Está en la página 1de 28

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CONFORTO AMBIENTAL CLIMA

ARQUITETURA e CLIMA

Profa. Dra. Adriana Petito de Almeida Silva Castro 2 sem 2011

ARQUITETURA e CLIMA
Clima Homem Arquitetura

SENSAO DE CONFORTO TRMICO


todo estado de esprito que expressa satisfao com o ambiente trmico

NVEIS CLIMTICOS

MACROCLIMA Dados obtidos em estaes meteorolgicas; MESOCLIMA Alteraes ocasionadas no macroclima pela topografia local (massas de gua, montanhas, vegetao, etc.) MICROCLIMA Efeitos das aes humanas sobre o entorno

MICROCLIMA

Fenmenos atmosfricos de uma rua ou praa Desvio climtico do mesoclima de caractersticas singulares e reconhecveis

MICROCLIMA (cont.)
Considera-se uma rea sujeita a um microclima, desde que: Seja regular, condies previsveis; Diariamente cclico: o sentido e intensidade variam, previsivelmente ao longo do dia e at do ano

OBS: O fenmeno microclimtico pode interferir de forma decisiva no contexto macroclimtico

Ex: Brisa de massa dgua no entorno prximo

CONFIGURAO DO CLIMA
Dividida em: Fatores Climticos Globais: Radiao Solar, Latitude, Altitude, Ventos, massas de gua e terra.

Fatores Climticos Locais: Topografia, Vegetao, Superfcie do Solo

Elementos Climticos: Temperatura, Umidade do Ar, Precipitaes, Movimento do Ar

FATORES CLIMTICOS GLOBAIS


RADIAO SOLAR
a energia transmitida pelo sol sob a forma de ondas magnticas. O espectro da radiao solar dividido em: ultravioleta (4,6%), visvel (46%) e infravermelha (49%).

RADIAO SOLAR (cont.)

medida que a radiao solar penetra na atmosfera terrestre, sua intensidade reduzida e sua distribuio espectral alterada em funo da absoro, reflexo e difuso das raios solares pelos diversos componentes do ar.

RADIAO SOLAR (cont.)

Diferena entre a radiao recebida pelo sol e a emitida de volta para o para o espao, a partir da superfcie da terra: perda de calor radiante ou radiao terrestre .

LATITUDE, LONGITUDE, ALTITUDE


So as coordenadas que determinam a posio de um ponto da superfcie terrestre. Latitude: referida linha do Equador terrestre determina a quantidade de energia solar que cada ponto vai receber Longitude: pouca influncia no clima (refere-se mais localizao e nunca ao clima) Altitude: refere-se ao nvel do mar. um dos fatores que mais exerce influncia sobre a temperatura.

VENTOS

So fundamentalmente correntes de conveco na atmosfera, que tendem a igualar o aquecimento das diversas zonas. A diferena de presso ou de temperatura entre dois pontos da atmosfera gera um fluxo de ar, que se desloca das regies mais frias (baixa presso) para as regies mais quentes (alta presso). Na zona de mximo aquecimento (entre os trpicos), o ar se aquece, se expande, diminui sua presso, fica mais leve e se dirige verticalmente para as zonas mais frias.

MASSAS DE GUA E TERRA


A proporo entre as massas de terra e os corpos de gua num dado territrio produz um impacto caracterstico no clima. Exemplos: Honolulu e Timbuctoo (mesma latitude) Honolulu prxima do centro de um grande e aquecido oceano variaes de temperaturas insignificantes Timbuctoo centro de uma grande massa de terra rida variaes de temperaturas so pronunciadas

FATORES CLIMTICOS LOCAIS (do origem ao microclima)


TOPOGRAFIA

o resultado de processos geolgicos e orgnicos. Regies acidentadas variados microclimas A fora, direo e contedo da umidade dos fluxos de ar esto muito influenciados pela topografia. Os fluxos de ar podem ser desviados ou canalizados pelas ondulaes da superfcie terrestre.

TOPOGRAFIA
A forma da superfcie terrestre afeta particularmente o microclima

Fonte: Romero (2001)

FATORES CLIMTICOS LOCAIS (cont.)


VEGETAO

Contribui significativamente no estabelecimento de microclimas. O processo de fotossnteses auxilia na umidificao do ar atravs do vapor dgua que libera. Segundo Fitch (1971): Floresta de carvalhos e lamos reduz em 69% a radiao solar incidente, fazendo com que as florestas sejam mais frias no vero e mais quentes no inverno. Alm disso, uma fileira de rvores pode reduzir a velocidade do vento em 63%. A vegetao auxilia na diminuio da temperatura do ar e absorve energia. Gramado absorve mais radiao solar e irradia menos calor, pois grande parte da energia absorvida pelas folhas utilizada para o seu processo metablico. Outros materiais toda a energia absorvida transformada em calor.

VEGETAO
A vegetao contribui de maneira significativa para a criao de microclimas agradveis ao conforto trmico do homem . Auxilia na diminuio da temperatura do ar e absorve energia; Favorece a manuteno do ciclo oxignio-gs carbnico, essencial

renovao do ar;
As folhas podem filtrar a poeira e a contaminao do ar.
Fonte: Romero (2001)

SUPERFCIE DO SOLO
Pode ser analisada a partir de dois aspectos:

SOLO NATURAL

caractersticas naturais do terreno ( potencial hdrico, capacidade trmica, drenagens, filtraes, eroses e absoro da superfcie do solo).

SOLO CONSTRUDO OU MODIFICADO

processo de urbanizao que, ao substituir por construes e ruas pavimentadas a cobertura vegetal natural, altera o equilbrio do ambiente; aumento da capacidade armazenadora de calor;

emisso de contaminantes, que aumentam as precipitaes e modificam a transparncia da atmosfera.

ELEMENTOS CLIMTICOS
(Aqueles que representam os valores climticos a cada tipo de clima)

TEMPERATURA A topografia influencia na temperatura do ar.


uma diferena de 7 a 8 metros de altura podem produzir

diferenas de 5 a 6 C na temperatura do ar sob condies de


calmaria (ROMERO, 1998). Superfcies de pedra, asfalto e concreto absorvem e armazenam muito mais calor que a vegetao e a terra. Durante o dia essas superfcies absorvem a radiao solar e , noite, esfriam lentamente.

Com o aumento da temperatura nas cidades, ocorre uma diminuio da umidade relativa. Em dias extremamente quentes, o desconforto trmico, associado a umidade relativa baixa, provoca um clima de deserto artificial (LOMBARDO, 1985).

UMIDADE

PRECIPITAES Nas cidades, observa-se maior precipitao pluvial do que nos


campos, pois as atividades humanas nesse meio produzem maior nmero de ncleos de condensao. Aumento da ocorrncia de enchentes.

Diminuio da infiltrao da gua, devido impermeabilizao e compactao do solo.

VENTOS
As declividades influenciam a velocidade e direo dos ventos

Acrscimo da velocidade do
vento com o aumento da altitude.

O relevo do solo desvia, altera,

ou canaliza o movimento do ar.

Fonte: Mascar (1985)

VENTOS
Os edifcios de forma e tamanhos variados constituem barreiras efetivas contra o vento.

Fonte: Romero (2000)

TABELA 1 - POSSVEIS CLASSIFCAES GERAIS DE CLIMA EM FUNO DA Mdia anual da temperatura do ar TIPOS DE CLIMA Quente Temperado Frio Glacial Continental Ocenico Muito seco Seco mido Muito mido (acima de 20C) (acima de 10C) (entre 10 e 0 C) (abaixo de 0C) (superior a 10C) (inferior a 10C) (abaixo de 55%) (entre 55% e 75%) (entre 75% e 90%) (acima de 90%)

Variao da amplitude da temperatura mdia do ar Mdia anual da umidade relativa do ar

Mdia Anual de Precipitao

Desrtico (inferior a 125 mm) rido (entre 125 e 250 mm) Semi-rido (entre 250 e 500 mm) Moderadamente Chuvoso (entre 500 e 1000 mm) Chuvoso (entre 1000 e 2000 mm) Excessivamente Chuvoso (superior a 2000 mm) Fonte: ROMERO, Marta Adriana Bustos. Princpios bioclimticos para o desenho urbano.

ARQUITETURA BIOCLIMTICA Bioclimatic design Victor Olgyay

Assegura a existncia e o bem-estar de organismos biolgicos em dadas condies climticas.

Baseia-se na cincia da arquitetura, especialmente energtica.


Rejeita ambientes desumanos e com desperdcio de energia, as caixas de vidro e os arranha-cus. Rejeita a arquitetura dominada pela moda, retorna s necessidades e valores humanos bsicos, encoraja o regionalismo.

PROJETO BIOCLIMTICO

Habitat Sustentvel: otimizao do conforto trmico utilizao de recursos mnimos de modificao mecnica (ou artificial) uso racional de recursos energticos desenho correto do habitat construdo uso inteligente dos elementos de: desenho urbano, arquitetnico e construtivo Tipo de Clima Elementos de Projeto Implantao Orientao Materiais Detalhamento dos componentes Localizao e direo das aberturas

DIAGRAMA BIOCLIMTICO DE OLGYAY (1963)

Proposta: apresentar um tratamento sistemtico para correlacionar as exigncias humanas de conforto trmico, as caractersticas das edificaes e as condies de exposio (ALUCCI, 1993). Introduo do termo projeto Bioclimtico (Carta Bioclimtica) Carta:

bioclimtico

Diagrama

so indicados os passos que devem ser seguidos para, partindo-se de condies climticas variveis, atingir-se uma sensao estvel de conforto. desenvolvida a partir de estudos do efeito do clima sobre o homem, e das relaes entre os elementos de clima e o conforto.

DIAGRAMA BIOCLIMTICO DE OLGYAY (1963) (cont.)

Carta:

diagrama ordenada (temperatura ambiente) e abscissa (umidade relativa).

determina uma zona de conforto (regio central da carta): pares de valores de temperatura e umidade relativa que implicam em situao confortvel. fora da regio de conforto previso de correes: aumento da velocidade do ar (para situaes de temperatura mais elevada), ou necessidade de aquecimento solar (para temperaturas mais baixas).

ZONA DE CONFORTO SEGUNDO OLGYAY

Alerta: o uso do diagrama aplicvel diretamente somente para habitantes da zona temperada dos Estados Unidos, usando roupas comuns do cotidiano, com atividade sedentria ou leve, em altitudes de at 300m acima do mar. Para aplicar a carta em outras latitudes, os limites superior e inferior devem ser corrigidos. Principal crtica: a avaliao permitida pelo Diagrama considera apenas as condies climticas externas, desconsiderando as caractersticas da edificao. Alm disso, o Diagrama apresenta somente estratgias de ganho solar, ventilao e resfriamento evaporativo. Vantagens: possibilidade de se comparar um ambiente construdo com medies das variveis ambientais externas. obter correes para fazer com que o espao interno fique confortvel.

DIAGRAMA BIOCLIMTICO DE GIVONI (1976)

So determinadas vrias regies, e cada uma indica os recursos de projeto que viabilizam as condies de conforto trmico. um dos mtodos mais utilizados para anlise de desempenho trmico de edificaes permite dizer se uma determinada soluo arquitetnica adequada ou no ao clima, e quais providncias devem ser tomadas para atingir a zona de conforto.

Regies de estratgias bioclimticas para atingir a zona de conforto.

A Carta Bioclimtica
Estratgias:
A: Aquecimento artificial (calefao)
B: Aquecimento solar C: Massa trmica p/ aquecimento D: Conforto (baixa umidade) E: Conforto Trmico F: Desumidificao G+H: Resfriamento evaporativo H+I: Massa trmica p/ refrigerao I + J: Ventilao K: Refrigerao artificial L: Umidificao do ar

También podría gustarte