Está en la página 1de 5

O solo-cimento um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, cimento e um pouco de gua.

. No incio, essa mistura parece uma "farofa" mida. Aps ser compactada, ela endurece e com o tempo ganha consistncia e durabilidade suficientes para diversas aplicaes no meio rural. Uma das grandes vantagens do solo-cimento que o solo um material local, constitui justamente a maior parcela da mistura.

A solo-cimento uma evoluo de materiais de contruo do passado, como o barro e a taipa. S que as colas naturais, de caractersticas muito variveis, , foram substitudas por um produto industrializado e de qualidade controlada: o cimento.

Modos de utilizao H 4 modos de utilizao do solo-cimento: tijolos ou blocos, pavimento, parede macia, ensacado. Os tijilos ou blocos de solo-cimento so produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles s precisam ser umidecidos, para que se tornem resistentes. Alm de grande resistncia, outra vantagem desses tijolos ou blocos o seu excelente aspecto.

As paredes macias so compactadas no prprio local, em camadas sucessivas, no sentido vertical, com o auxlio de formas ou guias. O processo de produo assemelha-se ao sistema antigo de taipa de pilo, formando painis inteitios, sem juntas horizontais.

Os pavimentos tambm so compactados no local, com o auxlio de frmas, mas em uma nica camada. Eles constituem placas macias, totalmente apoiadas no cho. O solo-cimento ensacado resulta da colocao da "farofa"mida em sacos, que funcionam como frmas. Depois de terem a sua boca costurada, esses sacos so colocados na posio de uso, onde so imediatamente compactados, um a um. O processo de execuo assemelha-se construo de muros de arrimo co mataces de pedra.

http://www.ecivilnet.com/artigos/solo_cimento.htm

CONSTRUO COM SOLO CIMENTO


O solo-cimento um material obtido atravs da mistura homognea de solo, cimento e gua, em propores adequadas e que, aps compactao e cura mida, resulta num produto com caractersticas de durabilidade e resistncias mecnicas definidas. Este material de construo vem suprir boa parte das necessidades de instalaes econmicas na maioria das regies rurais e suburbanas no Brasil. O uso do solo-cimento no Brasil vem, desde 1948, ajudando na satisfao de tais necessidades, encontrando-se hoje j bastante difundido. A presente comunicao relata aspectos tcnico-econmico-sociais de alguns anos de trabalho com esta modalidade de construo na CEPLAC/EMARC-UR. Nesses quase 25 anos de experincia na regio cacaueira, destacam-se obras no meio rural e urbano, em particular a construo de uma creche com 1.240 m2 em Juari-Ba, sendo a segunda maior obra de solo-cimento no Brasil. A tecnologia do solo-cimento aplicada s construes das populaes de baixa renda e foi introduzida na comunidade da regio cacaueira porque tem como benefcios: a economia de tempo e material, bem como facilidade de execuo atendendo a segmentos da populao na faixa de pobreza, como o caso dos sem-terra, permitindo o uso de mutires. CAMPO DE APLICAO A principal aplicao do solo-cimento em habitaes populares no meio urbano a construo de paredes monolticas. Por afinidade, seu emprego pode ser estendido para construes de casas, depsitos, galpes, avirios, armazns, etc. O solo-cimento pode ainda ser empregado na construo de fundaes, pisos, passeios, muros de contenes, barragens e blocos prensados. VANTAGENS O solo-cimento vem se consagrando como tecnologia alternativa por oferecer o principal componente da mistura - o solo em abundncia na natureza e geralmente disponvel no local da obra ou prxima a ela. O processo construtivo do solo-cimento muito simples, rapidamente assimilado por mo-de-obra no qualificada. podendo ser

Apresenta boas condies de conforto, comparveis s construes de alvenarias de tijolos cermicos, no oferecendo condies para instalaes e proliferaes de insetos nocivos sade pblica, atendendo s condies mnimas de habitabilidade. um material de boa resistncia e perfeita impermeabilidade, resistindo ao desgaste do tempo e umidade, facilitando a sua conservao.

A aplicao do chapisco, emboo e reboco so dispensveis, devido ao acabamento liso das paredes monolticas, em virtude da perfeio das faces (paredes) prensadas e a impermeabilidade do material, necessitando aplicar uma simples pintura com tinta base de cimento, aumentando mais a sua impermeabilidade, assim como o aspecto visual, conforto e higiene. SOLO-CIMENTO MATERIAIS CONSTITUINTES SOLO Os solos adequados so os chamados solos arenosos, ou seja, aqueles que apresentam uma quantidade de areia na faixa de 60% a 80% da massa total da amostra considerada, conforme figura.

Solos adequados para a produo de solo-cimento.

Quando este tipo de solo no for encontrado, pode-se fazer uma correo granulomtrica no solo encontrado (70% de areia e 30% de silte e argila), misturando uniformemente e peneirados, obtendo-se o mesmo resultado. Nas misturas usuais, as quantidades variam na faixa de 12 a15 partes de cimento para 100 partes de solo seco, em massa, o que corresponde, em mdia, proporo cimento:solo. Desta maneira, facilmente notada a importncia que a escolha de um solo adequado representa para a produo de um solo-cimento com qualidade. Na obteno do solo, para grande volume de obras, a dosagem do cimento deve ser determinada em laboratrio, atendendo no s a qualidade final, mas tambm economia, pois um trao exageradamente rico em cimento poderia comprometer a construo. Escolhido o material e determinada a dosagem (trao), o construtor prepara a mistura de forma semelhante a que se faz para outras argamassas. Quando o volume de obras pequeno, existem testes para a avaliao das caractersticas granulomtricas de um solo. Alguns deles so feitos, como o Teste da garrafa e o da Retrao do solo.

PREPARO DA MISTURA Dever ser feito o peneiramento do solo numa malha ABNT de 4,8mm. Esta operao tem por funo promover a pulverizao do material, sendo o resduo destorroado e, ento, repeneirado. Devero ser descartados apenas aqueles pedregulhos maiores que a abertura da malha. O solo espalhado em uma superfcie lisa (bandeja de madeira ou cho batido), devidamente peneirado. Adiciona-se o cimento e faz-se a mistura at obter uma colorao uniforme ao longo de toda a massa. Logo aps, coloca-se gua em pequena quantidade, de preferncia com o uso de regador com pequeno chuveiro adaptado, evitando a sua concentrao em determinados pontos. Na prtica, a umidade da mistura verificada atravs de procedimentos simplificados, baseados na coeso apresentada pela massa fresca. Quando a amostra est seca, no existe a formao de um bolo compacto, com marca ntida dos dedos em relevo, ao apertarmos na mo a massa de forma enrgica. Outro mtodo complementar muito utilizado consiste em deixar cair o bolo formado, de uma altura aproximadamente um metro, sobre a superfcie rgida. No impacto o bolo dever se desmanchar, no formando uma massa nica e compacta. Se houver excesso de gua, a massa manter mida e rgida aps o impacto, fato no desejvel. FERRAMENTAS NECESSRIAS BSICAS: cavador, enxada, enxadete, p, picareta, cordo de nylon, martelo, escala numrica, serrote, colher de pedreiro, balde, nvel de bolha, mangueira de nvel, esquadro, carro de mo, prumo, peneira, etc. ESPECIAIS: forma para estaca de concreto, forma para compactao de parede com parafusos especficos. COMENTRIOS FINAIS As possibilidades de aplicao do solo-cimento na rea rural e urbana esto longe de serem esgotadas. Por ser um processo de fcil assimilao por qualquer pessoa, utilizando somente materiais locais, no necessitando de energia de qualquer natureza para sua produo, nem mesmo animal, a tecnologia do solo-cimento certamente se constitui no processo que permitir uma verdadei-ra revoluo nas construes rurais e urbanas brasileiras, pois associa um baixo custo a uma elevada qualidade. A EMARC-URUUCA dispe de informaes especficas sobre as diferentes aplicaes do solo-cimento, disponibilizando-se para fornecer maiores detalhes das tcnicas construtivas. *Eng. Agrimensor, Tcnico em Assuntos Educacionais (Escola Mdia de Agropecuria Regional da CEPLAC/EMARC URUUCA BAHIA).

http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo7.htm

También podría gustarte