Está en la página 1de 41

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.

net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


AGE DEZEMBRO/2006 NCE

INFORMTICA
Coletnea de questes

1) Com relao ao termo spam, quando aplicado informtica, correto afirmar que: (A) um software comumente chamado de vrus de computador; (B) um tipo de cliente de correio eletrnico gratuito, que exibe, porm, diversas publicidades para o usurio; (C) utilizado para designar mensagens enviadas entre amigos com arquivos anexos muito grandes, como por exemplo, vdeos; (D) so mensagens de correio eletrnico que no puderam alcanar o seu destinatrio e retornaram para o remetente; (E) trata-se de uma mensagem de correio eletrnico, geralmente enviada a vrios destinatrios, com a finalidade de fazer propaganda. 2) Com relao ao MS Word 2000, Ttulo 1, Titulo 2 e Normal so exemplos de: (A) arquivos; (B) estilos; (C) fontes; (D) marcadores; (E) modelos. 3) No MS-Excel 2000, o comando Estilo... est abaixo do menu: (A) Editar; (B) Exibir; (C) Ferramentas; (D) Formatar; (E) Inserir. 4) No MS-Excel 2000, o comando Planilha do menu Inserir: (A) importa uma planilha de um arquivo Excel para outro; (B) insere um arquivo Excel em um arquivo Excel; (C) insere uma nova planilha em uma pasta; (D) insere uma nova planilha em uma planilha j existente; (E) transfere, excluindo, uma planilha de um arquivo Excel para outro. 5) Observe a figura a seguir extrada do MS Windows 2000:

O pequeno tringulo que aparece direita dos itens significa que o item: (A) ainda no foi instalado; (B) um atalho; (C) foi removido; (D) no est mais disponvel; (E) possui um submenu. 6) Observe as seguintes afirmativas sobre o MSWindows 2000: i) Alt+F4 um atalho para fechar uma janela; ii) possvel obter um menu sensvel ao contexto, clicando-se com o boto da direita do mouse sobre um item; iii) F1 um atalho para obter ajuda; iv) o MS-Wordpad pode editar qualquer documento do MS-Word, mantendo todas as formataes; v) um duplo clique na barra de ttulos de uma janela maximizada, minimiza a janela. O nmero de afirmativas corretas : (A) 1; (B) 2; (C) 3;

____________________________________________ COLETNEA ELABORADA PELO PROFESSOR

RENATO DA COSTA
1

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(D) 4; (E) 5. 7) O comando Arquivo, Abrir... no MS Word 2000 permite selecionar o arquivo a ser aberto. Por padro, o incio da busca a pasta: (A) Dados\Word; (B) Meus Documentos; (C) Favoritos; (D) Office\Word; (E) Lista de Arquivos Recentemente Usados. 8 O boto utilizado no MS Excel 2000 para mesclar clulas :

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(D) =SE(NM(A4);B4/A4*100;0) (E) =SE(NM(B4);B4/A4*100;0) 12) Observe na figura a seguir a caixa de entrada do MS Outlook 2000:

O pequeno cone ao lado da mensagem indica que: (A) a mensagem contm arquivos anexos; (B) a mensagem foi enviada somente para voc; (C) a mensagem tem alta prioridade; (D) voc encaminhou a mensagem; (E) voc respondeu a mensagem. 13) Dos itens a seguir, assinale aquele que NO um conector (slot) de expanso situado na placa-me e de acesso sempre interno aos computadores: (A) AGP (B) IDE (C) ISA (D) PCI (E) USB 14) O processador de um computador do tipo PC muitas vezes erroneamente confundido com outro item de um computador. Na realidade um processador : (A) exatamente a mesma coisa que um computador; (B) o gabinete e o monitor; (C) um circuito integrado responsvel pela execuo das instrues; (D) um conjunto formado pela placa-me, placa de vdeo e teclado; (E) uma espcie de caixa de ao ou ferro que pode estar localizada ao lado ou abaixo do monitor. 15) A forma recomendada pela Microsoft para desinstalar um aplicativo : (A) apagar o seu cone na rea de trabalho; (B) atravs de Adicionar ou remover programas do Painel de controle; (C) remover a pasta do aplicativo de dentro de Arquivos de programas; (D) remover a sua entrada na barra de inicializao rpida; (E) usar o aplicativo regedit.exe para remover o contedo do registro do Windows relacionado ao aplicativo. 16) Atualizar a bios de um computador significa: (A) aumentar a capacidade de armazenamento em disco; (B) aumentar a capacidade de memria RAM; (C) gravar um novo cdigo na sua memria no voltil; (D) trocar a placa-me por uma mais nova; (E) trocar o processador por um mais novo. 17) Assinale o item que possui a interface de um computador do tipo PC mais rpida: (A) Interface infravermelho (B) Interface PS/2 (C) Porta paralela (D) Porta serial (E) USB 2.0

9) O nome comumente dado a um arquivo texto cujo contedo automaticamente anexado ao final de toda mensagem de e-mail enviada : (A) arquivo de assinatura; (B) arquivo de mensagem; (C) arquivo de saudao; (D) arquivo pessoal; (E) arquivo TNEF (Transport Neutral Encapsulation Format). 10) Uma nova regra de segurana de uma empresa obriga todos os empregados a trocarem mensalmente suas senhas de acesso rede. A nova senha no pode comear com o mesmo caractere que iniciava a senha do ms anterior e nem terminar com o mesmo caractere que a finalizava. Alm disso, as senhas so sensveis ao uso de maisculas e minsculas, devem ser alfa-numricas, devem ter um tamanho mnimo de nove caracteres e no devem conter caracteres especiais. Nesse cenrio, se a senha de um funcionrio no ms anterior era EuAmoMeuTrabalho2, uma senha aceitvel para este ms : (A) TambemEu (B) TrabalhoAteTarde2 (C) AmoMeuTrabalho1 (D) 5555%2321 (E) EuAindaAmoMeuTrabalho ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ES AGOSTO/2006 NCE 11) Observe na figura a seguir um trecho de uma planilha MS Excel 2000:

A frmula que corrigiria o erro #VALOR! mostrado na figura : (A) (SE(B4>0;(B4/A4)*100;0) (B) =(B4>0/A4*100) (C) =(NM(B4)/A4*100)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


18) Para remover uma coluna previamente selecionada no MS-Excel 2000, pode-se usar a opo de menu: (A) Arquivo (B) Editar (C) Exibir (D) Inserir (E) Formatar 19) Durante o uso de um aplicativo do pacote Office da Microsoft, a seguinte janela aberta:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

e logo aps esta janela:

(A) a tecla de Alt; (B) a tecla de Ctrl; (C) a tecla de Shift; (D) as teclas de Ctrl e Alt; (E) as teclas de Ctrl e Shift. 22) O fonte padro (default) no MS Word 2000 : (A) Arial; (B) Bookman Old Style; (C) Comic Sans; (D) Garamond; (E) Times New Roman. 23) Observe a figura a seguir extrada do MS Word 2000:

Muito provavelmente isso significa que: (A) apesar de ter sido instalado corretamente, algum arquivo se corrompeu aps algum tempo de uso; (B) foi utilizada instalao sobre demanda; (C) o pacote foi instalado de forma errada; (D) foi mudada a configurao padro do editor do pacote Office; (E) tentou-se acessar alguma opo que no foi adquirida no pacote Office original. 20) Observe o seguinte boto da barra de ferramentas do MS-Word. O boto composto por um globo e 3 elos de uma corrente:

A finalidade desse boto : (A) bloquear modificaes no arquivo; (B) impedir que o arquivo seja salvo com outro nome; (C) inserir um hyperlink; (D) proteger o arquivo com uma senha para poder ser publicado; (E) salvar o arquivo como HTML. 21) Para selecionar uma coluna de texto como mostrado na figura a seguir, usa-se, em conjunto com o mouse: O usurio gostaria de reduzir o tamanho do fonte da palavra selecionada para 6 pontos. Para isso ele deve: (A) dar um duplo clique sobre a palavra raposa e digitar o nmero 6; (B) digitar o nmero 6 na caixa de seleo do tamanho do fonte e pressionar Enter; (C) procurar o nmero 6 na lista de tamanhos de fontes disponveis e clicar sobre ele; (D) usar o disco de instalao para instalar novos tamanhos de fontes; (E) isso no possvel. S esto disponveis os tamanhos de fonte mostrados na figura. 24) Uma maneira rpida de selecionar todo o texto no MS Word 2000 em Portugus : (A) Alt+T (B) Ctrl+B (C) Ctrl+O (D) Ctrl+T (E) um triplo clique em qualquer lugar do texto 25) Suponha que num sistema com o Windows XP instalado, o disco rgido tenha duas parties: a partio C: onde o sistema operacional e os aplicativos foram instalados e a partio D: reservada para os

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


dados. Com o Windows Explorer aberto, um arquivo de dados residindo na partio D: (um documento gerado no MS Word) arrastado e solto (drag and drop) no desktop. O efeito dessa ao sobre o arquivo o seguinte: (A) criado um atalho para o arquivo no desktop; (B) o arquivo aberto para edio no MS Word; (C) o arquivo copiado; (D) o arquivo movido; (E) o arquivo movido para a lixeira. 26 - No MS Windows XP, a tecla que deve ser pressionada enquanto um arquivo arrastado para a lixeira, de modo a apag-lo permanentemente do disco, : (A) Alt (B) Ctrl (C) Del (D) Shift (E) Tab ANTT NVEL MDIO NCE 2005 27) Observe o boto a seguir, retirado da barra de ferramentas do Microsoft Outlook 2000.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


IV) A letra A sublinhada no menu Arquivo indica que este menu pode ser aberto sem a utilizao do mouse, atravs da combinao de teclas Alt+A. O nmero de afirmativas corretas : a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4 29) Ao renomear um arquivo chamado MeusContatos.doc para Agenda (sem a extenso) no Microsoft Windows Explorer, obtenho o seguinte aviso do Windows: Se a extenso de um arquivo for alterada, o arquivo pode se tornar inutilizvel. Tem certeza de que deseja alter-lo? O objetivo da mensagem alertar o usurio para o seguinte ponto: a) alterar a extenso de um arquivo uma operao que deve ser evitada, uma vez que existe o risco de corromper o arquivo; b) se a extenso de um arquivo for alterada ou omitida, ser desfeito o vnculo entre o arquivo e o aplicativo registrado para trat-lo; c) esta operao traz um risco de infeco por vrus, uma vez que a nova extenso escolhida pode no ser monitorada pelo software antivrus instalado; d) ao alterar a extenso, o Windows efetuar uma transformao na estrutura interna do documento com resultados imprevisveis; e) existe o risco de que a nova extenso escolhida esteja marcada para ser automaticamente oculta pelo sistema operacional, deixando o arquivo inutilizvel. 30) Novos vrus podem propagar-se atravs de volumes compartilhados conectados em rede. Observe a descrio dos procedimentos a seguir sugeridos como formas de minimizar ou evitar a propagao ou o recebimento dessas ameaas atravs dos recursos de rede: i. Definir os compartilhamentos como somente de leitura. ii. Proteger os compartilhamentos por senha. iii. Definir os compartilhamentos como somente alterao. iv. Instalar um programa antivrus. O nmero de procedimentos que podem ser considerados efetivos : a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4 31) A seqncia inicial para trocar a senha no MS Windows 2000 em portugus :
a) b) c) d) e)

A funo deste boto : A) enviar um e-mail de resposta ao remetente da mensagem; B) enviar um e-mail de resposta ao remetente da mensagem e a todos os outros destinatrios da mensagem original; C) verificar a existncia de novos e-mails na caixa postal; D) encaminhar para a lixeira um e-mail recebido; E) enviar uma cpia do e-mail recebido para um destinatrio ou grupo de destinatrios especificado. 28) Observe a figura abaixo extrada de um aplicativo rodando sobre o Microsoft Windows 2000, verso

Pressionar Ctrl+Alt+Del e clicar em Alterar senha...; Pressionar Ctrl+Alt+P e clicar em Alterar senha...; Pressionar Shift+Alt+P e clicar em Alterar senha...; Pressionar Shift+Ctrl+Del e clicar em Alterar senha...; Pressionar Shift+Ctrl+P e clicar em Alterar senha....

em Portugus. Considere agora as seguintes afirmaes: i) O pequeno tringulo preto ao lado do item Enviar significa que existe uma tecla de atalho definida para este item. ii) Os trs pontinhos (...) ao final do item Importar e exportar... indicam que, se este item for selecionado, ser aberto um dilogo para que o usurio configure opes adicionais do comando. III) A combinao de teclas Ctrl+P ao lado do item Imprimir... indica um atalho para a impresso do arquivo.

32) Considere as seguintes definies relativas segurana da informao: I. II. III. IV. adware: programa criado para mostrar propagandas em geral; cavalo de tria: programa que se faz passar por um aplicativo til mas possui cdigo malicioso; spyware: software de segurana desenvolvido para detectar vrus de ltima gerao; vrus: organismo vivo cuja mutao permite contaminar computadores.

O nmero de definies corretas : a) 0 b) 1 c) 2 d) 3

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


e) 4 AGENTE PENITENCIRIO NCE 2005 33) Suponha que voc realizou a operao de recortar um arquivo utilizando o MS Windows Explorer (atravs do menu Editar, Recortar ou atravs das teclas Ctrl + X) no Windows 2000 em portugus. Para desistir de realizar a operao, sem remover o arquivo: a) a operao de Colar deve ser realizada na mesma pasta do arquivo de origem; b) basta simplesmente no efetuar a operao de colar; c) deve ser utilizado o aplicativo de sistema chamado undelete.exe; d) necessrio usar a opo do menu Editar, Desfazer; e) voc tem que recuperar o arquivo na Lixeira. UNEMAT NCE - 2004 34) Com relao arquitetura de computadores, assinale a alternativa que contm o item que considerado o crebro de um computador: a) memria b) monitor c) PCI d) Teclado e) UCP ou CPU 35) Em um computador moderno, o termo cache pode significar: a) fazer overclock (aumento do relgio, alm do recomendado) do processador, visando aumentar o desempenho do sistema; b) um dispositivo de entrada e sada de dados de alta velocidade; c) um tipo especial de CPU ou UCP; d) Uma interface de rede para interligar computadores em Banda Larga; e) Uma memria intermediria entre a memria principal e o processador do computador. ANTT NVEL MDIO NCE 2005 36) Considere as seguintes afirmaes sobre o MS-Word 2000 em portugus: I. A aplicao do estilo Normal a um pargrafo selecionado ir sobrepor todas as suas formataes. II. Modificaes em todo um bloco de texto podem ser efetivadas selecionando-se o bloco e aplicando a ele as transformaes desejadas. III. A verificao de ortografia pode ser encontrada dentro do menu Arquivo. IV. A configurao de margens em um documento pode ser feita atravs do menu Formatar. V. Para inserir o nmero das pginas no cabealho ou rodap de um arquivo, usa-se a opo Inserir do menu principal. O nmero de afirmaes corretas : a)1 b) 2 c)3 d) 4 e)5 ELETRONORTE TCNICO NCE 2005 37) Em uma tabela no Ms Word 2000, a tecla que move de uma clula para a prxima independente de haver caracteres direita do cursor, : a) Ctrl b) Ctrl + Enter c) Enter d) Shift e) Tab (tabulao)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


38) Suponha que voc tenha escrito um relatrio de 100 pginas usando o MS Word 2000, verso em portugus, e que, aps conclu-lo, voc deseje escrever a palavra CONFIDENCIAL no cabealho das pginas. O menu que deve ser usado o: a) Arquivo b) Editar c) Exibir d) Inserir e) Formatar AGENTE PENITENCIRIO NCE 2005 39) O Smbolo mostrado na figura a seguir utilizado no MS Word 2000 para indicar:

GOVERNO DO PIAUI NCE 2006 40) No MS-Word, com a finalidade ESTRITA de evitar a impresso da ltima linha de um pargrafo sozinha no incio da pgina seguinte ou a primeira linha do pargrafo no fim de uma pgina (considerando-se pargrafos com mais do que duas linhas) usa-se: a) controle de linhas rfs/vivas; b) manter com o prximo; c) manter linhas juntas; d) no hifenizar; e) quebrar pgina antes. 41) Utilizando-se o Windows Explorer do MS-Windows, ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra com o boto direito do mouse: a) o arquivo ser apagado; b) o arquivo ser copiado para a nova pasta; c) o arquivo ser movido para a nova pasta; d) ser mostrado um menu com opes; e) um atalho do arquivo ser criado na nova pastas. 42) Considerando-se o MS-Windows, indique o tipo de clique do boto esquerdo do mouse necessrio para realizar exatamente a ao descrita em cada um dos itens a seguir: I - executar um programa atravs do seu atalho localizado na barra de inicializao rpida. II - executar um programa atravs do seu cone visvel no Windows Explorer. III - executar um aplicativo atravs do seu atalho na rea de trabalho. Os cliques so, respectivamente: a) simples, simples, simples; b) simples, simples, duplo; c) simples, duplo, simples; d) simples, duplo, duplo; e) duplo, simples, simples. 43) A figura a seguir mostra um texto editado no MS Word utilizando-se em todo ele o mesmo tipo (nome) e tamanho de fonte:

10

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


Para se conseguir o efeito mostrado, na palavra Abacaxi foi aplicado o efeito de fonte: a) baixo relevo; b) sobrescrito; c) sombra; d) subscrito; e) tachado. 44) Considere o texto a seguir, digitado no MS Word 97 em Portugus.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Suponha que, ainda durante a utilizao do Word 97, um duplo clique do mouse seja efetuado sobre a palavra DOIS e, em seguida, os botes , na barra de ferramentas sejam pressionados nesta ordem. A aparncia resultante do texto quando impresso ser:

45) Suponha que durante a edio de um texto no MS Word 97 o usurio digite a palavra Ao perceber o seu erro, o usurio executa os seguintes passos:

46) Considere as seguintes alternativas para selecionar a janela de um aplicativo sendo executado em um sistema com o MS Windows 2000 instalado (considere a possibilidade de haver MUITOS aplicativos rodando simultaneamente. Todas as janelas esto maximizadas): I - Usar a combinao de teclas Alt + Tab II - Clicar sobre o cone do aplicativo desejado na Barra de Tarefas III - Minimizar as janelas abertas at chegar ao aplicativo desejado Em relao eficincia dessas alternativas para chegar ao aplicativo desejado correto afirmar que: A) a alternativa I a MENOS eficiente; B) a alternativa II a MENOS eficiente; C) a alternativa III a MENOS eficiente; D) as alternativas I e III so equivalentes e no devem ser usadas; E) as alternativas II e III so equivalentes e no devem ser usadas. AGENTE ADMINISTRATIVO MINISTRIO DA SADE NCE 2005 47) Observe o seguinte texto editado no Windows 2000 em Portugus:

A esse texto foi aplicado o seguinte procedimento:

11

12

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

50) Observe o texto a seguir digitado no Microsoft Word 2000, verso em portugus.

48) Observe o trecho a seguir, editado no Microsoft Word em Portugus:

49) Observe a figura abaixo, correspondente a visualizao de um conjunto de pastas e arquivos no Microsoft Windows Explorer.

13

14

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

AUX OPERACIONAL SERV DIVERSOS MINISTRIO DA SADE NCE 2005 53) Usando o Windows XP em Portugus, para configurar a data como dd/mm/aaaa, deve ser usado o seguinte item do Painel de Controle: a) Data/Hora b) Ferramentas Administrativas c) Opes Regionais e de Idioma d) Sistema e) Opes de Pastas 54) Usando o Windows XP em Portugus, ao usar Iniciar Painel de Controle, o item que oferece ao usurio a opo de ajustar os mtodos para digitar o texto (layout de acentuao) : a) Sistema b) Opes de pastas c) Vdeo d) Opes Regionais e de Idioma e) Teclado 55) Usando o Windows XP em Portugus, ao usar as Propriedades de Vdeo, na guia rea de Trabalho tendo apertado o boto Personalizar rea de Trabalho... na guia Geral voc pode marcar 4 cones para aparecerem na rea de trabalho. Marque na lista abaixo, o item que representa o cone que NO oferecido como opo. a) Meus Documentos b) Internet Explorer c) Lixeira d) Meu Computador e) Meus Locais de Rede 56) Usando o Word 2000. O item contar palavras faz parte do Menu: a) Exibir; b) Ferramentas; c) Formatar; d) Inserir; e) Editar. 57) Usando Word 2000. Em um documento, configurei o nmero de pgina do rodap, de tal maneira que na primeira pgina no aparece nmero nenhum. A guia do item Configurar Pgina localizado no menu Arquivo que utilizo para que isso seja possvel : a) Margens; b) Origem do Papel; c) Layout; d) Tamanho do Papel; e) Incio da Seo. 58) Usando o Word 2000. Voc digita seu nome e usa na formatao de fonte, a opo Letreiro Luminoso. O resultado ser o seguinte:

51) Suponha que um usurio deseja salvar um arquivo de 2 MB em uma unidade de armazenamento. As opes disponveis para ele so:

52) Considere as seguintes afirmaes referentes aos vrus eletrnicos:

15

16

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


60) Observe o documento a seguir, gerado com o Microsoft Word, verso em portugus:

CONCURSO PBLICO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA AM NCE 2005 59) Observe o seguinte trecho de um documento editado no Microsoft Word, verso em portugus: O item que contm a forma correta de introduzir uma quebra de pgina imediatamente antes do subttulo Crescimento das compras pela Web e que independa de futuras modificaes tais como configurao da pgina ou tamanho da fonte, : a) clique com o mouse imediatamente antes da palavra Crescimento; pressione a tecla Enter no teclado at que o subttulo pule para a pgina seguinte; b) Clique com o mouse imediatamente antes da palavra Crescimento; v ao menu Inserir, selecione o comando Quebra; no dilogo que se abre selecione a opo Quebra de pgina; c) clique com o mouse imediatamente aps o ttulo Segurana do Comrcio Eletrnico; v ao menu Formatar e selecione a opo Pargrafo; na aba Quebras de linha e de pgina, marque a opo Quebrar pgina antes; d)passe o modo de exibio para estrutura de tpicos; o subttulo automaticamente posicionado na prxima pgina; e) uma quebra de pgina no pode ser introduzida no ponto assinalado devido ao controle de linhas rfs / vivas. 61) Observe o documento a seguir, gerado com o Microsoft Word, verso em portugus:

Considere agora a aplicao do seguinte procedimento ao documento acima: Selecione as linhas em itlico. Pressione o boto na barra de ferramentas de formatao.

Selecione o trecho sublinhado. Pressione o boto na barra de ferramentas de formatao. O efeito das operaes acima sobre o texto : a) os participantes da reunio, os documentos a serem lidos e aqueles a serem trazidos so apresentados como uma lista com marcadores; a agenda apresentada como uma lista numerada; b) a data, hora e local da reunio so apresentados como uma lista com marcadores; a agenda da reunio apresentada como uma lista numerada; c) so acrescentadas notas de rodap para o trecho em itlico; a agenda da reunio apresentada como uma lista numerada; d) as linhas do trecho em itlico so numeradas e sublinhadas =; o trecho sublinhado no modificado; e) os participantes da reunio , os documentos a serem lidos e aqueles a serem trazidos so apresentados como uma lista numerada; a agenda apresentada como uma lista de marcadores.

O seguinte procedimento foi aplicado ao documento acima: - Um clique simples do mouse sobre o pargrafo em itlico. - Um clique no menu Formatar, opo Colunas. Na caixa de dilogo que se abre foram selecionadas as opes Duas e em seguida, Linha entre colunas. O resultado da aplicao desse procedimento pode ser visto na opo:

17

18

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


a . b .

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


62) Observe o documento a seguir gerado com o Microsoft Word, verso em portugus.

c .

d .
A data mostrada foi obtida com o comando Inserir Campo. Na caixa de dilogo que se abre, foram selecionadas as opes mostradas a seguir:

e .

Tabela 1

63) A figura a seguir representa um fragmento da barra de tarefas do MS Windows XP em portugus:

Observe que h a indicao de 8 janelas do Ms Internet Explorer abertas, mas somente uma posio na barra est sendo ocupada. Para que as 8 janelas sejam mostradas individualmente nessa barra, a opo que dever ser marcada e/ou desmarcada nas propriedades da barra de tarefas : a) agrupar botes semelhantes da barra de tarefas; b) bloquear a barra de tarefas; c) manter a barra de tarefas sobre as outras janelas; d) mostrar barra Inicializao rpida; e) ocultar automaticamente a barra de tarefas.

19

20

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


64) No Microsoft Windows XP, a combinao de teclas que permite fechar um aplicativo que no est respondendo : a) Alt+F4 b) Break c) Ctrl+Alt+Delete d) Ctrl+Break e) F11 65) Considere a situao em que, ao utilizar o Ms Word em portugus, surge uma janela informando que determinado recurso no est instalado e perguntando se o usurio deseja proceder instalao. Normalmente esse fato provocado por: a) arquivos corrompidos devido ao desligamento irregular do computador; b) instalao por demanda do MS Office; c) tentativa de utilizao de uma opo desabilitada por ir de encontro s regras de uso de software da empresa; d) presena de vrus de computador no seu sistema; e) verso incompatvel entre o MS Office e o MS Windows; 66) Observe na figura a seguir um trecho de um documento criado no Microsoft Word 2002 em portugus.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


independente da configurao de fontes, tamanho do papel ou margens, para evitar a quebra de pgina entre o subttulo Resultados de sbado e o resultado da partida entre o Alavs e o Barcelona, deve-se: a) configurar corretamente o controle de linhas rfs e vivas; b) marcar a opo Manter linhas juntas na formatao do pargrafo do subttulo; c) marcar a opo Manter com o prximo na formatao do pargrafo do subttulo; d) inserir uma marca de pargrafo adicional antes do subttulo; e) alterar a configurao de pgina no menu Arquivo. ARQUIVO NACIONAL TCNICO DE ARQUIVO NCE - 2006 67) Observe a figura a seguir extrada no MS-Word 2000. Note a posio do cursor.

Para apagar apenas a letra w da palavra hardware; deve-se: a) pressionar a tecla (back space); b) pressionar a tecla delete; c) pressionar a tecla enter; d) utilizar as teclas ctrl em conjunto com (back space); e) utilizar as teclas Shift em conjunto com Delete.

68) Observe a figura a seguir extrada do MS-Word 2000.

Para eliminar as marcas de espao e de pargrafo, deve-se pressionar o seguinte boto da barra de ferramentas:

69) Ao se informar que a interface de rede de um microcomputador trabalha velocidade de 100 M, isso significa que a taxa de transferncia de: a) 100.000 bits por segundo;

21

22

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


b) 100.000 bytes por segundo; c) 100.000.000 bits por segundo; d) 100.000.000 bytes por segundo; e) 1048576 bytes por segundo.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


A diferena entre os dois endereos de e-mail se deve, provavelmente, a: a) a primeira forma do endereo serve para enviar mensagens e a segunda para receb-las; b) seu amigo digitou o endereo errado ao configurar as propriedades da conta no programa cliente de correio eletrnico; c) o servidor de correio eletrnico de seu amigo deve ter as duas formas registradas e as usa para balancear a carga nos servidores; d) o corretor ortogrfico de seu programa cliente de correio eletrnico deve estar ligado e efetuou automaticamente a correo; e) um erro no servidor DNS de seu provedor que traduziu erradamente o endereo IP do servidor de correio eletrnico de seu amigo. ELETROBRS NCE 2005 74) Considere as afirmativas a seguir com relao ao modo correto para desligar um computador em um ambiente MS Windows XP: i) Clicar com o boto da direita do mouse sobre a rea de trabalho (desktop) e selecionar a opo Desligar.... ii) Pressionar Ctrl-Alt-Del e selecionar Desligar.... iii) Clicar com o boto da direita no menu Iniciar e selecionar a opo Desligar.... iv) Selecionar a opo Desligar... do menu Iniciar. A quantidade de afirmativas corretas: a) 0; b) 1; c) 2; d) 3; e) 4. ELETRONORTE NCE 2006 75) Observe as seguintes afirmativas sobre memrias e sua utilizao: I - O BIOS ( Basic Input Output System ) um programa existente em todos os computadores, permitindo ao microcomputador comunicar-se com outras partes do computador (vdeo, impressora, teclados e outros). Este programa fica armazenado em memrias do tipo ROM, por no poder ser apagado ao desligar-se o computador; II - As memrias do tipo RAM podem ser estticas (SRAM) ou dinmicas (DRAM). As DRAM so memrias mais rpidas do que as SRAM, razo pela qual so usadas para a memria de trabalho do micro-computador; III - As memrias do tipo flash representam uma evoluo das memrias ROM; Assinale: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (D) apenas as afirmativas II e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas AL ES NCE 2006 76) Ao salvar um documento do MS-Word no formato texto, algumas informaes so perdidas. A afirmativa que melhor descreve o que acontece : (A) apenas as figuras so perdidas; (B) apenas so perdidas as quebras de linhas e pargrafos; (C) as figuras, os estilos e as quebras de linhas e pargrafos so perdidos; (D) os estilos de formatao so perdidos, mas as figuras so preservadas; (E) so perdidas as figuras e os estilos de formatao. PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA SP

70) Considere as seguintes afirmativas sobre a barra de inicializao rpida do MS-Windows 2000: i. Esta barra utilizada para incluir atalhos para os programas e/ou aplicativos. ii. O usurio no deve incluir e/ou remover itens manualmente desta barra sobre o risco de criar instabilidade no Windows. iii. Os cones que esto presentes nela representam programas que esto sendo executados. iv. Sua posio padro ao lado do menu Iniciar. v. Se oculta, os programas ficam mais lentos. O nmero de afirmativas corretas : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

71) No MS Word 2000, a opo Verses... do menu Arquivo permite: a) abrir documentos gerados em verses anteriores do MS Word; b) baixar automaticamente verses mais atuais do MS Word; c) criar e usar novas verses de dicionrios personalizados; d) gerenciar as verses existentes do documento corrente; e) promover revises no documento, mantendo lado a lado o texto original e as alteraes feitas.

72) Um recurso importante do sistema operacional MS Windows a memria virtual. A correta definio de memria virtual : a) memria RAM usada pelas placas de vdeo on board; b) utilizao da memria de vdeo ociosa para executar programas que precisam de mais memria do que a mquina tem disponvel; c) memria muita rpida usada para a leitura em avano de trechos da memria RAM que, provavelmente, sero logo em seguida utilizados pelo processador; d) recurso de hardware usado para virtualmente duplicar a memria fsica existente. O truque consiste em, num mesmo ciclo, efetuar duas leituras simultneas na memria; e) armazenamento temporrio em memria secundria usado pelo computador para executar programas que precisam de mais memria RAM do que a mquina tem disponvel.

73) Voc recebe um e-mail de seu amigo Pedro comunicando que ele finalmente tem um computador e uma conta de e-mail (pedro@gmail.com). Voc resolve felicit-lo, mas, ao responder ao e-mail, percebe no campo Para: o endereo pedro@gmeil.com

23

24

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


77) Os servios de busca na Internet atualmente mais populares utilizam o protocolo: (A) (B) (C) (D) (E) FTP HTTP HTTPS TFTP UDP

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(E) as duas opes apresentadas na caixa de dilogo so invlidas porque o boto Avanar > est desabilitado (com texto cinza claro). ELETRONORTE PROGRAMADOR NCE 2006 82) Aps recortar uma clula (Ctrl+X) no MS Excel 2000, a tecla que pode ser usada para colar o contedo desta clula em uma nova clula : (A) Barra de Espaos (B) End (C) Enter (D) Shift (E) Tab 83) No MS-Word 2000, possvel enviar por e-mail uma cpia do documento sendo editado usando-se a opo Enviar para destinatrio da mensagem no menu Arquivo. Essa opo usa o MS Outlook para enviar a mensagem (supondo que este esteja instalado na mquina do usurio). A alternativa que descreve o que ocorrer se o computador no estiver conectado Internet : (A) a mensagem apagada; (B) a mensagem impressa para que o usurio saiba que ela no foi enviada; (C) a mensagem salva na Caixa de Sada do Outlook; (D) o Outlook solicita ao usurio que este se conecte Internet; (E) 0 Word exibe uma mensagem de erro informando ao usurio que a mensagem no foi enviada. 84) No MS Windows2000, se voc quiser alterar a forma em que o seu computador exibe quantias em dinheiro, o aplicativo do Painel de Controle a ser usado : (A) Data e hora; (B) Opes regionais; (C) Propriedades de vdeo; (D) Sistema; (E) Nenhum deles, essa configurao no pode ser alterada. 85) Voc est seguindo instrues passo-a-passo para realizar determinada tarefa no MS-Word 2000, mas a opo Frmula do menu Tabela, que voc deveria selecionar, no aparece (figura a seguir) pelo seguinte motivo:

78) O protocolo que permite acesso seguro a um site na World Wide Web : (A) (B) (C) (D) (E) FTP HTTP HTTPS TFTP UDP

79) Ao tentar abrir um documento criado no MS Word 2000 em portugus em um computador onde o tipo de fonte usado no documento no est instalado: (A) (B) (C) (D) (E) o texto aparecer com um fonte diferente do fonte utilizado originalmente; o Word ir tentar instalar o fonte que est faltando; o Word ir travar devido ao erro causado pela falta do fonte; o Word no ir abrir o arquivo, informando que um fonte no est presente; o Word, por padro, inclui no arquivo todos os fontes utilizados no texto.

80) Considere as afirmaes a seguir I. O Webmail pode ser lido utilizando-se um navegador (browser); II. Um Webmail um email recebido em formato HTML; III. Um Webmail um email recebido que possui um link para a Web; IV. Um Webmail somente pode ser lido em uma Intranet. A quantidade de afirmaes corretas : (A) (B) (C) (D) (E) 0 1 2 3 4

81) Observe a figura a seguir extrada da caixa de dilogo do Assistente de grfico do MS Excel 2000 em portugus:

A alternativa que apresenta uma afirmativa correta : (A) (B) (C) (D) a opo Como nova planilha: salva o grfico em um novo arquivo chamado Grf1; a opo Como objeto em: salva o grfico em um novo arquivo chamado Valores; a opo Como objeto em: salva o grfico em uma planilha j existente chamada Valores; a opo Como objeto em: salva o grfico em uma nova planilha chamada Valores;

(A) o MS-Excel, que faz parte do pacote Office, no est instalado; (B) a sua verso do MS-Word no tem a opo Frmula; (C) uma opo que voc nunca usou ou usou h muito tempo. Basta clicar duas vezes no menu tabela que ela ir aparecer; (D) existe um erro nas instrues do passo-a-passo; (E) no existe a opo Frmula no MS-Word 2000. 86) Para se obter uma clula cujo texto est em duas linhas, como na figura a seguir, digita-se:

25

26

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(A) Alt+Shift+Enter (B) Alt+Enter (C) Ctrl+Enter (D) Ctrl+Shift+Enter (E) Shift+Enter 87) Ao utilizar o MS-Windows XP, voc se depara com uma mensagem que aparece junto a um cone em forma de um escudo amarelo com uma exclamao ao centro informando que atualizaes esto prontas para o seu computador e que voc deve clicar l para fazer download dessas atualizaes. Essa mensagem significa que: (A) a Microsoft est disponibilizando atualizaes para o seu computador e voc ou o administrador do computador devem instal-las; (B) a sua verso do Windows pirata, ou seja, no oficial; (C) o seu computador est infectado por um vrus de software; (D) o seu computador precisa de atualizao de hardware, ou seja, mais memria, processador mais rpido ou mais espao em disco; (E) voc precisa instalar um sistema operacional (Windows) mais novo. 88) Com relao confirmao de leitura de uma mensagem de correio eletrnico, correto afirmar que: (A) no existe como pedir uma confirmao de leitura a no ser utilizando o texto da mensagem; (B) o destinatrio pode no autorizar o envio da confirmao de leitura; (C) o remetente tem que possuir uma caixa de confirmaes para pedir confirmao de leitura de mensagem; (D) sempre que o destinatrio ler a mensagem, uma confirmao ser enviada ao remetente se solicitado; (E) sempre que o destinatrio ler a mensagem, uma confirmao ser enviada ao remetente e esta armazenada na caixa de confirmaes. 89) Observe a seguinte lista de sites na Internet: I. Google II. Yahoo III. Gmail IV. Orkut V. Hotmail A quantidade de sites, listados anteriormente, especializados em busca de contedo na Internet, : (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 90) A figura a seguir mostra o contedo de uma pasta exibida no MS-Windows: Com relao a essa pasta, correto afirmar que:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(B) a pasta c$ est dentro da pasta DCM; (C) uma pasta acessada atravs de uma rede Microsoft; (D) uma pasta local no compartilhada; (E) esta pasta est sendo acessada atravs do protocolo de visualizao de arquivos da Internet (WWW). ANALISTA ADMINISTRATIVO INCRA NCE 2005 91) A tarefa que, em condies normais, necessita de menos tempo para ser completada (considere em todas as alternativas a mesma quantidade de dados transferida): (A) acessar dados do disco rgido; (B) apagar um arquivo em um pen drive; (C) buscar dados da ROM; (D) copiar valores entre registradores do processador; (E) transferir um arquivo a ser impresso para a impressora. 92) Na figura a seguir, considere a ordenao dos cones da esquerda para a direita.

No MS-Windows XP em portugus, o cone que esconde (minimiza) e restaura temporariamente todas as janelas abertas o: (A) primeiro; (B) segundo; (C) terceiro; (D) quarto; (E) quinto.

93) Observe o texto na linha a seguir.

23
O formato aplicado ao nmero 3 para que ele fosse posicionado acima do nmero 2 foi: (A) caixa alta; (B) itlico; (C) relevo; (D) sobrescrito; (E) tachado. 94) O item que contm a referncia correta no MS-Excel 2000 para o intervalo de clulas C2, C3, C4 e C5 : (A) C2$C5 (B) C2.C5 (C) C2:C5 (D) C2+C5 (E) C2-C5
95) O item abaixo que apresenta valores coerentes para a quantidade de memria RAM, capacidade do

disco rgido e velocidade do clock do processador em um moderno computador domstico utilizado principalmente para jogos, ouvir msicas e acessar Internet : (A) 600 Kbps; 100 GB; 233 MHz (B) 512 MB; 80 GB; 2,4 GHz (C) 256 KHz; 100 MB; 1,6GHz (D) 30 GB; 128 MB; 233 MHz (E) 512 MB; 80 MB; 3,0 GB 96) Observe na figura a seguir um trecho de um texto digitado no Microsoft Word 2000, verso em Portugus.

(A) a figura foi montada, uma vez que c$ no nome possvel para uma pasta no MS-Windows;

27

28

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Observe a linha que sublinha (originalmente em vermelho) a palavra clock. A opo abaixo que NO removeria a linha sublinhada do trecho assinalado : (A) adicionar a palavra realada ao dicionrio personalizado; (B) definir o idioma Ingls para a palavra realada; (C) orientar o corretor ortogrfico a ignorar esta palavra durante todo o resto da sesso atual do Word; (D) orientar o corretor ortogrfico a ignorar esta ocorrncia da palavra clock; (E) fazer o download, a partir do site da Microsoft, de uma verso mais recente do dicionrio usado. 97) Observe na figura a seguir um trecho de um texto digitado no Microsoft Word 2000, verso em Portugus. A pequena ponta de seta direita de alguns itens significa que: (A) existe um submenu disponvel; (B) no h mais opes disponveis; (C) o item um atalho; (D) o item foi apagado; (E) o item possui ajuda disponvel. 100) A figura a seguir foi extrada do MS-Windows XP em portugus. A esse texto, foi aplicada uma transformao de modo a obter a aparncia mostrada na figura a seguir:

Efetuou-se a seguinte transformao: (A) foi aplicado ao pargrafo o alinhamento Justificado; (B) foi aplicado ao pargrafo o alinhamento Esquerdo; (C) foi aplicado ao pargrafo o alinhamento Centralizado; (D) foi aplicado ao pargrafo o alinhamento Direito; (E) foram introduzidos espaos em branco adicionais de modo a obter a formatao desejada. 98) Observe na figura a seguir um trecho de uma planilha MS Excel 2000, verso em Portugus:

Se a frmula mostrada for aplicada clula D1, o resultado da clula ser: (A) 6 (B) 15 (C) 16 (D) 21 (E) false TCNICO ADMINISTRATIVO INCRA 2005 99) Observe a figura a seguir, extrada do MS-Windows XP.

Os 8 itens numerados esquerda representam: (A) alguns dos ltimos programas que foram utilizados; (B) janelas que esto abertas no momento; (C) programas em quarentena; (D) programas que esto em execuo no momento; (E) todos os programas instalados no computador.

29

30

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


101) A figura a seguir foi extrada do MS-Word 2000 em portugus.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


105) Observe as seguintes afirmaes relacionadas a vrus de computador: I. Um vrus de computador pode infectar um outro computador apenas pela proximidade fsica. II. Um vrus de computador pode infectar uma pessoa que utilize muito o computador. III. Um vrus pode enviar e-mails a partir do computador infectado. IV. Um vrus pode fazer com que um computador trave. V. Um vrus pode fazer com que um computador seja reiniciado em curtos perodos de tempo. A quantidade de afirmativas corretas : (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 106) A opo Salvar como tipo: Modelo do documento (*.dot) do menu Salvar como... no Microsoft Word 2000, verso em Portugus, tem como finalidade: (A) salvar uma cpia de segurana, sem formatao, do arquivo sendo editado; (B) criar uma macro que possibilite reintroduzir o texto selecionado em novos documentos, sem ter que digit-lo; (C) criar uma pgina HTML a partir do documento ativo; (D) criar modelos de documentos com padres de texto e/ou estilos que possam ser aplicados a outros documentos; (E) salvar o documento em um formato universal que possa ser aberto em outros editores de texto.

A diferena de cor de fundo entre alguns itens do submenu Editar indica opes: (A) desabilitadas nesta instncia do MS-Word pelo administrador; (B) no disponveis para realizar a tarefa atual; (C) que no foram instaladas neste MS-Word; (D) que no foram usadas h algum tempo; (E) que necessitam de autorizao especial para serem utilizadas. 102) Observe na figura a seguir um trecho da barra de ferramentas de formatao do MS-Word 2000. A descrio dos cones mostrados, da esquerda para a direita, : (A) alinhamento direita, alinhamento centralizado, alinhamento esquerda, marcadores, numerao, aumentar recuo, diminuir recuo; (B) alinhamento esquerda, alinhamento centralizado, alinhamento direita, numerao, marcadores, diminuir recuo, aumentar recuo; (C) alinhamento esquerda, alinhamento justificado, alinhamento direita, numerao de pginas, marcadores, inserir linhas, excluir linhas; (D) diminuir recuo, justificar recuos, aumentar recuos, numerao, marcadores, alinhamento esquerda, alinhamento direita; (E) espaamento simples entre linhas, espaamento duplo entre linhas, espaamento padro entre linhas, numerao de pginas, estrutura de tpicos, alinhar esquerda, alinhar direita. 103) Suponha que h dois dias, usando o Internet Explorer, voc navegou por um site interessante, desligou o seu computador, voltou a utiliz-lo 3 vezes desde ento e depois esqueceu o endereo do site. Uma alternativa para descobri-lo novamente : (A) procurar em documentos recentes; (B) procurar em favoritos; (C) procurar em pastas off-line; (D) procurar no histrico; (E) usar as setas de navegao. 104) Com relao opo trabalhar off-line do MS-Outlook 2000, correto afirmar que: (A) as mensagens escritas somente sero enviadas quando o Outlook estiver on-line; (B) possvel receber novas mensagens no modo off-line; (C) no possvel escrever nenhuma mensagem no modo off-line, somente l-las; (D) no possvel ler nenhuma mensagem no modo off-line, somente escrev-las; (E) no existe modo de trabalho off-line no MS-Outlook 2000.

107) A configurao a seguir da caixa de dilogo Formatar Colunas... foi aplicada no Microsoft Word 2000 a um pargrafo com o estilo Normal, sem formatao prvia (o painel Visualizao foi propositadamente borrado).

A aparncia resultante do texto selecionado ser: (A)

(B)

31

32

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(C)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

(D)

(E)

108) Uma dona de casa conectada Internet recebe uma mensagem de correio eletrnico contendo no campo De: o nome de seu banco. O e-mail contm contedo HTML como visto na figura a seguir.

O resultado da classificao ser: (A)

Ao passar o mouse sobre o link, ela nota na barra de status do Internet Explorer o seguinte texto: http://hometown.aol.com.au/kliutrdse/card.exe Ela deve adotar o seguinte procedimento: (A) abrir o carto, uma vez que seu banco no enviaria a ela e-mails com vrus; (B) abrir o carto, uma vez que o servidor de e-mails no banco no permite o envio de e-mails com vrus; (C) abrir o carto, uma vez que sua mquina tem um firewall e um anti-vrus instalado; (D) baixar o arquivo apontado ao invs de execut-lo diretamente do site; (E) no clicar sobre o link e apagar a mensagem recebida. (B) 109) Considere a tabela mostrada na figura a seguir como parte de um documento Microsoft Word.

A esta tabela foi aplicada a operao Classificar... do menu Tabela usando as configuraes mostradas na figura a seguir (C)

33

34

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(D)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

(E) A configurao correta dos controles numerados, na ordem desta numerao, : (A) (B) (C) (D) (E) Colunas A, Crescente, Colunas B, Decrescente, Nenhuma linha de cabealho; Nota, Decrescente, Nome, Crescente, Linha de cabealho; Nota, Crescente, Nome, Decrescente, Nenhuma linha de cabealho; Nome, Crescente, Nota, Decrescente, Linha de cabealho; Colunas B, Decrescente, Colunas A, Crescente, Nenhuma linha de cabealho.

112) A figura a seguir foi extrada do MS-Excel 2000 em portugus: 110) No Microsoft Internet Explorer em Portugus, a opo Exibir, Barra do Explorer, Histrico (Ctrl+H) exibe: (A) a relao de pginas favoritas do usurio; (B) a relao das ltimas pginas visitadas pelo usurio; (C) o histrico de falhas de navegao transmitidas Microsoft; (D) o histrico de utilizao da internet (nmero de bytes transmitidos e recebidos, velocidade de conexo, etc.); (E) uma estatstica de navegao do usurio, baseada no contedo dos sites visitados. ANTT TCNICO ADMINISTRATIVO NCE 2005 111) Observe o trecho de uma planilha MS Excel 2000 abaixo:

A partir da figura, pode-se afirmar que: A) foi utilizada a opo Congelar painis do menu Janela; B) foi utilizada a opo Ocultar do menu Coluna em Formatar; C) as colunas A, B e C foram copiadas para a coluna D; D) foi utilizada a opo Dividir do menu Janela; E) uma planilha foi adicionada a outra no mesmo arquivo. 113) A figura a seguir mostra a janela do Outlook 2003 em portugus, onde possvel examinar o contedo do e-mail selecionado.

Aps uma operao de ordenao, obtivemos o seguinte resultado:

Para obter esse resultado, o dilogo a seguir teve de ser configurado com as opes apropriadas (observe que os nmeros foram includos na figura apenas para guiar o candidato):

A opo para desabilitar o painel onde o contedo do e-mail mostrado est no menu:

35

36

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


A) Arquivo; B) Editar; C) Exibir; D) Ir; E) Ferramentas. IPLAN TCNICO EM PROCESSAMENTO (SUPORTE) NCE 1999 114) O MS Excel 97 oferece, atravs da opo Funo do menu Inserir um conjunto de funes lgicas. Sabendo-se que a clula D3 contm o valor numrico 2 a funo lgica deste conjunto, cujo resultado VERDADEIRO, : A) E(D3>5) B) OU(D3>5) C) SE(D3<5; "VERDADEIRO"; "FALSO" ) D) NO(D3<5) E) NO(VERDADEIRO()) 115) Quando o usurio salva um arquivo, originalmente em formato Documento do Word (*.doc), no formato Texto somente com quebras de linha, o MS Word 97: a) preserva a formatao de texto em itlico; b) converte apenas as quebras de pargrafo em marcas de pargrafo; c) preserva a formatao de texto em negrito; d) converte as quebras de linha em marcas de pargrafo; e) preserva os recuos atravs da insero de espaos. IPJB NCE 2002 116) Considere a barra de tarefas apresentada na figura a seguir:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Ele representa: A) um aplicativo sendo executado remotamente; B) um usurio conectado ao computador local; C) uma impressora de rede; D) uma impressora local; E) uma interface de rede. 119) O texto a seguir foi digitado utilizando-se uma lista numerada automaticamente pelo Word 2000. Note que o texto da terceira linha est em negrito. Infelizmente o seu nmero tambm est em negrito, fazendo com que a numerao no se apresente uniforme.

Uma soluo para mantermos a lista numerada neste formato mas sem o nmero 3 em negrito : A) selecionar o fim de linha (marca de pargrafo) e format-lo como fonte normal; B) selecionar a letra a da palavra linha e format-la como fonte normal; C) dar um duplo clique sobre o nmero 3; D) selecionar o nmero 3 e format-lo como fonte normal; E) no h soluo para este problema. 120) Algumas vezes, ao abrirmos um documento do MS Word 2000, encontramos um ponto entre duas palavras um pouco mais alto que o ponto normal como mostra a figura a seguir:

A opo que descreve a forma correta de executar o MS Internet Explorer a partir desta barra : A )clicar com o boto direito do mouse duas vezes sobre o seu cone; B)clicar com o boto direito do mouse uma vez sobre o seu cone; C) clicar com o boto esquerdo do mouse duas vezes sobre o seu cone; D) clicar com o boto esquerdo do mouse uma vez e selecionar a opo de executar sobre o seu cone; E) clicar com o boto esquerdo do mouse uma vez sobre o seu cone. 117) Considere o cone, extrado da barra de tarefas do Windows 2000, mostrado na figura a seguir:

Este ponto representa: A) alguma coisa que o Word no compreendeu; B) um erro de ortografia; C) um erro de sintaxe; D) um espao em branco; E) um espao indivisvel. 121) Em documentos do MS Word 2000, comum encontrarmos smbolos semelhantes ao da figura a seguir:

Este cone utilizado para: A) abrir um aplicativo para anotaes rpidas, semelhante ao bloco de notas; B) fechar todos os aplicativos sendo executados, mostrando a rea de trabalho; C) minimizar todas as janelas abertas, mostrando a rea de trabalho; D) modificar as configuraes da aparncia do pano de fundo; E) verificar a integridade dos registros do sistema.

Este smbolo representa: 118) O cone mostrado na figura a seguir foi extrado do Ambiente de Rede de um computador executando o Windows 98. A) um erro de ortografia neste pargrafo ou frase; B) um erro de sintaxe neste pargrafo ou frase; C) um espao em branco;

37

38

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


D) uma marca colocada pelo digitador para informar que esta parte do texto deve ser revista; E) uma marca de pargrafo. 122) A funo soma no MS Excel 2000 em portugus realiza a soma de diversas clulas de uma planilha. Considerando as configuraes regionais e de idioma para o Brasil, a forma correta de somar o contedo das clulas A1, B1, C1, D1, B4, D4 : A) =SOMA(A1:D1,B4,D4) B) =SOMA(A1:D1;B4;D4) C) =SOMA(A1-D1,B4,D4) D) =SOMA(A1-D1;B4,D4) E) =SOMA(A1-D1;B4;D4) 123) Em relao ao MS Power Point 2000, a opo correta na caixa de dilogo Imprimir para imprimir as apresentaes junto com as suas respectivas anotaes : A) Anotaes; B) Completa; C) Estrutura de Tpicos; D) Folhetos; E) Slides. 124) A extenso de arquivo usada para salvar o modelo de estrutura de uma apresentao MS Power Point 2000 : A) .dot B) .mod C) .pot D) .pps E) .ppt 125) A funo do recurso AutoArquivar do Microsoft Outlook : A) a remoo automtica e recorrente de itens de qualquer pasta para uma outra pasta (ou excluso de itens) com base no tempo em que os itens esto na pasta; B) eliminar contatos anteriores a 6 meses, se eles no foram consultados nenhuma vez nesse perodo de tempo; C) eliminar entradas no Calendrio anteriores a 6 meses; D) organizar automaticamente os itens (o elemento bsico de informao no Outlook) em ordem crescente ou decrescente, segundo uma dada chave; E) remover apenas mensagens de correio eletrnico da pasta itens excludos com base no tempo em que elas esto nesta pasta. 126) Observe as tabelas abaixo geradas no Microsoft Word:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Elas foram geradas enquanto o recurso AutoLegenda estava ativado. O benefcio introduzido por esse recurso : A) a autoformatao das tabelas; B) a insero automtica das legendas nas colunas da tabela; C) a insero automtica de uma legenda nas linhas das tabelas; D) a insero automtica de uma nota de rodap para cada elemento das tabelas; E) a numerao automtica de cada nova tabela introduzida no texto. MPE AUX. MDIO 2001 NCE 127) Os trs cones representados a seguir, que aparecem no canto superior direito de algumas janelas de aplicativos Windows, permitem ao usurio, respectivamente: a) fechar, maximizar a janela, enquanto o terceiro no tem nenhuma utilidade; b) levar a janela para a base da rea de trabalho, levar a janela para o topo e colocar o programa em segundo plano (background); c) minimizar, maximizar e fechar a janela; d) minimizar, restaurar e fechar a janela; e) restaurar, levar a janela para o topo da tela e fechar a janela. 128) Observe o trecho do documento MS Word a seguir:

O grfico foi copiado de uma planilha Excel (Ctrl+C) e inserido no documento Word atravs do comando Editar, Colar Especial..., Colar vincular. Pela utilizao deste comando: A) o grfico includo no documento como um objeto MS Excel sem vnculo com a planilha original; B) o grfico includo no documento MS Word como um objeto MS Excel. Qualquer alterao no documento Word acarreta na imediata alterao no grfico da planilha, mas no nos seus dados; C) o grfico includo no documento Word como um bitmap; D) o grfico includo no documento Word como um documento XML;

39

40

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


E) o grfico no documento Word permanece vinculado planilha Excel. Qualquer alterao nos dados da planilha automaticamente refletida no grfico no documento Word. 129) Observe o trecho de uma planilha Excel mostrado abaixo, referente s notas de um grupo de alunos:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


B) possvel configurar a temperatura para o auto-desligamento do micro em caso de sobre-aquecimento da CPU; C) possvel configurar o sistema para trabalhar com diferentes formas de apresentao de datas ou moedas; D) possvel configurar o sistema para trabalhar com diferentes tipos de teclado; E) possvel instalar novas fontes no sistema. 133) A seguinte pergunta foi enviada por um leitor a uma coluna de informtica de um conhecido jornal carioca: Tenho um computador Pentium com Windows 2000 (verso em Ingls) e MS Office2000 (tambm em Ingls) instalados. Tive de adquirir recentemente um novo teclado para o meu computador. O problema que agora, nada parece funcionar direito. Quando pressiono a cedilha, por exemplo, aparece no vdeo um ponto e vrgula. O que devo fazer?. Em sua opinio, a resposta que deve ser dada ao leitor :

O valor da frmula em C2 dado por: =SE((A2+B2)*0,5>=5;SE(OU(A2<5;B2<5);"aprovado"; "reprovado");"reprovado") A idia expressa na frmula acima : A) o aluno aprovado desde que tenha mdia igual ou superior a cinco e, pelo menos, uma nota inferior a cinco; B) o aluno aprovado desde que tenha mdia superior a cinco e, no mximo, uma nota inferior a cinco; C) o aluno aprovado se tiver mdia igual ou superior a cinco; D) o aluno reprovado se, independente da mdia, ele tiver uma nota inferior a cinco; E) o aluno reprovado somente se ele tiver duas notas inferiores a cinco. 130) Observe o trecho de uma planilha Excel mostrado abaixo:

A) essencial baixar o driver do teclado no site do fabricante; B) necessrio adquirir um novo teclado; C) necessrio instalar a verso em portugus do Office; D) necessrio instalar a verso em portugus do sistema operacional; E) necessrio trocar a configurao do teclado no painel de controle. 134) O boto Excluir arquivos... da caixa de dilogo Opes da Internet do MS Internet Explorer: A) apaga os cookies; B) apaga os links (ligaes) dos arquivos visitados recentemente na Web; C) elimina os arquivos desnecessrios no computador; D) permite que os arquivos correspondentes s pginas visitadas sejam apagados; E) possibilita ao usurio esvaziar seletivamente a lixeira. MPE NCE 2001 135) No cliente de emails do Microsoft Outlook, ao clicar no cabealho da coluna Assunto mostrada na figura a seguir: a) abre-se uma janela com a descrio do assunto de cada uma das mensagens; b) abre-se uma janela com a lista de mensagens ordenada segundo a importncia dos assuntos tratados; c) a coluna correspondente ocultada; d) a lista de mensagens ser ordenada por assunto; e) abre-se uma janela para o usurio preencher o assunto de uma nova mensagem a ser enviada. 136) O documento abaixo que est sendo editado pelo Microsoft Word 2000 tem o seguinte nmero de pginas:

O valor da frmula em B5 dado por: =CONT.SE(A2:B4;"<=5") Se o contedo da clula em A3 for trocado para 3, o novo valor da clula B5 ser: A) 3 B) 4 C) 5 D) 6 E) 7 131) Um cookie um pequeno arquivo que um stio Web qualquer mantm no computador do usurio. A respeito de cookies, INCORRETO afirmar que: a) arquivos cookie podem causar srios danos mquina do usurio; b) existem dois tipos de cookies: cookies em memria (ou cookies de sesso) e cookies em disco (ou cookies persistentes); c) o usurio pode desabilitar no MS Internet Explorer a aceitao de cookies; d) stios Web podem manter em cookies a memria da sesso do usurio, como por exemplo, uma chave de identificao da mesma; e) stios Web podem manter em cookies informaes relativas s preferncias pessoais do usurio. 132) Em relao s configuraes existentes no painel de controle do MS Windows 2000, INCORRETO afirmar que: A) possvel atribuir sons a eventos causados por aplicativos;

a) 1 b) 4

41

42

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


c) 5 d) 8 e) 13 MINISTRIO DA SADE NCE 2005 137) Considere as seguintes afirmaes referentes ao uso de correio eletrnico na Internet: i. O endereo de e-mail: nome_do_usuario@provedor.br tem sintaxe vlida na Internet. ii. A Internet garante a entrega de todas as mensagens enviadas iii. Para se ter certeza de que a mensagem enviada chegou corretamente ao destinatrio, basta envi-la com uma solicitao de confirmao de leitura. Mensagens no confirmadas foram certamente extraviadas. iv. Uma mensagem de correio eletrnico pode retornar ao remetente devido ao fato da caixa postal do destinatrio estar cheia. O nmero de afirmaes corretas : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 138) Considere as seguintes afirmaes referentes ao uso do Microsoft Internet Explorer para navegar na Internet: i. o endereo de um stio http://br.sun.com tem sintaxe vlida na Internet. ii. O formato do cursor do mouse na figura a seguir indica a presena de um hyperlink (uma conexo com outro documento) na frase Como comprar

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(E) indefinido. 140) A figura a seguir mostra um trecho de uma planilha MS Excel 2000.

Este trecho de planilha foi selecionado e a ele aplicada a seguinte operao de classificao

iii. o aparecimento da mensagem a seguir durante a navegao indica que a configurao atual de segurana do browser no permitiu a gravao de cookies na mquina do usurio. iv. o boto na barra de ferramentas, quando pressionado, interrompe a carga da pgina sendo baixada. O nmero de afirmaes corretas : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 FINEP T10 NCE 2006 139) A figura a seguir mostra um trecho de uma planilha MS Excel 2000 onde a opo da janela Exibir frmulas foi habilitada.

A)

B)

Se a clula B2 for preenchida com o valor 18752, o valor da clula B10 ser: (A) 26640; (B) 45392; (C) 12471; (D) 25988;

43

44

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


C)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

D)

Se o link apontado pelo cursor for clicado, a ao disparada ser: (A) a pgina http://www.bc.gov.br ser carregada; (B) a pgina http://www.bradesco.com.br ser carregada; (C) a pgina http://www.febraban.com.br ser carregada; (D) o navegador tentar baixar e abrir o arquivo conta.exe; (E) o utilitrio Meu computador ser aberto na rea do navegador. 143)- O pequeno cadeado que algumas vezes aparece em uma das barras dos browsers (navegadores) significa que: (A) a conexo segura e a informao recebida/enviada est criptografada; (B) a sua conexo com o site foi estabelecida; (C) foi detectado um vrus e o anti-vrus o eliminou ou est eliminando; (D) o site apresenta perigo e o sistema de controle est recomendando que o acesso seja terminado; (E) est sendo acessado um site que viola as diretivas da empresa.

E)

144) A figura a seguir mostra um fragmento da hierarquia de pastas de um disco fixo no MS-Windows 2000:

141) No MS Windows 2000, a combinao de teclas Alt + Print Screen faz com que: (A) toda a tela, como ela aparece no monitor, seja enviada para a rea de transferncia; (B) toda a tela, como ela aparece no monitor, seja enviada para a impressora padro; (C) uma cpia da janela ativa seja enviada para a rea de trabalho; (D) uma cpia da janela ativa seja enviada para a rea de transferncia; (E) uma cpia da janela ativa seja enviada para a impressora padro. 142) A figura a seguir mostra um trecho de uma pgina HTML visualizada no MS Internet Explorer.

Se um arquivo de 8,752 Mbytes armazenado em Pasta 4 for arrastado utilizando-se o boto esquerdo do mouse para a Pasta 6, correto afirmar que: (A) ele ser copiado e o espao livre em disco diminuir em aproximadamente 8,752 Mbytes; (B) ele ser movido e o espao livre em disco diminuir em aproximadamente 8,752 Mbytes; (C) ele ser movido e o espao livre em disco permanecer inalterado; (D) ser criado um atalho e o espao livre em disco diminuir em alguns bytes; (E) ser criado um atalho e o espao livre em disco diminuir em aproximadamente 8,752 Mbytes. 145) Com relao a salvar arquivos do MS-Word 2000 em formato RTF, correto afirmar que: (A) no formato RTF, as figuras so salvas em arquivos separados; (B) o documento convertido para o formato RTF e o arquivo original .DOC removido; (C) o formato RTF pode ser aberto por outros aplicativos diferentes do MS-Word 2000; (D) o MS-Word no pode salvar em formato RTF; (E) um arquivo RTF no contm informaes de formatao de pargrafos e fontes.

45

46

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


146) Observe a formatao condicional aplicada a uma clula do MS-Excel 2000 mostrada na figura a seguir:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


148) Observe a seguinte equao do MS-Excel 2000: =SE(B3="T";"";SE(Mdia!G3="AP";Mdia!F3;(C3+D3+E3+F3)/4)) Considere as seguintes afirmativas sobre o seu resultado: i) O seu valor ser em branco se o valor de B3 for T, independente dos valores das outras clulas. ii) A palavra Mdia na frmula uma funo que calcula a mdia. iii) Se B3 for diferente de T, certamente o valor da equao ser indeterminado. iv) Os valores possveis como resultado so "", Mdia!F3 e (C3+D3+E3+F3)/4. A quantidade de afirmativas corretas : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3; (E) 4. 149) A figura a seguir mostra a primeira pgina de um documento editado no MS Word 2000.

Com relao ao seu formato, se o valor desta clula for 5, correto afirmar que ser aplicado: (A) somente o primeiro formato; (B) somente o segundo formato; (C) somente o terceiro formato; (D) uma combinao do segundo com o terceiro formato; (E) uma combinao dos 3 formatos. 147) A figura a seguir representa parte do processo para mapear uma unidade de rede: Baseado nessa figura, correto afirmar que: Em seguida criao do documento, o cursor de edio foi posicionado no incio da segunda linha e a seguinte opo foi selecionada:

(A) a pasta remota est dentro da pasta abc e se chama def (sem as aspas); (B) a unidade local ser conhecida como Z:; (C) a unidade local ser mapeada no drive Z: com o nome def; (D) a unidade local ser mapeada no drive Z; com o nome abc\def; (E) a unidade remota ser o drive Z: do servidor.

Aps esta operao, os ttulos sero posicionados nas pginas: (A) Ttulo 1 e Ttulo 2 na pgina 1; (B) Ttulo 1 na pgina 1 e Ttulo 2 na pgina 2; (C) Ttulo 1 e Ttulo 2 na pgina 2; (D) Ttulo 1 na pgina 2 e Ttulo 2 na pgina 1; (E) ambos os ttulos sero posicionados na pgina 1, porm em sees diferentes 150) Ao se inserir um objeto no MS-Excel 2000 criado a partir de um arquivo: i. A opo vincular ao arquivo faz com que modificaes no arquivo original reflitam-se na planilha. ii. O MS-Excel passa a ser o editor padro do objeto.

47

48

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


iii. O objeto continua a ser editado pelo aplicativo associado a ele. iv. O objeto pode ser exibido em seu formato original (se for possvel) ou em forma de cone. A quantidade de afirmativas corretas : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3; (E) 4. ADMINISTRADOR ADVOCACIA-GERAL DA UNIO NCE / 2006 151) Em um computador, o elemento de hardware mais relacionado s atividades de clculo, execuo de instrues e controle de fluxo de informaes : (A) interface de vdeo; (B) memria de massa; (C) memria principal; (D) placa-me; (E) processador. 152) No MS-Word 2000, ao se ativar a opo Criar sempre backup na caixa de dilogo Opes do menu Ferramentas, a cpia de backup ter a extenso: (A) BAK (B) DOC (C) TEMP (D) TMP (E) WBK 153) Observe a figura a seguir extrada do MS-Excel 2000:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


II) Existe um erro na figura, uma vez que existem duas pastas chamadas struts-el dentro da mesma pasta. III) Existe uma pasta lib diretamente dentro da pasta contrib. IV) struts-1.2.9-bin no um nome vlido para pastas por conter caracteres invlidos. O nmero de afirmativas corretas : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3; (E) 4. 155) No MS-Internet Explorer, o pequeno cadeado que aparece na barra inferior significa que: (A) a conexo utiliza um protocolo de segurana; (B) a pgina visitada apresenta erros de programao; (C) as informaes apresentadas ou requeridas no podero ser transferidas; (D) o navegador est conectado com o site; (E) o site foi bloqueado por motivos de segurana. 156) Sobre a modificao da pgina inicial no MS Internet Explorer, correto afirmar que: (A) o procedimento adequado pedir ao administrador de sua rede para criar um Objeto de Poltica de Grupo para especificar a pgina inicial; (B) o procedimento adequado abrir o painel de controle, Conexes dial-up e de rede, pgina inicial, e digitar a URL da pgina desejada em Endereo; (C) o procedimento adequado abrir as Opes da Internet... a partir do menu Ferramentas, clicar na aba Geral e digitar a URL da pgina desejada em Endereo; (D) a nica pgina inicial que pode ser usada com o MS Internet Explorer www.msn.com; (E) a pgina inicial depende do provedor de servio internet utilizado pela sua companhia. 157) O suporte de uma empresa recebeu um chamado de um usurio novato, que no conseguia acessar, atravs do menu Iniciar do Windows 2000, um programa que ele no usava h algum tempo. Os tcnicos divertiram-se bastante com o problema e o incluram em seu livro Histrias Engraadas de Usurios, por se tratar de uma caracterstica do Windows. Nesse cenrio, a causa provvel do problema que: (A) o Windows 2000 oculta automaticamente esses atalhos; (B) o usurio precisa reiniciar o computador; (C) o usurio precisa criar um atalho para o programa na rea de trabalho; (D) o usurio no tem permisso para usar o programa; (E) o programa foi apagado. 158) A sintaxe correta da funo SE no MS Excel 2000 em Portugus : (A) SE(valor_se_verdadeiro;teste_lgico;valor_se_falso) (B) SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) (C) SE(teste_lgico;valor_se_verdadeiro;valor_a_somar) (D) SE(teste_lgico;valor_se_falso;valor_se_verdadeiro) (E) SE(teste_lgico;valor_a_somar;valor_se_falso) 159) Um escritor est usando o MS Word 2000 em portugus para escrever um livro. Suponha que o ttulo dos captulos seja escrito no estilo Ttulo. Para garantir que cada captulo inicie em uma nova pgina, ele pode usar: (A) uma quebra de coluna antes do ttulo de cada captulo; (B) Quebrar pgina antes no estilo Ttulo; (C) Manter linhas juntas no estilo Ttulo; (D) Manter com o prximo no estilo Ttulo; (E) Controle de linhas rfs/vivas no estilo Ttulo. 160) O protocolo a seguir usado entre um servidor Web e um browser quando so baixadas pginas HTML : (A) HTML (B) FTP (C) XML (D) HTTP (E) SMTP

A clula B1 contm uma frmula/equao e as clulas B2 e B3 contm valores fixos. Essa planilha permite calcular o valor total a ser cobrado por um servio (clula B3) dados o valor lquido do servio (clula B1) e a alquota de imposto incidente sobre o valor total (clula B2). Note que foi utilizado o formato Estilo de moeda nas clulas B1 e B3 e Estilo de porcentagem na clula B2. Se a alquota de imposto for modificada de 15% para 45%, a ferramenta que permite recalcular o valor total a ser cobrado pelo servio sem modificar o seu valor lquido : (A) Atingir meta... (B) Auditoria de frmulas (C) Classificar dados... (D) Controlar alteraes... (E) Pesquisar... 154) Observe a figura a seguir extrada do MS-Windows Explorer do MS-Windows XP:

Considere as seguintes afirmativas a respeito da figura anterior: I) Ao clicar no sinal de menos a lado da pasta contrib, no sero mais visveis as pastas struts-el, nem as subpastas lib e webapps. Todas as outras permanecero visveis.

49

50

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


MPE AUX. MDIO 2001 NCE 161) No Microsoft Word em portugus, a diferena entre as teclas BS (Back Space) e Delete (tambm conhecida como Del), : a) a primeira apaga o caracter direita do cursor, enquanto a segunda apaga o caracter esquerda; b) a primeira apaga o caracter esquerda do cursor, enquanto a segunda apaga o caracter direita; c) a primeira volta o cursor sem apagar nada, enquanto a segunda apaga um caracter; d) nenhuma, ambas fazem exatamente a mesma coisa; e) uma das duas teclas no tem nenhuma funo no software citado acima. 162) Ao se navegar pela Internet atravs do MS-Internet Explorer, algumas vezes o ponteiro do mouse toma a forma de uma mo fechada com um dedo indicador apontando. Isso significa que: a) o computador, neste exato momento, est ocupado com uma outra tarefa; b) o ponteiro do mouse est sobre um hyperlink de um hipertexto; c) o ponteiro do mouse est sobre uma figura; d) pode ser perigoso clicar neste ponto, sob o risco de ativar (ou pegar) um vrus de computador; e) no significa nada em especial, apenas uma configurao personalizada do usurio. 163) O arquivo que, anexado a mensagem de correio eletrnico, oferece, se aberto, O MENOR risco de contaminao do computador por vrus : a) copia.exe b) happy.doc c) love.com d) nimda.jpg e) renomeia.bat 164) Considere as seguintes afirmativas a respeito do MS-Internet Explorer: I - O objetivo da funo Organizar Favoritos... possibilitar ao usurio classificar e organizar seus sites preferidos, diminuindo assim o tempo de carregamento dessas pginas. II - Atravs do dilogo Opes da Internet, possvel configurar o nmero de dias durante os quais as pginas visitadas permanecem na pasta histrico. III - Os links em uma pgina Web oferecem acesso apenas a outras pginas no mesmo site da pgina sendo visualizada. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: a) I; b) II; c) III; d) I e III; e) II e III. 165) Considere as seguintes afirmativas a respeito do Microsoft Outlook: I - possvel criar uma regra para mover automaticamente mensagens no desejadas para a pasta Itens excludos. II - possvel configurar o Microsoft Outlook para ler emails em mais de um provedor. No entanto, as mensagens recebidas ficam obrigatoriamente misturadas na pasta Caixa de Entrada, o que pode dificultar um pouco sua administrao. III - possvel, ao enviar uma nova mensagem, solicitar a confirmao de leitura. IV - As mensagens recebidas so sempre removidas do servidor de emails quando baixadas para a mquina do usurio. As afirmativas corretas so somente: a) I e II; b) I e III; c) I e IV; d) II e IV; e) II, III e IV.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


166) No Microsoft Word, em relao lista de aes mais recentes associada ao comando desfazer (acessvel atravs do pequeno tringulo na figura a seguir), correto afirmar que: a) ao desfazer uma ao, na lista das aes mais recentes, possvel fazer com que apenas aquela ao seja desfeita, sem prejuzo das anteriores e posteriores; b) ao desfazer uma ao, na lista das aes mais recentes, so tambm desfeitas todas as aes posteriores; c) o comando desfazer til para apagar de forma irrecupervel um arquivo do disco, assegurando assim a privacidade do usurio; d) o comando desfazer serve apenas para desfazer a ltima ao efetuada pelo usurio; e) uma ao, uma vez desfeita, no pode ser refeita MPE SECRETRIO DE PROCURADORIA 2002 NCE 167) O endereo de um servidor de arquivos chamado guanabara em uma rede Microsoft :
a) \\guanabara b) file:/guanabara c) ftp://ftp.guanabara.com.br d) http://guanabara e) http://www.guanabara.com.br 168) Atravs do menu Ferramentas, opo Opes, Salvar possvel configurar duas senhas no Microsoft Word para proteo do documento aberto: Senha de proteo e Senha de gravao. A finalidade dessas duas senhas , respectivamente: a) proteger o documento contra cpias no autorizadas; proteger o documento contra leituras no autorizadas; b) proteger o documento contra leituras e escritas no autorizadas; proteger o documento contra cpias no autorizadas; c) proteger o documento contra leituras no autorizadas; proteger o documento contra cpias no autorizadas; d) proteger o documento contra alteraes no autorizadas; proteger o documento contra cpias no autorizadas; e) proteger o documento contra leituras no autorizadas; proteger o documento contra alteraes no autorizadas.

UFRJ SECRETRIO EXECUTIVO NCE 2006 169) A figura a seguir mostra a caixa de dilogo Inserir Campo do MS-Word 2000 em portugus:

51

52

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


A cada vez que usado o campo Seq (destacado na figura), inserido no documento: (A) o nmero da linha; (B) o nmero da pgina; (C) o nmero da seo; (D) o nmero do captulo; (E) um nmero seqencial. 170) No MS-Excel, uma macro : (A) um conjunto de aes agrupadas para facilitar a sua repetio; (B) um tipo de grfico; (C) uma espcie de vrus; (D) uma lente de aumento; (E) uma viso detalhada de parte da planilha. 171) Um usurio do MS-Word escreveu a uma conhecida coluna de Informtica de um jornal carioca queixando-se de que quando ele digita um texto, as letras que aparecem na tela tm um aspecto grande, mas que, no documento impresso, as letras so muito pequenas. O estagirio da coluna listou as seguintes sugestes para resolver o problema do leitor: I) aumentar o nvel de Zoom; II) aumentar o tamanho das Fontes usadas no documento; III) diminuir o nvel de Zoom; IV) diminuir o tamanho das Fontes usadas no documento. O nmero de sugestes que, de forma independente, podem fazer com que as letras no texto impresso fiquem maiores : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 172) A figura a seguir mostra a caixa de dilogo para mapear uma unidade de rede no MS Windows 2000:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


173) Com relao ao tamanho (espao em disco) ocupado por um atalho no MS Windows e o item por ele referenciado (suponha, por exemplo, um atalho para o MS-Word e o aplicativo em si), correto afirmar que: (A) no possvel criar atalhos para tais itens; (B) no h como verificar o tamanho (espao) ocupado por tais atalhos no disco; (C) atalhos no ocupam espao em disco; (D) o tamanho do atalho , em geral, menor do que o do item referenciado; (E) o tamanho do item referenciado , em geral, menor do que o do atalho. 174) A figura a seguir foi retirada do MS-Windows 98:

A unidade compartilhada por este computador pode ser encontrada na rede pelo nome de: (A) C (B) C: (C) Disco (D) Sistema (E) Win98 175) Suponha que durante a utilizao do MS Word 2000, o seguinte dilogo seja invocado atravs dos comandos apropriados e configurado com as opes mostradas.

Se os campos na caixa de dilogo forem preenchidos com os valores mostrados, a unidade mapeada aparecer na mquina do usurio: (A) dentro de computador como uma unidade pasta; (B) dentro de pasta como uma unidade Z; (C) em rea de trabalho, como uma unidade Z; (D) em rea de trabalho, como uma unidade pasta; (E) em Meu computador, como uma unidade Z.

53

54

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


176) Observe o trecho a seguir de uma planilha MS Excel 2000.

A visualizao de frmulas foi ativada nas Opes da JanelaSe o contedo da clula C2 for copiado (Ctrl+C) e colado (Ctrl+V) nas clulas C3 e D2, a frmula visvel nessas clulas ser, respectivamente: (A) =SOMA($A2:$B2)*0,1 =SOMA($A3:$B3)*0,1 (B) =SOMA(A3:B3)*0,1 =SOMA(B2:C2)*0,1 (C) =SOMA($A2:$B2)*0,1 =SOMA($A2:$B2)*0,1 (D) =SOMA(A3:B3)*0,1 =SOMA(A2:B2)*0,1 (E) =SOMA($A3:$B3)*0,1 =SOMA($A2:$B2)*0,1 177) Por padro, no MS Windows arquivos html (extenso htm) so associados ao MS Internet Explorer. Considere as seguintes alternativas para abrir um arquivo html com o aplicativo Bloco de Notas (suponha a existncia de um atalho do Bloco de Notas na rea de trabalho): i. Um duplo clique sobre o arquivo html. ii. Abrir o bloco de notas e, no item Abrir... do menu Arquivo, procurar o arquivo html. iii. Usando o Windows Explorer, arrastar o cone do arquivo html e solt-lo sobre o atalho do Bloco de Notas na rea de trabalho. iv. Clicar com o boto direito do mouse sobre o arquivo html e, na opo Abrir com, escolher o programa Bloco de Notas. A(s) alternativa(s) correta(s) /so somente: (A) i; (B) ii e iv; (C) i, ii e iv; (D) ii, iii e iv; (E) i, ii, iii e iv. 178) Suponha que voc recebe de um amigo um e-mail tratando de assuntos confidenciais. Na mensagem recebida, voc pode perceber que o nico destinatrio da mensagem. Em relao ao sigilo dos assuntos tratados, pode-se afirmar: (A) trata-se com certeza de uma comunicao privada, uma vez que voc o nico destinatrio da mensagem; (B) pode no se tratar de uma comunicao privada, uma vez que podiam existir outros destinatrios no campo Cc do remetente; (C) pode no se tratar de uma comunicao privada, uma vez que podiam existir outros destinatrios no campo Cco do remetente; (D) trata-se de uma comunicao privada, uma vez que o protocolo TCP/IP garante a privacidade dos dados; (E) trata-se de uma comunicao privada, uma vez que um e-mail s pode ser enviado para uma nica pessoa. IDAF/ES SUPORTE ADMINISTRATIVO NCE - 2006 179) O boto Reduzir para caber mostrado na figura a seguir em Visualizar impresso do MS-Word 2000: (A) permite imprimir vrias pginas de um documento em uma nica pgina da impressora; (B) procura uma impressora alternativa para imprimir o documento em menos pginas; (C) re-escala todo o documento para caber em apenas uma nica pgina da impressora; (D) remove o excesso de texto para que o documento possa ser impresso em apenas uma pgina; (E) tenta reduzir em um o nmero de pginas de um documento, para evitar que uma pequena parte de um documento fique em outra pgina. E) 180) O cone do MS-Word, mostrado a seguir, que uma seta para a esquerda com o corpo arredondado, tem por finalidade:

Em seguida, todas as clulas da tabela criada so preenchidas com o nmero 1. A tabela resultante se parecer com:

A)

B)

C)

D)

55

56

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(A) desfazer a ltima alterao; (B) voltar pgina anterior; (C) voltar para a primeira pgina; (D) voltar para o incio da linha; (E) voltar para o incio do pargrafo. 181) O valor da propriedade Disposio do texto (figura a seguir) que permite que uma figura seja visualizada corretamente no modo de exibio normal :

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


184) Observe as seguintes afirmativas a respeito do MSWindows 2000: i. A pasta Meus documentos est hierarquicamente abaixo da pasta Documents and Settings. ii. Ao se clicar no boto Acima na barra de ferramentas de Meus documentos, aberto pelo menu iniciar, ser exibida a rea de trabalho. iii. O Modo de segurana no deve ser o modo padro de uso do sistema operacional. iv. O nico navegador compatvel para esta verso do Windows o Internet Explorer verso 5. A quantidade de afirmativas corretas : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 185) O documento na figura a seguir foi criado no MS Word 2000 usando a orientao de pgina Retrato. A moldura mostrada na figura corresponde moldura da pgina.

Se a orientao da pgina for trocada para Paisagem, a aparncia do documento ser: (B) (A) Alinhado; (B) Quadrado; (C) Comprimido; (D) Atrs; (E) Na frente. 182) Observe as seguintes afirmativas relativas ao MS-Excel 2000: i. A cada modificao na planilha, o resultado da funo ALEATRIO alterado. ii. A funo MXIMO no aceita faixas de clulas. iii. O valor de ABS(-8752) e ABS(8752) o mesmo. iv. O valor de ARREDONDAR.PARA.BAIXO(5,5;1) 5. Assinale a quantidade de afirmativas corretas: (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 183) A opo Ferramentas Macro Gravar nova macro... do MS-Excel 2000: (A) cria uma nova planilha; (B) grava sons (p.e. voz do usurio) na planilha; (C) permite gravar em disco uma verso maior da planilha; (D) permite que uma seqncia de cliques de mouse combinados com uso do teclado seja atribuda a um boto ou combinao de teclas; (E) salva a planilha em formato de macro.

(A)

57

58

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(E)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

(E) 187) O contedo de uma clula no MS Excel 2000 mostrado a seguir:


=[P2.xls]Q1!$A$1+'C:\[P3.xls]Q3'!$A$1

(C) (D)

Observe agora as seguintes afirmativas referentes a esta frmula: i. A pasta de trabalho P2 encontra-se aberta e a pasta de trabalho P3 fechada. ii. A pasta de trabalho P3 encontra-se aberta e a pasta de trabalho P2 fechada. iii. Um dos termos da soma a clula A1 da planilha Q1 da pasta P2. iv. Um dos termos da soma a clula A1 da planilha P3 da pasta Q3. v. Se esta frmula for copiada (Ctrl+C) e colada (Ctrl+V) em outra clula qualquer da planilha, o contedo desta clula ser diferente do contedo da clula de origem. O nmero de afirmativas corretas : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 188) No MS Outlook 2000, ao se enviar uma mensagem, pode se configurar sua prioridade como Baixa, Normal ou Alta. A respeito da prioridade da mensagem enviada, correto afirmar que: (A) as mensagens com mais alta prioridade aparecem sempre antes das demais na caixa de entrada; (B) marcar uma mensagem com prioridade alta impede que ela seja alterada aps ter sido enviada; (C) mensagens com mais alta prioridade so entregues mais rpido ao destinatrio; (D) o destinatrio da mensagem pode criar uma regra para mover automaticamente mensagens de alta prioridade para uma pasta especfica; (E) o destinatrio de mensagens com alta prioridade deve possuir um certificado de identificao vlido para poder abrir a mensagem.

186) No MS Excel 2000, a opo Personalizar cabealho... foi usada para inserir na seo esquerda do cabealho de uma planilha chamada Demonstrativo o texto Anlise de Investimento, na seo central o texto &[Pgina]/&[Pginas] e na seo direita o texto &[Guia]. A opo Personalizar rodap... foi usada na mesma planilha para inserir o texto &[Data] na seo central do rodap. Esta planilha parte de um arquivo chamado FINEP.xls. Uma forma possvel para a impresso da primeira pgina desta planilha :

189) A figura a seguir mostra um trecho de um documento editado no MS Word 2000. Observe na figura a localizao do ponto de insero de texto.

(A)

A numerao dos itens foi obtida atravs do boto na barra de ferramentas. Nessa situao, a operao mostrada na figura a seguir foi aplicada ao texto:

(B)

(C)

(D)

59

60

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


190) Observe as datas a seguir, extradas da janela de propriedades de um arquivo no MS Windows 2000: i. sbado, 11 de fevereiro de 2006, 20:41:38 ii. tera-feira, 2 de maio de 2006, 14:47:30 iii. domingo, 21 de maio de 2006, 09:19:25 As datas do ltimo acesso, criao e ltima alterao deste arquivo so, respectivamente: (A) i, ii, iii (B) i, iii, ii (C) ii, i, iii (D) iii, i, ii (E) iii, ii, i ELETROBRAS NCE- 2005 191) Considere a aplicao, na ordem apresentada, dos seguintes passos durante a edio de um documento no Microsoft Word 2000, verso em Portugus: Selecionar a opo cabealho e rodap do menu Exibir
Na

barra de ferramentas que se abre, pressionar o cone

(Inserir nmero da pgina)

Como resultado dessa operao, a aparncia final do texto ser:


Pressionar Pressionar

em seguida o cone (Inserir nmero de pginas) o boto Fechar na barra de ferramentas Cabealho e rodap Supondo-se que o documento tenha 25 pginas, aps a aplicao deste procedimento o nmero que estar aparente no cabealho da quinta pgina ser: (A) 5 (B) 25 (C) 55 (D) 525 (E) 2525 192) Observe o trecho de uma planilha Excel mostrado na figura a seguir: (A) (D) Se a frmula mostrada for aplicada clula D1, o valor da clula ser: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 6 193) A seqncia de caracteres que indica o protocolo utilizado para carregar pginas Web : (A) www (B) http:// (C) .br (D) url (E) hppt:\\ 194) Analise as seguintes afirmativas sobre a rea de transferncia no Microsoft Windows 2000, verso em Portugus: I - A rea de transferncia pode reter vrios objetos ao mesmo tempo. II - Ao desligar o computador, os dados armazenados na rea de transferncia so perdidos. III - Os dados armazenados na rea de transferncia podem ser colados uma nica vez. IV - A rea de transferncia pode armazenar somente texto. O nmero de afirmativas corretas : (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4

(B)

(E)

(C)

61

62

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


195) Ao clicar com o boto direito do mouse sobre as unidades de armazenamento instaladas em um computador, uma delas apresentou a opo Desconectar-se. A unidade onde isso aconteceu : (A)

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


197) Observe a figura a seguir extrada do MS-Word em portugus:

(B) (C) (D) (E) 196) Ao abrir um arquivo do MS-Excel 2000 em portugus, voc se deparou com a seguinte mensagem:

Nesse caso, correto afirmar que: (A) macros podem fazer parte de um arquivo idneo; (B) o arquivo contm vrus de macro; (C) o arquivo est corrompido; (D) parte do arquivo foi perdido; (E) voc vai perder parte das funcionalidades do arquivo.

Com relao figura, correto afirmar que: (A) a Senha de proteo impede que o arquivo seja apagado; (B) a opo Permitir gravaes em segundo plano permite a gravao de marcas-dgua; (C) se for utilizada a opo Recomendvel somente leitura, o arquivo no pode ser alterado por quem no possuir a senha de gravao; (D) os itens Criar sempre backup e Permitir gravao rpida no podem ser utilizados simultaneamente; (E) trata-se da verso MS-Word 97. 198) Considere as seguintes afirmativas sobre o compartilhamento de pastas e arquivos utilizando o MSWindows: I - C$ um nome vlido de um compartilhamento no MS Windows 2000; II - O MS Windows 2000 permite que se especifique os usurios que tm acesso a leitura e/ou escrita a suas pastas compartilhadas; III - O MS Windows 95 no permite que suas pastas sejam compartilhadas; IV - O MS Windows 98 pode restringir o acesso a suas pastas compartilhadas; V - Um usurio do MS Windows 98 no tem como acessar pastas compartilhadas em um computador utilizando o MS Windows 2000. A quantidade de alternativas corretas : (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

63

64

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


199) Observe a figura a seguir extrada do MS Word 2000 em portugus:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


(B) Classificar por Fornecedor, Crescente, Em seguida por Preo, Decrescente, E depois por Mercadoria, Crescente; (C) Classificar por Fornecedor, Crescente, Em seguida por Preo, Decrescente, E depois por Mercadoria, Decrescente; (D) Classificar por Preo, Crescente, Em seguida por Mercadoria, Crescente, E depois por fornecedor, Decrescente; (E) Classificar por Mercadoria, Crescente; Em seguida por Preo, Decrescente, E depois por Fornecedor, Crescente. ELETRONORTE NCE- 2005 201) Ao enviar uma mensagem de correio eletrnico para um amigo voc recebe de volta uma mensagem do provedor de seu amigo pedindo que voc clique em um link e digite o que v escrito em uma imagem em uma caixa de texto. O objetivo deste procedimento : A) garantir que o remetente da mensagem pode visualizar figuras na mensagem de retorno; B) permitir ao destinatrio da mensagem autorizar ou no o recebimento da mesma; C) garantir que a mensagem enviada no contenha vrus; D) eliminar mensagens enviadas por robs; E) assegurar para o destinatrio que o emitente da mensagem est on-line. 202) No Microsoft Word 2000, verso em Portugus, sem usar o mouse, voc pode selecionar um bloco de texto: A) usando a tecla F5; B) mantendo pressionada a tecla Shift e usando as setinhas no teclado numrico; C) mantendo pressionada a tecla Ctrl e usando as setinhas no teclado numrico; D) usando a combinao de teclas Ctrl + F5; E) usando a combinao de teclas Shift + F5. 203) Observe as seguintes afirmaes referentes ao Microsoft Excel 2000, verso em Portugus: i. No endereo da clula A1, o A refere-se linha da planilha enquanto o nmero 1 refere-se coluna ii. Para somar as clulas A1 e A2, voc pode usar a seguinte frmula =SOMA(A1:A2) iii. Para obter na clula C1 um nmero 10% menor do que aquele existente na clula C3, podemos usar a seguinte frmula: =C3*1.10 iv. O smbolo usado para uma operao de diviso no Excel o \ =A1\A2 O nmero de afirmaes corretas : A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4. 204) As seguintes afirmaes referem-se ao Microsoft Word 2000, verso em Portugus: i. O cone na barra de ferramentas ii. O cone na barra de ferramentas iii. O cone na barra de ferramentas documento salva e fecha o documento sendo editado centraliza o pargrafo sendo editado altera o tamanho da fonte usado no

Se voc acidentalmente clicar no boto contendo um x no canto superior direito da figura: (A) o item ir fechar, e para obter acesso a ele novamente, ser necessrio reinicializar o MS-Word; (B) o item ir fechar, e para obter acesso a ele novamente, ser necessrio reinstalar o MS-Word; (C) o item ir fechar, mas poder ser restaurado atravs do menu Exibir; (D) o item ir retornar para a sua posio original junto s outras barras de ferramentas; (E) o MS-Word ir fechar. 200) Observe o fragmento de planilha extrado do MS Excel 2000 em portugus:

Deseja-se aplicar uma transformao a esses dados de modo a obter o resultado mostrado na figura a seguir:

Para se obter este resultado, todas as clulas mostradas so selecionadas e as opes no dilogo a seguir so preenchidas com valores apropriados.

Estes valores so: (A) Classificar por Mercadoria, Crescente; Em seguida por Preo, Decrescente, E depois por Fornecedor, Decrescente;

iv. O cone copia o texto selecionado para a rea de transferncia O nmero de afirmaes corretas :

65

66

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


A) 0; B) 1; C) 2; D) 3; E) 4. 205) Observe a figura a seguir, extrada do Microsoft Windows Explorer:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


E) 4. 210) Com relao a pginas na Web, um link : A) um email enviado a um grupo muito grande de pessoas; B) um mecanismo de busca; C) um tipo de vrus de computador; D) uma lista de discusso; E) uma referncia a uma outra pgina, arquivo, mquina, etc. 211) No Microsoft Word 2000, para mudar o estilo da fonte de um texto selecionado, pode-se usar o seguinte controle da barra de ferramentas de formatao:

A maneira correta de acessar a pasta C em Eliana na caixa de dilogo Executar : A) \Eliana\\C B) \C\Eliana C) \\C\Eliana D) \Eliana\C E) \\Eliana\C 206) Com relao a um documento impresso no modo retrato no Microsoft Word 2000, verso em Portugus, correto afirmar que: A) o nmero de caracteres por linha maior que no modo paisagem para o mesmo documento; B) o nmero de caracteres por linha menor que no modo paisagem para o mesmo documento; C) o nmero de caracteres por linha o mesmo que no modo paisagem para o mesmo documento; D) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de caracteres por linha que o mesmo documento no formato paisagem; E) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de linhas por pgina que o mesmo documento no formato paisagem. 207) A figura a seguir representa um boto da barra de ferramentas do MS-Excel 2000. Este boto tem por finalidade:

(A) (B) (C) (D) (E) 212) Observe o texto a seguir, digitado no MS Word 2000: The fox jumps over the dog A este texto foi aplicada uma transformao, obtendo-se o resultado a seguir: The fox jumps over the dog A transformao aplicada foi: (A) formatar, efeito baixo relevo; (B) formatar, efeito de texto, segundo plano intermitente; (C) formatar, efeito sobrescrito; (D) formatar, estilo da fonte; (E) formatar, estilo de sublinhado. 213) Observe o texto a seguir digitado no MS Word 2000.

A) aumentar o nmero de casas decimais exibidas em uma clula; B) formatar o nmero de uma clula com a aparncia de valor monetrio; C) multiplicar por 10 ou por 100 o valor de uma clula; D) realizar clculo de porcentagem; E) representar valores numricos em uma clula com exatamente duas casas decimais. 208) Para terminar um programa ou aplicativo que no est respondendo (travado), usa-se: A) Alt+F4; B) Alt+Tab; C) Ctrl+Alt+Del; D) Ctrl+Tab; E) Shift+Tab. 209) Considere as expresses a seguir: i. \\maquina.dominio ii. www.maquina.dominio iii. /maquina.dominio iv. //www.maquina.dominio A alternativa que contm a quantidade de referncias vlidas para uma maquina (host) chamada maquina em uma rede Microsoft em um domnio chamado dominio : A) 0; B) 1; C) 2; D) 3;

A palavra sublinhada (originalmente em vermelho) deve-se grafia incorreta da palavra preguioso. Para corrigir o texto sem usar o teclado, pode-se: (A) alterar a configurao do idioma no menu Ferramentas; (B) clicar sobre o boto (C) clicar sobre o boto na barra de ferramentas; na barra de ferramentas;

(D) clicar sobre o boto na barra de ferramentas; (E) usar a opo Pargrafo do menu Formatar.

67

68

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


214) Observe na figura a seguir um trecho de uma planilha MS Excel 2000.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net

Para obter o somatrio dos valores nas clulas selecionadas, NO uma alternativa correta: A) consultar o valor da soma na barra de status B) usar a frmula =A1+A2+A3+A4:A6 C) usar a frmula =SOMA(A1:A6) D) usar a frmula =SOMA(A1;A2;A3;A4;A5;A6) E) usar a frmula =SOMA(intervalo) 215) Observe na figura a seguir uma janela do MS Excel 2000 onde duas pastas de trabalho encontram-se abertas.

(A) (B) (C) (D) (E) ELETROBRS NCE - 2003

217) Considere a planilha Excel na figura abaixo:

O contedo da clula B1 dado por: =A1+2*A2 Se o contedo da clula B1 for copiado (Ctrl+C) para a clula B4 (Ctrl+V) o resultado esperado :
Para introduzir na clula A1 da Pasta1 uma frmula para calcular o dobro do valor armazenado na clula A1 visvel na Pasta2, esta frmula poderia ser: (A) =2*[Pasta2]Plan2!$A$1 (B) =2*[Plan2]Pasta2!$A$1 (C) =2*A1 (D) =2*Pasta2!A1 (E) =2*Plan2!Pasta2!A1 216) Observe na figura a seguir uma janela do MS Outlook 2000. A maneira mais rpida de enviar uma mensagem de resposta unicamente para o autor da mensagem selecionada clicar sobre o boto:

A) 5 B) 8 C) 10 D) 13 E) 14
218) Considere a tabela a seguir, extrada do Excel 2000 em portugus.

69

70

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


Nesta tabela, as clulas de A1 at A5 devem ser multiplicadas pelo valor armazenado na clula A7 e armazenadas, respectivamente em B1 at B5. Muito embora as 5 equaes possam ser digitas uma a uma, existe uma maneira mais prtica que digitar a primeira equao e, ento, copi-la para as outras 4 clulas. Uma maneira correta de escrever a equao B1 para depois copiar para B2 at B4 de forma a executar a tarefa descrita anteriormente : (A) =A$7*A1 (B) =A%7*A1 (C) =A7*A1 (D) =fixa(A7)*A1 (E) =linha(A7)*A1 219) No MS Windows Explorer, o clique do mouse pode ter significados diferentes se for pressionada a tecla Ctrl (CONTROL) ou a tecla Shift, ou at mesmo se for utilizado o boto da esquerda ou da direita. Considerando os diversos tipos diferentes de cliques sobre arquivos ou pastas no Windows Explorer, correlacione a primeira lista com a segunda: Primeira lista: I) um clique com o boto da direita; II ) um clique com o boto da esquerda; III ) um clique com o boto da esquerda, com a tecla Ctrl pressionada; IV ) um clique com o boto da esquerda, com a tecla Shift pressionada; V) um clique com o boto da esquerda, com as teclas Ctrl e Shift pressionadas; VI ) um duplo clique com o boto da direita; VII ) um duplo clique com o boto da esquerda. Segunda lista: ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Abrir menu com contexto sensvel; Executar a tarefa padro associada ao arquivo ou pasta; Selecionar arquivo ou pasta, desmarcando as selees anteriores; Selecionar arquivo ou pasta, sem desmarcar as selees anteriores; Selecionar conjunto de arquivos ou pastas, sem desmarcar as selees anteriores; Usurio utilizou erradamente o mouse e/ou teclado.

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


eu movi todas as barras de ferramentas para a mesma linha. Onde foram parar os meus cones? Eu vou ter que instalar tudo novamente?. A resposta mais adequada ao leitor : (A) como voc moveu todas as barras para a mesma linha, provavelmente no sobrou espao para todos os cones. O MS-Excel desinstalou os cones que voc utiliza com menos freqncia; (B) na verdade, os cones no desapareceram, apenas esto escondidos e podem ser acessados clicando no smbolo de seta dupla ( ) que fica no canto da direita de cada barra de ferramentas; (C) o MS-Excel gerencia os cones que aparecem na barra de ferramentas de acordo com o contexto, o cursor do teclado ou o ponteiro do mouse; (D) para que os cones voltem, voc tem que instal-los novamente atravs da opo de Personalizar o aplicativo; (E) quando voc moveu todas as barras para a mesma linha, voc gerou um conflito de instalao de aplicao. A nica soluo reinstalar o aplicativo. 222) Considere o cone mostrado a seguir localizado na janela Impressoras do Microsoft Windows 2000:

Pela observao deste cone, podemos afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) a impressora est disponvel atravs da rede; a impressora est imprimindo; uma impressora do tipo jato de tinta; uma impressora laser; uma impressora local.

223) No Microsoft Excel 2000, quando o valor de uma clula aparece como uma seqncia de #, isto significa que: (A) (B) (C) (D) (E) alguma clula referenciada no existe; o arquivo OLE no est presente no disco; o nome da funo utilizada no est correta; o valor no cabe no espao reservado para ele; o valor referenciado no compatvel com o tipo de operao.

224) Considere o fragmento de uma planilha Microsoft Excel 2000 mostrado na figura a seguir:

(A) I, V, II, IV, VI, VII; (B) I, VII, II, III, V, VI; (C) III, VII, VI, IV, I, V; (D) VI, II, IV, I, III, VII; (E) VI, III, I, II, V, VII. 220) A seguinte pergunta foi enviada por um leitor a uma coluna de informtica de um conhecido jornal carioca: Quando edito documentos no local de trabalho, costumo usar o fonte Univers Condensed em meus documentos do MS Word. O problema que, quando tento trabalhar em casa, no encontro esse fonte instalado em minha mquina. O que devo fazer para resolver o problema?. Na sua opinio, para resolver o problema, o leitor deve: (A) atualizar sua verso do Word. Sua cpia no local de trabalho , provavelmente, de uma verso mais atual; (B) obter os arquivos referentes ao fonte desejado e instal-los em sua mquina usando o Painel de Controle; (C) re-instalar o Word. O fonte deve ter sido apagado acidentalmente da mquina do leitor; (D) re-instalar o Windows. O fonte deve ter sido apagado acidentalmente da mquina do leitor; (E) trazer do seu local de trabalho uma apresentao criada usando o fonte Univers Condensed. A partir da, o fonte desejado estar automaticamente disponvel na mquina do leitor. 221) A seguinte pergunta foi enviada por um leitor ao caderno de informtica de um conhecido jornal carioca: Eu notei que alguns cones da barra de ferramentas do meu MS-Excel 2000 sumiram depois que O resultado da frmula =SOMA(A1:A3;C3:C5;A3:C3) inserida na clula D7 (no mostrada na figura) : (A) (B) (C) (D) (E) 0 17025 17153 19209 32767

225) Suponha que voc esteja escrevendo um texto formatado em duas colunas, usando o Microsoft Word 2000. Seu texto contm uma citao de 10 linhas tirada de um livro de Paulo Coelho. Esta citao aparece quebrada, ficando 5 linhas no p da coluna esquerda e 5 linhas no topo da coluna direita. Dentre as opes listadas abaixo, a maneira correta de manter todas as 10 linhas em uma mesma coluna (na coluna direita da pgina), sem alterar a disposio do restante do texto : (A) inserir uma quebra de coluna antes da citao; (B) inserir uma quebra automtica de texto antes da citao; (C) inserir uma quebra de pgina antes da citao; (D) inserir uma quebra de seo contnua antes da citao; (E) formatar o pargrafo da citao com a opo controle de linhas rfs/vivas.

71

72

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


226) A figura a seguir refere-se insero de um objeto em um documento Microsoft Word. A escolha do tipo de objeto "Microsoft Excel Worksheet", como mostrado na figura, tem o efeito de:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


229) Imagine a situao descrita a seguir: Voc trabalha freqentemente com uma dada planilha MS Excel que reside na pasta C:\Meus Documentos. Voc abre essa planilha para edio e faz sobre ela uma srie de alteraes. Enquanto a planilha est sendo editada voc vai ao Windows Explorer e d um duplo clique com o boto esquerdo do mouse sobre o cone dessa mesma planilha. O Excel pergunta se voc quer reverter para o arquivo j gravado e oferece duas possibilidades: Sim e No. Em relao pergunta feita pelo Excel e suas possibilidades de resposta, CORRETO afirmar que se o usurio escolher: (A) o Sim, o arquivo no disco ser substitudo pela planilha sendo editada; (B) o No, o arquivo no disco ser substitudo pela planilha sendo editada; (C) o Sim, o arquivo no disco ser substitudo pela ltima verso gravada usando o recurso de AutoRecuperao; (D) o Sim, todas as modificaes efetuadas na planilha e no salvas sero perdidas; (E) o No, todas as modificaes efetuadas na planilha e no salvas sero perdidas. 230) - Observe o seguinte trecho de uma planilha MS Excel 2000:

(A) inserir no documento uma planilha Excel como um objeto vinculado, isto , as informaes na planilha so atualizadas se o arquivo de origem for modificado; (B) inserir no documento uma planilha Excel como um objeto incorporado, isto , as informaes no arquivo de destino no so alteradas se o arquivo de origem for modificado; (C) inserir no documento uma planilha Excel em branco, isto , sem contedo algum nas clulas e sem vnculo com qualquer arquivo de dados; (D) inserir no documento um grfico vinculado a uma planilha Excel; (E) inserir no documento um grfico sem vnculo com qualquer arquivo de dados. 227) A opo "Inserir quebra de pgina" no Microsoft Excel 2000 tem o seguinte efeito na impresso da planilha: (A) inserir uma quebra de pgina horizontal, independente da clula selecionada; (B) inserir uma quebra de pgina vertical, independente da clula selecionada; (C) definir a rea da planilha que ser impressa; (D) quebrar uma planilha grande em vrias planilhas menores; (E) inserir uma quebra de pgina horizontal e/ou vertical, dependendo da clula selecionada. JARDIM BOTNICO DO RIO DE JANEIRO NCE 2002 228) Observe a seguinte seqncia de digitao de um texto no Microsoft Word 2000: Antes da mudana de linha:

A frmula contida na clula B5 dada por =SOMA($B2:$B4)/3 Se a frmula acima for copiada da clula B5 (Ctrl+C) para a clula C5 (Ctrl+V) o valor mostrado em C5 ser: (A) 5,0 (B) 12,8 (C) 15,0 (D) 7,8 (E) 23,4 231) Em relao navegao na Internet, um cookie : (A) um applet; (B) um programa executvel; (C) um texto; (D) um vrus; (E) uma figura. 232) Considere as duas figuras a seguir, extradas da mesma planilha do MS Excel 2000: antes do deslocamento do cursor:

Aps a mudana de linha:

Perceba que o Word introduziu um hyperlink no texto digitado. Em relao a esse hyperlink, INCORRETO afirmar que: (A) este hyperlink pode ser removido em qualquer momento da edio do documento; (B) pode-se inibir este comportamento do Word (a introduo do hyperlink) atravs das opes de AutoFormatao; (C) este hyperlink pode ser removido logo aps sua introduo pelo Word, atravs do comando desfazer; (D) este hyperlink pode ser removido reaplicando-se ao texto a formatao normal do fonte; (E) o clique do mouse sobre o texto far com que se abra uma janela do browser.

73

74

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


aps o deslocamento do cursor:

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


d) a) a frmula em D1 deveria ter sido escrita como SUM(A1:D1) e) o nome da clula D1 deveria ser SOMA e no subtrai. 236) Com relao navegao na Internet, um bloqueador de pop-up: a) bloqueia a abertura de novas janelas comandadas pela pgina visitada; b) um sistema anti-travamento de programas e aplicativos; c) impede o download de programas executveis; d) impede que vrus de computador se instalem; e) permite o controle por parte dos pais ou administradores dos sites que podem ser visitados.

Observe a descontinuidade nos endereos das clulas. A segunda figura foi obtida logo aps o deslocamento do cursor para uma clula esquerda. Esta descontinuidade foi obtida atravs da opo de: (A) congelamento de painis; (B) excluso de colunas; (C) ocultar colunas; (D) ocultar linhas; (E) ocultar linhas e colunas. ELETRONORTE NCE- 2006 233) Considere o MS Excel. Na figura abaixo, o resultado produzido pela aplicao da frmula =SOMA(B1:D1) clula E1 :

237) Observe as seguintes definies de termos comuns na web: I Arquivo que quando executado, permite que terceiros tenham acesso a sua mquina; II Barreira de segurana que isola partes da rede; III Endereo de um documento ou outro recurso no ambiente WWW; IV Identificao nica atribuda a um host na Internet V Ponto de acesso em um documento da Web. Se clicados levam a um outro documento ou pgina HTML na Web ou em uma Intranet; VI Servio que permite a um usurio da Internet enviar uma mensagem a qualquer outro usurio da Internet; VII Tecnologia que permite a transmisso de dados em alta velocidade utilizando linhas telefnicas normais; VIII Transferncia de um arquivo a partir de um computador na Internet para o seu prprio computador. Associe agora os termos seguir com as definies anteriores.

a) 14 b) 12 c) 8 d) 2 e) 10 234) No MS Word 2000, o modo de exibio que permite a visualizao das marcas d`gua existentes no documento : a) modo normal; b) modo de exibio layout da web; c) modo de exibio layout de impresso; d) modo de estrutura de tpicos; e) visualizao de pgina da web. 235) Observe na figura a seguir um trecho de uma planilha MS Excel 2000 em portugus.

Termo Definio ADSL................................................................................... ( ) Cavalo de Tria .................................................................... ( ) Correio Eletrnico ................................................................ ( ) Download............................................................................. ( ) Endereo IP.......................................................................... ( ) Firewall ............................................................................... ( ) Link...................................................................................... ( ) URL ..................................................................................... ( ) O item que apresenta a correta correspondncia dos termos na ordem apresentada com as definies : a) ii, vi, i, iv, viii, iii, vii, v; b) ii, vi, vii, i, iii, v, viii, iv; c) iii, vii, iv, v, ii, vi, i, viii; d) vii, i, vi, viii, iv, ii, v, iii; e) viii, i, iii, vii, v, iv, ii, vi. 238) Com relao a mensagens de correio eletrnico incorreto afirmar que: a) as cpias somente sero distribudas depois que todas as mensagens para os destinatrios principais forem entregues; b) o assunto da mensagem conter a expresso cc, cco, bcc ou similar apenas para os destinatrios da cpia e no para os principais; c) o contedo das mensagens ser o mesmo para os destinatrios principais e para os destinatrios de cpia; d) se a mensagem for enviada com o pedido de confirmao de leitura, os destinatrios que a receberam como cpia no podero confirmar o seu recebimento; e) se um usurio modificar a sua cpia da mensagem, todas as outras cpias sero modificadas tambm. 239) Observe a figura a seguir, extrada do MS Windows XP, mostrando a barra de inicializao rpida.

A inteno do usurio desta planilha era inserir na clula D1 uma frmula para calcular a soma dos valores das clulas A1, B1 e C1, mas, ao invs da soma, ele obteve o resultado mostrado na figura. A razo do erro foi: a) a frmula em D1 deveria ter sido escrita como =SOMA(A1:D1) b) a frmula em D1 deveria ter sido escrita como SOMA(A1;B1;D1) c) a frmula em D1 deveria ter sido escrita como SOMA(A1;D1)

75

76

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


Nesta barra, sua direita, existem dois pequenos sinais de maior juntos. Este smbolo: a) mostra a localizao da prxima barra de ferramentas; b) ao ser clicado, fecha a barra de inicializao rpida; c) o cone de um atalho para um aplicativo; d) um boto de configurao da barra de inicializao rpida; e) indica a existncia de mais cones do que o mostrado. 240) A revista INFO, na sua edio de maio, publicou o seguinte grfico: DEPOIS DO PESO E DA BATERIA, O QUE MAIS ABORRECE NUM NOTEBOOK?
TOTAL DE VOTOS: 795

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


GABARITO: 1 E 16 C 31 A 46 C 61 C 76 E 91 D 106 D 121 E 136 D 151 E 166 B 181 A 196 A 211 B 226 C 2 B 17 E 32 C 47 A 62 D 77 B 92 B 107 C 122 B 137 C 152 E 167 A 182 C 197 D 212 E 227 E 3 D 18 B 33 B 48 C 63 A 78 C 93 D 108 E 123 A 138 D 153 A 168 E 183 D 198 C 213 B 228 D 4 C 19 B 34 E 49 A 64 C 79 A 94 C 109 A 124 C 139 A 154 B 169 E 184 D 199 C 214 B 229 D 5 E 20 C 35 E 50 B 65 B 80 B 95 B 110 B 125 A 140 C 155 A 170 A 185 E 200 A 215 A 230 D 6 C 21 A 36 C 51 D 66 C 81 C 96 E 111 D 126 E 141 D 156 C 171 B 186 D 201 D 216 B 231 C 7 B 22 E 37 E 52 C 67 A 82 C 97 A 112 D 127 C 142 D 157 A 172 E 187 C 202 B 217 E 232 A 8 D 23 B 38 C 53 C 68 B 83 C 98 C 113 C 128 E 143 A 158 B 173 D 188 D 203 B 218 A 233 B 9 A* 24 D 39 D 54 D 69 C 84 B 99 A 114 C 129 A 144 C 159 B 174 D 189 A 204 C 219 B 234 C 10 C 25 C 40 A 55 C 70 B 85 D 100 A 115 D 130 C 145 C 160 D 175 A 190 D 205 E 220 B 235 A 11 E 26 D 41 D 56 B 71 D 86 B 101 B 116 E 131 A 146 B 161 B 176 E 191 D 206 B 221 B 236 C 12 E 27 E 42 D 57 C 72 E 87 A** 102 B 117 C 132 B 147 B 162 B 177 D 192 A 207 A 222 A 237 D 13 E 28 D 43 D 58 E 73 B 88 B 103 D 118 C 133 E 148 C 163 D 178 C 193 B 208 C 223 D 238 C 14 C 29 B 44 E 59 A 74 C 89 B 104 A 119 A 134 D 149 B 164 B 179 E 194 B 209 B 224 D 239 E 15 B 30 D 45 C 60 B 75 C 90 C 105 C 120 D 135 D 150 D 165 B 180 A 195 E 210 E 225 A 240 D

Barulho do Ventilador 43% Touchpad 12%

Aquecimento 45%

Para construir um grfico semelhante a este no MS Excel, devemos escolher o tipo: a) aes b) bolhas c) cilindro d) pizza e) rosca

* TNEF (Transport Neutral Encapsulation) um formato utilizado pelo cliente de email do Microsoft Exchange Server e pelo Outlook durante o envio de mensagens formatadas como RTF.
Tanto o Outlook como o Microsoft Exchange Client algumas vezes usam um mtodo especial para compactar informaes para enviar mensagens pela internet. Este mtodo tecnicamente conhecido como TNEF (Transport Neutral Encapsulation Format). O uso do TNEF normalmente afetado pelas configuraes no Outlook citadas como Microsoft Outlook RTF (Rich Text Format). O formato RTF e o TNEF no so exatamente o mesmo, mas esto extremamente relacionados. Uma mensagem codificada em TNEF contm uma verso de texto sem formatao da mensagem, e um anexo binrio que "empacota" outras diversas partes da mensagem original. Na maioria dos casos, o anexo binrio tem o nome Winmail.dat, e pode incluir as seguintes informaes: A verso de texto formatado da mensagem (por exemplo, informaes de fonte e cores).

Os objetos OLE (por exemplo, imagens inseridas e documentos inseridos do Microsoft Office). Recursos especiais do Outlook (por exemplo, formulrios personalizados, botes de votao, e
solicitao de reunio).

Os arquivos anexos comuns que foram adicionados mensagem original.

http://support.microsoft.com/kb/290809/pt-br

77

78

Professor Renato da Costa informatica@renatodacosta.net


**

PROFESSOR RENATO DA COSTA Ps Graduando em Criptografia e Segurana em Redes UFF e Exrcito Brasileiro Ps Graduado em Docncia do Ensino Superior UCAM Licenciado em Informtica UCAM Tecnlogo em Processamento de Dados UniverCidade Tcnico em Processamento de Dados GAP Tamandar Autor do livro Informtica para Concursos Guia Prtico Editora rica 2006 www.erica.com.br

79

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

También podría gustarte