessrio ao funcionamento da central? 5. Existe um ponto de interligao com a rede do SEP com a capacidade requerida correspondente potncia que prevista injectar? 6. No se antecipam constrangimentos ambientais decorrentes da implantao da central de cogerao (rudo, emisses, etc.)?

INTERLIGAO S REDES DO SEP Decreto-Lei 312/2001 Regulamenta os princpios aplicveis gesto da capacidade de recepo de energia elctrica pelas redes d o SEP; Portaria 1467-C/2001 Estabelece as taxas previstas no DL 312/2001; Portaria 62/2002 Estabelece as caues previstas no DL 312/2001; Despacho 9148/2002 Clarifica a interpretao dos procedimentos do DL 312/2001; Decreto-Lei 33-A/2005 Altera o DL189/88 na redaco do DL339C/2001 e altera disposies do DL 312/2001; Decreto-lei 101/2007 Licenciamento de instalaes elctricas.

Pedido de informao prvia (PIP)


Instruo do processo (n 3 do art. 10 do DL 312/2001): 1. Identificao do requerente 2. Memria descritiva:
Nome da instalao; Tipo de produo (elica, hidroelctrica, cogerao, etc.); Potncia total instalada; Nmero, potncia e tipo de geradores; Legislao ao abrigo da qual feito o pedido; Planta de localizao escala de 1:25 000.

3. Informao complementar:
Local pretendido para o ponto de recepo; Data a partir da qual pretende beneficiar da ligao e eventuais alternativas; Elementos necessrios ao clculo das potncias de curto-circuito previsveis (eventualmente).

Taxas (Portaria 1467- C / 2001)


Pedido de Informao Prvia (PIP): 400 / MW de potncia de ligao at um mximo de 8 000 ; Pedido de Atribuio do Ponto de Recepo de Energia Elctrica: 500 / MW de potncia de ligao at um mximo de 10 000 ;

Caues (Portaria 62 / 2002)


Cauo no mbito do Pedido de Atribuio do Ponto de Recepo: 2500 / MW de potncia de ligao mencionada no pedido; Cauo a prestar entidade operadora da Rede: 5000 / MW de potncia de ligao.

Pedido de atribuio do ponto de recepo de energia elctrica Requerimento dirigido ao director-geral da Energia; Termo de responsabilidade pelo projecto das instalaes elctricas; Informao prvia prestada pela DGEG; Comprovativo do direito para utilizao do espao de implantao da instalao; Pareceres das entidades quando as instalaes interferirem com os seus domnios ou actividades, com excepo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), nomeadamente, relacionado com o ponto de recepo da rede e abrangido pelo Regulamento de Licenas para as Instalaes Elctricas; Projecto, em triplicado, compreendendo: Memria descritiva Desenhos

Procedimentos administrativos com vista ao licenciamento de centrais de cogerao


Prazos de execuo das instalaes e caducidade - Concluso dos trabalhos 24 meses aps a data de notificao de licena de estabelecimento concedida nos termos previstos no Regulamento de Licenas para as Instalaes Elctricas (RLIE); - Pedido de licena de estabelecimento elaborado e instrudo de maneira anloga fixada para instalaes de servio pblico (art. 32 do Decreto-Lei 101/2007 de 2 de Abril). Taxas de estabelecimento (DL 4/93, Port. 362/93, Port. 311/2002)
t = 17,403 P2 (taxa para mquinas geradoras, e.g. alternadores) t - taxa a cobrar em ; P - potncia a instalar em kVA.

Licenciamento Ambiental
Potncia trmica resultante da queima da fonte de energia primria > 50 MWt ou 20 MWt (rea sensvel e.g. Rede Natura) 1. Avaliao do impacte ambiental do projecto (Decreto-Lei
197/2005);

2. Licena ambiental no mbito do PCIP (Preveno e Controlo Integrado da Poluio) (Decreto-Lei 173/2008; Directiva 2008/1/CE); 3. Pedido de Ttulos de Emisso de Gases com Efeito de Estufa (TEGEE) <= P > 20 MWt (DL 233/2004 e DL 154/2009)

1. Avaliao de Impacte Ambiental (AIA) Estudo de Impacte Ambiental (Anexo III do Decreto-Lei 69/2000)
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Descrio e caracterizao fsica do projecto; Descrio dos materiais e da energia utilizados ou produzidos Descrio do estado do local e dos factores ambientais susceptveis de serem consideravelmente afectados pelo projecto; Descrio do tipo, quantidade e volume de efluentes, resduos e emisses previsveis, nas fases de construo, funcionamento e desactivao, para os diferentes meios fsicos (poluio da gua, do solo, da atmosfera, rudo, vibrao, luz, calor, radiao, etc.); Descrio e hierarquizao dos impactes ambientais significativos; Indicao dos mtodos de previso utilizados para avaliar os impactes previsveis, bem como da respectiva fundamentao cientfica; Descrio das medidas e das tcnicas previstas para: - Evitar, reduzir ou compensar os impactes negativos; - Preveno e valorizao ou reciclagem dos resduos gerados; - Prevenir acidentes. Descrio dos programas de monitorizao previstos nas fases de construo, funcionamento e desactivao; Resumo das eventuais dificuldades, incluindo lacunas tcnicas ou de conhecimentos, encontradas na compilao das informaes requeridas; Referncia a eventuais sugestes do pblico e s razes da no adopo dessas sugestes; Resumo no tcnico de todos os itens anteriores, se possvel acompanhado de meios de apresentao visual.

8. 9. 10. 11.

2. Pedido de Licena Ambiental (PCIP / IPPC)


Descrio das fontes de emisses da instalao; Identificao do tipo e volume das emisses previsveis da instalao para os diferentes meios fsicos, bem como dos efeitos significativos dessas emisses no ambiente; Descrio das medidas de preveno e de valorizao dos resduos gerados pela instalao; Identificao das medidas previstas para a monitorizao das emisses para o ambiente; Um resumo das eventuais alternativas estudadas pelo operador; Meno expressa de entrega do estudo de impacte ambiental (EIA), do pedido de parecer relativo localizao ou do relatrio de segurana nos casos em que o procedimento de avaliao de impacte ambiental (AIA), ou o procedimento do regime jurdico de preveno de acidentes graves que envolvam substncias perigosas decorram em simultneo com o pedido de licena ambiental.

3.Pedido de ttulo de emisso de gases com efeito de estufa


FORMULRIO RELATIVO AO PEDIDO DE TTULO DE EMISSO DE GASES COM EFEITO DE ESTUFA - PARTE A -

Entidade coordenadora do licenciamento (DGEG) APA


(art. 9 do Decreto-Lei 233/2004)

I. Informaes gerais sobre a Instalao

I.1 Empresa a que pertence a instalao


Denominao Social

Endereo da sede da empresa Morada Localidade Cdigo Postal

http://www.apambiente.pt/Instrumen tos/CELE/TituloEmisGEE/Pedido_T EGEE/FormPedTEGEE/Paginas/def ault.aspx

I.2 Identificao da Instalao


Designao da Instalao

Actividades exercidas (CAE)

Endereo da instalao Morada Localidade Cdigo Postal

I.3 Identificao do Operador


Nome do Operador

Actividades exercidas (CAE)

Procedimento de licenciamento de projectos de cogerao (resumo)

Montagem Financeira de Projectos de Cogerao 1. Project finance; 2. Financiamento por terceiros (FpT); 3. Build, Operate and Transfer (BOT) ou Build, Own, Operate and Transfer (BOOT). 4.

Simulador do Cogerador

Simulador do Cogerador: Motivao

Componentes da tarifa de venda de energia elctrica


1. Componente fixa proporcional potncia elctrica injectada na rede em perodo tarifrio de ponta; 2. Componente varivel correspondente energia elctrica produzida a partir do combustvel primrio e outros custos evitados, nomeadamente com redes a montante; 3. Componente ambiental que traduz a mais valia da central de cogerao, em termos de emisses e de eficincia energtica.

GN Gs Natural; FO - Fuelleo; REN Combustvel Renovvel (biocombustveis, biomassa)

Mo-de-obra; Seguros; Custos Administrativos.

Manuteno grupo gerador; Consumveis; Energia Elctrica de socorro.

Concluses
Road Map para os promotores de projectos de cogerao; Enquadramento legal e regulatrio; Montagem financeira de projectos de cogerao; 1 Ferramenta de simulao tcnico-econmica de projectos de cogerao no mbito da legislao nacional disponvel on-line; Disponibilizao de relatrios das simulaes efectuadas.

También podría gustarte