Está en la página 1de 15

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari

TESTE SEUS CONHECIMENTOS DIREITO DAS SUCESSES

www.direitofacil.com

1)

Quem o herdeiro?

o sucessor a ttulo universal, recebe uma frao ideal, uma quota abstrata (1/8, 32%, etc.), e recebe sua parcela em condomnio necessrio. No so bens especficos. 2) O que legatrio? aquela pessoa que recebe bens perfeitamente determinados, individualizados (moveis, imveis, quotas, etc.) e sucessor a ttulo singular. 3) 4) O que sucesso a ttulo universal? O que sucesso a ttulo singular? Herdeiro Legado ou qualquer transmisso de bens a ttulo singular (venda, doao, etc.). 5) Qual a diferena entre legado e doao? Ambos so ato de liberalidade, mas a doao ato entre vivos o legado somente produz efeitos pos mortem. 6) Duas diferenas entre herdeiro e legatrio? O herdeiro adquire a propriedade e posse dos bens com a morte do autor da herana (saisine). O ato da morte imediatamente gera a passagem da posse e propriedade dos bens para os herdeiros (CC, 1784). O legatrio adquire a propriedade imediatamente, mas a posse s se adquire no final da partilha (CC, 1923), pois, quem entrega a posse dos bens ao legatrio so os herdeiros, mas para tal precisam estar seguro de que o esplio no tem dvida. At onde vai a responsabilidade do herdeiro pelas dividas do falecido? At o limite de sua frao ideal. Qual a responsabilidade do legatrio pelas dividas do falecido? O CC, 1997, diz que a responsabilidade subsidiria, ou seja, primeiro as dvidas do de cujus so pagas pelos herdeiros (no limite de sua quota parte), depois, se os valores recebidos pelos herdeiros no forem suficientes para o pagamento das dvidas do falecido, adentra-se ao patrimnio deixado aos legatrios, entretanto, os legatrios somente respondem at o momento em que feita a partilha, aps a partilha o
1

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


patrimnio deixado aos legatrios no mais responde pelas dvidas do de cujus, respondendo por estas (dvidas) somente os herdeiros. 7) 8) Quem o pr-legatrio? Quem o sub-legatrio? aquela pessoa que , ao mesmo tempo, herdeiro e legatrio. aquele que recebe um legado do patrimnio do herdeiro ou de legatrio e no do autor da herana, e.g, A deixa sua 1/4 de seus bens a B, desde de B d uma TV de a C, C o sub-legatrio, pois, recebe a TV do patrimnio de B e no do de A (CC, 1913). Se na hiptese do exemplo anterior B se recusar a entregar a TV a C o que ocorrer?
9)

www.direitofacil.com

Presumir-se- que renunciou a herana ou ao legado (CC, 1913). Pode-se afirmar que o herdeiro sucede ou representa o de cujus? Qual a relao entre eles?
10)

A sucesso no da pessoa, mas dos bens. O herdeiro no representa o de cujus, pois, age em nome prprio. A relao de sub-rogao, pois o herdeiro se sub-roga na posio patrimonial do de cujus, mas, apenas em suas relaes patrimoniais. 11) Qual a posio do legatrio na herana? Legatrio mero donatrio, no sub-roga ningum, pois, recebe uma simples liberalidade. 12) 13) 14) 15) 16) Quem so os sujeitos da sucesso? Qual o objeto da sucesso? O que herana? Patrimnio? Diferena entre herana e esplio? Autor da herana, herdeiro, legatrio. Herana. o patrimnio do de cujus. Conjunto de bens e obrigaes de uma pessoa. No h, herana instituto de direito civil, esplio herana inventariada instituto de direito processual.
17)

Inventrio sinnimo de herana?


2

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


No, pois, muitas vezes o objeto do inventrio maior que o objeto da herana. Todos os bens do falecido sero inventariados, mas nem sempre todos faro parte da herana, o caso, v.g., de ser o falecido casado em regime de comunho de bens, metade dos bens, embora faam parte do inventrio, no faro parte da herana, pois, a meao do cnjuge suprstite. Assim, inventrio mais amplo que a herana. Bens inventariados so todos os bens que se encontram em nome do falecido, mas nem todos esses bens so herana, pois, h o patrimnio particular e o comum. 18) Qual a natureza jurdica da herana? A herana um ente despersonalizado (CPC, 12), mas tem capacidade judiciria ou processual, pessoal formal, mas no tem personalidade jurdica (strictu sensu). Assim, pode-se dizer que a natureza jurdica da herana a de uma universalidade de direitos, conjunto de bens heterogneos que se renem em torno de uma fico (CC, 91). 19) 20) Porque a herana no pode ser pessoa jurdica? Herana tem patrimnio prprio? Porque para ser pessoa jurdica deve-se ter patrimnio prprio. No, logo no pode ser pessoa jurdica. Pois, quando uma pessoa morre o patrimnio dos herdeiros e no da herana.
21)

www.direitofacil.com

O esplio pode ser autor e ru em aes?

Sim, pois embora no seja pessoa jurdica tem capacidade processual (como a massa falida, condomnio, etc.).
22) 23)

Quem representa ativa e passivamente o esplio?

O inventariante (CPC, 990). A pode ajuizar ao investigao de paternidade se o pai estiver morto. Se afirmativo, contra quem A deve intentar a ao? Contra os herdeiros. E porque contra os herdeiros e no contra o esplio? Porque o espolio s parte em aes de natureza patrimonial. Por isso na investigao de paternidade o plo passivo ser composto pelos herdeiros em litisconsrcio passivo necessrio. 24) E porque contra os herdeiros e no contra o esplio?

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


Porque o espolio s parte em aes de natureza patrimonial. Por isso na investigao de paternidade o plo passivo ser composto pelos herdeiros em litisconsrcio passivo necessrio. 25) E se a investigao de paternidade for cumulada com petio de herana? Inda assim a ao ser proposta somente contra os herdeiros, porque, o STJ entende que a petio de herana apenas um pedido subsidirio, a ao principal uma ao de estado, que o reconhecimento da paternidade. 26) Como se define quem ser o inventariante quando os herdeiros no chegarem a um consenso? O juiz nomear um inventariante dativo. 27) Sendo o inventariante dativo, quem sero os autores e rus nas aes em que o esplio for parte? Todos os herdeiros e sucessores do falecido em litisconsrcio (CPC, 12, 1) e o inventariante. O inventariante dativo sozinho no tem legitimidade para representar os interesses do esplio. 28) Qual a principal caracterstica da herana em face da sua natureza jurdica? a indivisibilidade, v.g., A faleceu deixando para os filhos B, C, e D, como herana 99 imveis, de igual valor, em todo o Brasil. No momento da morte de A o que seus herdeiros recebem? 1/3 cada imvel do patrimnio deixado. 29) O que indivisibilidade na herana? Significa que do momento da morte at a partilha os herdeiros esto condomnio necessrio, pois, cada um deles detm uma quota abstrata da herana deixada. Valendo-nos do exemplo da questo 28, se um dos herdeiros estiver na posse direta de um dos bens deixados pelo falecido, detm ele legitimidade para ajuizamento de aes possessrias ou reivindicatrias, mesmo sendo detentor somente de um tero dos bens deixados?
30)

www.direitofacil.com

(art. 1791, p.u.), sim, pois quem tem uma frao ideal tem o direito de agir sobre o todo, por menor que seja a cota abstrata.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


31) No exemplo supracitado, se o autor da ao possessria ou reivindicatria no for o inventariante, inda assim ter ele legitimidade para propositura da ao sozinho? Sim, pois, como todos so proprietrios, todos detm a posse indireta1. No dia em que o de cujus morreu e deixou todos os imveis, pode um dos herdeiros vender ao outro a sua cota parte na herana?
32)

www.direitofacil.com

Pode haver uma cesso de direitos hereditrios. 33) Qual a diferena entre venda e cesso? S se utiliza a expresso venda para bens corpreos ou que possam ser perfeitamente individuados, no caso da herana h uma cesso, pois, os bens no esto, ainda, individualizados, so incorpreos2. 34) Essa cesso de direitos hereditrios pode ser feita por instrumento particular? No o CC diz expressamente que a cesso dever ser feita por instrumento pblico (CC, 1793). 35) E porque a cesso da herana deve ser, obrigatoriamente, feita por escritura pblica? Pelo fato de o art. 80 do CC considerar que a herana um bem imvel (fico jurdica), independentemente do acervo que a compe, ou seja, mesmo que seja composta por bens moveis, imveis, aes, dinheiro, etc., por fico jurdica, enquanto compuserem um todo indivisvel, ser considera bem imvel. 36) Aps se adquirir uma herana na forma prescrita na lei (por escritura pblica), pode o adquirente, imediatamente, lev-la a registro no cartrio de registros imobilirios? No, pois, existe no direito imobilirio um princpio denominado princpio da especialidade (o oficial do registro s pode registrar bem perfeitamente individualizado), no caso da herana no h como, antes da partilha, efetivar esse registro, pois, o cessionrio detm a quota parte do herdeiro, que uma frao (1/3, , etc.), no sendo, portanto, possvel o registro, ou seja, a cesso de direitos hereditrios irregistrvel.

Mesmo que eventualmente, o inventariante detenha a posse direta, isso no exclui o direito de propriedade (posse indireta) dos outros herdeiros. o desdobramento da posse.
2

Por isso se fala em cesso de marcas, cesso de patentes, etc.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


37) No sendo possvel o registro em cartrio da cesso de direito hereditrios, como dever proceder o cessionrio? Dever se habilitar no inventrio. 38) E quando o registro dos bens imveis poder ser efetuado? Somente aps formal de partilha, pois, neste instante que a quota abstrata perfeitamente individuada. Valendo-nos do exemplo (questo 28), se embora tendo adquirido 1/3 do patrimnio do de cujus (no nosso exemplo 33 imveis), aps o pagamento dos dbitos deixados pelo falecido, sobraram quatro imveis que foram recebidos aps o formal de partilha. Questiona-se: o cessionrio pode requerer do herdeiro-cedente, a devoluo do valor pago pelos imveis no adquiridos (29 imveis a menos que o esperado) em decorrncia da evico3?
39)

www.direitofacil.com

No, pois, no cabe evico nos negcios jurdicos aleatrios 4. Neste exemplo a prestao do cedente incerta, pois, no h como saber o que ocorrer ao fim da cesso, mas a prestao do cessionrio certa (que o pagamento acordado). O CC art. 459 diz que se o negcio for aleatrio, por serem objeto dele coisas futuras, do adquirente o risco de virem existir em qualquer quantidade. Tendo, o alienante (cedente), direito a todo o preo, ainda que a coisa venha a existir em quantidade inferior a esperada. Ainda, no mesmo exemplo (questo 28), um ms aps a cesso de direitos hereditrios feita pelo herdeiro B a terceiro, o herdeiro C renuncia a sua parte na herana. Questiona-se: a parte renunciada na herana vai in tontum para o herdeiro remanescente (D), vai para o herdeiro B ou ser dividida entre o cessionrio e D?
40)

A parte de C vai para os herdeiros B e D, nada vai para o cessionrio, porque a posio de herdeiro personalssima, o que B transmitiu no foi a sua condio de herdeiro, mas a sua quota patrimonial, por isso quaisquer vantagens futuras continuam sendo de B, ou seja, os direitos conferidos ao herdeiro em conseqncia da substituio ou do direito de acrescer presumem-se no abrangidos pela cesso anteriormente feita (CC, 1793, 1). 41)
3 4

Na sucesso h direito de preferncia para os herdeiros?

Sim, desde que a cesso seja onerosa.


perda de um direito em virtude de um ato que concede esse direito a uma terceira pessoa. Negcio comutativo aquele em que as obrigaes das partes esto previstas deste o incio do negcio, v.g., compra de um apartamento o comprador deve entregar o preo e o vendedor entregar o imvel. Negcio aleatrio aquele em que ao menos uma das duas prestaes incerta quanto ao contedo, v.g., aposta, seguro.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


42) E qual o fundamento do direito de preferncia na sucesso? que se trata de um condomnio, e o condmino tem preferncia sobre o estranho (CC, 1794 / CC 505). 43) Qual a conseqncia da cesso de direitos de herana com inobservncia do direito de preferncia? (CC, 1795) H, para o herdeiro, um prazo decadencial de seis meses para depsito do valor pago pelo estranho, para haver para si (herdeiro preterido) a quota cedida (ao terceiro estranho). O cessionrio, no perodo decadencial previsto no CC 1795, tem a posse do imvel?
44)

www.direitofacil.com

Sim, mas uma propriedade resolvel, pois, est atrelada a uma condio resolutiva (evento futuro e incerto, qual seja, o exerccio eventual do direito de preferncia). Superado o prazo decadencial de seis meses a propriedade deixa de ser resolvel e passa a ser em carter definitivo. 45) Qual a diferena entre cesso e venda de bens hereditrios? Ocorre cesso quando o herdeiro, de forma isolada, transfere sua quota parte da herana a terceiro (estranho ou a outro herdeiro), ocorre venda quando, com autorizao do juiz, vende-se um bem do esplio. No exemplo da questo 28 o herdeiro B poderia vender um dos 33 imveis que herdou?
46)

No, porque a herana um todo, sendo ineficaz a cesso, pelo coherdeiro, de seu direito hereditrio sobre qualquer bem da herana considerado singularmente (CC, 1793, 2) 47) O que venda de bens hereditrios? a venda de bem realizada pelo esplio, representado pelo inventariante com autorizao de todos os herdeiros e do juiz. Nesta hiptese h transmisso singular de um bem. 48) Como se d a transferncia de um bem comprado do esplio? Concordando todos os herdeiros com a venda, e no havendo prejuzo aos credores do esplio, expede-se um alvar judicial (prvia autorizao do juiz) que serve como uma espcie de escritura de compra e venda, pois, de posse deste alvar pode o adquirente registrar o imvel (1793, 3, CC). 49) 50) Quais as espcies de sucesses? De onde vem o termo testamento?
7

So duas a legtima e a testamentria.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


Em Roma quando se fazia testamento deveria haver testemunha. 51) 52) Como se d a sucesso? Quando a sucesso legtima? Por lei ou disposio de ltima vontade. Quando os herdeiros so definidos pela lei. Quando o de cujus no deixa testamento subentende-se que ele concordou com as disposies legais. 53) Pode existir um testamento e a sucesso ser legtima, embora vlido o testamento? Sim, 5, pois, pode haver testamento sem disposio patrimonial (CC, 1857), ou seja, pode-se fazer um testamento apenas para reconhecer a paternidade de um filho, nome-lo tutor, doar rgos, etc. Tambm poder existir testamento e a sucesso ser legtima quando o testamento for nulo ou caduco. 54) Quando o testamento nulo e quando caduco? Nulo um negcio jurdico invlido, j nasceu invlido, por no ter atendido os requisitos de validade do art. 104 do CC (agente capaz, objeto lcito, forma prescrita ou no defesa em lei). Testamento caduco aquele que nasce vlido, mas ineficaz, v.g., A faz um testamento deixando todo seu patrimnio para B. A no tem herdeiros necessrios, entretanto, B morre um dia antes de A, nesta hiptese o testamento vlido, mas caduco, pois no tem a aptido de produzir efeitos. 55) Joo faz, com 15 anos, um testamento observando as disposies legais. Joo morre com 95 anos, questiona-se: esse testamento vlido? No, pois quando o fez Joo era absolutamente incapaz. 56) Joo faz um testamento deixando 100 kg de cocana a Jos, esse testamento vlido? No, porque o objeto ilcito. 57) Testamento pblico, feito por maior e capaz com uma testemunha vlido? No mister, no mnimo, duas testemunhas (solenidade essencial). 58) Sendo nulo o testamento o que ocorre? O testamento invlido e a herana ir para os herdeiros legtimos.
5

www.direitofacil.com

A sucesso testamentria quando embasada em testamento e legtima quando fundada na lei.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


59) 60) Quando a sucesso testamentria? Quais as hipteses em que a sucesso legtima? Quando definida pelo de cujus, em testamento. a) testamento nulo; b) testamento caduco; c) quando nem todos os bens estiverem includos no testamento; d) quando h herdeiros necessrios (1788/1789/1846, CC). Em qual das situaes da questo 60 a herana poder ser ao mesmo tempo legtima e testamentria?
61)

www.direitofacil.com

Nas hipteses c) e d), pois, em ambas poder haver bens que fazem parte da legtima e bens que pertencem a metade disponvel do testador.
62) 63)

Se no houver herdeiros para quem vai o patrimnio de defunto?

Para o Estado (Municpio, Estado ou DF). A fez um testamento deixando 10 automveis para B, ocorre que A vende todos esses automveis antes de morrer, questiona-se: o que ocorre com esse testamento? Caduca, perdeu o objeto (CC, 1912). 64) Pode-se fazer um testamento em favor de uma pessoa que ainda no exista no momento do testamento? Sim, (1800 CC) um testamento de prole eventual. Na hiptese da questo anterior o que ocorre se, aps dois anos da morte do de cujus, essa prole eventual no foi sequer gerada?
65)

O testamento caduca e o patrimnio vai para os herdeiros legtimos (CC, 1800, 4). A deixa de herana um milho de reais, dos quais duzentos mil foram dispostos em testamento, como se dar a partilha dos oitocentos mil, se A a eles no se referiu no testamento?
66)

Ser partilhado com os herdeiros legtimos. Existe alguma situao em que necessariamente a sucesso ter que ser legitima?
67)

A sucesso ser necessariamente legtima quando houver herdeiros necessrios. 68) O que legtima? Metade indisponvel do falecido, pertence aos herdeiros legtimos.

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


69)
70)

www.direitofacil.com

De acordo com o CC quem so os herdeiros necessrios? A falece deixando 100.000,00, de quanto A poder dispor livremente? O que metade disponvel?

Ascendente, descendente e o cnjuge. A pode dispor livremente da metade (50.000,00). 71) parte da herana que o testador pode deixar a quem melhor lhe aprouver. 72) O que so herdeiros necessrios? Tambm chamados de herdeiros reservatrios, pois detm a chamada reserva legal (50%), ou seja, metade da herana (1789 e 1846 CC) 73) Quais as diretrizes do CC? Sociabilidade, eticidade e operabilidade. 74) O CC de 1916 dizia em seu art. 1573 que A sucesso d-se por disposio de ltima vontade, ou em virtude da lei o CC de 2002 diz A sucesso d-se por lei ou por disposio de ltima vontade, porque o legislador optou por essa inverso? O CC de 2002 entende que a sucesso legtima mais importante que a testamentria. 75) Quando se faz um testamento qual o princpio que exercido? O princpio da autonomia privada (liberdade de se autodeterminar). 76) Como o CC trata o princpio da autonomia da vontade em relao a herana? Com o CC de 2002 o princpio da autonomia da vontade foi mitigado em funo do princpio da funo social do contrato. Passando de um direito das sucesses individualizado para um direito das sucesses solidrio, preocupado com o vnculo familiar. B filha de A. B prdiga, levando uma vida desregrada. Questionase: pode A deixar em testamento seus bens para B, mas gravados com clusula de inalienabilidade?
77)

Sim (CC,1848 - como tambm poderia ser feito no CC de 1916), mas o juiz deve observar a motivao do testador.
78)

Porque na hiptese anterior o juiz dever observar a motivao?

10

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


Em face da funo social da propriedade, pois, o herdeiro est perdendo parte do domnio sobre os bens que ficaram ociosos, estagnados, perdendo sua funo social. 79) Pode o juiz entender de modo diverso do testador, ou seja, autorizar que os bens gravados (pelo testador) sejam alienados? Sim o que dispe o art. 1848 do CC. 80) Os testamentos gravados com clusula de inalienabilidade antes de 2002 continuaram vlidos? Sim, desde que o testador faa um aditamento nos termos do art. 2042 do CC. 81) A clusula de inalienabilidade inconstitucional? H doutrinadores que entendem que sim, pois, a CF e seu art. 5, XXX, garante o direito herana (direito fundamental de propriedade). E tendo o herdeiro esse direito fundamental no pode a herana sofrer nenhum tipo de restrio por parte do testador. 82) Quando a sucesso legitima pode haver herdeiro e legatrio? No, na sucesso legitima s pode haver herdeiro. Pois a sucesso legtima aquela regulada pela lei, que divide a herana em fraes ideais, quotas abstratas. S pode existir a figura do legatrio em testamento. Assim, a sucesso legtima s produz herdeiro. 83) Quais os sujeitos que figuram no testamento? O herdeiro testamentrio e o legatrio, na sucesso testamentria pode haver ambos (herdeiro e legatrio). 84) O que testamento? Negocio jurdico que tem cinco caractersticas: a) personalssimo; b) unilateral; c) revogvel; d) gratuito; e) solene.
85)

www.direitofacil.com

O que o carter personalssimo do testamento? O CC permite testamento conjuntivo?

Testamento disposio de ultima vontade, essa vontade a do testador. 86) O testamento ato personalssimo (CC, 1863), assim no possvel, por exemplo, marido e mulher fazerem, em conjunto, um testamento deixando tudo para os filhos, pois, o CC expressamente probe essa modalidade de testamento. 87) Pode-se fazer testamento por procurador ou representante?

11

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


No, testamento ato personalssimo. 88) O que significa dizer que o testamento revogvel? Testamento disposio de ltima vontade, significa dizer que enquanto se esta vivo, pode o testamento ser revogado ou modificado a qualquer momento (CC, 1858). valida a seguinte clusula nula qualquer tentativa de revogao deste testamento?
89)

www.direitofacil.com

invlida, pois fere norma de ordem pblica, que a revogabilidade de qualquer testamento. B faz um testamento declarando que A seu filho. Posteriormente B revoga esse testamento, faz um novo, e nada diz sobre a filiao com relao a A. questiona-se: o reconhecimento de paternidade de A est revogado?
90)

No, porque o que se revogam so as disposies patrimoniais (CC, 1609), normas de cunho personalssimo no entram no critrio da revogabilidade. A esta morrendo e chama B, C e D, seus filhos, e prope o seguinte: que B e C (que j possuem patrimnio slido) autorizem que toda a herana seja para D, ou seja, A pede que B e C abram mo de sua quota parte na herana. B e C concordam e registram o acordo no cartrio na presena de duas testemunhas, sendo todos maiores e capazes questiona-se: esse acordo vlido?
91)

No, pois o direito ptrio inadmite que se negocie herana de pessoa viva (pacto corvino ou pacto sucessrio). 92) O que um negcio jurdico unilateral? aquele em que prevalece vontade de uma das partes, o caso do testamento. Assim, no exemplo acima a partir do momento em que A chama B e C para que abram mo de sua quota em favor de D, o negcio jurdico no mais unilateral, mas bilateral, porque passou a ter a vontade do testador e a vontade do terceiro. 93) Porque no pode haver pacto sucessrio? Por duas razoes, uma tcnica e outra tica. A tcnica: se o testamento vira um contrato, amanh, sozinho, A poder revog-lo? No, pois, s poder haver possibilidade do distrato com a concordncia dos herdeiros que assinaram do pacto, logo, o contrato fere a revogabilidade e o carter personalssimo do testamento. A razo tica: presume-se que estejam os filhos a espera da morte do testador para que se apossem de seus bens.

12

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


94) Qual a diferena entre validade e eficcia? 95) Se o negocio jurdico valido s com a vontade do testador, porque quando este morre deve haver a aceitao da herana pelo herdeiro? Para que o testamento tem eficcia. O testamento vlido mesmo sem a aceitao do herdeiro, mas para que com relao a este (herdeiro) tenha eficcia mister a sua aceitao.
96)

www.direitofacil.com

Por que o testamento tem carter solene? Qual a regra do 107 CC?

a liberdade de formas. Mas no testamento no se aplica essa liberdade de formas, pois, quando o testamento for aberto o testador j morreu, portanto, no pode deixar dvidas para que a sua vontade (do testador) possa produzir efeitos. 97) Sim.
98)

No Brasil cabem contratos atpicos? Existem testamentos atpicos? Feito um testamento pblico ele pode ser revogado?

No, os testamentos esto em numerus apertus no art. 1862 CC. 99) Sim, pois todo testamento revogvel. 100) O testamento pblico pode ser revogado por um testamento particular? Sim, CC, 1969, diz que o testamento pode ser revogado pelo mesmo modo como PODE ser feito, o artigo no diz pelo mesmo modo como foi feito, mas pelo modo como PODE ser feito e o testamento pode ser: a) pblico; b) particular e c) cerrado. A, maior e capaz, faz um testamento em 2007. Em 2030 A falece acometido de gravssima doena mental que lhe tolheu, por completo, a capacidade, ou seja, A morreu absolutamente incapaz. Questiona-se: esse testamento vlido? Pode ser executado?
101)

Sim, pois em matria de capacidade do agente e solenidade, aplica-se o princpio tempus regit actum, ou seja, no se olha o momento da morte, mas o tempo que o testamento foi feito, pois, este foi o momento da validade do negcio jurdico e j h o ato jurdico perfeito. A, maior e capaz, faz um testamento em 1990 com duas testemunhas, a falece em 2007. Pergunta-se: esse testamento vlido?
102)

13

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari


No, pois poca vigia o CC de 1917 que determinava em seu art. 1632, I6 como requisito essencial do testamento pblico a presena de cinco testemunhas, assim, o ato jurdico no foi perfeito. A, maior e capaz, faz um testamento em 1990, o nico parente vivo de A a esposa, A deixa todo seu patrimnio para C, em 2007 A morre. Questiona-se: este testamento vlido?
103)

www.direitofacil.com

Pelo Cdigo Civil de 2002, cnjuge herdeiro necessrio, desta forma, o testamento ser reduzido, porque no se est discutindo capacidade do testador ou solenidade, mas de legitimao para suceder e esta (legitimao para suceder) sempre a da lei em vigor poca da morte, porque a legitimao para suceder no est no plano da validade, mas da eficcia, e esta (eficcia) alcanada pela nova lei (CC, 1787, confirmado pelo CC 2041). Legitimao para suceder esta no plano dos efeitos. Por isso o testamento ser reduzido a 50% que a parte da esposa que herdeira necessria no CC 2002. 104) Todo herdeiro legtimo um herdeiro necessrio? No, pois h herdeiros legtimos que so facultativos, v.g., os colaterais (so legtimos porque constam do CC 1829), significa dizer que o testador no obrigado a contempl-lo no testamento (CC, 1850). 105) Todo herdeiro necessrio legtimo? Sim. 106) Quais so os sujeitos da sucesso? Herdeiros testamentrio e legatrio. 107) Qual o objeto da sucesso? Herana 108) Quais so os tipos de testamento? Pblico, particular e cerrado. 109) Quais so os tipos de sucesso? Legtima e testamentria.
6

Art. 1.632 - So requisitos essenciais do testamento pblico: I - que seja escrito por oficial pblico em seu livro de notas, de acordo com o ditado ou as declaraes do testador, em presena de cinco testemunhas; II - que as testemunhas assistam a todo o ato; III - que, depois de escrito, seja lido pelo oficial, na presena do testador e das testemunhas, ou pelo testador, se o quiser, na presena destas e do oficial; IV - que, em seguida leitura, seja o ato assinado pelo testador, pelas testemunhas e pelo oficial. Pargrafo nico - As declaraes do testador sero feitas na lngua nacional.

14

Teste seus conhecimentos Sucesses Mrcia Pelissari

www.direitofacil.com

15

También podría gustarte